Sie sind auf Seite 1von 16

DE

BOCA

PERFUMADA

A OUVIDOS

DCEIS

LIMPOS.

ANCESTRALIDADES AFRICANAS, TRADIO ORAL E CULTURA BRASILEIRA

Ronilda Iyakemi RIBEIRO*

Povo B R A S I L E I R O
Interessado em Cultura Brasileira, Correia-Rickli (1993) escreve o livro Trs razes, dez mil flores. 500 anos e Cultura Brasileira, buscando expressar, atravs desse ttulo a enorme e rica variedade originada do encontro de influncias indgenas, africanas e europias na constituio sciocultural brasileira. Uma riqueza de fazer gosto e dar orgulho a esse povo cuja diversidade de origens tnicas fez brancos alvssimos, negros pretssimos, tons e semitons, determinados pela mistura de seivas trazidas por razes fortes mergulhadas em distintas origens raciais. Olhando um dia desses o girar de um carrossel num Parque de Diverses, v i passar, subindo e descendo no movimento dos cavalos, com olhares encantados, duas crianas negras - uma mais clara, outra mais escura - , seguidas logo de uma loirssima, atrs de quem vinha uma nissei. Logo depois, um menino com t r a o s indgenas e j vinha vindo um ruivinho e depois dele, uma garota de pele escura e cabelos bem lisos. Agora chegavam de novo as crianas negras, a loirssima... Havia naquele carrossel, entre espelhos, ondulaes e sons de sinos, uma imagem de Brasil. O corpo do Brasil multicolorido, sua alma n o poderia ser m o n o c r o m t i ca: a cultura brasileira, constituda por mltiplas influncias culturais explode em mil flores de tantas formas e tantos perfumes. Diferentes

Pesquisadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Ancestralidades Africanas e Cidadania - PROLAM/USP - Email: iyakemi@usp.br.

simbolismos mesclam o r i x s , charutos defumadores e comemorativos, missa do galo, ceia de natal, dia de Reis, festas juninas, cauim, sereias, bruxas, lobisomens, ogres, a cuca, o Pedro Malasarte... N a m s i c a e d a n a s , misturam-se modinhas, serenatas, polca, mazurca, valsa, quadrilha, chote, toada, embolada, maxixe, samba, chorinho, marcha carnavalesca, frevo, b a i o , chote, pagode, reggae, salsa, lambada, mambo, maracatu, congada, cateret, cururu. Capoeira Angola, maculel, puxada de rede. Permeando todas essas expresses culturais e determinando valores ticos e estticos, h matrizes de C o s m o v i s o Africana, Indgena, Europia, Asitica. Sem reduzir a importncia das demais, particularizo aqui dados sobre as bases antropolgicas africanas da c o n s t r u o scio-cultural brasileira, por estar mais familiarizada com elas. Discorrer sobre razes africanas do Brasil inclui lembrar essa presena em muitas manifestaes culturais e artsticas. Apanho o Dicionrio do Folclore Brasileiro de C m a r a Cascudo e o abro, para brincar, ao acaso. Praticamente n o h p g i n a onde no figure u m verbete com referncias a jogos, cantigas, nomes, costumes, crenas de origem africana. Mas, mais que isso, talvez muito mais que isso, o que temos da frica a presena de valores e de elementos formadores do modo brasileiro de perceber o mundo. Quero discorrer, pois, inicialmente, sobre alguns desses elementos formadores, integrantes do que se poderia chamar "ancestralidades africanas" ou, quem sabe, "africanidades brasileiras" Proponho a seguir, apresentar exemplos e a que algumas dificuldades se impem: o que recortar desse vasto e t o rico universo? Recursos divinatrios? Pantees de divindades? Importncia da palavra? Medicina Tradicional? Magia, feitiaria e bruxaria? Contos infantis? Princpios de paidologia e pedagogia? Relaes de gnero? Escolho o seguinte caminho: logo aps discorrer sobre os referidos elementos formadores, sob o ttulo de Ancestralidades africanas tratarei, ainda que brevemente, de aspectos relativos literatura oral dos iorubs, povo da frica Ocidental (Nigria, Togo e Repblica do Benin) e para finalizar, abordo alguns aspectos do racismo no Brasil, que vem impedindo o pleno reconhecimento da beleza e da sabedoria africanas, dificultando, com isso, a c o n s t r u o das identidades individuais e nacional e o exerccio da cidadania.

