Sie sind auf Seite 1von 31

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 151 Zona Eleitoral da Comarca de Recife, Pernambuco.

A COLIGAO PARA O RECIFE SEGUIR MUDANDO, formada pelos partidos polticos PP/PT/PSDC/PHS, j devidamente qualificada junto a este Cartrio Eleitoral, vem, mui respeitosamente, por meio do seu representante legal, perante Vossa Excelncia, arrimado na Lei n 9.504/97, mais especificamente no seu artigo 73, ajuizar a presente REPRESENTAO ELEITORAL POR DESVIO DE FINALIDADE EM PROPAGANDA INSTITUCIONAL C/C PEDIDO LIMINAR em face do GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, do GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS, estes com endereos no Palcio do Campo das Princesas, Praa da Repblica, s/n - CEP 50010-928 - Recife Pernambuco, da COLIGAO FRENTE POPULAR DO RECIFE, do CANDIDATO A PREFEITO DO RECIFE GERALDO JLIO DE MELLO FILHO e do CANDIDATO A VICE PREFEITO LUCIANO ROBERTO ROSAS DE SIQUEIRA, estes com endereo indicado no DRAP, qual seja, Rua Dr. Geraldo de Andrade, n 57, Espinheiro, Recife, Pernambuco, CEP 52021-220, o que o faz pelas fundamentos de fato e de direito abaixo elencadas.

1.

Dos Fatos. Como j do conhecimento geral da populao do

municpio do Recife, o Governo do Estado, por meio da internet, do rdio e da televiso, vem, ao contrrio do proclamado na legislao de regncia, realizando constantemente diversas atitudes direcionadas, nica e exclusivamente, a beneficiar a campanha eleitoral do Candidato a Prefeito pela Frente Popular do Recife, o Sr. Geraldo Jlio, membro oriundo da conjuntura poltica dirigida pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB, partido presidido pelo Governador do Estado de Pernambuco.

So vrios e GRITANTES os exemplos da chamada propaganda casada do governo do estado de Pernambuco com a campanha municipal do candidato da Frente Popular do Recife, consoante iremos detalhar adiante.

2. Dos casos prticos que comprovam a ilegalidade cometida e da vasta documentao acostada. 2.1. Da doao de tablets aos alunos das escolas pblicas estaduais e municipais. Como se pode perceber atravs de parte do guia eleitoral da Frente Popular do Recife que foi ao ar em 14 de setembro de 2012, mais precisamente aos 335 (Doc. 01), cujo trecho principal pode ser reproduzido pela foto abaixo, o candidato Geraldo Jlio promete doar um tablet para cada aluno da rede municipal.

Veja-se, ainda, que uma das propagandas institucionais do governo do estado que est sendo veiculada diariamente nas rdios, televises, outdoors, backbus e imprensa escrita trata justamente acerca da doao de tablets para cada aluno da rede de ensino estadual (Doc. 02). No podemos deixar de citar as diversas propagandas institucionais do governo do estado de Pernambuco, como a abaixo transcrita

do site da Secretaria de Educao, veiculada em 02 de agosto de 2012, ou seja, em pleno perodo eleitoral, na qual trata especificamente do Recife, local onde acontece uma disputa eleitoral com a candidatura de um grande aliado do Governador Eduardo Campos e ex secretrio estadual por quase 06 (seis) anos, o Sr. Geraldo Jlio.

Importante mencionar que a doao de tablets pelo governo do estado foi, inclusive relatada pelo aluno da escola estadual Silva Jardim que apresentou o guia eleitoral do Sr. Geraldo Jlio, consoante tela abaixo retirada aos 224 do vdeo em anexo (Doc. 01).

