Sie sind auf Seite 1von 38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.

06002 AGOSTO:2011 Mquinas para panificao Fornos eltricos de lastro Mtodo para medida de desempenho Esta a verso de trabalho da reunio de 16/maro/2012 Bakering machinery Deck electric ovens Methods for measuring performance Palavras-chave: Fornos eltricos, lastro, desempenho. Descriptors:. Electric ovens, deck ovens, performance.

Sumrio Prefcio 1 Escopo 2 Referncias normativas 3 Termos e definies 4 Simbologia 5 Dimenses 6 Comentrios gerais sobre os mtodos de ensaio 7 Importncia e finalidade 8 Aparelhagem 9 Reagentes e materiais 10 Amostragem, unidades de ensaios 11 Preparao do forno 12 Procedimentos de ensaio 13 Procedimemntos de clculo e registro de resultados Anexo A Anexo B Anexo C Prefcio A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) o Foro Nacional de Normalizao. As Normas Brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos Comits Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalizao Setorial (ABNT/ONS) e das Comisses de Estudo Especiais Temporrias (ABNT/CEET), so elaboradas por Comisses de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratrios e outros). Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no mbito dos ABNT/CB e ABNT/ONS, circulam para Consulta Nacional entre os associados da ABNT e demais interessados. O escopo desta Norma em ingls o seguinte. Scope 1.1 This test method evaluates the energy consumption and cooking performance of deck ovens. The food service operator can use this evaluation to select a deck oven and understand its energy consumption. 1.2 This test method is applicable to electric deck ovens. 1.3 The deck oven can be evaluated with respect to the following: 1.3.1 Energy input rate and thermostat calibration, 1.3.2 Preheat energy consumption and time, 1.3.3 Idle energy rate, 1.3.4 Cooking energy efficiency and production capacity. 1.4 This standard does not purport to address all of the safety concerns. 1. Escopo

NO TEM VALOR NORMATIVO

1/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 1.1 Este mtodo de ensaio aborda o consumo de energia e a avaliao do desempenho de fornos de lastro. Os resultados da aplicao desse mtodo de ensaio podem ser utilizados pelo operador da indstria alimentcia a fim de escolher um forno de lastro e conhecer seu consumo de energia. 1.2 Este mtodo de ensaio aplica-se a fornos de lastro eltricos. 1.3 O forno de lastro pode ser avaliado no que diz respeito aos seguintes itens: 1.3.1 potncia e calibrao do termostato; 1.3.2 consumo de energia e tempo de preaquecimento; 1.3.3 potncia inativa; 1.3.4 eficincia energtica de coco e capacidade de produo. 1.4 Esta Norma no tem o objetivo de enfocar todas as questes de segurana, se houver, relacionadas ao uso. 2. Referncias normativas Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes do referido documento (incluindo emendas). IEC 60350 ASTM F 1965-99 Standard Test Method for Performance of Deck Ovens EN 631-1:1993 Materials and articles in contacts with foodstuffs Catering containers Part 1: Dimensions of containers. ASHRAE Handbook of Fundamentals, "Thermal and Related Properties of Food and Food Materials," Chapter 30, Table 1, 1989. ASHRAE Guideline 2-1986 (RA90) Engineering Analysis of Experimental Data

3. Termos e definies Para os efeitos deste documento, aplicam-se os seguintes termos e definies.

3.1 alimento qualquer produto, ingrediente ou material oralmente consumido por seres humanos ou animais.

3.2 apontamento perodo de tempo durante o qual a massa descansa em uma vasilha com dimenses tais que deem preferncia ao crescimento vertical da massa at que esta atinja a condio ideal para ser manipulada para a realizao da diviso e da modelagem.

3.2 aquecimento convencional modo de aquecimento que ocorre por transmisso de energia por calor ao alimento por radiao ou apenas por conveco natural. Esta definio no inclui fornos que possuem apenas um elemento de aquecimento superior.

3.3 NO TEM VALOR NORMATIVO 2/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 aquecimento por circulao forada de ar modo de aquecimento que ocorre por transmisso de calor ao alimento por conveco forada, isto , fazendo-se que o ar circule com o auxlio de um ventilador.

3.4 aquecimento por vapor modo de aquecimento que ocorre por transmisso de calor ao alimento com vapor (temperatura maior do que 100 C) presso ambiente (cerca de 1 bar).

3.5 assadeira tipo GN assadeira com dimenses padronizadas em conformidade com aquelas estabelecidas na Norma EN 631-1:1993 Materials and articles in contacts with foodstuffs Catering containers Part 1: Dimensions of containers. As assadeiras a serem utilizadas nos ensaios de fornos devem ser fabricadas em ao inoxidvel AISI 304.

3.6 cmara parte do forno na qual ocorre a coco ou o processo de aquecimento do alimento.

3.7 capacidade de produo taxa de preparao de alimentos, em quilogramas por hora, kg/h, em um forno estabelecida em ensaio de eficincia energtica. No se refere necessariamente taxa mxima. A capacidade de produo varia de acordo com a quantidade de alimento a ser preparada.

3.8 capacidade mxima de produo taxa mxima de preparao de alimentos, em quilogramas por hora, kg/h, na qual o forno de lastro capaz de preparar determinado produto alimentcio at que alcance determinada condio de preparo. A capacidade mxima de produo determinada em ensaio laboratorial utilizando carga pesada. 3.9 corrente nominal corrente eltrica requerida pelo forno declarada pelo fabricante no manual tcnico do produto e no prprio produto.

3.10 eficincia energtica de coco razo entre a quantidade de energia absorvida pelo produto alimentcio e a quantidade de energia transferida ao forno de lastro durante o ensaio de eficincia energtica de coco expressa como uma porcentagem. 3.11 energia de coco NO TEM VALOR NORMATIVO 3/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 energia consumida pelo forno, em quilowatt-hora, kWh, no processo de preparo de pes de sal durante ensaios de eficincia energtica de coco.

3.12 energia de preaquecimento energia requerida pelo forno para prover seu preaquecimento a partir da temperatura ambiente (24 3) C at atingir a temperatura de 200 C.

3.13 faixa de potncia nominal faixa de potncias declarada pelo fabricante no manual tcnico do produto e no prprio produto pelo estabelecimento de seus limites inferior e superior.

3.14 faixa de tenso nominal faixa de tenses declarada pelo fabricante no manual tcnico do produto e no prprio produto pelo estabelecimento de seus limites inferior e superior.

3.15 famlia conjunto de produtos fabricados por uma determinada empresa, que se destinam mesma funo e que, necessariamente, preencham as seguintes condies: - Tenham o mesmo projeto bsico (em comum, peas ou conjuntos essenciais segurana) em termos de tecnologia aplicada, caractersticas mecnicas do invlucro e materiais plsticos e metlicos empregados nos mtodos de fixao, acabamento e isolamento; - Difiram os modelos nas caractersticas eltricas nominais de entrada e no uso de funes secundrias ou acessrias.

3.16 forneamento o processo de assar o alimento.

3.17 forno equipamento no qual o alimento assado ou cozido por radiao trmica, conveco natural, circulao forada de ar ou pela combinao desses mtodos de aquecimento.

3.17 forno a conveco forada

NO TEM VALOR NORMATIVO

4/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 forno eltrico destinado a coco de alimentos pelo seu contato com ar aquecido que circulado por meios mecnicos no interior do compartimento de coco. A presso do ar no interior do forno pouco difere da presso atmosfrica.

3.18 forno a gs forno cuja fonte principal de energia um combustvel gasoso.

3.19 forno a vapor forno eltrico destinado coco de alimentos pelo seu contato com vapor dgua injetado no compartimento de coco.

3.20 forno combinado forno eltrico destinado a coco de alimentos pelo contato direto com vapor dgua, ou pelo contato com ar aquecido que circulado por meios mecnicos no interior do compartimento de coco, ou por uma combinao destes dois modos. A presso no interior do forno pouco difere da presso atmosfrica.

3.21 forno de lastro forno de irradiao no qual os elementos de aquecimento, resistncias eltricas, so instalados no lastro (piso) e no seu teto. Ocasionalmente, o forno pode contar com elementos de aquecimento apenas no lastro. Pode ser de mltiplas cmaras ou, ainda, ter construo modular.

3.22 forno de mltiplas cmaras forno que possui mais de uma cmara termicamente isolada na qual o alimento preparado e que pode ser controlada independentemente.

3.23 forno eltrico Forno cuja fonte principal de energia eltrica.

3.24 forno modular forno que pode ser projetado e construdo segundo a concepo modular. Neste caso, os mdulos podem ser fabricados e fornecidos separadamente compondo um produto final.

3.25 forno pequeno forno cuja cmara apresenta volume menor do que 60 L. NO TEM VALOR NORMATIVO 5/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011

3.26 forno porttil forno com massa menor ou igual a 18 kg.

3.27 frequncia nominal frequncia da rede eltrica adequada operao do forno declarada pelo fabricante no manual tcnico do produto e no prprio produto.

