Sie sind auf Seite 1von 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE CAMPUS LAGARTO COORDENADORIA DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Abel Batista de Santana Filho

Estudo Dirigido
Brasil Imprio

Turma: 2 IEDF Curso: Tcnico em Edificaes Professor(a): Homero Disciplina: Histria Data: 07/12/2011

Lagarto-SE/2011

1.

Contexto histrico da Independncia

A consolidao da independncia no Brasil se deu atravs de diversos conflitos entre tropas de Brasil e Portugal. Um dos principais interessados era a Inglaterra, que viam no pas seu terceiro mercado externo. Ento, para que Portugal formalizasse essa independncia, foi necessrio o pagamento de 2 milhes de libras a metrpole pela perda da antiga colnia, e em no permitir a unio de qualquer outra colnia com o Brasil. Este valor estipulado foi o primeiro emprstimo externo com os ingleses. Ento, depois dessas coisas e da vitria sobre a oposio das tropas portuguesas, consolidou-se a independncia em todo territrio nacional, abrindo espao para o imprio no pas.

2. 1 Reinado

O primeiro reinado do Brasil o nome dado ao perodo em que D. Pedro I governou o Brasil como Imperador, entre 1822 e 1831, quando de sua abdicao. O primeiro reinado compreende o perodo entre 7 de setembro de 1822, data em que D. Pedro I proclamou a independncia do Brasil, e 7 de abril de 1831, quando abdicou do trono brasileiro. (WIKIPEDIA, 2011)

2.1.

Constituio de 1824

No dia 3 de maro de 1823, a Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Imprio do Brasil iniciou sua legislatura com o intento de realizar a primeira Constituio Poltica do pas. Foi influenciada pelas constituies francesa de 1971 e espanhola de 1812, alm de ser baseada na teoria da soberania nacional. A forma de governo era a monrquica, hereditria, constitucional e representativa, sendo o pas dividido

formalmente em provncias e o poder poltico estava dividido em quatro (Legislativo, Executivo, Judicirio e Moderador), conforme a filosofia liberal das teorias da separao dos poderes e de Benjamin Constant. A constituio era um documento liberal e menos centralizadora que o projeto da constituinte de 1823. Trazia tambm uma inovao, que era o poder moderador, que serviria para resolver impasses e assegurar o funcionamento do governo, e era exercido nica e exclusivamente pelo imperador.

2.2.

Conflitos

Acontecimentos notveis marcaram o primeiro reinado, alguns deles em forma de movimentos emancipacionistas, destacando-se a Confederao do Equador e a guerra da cisplatina. A Confederao do Equador Representou a principal reao contra a tendncia Representou a principal reao contra a tendncia absolutista e a poltica centralizadora do governo de D. Pedro I (1822-1831), esboadas na Constituio de 1824. J a Guerra da Cisplatina, foi o movimento de independncia da provncia Cisplatina, onde uruguaios apoiados pelo governo argentino ocuparam toda a Provncia Cisplatina e um governo provisrio uruguaio decidiu a incorporao da Cisplatina Repblica das Provncias Unidas do Rio da Prata. Em 1825, o Brasil saiu derrotado da Guerra, e, em 1828 houve a perda da Provncia Cisplatina e a consequente independncia com o nome de Repblica Oriental do Uruguai, agravando assim, e muito, os problemas de D. Pedro I.

2.3.

Crise do primeiro reinado

A primeira Assembleia Geral brasileira instalada por Dom Pedro I, teve como caractersticas o Senado Vitalcio e a cmara de Deputados eletiva e temporria. Os deputados, eleitos em 1824, eram em sua maioria abertamente hostis ao autoritarismo do imperador. Queriam um governo parlamentar que ouvisse a Cmara dos Deputados e a ela prestasse conta de seus atos. Por outro lado, o pas atravessava crise econmica e financeira. As lavouras tradicionais de exportao estavam em decadncia. O acar brasileiro, de cana, fora desalojado de seus principais mercados (Europa e Estados Unidos) pelo acar de beterraba. O algodo nordestino no resistira concorrncia do algodo norte-americano e oriental. O tabaco perdia seus mercados africanos em consequncia das restries impostas pela Inglaterra ao trfico de escravos. Enquanto isso, cresciam as importaes de manufaturados, principalmente ingleses, que levavam o pas a gastar mais do que recebia com a exportao de seus produtos agrcolas. Para agravar a situao, o governo imperial precisou contrair grandes emprstimos com bancos estrangeiros, sobretudo ingleses, a fim de financiar a guerra da Cisplatina e pagar as indenizaes que devia a Portugal e Frana. Em 1828, o Banco do Brasil foi falncia. (WIKIPEDIA, 2011)

3.

