Sie sind auf Seite 1von 2

CONTROLES INTERNOS Tem a finalidade de salvaguardar os ativos, verificar a adequao e o suporte dos dados contbeis, promover a eficincia operacional

e encorajar a aderncia s polticas definidas pela direo, com o objetivo de evitar fraudes, erros, ineficincias e crises nas empresas. A Auditoria Gerencial avalia a segurana dos controles internos existentes na empresa, tem a finalidade de sugerir e recomendar a implementao ou melhoramento de mecanismos internos de preveno. Presta assessoria a administrao da empresa ao identificar a inexistncia, deficincia, falha ou no cumprimento do controle interno, para isso o Auditor dever ter conhecimento da funcionalidade e aplicao desses mecanismos na empresa. Esses controles devem ser: a) teis quando salvaguarda os ativos da empresa e promove o bom desenvolvimento dos negcios, protegendo as empresas e as pessoas que nela trabalham; b) Prticos quando apropriado ao tamanho da empresa e ao porte das operaes, objetividade ao que controlar e simples na sua aplicao; c) Econmicos quando o benefcio maior que o seu custo (custo/benefcio). Importncia Salvaguardar o ativo proteger os ativos de eventuais roubos, perdas, uso indiscriminado ou danos morais (imagem da empresa), promoo do desenvolvimento do negcio, onde o sistema de controle interno permita a administrao agir com a maior rapidez e segurana. O resultado das operaes deve fornecer administrao, em tempo hbil, informaes que possibilitem o aproveitamento de todas as oportunidades de bons negcios, reduo de custo e aumento do nvel de confiana dos clientes e funcionrios da empresa. Proporcionando um ambiente rico e saudvel para as pessoas que ali trabalhem, dando condies para que essas pessoas possam aprimorar continuamente suas habilidades tcnicas profissionais e humanas e recompensando-as pelos seus desempenhos. As pessoas devem estar a par da maneira como so avaliadas e participar desse processo. Ambiente propcio para existir um bom controle interno inclui: Para que um ambiente seja propcio e cumpra os princpios ticos e retido e integridade dos funcionrios. Estrutura organizacional adequada; Comprometimento com a competncia e a eficincia; Formao de uma cultura organizacional; Polticas e prticas adequadas de RH; Sistemas adequados.

As cinco atividades bsicas do controle so: 1. Segurana e proteo dos ativos e arquivos de informao. 2. Documentao e registros adequados. 3. Segregao de funes. 4. Procedimentos adequados de autorizaes para o processamento das transaes. 5. Verificaes independentes. Tipos de Controles Internos A Exposio de Normas de Auditoria n 29 (ENA 29) estabelece que o sistema de controle interno de uma empresa se decompe em dois grupos de controle: os de natureza contbil e os de natureza administrativa. Os controles contbeis compreendem o plano de organizao e todos os sistemas, mtodos e procedimentos relativos salvaguarda de bens, direitos e obrigaes, alm disso, a fidedignidade dos registros financeiros. Alguns exemplos disso so: - sistema de autorizao e aprovao de transaes - princpios de segregao de tarefas - controles fsicos sobre os bens e informaes - custdia de bens e direitos. Os controles administrativos compreendem o plano de organizao, os sistemas, mtodos e procedimentos pela direo com a finalidade de contribuir para: - eficincia e eficcia operacional; - obedincia a diretrizes, polticas, normas e instrues da administrao. Os programas que uma empresa desenvolve para o treinamento e desenvolvimento de seu pessoal tem por finalidade contribuir para que tenhamos pessoas mais capacitadas, e tais pessoas, sendo mais e melhor capacitadas, tendem a provocar menor quantidade de erros durante a execuo de suas funes, colaborando para maior qualidade do fluxo de transaes da empresa. Existem trs formas de controles: a) Prvio controle exercido a partir da projeo dos dados reais e a comparao dos resultados provveis contra aquele que pretendemos atingir; b) Durante o fato, o controle exercido no momento da ocorrncia de desvios, fraudes ou falhas; c) Aps o fato, o mximo que podemos fazer tomar medidas para que o fato semelhante no venha a ocorrer.

Das könnte Ihnen auch gefallen