ANCESTRALIDADES AFRICANAS Nas sociedades tradicionais africanas a transmisso de conhecimentos se deu, ao longo de milnios, atravs de uma longa cadeia de

t r a d i o oral - de boca perfumada a ouvidos dceis e limpos (Hampate B , 1980). Nessas sociedades a palavra, reconhecidamente dotada de fora e poder para criar e destruir, estabelece relao com o homem que a profere, de modo que a mentira vicia o sangue do mentiroso e o testemunho, seja escrito ou oral, no fim no mais do que testemunho humano e vale o que vale o homem. O universo, imensa rede de participao, inclui seres humanos, seres naturais e espirituais: De Deus a um gro de areia o universo africano sem costura: basta tocar levemente qualquer ponto dessa teia para que o todo vibre. Nas sociedades tradicionais africanas os ancestrais e os mais velhos s o reverenciados, dado que se reconhece a impossibilidade do presente e do futuro n o fosse sua vida e seu esforo e o grupo familiar inclui os j - i d o s A o grupo atribui-se importncia essencial: somos porque sou e por sermos sou e o enunciar de todo conhecimento supe sua c o n s t r u o coletiva ao longo das geraes: No da minha boca E da boca de A que o deu a B, que o deu a C, que o deu a D, que o deu a E, que o deu a mim Que esteja melhor em minha boca que na boca dos que me antecederam.

O compromisso com o passado n o exclui, como se pode perceber, o compromisso com o p r p r i o tempo e com o futuro. Cada adulto reconhece a si p r p r i o como educador das geraes seguintes. Cada qual, elo da longa cadeia geracional iniciada com o primeiro homem, compromete-se com o presente, sem dvida. E, por comprometer-se com o passado, pode dirigir o olhar para o futuro e participar responsavelmente da c o n s t r u o social, necessariamente coletiva.

Dito popular africano.

L I T E R A T U R A O R A L IORUB As culturas africanas, transmitidas basicamente atravs da oralidade, servem-se de diversos gneros literrios para essa t r a n s m i s s o cada qual com sua estrutura, caractersticas e finalidades p r p r i a s . O estudo dos enunciados orais dos diversos grupos tnicos nos permite acesso s suas peculiaridades scio-culturais. Apresentamos, a seguir, breves referncias aos enunciados orais i o r u b s com o propsito principal de sensibilizar o leitor para o reconhecimento de heranas dessas formas nas tradies brasileiras.
2

Entre os principais enunciados orais iorubs incluem-se os adura rezas; iba - s a u d a e s ; oriki - evocaes; e orin - cantigas. Destas, as mais conhecidas s o os orin-esa - cantigas em homenagem aos ancestrais masculinos e orin-efe - cantigas em homenagem aos ancestrais femininos. Incluem-se, ainda, entre os orin mais conhecidos os iremoje - cantigas de lamento e dor dedicadas a Ogum e os ijala - cantigas de j b i l o dedicadas a Ogum. Apresento em seguida algumas caractersticas desses enunciados orais.

ADURA

- REZAS

Os adura s o dirigidos aos elementos regidos pelos O r i x s , divindades do Panteo iorub. Considerados excelentes veculos de a x , visam propiciar as g r a a s dessas divindades. Atravs deles busca-se agradar a divindade ou pedir-lhe que aplaque sua ira ou a volte contra inimigos. S o dirigidos t a m b m aos ancestrais para que afastem da comunidade as doenas, as intrigas e a m sorte. Compete aos ancios enunci-los em cerimnias familiares, conforme exemplos a seguir. > Adura entoado em cerimnia de casamento Olanike ile oko re ya wayi o Ere ni iwo yo ba bo ile Ere owo Ere orno Ere ola Ere ayo Os dados que compem esta seo constituem uma pequena amostra do material recolhido por Salami (1990, 1991, 1998) na Nigria. -54-