3.35 gerador de vapor parte do forno projetada especificamente para a produo de vapor para uso exclusivo no compartimento de coco.

3.28 intervalo de frequncia nominal intervalo de frequncia da rede eltrica declarada pelo fabricante no manual tcnico do produto e no prprio produto pelo estabelecimento de seus limites inferior e superior.

3.29 po tipo francs po cuja receita apresentada na Sub-seo 9.1.

3.30 potncia do forno potncia eltrica mxima alimentada ao forno, em quilowatts, kW.

3.30 potncia de coco potncia eltrica mdia consumida pelo forno, em quilowatts, kW, durante um ensaio de eficincia energtica de coco.

3.31 potncia mxima potncia eltrica mxima consumida pelo forno, em quilowatts, kW. a potncia mais alta na qual o forno consumir energia, medida durante o perodo (normalmente, no perodo de preaquecimento) em que se sabe que o forno est operando com toda a capacidade, incluindo o ventilador operando em alta velocidade.

3.32 potncia inativa

NO TEM VALOR NORMATIVO

6/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 potncia requerida pelo forno, em quilowatts, kW, quando vazio, para manter a temperatura da cmara no valor de 200 C. 3.33 potncia nominal potncia eltrica, em quilowatts, kW, requerida pelo forno declarada pelo fabricante no manual tcnico do produto e no prprio produto. A potncia nominal deve coincidir com a potncia mxima.

3.34 taxa mdia de preaquecimento taxa expressa em graus Celsius por minuto (C/min) na qual a temperatura na cmara elevada a partir da temperatura ambiente at o valor estabelecido por ajuste do termostato do forno.

3.35 tempo de coco tempo requerido para assar a carga durante um ensaio de avaliao de eficincia energtica de coco.

3.36 tempo de preaquecimento tempo necessrio para preaquecer o forno a partir da temperatura ambiente (24 3) C at atingir a temperatura de 200 C.

3.37 tenso nominal tenso de operao declarada pelo fabricante no manual tcnico do produto e no prprio produto.

4. Simbologia Apresenta-se na Tabela 4.1 os smbolos, denominaes e unidades das principais variveis utilizadas nesta Norma.

NO TEM VALOR NORMATIVO

7/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 Tabela 4.1 - Simbologia Smbolo Cesp CP CPp CPm CPl E Eal Ecoc Ep Ei Emax Efor Fc Fs Hv Q Qavg Qcoc Qcoc,l Qcoc,m Qcoc,p Qi Qmed Qnom t tcoc tcoc,p tcoc,m tcoc,l tcocd,l tcocd,m tcocd,p ti tmax tp T T1 T2 Wcru Wassado Wp Wm Wl coc %p Varivel Calor especfico dos pes tipo francs cru = xxxx kJ/kgK Capacidade de produo Capacidade de produo com carga pesada Capacidade de produo com carga mdia Capacidade de produo com carga leve Energia Energia adicionada carga, pes Energia transferida ao forno durante o ensaio de coco Energia de preaquecimento Energia consumida pelo forno durante o perodo de ensaio de avaliao da potncia inativa Energia consumida durante o perodo de medio da potncia mxima, que usualmente o perodo de preaquecimento Energia transferida ao forno Fator de converso = 60 Fator de converso = 60 Entalpia de vaporizao da gua Potncia mxima medida Demanda mdia do forno Potncia de coco Potncia de coco com carga leve Potncia de coco com carga mdia Potncia de coco com carga pesada Potncia inativa Potncia mdia diria do forno Potncia nominal do forno Tempo ou intervalo de tempo Tempo de coco observado em ensaio de eficincia energtica de coco Tempo total do ensaio de coco com carga pesada Tempo total do ensaio de coco com carga mdia Tempo total do ensaio de coco com carga leve Tempo total dirio de coco de cargas leves Tempo total dirio de coco de cargas mdias Tempo total dirio de coco de cargas pesadas Perodo de ensaio de avaliao da potncia inativa Intervalo de tempo no qual realizada a medio da potncia mxima Tempo de preaquecimento Temperatura Temperatura inicial dos pes Temperatura final dos pes Massa total dos pes congelados Massa total dos pes assados Massa total dos pes congelados utilizados no ensaio de coco com carga pesada Massa total dos pes congelados utilizados no ensaio de coco com carga mdia Massa total dos pes congelados utilizados no ensaio de coco com carga leve Eficincia energtica de coco porcentagem de alimento preparado em condies de carga pesada durante o dia Unidade kJ/(kgC) kg/h kg/h kg/h kg/h kWh kWh kWh kWh kWh kWh kJ kWh/kJ min/h kJ/kg kW kW kW kW kW kW kW kW kW min min min min min h h h min min min C C C kg kg kg kg kg % %

NO TEM VALOR NORMATIVO

8/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 %m %l porcentagem de alimento preparado em condies de carga mdia durante o dia; porcentagem de alimento preparado em condies de carga leve durante o dia; % %

Dimenses

5.1 Dimenses gerais 5.1.1 Geral A medio das dimenses externas do forno ser realizada em temperatura ambiente e devem ser expressas em milmetros. 5.1.2 Altura Deve ser medida da superfcie de apoio at seu ponto mais elevado. Se houver ps ajustveis, a altura deve ser medida com os ps regulados em suas posies extremas. 5.1.3 Largura Deve ser medida da face externa esquerda face externa direita do forno. 5.1.4 Profundidade Deve ser medida da superfcie frontal, com a(s) porta(s) fechada(s), ignorando alas e botes eventualmente existentes, at o ponto mais distante da traseira do forno. 5.1.5 Profundidade mxima Deve ser medida, com a(s) porta(s) aberta(s), da extremidade da porta at o ponto mais distante da traseira do forno. 6 Comentrios gerais sobre os mtodos de ensaio

6.1 Calibrao do termostato A preciso do termostato deve ser verificada na temperatura de 200C. Esta verificao realizada pela comparao do ajuste de controle da temperatura do forno com a temperatura no centro da cmara do forno. Se necessrio, o controle ajustado.

6.2 Consumo de energia e tempo de preaquecimento A energia consumida e o tempo necessrio para preaquecer o forno a partir da temperatura ambiente (24 3) C at 200 C so determinados.

6.3 Potncia A potncia mxima alimentada ao forno determinada para verificar se o forno est funcionando adequadamente. Se a potncia mxima medida no estiver entre +5 % e -10 % do valor nominal, todos os ensaios so interrompidos at que o equipamento esteja pronto para funcionar segundo essa especificao.

6.4 Potncia inativa NO TEM VALOR NORMATIVO 9/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 A potncia inativa, em quilowatts, kW, determinada com o forno regulado para manter a temperatura de 200 C.

6.5 Eficincia energtica de coco e capacidade de produo A eficincia energtica de coco, e a capacidade de produo so determinadas durante ensaios de coco com utilizao de po tipo francs como alimento.

7 Importncia e finalidade

7.1 Geral Os resultados dos ensaios podem ser utilizados por um usurio para escolher um forno de lastro com base em seu de consumo de energia ou no desempenho de coco. Alm disso, os resultados permitem que o usurio tenha informaes sobre o custo do consumo de energia do forno.

7.2 Calibrao do termostato Esse ensaio realizado para assegurar que todos os resultados dos ensaios sejam determinados na mesma temperatura mdia do ar presente na cmara do forno.

7.3 Potncia Esse ensaio utilizado para verificar se a potncia requerida pelo forno compatvel com a declarada pelo fabricante e para garantir seu funcionamento adequado durante toda a avaliao.

7.4 Consumo de energia e tempo de preaquecimento Esse ensaio fornece uma medida do tempo e da energia necessrios para preaquecer a cmara do forno a partir da temperatura ambiente at a temperatura indicada pelo termostato. O tempo e a energia necessrios para preaquecer a cmara do forno podem ser utilizados pelo operador da indstria alimentcia para obter informaes sobre o consumo de energia do forno e saber com que rapidez o forno de lastro pode estar pronto para o funcionamento.

7.5 Potncia inativa Esse ensaio fornece uma medida do consumo de energia de um forno vazio em uma temperatura de coco padro. Tambm fornece um indicador da efetividade conjunta dos componentes do projeto do forno (por exemplo, isolamento e fechos das portas, se for o caso) que influenciam o consumo de energia. A potncia inativa pode ser utilizada para avaliar o consumo de energia do forno durante perodos de no coco. 7.6 Eficincia energtica de coco A eficincia energtica de coco um indicador preciso do desempenho energtico do forno de lastro enquanto prepara um alimento tpico em diversas situaes nas quais se lida com cargas leves, mdias e pesadas. Se houver necessidade de obter informaes referentes ao desempenho de coco com o uso de outro alimento alm do especificado no ensaio, o mtodo de ensaio poder ser adaptado e aplicado. As informaes referentes ao desempenho de coco permitem que o usurio final compreenda melhor as caractersticas do forno de lastro.