Inclusive, Exa, este tipo de propaganda, qual seja, gravao de guia eleitoral dentro de bem pertencente ao poder pblico, uma conduta vedada pela lei eleitoral, precisamente o artigo 37, pargrafo primeiro. Vejamos a redao abaixo:

Art. 37. Nos bens cujo uso dependa de cesso ou permisso do poder pblico, ou que a eles pertenam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminao pblica e sinalizao de trfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de nibus e outros equipamentos urbanos, vedada a veiculao de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichao, inscrio a tinta, fixao de placas, estandarte, faixas e assemelhados. 1. A veiculao de propaganda em desacordo com o disposto no caput deste artigo sujeita o responsvel, aps a notificao e comprovao, restaurao do bem e, caso no cumprida no prazo, a multa no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a R$ 8.000 (oito mil reais).

Na ocasio os Srs. Geraldo Jlio e Luciano Siqueira foram beneficiados pelo ato de propaganda irregular em bem pblico pertencente ao governo estadual, qual seja, a escola Silva Jardim, como se percebe pelo guia eleitoral em anexo (Doc. 01), estando passveis de sofrerem multa prevista na legislao eleitoral. Alm disso, h uma clara infrao ao artigo 731 da Lei 9.504/97, que veda expressamente, dentre as condutas dos agentes pblicos em campanhas eleitorais, a cesso ou utilizao, em benefcio de candidato, partido poltico ou coligao, de bens imveis pertencentes administrao direta ou indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. Probe tambm a utilizao dos Poder Executivo. A conduta ora sob anlise ofende exatamente os dispositivos acima narrados uma vez que, alm de utilizar um imvel de propriedade do poder pblico para a realizao de uma propaganda, diga-se de passagem em horrio escolar e de expediente dos funcionrios, utilizaram inevitavelmente dos servios de funcionrios pblicos, v.g., a Diretora da Escola, o porteiro, a professora, dentre outros, que receberam e ciceronearam toda a equipe de gravao do Guia Eleitoral. servios de Servidor Pblico ou empregado da administrao direta ou indireta federal, estadual ou municipal do

1 Art. 73. So proibidas aos agentes pblicos, servidores ou no, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: I - ceder ou usar, em benefcio de candidato, partido poltico ou coligao, bens mveis ou imveis pertencentes administrao direta ou indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, ressalvada a realizao de conveno partidria; (...) III - ceder servidor pblico ou empregado da administrao direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus servios, para comits de campanha eleitoral de candidato, partido poltico ou coligao, durante o horrio de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado;

2.2. Da construo das Unidades de Pronto Atendimento UPAs. A questo da construo das UPAs mais uma das provas apresentadas e que identifica a propaganda casada do governo do estado com a campanha dos candidatos a Prefeito e Vice Prefeito do Recife, Srs. Geraldo Jlio e Luciano Siqueira. Consoante evidenciado atravs da propaganda veiculada em outdoor (Doc. 03) e apresentada no intervalo do Jornal Nacional do dia 17 de setembro de 2012, cujo vdeo institucional segue em anexo (Doc. 04), aos 035 da mdia acostada, abaixo transcrita, o Governo do Estado faz referncia s 14 (quatorze) UPAs que foram construdas, com atendimento a mais de 3 milhes e meio de pessoas.

No tocante campanha eleitoral do Sr. Geraldo Jlio, este se intitula o coordenador das mesmas 14 (quatorze) Unidades de Pronto Atendimento, conforme podemos constatar pelo perfil oficial do candidato no Facebook (Doc. 05). Ressalte-se que, no mesmo dia, o candidato da Frente Popular do Recife, apresentou insero gratuita tratando do mesmo

tema em questo, qual seja, a coordenao das UPAs e a promessa de construo de UPAs especializadas.

2.3 Da construo dos hospitais metropolitanos. No tocante ao tema acima, vislumbramos no mesmo vdeo institucional que foi ao ar no intervalo do Jornal Nacional de 17 de setembro de 2012 (Doc. 04), que a mdia paga pelos cofres do governo do Estado de Pernambuco faz referncia construo de 03 (trs) novos hospitais na Regio Metropolitana do Recife.

