Sie sind auf Seite 1von 7

Emigraes brasileiras para os ...

EMIGRAES BRASILEIRAS PARA OS ESTADOS UNIDOS E O IMPACTO DAS REMESSAS1


RAPHAELA MATTOS DE BARROS FONTANA2 CEZAR GUEDES3
2. Departamento de Cincias Econmicas, Aluna do Curso de Cincias Econmicas da UFRuralRJ; 3. Professor do Departamento de Cincias Econmicas, Instituto de Cincias Humanas e Sociais da UFRuralRJ.

RESUMO: FONTANA, R. M. B.; GUEDES, C. Emigraes brasileiras para os Estados Unidos e o impacto das remessas. Revista Universidade Rural: Srie Cincias Humanas, Seropdica, RJ: EDUR, v.26, n.1-2, p. 100-106, jan.- dez., 2004. O objetivo deste trabalho detalhar como iniciou-se a emigrao, o trabalho do imigrante, as remessas e o uso do dinheiro. Para elaborao da pesquisa foram selecionados artigos de livros, revistas, jornais, alm de informaes obtidas em congresso realizado no Rio de Janeiro em maio de 2004 pelo BID e FGV. Pelo andar das pesquisas j podemos notar o grande volume subregistrado das remessas que tem sido enviadas para o Brasil, de mais de 2 milhes de brasileiros que vivem no exterior, garantindo assim a sua sobrevivncia, ajudando seus familiares aqui no Brasil e contribuindo para o desenvolvimento do pas. Palavras-chave: Brasil, migrao, mercado de trabalho e emprego ABSTRACT: FONTANA, R. M. B.; GUEDES, C. Brazilian emigrations for the United States and the remittances impact. Revista Universidade Rural: Srie Cincias da Vida, Seropdica, RJ: EDUR, v.26, n.1, p. 100-106, jan.-dez., 2004. The objective of this work is to detail how began the emigration, the immigrants work, the remittances and the use of the money. For elaboration of this research books, magazines, newspapers, besides information obtained in BID and FGV Congress in Rio de Janeiro, May of 2004, were selected. For the walk of the researches we can already notice the great volume underegistered of the remittances that has been sent to Brazil, of more than 2 million Brazilians that live in the exterior, guaranteeing their survival, helping their relatives here in Brazil and contributing to the development of the country. Key words: Brazil, migration, job market and job.

INTRODUO O Brasil no nal do sculo XIX e incio do sculo XX sofreu uma forte imigrao, porm ao termino desse mesmo sculo pode ser constatado uma emigrao, para vrios pases do mundo principalmente os Estados Unidos, com cerca de 50% dos emigrantes. Esse uxo de brasileiros para os Estados Unidos iniciou-se a partir da cidade de Governador Valadares no estado de Minas Gerais, na dcada de 60, e ampliando suas redes envolvendo a cidade nos anos 80 e incio dos 90 (SALES, 1999; ASSIS, 1999).
1. Material do projeto de Monograa do primeiro autor

Depois de um perodo de 50 anos de crescimento contnuo o mercado de trabalho brasileiro sofreu uma inexo, onde o crescimento do emprego formal (com carteira assinada) d lugar a informalidade, e o autoemprego. Portanto o desemprego e a precarizao das relaes do mercado de trabalho que explica o crescimento da emigrao brasileira (GUEDES, 2001). Conforme SALES (1999) foi devido as crises e o aumento do desemprego no Brasil que a quantidade de brasileiros emigrantes de toda parte do Brasil foi crescente nos anos 80. Desta maneira este trabalho ir delimitar suas pesquisas a partir dos

Rev. Univ. Rural, Sr. Cincias Humanas. Seropdica, RJ, EDUR, v. 26, n. 1-2, jan.- dez., 2004. p. 100-106.

Fontana, R. M. B., et al.

anos 80, falando da emigrao brasileira e seus impactos na economia. Devido a condio de principal destino a pesquisa estar voltada para a os emigrantes nos Estados Unidos. O objetivo deste trabalho detalhar como iniciou-se a emigrao, o trabalho do imigrante, as remessas e o uso do dinheiro das remessas.

MATERIAL E MTODOS Realizou-se pesquisa bibliogrca e documental, onde foram selecionados artigos de livros, revistas, jornais, alm de informaes obtidas em congresso realizado no Rio de Janeiro em maio de 2004 pelo BID. A autora teve experincia como imigrante nos EUA.