7.7 Capacidade de produo As informaes referentes capacidade de produo podem ajudar o usurio final a compreender melhor a capacidade de produo do forno de lastro utilizado para preparar um alimento tpico, e isso pode ajudar a especificar

NO TEM VALOR NORMATIVO

10/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 o equipamento. Se houver necessidade de obter informaes referentes capacidade de produo com o uso de outro alimento alm do especificado no ensaio, o mtodo de ensaio poder ser adaptado e aplicado.

8 Aparelhagem

8.1 Medidor de energia eltrica Utilizado para medir o consumo de energia eltrica de um forno. Deve ter resoluo de pelo menos 10 Wh e incerteza mxima inferior a 1,5 % do valor medido para qualquer potncia superior a 100 W. Para qualquer potncia menor ou igual a 100 W, o medidor deve ter uma resoluo de pelo menos 10 Wh e incerteza mxima no superior a 10 %.

8.2 Termopares Termopares do tipo K, bitola 24, com isolamento em fibra de vidro, com juntas expostas, com tempo de reao da temperatura ambiente at 95 C inferior a 20 s. 8.3 Balana Deve ter capacidade para pesar objetos de at cerca de 10,0 kg, com resoluo de 0,005 kg e incerteza de 0,005 kg.

8.4 Temperatura ambiente A temperatura do ambiente no qual o ensaio conduzido, deve ser mantida na faixa de (24 3) C.

8.5 Cronmetro Destinado a medir o tempo com menor diviso no mximo igual a 1 s. 8.6 Forno de conveco para secagem o Com temperatura controlada em (1053) C, deve ser utilizado para determinar a umidade da farinha de trigo. 9 Reagentes e materiais 9.1 Po tipo francs Para realizar os ensaios de avaliao de eficincia energtica de fornos de lastro utilizado po tipo francs congelado preparado conforme descrito no item 9.1.1. 9.1.1 Procedimento para preparao de po do tipo francs congelado 9.1.1.1 Matria prima Para preparar uma receita de po do tipo francs necessrio: a) 1.000 g de farinha de trigo b) 600 g de gua c) 10 g de fermento biolgico desidratado d) 20 g de sal e) 10 g de melhorador 9.1.1.2 Especificao das matrias primas a) Farinha de trigo Farinha de trigo obtida a partir do cereal limpo, sem germe e com teor de cinzas na faixa de (0,65 0,05)% na base seca. 98% do produto deve passar atravs de peneira com abertura de malha de 250 m. b) Melhorador NO TEM VALOR NORMATIVO 11/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 c) fermento biolgico desidratado 9.1.1.3 Processo de preparao O processo de preparao do po tipo francs constitudo pelas seguintes etapas: a) Amassamento Colocar todos os ingredientes em uma amassadeira espiral e misturar todos os ingredientes durante 5 (cinco) minutos na velocidade de 120 rpm. Ao final do perodo de 5 minutos deve-se mudar a velocidade da amassadeira para 240 rpm e continuar o processo de amassamento por mais 10 (dez) minutos. A temperatura da massa ao final do amassamento dever ser igual a (25 2) C. Nota 1: os ingredientes, com exceo da gua, so normalmente utilizados na temperatura ambiente. Para que a massa atinja a temperatura desejada ao final do seu preparo, deve-se utilizar a gua em temperatura adequada. Esta temperatura deve ser determinada experimentalmente j que depende do equipamento utilizado. b) Apontamento O apontamento consiste no primeiro perodo de descanso da massa. A massa deve ser deixada em um recipiente por dez minutos. c) Manipulao Dividir a massa em pedaos de 2 kg. Bolear e deixar descansar 10 minutos sobre mesa com cobertura de material plstico. Aps o perodo de descanso, deve-se dividir a massa de 2 kg em 30 pedaos iguais e model-los. d) Crescimento Os pedaos de massa modelados devem ser mantidos em cmara climtica a (26 2) C por 90 minutos. e) Corte Deve ser longitudinal, no meio do po, e ao longo de todo o po com profundidade moderada e com a lmina levemente inclinada. f) Ultracongelamento Congelar os pes em ultracongelador por 45 minutos na temperatura de (35 2) C.

g) Condicionamento Aps encerrar o perodo de ultracongelamento acondicionar os pes, individulamente, a vcuo. Nota 2: o procedimento de embalagem a vcuo necessrio para evitar que os pes tenham a sua umidade reduzida durante o perodo em que estiverem armazenados. h) Estocagem Estocar os pes embalados vcuo a (202) C pelo perodo de, no mximo, 5 dias.

9.5 Determinao da umidade da farinha 9.5.1 A umidade da farinha deve ser determinada por meio de secagem. 9.5.2 Procedimento A determinao da umidade deve ser realizada utilizando-se o seguinte procedimento:

NO TEM VALOR NORMATIVO

12/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 Descrever o processo de secagem em estufa a 105 C. 10. Amostragem, unidades de ensaios Deve ser escolhido um modelo de forno para o ensaio de desempenho para cada famlia de fornos. O modelo de forno escolhido deve representativo da famlia do ponto de vista tecnolgico.

11. Preparao do forno

11.1 Instalao O forno deve ser instalado de acordo com as instrues do fabricante. Os lados do forno devem estar a 0,9 m, no mnimo, de qualquer parede, divisria, meia-parede ou de outro equipamento. Um sistema associado de aquecimento ou resfriamento deve ser capaz de manter a temperatura ambiente de (24 3) C sem insuflamento de ar direto sobre a amostra. A temperatura do ar ambiente deve ser medida durante cada ensaio em um ponto distante horizontalmente de cerca de 0,8 m de cada uma das duas laterais do forno em uma altura vertical igual distncia do piso ao centro da cmara de coco. 11.2 Instrumentao Conecte o forno a um medidor de potncia eltrica calibrado. Pode ser necessrio um regulador de tenso para manter constante a tenso eltrica durante os ensaios se a tenso na rede de alimentao do forno no estiver em 2,5 % da tenso eltrica nominal especificada pelo fabricante.

11.3 Tenso de alimentao Ajuste e mantenha a tenso de alimentao na faixa de 2,5 % da tenso nominal de operao especificada pelo fabricante. A inteno deste procedimento de ensaio avaliar o desempenho de um forno na sua tenso eltrica nominal.

11.4 Dupla tenso Se um forno eltrico pode operar com dupla voltagem, a tenso selecionada pelo fabricante ou pelo responsvel pela conduo dos ensaios (ou por ambos) deve ser relatada. Se um forno projetado para funcionar em duas voltagens sem mudanas nas resistncias eltricas, os parmetros de desempenho do forno (por exemplo, tempo de preaquecimento) podem diferir nas duas voltagens.

12. Procedimentos de ensaio

12.1 Aes preliminares

12.1.1 Uso do manual tcnico do forno Antes de iniciar o ensaio, o responsvel pelo ensaio deve ler o manual tcnico da amostra sob ensaio para compreender perfeitamente como oper-la. Se necessrio, o fabricante pode ser convocado para dar esclarecimentos adicionais.

12.1.2 Preparao Prepare o forno para o uso de acordo com as instrues do fabricante.

NO TEM VALOR NORMATIVO

13/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 12.1.3 Temperatura ambiente Durante todo o ensaio, a temperatura do ar ambiente deve ser mantida em (24 3) C. A temperatura do ar na cmara do forno deve estar em (24 3) C no incio de cada ensaio.

12.1.4 Dados e grandezas registradas Os seguintes dados devem ser registrados em cada ensaio: o instante em que cada conjunto de medies realizado; temperaturas; a tenso de alimentao do forno enquanto os elementos estiverem energizados; a potncia mxima, que poder ocorrer durante o perodo de preaquecimento ou durante os ensaios; a energia eltrica consumida; e demais variveis consideradas importantes.

12.1.5 Ajuste de tenso No caso de forno eltrico, ajuste a tenso (enquanto as resistncias eltricas de aquecimento estiverem energizadas) para a tenso nominal 2,5 % no incio de cada ensaio. Verifique seu valor regularmente ao longo do ensaio e mantenha-o dentro desse intervalo ou interrompa o ensaio.

12.1.6 Confirmao da potncia eltrica Em cada ensaio, confirme que a potncia eltrica medida em quilowatts, kW, esteja entre + 5 % e - 10 % da potncia nominal informada pelo fabricante. No caso de a diferena estar fora deste intervalo, o ensaio deve ser interrompido, e o fabricante deve ser contatado. O fabricante pode fazer as mudanas ou os ajustes apropriados no forno ou optar por fornecer um forno alternativo para ensaio.

12.1.7 Massa das assadeiras Cada assadeira utilizada nos ensaios deve ser identificada de forma indelvel, por exemplo, numerando-as com um puno. Cada assadeira deve ser pesada com preciso mnima de 5 g e sua massa registrada. 12.2 Ensaio de calibrao do termostato e de determinao da potncia mxima 12.2.1 Instalao do termopar Instale um termopar no centro geomtrico da cmara de coco do forno para registrar a temperatura no centro do forno.

