Sie sind auf Seite 1von 13

1

CAPTULO II CONCEITOS BSICOS 2.1 - SISTEMAS DE INFORMAES GEOGRFICAS Um Sistema de Info rmao Geogrfica um sistema de informao baseado em computador que permite capturar, mod elar, manipular, recuperar, consultar, analisar e apresentar dados geograficamen te referenciados (Cmara Neto, 1995). A tecnologia de SIG pode trazer enormes bene fcios devido sua capacidade de manipular a informao espacial1 de forma precisa, rpid a e sofisticada (Goodchild, 1993). Na dcada de 80, o uso de SIG tornou-se comum e m empresas, universidades e agncias governamentais, e atualmente diversos profiss ionais o utilizam para as mais variadas aplicaes. Essa diversidade de usos e aplic aes fez surgir vrias definies de SIG, tais como: conjunto poderoso de ferramentas par coletar, armazenar, recuperar, transformar e visualizar dados sobre o mundo rea l (Burrough, 1987); um banco de dados indexados espacialmente, sobre o qual opera um conjunto de procedimentos para responder a consultas sobre entidades espaciai s (Smith et al., 1987); um sistema de suporte deciso que integra dados referenciado s espacialmente num ambiente de respostas a problemas (Cowen, 1988); e um conjunto manual ou computacional de procedimentos utilizados para armazenar e manipular dados geo-referenciados (Aronoff, 1989). Essas definies de SIG refletem, cada uma s ua maneira, a multiplicidade de usos e vises possveis desta tecnologia e apontam p ara uma perspectiva interdisciplinar de sua utilizao. Atualmente algumas de suas a plicaes O termo espacial utilizado neste trabalho como sinnimo de geo-referenciado, ou se ja, referenciado a uma regio do espao geogrfico. 1

2 incluem temas como agricultura, floresta, cartografia, geologia, cadastro urbano , redes de concessionrias (gua, energia e telefonia), dentre outras (Star e Estes, 1990). 2.2 - TIPOS DE DADOS TRATADOS EM SIG O aspecto mais fundamental dos dados tratad os em um SIG a natureza dual da informao: um dado espacial ou dado geogrfico possui uma localizao expressa como coordenadas de um mapa e atributos descritivos repres entados num banco de dados convencional (Cmara Neto, 1995). Outro aspecto que os dados geogrficos no existem sozinhos no espao: to importante quanto localiz-los desco brir e representar as relaes entre os diversos dados. Segundo Goodchild (1992), as aplicaes de geoprocessamento lidam com dois grandes tipos de dados espaciais: geo -campos: so variaes espaciais contnuas. So usadas para grandezas distribudas espacialm ente, tais como tipo de solo, topografia e teor de minerais. Correspondem, na prt ica, a dados temticos, imagens e modelos numricos de terreno; e objetos geogrficos (ou geo-objetos): so individualizveis e tm identificao. Este tipo de dado tem atribut os no espaciais, armazenados em um banco de dados convencional, e pode estar asso ciado a vrias representaes grficas. Alguns exemplos so: escolas, municpios e fazendas.

2.2.1 - MAPAS TEMTICOS Mapas temticos so dados do tipo geo-campo e caracterizam-se por conter regies definidas por um ou mais polgonos, como mapas de uso do solo e d e aptido agrcola de uma regio. Este tipo de dado armazenado na forma de arcos (limi tes entre regies), incluindo os ns (pontos de intersees entre arcos) para montar uma representao topolgica. A topologia construda do tipo arco-n-regio: arcos se conectam entre si atravs de ns (ponto inicial e final) e arcos que circundam uma rea definem um polgono (regio) (Burrough, 1987).

3 Os mapas temticos podem ser armazenados tambm sob a forma matricial (raster). A rea c orrespondente ao mapa dividida em clulas de tamanho fixo e cada clula tem um valor correspondente ao tema mais freqente naquela localizao espacial. Estas duas formas de representao so ilustradas na Figura 2.1. As formas de representao matricial e vet orial, so utilizadas de acordo com a convenincia de cada aplicao. A Tabela 2.1 faz u ma comparao entre vantagens e desvantagens de utilizao desses formatos para mapas te mticos.

Fig. 2.1 - Representao vetorial e matricial de um mapa temtico. TABELA 2.1 - COMPAR AO ENTRE FORMATOS PARA MAPAS TEMTICOS. aspecto relaes espaciais entre objetos ligao com banco de dados formato vetorial -re lacionamentos topolgicos entre objetos -facilita associar atributos a elementos g rficos -representao indireta de fenmenos contnuos -lgebra de mapas limitada -adequado tanto a grandes quanto a pequenas escalas -problemas com erros geomtricos -por co ordenadas (mais eficiente) formato varredura -relacionamentos espaciais devem se r inferidos -associa atributos apenas a classes do mapa -representa melhor fenmen o com variao contnua no espao -simulao e modelagem mais fceis -mais adequado para pequ nas escalas (grandes reas) -processamento mais rpido e eficiente -por matrizes anlise, simulao e modelagem escalas de trabalho algoritmos armazenamento FONTE: Cmara Neto (1995), p.2-9.