RESULTADOS E DISCUSSO Incio da emigrao Como iremos estudar o caso das migraes brasileiras rumo aos EUA em particular importante ressaltar que as correntes migratrias de mineiros, principalmente os de Governador Valadares foram pioneiros nessas migraes (SALES, 1999). Essa ligao de valadarenses com americanos se deu desde o nal da dcada de 40, durante a Segunda Guerra Mundial quando americanos participaram da extrao da mica no subsolo daquela regio, essa presena mesmo que temporria deixou na lembrana dos moradores a idia de modernidade, de progresso e de ganhar dlar, assim nesse imaginrio que se criou da Amrica se encontra a explicao para esse uxo migratrio. Esse processo de emigrao de valadarenses para os EUA, foi iniciado na dcada de 60, e ampliando sua redes, envolvendo a cidade nos anos 80 e incio dos 90. Nesses 40 anos de uxos, homens e mulheres

foram e voltaram, transformaram as suas vidas e a de seus de parentes; com os passar dos anos os habitantes da cidade viram-se envolvidos numa Conexo Valadares - EUA (ASSIS, 1999). Tendo como consenso que o marco para nossas migraes se deu na Segunda metade da dcada de 80 , a explicao mais bvia e que aparece em grande parte dos estudos que debruaram sobre essa questo (SALES, 1991, 1992, 1994, 1995; GOZA 1992; MARGOLIS, 1994, PATARRA & BAENINGER, 1995; BOGUS, 1995; KLAGSBRUNN, 1996; CARVALHO, 1996) correlaciona esse incio com o perodo de crise econmica que atravessou o nosso pas nessa dcada caracterizada como dcada perdida. Analisando a conjuntura da crise dos anos 80, com o objetivo de situar certos marcos dessa crise que pudesse afetar mais diretamente o movimento de sada dos imigrantes brasileiros (SALES,1999) assinala os seguintes marcos: A partir de 1979, a economia brasileira sente um impacto do aumento das taxas de juros internacionais e do segundo choque do petrleo, ocorrendo ento a maxidesvalorizao de 1979, que causa grande impacto na inao. Esta ultrapassa 50% ao ano , chegando no nal de 1979 a superar a casa dos trs dgitos. O pas adota, diante desse quadro de crise, uma poltica abertamente recessiva, que inclui medidas como restrio de crdito, aumento de juros, corte nos gastos pblicos e alterao na poltica salarial. Em setembro de 1982 o Mxico declara a moratria, o que leva a paralisao dos fluxos de crditos internacionais, obrigando o Brasil a recorrer ao FMI. Esse quadro de crise se estende at 1983, quando logo em fevereiro, ocorre mais uma maxidesvalorizao cambial e uma compresso da exportao em cerca de 20%. Como resultado o produto industrial no perodo de 1981 a 1983 cai a uma taxa mdia anual de 4% e o PIB de cerca de 1,3 %.

Rev. Univ. Rural, Sr. Cincias Humanas. Seropdica, RJ, EDUR, v. 26, n. 1-2, jan.- dez., 2004. p. 100-106.

Emigraes brasileiras para os ...

A partir de 1984, inicia-se um movimento de recuperao puxado pelo setor exportador (as nossas exportaes crescem em mais de 23% em valor), devido em parte aos enormes dcits comerciais praticados pelos Estados Unidos. Contudo esse contexto, a recuperao do emprego no chega a ser expressiva, e os nveis de investimentos se mantiveram baixos. Somente a partir de 1985, j com o governo da Nova Repblica, inicia-se a recuperao das perdas salariais. Tarifas pblicas so comprimidas, voltando contudo a subir posteriormente com efeitos inacionrios. O PIB cresce 8,3 %, o melhor desempenho da dcada, e o salrio mnimo real cresce 7,5%. O saldo da balana comercial alcana 12,5 bilhes, porm a inao, o principal vilo na nossa histria emigratria, chega a 225% ao ano. O que vai efetivamente marcar uma conjuntura de melhoria das condies de distribuio de renda, sobre tudo pelo efeito do processo inacionrio, a decretao do Plano Cruzado, em fevereiro de 1986. A inao foi ento reduzida a nveis muitos baixos, os salrios reais cresceram, o PIB se elevou em 8,1% e o produto industrial em 12,1%. Mas o plano no atacou o desequilbrio externo e nanceiro, o que resultaria em sua derrocada menos de ano aps sua implementao: as prticas de cobrana de gio, o desabastecimento e as presses para desvalorizao do cmbio intensicaramse ; a partir de setembro daquele mesmo ano de 86, o saldo comercial comeou a se deteriorar e o governo desvalorizou a moeda ao nal do ano. A tentativa do governo de recuperar sua capacidade de gastos por meio de reajustes scal, atravs do Plano Cruzado II, acabou por retornar a inao e reverter os xitos iniciais do plano anterior. No incio de 1987 ocorre uma queda do saldo comercial e tambm uma grave eroso do nvel das reservas externas, obrigando o governo a decretar moratria

