Sie sind auf Seite 1von 13

FACULDADE ZACARIAS DE GOS

CONTROLADORIA

VALENA- BAHIA Setembro 2012

DRIELE ANGELI PEREIRA ELAINE PEREIRA BARRETO MARCIO AMPARO DE JESUS

CONTROLADORIA

Trabalho apresentado a Faculdade Zacarias de Ges, como requisito parcial obrigatrio para avaliao da disciplina Controladoria do 6 semestre do curso de cincias contbeis, sob a orientao do professor Fernando Vilas Boas.

Valena- Bahia Setembro 2012

MODELO DE GESTO
Podemos definir o modelo de gesto como sendo uma sntese de princpios e definies produzidos, no subsistema institucional com a competncia de nortear os gestores em relao s decises que conduzira a organizao ao alcance dos objetivos fomentados pela misso, com eficcia. O modelo de gesto contemplado pela empresa tem as caractersticas a seguir: Estilo de Gesto: Possui estilo participativo objetivando a colaborao de todos os nveis da administrao, inclusive o cho de fabrica, com informaes e questionrios especficos sobre diversas temticas, porm sem eliminar a figura do executivo principal e da alta administrao, que decidir sobre os diversos aspectos inerentes a progresso organizacional. ESTRUTURA DO NEGCIO Ateli de confeces de pequeno porte, com o objetivo de promover vesturio, sobretudo para atender ao seguimento de gnero feminino com estilo de confeco sobre medida, bem como venda no varejo de peas prontas e artigos correlatos. MISSO Objetivando apresentar qual a razo de existncia da Organizao Criar, produzir produtos relacionados moda, com objetivo de atender a demanda do mercado, satisfazer as necessidades dos clientes, convertendo a satisfao em resultados que possibilite a expanso do negcio. VISO Considerando o que existente, e se disvercilhando dos paradigmas atuais, buscando manter uma competncia permanente para idealizar o seu futuro. Alcanar parcela significativa do mercado, tornando-se referncia na qualidade dos servios e produtos, satisfazendo as necessidades do seu publico alvo e gerando atrativos para todos os envolvidos. OBJETIVO Desdobrando-se a viso, buscamos identificar os objetivos que devem ser alcanados com o objetivo facilitar o entendimento e a percepo das pessoas envolvidas atravs de metas a serem posteriormente avaliadas. Buscamos traar os objetivos em diversas dimenses, como: (Financeira, dos clientes, do processo,

Administradores: Alcanar um retorno financeiro de 70% do valor aplicado em cada perodo. Clientes: Garantir a satisfao dos clientes em 93% no ano. Produtos: Garantir 100 % da qualidade dos produtos embasado nas necessidades dos clientes. Comunidade: Garantir o crescimento o nmero de empregados proporcionalmente ao crescimento do negocio e prioritariamente contratando mo de obra da comunidade. CULTURA ORGANIZACIONAL Conjunto de percepes, atitudes, valores e comportamentos que sintetizam uma ideologia organizacional coletivamente predominante. Objetivando desenvolver uma cultura focada na qualidade dos produtos e satisfao dos clientes, no intuito de alcanar a viso fomentada.

VALORES Satisfao dos clientes Adaptabilidade as necessidades Qualidade dos produtos Inovao Respeito ao pblico CRENAS A perfeio como foco conduz a um aprimoramento continuo Estreitamento das relaes com os clientes conduz a uma maximizao da confiana.

ESTRATEGIAS Fomentando estratgias com pontos que objetivaro ao alcance dos objetivos. nfase nas pessoas: Objetivando tratar a cultura, com o objetivo continuado atravs das clulas bsicas, que so as pessoas.