4 2.2.2 - MAPAS CADASTRAIS Mapas cadastrais so dados do tipo geo-objeto, onde cada elemento um objeto geogrfico, que possui atributos e pode estar associado a vrias representaes grficas. Por exemplo, os lotes de uma cidade so elementos do espao geogrf ico que possuem atributos (dono, localizao, valor venal, IPTU, etc.) e podem ter r epresentaes grficas diferentes, como pontos, linhas e polgonos. Normalmente a parte grfica dos mapas cadastrais no representada na forma matricial. A forma mais efici ente e convencional de armazen-la como coordenadas vetoriais, com sua topologia a ssociada. A Figura 2.2 ilustra um exemplo de mapa cadastral, onde mostrada a ass ociao existente entre os objetos geogrficos e os seus respectivos atributos. Fig. 2.2 - Exemplo de mapa cadastral, mostrando alguns pases da Amrica do SUL com seus respectivos atributos descritivos. FONTE: Adaptada de INPE/DPI (1997). Mapa s cadastrais tm formatos relativamente simples e a maior parte das aplicaes que os utilizam, realizam consultas ao banco de dados e apresentam os resultados de for ma simblica. Portanto, para a realizao dessas consultas,

5 fundamental que haja uma boa ligao entre o mapa cadastral e o banco de dados. Um g eo-objeto individualizvel e tem identificao com o mundo real. Esta identificao possib ilita ligar a sua representao (dados grficos) a seus atributos (dados tabulares). U m dado do tipo temtico (geo-campo) no identificvel e nem individualizvel (Goodchild, 1992). Portanto, as representaes grficas resultantes de uma classificao so tratadas a penas como pertencentes a um certo tema ou classe. Neste modelo possvel apenas as sociar atributos gerais que descrevem as classes utilizadas. Portanto, no se pode separar e associar atributos especficos a cada representao grfica. Um dado do tipo geo-objeto ou modelo cadastral, identificvel e separvel. Ento, o usurio pode identif icar e associar atributos descritivos a cada representao grfica. Por exemplo, numa plantao de soja (simbolizado sobre o mapa com representaes poligonais) pode-se infor mar, para cada polgono, o tipo de fertilizante utilizado, a marca do herbicida, o custo por hectare e o ndice de produo. Neste modelo, os polgonos de soja so denomina dos de objetos geogrficos e podem ser manipulados atravs do sistema, para serem ex ibidos em gradao de cores de acordo com o ndice de produo, ou de acordo com o tipo de fertilizante utilizado. Isto possvel, porque cada polgono tem atributos descritiv os que permitem ao sistema analis-lo e exib-lo de forma adequada. 2.2.3 - REDES Redes tambm so do tipo geo-objeto e tambm se caracterizam por cada ob jeto (por exemplo: um cabo telefnico, transformador de rede eltrica ou cano de gua) possuir uma localizao geogrfica exata e estar associado a atributos descritivos, p resentes no banco de dados. Dados de redes so compostos por informaes associadas a servios de utilidade pblica, como gua, luz, telefone, redes de drenagem (bacias hid rogrficas), malhas virias, etc. As informaes grficas de redes so armazenadas em coorde nadas vetoriais, com topologia arco-n: arcos tm um sentido de fluxo e ns tm atributo s que podem ser fontes ou sorvedouros. Neste tipo de

dado (da mesma forma que no cadastral) tambm fundamental a ligao com banco de dados , para que se possa realizar consultas e apresentar os resultados de forma adequ ada. Estes tipos de dados so mais complexos de serem tratados que dados cadastrai s. Normalmente os pacotes de rede de sistemas comerciais possuem clculos de camin ho timo e crtico, mas nem sempre so suficientes para a exigncia das aplicaes (Peuquet, 1990). 2.2.4 - IMAGENS Imagens so do tipo geo-campo, obtidas por satlites ou aero naves e armazenadas como matrizes, onde cada elemento unitrio de informao (pixel) est ligado a certas caractersticas fsicas e/ou qumicas do material da superfcie. O uso d e imagens de satlite tem se tornado comum em SIG e suas caractersticas mais import antes so: resoluo espectral (nmero de bandas); resoluo espacial (a rea unitria da sup ie terrestre observada instantaneamente por cada sensor); e resoluo temporal (inte rvalo de tempo entre passagens sucessivas sobre uma mesma rea).