Observe-se que se trata de uma insero de um minuto, no horrio do Jornal Nacional, no intervalo que antecede a propaganda poltica. Ressalte-se que tal propaganda est entre os espaos mais caros da televiso, no sendo usual a produo de VTs de um minuto nesse horrio. Logo aps o encerramento do Jornal Nacional, na o propaganda eleitoral, o candidato Geraldo Jlio se intitulou

coordenador da construo dos mesmos hospitais, sendo evidente e inafastvel a associao das propagandas. Veja-se aos 300 do guia eleitoral veiculado logo aps o Jornal Nacional do dia 17 de setembro de 2012 (Doc. 06), imagem abaixo.

2.4. Da viagem ao exterior Aqui, mais uma vez, mostra-se clarividente outro exemplo de propaganda casada, qual seja, o vdeo institucional do governo que trata das viagens ao exterior e da promessa de campanha eleitoral do candidato da Frente Popular do Recife, o Sr. Geraldo Jlio, que trata acerca das viagens ao exterior dos alunos da rede pblica. Por onde se passe na cidade do Recife, verificamos propaganda paga pelo governo do estado de Pernambuco, principalmente em outdoors, os quais cita o intercmbio de alunos da rede pblica ao exterior (Doc. 07). O Sr. Geraldo Jlio, aproveitando-se da propaganda institucional do estado de Pernambuco, utiliza seu guia eleitoral para focar no mesmo assunto que est sendo bancado com o dinheiro pblico do estado, na forma da imagem abaixo.

No bastasse isso, no guia eleitoral do candidato Geraldo Jlio, datado de 14 de setembro de 2012 (Doc. 01), no trecho compreendido aos 622 e 630, a estudante Ana Raquel Vilela contundente ao requerer a continuao do Programa, cuja degravao segue abaixo:

eu queria muito que esse projeto continuasse, para que minha irm pudesse ir, para que outras pessoas pudessem ir

Esta afirmao da estudante do ensino pblico causa uma ntida confuso na cabea do eleitor, que no sabe ao certo se est assistindo um programa eleitoral para Prefeito do Recife ou um vdeo institucional do governo do Estado de Pernambuco.

Em outra passagem do programa eleitoral veiculado na sexta-feira, 14 de setembro de 2012, no trecho compreendido entre 721 e 736, o candidato Geraldo Jlio em conversa com o Governador Eduardo Campos, fazendo o seguinte comentrio:

Fazer alfabetizao na idade certa, professores valorizados, ensino integral para essas escolas da Prefeitura tambm, para esses meninos comearem, inclusive a aprender lngua, e chegarem j melhor preparados para o Programa Ganhe o Mundo

preciso ressaltar que no se trata to somente de defesas de programas de governo vinculados a uma gesto amplamente apoiada! Isso seria assunto para o Guia Eleitoral e no para uma propaganda institucional. No h como negar a confuso que tal procedimento causa na cabea do eleitor, restando clara a ocorrncia de propaganda institucional com o ntido intuito eleitoral. Verifique-se, ilustre julgador, que as propostas de campanha do candidato a Prefeito pela Coligao Frente Popular do Recife so idnticas s propagandas institucionais do Estado de Pernambuco, num claro abuso de poder econmico. Importante destacar que j apresentamos aqui propagandas casadas referentes doao de tablets, construo de 03 (trs) hospitais na Regio Metropolitana, das 14 UPAs e agora das viagens ao exterior. Todavia, demonstrando a contumcia nas aes similares, demonstraremos a seguir mais propagandas com o ntido intuito de promoo do candidato Geraldo Jlio.