em fevereiro. Os dois ltimos anos da dcada apresentaram os mais altos ndices de inao: 685% em 1988 e 1320% em 1989; e um supervit comercial recorde, da ordem de U$ 35 bilhes, que foi transferido para o exterior, permitindo a reduo de US$ 10 bilhes na dvida externa. O Plano Vero, em janeiro de 1989, resultou uma forte reduo das salrios reais. E a inao retornou rapidamente seu caminho ascendente, alcanando nal de 1989 taxas anualizadas no patamar de cinco dgitos (BATISTA Jr, 1983; BELLUZZO & ALMEIDA, 1992; TAVARES & FIORI, 1993; TEXEIRA, 1992). Esses acontecimentos servem como pano de fundo para o grco 1, mostrando esse grco o que tantos imigrantes relataram em entrevistas feitas por Teresa Sales, em seu livro Brasileiros longe de casa, realizadas em Boston, quando se referiam ao motivo se sua emigrao: a desiluso com o Brasil da inao e de baixos salrios. Mostrando assim com muita clareza os trs ltimos anos da dcada como anos de desiluso. A desiluso com o Plano Cruzado foi possivelmente a maior delas, devido a grande esperana depositada por toda populao em um novo governo, sendo assim o ano de 1987 o ano que mais migraram valadarenses. O trabalho dos imigrantes nos EUA A primeira preocupao de quem chega nos EUA arranjar trabalho, pois as dividas caram no Brasil. Esses emigrantes, em sua maioria, como outros grupos so trabalhadores ilegais: no possuem documentao que os autorize a trabalhar e o conhecimento do ingls mnimo. Os emigrantes submetem-se a trabalhos que oferecem salrios baixos e longas jornadas, que muitas vezes so noturnas e ocupam os finais de semana. Como trabalhadores no documentados, que no dominam o ingls, acabam concorrendo com outros emigrantes, na mercado secundrio.

Rev. Univ. Rural, Sr. Cincias Humanas. Seropdica, RJ, EDUR, v. 26, n. 1-2, jan.- dez., 2004. p. 100-106.

Fontana, R. M. B., et al.

Fonte: pesquisa amostral SALES, (1999).

Grco 1 Distribuio dos migrantes valadarenses em sua primeira viagem internacional por ano de sada Governador Valadares (1997).

Geralmente os imigrantes trabalham nos setores de servios gerais ou limpeza. As mulheres, trabalham principalmente no servio domstico: limpeza de casas (house clean), cuidado de crianas (babysitter) , arrumadeiras em hotis (house keeper), e tambm aquelas e trabalham como garonetes (bar-maid) e go go girl (danarinas em nigth clubs). Os salrios declarados pelas mulheres giram e torno de 125 a 400 dlares semanais. As faxinas pagam muito bem tanto que muitos homens esto migrando para esse servio e montando rmas de faxina com suas esposas. Os homens, trabalham em restaurantes, na construo civil e em supermercados, freqentemente em dois empregos. A justicativa para trabalhar em dois empregos que aumenta a renda e, consequentemente, reduz o tempo de permanncia na Amrica. Os salrios variam entre 125 e 500 dlares por semana.(ASSIS, 1999) Grande parte desses imigrantes segundo MARGOLIS (1994), a razo para migrar para os EUA, seria para ganhar dinheiro e comprar dois imveis: um para o seu uso pessoal e um para alugar ou como uma reserva extra. Essa idia de migar e investir no Brasil, envolve os familiares nesse pro-

cesso, ocorrendo assim as remessas. Remessas O Brasil em 2003 com o valor apresentado pelo BID de US$ 5.2 bilhes o segundo pas na Amrica Latina e Caribe que mais se benecia dos recursos enviados por seus cidados que vivem no exterior, perdendo apenas para o Mxico com US$ 13.26 bilhes.