Perodo Regencial

Foi um dos mais turbulentos perodos da histria do Brasil. Iniciou-se com a Abdicao do trono de Dom Pedro I, para seu filho, Pedro de Alcntara, que mais tarde tornou-se Dom Pedro II. Na poca, Pedro de Alcntara tinha apenas cinco anos de idade, sendo necessria a escolha de uma regncia para governar o pas, visto que era menor de idade. Foi um perodo marcado por: agitaes sociais, turbulncias polticas, instabilidade imperial e intranquilidade nas provncias.

3.1.

Rebelies

Dos movimentos reivindicatrios do perodo colonial, podem-se destacar: A guerra da Farroupilha, que foi uma longa guerra civil comandada pela elite gacha, produtora de charque, tendo como destaques Bento Gonalves, Davi Canabarro e Garibaldi. Sua reclamao principal era a concorrncia do charque platino, almejando do governo uma elevao dos impostos alfandegrios sobre o charque platino (protecionismo). Tambm defendiam a proclamao das repblicas Rio Grandense, e de Juliana (SC). Em 1845, o governo central props um acordo com os farroupilhas para o fim da revoluo, onde estes exigiam: aumento das tarifas alfandegrias sobre o charque platino, anistia poltica, indenizao dos prejuzos sofridos com a guerra, e direitos para soldados farroupilhas de ingressar para as tropas imperiais, ocupando os mesmos cargos. A Sabinada, uma revolta de curta durao liderada pelo Mdico Francisco Sabino, com o intuito de proclamar a repblica na Bahia durante a Menoridade de Pedro de Alcntara. Outra manifestao foi a Balaiada, desta vez de cunho mais popular, tendo ampla participao da populao pobre: Negros escravos, negros livres vaqueiros e fazedores de balaios. Os principais lideres foram: Raimundo Gomes, Manoel Franscico dos Anjos e Preto Cosme. O objetivo da manifestao era mudar o quadro social de que esses eram vtimas.

3.2.

Regncias

3.2.1. Regncias Trinas

Com a abdicao de poder de Dom Pedro I, em 1831, houve grande desejo de estabelecer a paz o mais rpido possvel, foi criado um governo provisrio, chamada regncia trina provisria, composta por: Nicolau Pereira de Campos

Vergueiro, Jos Joaquim Carneiro de Campos e Francisco de Lima e Silva. Estes reintegraram o chamado ministrio dos brasileiros e anistiou os presos polticos. A Cmara dos Deputados tiveram seus poderes ampliados. Atuando por apenas trs meses, esta regncia criou condies para que fosse escolhido um novo governo, dessa vez chamada de Regncia trina permanente. Nessa forma de governo agora formado por Francisco Lima e Silva, Joo Brulio Muniz e Jos da Costa Carvalho organizou-se um gabinete ministerial conservador. Essa medida visava conter os movimentos populares que

pressionaram o governo de Dom Pedro I. Numa tentativa de conter tais movimentos, foi escolhido como ministro da Justia o padre Diogo Antnio Feij. Ento Feij passou a delegar poder aos coronis, proprietrios de terra para compor a guarda nacional, representando as elites. Algumas manifestaes aconteceram nesse perodo, o que levou Feij a tomas medidas como renovar os quadros militares e gradativamente, buscou ampliar seu raio de atuao poltica. Dessa maneira, ele buscou criar condies pelas quais ele tramaria um golpe poltico e assim tornar-seia nico regente. Porm, as condies no eram boas, tendo o atual governo de atender algumas exigncias liberais. Esse contexto resultou na extino do poder moderador e o prximo governo regencial teria apenas um governante. Tudo isso deu abertura para o governo de Feij

3.2.2. Regncia una de Feij

Feij foi eleito regente em 183

5, com grande maioria dos votos. Mas ainda

assim existiram diversas manifestaes oposicionistas. As tendncias polticas daquela poca agora se agrupavam entre

progressistas, de tendncia liberal, e os regressistas, partido de orientao conservadora formado pelos grandes donos de terra, comerciantes e funcionrios pblicos. No governo de Feij, o dilema da representao poltica e da centralizao de poderes abriu espao para a deflagrao de diferentes revoltas.

Por problemas de sade, Feij renunciou o cargo de regente, mas nomeou o senador pernambucano Pedro de Arajo Lima como titular na pasta do Imprio, colocando-o como futuro regente.

