You are on page 1of 39

ESTATÍSTICA APLICADA à Ciência e a Educação

Licenciatura em Física 2oSemestre

Prof. Ernesto

Bibliografia Recomendada
Bibliografia Básica:

SILVA, E. M.; SILVA, E.M.; GONÇALVES, W.; MUROLO. A.C. Estatística Para  os Cursos de Economia, Administração e  Ciências Contábeis, São Paulo, Editora Atlas, 1999. NOVAES, D. V.; COUTINHO, C. Q. S., Estatística  para  a  Educação Profissional, São Paulo, Editora Atlas, 2009. MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P., Noções de Probabilidade  e Estatística. 2ed. São Paulo. IME-USP, 2000. BENNETT, Deborah J., Aleatoriedade. São Paulo. Martins Fontes, 2003.

Bibliografia Complementar:

SMAILES, J.; MACGRANE, A. Estatística  Aplicada  Administração com  Excel, São Paulo, Editora Atlas, 2002.

à 


SPIEGEL, Murray R. Estatística.
LARSON, R. Estatística  Aplicada. 2ed. São Paulo: Pearson

Ementa
  

População, amostra e critérios de amostragem; Representações gráficas; Medidas de Posição: Quartis – determinação, representação e análise de dados com o auxílio do diagrama Box-Plot, percentis, moda e média

 dicção.Sistema de Avaliação Critérios de Avaliação   Prova individual e seminário O seminário será avaliado com os seguintes critérios:  Domínio do conteúdo. . contextualização. adequação  da aula ao tempo disponível. recursos didáticos. capacidade de transmissão e  articulação das ideias.  pesquisa adicional.

INTRODUÇÃO .

armas.ESTATÍSTICA Vem do latim “status” = Estado Inicialmente envolvia: compilações de dados e gráficos representativos dos vários aspectos de um estado ou país.Estratégias em Guerra: Homens. . .Taxa de Impostos. . Cavalos e etc.

PANORAMA HISTÓRICO •  Em  1085. •  De  1853  até  hoje.  entre  o  número  de  nascimentos  de  crianças  na  Inglaterra.  com  finalidade  guerreira e fiscal.  tem-se  marcante  aperfeiçoamento  de  técnicas.  ordenou  que  fosse  feito  na  Inglaterra  um  levantamento  de:  terras.  intercâmbio  de  informações.  pesquisas  sobre  a  relação causa e efeito. .  proprietários.  geraram  as  “Tábuas  de  Mortalidade”.  Guilherme  O  Conquistador.  e  entre  outras  coisas.  propriedades.  se  concluiu  que.  uso  da  terra.  John  Graunt  e  Halley  após  exaustivas  análises  sobre  registros  de  nascimentos  e  mortes. •  No  século  XVII.  empregados.  51% eram meninos e 49% eram meninas.

caso existam. que influências cabem a cada uma delas. .MÉTODOS CIENTÍFICOS MÉTODO é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja. registrando essas variações e procurando determinar. •Método Estatístico: Admite todas essas causas presentes variando-as. no resultado final. Métodos Científicos: •Método Experimental: consiste em manter constantes todas as causas (fatores). e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos. menos uma.

É considerada como método quando utilizada como instrumento para outras ciências (complementar). . Depende da matemática para desenvolver-se. Na Física será um instrumento auxiliar na tomada de decisão.Estatística. É considerada como ciência ao estudar populações..

AMOSTRA: qualquer subconjunto não vazio de uma população. .  Uma característica numérica estabelecida para toda uma amostra é um ESTIMADOR. ex: sala de aula  Uma característica numérica estabelecida para toda uma população é um PARÂMETRO.Conceitos Fundamentais POPULAÇÃO: conjunto de todos os itens que interessam ao estudo do fenômeno coletivo.

análise. tomada de decisão.ESTATÍSTICA É uma metodologia para trabalhar com dados. . consistindo em uma série de etapas:     coleta das informações. organização e apresentação.

15…} . 3. 8. 7. 5. 9. 9. 12…} Organização das informações (rol): {3. 15. 12. quantos livros cada um deles lê? Respostas (dados brutos): {8.Exemplo prático Dentre os alunos de uma sala. 4. 4. 5. 7.

“O Cálculo de probabilidade é que viabiliza a inferência Estatística “ . 2. A partir da análise de dados são tiradas conclusões. ESTATÍSTICA INDUTIVA • Também é chamada de inferência estatística. organiza e descreve (apresenta) um conjunto de dados. Nela não são tiradas conclusões. ESTATÍSTICA DESCRITIVA • Parte da Estatística que apenas coleta.A ESTATÍSTICA 1.