2.2.5 - MODELOS NUMRICOS DE TERRENO Modelos Numricos de Terreno (MNT) tambm so do ti po geocampo e denotam a representao de uma grandeza que varia continuamente no esp ao. Um MNT normalmente associado altimetria, mas pode ser utilizado para modelar outros fenmenos de variao contnua, tais como variveis geofsicas, geoqumicas e batimetr a. Em MNT podem ser utilizados dois tipos de representaes: grades regulares: matri z de elementos com espaamento fixo, onde associado o valor estimado da grandeza n a posio geogrfica de cada ponto da grade; e malhas triangulares: a grade formada po r conexo entre amostras do fenmeno, utilizando, por exemplo, a triangulao de Delauna y2. A grade triangular uma estrutura topolgica vetorial do tipo arco-n formando re cortes 2 A triangulao de Delaunay garante que o circumcrculo de cada tringulo no contm nenhum o utro ponto de outra triangulao.

7 triangulares do espao. Uma comparao mostrando as vantagens e desvantagens destas du as formas de representao de MNT ilustrada na Tabela 2.2. TABELA 2.2 - VANTAGENS E DESVANTAGENS DA GRADE TRIANGULAR E REGULAR PARA REPRESE NTAO DE MNT grade triangular - melhor representao de relevo complexo Vantagens - pode incorpor ar restries como linhas de crista - complexidade de manuseio Desvantagens - inadeq uado para visualizao 3D - ruim para clculo de declividade - ruim para representao de relevo complexo grade regular - facilidade de manuseio e converso - adequada para geofsica e visualizao 3D FONTE: Cmara Neto (1995), p.2-17. 2.3 - BANCO DE DADOS Dentre todos os tipos de dados mencionados na seo 2.2, o trab alho tem interesse em focalizar o mapa cadastral. Mapas cadastrais normalmente tm a parte grfica (mapas descritos vetorialmente em forma de arcos e ns) armazenada de maneira convencional, ou seja, em forma de arquivos, e a parte descritiva (at ributos) armazenada em um banco de dados. Portanto, para entender melhor esse ti po de dado e conhecer como ele pode ser manuseado, so necessrios certos conceitos sobre banco de dados, alm de entender como um SIG realiza a conexo entre a parte g rfica e a descritiva. Um sistema gerenciador de base de dados (SGBD) consiste de uma coleo de dados interrelacionados e de um conjunto de programas para acess-los. um sistema computadorizado de gravao e armazenamento, cujo propsito manter

8 os dados e permitir sua recuperao quando necessria (Date, 1994). Um SIG contemporneo , segundo Cmara Neto (1995), integra um SGBD e simplifica alguns servios para o pr ogramador, tais como:

armazenar e recuperar dados; permitir acesso lgico independente da estrutura de a rmazenamento fsico; permitir acesso a dados padronizados; definir restries de consi stncia para serem automaticamente impostas; controlar acesso concorrente por mltip los usurios; e proteger contra perda ou acesso no autorizado. A forma usual de int egrar as informaes geogrficas com um ambiente de banco de dados, utiliza um SGBD re lacional para armazenar os atributos convencionais dos objetos geogrficos (na for ma de tabelas) e arquivos para guardar as representaes geomtricas. No modelo relaci onal, os dados so organizados na forma de uma tabela onde as linhas correspondem aos geo-objetos e as colunas correspondem aos atributos. A cada entrada de atrib utos no-espaciais, feita por meio de um SGBD relacional, imposto um identificador nico ou rtulo, atravs do qual feita a ligao lgica com suas respectivas representae cas, como ilustrado na Figura 2.3, a qual exemplifica as ligaes lgicas criadas entr e os rtulos dos talhes de um mapa florestal e seus atributos correspondentes (regi stros no campo TALHO) numa tabela de banco de dados.

9 Fig. 2.3 - Estratgia dual para bancos de dados geogrficos. FONTE: Adaptada de Cmara Neto e Medeiros, 1996, p. 2-9. O mesmo tipo de relacionamento lgico pode ser fei to em outros casos, como por exemplo: moradores em um lote, lotes em uma quadra, quadras em bairro, bairros em uma cidade; hidrantes de segurana ou telefones pbli cos ao longo de uma avenida; postos de servio e restaurantes ao longo de uma rodo via. A partir desta organizao, um SIG capaz de associar a representao grfica desses g eo-objetos com a informao descritiva contida em seu banco de dados e tambm de compu tar novas informaes e exib-las sob a forma de mapas. Assim, para obter informaes sobr e estradas como, tipo de pavimento, largura,