Ere alafia gbogbo ibi ti o ba nra owo re si Ire ni yoo maa yo nibe fun e O ni pasan, o ni pofo o Aye re yoo dun bi oyin nile oko re Olanike esta a hora de voc ir embora para a casa de seu marido. Sua permanncia l ser vitoriosa. L voc ser bem sucedida com dinheiro. L voc ser bem sucedida na fertilidade. L voc ser bem sucedida em prosperidade. L voc ser bem sucedida em felicidade. L voc ser bem sucedida em sade e bem-estar. Em tudo o que voc pretender realizar. Ser bem sucedida e ter felicidade. Nada ser em vo na sua vida. Sua vida em seu novo lar ser doce como mel. > Adura entoado por ocasio da compra de um automvel Oko ti o ra yi Ko ni fi ori so igi tabi ope Ko ni pa e Ogun a maa dana fun e Abukun Eledunmare yoo maa ba e Bi o baa di amodun Wa tun ra eyi to ba ju bayi lo Este carro que voc comprou No vai bater na rvore. No vai se destruir em acidente. Ogum proteger o seu caminho. Eledunmare estar sempre abenoando sua vida. Ao chegar o prximo ano, Voc comprar um carro ainda melhor (Salami, 1998).

IBA - S A U D A E S Os iba, formas de s a u d a o dos O r i x s , dos ancestrais, dos mestres e ancios, s o utilizados antes de qualquer oferenda, antes mesmo da e n t o a o de ori kl. Convictos de que o respeito favorece o acesso fora vital (ax), os iorubs utilizam os iba ao iniciarem todo e qualquer ritual. Para dar

incio a seja o que for, deve-se solicitar permisso aos mais velhos e aos ancestrais.

Exemplificando: Mo juba akoda Mo juba aseda Atiyo ojo Otiwo oorun Ikorita meta ajalaye Enyin Baba-nla mi, iba /ba ni mo wa fi ighayije Ki nto maa lo E ma je iba naa o wun mi Bi ekolo ba juba He, lie a lanu fun Iba ni mo je o, E la na ko mi Eu sado os primrdios da Existncia. Sado o Criador. Sado o sol nascente. Sado o sol poente. Sado as trs encruzilhadas que unem o mundo visvel ao Meus antepassados, eu os sado. Meu tempo presente para fazer saudaes. Antes que eu inicie minha caminhada, No deixem de ouvir minhas saudaes e me abenoem. Quando a minhoca sada a terra, A terra se abre para que ela entre. Eu os sado. Abram caminho para mim.

invisvel.

ORIKI

EVOCAES

A palavra oriki compe-se de ori e ki. Ori origem e ki, saudar ou louvar. Assim, oriki significa louvar ou saudar o Ori ou a origem daquele a quem se refere. Sendo as palavras condutoras da fora vital, os oriki servem de veculo do ax.

Quando dirigidos a uma pessoa relatam suas caractersticas e seus feitos, tendo assim, valor documental. Quando entoados aos O r i x s citam suas qualidades e realizaes, narrando episdios em que b n o s e ajuda foram obtidos. Servem simultaneamente para louvar e buscar auxilio junto a essas divindades. Os oriki definem qualidades essenciais dos O r i x s e os exemplos apresentados a seguir constituem parcela m n i m a do imenso conjunto de oriki de O r i x s da T r a d i o Iorub: Xang: Olukoso; Oba Koso (o rei que no se enforcou); Alado (aquele que racha o pilo); Ogiri-ekun (leopardo feroz); Asangiri (aquele que racha paredes); Alagiri (aquele que abre paredes); Alafin Oyo (rei de Oyo). Oya: Oya Oriri (o vendaval); Ti ndagi lokeloke (a que corta a copa das rvores); Oya arina hora bi aso (Oya vestida de fogo). Oxum: A Fide Remo (a que enfeita seus fhos com braceletes de bronze); Yeye Osun (graciosa Me Oxum); O wa yanrin wa yanrin kowo si (a que cava e cava a areia para esconder dinheiro). Oba: O jowu obinrin (a mulher ciumenta); To t'Ori owu kola si gbogbo ara (a que por cime se cobriu de incises ornamentais).

