Sie sind auf Seite 1von 7

O que Presso Arterial? O corao bombeia o sangue para os demais rgos do corpo por meio de tubos chamados artrias.

. Quando o sangue bombeado, ele empurrado contra a parede dos vasos sangneos. Esta tenso gerada na parede das artrias denominada presso arterial. O que hipertenso? A hipertenso arterial ou presso alta a elevao da presso arterial para nmeros acima dos valores considerados normais. Esta elevao anormal pode causar leses em diferentes rgos do corpo humano, tais como crebro, corao, rins e olhos. Outro tipo de hipertenso menos comum e que ocorre em cerca de 10% da populao a chamada hipertenso arterial secundria. Este tipo de hipertenso deve-se a uma doena conhecida ou devido ao uso de alguma medicao e qual poder ser controlada atravs de tratamento mdico especfico. SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE HIPERTENSO ARTERIAL Como a presso arterial se altera durante o dia? A presso arterial varia durante o dia dependendo da sua atividade. Ela aumenta quando voc se exercita ou em situaes tais como ansiedade, nervosismo, e diminui quando voc est relaxado ou quando dorme.At mesmo a postura -sentado ou em p-influncia a presso

arterial.Esse o motivo pelo qual os mdicos fazem a medida da presso arterial vrias vezes para confirmarem o diagnstico de hipertenso arterial. O que significa a medida da presso arterial? Quando a presso arterial medida, dois nmeros so anotados, o primeiro refere-se presso sistlica e o segundo diastlica. Considera-se normal a presso sistlica menor que 140 e a presso diastlica menor que 90.Toda presso maior ou igual a 140 x 90 considerada alta e deve ser tratada adequadamente. Pessoas com presso sistlica entre 130 e 139 e diastlica entre 85 e 89, tem maior risco de tornarem-se hipertensas, sendo muito importante controlar os fatores de risco e medir a presso arterial periodicamente. Toda pessoa que tem uma medida de presso elevada hipertensa? A presso de uma pessoa normal pode se elevar por alguns momentos durante o dia em determinadas situaes como estresse, tenso, dores de qualquer tipo (incluindo dor de cabea) e exerccios. Logo, uma medida nica de presso com valores elevados no suficiente para dizer que essa pessoa portadora de hipertenso arterial.

O que acontece quando a presso se eleva? O aumento da presso arterial indica que o corao est trabalhando mais do que o normal, ou seja, esta fazendo mais fora para bombear a mesma quantidade de sangue para o resta do corpo. Portanto os vasos sangneos esto, tambm, sofrendo maior presso.Este aumento de esforo sobrecarrega o corao que, com o tempo, vai tendo menor fora para fazer o seu trabalho e fica dilatado. E quanto mais dilatado fica o corao, maior o esforo que ele tem que fazer para bombear uma mesma quantidade de sangue.Resultado: o corao no consegue bombear sangue suficiente para os diversos rgos do corpo, prejudicando o seu funcionamento e desta forma surgem os sintomas de falta de ar, cansao e inchao do corpo. O aumento da presso com que o corao bombeia o sangue danifica as artrias, que ficam endurecidas e machucadas. sobre estas reas machucadas que se formam as placas de gordura que entopem as artrias.Resultado o corao precisa fazer ainda mais fora para que o sangue chegue nas diferentes partes do corpo, formando um ciclo vicioso. Quais os sintomas da hipertenso? Geralmente a dor de cabea e a sensao de tontura so os sintomas mais comuns, porm no os nicos. Muitas pessoas portadoras de hipertenso arterial desconhecem a doena, pois os sintomas demoram a aparecer. Quais so as principais doenas que podem ser originadas pela hipertenso? 2

- Infarto - Angina - Insuficincia do corao - Insuficincia dos rins - Derrame cerebral (acidente vascular cerebral) - Tromboses Que fatores podem estar relacionados com a presso alta?

Histrico familiar: Pessoas que tem familiares com presso arterial elevada tm maior chance de serem hipertensas. Se for o seu caso comunique ao mdico. Idade: Sabe-se que medida que se avana na faixa etria aumenta a porcentagem de portadores de hipertenso arterial. Na populao idosa mais da metade apresenta hipertenso. Sal: A ingesto excessiva de sal predispe ao aumento da presso arterial.

Obesidade: Pessoas com excesso de peso tm maior probabilidade de desenvolver a hipertenso. Procure saber qual seu peso normal em relao a sua idade, altura e sexo e, se voc estiver acima deste peso, consulte seu mdico sobre um programa de exerccios e dieta adequado para uma perda gradual de peso.