Fonte: Benedixen & Associates/abril-maio de 2004

Grco 2 Principais pases de onde so enviadas as remessas de dinheiro para o Brasil.

Rev. Univ. Rural, Sr. Cincias Humanas. Seropdica, RJ, EDUR, v. 26, n. 1-2, jan.- dez., 2004. p. 100-106.

Emigraes brasileiras para os ...

A origem desses recursos so principalmente de pases como Estados Unidos (com aproximadamente 50%), Japo, Alemanha, Sua Reino Unido, entre outros. Tornando-se assim o Brasil um dos poucos pases do mundo que recebe remessas de 3 continentes, como pode ser observado no grco 2. As remessas so o principal impacto causado na economia brasileira decorrente dessa emigrao, essas remessas so a expresso de profundos vnculos emocionais entre parentes separados pela geograa e fronteiras, bem como a manifestao da constante interao entre esses familiares independentemente da distncia. As famlias vinculadas a essas remessas so agentes importantssimos do processo de globalizao, conhecidas como famlias transnacionais, (BID,2004). Quantos aos nmeros, que tornam essas remessas to importantes para o Brasil, a estimativa do BID que as remessas cheguem ao valor de US$ 5,4 bilhes (BID, 2004). Entretanto esses nmeros so bastante diferentes se comparados aos nmeros do Banco Central do Brasil ( US$ 2,3 a 2,5 bilhes), pois grande parte vem fora de canais ociais (O GLOBO, 2004). Como citado anteriormente as migraes brasileiras se intensicaram no nal na dcada de 80 (SALES, 1999 & ASSIS, 1999), assim segundo jornal O GLOBO (2004), a contribuio dos emigrantes para o balano de pagamentos comeou a ter peso nas contas externas brasileiras a partir de 1990. Sendo hoje, as remessas superiores, em alguns casos, s divisas geradas pelas exportaes de produtos importantes na pauta brasileira, como o acar e o caf. As remessas esto em quarto lugar como gerador de divisas, como apresentado pelo Banco Central, onde as principais fontes de divisas do Brasil em 2003 foram: Complexo soja com US$ 8,1 bilhes, Carnes (inclusive aves) com US$ 4 bilhes, Ao com US$ 3 bilhes, Divisas de remessas de brasileiros

com US$ 2,2 bilhes, Divisas de acar com US$ 2,1 bilhes, Aeronaves com US$ 1,9 bilho e Divisas de caf com 1,5 bilho. Porm se os valores das divisas fossem os do BID as remessas estariam em segundo lugar como principal fonte de divisa, ultrapassando assim, o ao e as carnes. Segundo recente pesquisa encomendada pelo BID a BENEDIXEN & ASSOCIATES, (2004) onde um dos objetivos foi pesquisar onde essas remessas so utilizadas foi constatado como podemos observar no grco 3, que quase 50% so gastas em despesas dirias, mostrando assim a importncia delas para muitas famlias, porm se comparado ao gasto das remessas destinadas ao Mxico, onde 80% gasto em despesas dirias (BENEDIXEN & ASSOCIATES, 2004) o Brasil est em vantagem, podendo utilizar mais de 50% das remessas em atividades que contribuem para um futuro melhor do pas, como o caso da educao, que vem em segundo lugar em gastos das remessas, utilizando 13% delas. Portanto a imigrao temporria de homens e mulheres envolve famlias nesse processo, na medida em que a estratgia de sobrevivncia e o sonho desses emigrantes juntar dinheiro na Amrica para retornar para o Brasil, contando com as famlias para cuidar dos lhos, dos negcios, da vida que ca aqui. Dessa maneira o projeto torna-se familiar, afetivo e econmico, envolvendo nesse processo aqueles que no migraram (ASSIS, 1999).

Rev. Univ. Rural, Sr. Cincias Humanas. Seropdica, RJ, EDUR, v. 26, n. 1-2, jan.- dez., 2004. p. 100-106.

Fontana, R. M. B., et al.

Grco 3 Principais usos das remessas.

