Sie sind auf Seite 1von 4

Romantismo (Primeira Gerao)

Histrico

O livro Suspiros Poticos e Saudades, de Gonalves de Magalhes (1811-1882), publicado em 1836, tido como marco fundador do Romantismo no Brasil. Em torno e sob liderana de Magalhes, um grupo de homens pblicos e letrados articulou as primeiras manifestaes do Romantismo no Brasil, num momento caracterizado pela tentativa de definio de uma identidade nacional.

O fervor patritico do grupo, integrado por Martins Pena (1815-1848), Francisco Adolfo Varnhagen (1816-1878) e Joo Manuel Pereira da Silva (1817-1895), entre outros, manifestou-se inicialmente por meio da imprensa. O primeiro veculo de divulgao consciente do iderio romntico foi a revista Niteri, que teve entre seus colaboradores Gonalves de Magalhes, Manuel de Arajo Porto-Alegre (1806-1879), Francisco Sales Torres-Homem (1812-1876) e C. M. de Azeredo Coutinho. No perodo, destaca-se tambm a revista Guanabara, dirigida por Porto-Alegre, Gonalves Dias (1823-1864) e Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882).

Foi poesia, porm, que coube o papel de consolidao do Romantismo no pas. Mais especificamente a Gonalves Dias, poeta mais representativo da primeira gerao do movimento. Em poemas de temtica indianista, como I- Juca Pirama, ou patritica, como Cano do Exlio, ele empregou temas caros aos autores romnticos, como saudade, melancolia e natureza.

Estilo - caractersticas gerais


A primeira fase do Romantismo brasileiro, compreendida entre os anos de 1836 e 1852, caracterizou-se pela busca de definio de uma identidade nacional. Reunidos em torno de Gonalves de Magalhes, cuja obra Suspiros Poticos e Saudades, de 1836, tida como marco fundador do movimento no Brasil, um grupo de homens pblicos e letrados articulou a formao de um clima de opinio favorvel autonomia cultural do pas. O processo de emancipao desencadeado da em diante deve ser entendido, no plano cultural, como o equivalente da independncia poltica, conquistada em 1822.

O fervor patritico desse grupo, integrado por Martins Pena, Francisco Adolfo de Varnhagen e Joo Manuel Pereira da Silva, entre diversos outros, manifestou-se inicialmente por meio da imprensa, que desde a chegada de D. Joo VI, em 1808, tomava impulso no pas. Nas trs primeiras dcadas do sculo XIX, foram fundadas dezenas de jornais e revistas, a maioria de durao efmera. Mas a proliferao desses peridicos, geralmente dedicados poltica, literatura e cincias, exprime a urgncia e o anseio de expressar e fazer circular publicamente o conhecimento e a opinio.

A revista Niteri, fundada em 1836 por Gonalves de Magalhes, Manuel de Arajo PortoAlegre, Francisco Sales Torres-Homem e Azeredo Coutinho, participa desse contexto de florescimento da imprensa. A publicao, tambm de cunho cientfico, literrio e artstico, foi fundada em Paris e tinha como epgrafe a frase "Tudo pelo Brasil e para o Brasil", e foi a primeira a promover a difuso consciente do Romantismo no pas. O programa de reforma e nacionalizao da literatura brasileira, veiculado por artigos e estudos publicados na revista, tinha origem nas idias do escritor portugus Almeida Garrett e do historiador francs Ferdinand Denis (1798 - 1890), pioneiro no estudo da literatura brasileira.

Dois anos mais tarde, em 1838, a fundao do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro (IHGB) representaria outro passo importante para a consolidao do movimento no Brasil. O Instituto tinha como objetivo a produo de estudos sistemticos de aspectos variados da realidade nacional e congregou as principais figuras da intelectualidade brasileira da poca, entre as quais J. M. Pereira da Silva e Joaquim Manuel de Macedo, que foi sciocorrespondente do IHGB. Parte das pesquisas realizadas pelos integrantes do grupo era publicada na revista da instituio, que foi de extrema importncia para a divulgao do iderio Romntico no pas.

Outras duas publicaes contribuem de modo significativo para a sedimentao do movimento nessa primeira fase. So elas o jornal Minerva Brasiliense e a revista Guanabara. O primeiro durou dois anos - de 1843 a 1845 - e merece destaque pelos nomes que nele atuaram: tinha entre seus colaboradores Gonalves de Magalhes, Odorico Mendes, Santiago Nunes Ribeiro e Teixeira e Sousa (1812-1861). Foi esse jornal que deu origem revista Guanabara, editada entre os anos de 1850 e 1855. Dirigida por Porto-Alegre, Gonalves Dias e Joaquim Manuel de Macedo, a revista exemplifica a organicidade do Romantismo brasileiro nesse primeiro momento, explicitando em seu artigo de apresentao o vnculo direto com as publicaes que a antecederam.