As tarefas devem ser adequadas as suas competncias:

Traando orientar as pessoas em espaos caractersticos fomentados por suas prprias capacidades e caractersticas, mas considerando o autodesenvolvimento de carreira. Foco no cliente: O cliente deve ser o foco da organizao, aprendendo sobre as suas necessidades, suas expectativas e seus sonhos. Produtividade e posicionamento no mercado: Formulao de estratgias orientadas na produtividade e alcance de metas que produzir a obteno de parcela significativa do mercado. GERENCIAMENTO DE PROCESSOS Buscando uma organizao orientada por processo e no por tarefas, com o objetivo de conduzir o foco para elementos como o cliente, produtos e fluxo de trabalho. O processo foi fomentado para gerao de produtos com agregao de valor para os clientes, desagregando atividades que no sejam identificadas com esse objetivo principal. Direcionamento nico da responsabilidade de cada processo, objetivando a no dubiedade de responsabilidades e desfoco sobre o processos Processos mensurados e objetivados em metas, diferente das tarefas focadas no que est sendo feito. AVALIAO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL

PLANEJAMENTO ESTRATGICO

Em relao fase do planejamento estratgico, Catelli (2007, p. 59) entende que o planejamento estratgico: Tem como premissa fundamental assegurar o cumprimento da misso e da continuidade da empresa. Essa fase do processo de gesto gera um conjunto de diretrizes estratgicas de carter qualitativo que visa orientar a etapa de planejamento operacional. nessa etapa que ser contemplado a analise dos macros ambientes, e sendo mensurados os pontos fortes e fracos da organizao, bem como as oportunidades e ameaas que podem direcionar positiva ou negativamente o negcio. LEITURA DO AMBIENTE A leitura do ambiente permite a avaliao de um conjunto de entidades que impactam direta ou indiretamente a organizao, conduzindo a uma viso privilegiada das oportunidades, tendenciosidades e ameaas nas quais est exposta o empreendimento, sendo indicadas a seguir: FATORES:

ECONOMICO: (PIB, preo, inflao, juros, cambio etc.).

Tendncias/Oportunidades: Aes governamentais com o objetivo de fortalecer o Setor Txtil nacional, conduzindo a reduo do preo da matria prima. Ameaas: Reduo do valor do dlar frente ao real propiciando a importao de produtos do seguimento, de pases do exterior.

SOCIAL: (estrutura socioeconmica, percentual da populao em cada seguimento, estilo de vida, etc)

Tendncias/Oportunidades: Crescimento do poder aquisitivo da populao como um todo, que propicia a compra de produtos de alto valor agregado, bem como aumento significativo de um seguimento religioso, com hbitos de vesturios diferenciado e menor tempo de reposio.

TECNOLOGIA: (aquisio, desenvolvimento de tecnologia, mudanas tecnolgicas)

Tendncias/Oportunidades: Aquisio de equipamentos que otimizam o tempo de confeco, desonerando o valor final do produto. Ameaas:

Desenvolvimento de maquinrios de alta tecnologia utilizados por grandes organizaes, barateando o valor dos produtos confeccionados em grande escala.

LEGAL: (legislao tributaria trabalhista e comercial)

Tendncias: Reduo de impostos e simplificao de pagamentos para ME e EPPs

DEMOGRAFICO: (taxas de crescimento populacional, composio da populao por seguimento, sexo, etc).

Tendncias: Crescimento da populao feminina, grande consumidor do seguimento carro chefe do negcio.

Aps a analise do ambiente, continuamos a traar estratgias com o objetivo de conduzir a organizao ao atendimento da misso. nesse entendimento que buscamos traar objetivos crticos que melhor delimitar as variveis necessrias otimizao da operao das estratgias configuradas. A atividade principal precisa ser bem executada para que o ateli atinja os objetivos delineados nas diretrizes estratgicas, como: Objetivos Crticos Publico cativo e carteira de clientes em expanso constante. Custo reduzido do produto confeccionado. Atendimento as necessidades dos clientes Agregao de valor ao produto Melhor capacidade de negociao com fornecedores e obteno de preo mais baixo dos insumos. Divulgao da marca da empresa Ferramentas Estratgicas Os objetivos crticos listados anteriormente podem ser alcanados atravs da busca por um menor custo de produo em relao concorrncia, bem como o maior valor agregado do produto sendo, desta forma, obtido a maximizao do lucro e alcance dos objetivos listados. Ferramentas, a saber:

