Sie sind auf Seite 1von 9

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
3 srie Estatstica
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as

competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Aline Mide Romano de Barros


Centro Unversitrio Anhanguera Leme

Administrao - 3 srie - Estatstica

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. Desenvolver raciocnio lgico, crtico e analtico para operar com valores e formulaes matemticas presentes nas relaes formais e causais entre fenmenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crtico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experincia cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuao profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptvel. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gesto e administrao, pareceres e percias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratgicos e operacionais.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, nas Etapas 1, 2 e 3; Relatrio Final, na Etapa 4.

Participao
Sugere-se que para a elaborao dessa atividade, os alunos organizem-se em equipes de 5 a 7 participantes e entreguem seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: Em papel branco, formato A4. Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm. Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta. Espaamento de 1,5 entre linhas. Se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas. Com capa, contendo: Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina. Nome e RA de cada participante. Ttulo da atividade.
1

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Aline Mide Romano de Barros

Administrao - 3 srie - Estatstica

Pg. 3 de 3

Nome do professor da disciplina. Cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

DESAFIO
O desafio proposto para a equipe a construo de um Relatrio, conforme estudo de caso abaixo, destinado ao Diretor da empresa, contendo os resultados da pesquisa estatstica de controle de qualidade para o referido lote; desta forma, o diretor tambm poder verificar a efetividade do trabalho da empresa. A relevncia do desafio est pautada na possibilidade de utilizao do estudo e compreenso de dados estatsticos e suas implicaes como ferramenta de reflexo e meio de interveno na rea administrativa. Estudo de Caso A equipe ter a funo de atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fbrica, e estar encarregada de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de caf que marcam na embalagem 1 kg. Vocs devero escolher uma amostra pr-determinada de pacotes de caf e efetuar os procedimentos estatsticos de controle de qualidade para determinar a aprovao ou reprovao de um lote para comercializao. Vale lembrar que segundo regras desta empresa, para que o lote obtenha aprovao, o desvio padro mximo de 0,005 kg (ou 5 gramas).

Objetivo do desafio
Produo de um Relatrio, conforme estudo de caso.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Introduo Estatstica. Essa atividade importante para adquirir conhecimentos e apoderar-se de definies e conceitos especficos da rea estatstica, a fim de compreender e aplicar os procedimentos estatsticos em uma pesquisa. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Leia os captulos referentes Introduo e Conceitos Iniciais nas referncias bibliogrficas listadas ao incio desta atividade.

Aline Mide Romano de Barros

Administrao - 3 srie - Estatstica

Pg. 4 de 4

Passo 2 (Aluno) Leia os artigos abaixo, para apropriar-se de maior entendimento sobre o desenvolvimento das pesquisas estatsticas, bem como suas inmeras aplicaes: a) SOUZA, Gueibi Peres. Aplicao dos conceitos de Controle Estatstico de Processo (CEP) em uma indstria de fundio do Norte Catarinense. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EMRzd ACiXpOTA0NjgxYmQtNTYwMS00NjA1LTk0NmYtODk4YzM2MTUzZDJh&hl=pt_BR> Acesso em: 28 mar. 2012. b) Conceito e aplicaes da Estatstica. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EMRzd ACiXpNWM0Y2Y5NTAtZmVhNy00NmRhLTkxNWItNWI5YWE1OTkzZDM5&hl=pt_B R> Acesso em: 28 mar. 2012.

Passo 3 (Aluno) Realize busca na internet referente s possibilidades de aplicao da Estatstica na rea de Administrao. Este levantamento dever conter uma relao de lugares, situaes e problemas em que pode-se aplicar conceitos estatsticos. Passo 4 (Aluno) Construa um relatrio parcial contendo o resultado final destes passos. Disponibilizem este relatrio no e-mail de todos os integrantes do grupo, para que os mesmos verifiquem se existem ajustes a serem feitos. Este relatrio parcial dever conter: Resumo terico dos materiais lidos nos Passos 1 e 2. Lista de aplicaes da Estatstica na rea de Administrao encontradas na busca realizada pelo grupo no Passo 3. Entregue ao professor em data pr-estabelecida por ele o relatrio descrito acima.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Estatstica Descritiva (Coleta de dados, tabela de frequncias) Esta atividade importante para orientar na coleta dos dados que iro utilizar no desenvolvimento de todas as etapas deste desafio. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno)