2.5. Do Pacto Pela Vida. Em relao a este tpico, existem diversas propagandas institucionais espalhadas pela cidade do Recife, bancadas pelos cofres pblicos, dentre eles h o chamado Programa Patrulha do Bairro, relanado no ltimo dia 30 de agosto de 2012 pelo governador Eduardo Campos (Doc. 08), num intuito claramente eleitoreiro. Alm disso, h diversos outdoors (Doc. 09) espalhados pela cidade do Recife, divulgando dito Programa. Em seu guia eleitoral, o Sr. Geraldo Jlio diz ter sido o coordenador do Pacto pela Vida a partir de setembro de 2008, consoante podemos constatar atravs da mdia em anexo, no trecho compreendido entre 246 a 251 (Doc. 06), datado de 17 de setembro de 2012. Apesar disso, seu facebook oficial (Doc. 05) indica que ele implantou o Pacto Pela Vida em 2007, causando uma enorme confuso na cabea do eleitor.

De mais a mais, o candidato da Frente Popular continua fazendo suas promessas de campanha, em cima dos mesmos temas que so objeto das propagandas institucionais do governo do estado de Pernambuco, no sendo diferente com o Pacto Pela Vida. Vejamos:

O que estamos trazendo nos autos muito grave, no restando dvidas que os envolvidos merecem ser punidos, sob pena da justia ser conivente com o abuso de poder econmico que est acontecendo na nossa cidade nas eleies para Prefeito do Recife.

2.6. Amistoso da seleo brasileira. Brasil x China. Outro exemplo recente deste tipo de conduta ilcita ocorreu justamente no dia do jogo do Brasil contra a China nas imediaes do Estdio do Arruda, em data de 10 de setembro do corrente ano (Doc. 10), quando um grupo de agentes pblicos (ver item 2.6.1) com camisa do Governo Estadual, ao mesmo tempo que distribuam um brinde azul referente Copa do Mundo de 2014 e ao Estado de Pernambuco, igualmente entregavam um brinde amarelo, idntico em tamanho e formato, relacionado campanha do Sr. Geraldo Jlio, atitude esta contrria ao disposto na legislao de regncia, devendo, dessa monta, ser coibida pela Justia Eleitoral. bvio que a ilegalidade mencionada, beneficiada pela utilizao da mquina pblica, atende aos interesses do candidato da Frente Popular do Recife, o Sr. Geraldo Jlio.

2.6.1. Da qualidade de agente pblico

Considera-se agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo pblica. Como se v, a expresso agente pblico tem sentido amplo, alcanando todas as pessoas que, a qualquer ttulo, exercem uma funo pblica, remunerada ou gratuita, definitiva ou transitria, poltica ou jurdica, como preposto do Estado. Em suma, o agente pblico a pessoa natural por intermdio da o qual o Estado se faz presente! Os agentes pblicos so, em regra, classificados em cinco grandes grupos, a saber: agentes polticos; agentes administrativos; agentes honorficos; agentes credenciados; e agendes delegados.

Os agentes polticos so os componentes do Governo nos seus primeiros escales, aos quais incumbem as funes de dirigir, orientar e estabelecer diretrizes para o Poder Pblico. Os agentes administrativos so todos aqueles que exercem uma funo pblica de carter permanente em decorrncia de relao funcional. Integram o quadro funcional da Administrao Direta e Indireta dos trs Poderes de todos os entes federados. Sujeitam-se hierarquia funcional e ao regime jurdico estabelecido pela entidade a qual pertencem. Os agentes honorficos so cidados chamados para, transitoriamente, colaborarem com o Estado, na prestao de servios especficos, em razo de sua condio cvica, de sua honorabilidade ou de sua notria capacidade profissional. No possuem qualquer vnculo profissional com o Estado e normalmente atuam sem remunerao. Os agentes credenciados so os que recebem a incumbncia da Administrao para represent-la em determinado ato ou praticar certa atividade especifica, mediante remunerao do Poder Pblico credenciante. Os agentes delegados so particulares que recebem a incumbncia da execuo de determinada atividade, obra ou servio pblico, mediante remunerao e por prazo determinado. A ltima figura descrita alhures amolda-se, perfeitamente, ao caso sob anlise, posto que os particulares que aparecem no vdeo anexado entregando brindes azuis no dia do jogo da Seleo Brasileira no Estdio do Arruda em data de 10 de setembro do corrente ano esto, de fato, exercendo uma funo pblica em nome do Estado de Pernambuco. Feitas estas consideraes, evidente est que os citados figurantes so classificados como agentes pblicos delegados e, dessa monta, no local e dia descrito alhures, em ateno ao princpio da legalidade, somente podiam exercer, em nome do Estado de Pernambuco, a atividade de distribuio de brindes ligados ao Governo estadual.

