Sie sind auf Seite 1von 21

CEN TRO DE ALFABETI ZAO, LEI TURA E ESCRI TA FACULDADE DE EDUCAO, U FMG

Rede Nacional de Formao Continuada

Formao de Professores para ensino da leitura e escrita

As dificuldades que enfrentamos no presente no so, em certa medida, dificuldades novas. Fazem parte de uma dificuldade antiga e persistente em nosso Pas: a de assegurarmos a todos os brasileiros a igualdade de acesso a bens econmicos e culturais, neles compreendidos a alfabetizao e o domnio da lngua escrita.

Ao longo do sculo passado, porm, o conceito de alfabetizao foi sendo progressivamente ampliado, em razo de necessidades sociais e polticas, a ponto de j no se considerar alfabetizado aquele que apenas domina as habilidades de codificao e de decodificao, mas aquele que sabe usar a leitura e a escrita para exercer uma prtica social em que a escrita

necessria

A ampliao do conceito de alfabetizao se manifesta tambm na escola. At muito recentemente, considerava-se que entrada da criana no mundo da escrita se fazia apenas pela alfabetizao, pelo aprendizado das primeiras letras, pelo desenvolvimento das habilidades de codificao e de decodificao. O uso da lngua escrita, em prticas sociais de leitura e escrita, seria uma etapa posterior alfabetizao, devendo ser desenvolvido nas sries seguintes.

Alfabetizar no se reduziria ao domnio das primeiras letras. Envolveria tambm saber utilizar a lngua escrita nas situaes em que esta necessria, lendo e produzindo textos. para essa nova dimenso da entrada no mundo da escrita que se cunhou uma nova palavra, letramento. Ela serve para designar o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessrios para usar a lngua em prticas sociais.

Os dados do SAEB mostram que muitas crianas, embora alfabetizadas, no so capazes de utilizar a lngua escrita em prticas sociais,particularmente naquelas que se do na prpria escola, no ensino e no aprendizado de diferentes contedos e habilidades.

Assim: as dificuldades que enfrentamos hoje na alfabetizao so agravadas tanto pelo passado (a herana do analfabetismo e das desigualdades sociais), quanto pelo presente (a ampliao do conceito do alfabetizao e das expectativas da sociedade em relao a seus resultados).

O que fazer em resposta a essas dificuldades? Resolveremos o problema pela alterao do sistema de ciclos e da promoo contnua? Resolveremos pela adoo de um nico mtodo?

Tem-se alegado, com certa freqncia, que o sistema de ciclos de aprendizado, implantados na ltima dcada em diferentes redes pblicas de ensino, seria o grande responsvel pelos resultados desastrosos com que hoje nos deparamos.

Tem-se tambm alegado que o analfabetismo escolar tem como base principal a implantao de metodologias de ensino baseadas no construtivismo e no conceito de letramento.

Os dados sobre a escolha de livros didticos no Programa Nacional do Livro Didtico (PNLD) mostra que desde o PNLD 1998, os livros mais solicitados ao MEC pelas escolas so justamente aqueles que se organizam em torno de princpios do mtodo silbico, baseado na explorao das ditas famlias silbicas, compostas inicialmente apenas por vogais, depois por slabas consideradas complexas, passando, antes, pelas consideradas simples.

Evidentemente, a perspectiva construtivista trouxe diferentes e importantes contribuies para a alfabetizao: ... alterou profundamente a concepo do processo de construo da representao da lngua escrita, pela criana, que deixa de ser considerada como dependente de estmulos externos para aprender o sistema de escrita concepo presente nos mtodos de alfabetizao at ento em uso, hoje designados tradicionais e passa a sujeito ativo capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representao, interagindo com a lngua escrita em seus usos e prticas sociais (Soares)

Apesar dessas contribuies, necessrio reconhecer que a perspectiva construtivista e os estudos baseados no letramento conduziram a diferentes equvocos.
Em primeiro lugar, dirigindo-se o foco para o processo de construo do sistema de escrita pela criana, passou-se a subestimar a natureza do objeto de conhecimento em construo, que , fundamentalmente, um objeto lingstico constitudo, quer se considere o sistema alfabtico quer o sistema ortogrfico, de relaes convencionais e freqentemente arbitrrias entre fonemas e grafemas. Em outras palavras, privilegiando a faceta psicolgica da alfabetizao, obscureceu-se sua
faceta lingstica

fontica e fonolgica. (Soares)

Em segundo lugar, derivou-se da concepo construtivista da alfabetizao uma falsa inferncia, a de que seria incompatvel com o paradigma conceitual psicogentico a proposta de mtodos de alfabetizao. De certa forma, o fato de que o problema da aprendizagem da leitura e da escrita tenha sido considerado, no quadro dos paradigmas conceituais tradicionais, como um problema sobretudo metodolgico contaminou o conceito de mtodo de alfabetizao, atribuindo-lhe uma conotao negativa.

A questo metodolgica da alfabetizao possui, assim, de fato, um peso importante no nosso fracasso em alfabetizar. Esse fracasso, entretanto, reside, em certa medida, na ausncia de um equilbrio entre essas diferentes perspectivas tericometodolgicas. Como se defendeu anteriormente, o letramento uma condio para a alfabetizao, para o domnio das correspondncias entre grafemas e fonemas; mas alfabetizao e a explorao sistemtica dessas relaes grafo-fonmicas so tambm uma condio para o letramento.

Do mesmo modo, o conhecimento das hipteses feitas pelas crianas no aprendizado da lngua escrita uma condio fundamental para o aprendizado da lngua escrita; mas a anlise e a explorao gradual e sistemtica das caractersticas formais da lngua escrita so tambm uma condio fundamental da alfabetizao.

O que fazer?

. necessrio discriminar que conhecimentos e habilidades devem ser dominados pela criana em diferentes etapas do ciclo. Para isso, fundamental, tambm, que as escolas possuam instrumentos compartilhados para diagnosticar e avaliar os alunos e o trabalho que realiza;

fundamental, por fim, que, coletivamente, as escolas desenvolvam mecanismos para reagrupar, mesmo que provisoriamente, os alunos que no alcanam os conhecimentos e habilidades em cada etapa do processo, utilizando novos procedimentos metodolgicos e diferentes materiais didticos baseados ou no em mtodos fnicos, inspirados ou no em fundamentos construtivistas, calcados ou no em mtodos ideovisuais ou global.

preciso que as redes de ensino enfrentem trs problemas que tm evitado enfrentar: o professor alfabetizador precisa ser um dos mais capacitados da escola (ele precisa, portanto, de uma adequada formao); precisa tambm ser um dos mais valorizados da escola (ele precisa, portanto, de um estatuto diferenciado); necessrio reorganizar a escola e os tempos destinados ao trabalho coletivo, em equipes de professores e coordenadores.

Das könnte Ihnen auch gefallen