3.2.3. Regncia uma de Arajo Lima

Aps a abdicao do regente Feij, uma nova eleio foi realizada em abril de 1838, tendo vencedor o fazendeiro pernambucano Arajo Lima. Compondo um gabinete de formao estritamente conservadora, a regncia de Arajo Lima representou o retrocesso das conquistas liberais alcanado com a aprovao do Ato Adicional de 1834. A primeiras revoltas foram consideradas como liberdades oferecidas pelo ato adicional. Dessa forma, props muda-lo, homologando, em 1840, a chamada Lei Interpretativa do Ato Adicional, que revisou alguns pontos da reforma de 1834. Isso levou a ainda mais revoltas, levando aqueles que estavam no poder a acreditar que somente o prncipe seria capaz de acalmar os nimos do povo. A partir da, os liberais se uniram em torno do projeto de antecipao do coroamento de Dom Pedro II.

3.3.

Golpe de Maioridade

Foi a Jogada poltica dos liberais, que contaram com apoio dos conservadores para antecipar a maioridade de Pedro de Alcntara. O Pas passava por agitaes sociais. Naquele momento, seria a alternativa para colocar um basta na intranquilidade. Assim, o imperador, fortalecido pelas elites dominantes, poderia governar tranquilo a Nao..

4. 4.1.

2 Reinado Caractersticas econmicas

No final do perodo regencial, a economia brasileira comeara a apresentar sinais de recuperao, graas ao surgimento de uma nova lavoura de exportao, a cafeeira. O caf era cultivado, a princpio, apenas para consumo domstico e local, porm, rapidamente tornou-se um produto economicamente importante para o pas, coincidindo com a decadncia das lavou ras tradicionais, algodo e acar. A lavoura cafeeira proporcionou aos grandes proprietrios rurais do Sudeste (os bares do caf) o suporte econmico necessrio para consolidarem sua supremacia poltica perante as demais provncias do pas.

4.2.

Crise da escravido

Com o objetivo de atrair o capital do trfico para a industrializao,

Inglaterra extinguiu o comrcio de escravos (1807) e passou a mover intensa campanha internacional contra o trfico negreiro. Cinco anos depois, a regncia proibiu a importao de escravos (1831), mas a oposio dos grandes proprietrios rurais impediu que isso fosse levado prtica. Estimulado pela crescente procura de mo-de-obra para a lavoura cafeeira, o trfico de escravos aumentou. Os navios ingleses perseguiam os navios negreiros at dentro das guas e dos portos brasileiros, o que deu origem a vrios atritos diplomticos entre o governo imperial e o britnico. Finalmente, em 4 de setembro de 1850, foi promulgada a Lei da Extino do Trfico Negreiro, mais conhecida como Lei Eusbio de Queirs.

4.3.

Ideias Republicanas

A ascenso do Ministrio Itabora, conservador e escravocrata, em 1868, assinalou o fim da poltica de compromisso entre os partidos Conservador e Liberal. Nesse mesmo ano, formou-se o Partido Liberal-Radical, cujo programa inclua a reivindicao do voto direto e generalizado, a extino do Poder Moderador do imperador, a eleio dos presidentes de provncias pelas prprias provncias e a substituio do trabalho escravo pelo trabalho livre. Em 1870, a ala mais radical desse partido fundou, no Rio de Janeiro, o Partido Republicano. (WIKIPEDIA, 2011)

4.4.

Crise no Imprio

A economia do caf j no era mais a mesma, e o governo continuava defendendo a manuteno da escravido, apesar de esforos contrrios. Nesse contexto, os princpios federalistas contidos nos ideais do movimento republicano, passaram a ter maior aceitao. Alm disso, a partir da dcada de 1870, o Estado monrquico entrou em conflito com duas instituies importantes que formavam a base de sustentao do regime: o Exrcito e a Igreja Catlica. Uma aliana entre os ricos proprietrios rurais do oeste paulista e a elite militar do Exrcito levou a derrocada final do regime monrquico, com a proclamao da Repblica.

10

5.

Referncias Bibliogrficas

Equipe ColgioWEB. (s.d.). Perodos Regnciais. Acesso em 04 de Dezembro de 2011, disponvel em Colgio WEB: <http://www.colegioweb.com.br/historia-

brasil/rebelioes-regenciais.html> Souza, R. (2009). Perodo regencial. Acesso em 04 de 12 de 20011, disponvel em Brasil Escola: <http://www.brasilescola.com/historiab/regencias-trinas.htm> Imprio do Brasil. (s.d.). Imprio do Brasil. Acesso em 12 de 04 de 2011, disponvel em Wikipedia: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_do_Brasil> Cancian, R. (s.d.). Imprio - Segundo Reinado (1840-1889). Acesso em 07 de Dezembro de 2011, disponvel em Uol Educao:

<http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/imperio---segundo-reinado-1840-1889pedro-2-e-pacificacao.jhtm>

Das könnte Ihnen auch gefallen