Obteno de matria prima com menor preo. Obteno e aplicao de tecnologia para reduo do tempo. Distribuio da marca da empresa atravs de clientes e mdia. Inovao e diferenciao dos artigos confeccionados. Aprimoramento da linha de produo com controle de qualidade das peas confeccionadas.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Tem como objetivo de traduzir as metas fomentadas no planejamento estratgico, com o intuito de viabilizar as variveis estabelecidas pela empresa para alcanar os resultados.

Schimidt (2002, p.18) diz que: Nesta etapa em que se identifica e escolhe alternativas operacionais que viabilizem a consecuo das diretrizes estratgicas esboadas no planejamento estratgico.

Ferramentas Operacionais

Objetiva a compra de maquinrio especfico para incluso de acessrios visando diminuir o tempo de concluso de cada pea confeccionada. Criao de novos modelos Customizao de peas com tendncias das estaes, com o objetivo de inovao das da marca. Criao de site para divulgao da marca Catalogao de aviamentos e da matria prima por grau de utilizao que possibilite a criao de planilha analtica de consumo, com o objetivo de listar os itens de maior utilizao possibilitando a compra em quantidade. Confeco de moldes, com graduaes propiciando o corte em escala, maximizando o processo de produo e otimizando o tempo de confeco. Avaliao das peas confeccionadas

EXECUO

Programar as aes estabelecidas no planejamento Operacional, dinamizando os eventos que propiciar a obteno dos objetivos e metas previstas. Realizar o consumo dos recursos e a gerao dos produtos com o objetivo de promover positivamente o planejamento operacional. Para que as estratgias relacionadas possibilitassem ao Ateli a atingir aos resultados esperados, foram executados os procedimentos a seguir:

A empresa adquirir maquina de incluir vis, que propiciar uma otimizao no tempo de incluso do acessrio, bem como cortadora automtica e acessrios para as maquinas j existente. Realizar a capacitao de alguns funcionrios, com caractersticas em desenvolver habilidades artsticas em curso de design e moda, objetivando a elaborao de modelos exclusivos para o Ateli. Compra de vdeo aula de curso de customizao de roupas, com o objetivo de capacitar funcionrios na tarefa de diversificar as peas com tendncias da moda. Alm da elaborao e divulgao de um website para o ateli, ser aberto redes sociais com o nome da empresa. A criao de planilha de consumo de aviamentos e insumos possibilitar a observao dos itens de maior consumo objetivando a compra no atacado desses itens, possibilitando um maior poder de barganha junto aos fornecedores. A etapa de modelagem e crucial ao negcio e a otimizao do tempo nessa etapa trar um resultado significativo frente a concorrncia. A confeco de moldes regulveis conduzir ao dinamismo no processo. Minuciosa avaliao das peas em cada etapa do processo produtivo para identificao de no conformidades.