índices. A organização dos dados. taxas. Representação dos dados. estabeleceremos parâmetros a partir de estimadores do cálculo de probabilidades.Atribuições da Estatística Descritiva: Obter e coletar dados. coeficientes. Redução de dados (Variável Discreta e Continua). proporções. tendências. Informações que auxiliarão na descrição do fenômeno: médias. . Já com a Estatística Indutiva. dispersões.

VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS Variáveis Estatísticas Quantitativas Discretas Contínuas Qualitativas Ex: cor do cabelo. numero de telefone .

Quantos quilos você pesa? .Assume qualquer valor dentro de um intervalo .Ex.A variável discreta nós contamos! Contínuas . Quantos irmãos você tem? .A variável contínua nós medimos! .Não pode assumir qualquer valor .Variáveis Quantitativas Discretas .Ex.

População e Amostra  Quais são as preferências musicais dos estudantes brasileiros ? População  -  Amostra  -  Unidade estatística •População: todos os estudantes brasileiros • Amostra: grupo reduzido de estudantes • Unidade Estatística: cada um dos estudantes .

 produtos de um  supermercado. Exemplos: alunos de  uma sala de aula.As populações podem ser: Finitas: São populações limitadas em  seu tamanho. Infinitas: Consistem tipicamente em  processos que geram itens. obtenção de caras ou  coroas no lançamento de uma moeda. Exemplos:  extrações com reposição de bolas de  uma urna. .

.

munição. sistema de segurança.Vantagens da Estimação (Amostragem) Uma amostra pode ser mais atualizada do que a população. Precisão – a amostragem envolve menor número de coletores de dados. Problemas de custo e de tempo podem conduzir a uma limitação do censo a apenas uma ou poucas características por item. Custo – o custo de se fazer um censo pode ser proibitivo. diminuindo a chance de erros. Testes Destrutivos – os itens examinados são destruídos quando testados – lâmpadas. etc. os resultados de um censo podem ser demorados e não mais representar a população. .

Numa estimação (amostragem). isto é. o estudo estatístico baseia-se numa parte da população.Censo e Estimação Num censo são observados todos os indivíduos da população relativamente aos diferentes atributos que estão sendo objetos de estudo. Estimação Censo . numa amostra que deve ser representativa dessa população.

uma amostra deverá ser bastante grande para ser representativa. Ocasionalmente. de modo que não há necessidade de uma amostra. Ex: quando há bastante variabilidade entre os itens da população. Se o tamanho da amostra é grande em relação ao da população. já se dispõe de informação completa. Se for exigido uma precisão completa nos resultados – neste caso o censo é o único método aceitável.Vantagens do Censo A população pode ser tão pequena que o custo e o tempo de um censo sejam pouco maiores que para uma amostra. . o esforço adicional requerido por um censo pode ser pequeno.  Ex: um banco não faria uma amostragem de suas agências para saber o montante de dinheiro disponível.

Formas de Abordagem       Censo                  X Estimação < 100% $ Rápido Atualizado Sempre viável Erro processual positivo 100% confiabilidade $$$ Lento Desatualizado Nem sempre é viável Erro processual zero A forma de avaliação da precisão de um valor numérico é avaliada através do binômio: confiança e erro processual .

logo mais barata. Logo. confiabilidade 100% e precisão total. o volume de informações estatísticas deve ser tratado rapidamente. concluída mais rapidamente. Ela é uma estimação.Erro processual não considera falha humana. um a um. portanto mais atualizada. e como o censo considera todos os itens de uma população. Por questões relativas a “falta de tempo” e pressões por decisões de curto prazo. desta forma a estimação tem sido mais usada. Já uma amostra considera parte de uma população. . por isso tem erro processual zero.

População e Amostra  Por que o recurso de uma amostra e não de uma população ? •Economia de tempo •Redução de custos  Como selecionar as amostras? • Amostragem aleatória • Amostragem sistemática • Amostragem estratificada .

A ESTATÍSTICA NAS  EMPRESAS Neste mundo globalizado. e ainda. . a empresa é uma das vigas mestras da Economia dos Povos e a Estatística tem colaborado com os gerentes porque permitem a construção de ferramentas que dão oportunidades a tomada de decisões e estimativas. facilitam o tríplice trabalho do Administrador de organizar. dirigir e controlar a empresa.

Deve-se fazer pesquisa de mercado entrevistando um número de residências escolhidas aleatoriamente. Poderá usar os resultados para estimar as preferências da população.Aplicação Uma firma que está se preparando para lançar um novo produto precisa conhecer as preferências do consumidor no mercado de interesse. .

preço do produto.temperatura média. em uma comunidade.Aplicação • É possível que. .renda média local. . Através da análise de regressão pode-se determinar quais fatores têm efeitos mais importantes. . o consumo de sorvete dependa do: .número de crianças na comunidade. .