Aline Mide Romano de Barros

Administrao - 3 srie - Estatstica

Pg. 5 de 5

Busque, nas referncias citadas no final desta atividade (no item, referncias complementares) captulos que discutem o processo de coleta de dados estatsticos. Leia com ateno esses captulos para realizar corretamente os passos a seguir. Passo 2 (Aluno) No livro TAVARES, M. Estatstica aplicada Administrao leia o captulo de Amostragem (p. 74). Este livro est disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EMRzdACiXp Y2E4OTc0YTktNWZmMC00ZTNmLWJjMTUtNWVhYmM0YTkwZTdk&hl=pt_BR> Acesso em: 28 mar. 2012. Passo 3 (Equipe) Escolha aleatoriamente 100 pacotes de caf para compor sua amostra. Realizem a pesagem deste cem (100) pacotes e anotem os respectivos pesos. Como sugesto, os alunos podem procurar uma indstria ou mesmo um supermercado que possa fornecer este material para pesagem. Passo 4 (Aluno) Anotem todos os dados coletados em uma planilha, conforme quadro abaixo e elaborem um relatrio parcial contendo o resultado final desta etapa, incluindo resumo terico e os procedimentos prticos utilizados pelo grupo para a coleta de dados dessa pesquisa, tais como data das pesagens, local, forma de coleta, entre outros. Amostra 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... ... ... 100 Peso (gr)

Quadro 1 Produtos e Peso

Entregue para o professor da disciplina.

Aline Mide Romano de Barros

Administrao - 3 srie - Estatstica

Pg. 6 de 6

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Estatstica Descritiva (Grficos e representaes). Esta atividade importante para aprender a construir tabelas de frequncia e organizar dados em grficos. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Utilizem o Excel para construo de uma tabela com os dados coletados na etapa anterior. Construam uma tabela contendo a frequncia absoluta e a frequncia relativa. Caso vocs tenham dvidas ou dificuldades para usar o Excel poder encontrar ajuda no site: <http://www.del.ufms.br/tutoriais/excel7/apresentacao.htm#sumario>. Acesso em: 28 mar. 2012. Passo 2 (Equipe) Elaborem grficos utilizando a tabela do passo anterior no Excel: a) 1 grfico de colunas utilizando a frequncia absoluta. b) 1 grfico de setores utilizando a frequncia relativa. Entregue ao professor em data pr-estabelecida por ele o relatrio descrito acima.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Estatstica Descritiva (Medidas de tendncia central e medidas de disperso) Esta atividade importante para entender e calcular medidas de tendncia central e Disperso Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Busque nas referncias citadas no incio desta atividade (no item, Sugesto de referncias bibliogrficas os captulos sobre Medidas de Tendncia Central e Medidas de Disperso.
Aline Mide Romano de Barros

Administrao - 3 srie - Estatstica

Pg. 7 de 7

Em seguida, calcule a varivel peso, de acordo com os dados coletados: mdia, moda, mediana, varincia e desvio-padro. OBS: Vocs podem utilizar o Excel para realizarem esses clculos. Todas essas funes esto disponveis no pacote chamado Estatstica. Para acess-lo no Excel, seguir as orientaes conforme figura abaixo:

Figura Funo no Excel Fonte: Autor

Aline Mide Romano de Barros

Administrao - 3 srie - Estatstica

Pg. 8 de 8

Figura Funo Estatstica no Excel Fonte: Autor

Passo 2 (Aluno) Faa uma interpretao estatstica dos resultados obtidos, levando em considerao as peculiaridades de cada uma das medidas estatsticas utilizadas. Essas peculiaridades podero ser encontradas nas referncias bibliogrficas sugeridas no incio desse desafio. Neste momento, voc tambm dever decidir pela APROVAO ou REPROVAO deste lote. Lembre-se: o lote ser aprovado de estiver dentro do desvio-padro permitido pela empresa (0,005 kg ou 5 gr).

Aline Mide Romano de Barros

Administrao - 3 srie - Estatstica

Pg. 9 de 9

Passo 3 (Equipe) Construam um relatrio parcial contendo o resultado final destes passos. Disponibilizem este relatrio no e-mail de todos os integrantes do grupo, para que os mesmos verifiquem se existem ajustes a serem feitos. Este relatrio parcial dever conter: Materiais construdos nos Passos 2 e 3. Uma breve interpretao dos resultados obtidos. Resultado final: Aprovao e/ou Reprovao do lote, e suas respectivas justificativas. Aps os ajustes, entreguem ao professor em data pr-estabelecida por ele o relatrio descrito acima. Passo 4 (Equipe) Elaborem o relatrio final, resgatando os 4 relatrios parciais construdos ao longo das etapas e organizando este material em captulos, conforme descrito anteriormente. Entreguem o relatrio final ao professor da disciplina, como se estivessem entregando ao Diretor da empresa, contendo o parecer de aprovao ou reprovao, bem como suas justificativas.

Livro Texto da disciplina:


LARSON, Ron.; FARBER, Betsy. Estatstica Aplicada. 4 ed. So Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2010. PLT 136

Bibliografias Complementares

CRESPO, Antonio Arnot. Estatstica Fcil. 18 ed. So Paulo: Saraiva, 2002. KAZMIER, Leonard J. Estatstica aplicada economia e administrao. 1 ed. So Paulo: Makron Books, 2004. FONSECA, J. S. da; MARTINS, G.A. Curso de Estatstica. 6 ed. So Paulo: Atlas, 1996. Epprecht, Eugnio, et al. Controle Estatstico de Qualidade. Atlas, 2004.

Aline Mide Romano de Barros

Das könnte Ihnen auch gefallen