Ocorre que, no obstante tudo relatado, os agentes aparecem, por mais absurdo que parea, distribuindo, no mesmo instante, brindes azuis, estes ligados ao Governo do Estado de Pernambuco; e brindes amarelos (vale ressaltar, idnticos em tamanho e modelo), estes referentes campanha do Sr. Geraldo Jlio.

2.7. Do 1 passeio ciclstico PEDALA PE. Mais outro programa do governo do estado de Pernambuco que possui fins eleitoreiros o primeiro passeio ciclstico Pedala PE, cuja concentrao ocorreu no Quartel do Derby, rea central do Recife, em dia 23 de setembro, conforme demonstra a publicidade abaixo. Ora, o programa promovido pelo Governo de Pernambuco, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte, tem fins claramente eleitoreiros e que beneficiam diretamente o candidato apoiado pelo Governador do Estado. Utilizar-se de propagandas bancadas pelo Poder Pblico em benefcio de qualquer candidato, fere de morte os princpios do Direito Administrativo, da legalidade, da isonomia e da moralidade, uma vez que o governo de Pernambuco est claramente utilizando a mquina pblica para promover, por exemplo, quando da realizao do primeiro passeio ciclstico, em plena campanha eleitoral.

Se divulgar e patrocinar tal evento j fosse uma prtica habitual do governo, at que poderamos aceitar, mas como visto trata-se do PRIMEIRO ato neste sentido, e ocorrer justamente s vsperas das eleies municipais. Outrossim, cuidar da mobilidade, apesar de ser papel de todos, claramente uma tarefa municipal, estando, inclusive dentro dos programas de governo dos principais candidatos a Prefeito de Recife.

2.8. Da explorao do Recife na propaganda institucional do governo de Pernambuco. Propostas de Geraldo Jlio. Associao. Propaganda Casada.

Um dos mais recentes vdeos institucionais que est sendo veiculado na mdia local trata apenas dos investimentos no Recife (Doc. 11), causando enorme confuso na cabea do eleitor, pois mais parece uma propaganda eleitoral gratuita do candidato da Frente Popular, o Sr. Geraldo Jlio, j que transmite um resumo de todas as suas propostas para a cidade. Para se ter uma ideia, as figuras abaixo fotografadas foram retiradas do guia eleitoral de Geraldo Jlio (Figura 1) e do vdeo institucional do Estado de Pernambuco (Figura 2). Se no

forem as mesmas imagens, so bastante semelhantes, causando, mais uma vez, confuso na cabea dos eleitores,. (Figura 1)

(Figura 2)

Nas

fotografias

abaixo

registradas,

trata-se

da

propaganda casada que trata da comunidade Ilha de Deus. A (figura 1) foi transmitida de um programa eleitoral do candidato Geraldo Jlio. J a (figura 2) pode ser encontrada no vdeo institucional do governo do estado, que trata exclusivamente do Recife. (Figura 1)

(Figura 2)

Alm dos dois casos acima registrados, percebemos claramente que a propaganda institucional do estado, que est sendo veiculada na mdia, explora ainda as UPAs e os Hospitais Metropolitanos, o Pacto pela Vida, as escolas estaduais de referncia e o transporte pblico, todos explorados no guia eleitoral da Frente Popular e com propostas semelhantes do candidato Geraldo Jlio para o Recife. Para analisar, basta verificar os guias dos dias 14 (Doc. 01) e 17 de setembro (Doc. 06), acostados aos autos.