Os oriki s o indispensveis no chamado dos O r i x s e dos ancestrais e sua e n t o a o conduz facilmente ao transe. Das muitas formas de oriki citamos os oriki-orile, referentes s linhagens, que tanto podem ser entoados em homenagem a uma famlia, como a algum de seus integrantes, com a finalidade de louvar ancestrais, demonstrar a p r e o ou reduzir antipatia. Constituem uma forma de reconhecimento da identidade individual e familiar, uma vez que fazem referncias s profisses, preferncias alimentares e outras peculiaridades do homenageado. Esta modalidade de oriki ocupa importante lugar na oralidade iorub, sendo usada em muitas situaes sociais: em cerimnias como casamentos e batizados, nas inauguraes de casas, nos ritos fnebres etc. Os historiadores, conhecendo a histria e os oriki das linhagens, s o convidados para prestar homenagem aos presentes, atravs da recitao de seus orikiorile. Muitas vezes a homenagem se completa pela entoao dos orikiamutorunwa, que fazem referncia s circunstncias de nascimento. Nos ritos fnebres realizados por ocasio da morte de ancios, a homenagem ao falecido inclui a entoao de oriki-orile feita por mulheres da famlia. Nas conquistas, os oriki-orile s o entoados para que a pessoa, ouvindo os feitos dos ancestrais e sentindo-se protegida por eles, possa sentir-se mais forte e tenha mais coragem para enfrentar dificuldades e riscos. Nas derrotas s o entoados para consolo; nas viagens s o entoados pelos ancios para a b e n o a r o que parte, lembrando a ele suas origens, profisses e ewo (interdies)

familiares. Nas relaes entre pais e filhos, os uriki-orile e oriki-amutorunwa s o usados para acalmar a criana que est chorando, para pedir desculpas ou para transmitir fora. Nos rituais de circunciso s o entoados pelos ancios para que os ancestrais, com sua presena, protejam a criana da dor ou a tornem capaz de suportar o sofrimento. U m exemplo de oriki-amutorunwa (descrio de circunstncias do nascimento individual) o da criana ige, nascida com a p r e s e n t a o dos ps (Salami, 1990, p. 23): Abudi Nascido com luta Ige ladubi ni b ' ode baye na Ige, a criana que nasceu com muita luta Eni ti o he adubi n 'ise, Quem pede favor a Adubi Ara re l 'o be s faz pedir a si mesmo Adubi ko nije, be ni ko ni ko Adubi no vai fazer, nem vai recusar Adubi to ni bi iya le ku, ko ku Adubi diz que se a me vai morrer, que morra Bi baba le be, ko be Se o pai quiser pular do alto, que pule Ohun I 'adubi o je ko won O que Adubi precisar comer no lhe faltar Esse oriki mostra que indiferentes ao sofrimento alheio. os iorubs consideram os ige como

Animais, cidades, terras e povos t a m b m possuem oriki dedicados:

a eles

> Javali: Ahuledelepa Animal que cava o cho, Koko h 'oju je Animal com olhos remelentos.

> Cidade de Abeokuta: Abeokuta ilu Egba Abeokuta, a cidade dos Egba. llu fi gbogbo ile s'okuta A cidade cercada de pedras. Okuta o won n 'ile wa A pedra abundante cm nossa terra. Abe Olumo Embaixo da pedra Olumo, Ibi a fi ori mo si Onde nos escondemos (nas pocas de invaso). Esse oriki fornece dados sobre a geografia da regio - a cidade cercada de pedras, sobre sua histria - serviu de esconderijo nas p o c a s de invaso - e, ainda, sobre o ser que lhe oferece proteo espiritual - Olumo. Os oriki s o acompanhados, muitas vezes, pelo som dos tambores falantes: bata, bembe, gangan, ogidigbo, igbin, gbedu etc. C o n v m que faamos uma breve referncia a esses tambores. A seu respeito, diz J. K i Zerbo: veculos da histria falada, esses instrumentos so venerados e sagrados. Com efeito, incorporam-se ao artista, e seu lugar to importante na mensagem que, graas s lnguas tonais, a msica torna-se diretamente inteligvel, transformando-se o instrumento na voz do artista sem que este tenha necessidade de articular uma s palavra. O trplice ritmo, tonal, de intensidade e de durao, faz-se ento, msica significante ... Na verdade, a msica encontra-se de tal modo integrada tradio que algumas narrativas somente podem ser transmitidas sob a forma cantada. (UNESCO, 1982, p. 30) Entoados com finalidade religiosa ou n o , acompanhados ou n o pelos tambores falantes, no momento de serem entoados, os oriki sempre contam com a atitude de respeito e de concentrao dos presentes. Possuem, como vemos, grande relevncia cultural, apresentando a forma de lidar com cada ser ou linhagem e revelando as qualidades da fora vital daquele ou daquilo que evocam e s a d a m .

ORIN-

CANTIGAS

Os orin s o formas mais brandas de louvao empregadas nas festas celebraes aos O r i x s . Carregam parte da carga informativa dos oriki representam u m ponto intermedirio entre a e x o r t a o dos poderes do O r i x contidos nos adura (rezas) a musicalidade dos oriki. Podem ser entoados oralmente ou por tambores falantes. Possuem, como os oriki, valor documental por fazerem registro histrico do modo de vida profano sagrado dos iorubs. Veiculam ensinamentos a t r a v s do canto (sempre acompanhado pelo som de tambores falantes) dos ayan, mestresmsicos-historiadores pertencentes s linhagens responsveis por essa profisso. Revelam amores dios. Vejamos u m exemplo de orin, entoado pelo toque do igbin, acompanhamento de voz humana, em homenagem a Obatal: Eni soju . Orisa ni maa sin Eni ran mi wa Orisa ni maa sin Adani ho se ri Orisa ni maa sin Aquele que modelou meus olhos nariz, essa divindade que cultuarei. Aquele que me enviou para a vida, essa divindade que cultuarei. Aquele que me criou da forma que sou, essa divindade que cultuarei. A morte de pessoas ilustres anunciada por orin entoados por tambores falantes outros instrumentos musicais, sem acompanhamento da voz humana. A de u m rei anunciada pelo toque do gbedu, a de sacerdotes pelo toque do tambor preferido de seu Orix. Das diversas modalidades de orin apresentamos agora, algumas informaes sobre os orin-ewi-esa, orin-efe, iremoje ijala. Os orin-ewi-esa, entoados em homenagem aos ancestrais masculinos, Egungun, geralmente pelos oloje, conhecedores dos segredos de seu culto, acompanhado pelo coro de mulheres, pelo som de tambores falantes de outros instrumentos musicais, alm das danas. Caracteriza-se sem

pelo fato de incluir a e n t o a o do oriki exemplo: Bi obinrin mo awo Ko gbodo wi Ko gbodo fo Ko gbodo so Egungun He Ojebode de o. Orno a reku, tosi nu. Odun Baba wa la nse o igbayi a gbe wa.

do homenageado

Vejamos

um

Se a mulher conhecer o segredo, No dever revelar. Ela no deve abrir a boca. Ela no deve falar. Chegou Egungun do cl Ojebode. O cl que, cultuando seus ancestrais, espanta a pobreza e a doena Estamos venerando nosso pai. Este tempo nos ser favorvel. Os orin-efe, entoados por adultos e crianas de ambos os sexos em homenagem aos ancestrais femininos Gelede, nas festividades anuais, t m por significado literal cantigas de deboche. Acompanhados pelo toque de tambores falantes e por danas, s o usados para tornar p b l i c a s t r a n s g r e s s e s cometidas durante o ano transcorrido entre um festival de Gelede e o seguinte. Os cultuadores de Gelede observam, contnua e atentamente, as t r a n s g r e s s e s cotidianas de normas comunitrias para elaborarem os orin-efe. A tarefa n o t o fcil como pode parecer primeira vista Devem saber, entre outras coisas, eleger a melhor forma e o melhor momento para denunci-las e realizar simultaneamente, louvaes a Gelede. Vejamos um exemplo: O ji mi ni nkaa. Mo fe jo sun, Awon to ku ni baba fun, wipe ki won kilo fun. Won ni ki nmu suru Bi ko ba ni gbo Maa mu de iwaju ijobe titun a dele ejo ro tenu e. Ele roubou minhas coisas. Avisei seus parentes, Aqueles que so como pai para ele (porque ele rfo).

Fui at a casa dele para adverti-lo. Pediram-me muitas desculpas, e que eu tivesse muita pacincia. Se ele no parar, Eu o levarei at o novo tribunal (sistema de justia no-tradicional) A o ouvirem isso os presentes geralmente identificam a pessoa a quem feita a referncia. Esta, por sua vez, n o se sente agredida. Outros transgressores - maridos que maltratam esposas, mulheres que no cumprem adequadamente o papel de esposas ou m e s - s o t a m b m denunciados. Os iremoje, entoados por o c a s i o da morte dos iniciados de Ogum, constituem cantigas de lamento e dor e os ijala, cantigas de j b i l o , t a m b m s o entoados nos rituais fnebres de caadores e outros filhos de Ogum.

A L G U N S A S P E C T O S DO R A C I S M O NO B R A S I L , Q U E V E M IMPEDINDO O P L E N O R E C O N H E C I M E N T O DA B E L E Z A E DA SABEDORIA AFRICANAS ( R I B E I R O , 1997) O que ser preto ou pardo nesta sociedade em que cerca de 44,2 % da p o p u l a o se c o m p e de descendentes de africanos? Sabemos que a p r o p o r o de afro-descendentes no Brasil surpreendente: no perodo da e s c r a v i d o , o n m e r o de indgenas era estimado em torno de um milho e meio e o de africanos, trs milhes e meio. Durante longos perodos da histria do Brasil, o n m e r o de africanos e afro-descendentes foi bem superior ao de indgenas e brancos, fato que por si s explica a enorme influncia e o papel decisivo da p a rt i ci p ao cultural africana no grupo social brasileiro. Os negros do Brasil, originrios de distintas culturas africanas, tanto bantu como sudanesas, e de distintos estratos sociais, encontraram-se aqui com outras nuances regionais. A maior contribuio africana para o Brasil acha-se expressa na prpria composio demogrfica, que distingue nossa p o p u l a o da maioria de outras dos pases latino-americanos e que situa nosso pas no segundo lugar do mundo em p o p u l a o negra . N o entanto, dados censitrios apontam para o fato de haver u m processo de e x c l u s o de tudo o que diz respeito frica, aos africanos e seus descendentes.
3

A Nigria ocupa o primeiro posto.

- 6 2 -

N o dizer de G u i m a r e s (1996, p. 1), "o a r c a b o u o legislativo brasileiro produzido a p s a Abolio da E s c r a v i d o sempre foi omisso em assegurar o princpio de igualdade entre as etnias formadoras da n a o brasileira". Boletins estatsticos sobre a situao scio-econmica dos grupos de cor no Brasil registram os reflexos dessa o m i s s o .
4