CONCLUSO A pesquisa est sendo iniciada, mas j podemos notar o grande volume subregistrado das remessas que tem sido enviadas para o Brasil, de mais de 2 milhes de brasileiros que vivem no exterior, garantindo assim a sua sobrevivncia, ajudando seus familiares aqui no Brasil e contribuindo para o desenvolvimento do pas.

BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. Enviando Dinheiro ao Pas de Origem: Remessas para a Amrica Latina e Caribe. Rio de Janeiro, maio de 2004 BATISTA JR., P. O Brasil e a situao nanceira internacional. In: Mito e realidade da dvida externa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. BELLUZZO, L. & ALMEIDA, J. A crise da dvida e sua repercusses sobre a economia brasileira. In: A luta pela sobrevivncia da moeda nacional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. Bendixen & Associates. Public Opinion Study of Remittance in Brazil. Rio de Janeiro, April-May 2004 BOGUS, L. Migrantes brasileiros na Europa Ocidental: uma abordagem preliminar . In PATARRA, N. Emigrao e imigrao internacionais no Brasil contemporneo. So Paulo: FNUAP,1995. CARVALHO, J. O saldo dos uxos migratrios internacionais do Brasil na dcada de 80 uma tentativa de estimao. Revista Brasileira de Estudos de Populao, v. 13,

AGRADECIMENTOS Os autores agradecem a colaborao da professora Caetana Damasceno ICHS, pelo apoio e fornecimento de material de pesquisa.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSIS, N. Estar aqui..., Estar l... Uma... cartograa da emigrao valadarense para os EUA. In REIS,R & SALES,T. Cenas do Brasil Migrante. So Paulo: Boitempo, 1999

Rev. Univ. Rural, Sr. Cincias Humanas. Seropdica, RJ, EDUR, v. 26, n. 1-2, jan.- dez., 2004. p. 100-106.

Emigraes brasileiras para os ...

n. 1, jan./jun., 1996. GOZA, F. A imigrao brasileira na Amrica do Norte, Revista Brasileira de Estudos de Populao. v. 9, n. 1, jan./jun., 1992. GUEDES, C. O mercado de trabalho brasileiro nos anos 90: Tendncias e Perspectivas. IV Encontro de Economistas de Lngua Portuguesa, Universidade de vora, 2001. KLAGSBRUNN, V. Globalizao da economia mundial e mercado de trabalho: a emigrao de brasileiros para os Estados Unidos e Japo. In: PATARRA, N. Migraes internacionais herana XX. Agenda XXI, So Paulo: FNUAP, 1996. MARGOLIS, M. Litle Brazil: imigrantes brasileiros em Nova York. Campinas: Papirus, 1994 O GLOBO (jornal). Banco Central estimula remessa...para o Brasil. Economia - Domingo, 25 de abril de 2004. PATARRA,N & BAENINGER,R. Migraes internacionais recentes: o caso do Brasil. In PATARRA, N. Emigrao e imigrao internacionais no Brasil contemporneo. So Paulo: FNUAP,1995. SALES, T. Novos uxos migratrios da

populao brasileira. Revista Brasileira de estudos da Populao, v. 9, n. 1, jan./jul., 1991. ____. Imigrantes estrangeiros, imigrantes brasileiros: uma reviso bibliogrca e algumas anotaes para pesquisa. Revista Brasileira de Estudos da Populao, v. 9, n 1, jan./jul., 1992. ____. Brasil migrante, Brasil clandestino. So Paulo em perspectiva, v.8, n.1, jan./ mar., 1994. ____. O trabalhador brasileiro no contexto das novas migraes internacionais. In: OIT Organizao Internacional do Trabalho da ABET Associao Brasileira de Estudos do Trabalho. O trabalho no Brasil no limiar do sculo XXI. So Paulo: LTr., 1995. ____. Brasileiros longe de casa So Paulo: Cortez, 1999 TAVARES, M. & FIORI, J. (Des)ajuste global e modernizao conservadora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. TEXEIRA, A. Vinte anos de poltica econmica. In: Coleo So Paulo no limiar do sculo XXI. So Paulo, Fundao Seade, 1992.

Rev. Univ. Rural, Sr. Cincias Humanas. Seropdica, RJ, EDUR, v. 26, n. 1-2, jan.- dez., 2004. p. 100-106.

Das könnte Ihnen auch gefallen