Sie sind auf Seite 1von 6

Apresentao

Ol! Seja muito bem-vindo(a) ao curso SEI Empreender. Aqui, voc ter contato com informaes importantes para se tornar um empreendedor de sucesso. A proposta do curso demonstrar, de forma simples e direta, que a diferena est justamente no fato de que algumas pessoas assumem o controle do seu negcio, e outras so controladas por ele. Empreendedores se antecipam, se preparam e se organizam. Assim, voc ter condies de aliar as informaes ao hbito de coloc-las em prtica para trilhar um caminho bem sucedido na vida e nos negcios. O propsito deste curso criar condies para que voc desenvolva as seguintes competncias: Compreender a importncia de praticar atitudes empreendedoras no seu negcio; Reconhecer as atitudes empreendedoras praticadas no seu negcio, de modo a atribuir a si mesmo a responsabilidade pelas decises tomadas; Descobrir e aplicar o seu potencial empreendedor, para o fortalecimento do seu negcio. Aproveite para praticar e aprender como aplicar esses conceitos. Sucesso!

SEI Empreender

Mdulo 1 - Assumindo o controle

Introduo
Bem-vindo(a) ao Mdulo 1: Assumindo o Controle. Este mdulo tem por objetivo: Compreender sua responsabilidade pelos resultados obtidos em seu negcio; Reconhecer o controle sobre fatos e resultados que envolvem seu negcio dependem das suas aes e decises. Voc sabe qual a maior diferena entre Empreendedores de sucesso e as outras pessoas? Neste mdulo voc ver que a principal diferena entre as pessoas de sucesso e as outras a atitude. A pessoa que busca ter sucesso no espera que as coisas aconteam, mas sim se antecipa aos fatos, se mobiliza para que os acontecimentos estejam sob seu controle. Bons estudos!

Empreendedores
Pessoas empreendedoras sabem que tudo o que so e tm so de sua responsabilidade. Se so felizes e bem sucedidas, creditam o mrito a elas mesmas. Se no o so, assumem tambm a responsabilidade por esse fato.

Os empreendedores sabem que as outras pessoas podem ajudar ou atrapalhar. Sabem tambm que situaes inesperadas podem igualmente ajudar ou atrapalhar. Ento, fazem uma relao de causa x efeito e raciocinam da seguinte forma: o que foi que eu fiz para causar esse resultado ou esse insucesso?
SEI Empreender 3 Mdulo 1 - Assumindo o controle

As pessoas podem atribuir as causas dos fatos ocorridos a duas origens diferentes: interna ou externa. Um exemplo que retrata a diferena de atitude entre o posicionamento do empreendedor: aquele que reclama da concorrncia (controle externo) e aquele que procura maneiras de vencer as dificuldades (controle interno). O empreendedor individual s consegue assumir o controle dos acontecimentos quando atribui a responsabilidade pelos seus resultados e pelas suas dificuldades. Ao identificar a causa do sucesso, empreendedores procuram repeti-la e, ao identificar a causa do fracasso, procuram evit-la. Para esse grupo de pessoas, o fracasso se torna aprendizado e o sucesso, algo a ser conquistado diariamente. Desta forma assumem o controle e a responsabilidade pelos resultados dos seus negcios.

SEI Empreender

Mdulo 1 - Assumindo o controle

Concluso
Voc concluiu o Mdulo 1 - Assumindo o Controle. Aqui voc viu a importncia da atitude, e tambm da diferena do Empreendedor Individual de sucesso, que toma para si a responsabilidade dos resultados e dificuldades, assumindo o controle do seu negcio. Para saber mais sobre o assunto, acesse a pgina do Empreendedor Individual do SEBRAE, que possui informaes completas sobre benefcios, formalizao, contratao de funcionrios, entre outras.

Caso ainda tenha dvidas com relao ao contedo, retome as explicaes, busque ajuda com o tutor ou auxlio nos postos de atendimento do SEBRAE, ou ainda, entre em contato com os contadores credenciados para atendimento gratuito do EI. Se a sua dvida sobre a navegao no curso entre em contato com nossa Central de Ajuda. Participe dos fruns e comente suas respostas sobre as questes apresentadas neste Mdulo com seus colegas de curso.

SEI Empreender

Mdulo 1 - Assumindo o controle

Das könnte Ihnen auch gefallen