12.2.2 Ajuste do controle e preaquecimento 12.2.2.1 Ajuste o controle de temperatura em 200C e ligue o forno. Se houver um sistema de gerao de vapor, ele deve ser eletricamente ligado e mantido em condio de espera sem que se produza o vapor. Registre o tempo e o consumo de energia a partir do momento em que a unidade acionada at o momento em que comear a ciclagem em torno do valor ajustado. A ciclagem comea quando um indicador luminoso do forno que indica que este j est aquecido d o primeiro sinal, por exemplo, desligando-se. 12.2.2.2 Calcule e registre a potncia mxima do forno de lastro e compare o resultado com a potncia registrada na placa identificadora.

NO TEM VALOR NORMATIVO

14/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 12.2.2.3 Deixe o forno operar sem carga durante 60 min depois que os elementos de aquecimento derem incio ciclagem em torno do valor ajustado no termostato. 12.2.2.4 Depois do perodo de 60 minutos de operao sem carga, registre a temperatura no centro da cmara do forno em intervalos de, no mximo, 30 s durante 30 min. Calcule a mdia das temperaturas registradas e anote a temperatura mdia resultante. Se essa temperatura estiver em (200 3) C, o termostato do forno de lastro est calibrado. 12.2.2.5 Se a temperatura mdia no for de (200 3) C, ajuste o controle de temperatura do forno de lastro seguindo as instrues do fabricante e repita o ensaio at que esteja dentro da faixa estipulada. Anote as correes realizadas nos controles durante a calibragem. Registre a configurao de controle de temperatura do forno correspondente a (200 3) C. 12.3 Ensaio para determinar o tempo e o consumo de energia de preaquecimento 12.3.1 Ajuste inicial Verifique se a temperatura da cmara do forno de lastro est em (24 3) C. Ajuste o controle calibrado de temperatura em 200 C e ligue o forno. Se houver um sistema de gerao de vapor, ele deve ser eletricamente ligado e mantido em condio de espera sem que se produza o vapor. 12.3.2 Registro de dados Registre o tempo, a temperatura e o consumo de energia necessrios para preaquecer o forno a partir do momento o em que a unidade ligada at o momento em que a cmara atinge a temperatura de 200 C. O registro deve ocorrer em intervalos de 5 s ou menos. Entende-se que o forno de lastro se encontra suficientemente preaquecido e preparado quando a temperatura na cmara est 5 C abaixo do valor preestabelecido no termostato. O tempo requerido para preaquecer o ar presente na cmara do forno o tempo de preaquecimento. A energia requerida para preaquecer o ar presente na cmara do forno a energia de preaquecimento. 12.3.3 Grfico Faa um grfico com a temperatura de preaquecimento versus o tempo. 12.4 Ensaio para determinao da potncia inativa 12.4.1 Acionamento do forno Com os controles de temperatura ajustados para manter a temperatura mdia do ar na cmara em 200C 3C e preaquea o forno. Durante o ensaio para a determinao da potncia inativa no pode ser injetado vapor na cmara do forno. 12.4.2 Estabilizao Deixe que o forno de lastro se estabilize com base nos parmetros estabelecidos durante 60 min aps os elementos de aquecimento comearem a ciclagem. 12.4.3 Incio das medies Ao fim do perodo de estabilizao de 60 min, comece a registrar o tempo transcorrido, a temperatura na cmara do forno e o consumo de energia do forno por pelo menos 2 h. Anote a durao do perodo de inatividade. 12.4.5 Determinao da potncia inativa Calcule e registre a potncia inativa do forno. 12.5 Preparo dos pes NO TEM VALOR NORMATIVO 15/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011

12.5.1 Ensaio completo Um ensaio completo constitudo por, no mnimo, trs ensaios com carga leve, trs ensaios com carga mdia e trs ensaios com carga pesada. 12.5.2 Definio da quantidade de pes a serem preparadas 12.5.2.1 Assadeiras Para realizar os ensaios de fornos de lastro, deve-se utilizar assadeiras onduladas, perfuradas, de alumnio, de 60 cm por 80 cm, com capacidade para 36 pes. Se no for possvel utilizar este tipo de assadeira devido ao tamanho da cmara, deve-se utilizar assadeiras onduladas, perfuradas, de alumnio, de 40 cm por 60 cm com capacidade para 20 pes. Estipule quantos pes o forno de lastro capaz de preparar de uma s vez utilizando as formas recomendadas. Este nmero designado como carga pesada. Quando aplicvel, a carga mdia corresponde a metade da carga pesada. No caso do nmero de assadeiras correspondente carga mdia ser fracionrio, este valor de ser arredondado para o nmero inteiro imediatamente superior. Quando aplicvel, a carga leve consiste em apenas uma assadeira. Como exemplo, tem-se na Tabela 12.1 cargas pesadas, mdias e leves definidas para alguns fornos. Tabela 12.1 Especificao das cargas Carga pesada Forno para 6 assadeiras 6 assadeiras Forno para 5 assadeiras 5 assadeiras Forno para 4 assadeiras Forno para 2 assadeiras Forno para 1 assadeira 4 assadeiras 2 assadeiras 1 assadeira

Carga mdia 3 assadeiras 3 assadeiras 2 assadeiras 1 assadeira No aplicvel

Carga leve 1 assadeira 1 assadeira 1 assadeira No aplicvel No aplicvel

12.5.2 Preparao dos pes Prepare uma quantidade suficiente de pes para realizar um ensaio completo e armazene-os conforme procedimento descrito na Seo 9.1. Nota 3: apesar de ser estabelecido o mnimo de trs ensaios, podem ser necessrios ensaios adicionais caso os resultados no atendam os critrios de incerteza especificados no Anexo A1. 12.5.3 Pes adicionais Prepare pes adicionais para, pelo menos, preencher uma assadeira destinada a determinao do tempo de coco. O nmero real de pes necessrios para a determinao do tempo de coco depende do nmero de ensaios necessrios para estabelecer este tempo. Parte dos pes deve ser congelada somente aps os pes terem sido adequadamente perfurados para a insero de termopares. O tempo de coco o tempo decorrido do incio da colocao dos pes no forno at que a sua temperatura atinja (90 2) C. Nota 4: a perfurao dos pes deve ser realizada antes destes serem embalados a vcuo. O dimetro da furao dos pes, deve ser tal que, no momento apropriado, os termopares sejam inseridos nos pes com a menor folga possvel. Preferencialmente os pes podem ser congelados j com os termopares inseridos. 12.6 Determinao do tempo de preparo 12.6.1 Preparao dos pes Alimente o forno com uma assadeira com a quantidade prevista de pes sendo que em 5 unidades deve-se inserir termopares para a medio da temperatura no seu centro geomtrico.

NO TEM VALOR NORMATIVO

16/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 12.6.2 Carregamento do forno Retire a quantidade necessria de pes congelados para preencher uma assadeira (36 pes para assadeiras de 60 cm x 80 cm e 20 pes para assadeiras de 40 cm x 60 cm). Desembale-os, coloque-os em uma assadeira, insira os termopares ou utilize pes com termopares j inseridos, abra o forno e coloque-a diretamente no centro do forno. No recomendvel que transcorra mais de 2 minutos entre o instante de retirada dos pes do refrigerador e a colocao da assadeira no forno. 12.6.3 Coco Ao fechar a porta do forno inicie a contagem de tempo e o acompanhamento da temperatura dos pes. O tempo transcorrido do instante de fechamento da porta do forno at a temperatura mdia dos pes atingir (90 2) C ser o tempo de preparo. 12.6.4 Posicionamento dos termopares Os pes contendo os termopares devem ser posicionados da seguinte maneira na assadeira: um po no centro da assadeira e os demais nas extremidades da assadeira definida pelas suas diagonais. Nota 5: Sugere-se que as posies dos 5 termopares inseridos nos pes sejam mantidas fixando-os a uma ou mais estruturas rgidas, leves e simples que mantenham as distncias adequadas e a posio correta das juntas dos termopares.

12.6.5 Registro do tempo de coco Registre o tempo de coco determinado experimentalmente e que deve ser utilizado nos ensaios de eficincia energtica de coco e capacidade de produo.

12.6 Eficincia Energtica de Coco e Capacidade de Produo 12.6.1 Geral Os ensaios de eficincia energtica de coco e capacidade de produo devem ser realizados trs vezes no mnimo. Ensaios adicionais podem ser necessrios a fim de obter a preciso exigida para os resultados registrados, veja o Anexo A. Os ensaios de eficincia energtica de coco devem ser realizados comeando pelas cargas pesadas e progredindo at chegar s cargas leves.

12.6.2 Ajuste do controle de temperatura Ajuste o controle de temperatura em 200 C, preaquea o forno de lastro e deixe-o operando inativo durante 60 min. 12.6.3 Recomendao para coco Retire da geladeira a quantidade necessria de pes para um ensaio com carga pesada. Desembale os pes e coloque-os nas assadeiras. Acompanhe a ciclagem do termostato do forno e espere que o forno indique que j est aquecido e, depois, que se desligue novamente. Assim que os elementos de aquecimento conclurem a ciclagem, abra a porta do forno. Coloque as assadeiras com os pes no forno. Comece a monitorar o tempo e a energia logo depois de colocar a primeira assadeira no forno. Coloque as assadeiras no forno no menor intervalo de tempo possvel. recomendvel que este tempo no exceda 3 minutos. Feche a porta do forno imediatamente aps carregar a ltima assadeira. 12.6.4 Coco dos pes Quando a primeira assadeira colocada no forno estiver permanecido no forno durante o tempo de coco determinado experimentalmente, abra a porta do forno e retire a(s) assadeira(s). NO TEM VALOR NORMATIVO 17/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 12.6.5 Encerramento do monitoramento Feche a porta do forno imediatamente aps a remoo da ltima assadeira. Interrompa o monitoramento do tempo e da energia assim que e temperatura atingir novamente 200 C. Registre os instantes de tempo e a energia. Pese os pes assados assim que eles tiverem sido retirados do forno. Nota 6: a pesagem dos pes pode ser realizada pesando as assadeiras ainda com os pes assim que retiradas do forno e descontando-se a massa das assadeiras previamente determinadas conforme estabelecido na Sub-seo 12.1.7. 12.6.6 Cargas leves e mdias Repita o procedimento de ensaio para as demais cargas mdias e leves. No caso de cargas mdias, as assadeiras devem ser distribudas o mais uniformemente possvel no forno. No caso de carga leve, a nica assadeira deve ser colocada o mais prximo possvel do centro geomtrico do forno. 12.6.8 Clculos e registros De acordo com o disposto na Seo 13, calcule e registre as eficincias energticas de coco, a potncia de coco, e a capacidade de produo. Siga o procedimento descrito no Anexo A para verificar se necessria a realizao de mais do que trs ensaios para cada tipo de carga. No mximo podem ser realizados 5 ensaios por tipo de carga. No caso de aps 5 ensaios no se atingir a incerteza mxima de 10% conforme estabelecido no Anexo A, o ensaio deve ser interrompido.

13. Procedimentos de clculo e registro dos resultados 13.1 Amostra sob anlise Resuma as caractersticas fsicas e operacionais da amostra sob anlise (forno de lastro). Se necessrio, descreva outras caractersticas operacionais ou referentes ao projeto que possam facilitar a interpretao dos resultados. 13.2 Aparelhagem e procedimento 13.2.1 Verificao Verificar se os equipamentos e se a aparelhagem a ser utilizada no ensaio se adequa a todas as especificaes descritas na Seo 8. Todas as especificaes descritas na Seo 8 devem ser atendidas. 13.2.2 Tenso Registre a tenso em cada ensaio. 13.3 Potncia Mxima 13.3.1 Potncia nominal Registre a potncia nominal que consta na placa identificadora da amostra sob anlise em quilowatts, kW, e que deve coincidir com o declarado no manual tcnico do produto. 13.3.2 Potncia mxima Calcule e registre a potncia mxima medida, em quilowatts, kW, com base no consumo de energia do forno de lastro durante o perodo de mximo consumo de acordo com a seguinte relao:

E Fs Q max tmax
NO TEM VALOR NORMATIVO

(1)

18/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 sendo que:


Q = potncia mxima medida em quilowatts, kW;

Emax = energia consumida durante o perodo de medio da potncia mxima, em quilowatts-hora; Fs = fator de converso = 60 min/h; tmax = perodo de tempo de medio da potncia mxima, em minutos, min.

13.4 Energia e tempo de preaquecimento 13.4.1 Registros do consumo de energia e do tempo de preaquecimento Registre o consumo de energia de preaquecimento, em kWh, e o tempo de preaquecimento, em minutos. 13.4.2 Grfico Faa um grfico mostrando a temperatura da cmara do forno de lastro versus o tempo durante o perodo de preaquecimento. 13.5 Potncia inativa Calcule e anote e potncia consumida em vazio, em quilowatts, kW, com base na seguinte expresso:

Qi
sendo que:

Ei Fs ti

(2)

Qi = potncia inativa, em kW;


Ei = energia consumida durante o perodo de ensaio de avaliao da potncia inativa, em kWh; Fs = fator de converso = 60 min/h; ti = perodo de ensaio de avaliao da potncia inativa, em minutos.

13.6 Eficincia energtica de coco Calcule a eficincia energtica de coco, coc, em testes de coco com carga leve, mdia e pesada baseado no seguinte:

coc
sendo que:

Eal Efor

100

(3)

coc= eficincia energtica de coco, em %; Eal = energia adicionada carga, pes, em kWh; NO TEM VALOR NORMATIVO 19/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 Eal = Fc x (Wcru x Cesp x (T2 T1) + (Wcru Wassado) x Hv) Wcru = massa total dos pes congelados; Wassado = massa total dos pes assados; Cesp = calor especfico dos pes tipo francs = XXXX kJ/kgK; Hv = entalpia especfica de vaporizao da gua, na temperatura de 100 C, determinada com base em tabela de propriedades termodinmicas da gua saturada = 2257 kJ/kg; T2 = temperatura final dos pes; T1 = temperatura inicial dos pes; Fc = fator de converso de unidades = xx kWh/kJ Efor = energia transferida ao forno, em kJ.

13.7 Potncia requerida para coco Calcule a potncia requerida para coco em ensaios realizados com carga leve, mdia e pesada com base no seguinte:

E Fs Qcoc coc tcoc


sendo que:
Qcoc = potncia requerida para coco, em kW;

(4)

Ecoc = energia consumida durante o ensaio de coco, em kWh; Fs = fator de converso = 60 min/h; tcoc = tempo de coco observado em ensaio de eficincia energtica de coco.

13.8 Capacidades de produo 13.8.1 Capacidade mxima de produo A capacidade mxima de produo a capacidade de produo avaliada no ensaio do forno com carga pesada. Calcule a capacidade mxima de produo, em kg/h, com base no seguinte:
CPp Wp Fs tcoc, p

(5)

sendo que: CPp = capacidade de produo do forno operando com carga pesada, em kg/h;

NO TEM VALOR NORMATIVO

20/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 Fs = fator de converso = 60 min/h; Wp = massa total dos pes congelados utilizados no ensaio de coco com carga pesada, em kg, e tcoc,p = tempo total do ensaio de coco com carga pesada, em min. 13.8.2 Capacidade de produo com carga mdia Determine a capacidade de produo do forno, em kg/h, quando operando com carga mdia com base no seguinte:

CPm
sendo que:

Wm Fs tcoc,m

(5)

CPm = capacidade de produo do forno operando com carga mdia, em kg/h; Fs = fator de converso = 60 min/h; Wm = massa total dos pes crus utilizados no ensaio de coco com carga mdia, em kg, e tcoc,m = tempo total do ensaio de coco com carga mdia, em min.

13.8.2 Capacidade de produo com carga leve Determine a capacidade de produo do forno, em kg/h, quando operando com carga leve com base no seguinte:

CPl
sendo que:

Wl Fs tcoc,l

(5)

CPl = capacidade de produo do forno operando com carga leve, em kg/h; Fs = fator de converso = 60 min/h; Wl = massa total dos pes crus utilizados no ensaio de coco com carga leve, em kg, e tcoc,l = tempo total do ensaio de coco com carga leve, em min.

13.9 Registro de resultados Registre o tempo de coco e a mdia para trs ensaios da eficincia energtica de coco, da potncia de coco da capacidade de produo para cargas leve, mdia e pesada.

NO TEM VALOR NORMATIVO

21/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 ANEXO A (Normativo)

A1. PROCEDIMENTO PARA DETERMINAR A INCERTEZA EM RESULTADOS DE ENSAIOS Este procedimento baseia-se no procedimento discutido em 6.4.3 da ASHRAE Guideline 2-1986 (RA90) para determinar o intervalo de confiana para a mdia de diversos resultados de ensaios. Para a determinao da incerteza, devem ser aplicados apenas resultados de ensaios obtidos dentro das tolerncias prescritas no mtodo de ensaio.

A.1 Incerteza mxima A eficincia energtica de coco, potncia de coco, capacidade mxima de produo devem ser determinados com base na mdia de resultados obtidos em pelo menos trs ensaios para cada tipo de carga. A eficincia energtica de coco para cargas leve e pesada deve ser determinada com incerteza no superior a 10 %. Nenhum resultado de ensaio realizado com base nesta Norma pode ser publicado se este requisito no for atendido.

A.2 Nvel de confiana Em um resultado registrado, a incerteza uma medida de sua preciso. Por exemplo, se a coc 40%, a incerteza no pode ser maior que 4%. Isso significa que a coc exata est dentro do intervalo entre 36% e 44%. Este intervalo determinado em um nvel de confiana de 95%, o que indica que h apenas uma chance em 20 de que a coc exata possa estar fora deste intervalo. A.3 Incerteza porcentual Calcular a incerteza no apenas assegura a incerteza mxima nos resultados reportados, mas tambm um procedimento utilizado para determinar quantos ensaios so necessrios para atender a essa exigncia. A incerteza calculada a partir do desvio padro dos resultados de trs ou mais ensaios e um fator da Tabela A.1 que depende do nmero de ensaios usado para calcular a mdia. A incerteza percentual a razo entre a incerteza e a mdia expressa em porcentagem.

A.4 Procedimento Vide A.5 para obter um exemplo de como aplicar este procedimento.

A.4.1 Passo 1 Calcule a mdia e o desvio padro para coc e CP usando os resultados dos primeiros trs testes. Entretanto, recomenda-se que se utilize uma calculadora com funo estatstica. Se utiliz-la, tenha a certeza de usar a funo de desvio padro amostral. Usar a funo de desvio padro populacional acarretar erro na incerteza.

A.4.1.1 A expresso para o clculo da mdia (de trs ensaios) a seguinte: Xa3 = (X1 + X2 + X3)/3 Em que: Xa3 = mdia dos resultados de trs ensaios e X1, X2, e X3 = resultados de cada ensaio. A.4.1.2 A expresso para a determinao do desvio padro amostral (de trs ensaios) a seguinte: (A.1)

NO TEM VALOR NORMATIVO

22/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011

S3
Em que:

A3 B3
2

(A.2)

S3 = desvio padro dos resultados dos trs ensaios (para a determinao de coc ou CP); sendo que: A3 = (X1) + (X2) + (X3) ;
B3
2 2 2

X1 X2 X3 2 .
3

A quantidade A a soma dos quadrados do resultado de cada ensaio enquanto a quantidade B o quadrado da soma dos resultados de todos os ensaios dividido pelo nmero de ensaios, 3 nesse caso.

Tabela A.1 Coeficientes de Incerteza Quantidade de ensaios realizados, n 3 4 5 6 7 8 9 10 Coeficientes de incerteza, Cn 2,48 1,59 1,24 1,05 0,92 0,84 0,77 0,72

A.4.2 Passo 2 Calcule a incerteza absoluta na mdia de cada parmetro listado no Passo 1. Multiplique o desvio padro calculado no Passo 1 pelo coeficiente de incerteza correspondente aos resultados dos trs ensaios partir da Tabela A1. A equao para determinar a incerteza absoluta (de trs testes) a seguinte: U3 = C3 S3 U3 = 2,48 S3 Em que: U3 = incerteza absoluta da mdia de cook ou de PC em trs ensaios; C3 = coeficiente de incerteza dos trs ensaios. A.4.3 Passo 3 Calcule o percentual de incerteza na mdia de cada parmetro usando as mdias do Passo 1 e as incertezas absolutas do Passo 2. A expresso para o clculo da incerteza percentual (de trs ensaios) a seguinte: (A.3)

%U3 U3 Xa3 100


NO TEM VALOR NORMATIVO

(A.4) 23/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 sendo que: %U3 = percentual de incerteza da mdia de coc ou de PC, U3 = incerteza absoluta da mdia de coc ou de PC, e Xa3 = mdia de coc ou de PC. A.4.4 Passo 4 Se o percentual de incerteza, % U3, no for superior a 10% para coc, registre a mdia de coc e PC juntamente com a incerteza absoluta correspondente, U3, no seguinte formato: Xa3 U3 Se o percentual de incerteza for maior que 10% para coc, prossiga para o Passo 5. A.4.5 Passo 5 Realize um quarto teste para cada situao coc que resultou no percentual de incerteza maior que/superior a 10%. A.4.6 Passo 6 Quando aplicar o quarto teste para determinada coc, calcule a mdia e o desvio padro para coc e PC usando uma calculadora ou as seguintes expresses: A.4.6.1 A expresso para o clculo da mdia (dos quatro ensaios) a seguinte: Xa4 = (X1 + X2 + X3 + X4)/4 Em que: Xa4 = mdia aritmtica dos resultados de quatro ensaios; X1, X2, X3 e X4 = resultados da cada ensaio. (A.5)

A.4.6.2 A expresso para o clculo do desvio padro (dos quatro ensaios) a seguinte:
S4 A4 B4 3

(A.6)

Em que: S4 = desvio padro dos resultados de quatro ensaios; A4 = (X1) + (X2) + (X3) + (X4) ; B4 = (X1 + X2 + X3 + X4) /4. A.4.7 Passo 7 Calcule a incerteza absoluta na mdia para cada parmetro listado no Passo 1. Multiplique o desvio padro calculado no Passo 6 pelo coeficiente de incerteza para os resultados dos quatro testes a partir da Tabela A1. A expresso para a determinao da incerteza absoluta (dos quatro ensaios) a seguinte: U4 = C4 S4 U4 = 1,59 S4 Em que: U4 = incerteza absoluta da mdia para os quatro ensaios; NO TEM VALOR NORMATIVO 24/38 (A.7)
2 2 2 2 2

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 C4 = coeficiente de incerteza para quatro ensaios.

A.4.8 Passo 8 Calcule o percentual de incerteza nas mdias de cada parmetro usando as mdias do Passo 6 e as incertezas absolutas do Passo 7. A expresso para o clculo do percentual de incerteza (dos quatro ensaios) a seguinte: %U4 = (U4/Xa4) x 100 Aonde: %U4 = percentual de incerteza da mdia para os quatro ensaios, %; U4 = incerteza absoluta da mdia para os quatro ensaios; Xa4 = mdia dos quatro ensaios. A.4.9 Passo 9 Se o percentual de incerteza, % U4, no for superior a 10% para coc, registre a mdia de coc e PC juntamente com a incerteza absoluta correspondente, U4, no seguinte formato: Xa4 U4 Se o percentual de incerteza for maior que 10% para coc, prossiga para o Passo 10. A.4.10 Passo 10 Os passos necessrios para cinco ensaios so os mesmos descritos acima. So listadas abaixo expresses gerais para calcular a mdia, o desvio padro, a incerteza absoluta e a incerteza porcentual. A.4.10.1 A expresso para determinar a mdia de n ensaios a seguinte: Xan = (X1 + X2 + X3 + X4 + ... + Xn)/n Em que: n = nmero de ensaios, Xan = mdia dos resultados de n ensaios e X1, X2, X3, X4, ... e Xn = resultados de cada ensaio. (A.9) (A.8)

A.4.10.2 A expresso utilizada para a determinao do desvio padro de n ensaios a seguinte:

Sn
Em que:

An B n 1

(A.10)

Sn = desvio padro dos resultados para n ensaios; An = (X1) + (X2) + (X3) + (X4) + ... + (Xn) ; Bn = (X1 + X2 + X3 + X4 + ... + Xn) /n. A.4.10.3 A expresso para o clculo da incerteza absoluta de n ensaios a seguinte: Un = Cn Sn Em que: NO TEM VALOR NORMATIVO 25/38 (A.11)
2 2 2 2 2 2

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 Un = incerteza absoluta da mdia para n ensaios e Cn = coeficiente de incerteza para n ensaios. A.4.10.4 A expresso para a determinao da incerteza porcentual de n ensaios a seguinte: %Un = (Un/Xan)x100 Em que: %Un = incerteza porcentual da mdia para n ensaios, %. Se o porcentual de incerteza, %Un, for menor ou igual a 10 %, registre a mdia para todos os parmetros juntamente com a incerteza absoluta correspondente, Un, no seguinte formato: Xan Un NOTA A.1: durante o andamento dos ensaios, o tcnico responsvel pode computar um resultado que se desvie significativamente dos outros resultados. Pode ser tentador tentar descartar tal resultado na tentativa de atender a exigncia de 10 % de incerteza. Contudo, isso s deve ser feito quando h alguma evidncia fsica de que o ensaio no qual foi obtido tal resultado particular no foi realizado de acordo com as condies especificadas nesse mtodo de ensaio (por exemplo, se um termopar no estava calibrado, se a potncia de entrada do forno no estava entre +5 % e -10 % da potncia de entrada nominal ou se um termopar soltou-se de um po). Para certificar-se de que todos os resultados foram obtidos sob quase as mesmas condies, recomendado monitorar as condies de ensaio especificadas nesse mtodo de ensaio. (A.12)

A.5 Exemplo de como determinar a incerteza na mdia dos resultados Os resultados dos clculos foram obtidos realizando-os por intermdio da aplicao de um programa computacional e, posteriormente, aproximados para a sua apresentao.

A.5.1 Resultados hipotticos de ensaios Para efeito de exemplo de mtodo de clculo, considere que em trs ensaios realizados para a determinao da eficincia de coco, foram obtidos os resultados hipotticos de capacidade de produo apresentados na Tabela A.2. Tabela A.2 Resultados de ensaio de capacidade de produo - exemplo Ensaio Ensaio No. 1 Ensaio No. 2 Ensaio No. 3 Eficincia de coco, coc 33,8 % 31,3 % 30,5 %

A.5.2 Passo 1 Calcule a mdia e o desvio padro dos resultados dos trs testes para a coc. A.5.2.1 A mdia dos resultados dos trs testes a seguinte: Xa3 = (X1 + X2 + X3)/3 Xa3 = (33,8 + 31,3 + 30,5)/3 Xa3 = 31,9 % A.5.2.2 O desvio padro dos resultados dos trs ensaios calculado conforme se segue. Primeiro, calcule A3 e B3 e, NO TEM VALOR NORMATIVO 26/38 (A.13)

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 a seguir o desvio padro. A3 = (X1) + (X2) + (X3)
2 2 2 2 2 2

(A.14)

A3 = (33,8) + (31,3) + (30,5) A3 = 3052 B3 = (X1 + X2 + X3) /3. B3 = (33,8 + 31,3 + 30,5) /3. B3 = 3046
2 2

A.5.2.3 O desvio padro para coc o seguinte:

S3

A3 B3
2

(A.15)

S3

3052 3046
2

S3 = 1,72 % A.5.3 Passo 2 Calcule a incerteza na mdia da seguinte maneira U3 = C3 S3 U3 = 2,48 x 1,73 U3 = 4,27 % A.5.4 Passo 3 Calcule a percentual de incerteza da seguinte maneira: %U3 = (U3/Xa3) x 100 %U3 = (4,29/31,9) x 100 %U3 = 13,4 % A.5.5 Passo 4 Realize um quarto ensaio. Visto que o percentual de incerteza para coc maior que 10 %, a exigncia de preciso no foi atendida. Aplica-se um ensaio adicional na tentativa de reduzir a incerteza. Considere que coc do quarto teste foi 31,8%. A.5.6 Passo 5 Recalcule a mdia e o desvio padro para coc usando o resultado do quarto ensaio. A.5.6.1 Clculo da nova mdia de coc Xa4 = (X1 + X2 + X3 + X4)/4 Xa4 = (33,8 + 31,3 + 30,5 + 31,8)/4 Xa4 = 31,9 % (A.18) (A.17) (A.16)

A.5.6.2 Clculo do novo desvio padro Primeiro, calcule A4 e B4: NO TEM VALOR NORMATIVO 27/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 A4 = (X1) + (X2) + (X3) + (X4)


2 2 2 2 2 2 2 2

(A.19)

A4 = (33,8) + (31,3) + (30,5) + (31,8) A4 = 4064 B4 = (X1 + X2 + X3 + X4) /4 B4 = (33,8 + 31,3 + 30,5 + 31,8) /4 B4 = 4058
2 2

A.5.6.3 O novo desvio padro para coc dado por:

S4

A4 B4 3

(A.20)

S4 = 1,41 % A.5.7 Passo 6 Recalcule a incerteza absoluta usando a nova mdia e o novo desvio padro da seguinte maneira: U4 = 1,59 S4 U4 = 1,59 x 1,41 U4 = 2,2 % A.5.8 Passo 7 Recalcule o percentual de incerteza usando a nova mdia da seguinte maneira: %U4 = (U4/Xa4) x 100 %U4 = (2,24/31,9) x 100 %U4 = 7,02 % A.5.9 Passo 8 Visto que o percentual de incerteza, %U4, menor que 10 %, a mdia para coc reportada juntamente com a incerteza absoluta correspondente, U4, da seguinte maneira: coc = (31,9 2,2) % (A.23) (A.22) (A.21)

A eficincia e sua incerteza absoluta reportada j que a exigncia de preciso de 10 % foi atendida.

NO TEM VALOR NORMATIVO

28/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 ANEXO B (No normativo) RELATRIO TCNICO DE APRESENTAO DE RESULTADOS Apresenta-se a seguir sugesto de estrutura de relatrio tcnico de apresentao de resultados do conjunto de ensaios laboratoriais realizados.

B.0 Informaes gerais Registre a denominao da instituio responsvel pela conduo do ensaio; a denominao inequvoca do fabricante do forno; seu modelo; datas relevantes tais como a da realizao do ensaio e da emisso do relatrio, e o nmero de referncia do ensaio ou nmero do relatrio.

B.1 Produto sob ensaio Descreva o produto sob ensaio registrando dados tais como: o porte do forno, o volume da cmara do forno em litros, L, e outras informaes consideradas relevantes. Descreva o sistema de controle do forno registrando as configuraes de controle disponveis, a potncia requerida pelos controles, etc. Fotografe e insira no relatrio todas as caractersticas visveis do forno consideradas importantes. Registre as caractersticas operacionais declaradas pelo fabricante, incluindo os dados de placa do produto.

B.2 Aparelhagem utilizada no ensaio Descreva a aparelhagem utilizada nos ensaios, verifique se essa aparelhagem atende s especificaes da Seo 8 e registre, tambm, eventuais desvios em relao a essas especificaes.

B.3 Potncia Registre as seguintes informaes: Tenso usada no ensaio, V. Potncia medida, kW. Potncia nominal, kW. Diferena porcentual entre a potncia medida e a nominal, %.

B.4 Energia e tempo de preaquecimento Registre as seguintes informaes: Tenso usada no ensaio, V. Temperatura inicial, C. Consumo de energia, kWh. Tempo de preaquecimento, min.

B.5 Potncia inativa Registre, pelo menos, as seguintes informaes: Tenso usada no ensaio, V. Ajuste de umidade. Potncia inativa a 200 C, kW.

B.6 Eficincia energtica de coco e potncia requerida para coco NO TEM VALOR NORMATIVO 29/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 Confirme se o forno foi ajustado em 200 C. Registre o programa de coco utilizado, se houver. B.6.1 Carga leve Para ensaios com carga leve, registre, pelo menos: Tenso de ensaio, V. Eficincia energtica de coco, %. Potncia requerida para coco, kW. Tempo de coco, min. Reduo porcentual da massa dos pes, %.

B.6.2 Carga pesada Para ensaios com carga pesada, registre, pelo menos: Tenso de ensaio, V. Eficincia energtica de coco, %. Potncia requerida para coco, kW. Tempo de coco, min. Reduo porcentual da massa dos pes, %.

NO TEM VALOR NORMATIVO

30/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 ANEXO C (INFORMATIVO)

PROCEDIMENTO PARA CALCULAR O CONSUMO DE ENERGIA DE UM FORNO ELTRICO DE LASTRO COM BASE NOS RESULTADOS DOS ENSAIOS

C.1 Informaes gerais Os resultados dos ensaios com o equipamento so teis no apenas para avaliar e comparar o desempenho do aparelho, mas tambm para estimar seu consumo de energia. O seguinte procedimento serve de parmetro/diretriz para avaliar o consumo de energia de um forno de lastro com base nos dados obtidos pela aplicao do mtodo de ensaio apropriado. Dependendo da forma estabelecida contratualmente de cobrana da energia eltrica pela concessionria, este procedimento pode no ser aplicvel. C.2 Objetivo O objetivo deste Apndice propor um mtodo para estimar o consumo de energia de fornos com base nos resultados de ensaios de desempenho e com base em suas condies operacionais. Os exemplos aqui contidos so apenas informativos. A fim de obter uma estimativa precisa do consumo de energia em uma determinada operao, devem ser utilizados parmetros especficos de tal operao (por exemplo, tempo de operao e quantidade de alimento preparado com cargas leve e pesada). C.3 Parmetros descritivos de desempenho Os parmetros descritivos do desempenho do forno so obtidos pela realizao de ensaios definidos nesta Norma. C.4 Procedimento C.4.1 Procedimento de clculo O clculo ser realizado da seguinte maneira: a) determine o tempo mdio dirio de funcionamento do forno e o nmero total mdio dirio de preaquecimentos; b) avalie a quantidade mdia diria de alimento preparada e estabelea a porcentagem de alimento preparado na condio de carga leve (uma s assadeira) e pesada (forno completamente carregado). Por exemplo, um forno que funciona durante 12 h por dia, com dois preaquecimentos, prepara 100 kg de alimento por dia: 80 % do alimento preparado em condies de carga pesada e 20 % em condies de carga leve. c) Calcule a energia requerida para o preparo em condio de coco com carga leve e pesada; d) calcule o consumo de energia inativa. O consumo total dirio de energia a soma desses componentes mais a energia de preaquecimento. Para simplificar, supe-se que os preaquecimentos subsequentes exijam o mesmo tempo e a mesma energia do primeiro preaquecimento do dia. C.4.2 Passo 1 Determine o tempo de funcionamento do forno, o nmero de preaquecimentos e a quantidade de alimento preparada em condies de carga leve e pesada. C.4.3 Passo 2 Calcule o tempo e a energia envolvidos no preparo de cargas pesadas (forno completamente carregado). NO TEM VALOR NORMATIVO 31/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 C.4.3.1 Determine o tempo total de coco de cargas pesadas da seguinte maneira:

tcocd, p
Em que:

%p Wd 100 CPp

(C.1)

tcocd,p = tempo total dirio de coco de cargas pesadas, h; %p = porcentagem de alimento preparado em condies de carga pesada durante o dia; Wd = massa total de alimento preparado por dia, kg, e CPp = capacidade de produo do forno com carga pesada determinada ao ensaiar o forno, kg/h. C.4.3.2 Calcule o consumo de energia com carga pesada utilizando a seguinte equao:
Edp Qcoc, p tcocd,p

(C.2)

Em que: Edp = consumo total dirio de energia eltrica com carga pesada, kWh, e Qcoc,p = potncia de coco com carga pesada conforme determinada ao ensaiar o forno, kW. C.4.4 Passo 3 Calcule o tempo e a energia envolvidos no preparo de cargas mdias. C.4.4.1 Determine o tempo total de coco de cargas mdias da seguinte maneira:

tcocd,m
aonde:

%m Wd 100 CPm

(C.3)

tcocd,m = tempo total dirio de coco de cargas mdias, h; %m = porcentagem de alimento preparado em condies de carga mdia durante o dia; Wd = massa total de alimento preparado por dia, kg; Cm = capacidade de produo do forno com carga mdia determinada em ensaio do forno, kg/h.

C.4.4.2 Calcule o consumo dirio de energia com carga mdia utilizando a seguinte equao:

Edm Qcoc,m tcocd,m


Em que: Edm = consumo total dirio de energia eltrica com carga mdia, kWh; Qcoc,m = potncia de coco com carga mdia determinada em ensaio do forno, kW. NO TEM VALOR NORMATIVO

(C.4)

32/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011

C.4.5 Passo 4 Calcule o tempo e a energia envolvidos no preparo de cargas leves. C.4.5.1 Determine o tempo total de coco de cargas leves da seguinte maneira:

tcocd,l
aonde:

%l Wd 100 CPl

(C.5)

tcocd,l = tempo total dirio de coco de cargas leves, h; %l = porcentagem de alimento preparado em condies de carga leve durante o dia; Wd = massa total de alimento preparado por dia, kg; CPl = capacidade de produo do forno com carga leve determinada em ensaio do forno, kg/h.

C.4.5.2 Calcule o consumo dirio de energia com carga leve utilizando a seguinte equao:

Edl Qcoc,l tcocd,l


Em que: Edl = consumo total dirio de energia eltrica com carga leve, kWh; Qcoc,l = potncia de coco com carga leve determinada em ensaio do forno, kW. C.4.6 Passo 5 Calcule o tempo total e consumo de energia em inatividade. C.4.6.1 Determine o tempo total de inatividade da seguinte maneira:

(C.6)

tid ton tcocd, p tcocd ,m tcocd ,l


Em que:

p t p Fs

(C.7)

tid = tempo total dirio de inatividade, h; ton = tempo total dirio durante o qual o forno permanece ligado, h; tcocd,p = tempo total dirio de coco de cargas pesadas, h; tcocd,l = tempo total dirio de coco de cargas leves, h; p = nmero dirio de preaquecimentos; Fs = 60 min/h; NO TEM VALOR NORMATIVO 33/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 tp = tempo de preaquecimento determinado em ensaio do forno, min.

C.4.6.2 Calcule o consumo dirio de energia inativa utilizando a seguinte equao:

Edi Q tdi
i

(C.8)

Em que: Edi = energia consumida pelo forno por dia quando inativo, kWh; tdi = tempo total dirio de inatividade, h; Qi = potncia inativa determinada em ensaio do forno, kW.

C.4.7 Passo 6 Calcule o consumo total dirio de energia eltrica da seguinte maneira:

Edia Edp Edm Edl Edi p Ep


Em que: Edia = consumo total dirio de energia eltrica, kWh; Ep = energia de preaquecimento determinada em ensaio do forno, kWh; p = nmero total de preaquecimentos por dia.

(C.9)

C.4.8 Passo 7 Calcule a demanda eltrica mdia do forno de acordo com a seguinte equao:

Qavg
Em que:

Edia t on

(C.10)

Qavg = demanda mdia do forno, kW; Edia = consumo total dirio de energia eltrica, kWh; ton = tempo total dirio de operao com cargas leve, mdias ou pesadas, h. NOTA D.2: Presume-se que a provvel contribuio do forno para a formao do pico de demanda consiste na operao do forno com o seu consumo mdio. Considera-se esta proposio aceitvel porque a probabilidade de um aparelho operar segundo seu consumo mdio durante o perodo em que atingido o pico de demanda significativamente maior do que a probabilidade de operao em outra condio. Se houver informao mais precisa com relao contribuio do forno para a formao do pico de demanda, ela poder ser utilizada.

NO TEM VALOR NORMATIVO

34/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 C.4.9 Passo 8 Determine o custo mensal estimado de energia do aparelho da seguinte maneira:

Cmensal Cenergia Edia dop Cdemanda Qavg


Em que: Cmensal = custo mensal da energia eltrica consumida pelo forno, quantia em R$/ms; Cenergia = custo da energia eltrica, R$/kWh; Edia = consumo total dirio de energia eltrica, kWh; dop = nmero mdio de dias de operao do forno por ms; Cdemanda = custo da demanda, R$/kW; Qavg = demanda mdia do forno, kW.

(C.11)

C.5 Exemplo de como calcular o consumo de energia dirio de fornos eltricos

C.5.1 Parmetros descritivos do desempenho do forno A aplicao do mtodo de ensaio de forno eltrico produziu os resultados citados na Tabela C.1. Tabela C.1 Exemplo de resultados de ensaio de forno eltrico Varivel Tempo de preaquecimento Energia de preaquecimento Potncia eltrica inativa Potncia de coco com carga pesada Potncia de coco com carga mdia Potncia de coco com carga leve Capacidade de produo com carga pesada (a capacidade de produo com carga pesada coincide com a capacidade de produo do forno, CP) Capacidade de produo com carga mdia Capacidade de produo com carga leve tp Ep Qi Qcoc,p Qcoc,m Qcoc,l Resultado 11,0 min 1,5 kWh 2,1 kW 9,2 kW 6,7 kW 3,7 kW

CPp

35 kg/h

CPm CPl

25,0 kg/h 7,5 kg/h

NO TEM VALOR NORMATIVO

35/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011 C.5.2 Passo 1 As condies operacionais hipotticas do forno so as registradas na Tabela C.2. Tabela C.2 Condies operacionais hipotticas do forno Varivel Tempo de operao dirio Nmero dirio de preaquecimentos Quantidade total diria de alimento preparado Porcentagem do total dirio de alimento preparado na condio de carga pesada Porcentagem do total dirio de alimento preparado na condio de carga mdia Porcentagem do total dirio de alimento preparado na condio de carga leve ton p Wd %p Valor 12,0 h 2 100 kg 60 %

%p

25 %

%l

15 %

C.5.3 Passo 2 Calcule a energia total consumida no preparo da carga pesada. C.5.3.1 O tempo total para preparar cargas pesadas calculado da seguinte maneira:

tcocd, p

%p Wd 100 CPp
60% 100 kg 1,71 h 100 35

(C.10)

tcocd, p

C.5.3.2 Em seguida, calcule o consumo de energia total utilizado no preparo da carga pesada da seguinte maneira:
Edp Q
coc,p

tcocd, p

(C.11)

Edp 9,2 kW 1 h 15,8 kWh ,71

C.5.5 Passo 4 Calcule a energia total consumida no preparo da carga leve. C.5.5.1 O tempo total para preparar cargas leves calculado da seguinte maneira:

tcocd,l

%l Wd 100 CPl

(C.12)

NO TEM VALOR NORMATIVO

36/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011

tcocd ,l

15% 100 kg 2,0 h 100 7,5 kg/h

C.5.5.2 Em seguida, calcule o consumo de energia total utilizada no preparo da carga leve da seguinte maneira:

Edl Qcoc,l tcocd,l


Edl 3,7 kW 2,0 h 7,4 kWh

(C.13)

C.5.6 Passo 5 Calcule o tempo total e o consumo de energia inativa. C.5.6.1 Determine o tempo total de inatividade da seguinte maneira:

tdi ton tcocd, p tcocd ,m tcocd ,l

p t p Fs

(C.14)

tdi 12 h 1 h 1 ,71 ,00 h - 2,00 h

2 11 6,92 h 60

C.5.6.2 Em seguida, calcule o consumo de energia inativa da seguinte maneira:

Edi Q tdi i
Edi 2,1 kW 6,92 h 14,5 kWh

(C.15)

C.5.7 Passo 6 Calcule o consumo de energia total dirio da seguinte maneira:

Edia Edp Edm Edl Edi p Ep


Edia 15,8 kWh 6,7 kWh 7,4 kWh 14,5 kWh + 2 1 kWh 47,4 kW ,5
C.5.8 Passo 7 Calcule a demanda mdia da seguinte maneira:

(C.16)

Qavg

Edia ton

(C.17)

Qavg
C.5.9 Passo 8

47,4 kWh 3,95 kW 12 h

Calcule o custo mensal da energia eltrica consumida pelo forno da seguinte maneira: NO TEM VALOR NORMATIVO 37/38

ABNT/CB-03 PROJETO 03:059.06002 AGOSTO:2011

Cmensal Cenergia Edia dop Cdemanda Qavg


Cmensal Cenergia 47,4 kWh 30 Cdemanda 3,95 kW

(C.18)

NO TEM VALOR NORMATIVO

38/38

Das könnte Ihnen auch gefallen