Os autores do Boletim Os nmeros

da cor sugerem que preciso

priorizar no s o acesso escola, mas tambm investir nas trajetrias escolares, diminuindo repetncias para aumentar o nvel de escolaridade obtida pelas pessoas. O acesso ao ensino e os nveis de escolaridade da populao brasileira mostra uma linha de cor que impede que pretos e pardos alcancem os percentuais do grupo branco na trajetria escolar, o que acaba refletindo diretamente na sua menor realizao scio-econmica. Quanto s diferenas regionais, observa-se que os progressos educacionais esto muito direcionados para as regies mais desenvolvidas, mantendo-se o problema nas regies onde a situao mais grave. A populao preta e parda que vive nas reas do nordeste brasileiro, principalmente nordeste rural, est exposta a uma situao de extrema pauperizao. A d i n m i c a das relaes sociais, caracterizada por complexos processos de incluso/excluso, determina um jogo cujos perdedores e vencedores t m cartas marcadas. Santos (1996), ao esboar "uma teoria para a q u e s t o racial do negro brasileiro", refere-se ao mecanismo de e x c l u s o dos afro-descendentes, por ele denominado Trilha do Circulo Vicioso e que poderia ser t a m b m chamado de Circuito Maldito ou Circuito Perverso. aprisionados num inteligente circuito de excluso para o qual concorrem agncias educacionais, de trabalho, de c o m u n i c a o , de sade, apoiadas todas em representaes sociais estereotipadas da frica, dos africanos e de seus descendentes e impostas para serem compartilhadas por brancos e negros, os afro-descendentes encontram poucas chances - quando encontram - , de

Dados de anlise da situao da populao brasileira na escola e no mercado de trabalho so encontrados em Ribeiro (1997).

insero scio-poltico-econmica e de (re)construo de uma auto-imagem positiva que lhes possibilite auto-estima elevada. Trata-se, no dizer de Santos, de uma centopeia de duas cabeas, pois alm da conjuntura externa desfavorvel, o afro-descendente compartilha de representaes negativas inscritas no imaginrio coletivo. O processo contnuo de sujeio a u m bombardeamento de imagens negativas de tudo o que se refere frica e o entorpecimento da conscincia determinam que brancos e n o - b r a n c o s interiorizem como "naturais" esses estmulos: bbado, engole o verme e nem nota. C o m pouca ou nenhuma possibilidade de (re)conhecimento dos valores tradicionais de seu povo de origem, v-se na condio de desenvolver a p r p r i a identidade a partir de modelos ideais-deego brancos, de realizao impossvel dada a condio biolgica e de realizao indesejvel por implicar em afastamento e negao da riqueza e beleza da cultura de origem. s implicaes do rebaixamento da auto-estima nas esferas de poder econmico, poltico e social tm sido dada importncia inferior merecida: auto-estima rebaixada e auto-imagem negativa inibem qualquer movimento reivindicatrio, seja no m b i t o intelectual, seja no afetivo. Prncipes encantados em sapos, crem-se capazes apenas de coaxar a t que se quebre o encantamento e seja ento possvel reapropriar-se da realeza. Por exemplo, a fora advinda da (re)apropriao dos valores de origem, certamente propicia a passagem do medo e vergonha de n o ser branco ao orgulho de ser negro e estimula o impulso de reivindicao de direitos humanos, entre os quais os de cidadania. N o Brasil, ltimo pas a abolir a escravido e primeiro a declarar-se pas de democracia racial, este mito associado fora da ideologia do branqueamento tecem o pano de fundo das relaes raciais. A extino da escravido sem projeto de insero social, impingiu aos afrodescendentes a condio de sub-cidadania e a responsabilidade pelo fracasso passou a ser atribuda a uma suposta incompetncia individual e n o conjuntura scioeconmica-poltica. Como desenvolver-se u m p a s cuja grande maioria se encontra encantada, enfeitiada, engessada, emparedada, enredada, encurralada? U m esquema grfico t r a a d o por Santos permite constatar que transformaes nas relaes raciais brasileiras demandam a o afirmativa nos campos da E d u c a o , da C o m u n i c a o Social e do Mercado de Trabalho. A a o no cotidiano que possibilita rompimento do crculo vicioso: no m b i t o educacional, a m p l i a o das conscincias, estmulo solidariedade e tolerncia