Aplicação Antes de lançar um novo remédio no mercado. Determina se eventuais diferenças observadas são causadas pelo remédio ou por outros fatores. é necessário fazer várias experiências para garantir que o produto é seguro e eficiente. mas não a outro. Verifica se os resultados nos dois grupos são diferentes. e dá o remédio a um grupo. . Toma-se dois grupos tão semelhantes quanto possível.

. Inspeciona-se uma amostra de itens escolhidos aleatoriamente inferindo-se sobre a qualidade de todo o lote. teremos de nos certificar de que o produto realmente satisfaz os requisitos de qualidade acordados.Aplicação • No recebimento de um grande embarque de mercadorias de um fornecedor.

Em vez de examinar todos os documentos originais (notas de venda.Aplicação • Auditor: verificar livros de uma firma para certificar que os lançamentos refletem a situação financeira da companhia. ordens de compra. inferindo o resultado sobre toda a população. requisições). verifica-se apenas uma amostra de documentos escolhidos aleatoriamente. .

EXERCÍCIOS .

Parâmetros são medidas características de grupos. Assinale a opção correta. a) b) c) d) e) A Estatística Inferencial compreende um conjunto de técnicas destinadas à síntese de dados numéricos. Resposta b . A Estatística Descritiva compreende as técnicas por meio das quais são tomadas decisões sobre uma população com base na observação de uma amostra.1. determinadas por meio de uma amostra aleatória. O processo utilizado para se medirem as características de todos os membros de uma dada população recebe o nome de censo. Uma população só pode ser caracterizada se forem observados todos os seus componentes.

. de forma resumida. V . denominado amostra. V . Julgue os itens seguintes. V .2. tais como gráficos e tabelas. cujo objetivo é apresentar.Como a realização de um censo tipicamente é muito onerosa e/ou demorada.Um censo consiste no estudo de todos os indivíduos da população considerada.Por Estatística Descritiva. um conjunto de observações. muitas vezes é conveniente estudar um subconjunto próprio da população. entende-se um conjunto de ferramentas.

6) Exposição dos resultados. 4) Crítica dos dados. 7) Análise dos resultados. 2) Planejamento. . 5) Apuração dos dados.FASES DO MÉTODO  ESTATÍSTICO São 7 as fases do Método Estatístico: 1) Definição do problema. 3) Coleta dos dados. 1) DEFINIÇÃO DO PROBLEMA:    Formular corretamente o problema. Examinar outros levantamentos realizados no mesmo  campo e análogos. Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar.

Escolher e formular corretamente as perguntas. Definir o tipo de levantamento: Censitário ou por  Amostragem. como levantar  informações sobre o assunto objeto do estudo. em especial. delineamento da amostra. custos  envolvidos. Definir o cronograma de atividades.FASES DO MÉTODO  ESTATÍSTICO 2) PLANEJAMENTO:      Determinar os procedimentos necessários para  resolver o problema. Planejar o trabalho tendo em vista o objetivo a ser  atingido. etc. .

- Coleta Direta: feita sobre elementos de  registro obrigatório ou feita pelo próprio  pesquisador através de inquéritos e  questionários.  periódica: censos.FASES DO MÉTODO  ESTATÍSTICO 3) COLETA DE DADOS: pode ser direta ou  indireta. . - Coleta Indireta: Quando é inferida da coleta  direta ou do conhecimento de outros  fenômenos relacionados.  ocasional: emergencial.  Quanto ao fator tempo divide-se em:  contínua: registros.

  eletromecânica ou eletrônica. Interna quando visa observar os elementos  originais dos dados da coleta. - Pode ser externa ou interna:   Externa quando visa às causas dos erros por  parte do informante. visando eliminar erros grosseiros.FASES DO MÉTODO  ESTATÍSTICO 4) CRÍTICA DOS DADOS:  Observar os dados à procura de falhas e  imperfeições. 5) APURAÇÃO DOS DADOS:  Processamento dos dados: manual. .

7) ANÁLISE DOS RESULTADOS:   Realizada após a Estatística Descritiva. Tornar fácil o exame do objeto de tratamento  estatístico e posterior obtenção de medidas  típicas. Tirar conclusões sobre o “todo” a partir da  “amostra” através da Estatística Indutiva ou  Inferencial.FASES DO MÉTODO  ESTATÍSTICO 6) EXPOSIÇÃO DOS DADOS:   Apresentar os dados sob a forma adequada  (tabelas ou gráficos). .