Sie sind auf Seite 1von 26

201 - Q91369( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Mdico - Clnica Mdica - Bsicos / Noes de Informtica / Windows XP; ) A respeito

do gerenciamento de arquivos e pastas em sistemas Windows XP Professional ou superior, julgue os itens que se seguem. No Windows XP, um arquivo excludo do disco rgido do computador mediante o pressionamento da teclaem situaes normais, ir para a Lixeira do Windows. ( ) Certo ( ) Errado 202 - Q91370( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Mdico - Clnica Mdica - Bsicos / Noes de Informtica / Windows XP; ) No gerenciador de pastas do Windows XP, todos os arquivos de sistema operacional e temporrios de acesso Internet so ocultos. ( ) Certo ( ) Errado 203 - Q91371( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Mdico - Clnica Mdica - Bsicos / Noes de Informtica / Windows XP; ) Um arquivo no Windows XP possui, entre outras informaes, a data de criao, a data de modificao e a data de acesso ao arquivo. ( ) Certo ( ) Errado 204 - Q91383( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Mdico - Clnica Mdica - Bsicos / Noes de Informtica / Microsoft Powerpoint; ) Com relao ao Microsoft Office 2007, julgue os itens a seguir. No PowerPoint 2007, os slides podem ter imagens animadas do tipo gif e a transio de umslidepara o prximo pode ocorrer de forma automtica, por meio da configurao de um temporizador. ( ) Certo ( ) Errado 205 - Q91387( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Mdico - Clnica Mdica - Bsicos / Noes de Informtica / Linux; ) No que se refere ao ambiente Linux, julgue os itens seguintes. Na partio debootdo Linux, esto localizados os diretrios /etc e /root, que so responsveis, entre outras coisas, pela manuteno dos arquivos binrios executveis do Linux. ( ) Certo ( ) Errado 206 - Q122903( Prova: CESPE - 2009 - TRE-PR - Analista Judicirio - Medicina / Noes de Informtica / BrOffice; ) Acerca de informtica, julgue os itens que se seguem.

O BR Office,softwaregratuito livre, desenvolvido para os ambientes Linux e possui total compatibilidade com aplicativos da sute MicrosoftOffice, sendo possvel abrir e salvar arquivos de ambos os ambientes, simultaneamente, em diversas extenses. ( ) Certo ( ) Errado 207 - Q122904( Prova: CESPE - 2009 - TRE-PR - Analista Judicirio - Medicina / Noes de Informtica / Microsoft Outlook; ) Para gerenciar pastas particulares que armazenam mensagens de um usurio do Microsoft Outlook 2003, o programa deve, preferencialmente, ser instalado e configurado na mquina especfica do usurio, j que ele s conseguir visualizar a estrutura de pastas na mquina em que o programa foi originalmente instalado. ( ) Certo ( ) Errado Sendo o software um cliente de e-mail, entendemos que ele precisa ser instalado no computador localmente, para que o usurio visualize a estrutura de pastas na mquina, restrito ao seu login. Entretanto possvel o acesso remoto a pastas particulares instaladas em um Outlook Web App ou em um Exchange Server no servidor da rede, o usurio poder consultar suas pastas particulares que esto armazenadas remotamente. 208 - Q122905( Prova: CESPE - 2009 - TRE-PR - Analista Judicirio - Medicina / Noes de Informtica / Windows XP; ) No Windows XP, os comandos de atalhos+e+, amplamente utilizados em edio de documentos, servem, respectivamente, para desfazer uma ao e recortar um contedo para a rea de transferncia. ( ) Certo ( ) Errado 209 - Q122906( Prova: CESPE - 2009 - TRE-PR - Analista Judicirio - Medicina / Noes de Informtica / Internet e intranet; ) A Internet se caratecteriza por ser uma rede do tipo cliente/servidor, na qual cada computador independe um do outro e compartilha os dados sem uma centralizao, e qualquer computador do tipo cliente um servidor independente de informaes ou servios. ( ) Certo ( ) Errado Um computador cliente s passa a operar como servidor se houver instruo ou software para isto. o caso de softwares de transferncia e compartilhamento de arquivos. Se eu instalo em meu computador, transformo ele em um servidor de arquivos. Se no instalo, ele ser somente cliente, acessando outros micros na Internet. Outro exemplo: servidor de pginas Web. Se no tenho o Apache Web em meu micro com IP fixo, no consigo armazenar um site em minha mquina para que qualquer usurio com a URL correspondente acesse ele, em compensao, consigo acessar muitos servidores Web ao redor do mundo, operando apenas como cliente. 210 - Q122907( Prova: CESPE - 2009 - TRE-PR - Analista Judicirio - Medicina / Noes de Informtica / Segurana da Informao; ) A confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informao, conceitos bsicos de segurana da informao, orientam a elaborao de polticas de segurana, determinando

regras e tecnologias utilizadas para a salvaguarda da informao armazenada e acessada em ambientes de tecnologia da informao. ( ) Certo ( ) Errado

GABARITOS: 201 - C 202 - E 203 - C 204 - C 205 - E 206 - E 207 - C 208 - C 209 - E 210 - C

211 - Q101662( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Noes de Informtica / Microsoft Outlook; )

Com relao janela do Outlook Express 6 (OE6) ilustrada acima, julgue os itens seguintes, considerando que a mensagem de correio eletrnico mostrada na janela esteja em processo de edio, em um computador PC, cujo sistema operacional o Windows XP Professional. Caso o botoseja clicado, ser iniciado processo de envio da mensagem de correio eletrnico que est sendo editada aos destinatrios de endereos eletrnicos mario@provedor1.com.br e paulo@provedor2.com. ( ) Certo ( ) Errado 212 - Q101663( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Noes de Informtica / Microsoft Outlook; ) O erro de grafia presente em semanda, no texto da mensagem de correio eletrnico mostrado, pode ser encontrado com o auxlio do boto ( ) Certo ( ) Errado 213 - Q101664( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Noes de Informtica / Microsoft Word; )

Julgue os itens a seguir, considerando a figura acima, que mostra parte de uma janela do Word 2000. As opes encontradas no menuincluem as mostradas a seguir. ( ) Certo ( ) Errado Essas ferramentas so encontradas no menu "FORMATAR".

214 - Q101665( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Noes de Informtica / Microsoft Word; )

Caso se deseje abrir documento do Word armazenado em disquete ou no disco rgido do computador em uso, possvel faz-lo por meio de opo encontrada nomenu ( ) Certo ( ) Errado 215 - Q101666( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Noes de Informtica / Microsoft Word; ) Por meio de opo encontrada nomenu possvel pesquisar na Internet pginaswebrelacionadas a determinada palavra selecionada no documento. Para isso, necessrio que o computador em uso tenha uma conexo do tipo ADSL. ( ) Certo ( ) Errado 216 - Q101667( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Noes de Informtica / Internet Explorer; )

Considere que a janela do Internet Explorer 6 (IE6) ilustrada acima esteja em execuo em um computador PC, cujo sistema operacional o Windows XP Professional. Julgue o prximo item, considerando ainda a pgina web mostrada na janela do IE6. Para visualizar o contedo da pginawebapresentada que no est sendo mostrado pelo fato de o tamanho da janela do IE6 no estar adequadamente ajustado, o IE6 disponibiliza ao usurio os recursos das barras de rolagem horizontal e vertical e o boto Caso esse boto seja clicado, ser possvel ao usurio, ao mover o ponteiro do mouse sobre a rea de pginas do IE6, posicionar a parte que se deseja visualizar da pginawebque est sendo visitada na regio adequada da janela do IE6. ( ) Certo ( ) Errado 217 - Q101668( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Noes de Informtica / Windows XP; ) Com relao ao Windows XP Professional, julgue os itens subseqentes. Caso haja uma janela do Word 2002, uma do Excel 2002 e uma do PowerPoint 2002 abertas, e a janela do Word esteja em primeiro plano, para se fazer que outra janela passe para o primeiro plano, suficiente pressionar e manter pressionada a teclae, em seguida, pressionar a tecla ( ) Certo ( ) Errado Para que se alterne entre as janelas usamos ALT + TAB, porm, dessa ao resultar uma "caixa de dilogo", se assim posso dizer, que mostrar os cones das pastas e documentos abertos. Porm, se o que se deseja alternar entre janelas DIRETAMENTE, sem a tal caixa de dilogo, usamos ALT+ESC. 218 - Q101669( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Noes de Informtica / Windows XP; ) Como atualmente o Microsoft Office XP j parte integrante do Windows XP Professional, esta verso do Windows no contm o acessrio denominado Bloco de notas.

( ) Certo ( ) Errado 219 - Q101670( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Noes de Informtica / Microsoft Excel; )

A figura acima mostra uma janela do Excel 2002 contendo uma planilha em processo de edio. Com relao a essa janela e ao Excel 2002, julgue os itens a seguir. Para se mover os contedos das clulas A2, A3 e A4 para, respectivamente, as clulas D3, D4 e D5, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: posicionar o ponteiro domousesobre o centro clula A2; pressionar e manter pressionado o boto esquerdo domouse; posicionar o ponteiro domouseno centro da clula A4; liberar o boto esquerdo domouse; pressionar e manter pressionada a teclateclarliberar a teclaclicar a clula D3; clicar ( ) Certo ( ) Errado Correto o procedimento, lembrando que tambm poderia ser feito selecionando as clulas, segurando o boto esquerdo do mouse e arrastando sobre as mesmas, em seguida, clicando no boto direito do mouse, escolhendo a opo RECORTAR, depois clicando novamente no direito do mouse no local onde se quer colar os dados e, finalmente, clicando no boto direito do mouse e escolhendo a opo COLAR. 220 - Q101671( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Noes de Informtica / Microsoft Excel; ) Sabendo que as clulas A2 e B1 no esto formatadas como negrito, para se aplicar negrito aos contedos dessas clulas, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: clicar a clula A2; clicarclicarclicar a clula B1. ( ) Certo ( ) Errado

GABARITOS: 211 - C 212 - C 213 - E 214 - C 215 - E 216 - E 217 - E 218 - E 219 - C 220 - C 221 - Q119219( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Linux; ) A respeito dos fundamentos operacionais e pacotes dos sistemas Windows e Linux, julgue os itens que se seguem. Ubuntu um sistema operacional com base em Linux desenvolvido paranotebooks,desktopse servidores. ( ) Certo ( ) Errado 222 - Q119220( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Linux; Windows; ) O sistema operacional Windows mais seguro do que o Linux, uma vez que o Linux possui cdigo aberto e facilita a ocorrncia de vulnerabilidades.

( ) Certo ( ) Errado 223 - Q119221( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / BrOffice; ) As funes do BrOffice so similares s funes do pacote Office da Microsoft no que se refere edio de textos e planilhas eletrnicas. ( ) Certo ( ) Errado 224 - Q119222( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Internet e intranet; Navegador Internet (Browser); Internet Explorer; )

Considerando a figura acima, que mostra uma tela do Internet Explorer 8.0, os conceitos bsicos e os modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados Internet eintranet, julgue os itens a seguir. Ao se clicar a opo, ser acionado um sistema de segurana que garante a proteo contra vrus etrojans. ( ) Certo ( ) Errado 225 - Q119223( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Internet e intranet; Navegador Internet (Browser); Internet Explorer; ) Ao clicar a opo, o usurio tem acesso a uma ferramenta de busca que permite localizar, por exemplo, imagens relacionadas palavra ANEEL. ( ) Certo ( ) Errado 226 - Q119224( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Navegador Internet (Browser); Internet Explorer; ) Ao se clicar a ferramenta, ser feita a desconexo da Internet. ( ) Certo ( ) Errado 227 - Q119225( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Internet e intranet; Navegador Internet (Browser); Internet Explorer; ) Para se enviar a pgina apresentada pore-mail, suficiente clicar a ferramenta, digitar oemaildo destinatrio e clicar a opo Enviar. ( ) Certo ( ) Errado Este cone permite acesso ao Correio Eletrnico, 'Ler e-mail', onde o aplicativo associado ser aberto. Para enviar por e-mail, necessrio abrrir Arquivo, Enviar, Pgina por e-mail, digitar o e-mail do destinatrio e clicar a opo Enviar.

228 - Q119226( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Internet e intranet; Navegador Internet (Browser); Internet Explorer; ) Ao se clicar a ferramenta, as pginas da ANEEL e do Google sero exibidas em miniatura. ( ) Certo ( ) Errado 229 - Q119258( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Internet e intranet; Navegador Internet (Browser); Internet Explorer; ) Acerca dos sistemas Windows 2003, Windows XP e Windows Vista, julgue os itens seguintes. No Internet Explorer 7, ao se pressionar as teclas+, aberta uma nova guia em branco na mesma sesso de trabalho dobrowser. ( ) Certo ( ) Errado CTRL+N nos navegadores de Internet abrem uma nova PGINA, enquanto que CTRL+T abre uma nova guia. 230 - Q119259( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Windows; ) Caso o assistente para adicionar impressora no Windows Vista no tenha detectado uma impressora do tipobluetoothou sem fio, pode ser necessrio remover sua conexo com a impressorabluetoothe, em seguida, tentar detect-la novamente. ( ) Certo ( ) Errado

GABARITOS: 221 - C 222 - E 223 - C 224 - E 225 - C 226 - E 227 - E 228 - C 229 - E 230 - C 231 - Q119260( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Windows XP; ) Acerca dos sistemas Windows 2003, Windows XP e Windows Vista, julgue os itens seguintes. Para restaurar o Windows XP para o ponto de restaurao mais recente, suficiente pressionar, no procedimento de reinicializao do computador, e selecionar a opo de ltima configurao conhecida. ( ) Certo ( ) Errado O acesso ao ponto de restaurao realizado dentro do Windows, em Iniciar, Acessrios, Ferramentas de Sistema, Restaurao de Sistema. O menu disponibilizado pela tecla F8 permite acesso apenas ltima configurao vlida, que no necessariamente o ltimo ponto de restaurao. 232 - Q119261( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Windows XP; Windows Vista; ) A partir de qualquer verso anterior do Windows, possvel obter uma cpia de atualizao para instalao do Windows Vista. ( ) Certo ( ) Errado

Apenas a partir da verso XP possvel instalar o Windows Vista utilizando do pacote de upgrade. Nas verses Windows 2000, 98, 95, 3.1 e demais anteriores, necessrio fazer a instalao limpa (completa) do Windows Vista, incluindo o processo de formatao do computador. 233 - Q119262( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Microsoft Office; ) A respeito do Microsoft Office, julgue os itens seguintes. Considerando a figura a seguir, que ilustra o calendrio do Outlook 2003, correto afirmar que, para se deslocar diretamente at uma data especfica, suficiente pressionar as teclas+e digitar a data desejada.

( ) Certo ( ) Errado Ctrl+G referncia ao GO, "vai", ir para uma data especfica. 234 - Q119263( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Microsoft Office; ) Com a utilizao de tarefas no Outlook 2003, possvel anexar documentos do Word, conforme ilustra a figura abaixo. Porm, no possvel anexar planilhas do Excel ou apresentaes do PowerPoint.

( ) Certo ( ) Errado 235 - Q119264( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Microsoft Office; ) Ao se criar uma conta dee-mail,os servidores do tipo Microsoft Exchange Server, POP3, IMAP e HTTP permitem que seja utilizada autenticao de senha de segurana. ( ) Certo ( ) Errado Os servidores de e-mail utilizam SMTP, POP3 e IMAP4 para autenticao e transferncia de dados, cada um em um caso especfico. O HTTP via porta 80, para navegao por sites de Internet desenvolvidos em linguagem HTML, ASP, PHP, etc. 236 - Q119268( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 / Noes de Informtica / Software; ) Com relao imagem de pacote de umsoftwareinstalado em um computador, julgue o item abaixo. O objetivo de se criar uma imagem de pacote desoftware permitir a reinstalao do mesmo de maneira mais fcil do que se fosse usado o CD original dosoftware.Nesse caso, porm, o tempo gasto ao se usar a imagem do pacote desoftwarepara reinstalao maior do que se fosse utilizado o CD original. ( ) Certo ( ) Errado

237 - Q93679( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 1 / Noes de Informtica / Linux; Windows; ) A respeito dos fundamentos operacionais e pacotes dos sistemas Windows e Linux, julgue os itens que se seguem. O sistema operacional uma plataforma, ou seja, uma espcie de base sobre a qual so executados os programas usados em um computador. Alm disso, traduz as tarefas requisitadas pelo usurio ou por programas para uma linguagem que o computador compreenda. ( ) Certo ( ) Errado 238 - Q113826( Prova: CESPE - 2006 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informao - REDES / Noes de Informtica / Microsoft Office; ) O pacote Office da Microsoft implementa as principais ferramentas de automao de escritrio utilizadas na atualidade. Considerando as ferramentas do pacote Office, julgue os itens seguintes. Um elemento importante em produtos de automao de escritrio a padronizao da interface, que vai desde a uniformidade visual at a padronizao dos atalhos de teclado. Entretanto, como os produtosWord, ExceleAccessso originrios de produtos de terceiros adquiridos pela Microsoft, essa uniformizao ainda no est completa. Assim, os comandos Copiar e Colar encontram-se nos mesmosmenus, mas no possuem os mesmos atalhos de teclado nas aplicaesWord, Excel e Access. ( ) Certo ( ) Errado 239 - Q113827( Prova: CESPE - 2006 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informao - REDES / Noes de Informtica / Microsoft Word; Microsoft Excel; Microsoft Office; ) O pacote Office da Microsoft implementa as principais ferramentas de automao de escritrio utilizadas na atualidade. Considerando as ferramentas do pacote Office, julgue os itens seguintes. Os documentos gerados peloWorde peloExcelso armazenados na forma de um arquivo contendo um hipertexto escrito com a linguagem de marcaoXML. ( ) Certo ( ) Errado 240 - Q113828( Prova: CESPE - 2006 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informao - REDES / Noes de Informtica / Microsoft Office; ) O pacote Office da Microsoft implementa as principais ferramentas de automao de escritrio utilizadas na atualidade. Considerando as ferramentas do pacote Office, julgue os itens seguintes. H vrios mdulos comuns entre os aplicativos do pacote, tais como o editor de figuras e o gerenciador de fontes. ( ) Certo ( ) Errado

GABARITOS:

231 - E 232 - E 233 - C 234 - E 235 - E 236 - E 237 - C 238 - E 239 - E 240 - C 241 - Q113829( Prova: CESPE - 2006 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informao - REDES / Noes de Informtica / Microsoft Word; Microsoft Excel; ) O pacote Office da Microsoft implementa as principais ferramentas de automao de escritrio utilizadas na atualidade. Considerando as ferramentas do pacote Office, julgue os itens seguintes. Os arquivos gravados peloWord(formato .doc) no podem ser lidos e corretamente interpretados peloExcel(formato.xls), e vice-versa. ( ) Certo ( ) Errado 242 - Q113830( Prova: CESPE - 2006 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informao - REDES / Noes de Informtica / Microsoft Office; ) O pacote Office da Microsoft implementa as principais ferramentas de automao de escritrio utilizadas na atualidade. Considerando as ferramentas do pacote Office, julgue os itens seguintes. Os elementos de edio em cada um dos aplicativos da famlia Office podem ser ligados ou embutidos em outro aplicativo por meio deobject linking and embedding(OLE), padro de composio de documento criado pelaMicrosoft. ( ) Certo ( ) Errado 243 - Q113831( Prova: CESPE - 2006 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informao - REDES / Noes de Informtica / URL; ) ftp://www.cespe.unb.br/default.html?vacao=1 Considerando aURLacima, julgue os itens a seguir. Ohost www.cespe.unb.br. ( ) Certo ( ) Errado 244 - Q113832( Prova: CESPE - 2006 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informao - REDES / Noes de Informtica / Internet e intranet; URL; ) ftp://www.cespe.unb.br/default.html?vacao=1 Considerando aURLacima, julgue os itens a seguir. correto afirmar quedefault.html um arquivo escrito no formatoHTML 2.0,em funo da extenso de quatro letras do arquivo. ( ) Certo ( ) Errado 245 - Q113833( Prova: CESPE - 2006 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informao - REDES / Noes de Informtica / URL; ) ftp://www.cespe.unb.br/default.html?vacao=1 Considerando aURLacima, julgue os itens a seguir. O termo vacao um parmetro daURLque pode ser ignorado por aplicaes processando essaURL. ( ) Certo ( ) Errado

246 - Q113834( Prova: CESPE - 2006 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informao - REDES / Noes de Informtica / URL; ) ftp://www.cespe.unb.br/default.html?vacao=1 Considerando aURLacima, julgue os itens a seguir. possvel afirmar que o recurso descrito por essaURLexiste. ( ) Certo ( ) Errado 247 - Q113835( Prova: CESPE - 2006 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informao - REDES / Noes de Informtica / URL; Internet Explorer-Mozilla Firefox; ) ftp://www.cespe.unb.br/default.html?vacao=1 Considerando aURLacima, julgue os itens a seguir. Caso existisse, essaURLno poderia ser aberta em navegadores como oInternet Explorere oFirefox, devido o uso do protocoloftp. ( ) Certo ( ) Errado 248 - Q81698( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Windows; ) Acerca dos sistemas operacionais, dos aplicativos de edio de textos, das planilhas e apresentaes nos ambientes Windows e Linux, julgue os itens de25a32. Arquivos no formato txt tm seu contedo representado em ASCII ou UNICODE, podendo conter letras, nmeros e imagens formatadas. So arquivos que podem ser abertos por editores de textos simples como o bloco de notas ou por editores avanados como o Word do Microsoft Office ou o Writer do BROffice. ( ) Certo ( ) Errado 249 - Q81699( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Windows; ) No Windows, um arquivo ou pasta pode receber um nome composto por at 255 caracteres quaisquer: isto , quaisquer letras, nmeros ou smbolos do teclado. Alm disso, dois ou mais objetos ou arquivos pertencentes ao mesmo diretrio podem receber o mesmo nome, pois o Windows reconhece a extenso do arquivo como diferenciador. ( ) Certo ( ) Errado 250 - Q81700( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Linux; Windows; ) Um arquivo cujo nome tem a extenso DOCX contm um documento criado no Microsoft Word e pode ser aberto normalmente por qualquer verso desse aplicativo. Esse tipo de arquivo possui tambm a versatilidade de permitir a sua abertura em ambiente Linux, utilizando-se a ferramenta BrOffice. ( ) Certo ( ) Errado

GABARITOS: 241 - C 242 - C 243 - C 244 - E 245 - C 246 - E 247 - E 248 - E 249 - E 250 - E

251 - Q81701( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Microsoft Excel; ) Acerca dos sistemas operacionais, dos aplicativos de edio de textos, das planilhas e apresentaes nos ambientes Windows e Linux, julgue os itens de25a32. No Excel, o assistente para criao de grficos pode ser acessado clicando-se a opo Grfico no menuou clicando-se o cone correspondente -- na barra de ferramentas. A seleo dos dados da planilha pode ser feita antes de se ativar o assistente de grfico ou aps. ( ) Certo ( ) Errado 252 - Q81702( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Windows; ) No Windows, para excluir um arquivo de um diretrio sem que o mesmo seja enviado para a lixeira, suficiente que o usurio, aps selecionar o arquivo no Windows Explorer ou na janela Meu computador, pressione a tecla, em seguida pressione a tecla, com a anterior ainda pressionada, e ento confirme clicando Sim na janela que aparecer; uma outra forma, arrastando o arquivo para a lixeira, com a teclapressionada. ( ) Certo ( ) Errado 253 - Q81703( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / BrOffice Calc; ) Em uma planilha em edio no Calc do BrOffice, se uma clula for preenchida com nmero e, em seguida, a ala de preenchimento dessa clula for arrastada para clulas seguintes na mesma linha ou coluna, as clulas sero automaticamente preenchidas com uma sequncia numrica iniciada com nmero digitado. ( ) Certo ( ) Errado

Vale salientar que este resultado (nmeros sequenciais) s se d no BrOffice Calc. J no Word, se este mesmo procedimento for realizado, ao se arrastar a ala de preenchimento o nmero inserido na clula ser repetido nas demais, isso porque o word necessita de duas cluas preenchidas para avaliar o intervalo que se faz entre elas e assim fazer a mdia.
254 - Q81704( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Linux; ) No Linux, o diretrio raiz, que representado pela barra /, e o diretrio representado por /dev servem para duas funes primordiais ao funcionamento do ambiente: o primeiro onde fica localizada a estrutura de diretrios e subdiretrios do sistema; o segundo onde ficam os arquivos de dispositivos dehardwaredo computador em que o Linux est instalado. ( ) Certo ( ) Errado Pasta "/dev" - Pasta que contm arquivos que representam dispositivos de hardware e que so essenciais para o bom funcionamento do sistema. 255 - Q81705( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / BrOffice; BrOffice Writer; ) No Writer do BrOffice, ao se clicar com o boto direito domouseo cone para criao de um novo arquivo, oferecida a opo de selecionar, por meio de um menudropdown,o tipo de

arquivo que se deseja criar. Se o usurio selecionar, por exemplo, criar uma apresentao, o aplicativo Impress ser aberto automaticamente para a criao de uma apresentao. ( ) Certo ( ) Errado ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 256 - Q81706( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Internet e intranet; ) Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e modos de utilizao da Internet e deintranets, assim como a conceitos bsicos de tecnologia e segurana da informao. Considere a estrutura do seguinte URL hipottico:www.empresahipotetica.com.br. Nessa estrutura, os caracteres br indicam que o endereo de uma pgina de uma organizao brasileira e os caracterescomindicam que o stioweb de uma empresa especializada no comrcio e(ou) na fabricao de computadores. ( ) Certo ( ) Errado 257 - Q81707( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Windows XP; ) No Windows XP, o gerenciamento de conexes de rede, presente no menu Iniciar ou tambm por meio da opo de Conexes de rede via Acessrios - Comunicaes, permite ao usurio configurar dados do protocolo TCP/IP nas conexes de rede existentes, configurar uma rede local domstica ou tambm fazer as configuraes do Firewall do Windows. ( ) Certo ( ) Errado A questo fala sobre Windows XP. Se fosse sobre Windows 7, seria em Iniciar, Painel de Controle, Sistema e Segurana, Firewall do Windows, Usar configuraes recomendadas, e ento selecionar o desejado em cada uma das situaes: Redes de domnio, Redes de casa ou trabalho (particular) e Redes pblicas. Ao clicar em Permitir um programa ou recurso pelo firewall do Windows, selecione o desejado. 258 - Q81708( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Internet e intranet; Correio Eletrnico; Segurana da Informao; ) O protocolo SMTP permite que sejam enviadas mensagens de correio eletrnico entre usurios. Para o recebimento de arquivos, podem ser utilizados tanto o protocolo Pop3 quanto o IMAP. ( ) Certo ( ) Errado 259 - Q81709( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Internet e intranet; Correio Eletrnico; ) Se um usurio enviar umemailpara outro usurio e usar o campo cc: para enviar cpias da mensagem para dois outros destinatrios, ento nenhum destinatrio que receber a cpia da mensagem saber quais outros destinatrios tambm receberam cpias. ( ) Certo ( ) Errado

260 - Q81710( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Internet e intranet; Internet Explorer; ) No Internet Explorer 8 (IE8), ao se clicar o boto, iniciado o carregamento da mesma pgina que exibida quando o IE8 iniciado. O IE8 possui funcionalidade que permite que o usurio redefina qual deve ser essa pgina. ( ) Certo ( ) Errado

GABARITOS: 251 - C 252 - E 253 - C 254 - C 255 - C 256 - E 257 - C 258 - C 259 - E 260 - C 261 - Q81711( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Segurana da Informao; ) Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e modos de utilizao da Internet e de intranets, assim como a conceitos bsicos de tecnologia e segurana da informao. No governo e nas empresas privadas, ter segurana da informao significa ter-se implementado uma srie de solues estritamente tecnolgicas que garantem total proteo das informaes, como um firewall robusto que filtre todo o trfego de entrada e sada da rede, um bom software antivrus em todas as mquinas e, finalmente, senhas de acesso a qualquer sistema. ( ) Certo ( ) Errado 262 - Q81712( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Internet e intranet; Ferramenta de busca; ) No stiowebgoogle.com.br, se for realizada busca por "memrias pstumas" - com aspas delimitando a expresso memrias pstumas-, o Google ir realizar busca por pginas da Web que contenham a palavra memrias ou a palavra pstumas, mas no necessariamente a expresso exata memrias pstumas. Mas se a expresso memrias pstumas no foi delimitada por aspas, ento o Google ir buscar apenas as pginas que contenham exatamente a expresso memrias pstumas. ( ) Certo ( ) Errado 263 - Q81713( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Redes de Computadores; ) Umhub um equipamento que permite a integrao de uma ou mais mquinas em uma rede de computadores, alm de integrar redes entre si, com a caracterstica principal de escolher qual a principal rota que um pacote de dados deve percorrer para chegar ao destinatrio da rede. ( ) Certo ( ) Errado 264 - Q107823( Prova: CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Engenharia Eltrica Especficos / Noes de Informtica / Microsoft Excel; )

Considerando a figura acima, que ilustra uma planilha Excel contendo o cronograma fsico-

financeiro de uma empresa, julgue o item a seguir, acerca do uso do Excel 2007. A informao Anotar dados importantes do dirio de obras est contida em uma janela de comentrio, que pode ter sido inserida na planilha por meio do comandoNovo Comentrio, encontrado na guiaReviso, ou pelas teclas de atalho, acionadas simultaneamente. ( ) Certo ( ) Errado As duas maneiras esto corretas. Acho oportuno comentar que como na imagem est aparecendo o comentrio quer dizer que o ponteiro do mouse est posicionado na clula que contm aquele comentrio, ou seja, no necessrio selecionar a clula para que o comentrio aparea. Porm, h outra forma de visualizar os comentrios. No excel 2007 em Reviso > Comentrios > Mostrar todos os comentrios. Dessa forma no h como escolher, aparecero todos os comentrios da planilha. 265 - Q91382( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Contador - Bsicos / Noes de Informtica / Microsoft Office; ) Com relao ao Microsoft Office 2007, julgue os itens a seguir. No Access 2007, a execuo de comandos SQL (structured query language) interpretada nativamente pelos componentes ODBC(open dataBase conectivity). ( ) Certo ( ) Errado 266 - Q27587( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Noes de Informtica / Microsoft Word; ) A respeito dos conceitos e aplicativos dos ambientes Microsoft Office e BROffice, julgue os itens a seguir. O Microsoft Word possui opes que permitem maior agilidade durante a edio de documentos, por exemplo, evitando perdas de informaes digitadas ou formataes realizadas. Entre essas opes, os botespermitem, respectivamente, recortar um objeto qualquer no documento, como um trecho do texto ou uma imagem, copiar esse objeto para a rea de transferncia e colar tal objeto em determinado local no documento. Essas aes tambm podem ser realizadas com o uso das teclas, respectivamente. ( ) Certo ( ) Errado 267 - Q27588( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Noes de Informtica / Microsoft Word; ) No Microsoft Word, ao se selecionar um trecho de um texto digitado, esse trecho aparecer na tela do monitor com uma marcao, que pode ser uma tarja preta sobre ele. Nessas condies, caso se pressione a tecla, o trecho selecionado ser substitudo por completo pelo caractere referente tecla pressionada. ( ) Certo ( ) Errado 268 - Q27589( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Noes de Informtica / BrOffice; )

No BROffice Writer, para se desfazer ou restaurar uma digitao, necessrio, inicialmente, selecionar com o mouse o trecho do texto que se deseja alterar e, em seguida, clicar os botes adequados na barra de ferramentas ou acionar, respectivamente, as teclas. ( ) Certo ( ) Errado 269 - Q27590( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Noes de Informtica / Correio Eletrnico; ) Acerca de navegao, correio eletrnico, grupos de discusso e ferramentas de busca e pesquisa na Internet, julgue os itens que se seguem. Ao verificar a caixa postal de correio eletrnico, na realidade, o usurio acessa o servidor central de e-mail da Internet, chamado de cliente de e-mail, o qual direciona as mensagens que possuem o endereo do usurio reconhecido por sua senha pessoal e intransfervel. ( ) Certo ( ) Errado 270 - Q27591( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Noes de Informtica / Internet e intranet; Ferramenta de busca; ) Uma das formas de busca de informaes na Internet utilizando os stios de busca, como o Google, por meio da utilizao de operadores booleanos, os quais podem variar dependendo da ferramenta de busca utilizada. ( ) Certo ( ) Errado

GABARITOS: 261 - E 262 - E 263 - E 264 - C 265 - E 266 - C 267 - C 268 - E 269 - E 270 - C 271 - Q27592( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Noes de Informtica / Ferramenta de Mensagem Instantnea; ) Acerca de navegao, correio eletrnico, grupos de discusso e ferramentas de busca e pesquisa na Internet, julgue os itens que se seguem. Um stio de chat ou de bate-papo um exemplo tpico de grupo de discusso em que os assuntos so debatidos em tempo real. Para essa finalidade, a comunicao pode ser de forma assncrona, o que significa que desnecessria a conexo simultnea de todos os usurios. ( ) Certo ( ) Errado 272 - Q27593( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Noes de Informtica / Windows XP; ) Com relao aos sistemas operacionais Windows XP e Linux, julgue os prximos itens. As informaes de espao livre em um disco rgido de uma mquina que tenha instalado o sistema Windows XP podem ser obtidas a partir do menu Arquivo do Windows Explorer, acessando-se a opo Propriedades, que exibe informaes especficas sobre a unidade selecionada.

( ) Certo ( ) Errado 273 - Q27594( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Noes de Informtica / Linux; ) O Linux um sistema operacional que pode ser usado apenas em servidores, no sendo adequado para a utilizao em estaes de trabalho do tipo PC. No entanto, um sistema cujo cdigo-fonte fica disponvel para alteraes, permitindo que os usurios contribuam para a sua melhoria. ( ) Certo ( ) Errado 274 - Q27595( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Noes de Informtica / Internet e intranet; ) Quanto ao uso seguro das tecnologias de informao e comunicao, julgue os itens que se seguem. As intranets so estruturadas de maneira que as organizaes possam disponibilizar suas informaes internas de forma segura, irrestrita e pblica, sem que os usurios necessitem de autenticao, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha. ( ) Certo ( ) Errado 275 - Q27596( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Noes de Informtica / Segurana da Informao; ) Uma das formas de bloquear o acesso a locais no autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores por meio da instalao de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estaes de trabalho. ( ) Certo ( ) Errado 276 - Q91466( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Hardware; ) Acerca dos componentes funcionais de computadores, julgue os itens que se seguem. Um exemplo dehardware, a unidade central de processamento (CPU), responsvel por executar os programas armazenados na memria principal, composta por duas grandes subunidades: a unidade de controle (UC) e a unidade lgica e aritmtica (ULA). ( ) Certo ( ) Errado 277 - Q91467( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Sistema Operacional; ) Os sistemas operacionais tm por funo homogeneizar o acesso dos aplicativos aos dispositivos fixos e so responsveis por operar entre ohardwaree ossoftwarede aplicao. Por serem acessados por interfaces de alto nvel, no procedimentais e determinsticas, o funcionamento dos circuitos eletrnicos depende da tecnologia utilizada em sua contruo, gerando grande diversidade nas formas de acesso a diferentes componentes fsicos. ( ) Certo ( ) Errado

278 - Q91468( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Hardware e de software; ) Ohardware a parte fsica do computador. So exemplos dehardware: placa de som, placa-me, monitor e dispositivos USB. Osoftwarepode ser considerado a parte lgica, responsvel pelo que fazer e por como fazer. So exemplos desoftware: sistemas operacionais, linguagens de programao, programas de computador. ( ) Certo ( ) Errado 279 - Q91469( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Windows; ) A respeito das caractersticas bsicas do sistema operacional Windows, julgue os itens a seguir. A capacidade PnP (plug and play) de dispositivos ao sistema operacional Windows facilita as tarefas de instalao, configurao e adio de perifricos a um computador pessoal. O UPnP (universal plug and play) estende essa simplicidade para toda a rede, permitindo a descoberta e o controle de dispositivos e servios em rede, como impressoras a ela conectadas,gatewaysda Internet e equipamentos eletrnicos de consumidores. ( ) Certo ( ) Errado 280 - Q91470( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Windows; ) O sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempo, pois permite a execuo de diversos programas ao mesmo tempo. ( ) Certo ( ) Errado

GABARITOS: 271 - E 272 - C 273 - E 274 - E 275 - C 276 - E 277 - E 278 - C 279 - C 280 - E 281 - Q91471( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Internet e intranet; Navegador Internet (Browser); ) No que se refere a Internet eintranet, julgue os itens subsecutivos. Para navegar nas pginas da Internet, necessrio umbrowser, como, por exemplo, o Samba Navigator, disponvel para Windows, ou o Internet Explorer. Ambos se comunicam com servidoresweb, e o Samba Navigator, por ser um navegador mais recente, tem a capacidade de trabalhar tambm com outros protocolos de transferncia de arquivos como o FTP e o HTTPS. ( ) Certo ( ) Errado 282 - Q91472( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Internet e intranet; ) Aintranetutiliza os protocolos da Internet, mas no mbito interno de empresas, para que os empregados possam acessar remotamente dados e informaes corporativas a partir de suas residncias. O protocolo especfico para transferncia de arquivos na Internet, que deve ser configurado de forma diferenciado quando utilizado naintranet, o IN-FTP (file transfer protocol-intranet).

( ) Certo ( ) Errado 283 - Q91473( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Internet e intranet; ) Para acessar a Internet, utiliza-se o protocolo TCP/IP em conjunto com o protocolo POP3, que possibilita a transferncia de arquivos, autenticao de usurios e o gerenciamento de arquivos e diretrios. ( ) Certo ( ) Errado 284 - Q91476( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Microsoft Office; ) Acerca do Microsoft Office, julgue os itens seguintes. Documentos, planilhas e apresentaes criados na verso 2007 do Office so salvos no formato XML e, por isso, apresentam as letras x ou m nas extenses de nome de arquivo; x significa um arquivo XML sem macros. Por exemplo, ao salvar um documento no Word, o arquivo utilizar, por padro, a extenso .docx em vez da extenso .doc. ( ) Certo ( ) Errado 285 - Q91477( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Microsoft Office; ) Ao se copiar um conjunto de dados de uma planilha Excel para apresentao em PowerPoint, aps selecionar as informaes, pode-se utilizar o comando Colar especial para transferir os dados em outro formato (por exemplo, objeto de planilha, formato HTML,bitmap, imagem ou formato de texto) ou para colar um vnculo com os dados de origem do Excel. ( ) Certo ( ) Errado 286 - Q91478( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Microsoft Office; ) Considere que a frmula ilustrada na figura a seguir tenha sido digitada na barra de frmulas do Excel e que os smbolosindiquem cada componente da frmula que aparece na figura.

( ) Certo ( ) Errado 287 - Q91479( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Organizao e gerenciamento de informaes, arquivos e pastas; ) Julgue os itens a seguir, referentes organizao e gerenciamento de arquivos e pastas. As propriedades de um documento, tambm conhecidas como metadados, so detalhes de um arquivo que o descrevem ou o identificam. As propriedades incluem detalhes como

ttulo, nome do autor, assunto e palavras-chave que identificam o tpico ou o contedo do documento. ( ) Certo ( ) Errado 288 - Q91480( Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Cincia e Tecnologia Jnior Geral / Noes de Informtica / Microsoft Excel; ) Ao abrir uma pasta de trabalho que tenha sido corrompida, o Microsoft Office Excel iniciar automaticamente o modo recuperao de arquivo e tentar reabrir e reparar, simultaneamente, a pasta de trabalho. Como medida preventiva, pode-se salvar frequentemente a pasta de trabalho e criar uma cpia debackupa cada vez que ela for salva ou pode-se indicar ao Excel que crie, automaticamente, um arquivo de recuperao a intervalos especficos. ( ) Certo ( ) Errado 289 - Q88933( Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Criminal - Especficos / Noes de Informtica / BrOffice Writer; ) Acerca dos principais aplicativos de software livres, julgue os itens subsecutivos. No aplicativo Writer, do BrOffice.org, em portugus, as teclas de atalho para imprimir ou salvar um documento que est sendo editado so as mesmas que as teclas de atalho usadas no aplicativo Word, da Microsoft, em portugus, para as mesmas funes. ( ) Certo ( ) Errado 290 - Q91174( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos - Cargo 11 a 14, e 16 / Noes de Informtica / Microsoft Word; ) Julgue os itens a seguir a respeito do Microsoft Word 2007. No Word 2007, a ferramenta Formatar Pincel, por padro, aplica o estilo normal em qualquer trecho de texto previamente selecionado no documento em edio. ( ) Certo ( ) Errado

GABARITOS: 281 - E 282 - E 283 - E 284 - C 285 - C 286 - E 287 - C 288 - C 289 - E 290 - E 291 - Q91175( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos - Cargo 11 a 14, e 16 / Noes de Informtica / Microsoft Word; ) Julgue os itens a seguir a respeito do Microsoft Word 2007. O Word 2007 possui, por padro, uma srie de estilos predefinidos que permitem formatar automaticamente, entre outras caractersticas, a fonte e o pargrafo usados em um documento em edio. ( ) Certo ( ) Errado 292 - Q91176( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos - Cargo 11 a 14, e 16 / Noes de Informtica / Microsoft Word; )

A criao de tabelas no Word 2007 necessita que seja definida, inicialmente, a cor de fundo da tabela, caso contrrio, as tabelas sero criadas com fundo preto e linhas transparentes ( ) Certo ( ) Errado 293 - Q91177( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos - Cargo 11 a 14, e 16 / Noes de Informtica / Linux; ) Com relao aos conceitos do sistema operacional Linux, julgue os itens seguintes. O Linux permite a utilizao dependrivesem ambiente grfico. ( ) Certo ( ) Errado 294 - Q91178( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos - Cargo 11 a 14, e 16 / Noes de Informtica / Linux; ) No Linux, os arquivos delogso gravados, por padro, no diretrio /home. ( ) Certo ( ) Errado 295 - Q91179( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos - Cargo 11 a 14, e 16 / Noes de Informtica / Linux; ) Durante o processo de desligamento (shutdown) do sistema operacional, o Linux, independentemente da verso utilizada, salva todo e qualquer documento que estiver aberto no diretrio /bin. ( ) Certo ( ) Errado 296 - Q91180( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos - Cargo 11 a 14, e 16 / Noes de Informtica / Internet e intranet; ) Acerca das tecnologias e ferramentas utilizadas em ambientes de intranete Internet, julgue os prximos itens. O protocolo HTTP permite o acesso a pginas em uma intranet com o uso de um navegador. ( ) Certo ( ) Errado 297 - Q91181( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos - Cargo 11 a 14, e 16 / Noes de Informtica / Internet Explorer; ) O Internet Explorer possui suporte para a execuo dejavascripte capaz de aceitarcookies. ( ) Certo ( ) Errado 298 - Q91182( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos - Cargo 11 a 14, e 16 / Noes de Informtica / Windows XP; ) Com referncia ao gerenciamento de arquivos e programas em sistemas Windows XP Professional, julgue os itens subsequentes.

Para ser considerado executvel pelo sistema operacional Windows XP Professional, um arquivo deve ter a extenso do tipo xml. ( ) Certo ( ) Errado 299 - Q91183( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos - Cargo 11 a 14, e 16 / Noes de Informtica / Windows XP; ) Ao se excluir uma pasta do diretrio c:\ utilizando-se a teclaa pasta ir para a Lixeira do Windows. ( ) Certo ( ) Errado 300 - Q91184( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos - Cargo 11 a 14, e 16 / Noes de Informtica / Windows XP; ) No ambiente Windows XP, por meio da linha de comando (promptdo DOS), possvel criar e remover arquivos armazenados no disco rgido do computador. ( ) Certo ( ) Errado

GABARITOS: 291 - C 292 - E 293 - C 294 - E 295 - E 296 - C 297 - C 298 - E 299 - C 300 - C 301 - Q79165( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA REA DE DIREITO / Noes de Informtica / Internet e intranet; Correio Eletrnico; ) Acerca do uso de ferramentas, tcnicas e aplicativos para a Internet eintranet, julgue os itens que se seguem. A utilizao dos padres de correio eletrnico implica a gerao automtica, pelo IMAP (Internet message access protocol), de uma assinatura digital, que pode ser verificada pelo destinatrio. ( ) Certo ( ) Errado 302 - Q79167( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA REA DE DIREITO / Noes de Informtica / Microsoft Excel; ) Com relao ao ambiente Microsoft Office, julgue os prximos itens. Uma planilha criada no Excel 2007 e armazenada em arquivo no formato xlsx pode ser exportada para o padro XML, por meio do prprio Excel 2007. ( ) Certo ( ) Errado 303 - Q96420( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA REA DE COMUNICAO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA / Noes de Informtica / Internet e intranet; ) Acerca do uso de ferramentas, tcnicas e aplicativos para a Internet eintranet, julgue os itens que se seguem. A troca de mensagens eletrnicas entre cidades geograficamente distantes no pode ser realizada por meio de umaintranet, em razo das caractersticas dos protocolos deemail usados em uma rede corporativa.

( ) Certo ( ) Errado 304 - Q96421( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA REA DE COMUNICAO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA / Noes de Informtica / Microsoft Word; Microsoft Office; ) Com relao ao ambiente Microsoft Office, julgue os prximos itens. Um documento criado no Word 2003 pode ser aberto no Word 2007 e salvo no formato docx. ( ) Certo ( ) Errado 305 - Q96422( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA REA DE COMUNICAO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA / Noes de Informtica / Segurana da Informao; ) Julgue o item abaixo, a respeito de mecanismos de segurana da informao, considerando que uma mensagem tenha sido criptografada com a chave pblica de determinado destino e enviada por meio de um canal de comunicao. A mensagem criptografada com a chave pblica do destinatrio garante que somente quem gerou a informao criptografada e o destinatrio sejam capazes de abri-la. ( ) Certo ( ) Errado 306 - Q79169( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA REA DE DIREITO / Noes de Informtica / Segurana da Informao; ) Julgue o item abaixo, a respeito de mecanismos de segurana da informao, considerando que uma mensagem tenha sido criptografada com a chave pblica de determinado destino e enviada por meio de um canal de comunicao. A mensagem criptografada com a chave pblica do destinatrio garante que somente quem gerou a informao criptografada e o destinatrio sejam capazes de abri-la. ( ) Certo ( ) Errado 307 - Q79166( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA REA DE DIREITO / Noes de Informtica / Internet e intranet; E-mail; ) Acerca do uso de ferramentas, tcnicas e aplicativos para a Internet eintranet, julgue os itens que se seguem. A troca de mensagens eletrnicas entre cidades geograficamente distantes no pode ser realizada por meio de umaintranet, em razo das caractersticas dos protocolos deemailusados em uma rede corporativa. ( ) Certo ( ) Errado 308 - Q89146( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Tcnico Administrativo - Bsicos / Noes de Informtica / BrOffice; ) Julgue os itens a seguir, referentes a aplicativos para edio de textos, planilhas e apresentaes.