10 comprimento ou nmero de vias, pode-se consultar o dado tabular (atributos) corres pondente e apresentar os resultados de forma inteligvel. 2.3.1 - CONEXO DE DADOS GRFICOS E TABULARES A conexo entre o dado grfico (espacial) e o dado tabular (descritivo) fundamental em um SIG. Segundo Cmara Neto (1995), p ara que isto ocorra existem trs condies que devem ser obedecidas: manter um relacio namento nico entre dados grficos sobre o mapa e registros na tabela de atributos; manter a ligao entre o dado grfico e o registro atravs de um nico identificador; e ma nter o identificador armazenado fisicamente no arquivo que contm os dados grficos e no arquivo que contm o correspondente registro da tabela de atributos. Essas condies possibilitam a um SIG criar novos mapas baseados em informao tabular e permitem realizar por exemplo, as seguintes operaes: apontando-se para uma repres entao sobre o mapa, identificar o geo-objeto e exibir uma lista de seus atributos; e apontando-se para um registro na tabela de atributos, identificar o geo-objet o correspondente e realar suas representaes grficas sobre o mapa. Os identificadores so utilizados nessas operaes como um meio de ligao entre as representaes grficas do a e seus respectivos atributos tabulares e vice-versa. Essas operaes fornecem inte ratividade entre dados grficos e tabulares.

11 2.3.2 - CONEXO COM DADOS MULTIMDIA A integrao de dados multimdia num SIG admite vrias estratgias. De uma forma geral, esses dados so exibidos por produtos especializado s e so armazenados em formatos padronizados como TIFF3, GIF4, JPEG5, MPEG6 e AVI7 . Existem vrias maneiras de conectar um geo-objeto a dados multimdia. A forma dire ta acrescentar uma nova coluna tabela de atributos para que o geo-objeto possa c onter o nome de um arquivo de dado multimdia. Esta maneira simples de associao perm ite ligar apenas um nico arquivo de dado para cada geo-objeto. Outra forma de efe tuar a conexo, atravs da utilizao de uma nova tabela. Esta tabela deve ter duas colu nas, uma contendo o identificador do geo-objeto e a outra o nome do arquivo mult imdia. Uma terceira maneira de conexo, tambm utilizando identificadores, pode ser f eita sem usar tabelas. Esta forma consiste em compor o nome do correspondente ar quivo de dados multimdia com o identificador do geo-objeto. Por exemplo, tendo-se o arquivo fazenda-So-Lucas.tif correspondente ao geo-objeto identificado por 345, po de-se mudar o nome deste arquivo para fazenda-So-Lucas.tif.345. Neste exemplo em pa rticular, o sistema deve procurar, num repositrio previamente definido, todos os arquivos cuja extenso sejam iguais ao do identificador do geo-objeto em questo. A vantagem dos dois ltimos mtodos a capacidade de associao de vrios arquivos de dados s obre um mesmo geo-objeto, sem a necessidade de acrescentar colunas tabela de atr ibutos. Os mtodos descritos acima possibilitam ao sistema obter o nome ou os nome s dos arquivos associados a cada geo-objeto. Atravs do nome do arquivo, deve-se a rquitetar uma forma de localizar o dado e exib-lo adequadamente. 3 4 5 6 7 Tag Image File Format. Graphic Interchange Format. Joint Photographic Experts Gr oup. Moving Pictures Experts Group. Audio Video Interleave.

12 2.4 - INTERFACE COM O USURIO A interface com o usurio a parte que integra todas as aplicaes e permite requerer e receber informaes espaciais de um sistema. Seu projet o influencia quo facilmente pode-se interagir com um SIG e quo rapidamente pode-se entender os resultados apresentados (Egenhofer, 1990). Correntemente os SIGs tm procurado melhorar esses aspectos de interao, de modo a tornar seu uso amigvel e re querer pouco tempo de treino por parte de quem vai us-lo. Nesse aspecto, o enfoqu e principal como o usurio pode recuperar os dados espaciais e como ele pode inter agir com o dado representado sobre a tela de uma estao de trabalho. Um sistema de visualizao de dados deve ser de fcil manuseio, uma vez que a maioria de seus usurios composta por no-especialistas em computao, preocupados em utiliz-lo como ferramenta de trabalho dentro de suas reas de conhecimento. Portanto, a interface deve ser de fcil operao e permitir diferentes tipos de anlises, alm de possibilitar a incluso d e novas tcnicas. Em geral, interfaces do tipo janelas so mais fceis de serem manuse adas, mas possuem menor versatilidade e variabilidade. Essas interfaces exigem d o projetista certos cuidados, de modo a permitir formular questes apropriadas e e xpressar claramente suas respostas. Por outro lado, as linguagens de comando pod em formular questes com grande versatilidade e variabilidade, mas requerem mais t empo de treino e aprendizagem (Egenhofer, 1994).

Das könnte Ihnen auch gefallen