No campo da prosa de fico, as primeiras experincias romnticas no Brasil esto bastante calcadas no romance europeu. A partir da dcada de 1830, tradues da obra de autores como Walter Scott, Chateaubriand e Balzac comeam a ser publicadas nos jornais num formato que teria extrema popularidade no sculo XIX: o folhetim. A tentativa de se criar um "romance nacional" tem incio nessa poca. O Filho do Pescador (1843), de Teixeira e Sousa, o primeiro passo nessa direo. J no ano seguinte aparece A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Para o crtico e historiador Antonio Soares Amora, esses livros inauguram duas tendncias importantes da fico romntica: a histrica e a urbana.

Autores
Entre os autores da Primeira Gerao do Romantismo, o mais empenhado em articular a reforma romntica e nacionalista na literatura foi Gonalves de Magalhes, que se dedicou poesia, ao teatro, fico, histria e elucubrao filosfica. No campo literrio, sua obra mais importante Suspiros Poticos e Saudades, lembrada como marco inaugural do Romantismo. Mas a importncia histrica de Magalhes deve-se principalmente figura centralizadora, que estimulou e coordenou a reforma romntica.

Indicativos de seu papel de reformulador so os ensaios Discurso Sobre a Histria da Literatura do Brasil e Filosofia da Religio, ambos publicados na revista Niteri em 1836. No primeiro texto, Magalhes argumenta que o Brasil possui uma literatura ligada evoluo histrica do pas e que, portanto, apresenta objetos dignos de inspirar escritores. No segundo, afirma que a religio um dos elementos bsicos da sociabilidade e deve, em conseqncia, ser tema de produes artsticas. O intuito era mostrar a literatura como esprito da evoluo histrica do pas, e o mrito do texto esto em postular a necessidade de se estudar os escritores brasileiros do passado para definir a continuidade com o presente. A religio seria o liame capaz de estabelecer a conexo com os antecessores.

Pereira da Silva e Santiago Nunes Ribeiro tambm produziram textos de importncia para a consolidao do movimento. No segundo nmero da mesma Niteri, Silva publicou Estudos Sobre a Literatura. Nesse texto, ele retoma os temas de Magalhes e argumenta que o Brasil tinha necessidade de manifestar uma literatura prpria, o que requer rejeio da imitao clssica e ateno s inspiraes locais. Foi ele o primeiro a apontar o Romantismo como guia para se levar esse projeto adiante. J Nunes Ribeiro autor do ensaio Da Nacionalidade da

Literatura Brasileira. Publicado no jornal Minerva Brasiliense, o texto defende a tese de que a literatura nacional existe desde os primeiros autores do perodo colonial, de muita consequncia para futuras elaboraes tericas sobre a independncia da literatura brasileira em relao Europa.

Autor de A Moreninha (1844), O Moo Louro (1845) e Os Dois Amores (1848), entre muitos outros, Joaquim Manuel de Macedo o prosador de maior destaque nesta fase inicial do Romantismo. At porque Jos de Alencar, em todos aspectos o nome mais importante da prosa romntica brasileira, ainda no tinha comeado a carreira literria. Tambm autor de poemas e de doze peas de teatro, Macedo atuou como cronista no Jornal do Commercio, onde mantinha a coluna A Semana. Como ficcionista, foi o primeiro autor a transpor os tipos, as cenas, a vida da sociedade do Rio de Janeiro para o gnero romance - o que era novidade no pas.

Macedo obteve grande popularidade ao abordar cenrio e personagens familiares para os leitores cariocas, ao descrev-los de maneira ligeira, sentimental e novelesca, tal como prescrevia o modelo folhetinesco francs. "Realidade, mas s nos dados iniciais; sonho, mas de rdea curta; incoerncia, vontade; verossimilhana, ocasional; linguagem, familiar e espraiada: eis a esttica dos seus romances", define Antonio Candido (1918) no livro Formao da Literatura Brasileira.

Foi poesia, porm, que coube o papel de consolidao do Romantismo no pas. Mais especificamente a Gonalves Dias, o poeta mais representativo da primeira fase do movimento. Em poemas de temtica indianista, como I- Juca Pirama, ou patritica, como Cano do Exlio, ele transformou em experincia o que antes era apenas tema. A transformao fica evidente ao se comparar O Dia 7 de Setembro, de Gonalves de Magalhes, com a Cano do Exlio, de Gonalves Dias. O assunto comum - o amor e a saudade da ptria - abordado em tom protocolar e oficial no poema de Magalhes, ao passo que Gonalves Dias harmoniza rigor formal e sentimento num poema ainda hoje capaz de fazer vibrar as cordas do amor pelo pas natal.

Graas complexidade dos recursos formais empregados por Gonalves Dias, saudade, melancolia, natureza, ndio, enfim, toda a galeria temtica do Romantismo ganha significado para alm da tentativa de se fazer um mero registro da realidade do pas.

Das könnte Ihnen auch gefallen