CONTROLE

Objetivando acompanhar e aferir o cumprimento das metas estabelecidas no Planejamento Operacional buscando manter o equilbrio entre o executado realizado e o planejado. Observao de possveis desvios e causas desses desvios. Observar as divergncias e suas origens e realizar as atitudes para correo das no conformidades. Para a etapa de controle foi criado sinalizadores que permitira a observao do processo de execuo. A contabilizao do tempo de confeco de cada pea ser mensurado de forma analtica, verificando a diferena do processo sem as maquinas adquiridas e com as inovaes, sendo verificado o ganho de tempo e traando metas que sero controladas diariamente para observao dos possveis desvios das metas estabelecidas para o tempo de confeco. Dever ser observado diversos modos de utilizao do equipamento, sendo catalogado as possibilidades de utilizao visando a busca do melhor desempenho. O objetivo de inovao ter metas a serem cumpridas e posteriormente controladas, bem como a avaliao de rotatividade de cada modelo de exclusividade. O processo de customizao dever possibilitar uma rotatividade sazonal de determinados modelos e as estaes ser um norteador, onde a etapa de controle verificar os modelos de maior sada e as estaes que trar maior lucratividade aos seus produtos especficos. Metas para cada pea e custo de cada modelos dever ser acompanhada atravs de planilha de despesas e receitas especificas. O retorno da divulgao da marca ser medido atravs do aumento da carteira de clientes, onde ser realizado pesquisas junto aos mesmos com questionrios a respeito de como ficou sabendo do nosso negcio. O consumo de acessrios dever ser diariamente observado e a diminuio do custo mensurada em perodos pr-definidos. Mensalmente ser criado grfico de consumo e reduo dos custos dos acessrios e da matria prima. Observao da otimizao do tempo no processo de modelagem ser controlado atravs de metas a serem alcanadas, que sero pontuadas diariamente. A pontuao de erros e no conformidades devero ser controladas diariamente atravs de planilha que listar cada uma das falhas sendo imediatamente elaborado planes de ao para correo dos desvios. Metas de qualidades devero ser cumpridas diariamente.

QUESTES RESPONDIDAS CONTROLADORIA

O que modelo de gesto? a sntese de princpios e normas advindos dos primeiros executivos que visa orientar o processo administrativo de uma organizao, norteando a seus gestores e objetivando o cumprimento da misso para a qual foi constituda. Quais as caractersticas? Caracteriza-se por dirimir espao entre o planejado e executado, bem como otimizao do controle e realimentao do sistema.

Carter sistmico, com foco nos colaboradores e no ambiente organizacional, estilo participativo, fundamentos pautados na satisfao dos clientes e controle de qualidade, objetivao da reduo das despesas e maximizao dos resultados. Caracteriza-se pela atuao em nvel interno da empresa que procura aperfeioar relaes recursos-operao- produtos/servios considerando as variveis dos ambientes externo e interno que impactam as atividades da empresa em seus aspectos operacionais, financeiros, econmicos e patrimoniais. As caractersticas decorrentes do modelo de gesto tendem a revelar a forma de pensar de seus criadores e forma-se a partir delas uma cultura que ir permear a empresa como um todo, formando razes, e, uma vez estabelecida, torna-se um retrato fiel da empresa. O que compe? Compe o Subsistema Empresa composto inicialmente por diretrizes elaboradas a partir da viso dos primeiros executivos, Quais so as utilizaes? Utilizado como fomentador de diretrizes que iro impactar os diversos subsistemas e conduzir a um comportamento adequado para o alcance da misso estabelecida pela Organizao. Quais as ferramentas utilizadas? Planejamento estratgico, planejamento operacional, execuo e controle.

DIRETRIZES ESTRATGICAS

-ESTRUTURA DO NEGCIO -MISSO -VISO -VALORES -CRENAS -LEITURA DO AMBIENTE

PLANEJAMENTO ESTRATGICO

-OBJETIVOS CRTICOS -FERRAMENTAS ESTRATGICAS

PLANEJAMEN EXECUO TO OPERACIONA L Result. Result. adequad inadequa o do AES DE APRIMORAMENT O OU CORREO

CONTROLE

RESULTADO
(REALIMENTA O)

REFERNCIAS CATELLI, Armando. CONTROLADORIA UMA ABORDAGEM DA GESTO ECONMICA GECON. 2 Ed. So Paulo: Atlas, 2006. NAKAGAWA, Masayuki, INTRODUA A CONTROLADORIA, So Paulo Atlas 1993. PADOVEZE, Clvis Lus. SISTEMA DE INFORMAES CONTBEIS: FUNDAMENTO E ANALISE. 5 Ed. So Paulo: Atlas, 2007. SCHIMIDT, Paulo. CONTROLADORIA: AGREGANDO VALOR PARA A EMPRESA. Porto Alegre: bookman, 2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen