Sie sind auf Seite 1von 3

NOMENCLATURA EM CIRURGIA Q01) Soraia, 4 anos encaminhada ao setor de urgncia e emergncia do PSM com suspeita de ter ingerido veneno

o pra rato. Qual o procedimento cirrgico a ser realizado? Conceitue-o. Q02) Diferencie um transplante alognico de um transplante singnico e cite um sinnimo para ambos. Q03)Uma das classificaes de formao dos termos empregados em tcnica cirrgica a sufixao. D o significado dos sufixos centese, stomia, ectomia, tomia, rafia e tripsia, um exemplo do emprego desses sufixos em denominaes de manobras cirrgias, e o significado das mesmas.

ASSEPSIA E ANTISSEPSIA Q01) O preparo e a conduta da equipe cirrgica so de grande importncia no tratamento assptico do paciente. Sendo assim, explique 4 cuidados que a equipe cirrgica deve tomar antes do procedimento cirrgico. Q02) Muitos so os fatores ligados ao doente que influem na maior ou menor possibilidade de contaminao. Entre esses fatores encontram-se os ligados aos paciente (intrnsecos), como alteraes metablicas e de nutrio; e os cuidados prestados pelos responsveis pela assistncia oferecida, como o banho (extrnsecos). Em relao a este ltimo procedimento (o banho), porqu a sua presena no dia da operao contraindicada?

Q03) Qual o melhor anti-sptico para a pele ntegra? Por qu? Qual sua desvantagem?

DIRESE, SNTESE E HEMOSTASIA Q01) A .M.F., 21 anos deu entrada no PSM, aps sofrer corte na regio do superclio esquerdo de aproximadamente 2 cm. Aps realizar antissepsia do local afetado que instrumentos cirrgicos o mdico deve utilizar para fechar o corte? Q02) A sntese cirrgica uma operao fundamental que consiste na aproximao das bordas de tecidos seccionados ou ressecados. Visa pela manuteno da contigidade dos tecidos, facilitando as fases iniciais do processo de cicatrizao, a fim de que a continuidade tecidual possa ser restabelecida. Observa-se, ento, que existem condies bsicas para uma boa sntese. A seguir, cite quatro condies bsicas de uma boa sntese e explique como a sua ausncia poderia prejudicar a boa cicatrizao tecidual. Q03) Cite e explique 4 tcnicas de hemostasia definitiva.

CUIDADOS COM ANIMAIS DE LABORATRIO Q01) No que consiste o Biotrio, quais suas funes na pesquisa cientfica e quais as condies de ambiente que o mesmo deve possuir? Q02) Os animais de experimentao so empregados em pesquisa biomdica, tanto no treinamento de novas tcnicas, como na produo e controle de novas drogas. Entre os fatores que alteram as respostas dos sistemas biolgicos, podem ser mencionados: condies sanitrias ambientais, nutricionais e genticas. Como fator gentico, existe a procriao para se obter linhagens endocriadas. Em relao aos indivduos endocriados (inbreds): a) o que so indivduos endocriados? b) qual a finalidade das linhagens endocriadas? . c) cite 3 propriedades que uma linhagem inbred deve possuir. Q03) Sabendo que os animais de experimentao respondem a muitos fatores fsicos, qumicos e biolgicos que existem dentro e fora de sua gaiola, e que tudo que circunda ou exerce efeito sobre o animal compe o seu ambiente, cite quatro fatores que exercem influncia sobre esse ambiente, explicando de que forma cada um deles contribui para o estado do animal. PR E PS-OPERATRIO Q01) Paciente sexo feminino, ASA l submetida colescistectomia. A cirurgia teve durao de 01 hora e 50 minutos. Paciente evoluiu no terceiro dia do ps-operatrio com abcesso de parede. No pr-operatrio como pode ser considerado o risco de infeco dessa paciente? Q02) Paciente M.N.J., 35 anos, sexo masculino, d entrada em um Hospital de Urgncia e Emergncia vtima de queimaduras no flanco direito e no antebrao direito. Na avaliao do mesmo foi constatado graves perdas de gua e sdio em propores equivalentes, permanecendo o compartimento intracelular normal. Dessa forma, qual o tipo de desidratao presente, o que dever ser utilizado para reposio do estado de hidratao? E o que influenciar no volume a ser dado para o paciente no preparo pr-operatrio? Q03) De que forma a temperatura corporal pode auxiliar na suspeita de infeco no psoperatrio? Cite trs localizaes mais freqentes dessas infeces.

DISTRBIOS HIDROELETOLTICO E CIDO BSICO Q01) Cite trs causas da alcalose metablica e d um exemplo do quadro clinico desse distrbio. Q02) Paciente sexo feminino, 41 anos, d entrada na Unidade de Urgncia e Emergncia em estado de coma, respondendo apenas a estmulos dolorosos. Apresenta respirao

superficial e com frequncia normal. Parentes relatam que encontraram diversas caixas de tranquilizantes vazias prximo a paciente. A gasometria arterial apresentou pH: 7,20; Pco2: 80mmHg. Qual o distrbio cido-bsico sugerido? Explique seu mecanismo e a causa mais provvel.
Valores de referncia:

pH: 7,35 a 7,45 Pco2: 35 a 45 mmHg Q03) Sobre a acidose metablica, cite qual o principal defeito desencadeante, as causas mais comuns e as alteraes compenstrias ocasionadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen