Sie sind auf Seite 1von 5

Assim como a ferragem de distribuio, a ferragem negativa tambm deve ser colocada na obra pelo construtor.

Seu posicionamento correto na face superior da laje, respeitando-se logicamente o cobrimento mnimo especificado pela norma NBR 6118, e tambm deve ser colocada sobre as nervuras, e no sobre o elemento de enchimento. Sua funo fazer a ligao entre lajes e vigas proporcionando rigidez e monoliticidade ao conjunto dos elementos estruturais. Serve tambm para combater as fissuras, evitando assim sua oxidao, que leva a processos de corroso. Nos casos de engaste, a ferragem negativa tambm combate tenses de trao oriundas da flexo gerada por momentos fletores negativos, o que no ocorre nos apoios simples. Portanto, nesses casos a ferragem positiva reduzida, j que o momento fletor positivo tambm diminui. Por outro lado passaremos a ter um momento fletor negativo nos apoios, que ser absorvido pela ferragem negativa. O problema que esse momento negativo gera um momento toror na viga de apoio. Se esta viga no estiver preparada para resistir a esse esforo, ou se a ferragem negativa estiver em posio inadequada ou ainda se for insuficiente, a laje ser levada para uma posio indesejada de apoio simples, ficando ento sub-dimensionada. Nota: O ao que compe o banzo superior das armaes treliadas eletrosoldadas, de acordo com o projeto de norma 02:107.01-004, pode ser considerado como superior de trao (armadura negativa).
o lajes em que a viga pr-fabricada constituda de armadura em forma de trelia, e aps concretada, promove uma perfeita solidarizao, tendo ainda a possibilidade de utilizar armadura transversal. Este sistema de pr fabricao conjuga uma srie de elementos estruturais independentes, formando com seus componentes, um sistema de pr fabricao semi-fechado e parcial da construo industrializada, integralmente compatibilizado com os sistemas convencionais. Como em qualquer sistema de pr-fabricao na construo industrializada, o sistema de laje trelia dever ser considerado na fase do projeto, visando alcanar melhor aproveitamento e eficincia. a) Elementos que a compem:

constituda por uma armadura treliada, variando de 7,0 a 25cm de altura, e a mesa inferior concretada com 3 cm de espessura e de 12 a 13cm de largura. O elemento de enchimento pode ser cermico de concreto ou EPS (Figura 5.10)

Figura 5.11 - Elementos de uma laje pr fabricada trelia

b) - Variao das alturas: - A diferente altura do elemento de enchimento e a variao da altura da trelia mais a espessura do capeamento, resulta nas variadas alturas da laje (Figura 5.12). - - A diferente largura dos elementos de enchimento, proporciona os variados intereixos entre as vigotas. - - Geralmente o concreto utilizado para realizar o capeamento das lajes pr fabricadas o de 18Mpa, 20 Mpa, ou segundo a orientao do calculista. v

Figura 5.12 - Exemplo das variaes das alturas da laje trelia c) - Armaduras usuais: Armadura de distribuio Tem as mesmas funes das armaduras de distribuio descrita para as lajes pr fabricadas comuns, sendo no mnimo ou a critrio do calculista como: - forro = 6,3mm a cada 33cm - piso = 6,3mm a cada 25cm mnimos 3 por metro No caso de laje trelia, podemos posicionar a armadura de distribuio, no sentido perpendicular a vigota, formando um ngulo aproximadamente de 90 em relao ao vergalho negativo da vigota treliada.

A altura da armao treliada deve ser igual a altura do elemento intermedirio (lajota cermica, bloco de concreto, EPS). Portanto a armadura de distribuio posicionada sobre o ao negativo da armao treliada fica no mnimo 1,0cm acima do elemento intermedirio proporcionando o envolvimento do capeamento de concreto no ato da concretagem. Nas lajes trelias ,alm da finalidade descrita para as lajes comuns, a armadura de distribuio assume dentro da laje trelia a funo de combater as tenses de cizalhamento que surgem entre a alma e a aba das nervuras das lajes trelias. A armadura de distribuio atinge maior eficincia quando utiliza-se ao com dimetro menor e em quantidade maior. Armadura negativa. A armadura negativa negativa deve estar posicionada em cima de cada viga trelia, com no mnimo 2 , sendo que sua bitola dever ser fornecida pelo calculista, ou fabricante. d) - Tipos de apoios e reforos: Na laje trelia podemos ter uma mobilidade das paredes internas, que podem ser apoiadas diretamente sobre a laje, e ainda nos permite em certos casos a passagem de tubulaes(Figura 5.16). Isso facilitado pelo fato da vigota ser concretada na obra, possibilitando efetuar vrios reforos (Figuras 5.14; 5.16; 5.16)

Figura 5.13 - Apoio da laje trelia em estrutura de concreto armado

Figura 5.14 - Armadura adicional de trao

Figura 5.15 - Armadura adicional de compresso

Figura 5.16 - Reforos em laje trelia

Na laje trelia temos facilidade na execuo de nervuras perpendicular as vigotas, parareforos em aberturas do tipo domos, pergolados, etc (Figura 5.17), e no seu transporte (Figura 5.18)

Figura 5.17 - Exemplo de execuo de nervuras

Figura 5.18 - Manuseio da laje trelia

e) - Vos livres: Na Tabela 5.3 temos os vos mximos para intereixo de 45cm dependendo do tipo deapoio e sobrecarga adotada.

Tabela 5.3 - Vos mximos para a laje trelia

f) - Vantagens:

- Perfeita planimetria dos tetos, dada a ausncia de contraflecha inicial. Como conseqncia, o trabalho de revestimento com chapisco, emboo e reboco, fica extremamente facilitado e rpido, permitindo menor consumo de argamassa. - Garantia de inexistncia de fissuras nos tetos, porquanto a alma metlica garante a perfeita ligao da VIGOTA ao concreto, completado na obra, impedindo a rotao da VIGOTA quando o pavimento entrar em carga. - Facilidade de manuseio e transporte, conferido pelo prprio formato da VIGOTA. - Facilidade de montagem, dada leveza da VIGOTA, de aproximadamente 12kg por metro linear. - Execuo de balanos aliviados sem necessidade de contrabalano. - Comportamento ao fogo idntico ao do concreto armado, permitindo a utilizao de PISOS LEVES nas construes, onde se exija resistncia ao do fogo - Podem ser aplicadas na obra, dispensando a utilizao de um concreto complementar. De fato, em pequenas obras onde apenas se consegue um concreto fck 18,0 , esta caracterstica traduz-se numa segurana para o construtor.

Das könnte Ihnen auch gefallen