Diabetes:

Pessoas com diabetes muitas vezes tambm sofrem de hipertenso. Esta combinao aumenta o risco de doenas cardiovasculares.

Abuso de lcool: Estudos demonstram que o abuso do lcool pode estar associado presso alta. Recomenda-se moderao.

Vida sedentria: Um estilo de vida sem exerccios regulares aumenta a probabilidade de excesso de peso, significando um fator de risco para o desenvolvimento da hipertenso.

Cigarro O hbito de fumar de fumar um fator de contribuio para elevar a presso arterial. Dicas para controlar a presso arterial Se voc tem presso alta importante trabalhar em conjunto com seu mdico, planejando um programa de controle adequado. 1- Tome seus remdios regularmente, como prescrito por seu mdico. 2- Comparea ao consultrio nas datas marcadas de controle de sua presso o que permitir ao mdico tomar as providncias adequadas. 3- Atividades fsicas regulares, alimentao balanceada e controle do stress tambm so algumas dicas. Controlando e Prevenindo a Hipertenso

Evite alimentos ricos em gorduras saturadas e as calorias vazias como os refrigerantes doces e frituras. Eles contm grandes quantidades de colesterol, acares e excesso de sal que prejudicial sade. Favorecendo o ganho de peso, promovendo o aparecimento da hipertenso arterial. Procure preparar as suas refeies com pouco sal. Diminua o sal nos seus alimentos. Crie o hbito de consumir as refeies sem o saleiro. uma forma de controlar a ingesto de sal dirio. Controle periodicamente a sua presso arterial. Deixe de fumar. Minimize o uso de lcool. Mantenha seu peso ideal. Faa exerccios fsicos sob orientao mdica. Controle o stress.

Voc pode medir sua presso na posto de sade mais prximo de sua residncia.

ORIENTAES SOBRE A DIETA PARA A HIPERTENSO ARTERIAL O sal de cozinha um dos temperos mais comuns da culinria brasileira, porm um dos responsveis pelo aumento da presso arterial. Geralmente ns comemos uma quantidade excessiva de sal (aproximadamente 10 gramas, o que corresponde em mdia a 2 colheres de ch rasas). A nossa necessidade diria de sal bem pequena e j existe normalmente em cerca de 75% nos prprios alimentos que consumimos, (isto , cerca de 6g de sal ou 1 colher de ch rasa). Existem alimentos que contm muito sal e, portanto devem ser evitados. So eles:

- lingia, carne-seca, bacalhau, paio, salame, presunto, mortadela, salsicha, toucinho defumado, hamburger industrializado. - molho de soja, catchup, mostarda, molho ingls, temperos prontos, azeitona, caldo de carne concentrado, sopas industrializadas. - conservas e enlatados: sardinha, ervilha, molho verde, palmito, fiambres, pats, etc. - todos os tipos de queijo, exceto ricota e queijo tipo minas. - manteiga e margarina com sal, bolachas salgadas, salgadinhos industrializados tipo chips, amendoim, etc.

importante ressaltar, que muitos alimentos j contm sal na sua composio. No quadro abaixo, temos a quantidade de alguns alimentos que equivalem a 1g de sal de cozinha, os quais devem ser evitados para que no se exceda recomendao mxima diria. 1 grama de sal de cozinha equivale a:
o o o o o o o o o

gomo de lingia calabresa 1 unidade de salsicha 4 fatias finas de mussarela 5 fatias finas de queijo prato 1 unidade de sardinha em lata 4 unidades de azeitona 1 unidade de po francs de tablete de caldo concentrado 1 colher de sopa de shoyo

Conselhos teis no preparo da dieta: 1. Cozinhe com pouco sal. 2. Evite colocar o saleiro na mesa. 3. Procure dar sabor comida, utilizando temperos como alho, vinagre, limo e ervas aromticas (coentro, hortel, salsa, manjerico, louro, salso, cebolinha, etc.). 4. No utilize alimentos gordurosos e frituras a fim de evitar o excesso de peso. 5. Inclua na dieta alimentos base de cereais, legumes, verduras e frutas.

Atividade Fsica e Hipertenso Arterial: Entre as medidas no medicamentosas, a atividade fsica comprovadamente capaz de diminuir a presso arterial. Para atingir esses benefcios preciso estar atento para o tipo, 6

intensidade, freqncia e durao do exerccio fsico. No entanto, devemos buscar sempre os cuidados de profissionais da rea da sade (ex.: mdicos e fisioterapeutas) para orientao e superviso da pratica dos exerccios fsicos adequados.

Das könnte Ihnen auch gefallen