nas relaes intertnicas e interraciais, desenvolvimento de programas especiais de c a p a c i t a o ; no m b i t o do trabalho, o mesmo e mais a introduo de fatores que alterem os ndices de raa/renda; no m b i t o da c o m u n i c a o social e, o uso de recursos que possibilitem a re-significao de conceitos como negro, frica, africanos, de modo a transformar, no imaginrio coletivo, representaes negativas em positivas. Esta vista area de a e s possveis nos trs m b i t o s considerados apenas aponta para o quadro geral. Especificaes e possveis operacionalizaes incluem-se no contexto do debate sobre estratgias e polticas de a o afirmativa ( P A A ) para v a l o r i z a o da p o p u l a o negra no Brasil e no mundo. O contato com a tica e a Esttica africanas necessariamente induzem sentimentos de orgulho de pertena tnica e racial nos afrodescendentes e nos brasileiros em geral. Resgatar a importncia da m o e da voz africanas na c o n s t r u o fsica e simblica desta terra brasileira tarefa inadivel, qual somos chamados hoje, como nunca antes. Lembrando o que foi ensinado por nossos ancestrais africanos: na grande rede de p a r t i c i p a o que caracteriza o universo estamos todos indelevelmente ligados.

Referncias bibliogrficas

BRASIL. Fundao IBGE. Cor da Populao. Sntese dc indicadores 1982/1990. Rio de Janeiro, 1995. CORREIA-RICKLI, R. Trs razes, dez mil flores. 500 anos e cultura brasileira: contribuies a uma reflexo livremente antroposfica. So Paulo. Trpis, 1993. GUIMARES, M . P. Polticas afirmativas e sua aplicabilidade. OAB (Seo So Paulo), 1996. HAMPATE B, A. A tradio viva. In: UNESCO. Histria geral da Africa. So Paulo: tica, 1982. RIBEIRO, R. I . Polticas de ao afirmativa e a temtica racial no Projeto de Educao para a Paz. In: A COR da Bahia Educao e os afro-brasileiros: trajetrias, identidades e alternativas. Salvador: Novos Toques, 1997. S A L A M I , S. A mitologia dos Orixs africanos: coletnea de dr (Rezas), Ib (Saudaes), Oriki (Evocaes) e Orin (Cantigas) usados nos cultos aos orixs na frica, v. 1. Sng/Xang; Oya/Ians; sun/Oxum e Ob/Ob. So Paulo: Ed. Oddw, 1990. Em iorub com traduo para o portugus.

. Cnticos dos Orixs na frica. So Paulo: Ed. Oddw, 1991 Em iorub com traduo para o portugus. . Ogum: cnticos de dor e jbilo nos rituais de morte. So Paulo: Ed. Oddw, 1998. Em iorub com traduo para o portugus. UNESCO. Histria geral da frica. So Paulo. tica, 1982.

Bibliografia consultada

BOUBOUHAMA, KI-ZERBO, J. Lugar da Histria na sociedade africana. In: UNESCO. Histria geral da frica. So Paulo: tica, 1982. CEAA (Centro de Estudos Afro-asiticos). Os nmeros da cor. Boletim Estatstico sobre a Situao Scio-Econmica dos Grupos de Cor no Brasil e suas regies. Rio de Janeiro, 1995. FUNARI, R. M . L. O ensino de arte no Brasil em busca das razes culturais africanas. Dissertao (Mestrado). Escola de Comunicao e Artes, USP, So Paulo, 1993. MUNANGA, K. Estratgias e polticas de combate discriminao racial. So Paulo: EDUSP, 1996. RIBEIRO, R. I . Ao Educacional na construo do novo imaginrio infantil sobre a frica. In: MUNANGA, K. Estratgias e polticas de combate discriminao racial. So Paulo: EDUSP, 1996. . Alma africana no Brasil: os iorubs. So Paulo: Ed. Oduduwa, 1996. SANTOS, H . Uma viso sistmica das estratgias aplicadas contra a discriminao racial. In: MUNANGA, K. Estratgias e polticas de combate discriminao racial. So Paulo: EDUSP, 1996. VANSINA, J. A tradio oral e sua metodologia. In: UNESCO. Histria geral da frica. So Paulo: tica, 1982.

Das könnte Ihnen auch gefallen