No BrOffice.org Impress, ao se pressionar simultaneamente as teclasestando o cursor aps o ltimo eslaide de uma apresentao, insere-se um novo eslaide aps o atual. ( ) Certo ( ) Errado 309 - Q89147( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Tcnico Administrativo - Bsicos / Noes de Informtica / Microsoft Excel; ) No Microsoft Excel, a filtragem de dados consiste em uma maneira fcil e rpida de localizar e trabalhar um subconjunto de dados em um intervalo de clulas ou de tabela; por meio dessa ferramenta, pode-se, por exemplo, filtrar os dados para visualizar apenas os valores especificados, os valores principais (ou secundrios) ou os valores duplicados. ( ) Certo ( ) Errado 310 - Q89148( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Tcnico Administrativo - Bsicos / Noes de Informtica / Microsoft Word; ) No Microsoft Word, pode-se usar a mala direta para enviare-mailspersonalizados a uma lista de endereos dee-mailcontida no Outlook ou em um banco de dados. ( ) Certo ( ) Errado

GABARITOS: 301 - E 302 - C 303 - E 304 - C 305 - E 306 - E 307 - E 308 - E 309 - C 310 - C 311 - Q89149( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Tcnico Administrativo - Bsicos / Noes de Informtica / Internet e intranet; Correio Eletrnico; Microsoft Outlook; E-mail; ) Com relao a ferramentas e aplicativos de correio eletrnico, julgue o prximo item. Os protocolos de Internet que podem ser utilizados conjuntamente com o Outlook Express incluem o SMTP (simple mail transfer protocol), o POP3 (post office protocol3) e o IMAP (Internetmail access protocol). ( ) Certo ( ) Errado 312 - Q89150( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Tcnico Administrativo - Bsicos / Noes de Informtica / Windows; Windows Server 2003; ) Julgue os itens seguintes, referentes aos sistemas operacionais Windows e Linux. No Windows Server, utiliza-se a ferramenta CSVDE (comma- separated values data exchange) para importar novos objetos para oActive Directory, por meio de um arquivo de origem CSV. ( ) Certo ( ) Errado 313 - Q89151( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Tcnico Administrativo - Bsicos / Noes de Informtica / Linux; ) No Linux, para se ajustar as permisses via linha de comando, utilizam-se os comandos. O primeiro permite transferir a posse, especificando a qual usurio e grupo determinada

pasta ou arquivo pertence, e o segundo permite ajustar as permisses dos arquivos e pastas. ( ) Certo ( ) Errado 314 - Q89152( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Tcnico Administrativo - Bsicos / Noes de Informtica / Sistema Operacional; ) Os termos 32bitse 64bitsse referem forma como o processador de um computador manipula as informaes e, em consequncia, ao tamanho mximo da RAM que pode ser utilizado. Nas verses de 32bitsdo Windows, por exemplo, podem-se utilizar at 64 GB de RAM e, nas verses de 64bits, at 128 GB. ( ) Certo ( ) Errado 315 - Q89153( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Tcnico Administrativo - Bsicos / Noes de Informtica / Internet e intranet; ) Acerca de tecnologias, ferramentas e procedimentos associados Internet e intranet, julgue os itens subsequentes. O hipertexto consiste em um sistema de base de dados que integra eficientemente objetos de diferentes tipos, tais como texto, imagem, vdeos, sons e aplicativos. ( ) Certo ( ) Errado 316 - Q89154( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Tcnico Administrativo - Bsicos / Noes de Informtica / Internet e intranet; Segurana da Informao; ) Firewall o elemento de defesa mais externo naintranetde uma empresa e sua principal funo impedir que usurios daintranetacessem qualquer rede externa ligada Web. ( ) Certo ( ) Errado 317 - Q89155( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Tcnico Administrativo - Bsicos / Noes de Informtica / Segurana da Informao; ) Julgue o item abaixo, relativo segurana da informao. Entre os atributos de segurana da informao, incluem-se a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e a autenticidade. A integridade consiste na propriedade que limita o acesso informao somente s pessoas ou entidades autorizadas pelo proprietrio da informao. ( ) Certo ( ) Errado 318 - Q93780( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Execuo de Mandados / Noes de Informtica / Internet Explorer; ) Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e modos de utilizao da Internet e deintranets, assim como a conceitos bsicos de tecnologia e segurana da informao. No Internet Explorer 8 (LE8), ao se clicar o boto iniciado o carregamento da mesma pgina que exibida quando o IE8 iniciado. O IE8 possui funcionalidade que permite que o usurio redefina qual deve ser essa pgina. ( ) Certo ( ) Errado

319 - Q92672( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Tcnico Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Internet e intranet; ) Acerca de conceitos e modos de utilizao da Internet e de intranets, conceitos bsicos de tecnologia da informao e segurana da informao, julgue os itens subsequentes. A biometria um recurso bastante til para garantir o acesso aos dados de usurios, pois utilizada para substituir o uso de senhas,tokensou cdigos de acesso, os quais demandam memorizao, transporte dostokensou outras formas de se burlar a segurana. Assim, com a biometria, o prprio usurio deve estar presente diante do sistema de autenticao para garantir o seu acesso ao ambiente eletrnico. ( ) Certo ( ) Errado 320 - Q92673( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Tcnico Judicirio Tecnologia da Informao / Noes de Informtica / Internet e intranet; ) Um endereo IP um identificador que uma rede pode ter para que ela seja encontrada por um usurio. Todos os computadores de uma rede possuem, assim, um mesmo endereo IP, o que garante o envio e recebimento de mensagens para os computadores contidos nessa rede. O que muda na rede so os endereos dos usurios, e no, o endereo dos computadores. ( ) Certo ( ) Errado

GABARITOS: 311 - C 312 - C 313 - E 314 - E 315 - C 316 - E 317 - E 318 - C 319 - C 320 - E

Das könnte Ihnen auch gefallen