2.9 Da PPP da Compesa. Recentemente, como est sendo noticiado em toda a mdia, o Representante Humberto Costa, atravs do seu horrio eleitoral gratuito provocou debate eleitoral para cobrar a posio do

candidato Geraldo Jlio acerca da denominada PPP da Compesa, conforme comprova a reportagem em anexo (Doc. 19) No entanto, o candidato da Frente Popular do Recife no se pronunciou sobre o assunto, deixando que o Governador do estado, o Sr. Eduardo Campos e a prpria Compesa, rgo estadual, fizessem sua defesa, INCLUSIVE COM A UTILIZAO DE PROPAGANDAS BANCADAS PELO PODER PBLICO. Tal atitude extrapola todos os limites legais, deixando clara utilizao do abuso do poder econmico e poltico do governo do Estado, para defender o candidato Geraldo Jlio. O Governador do Estado est utilizando o horrio eleitoral gratuito da Frente Popular do Recife para defender a PPP da Compesa (Doc. 12) ao mesmo tempo que veiculou na sexta-feira, 28 de setembro de 2012, no horrio comercial mais caro da televiso brasileira, qual seja, intervalo do Jornal Nacional, nota oficial do governo do estado sobre o caso que est sendo explorado pelo candidato Humberto Costa (Doc. 13). Ou seja, POR MEIO DE UMA PROPAGANDA CUSTEADA COM RECURSOS PBLICOS, HOUVE UMA DEFESA POLTICA DE UM PROCESSO ELEITORAL! No bastasse isso, o governo do estado publicou no sbado, 29 de setembro de 2012, nota paga nos trs jornais de grande circulao, (Doc. 14), com as mesmas expresses utilizadas na insero gratuita da Frente Popular do Recife, inclusive com contedos estritamente polticos, seno vejamos: Para ns, como j foi demonstrado, palavra compromisso. Importante observar tambm a parte do jornal onde foi veiculada a propaganda institucional que fora adquirida, com recursos pblicos, pelo Governo do Estado de Pernambuco: NO CADERNO DE POLTICA! O debate ultrapassou as barreiras da esfera

eleitoral, descambando para o uso indiscriminado, torto e direita, de recursos pblicos para obteno de benefcios eleitorais. 2.10 Vdeo Institucional Eleitoral s vsperas do pleito. Por fim, para fechar com chave de ouro a participao do Poder Executivo Estadual nas eleies municipais do Recife, foi novo vdeo institucional (doc. 15) sem qualquer carter informativo populao e com um nico objetivo: emocionar o eleitor na reta final da campanha no Recife. A msica de fundo que apresenta o vdeo, famosa na voz do cantor e compositor Lulu Santos, demonstra bem o objetivo do vdeo: Nada do que foi ser de novo do jeito que j foi um dia.. Salta os olhos tamanha ousadia! A prpria imprensa, por meio do Jornal do Commercio, em 02.10.2012, emitiu o comentrio abaixo a respeito do vdeo:

Observe-se, V.Exa., que o contedo do vdeo foi feito sob medida para a reta final da campanha! Todavia, por mais teratolgico que possa parecer, foram veiculados como publicidade institucional, ou

seja, pagos com os recursos pblicos advindos do Poder Executivo Estadual, o que LOGICAMENTE vedado por lei e no se pode admitir. Resta clarividente, assim, a utilizao da mquina pblica do Estado para beneficiar o candidato a Prefeito do Recife pela Frente Popular, o Sr. Geraldo Jlio, devendo V.Exa coibir este abuso do poder, para determinar a cassao do registro do beneficiado, ou mesmo sua diplomao, caso vena as eleies que esto por vir.
3. Do direito.

3.1. Da violao ao artigo 73 da Lei n 9.504/97 Tudo o que foi apresentado at o momento apenas denota conduta abusiva e ilegal (utilizao da mquina pblica) em latente violao aos mandamentos contidos no art. 73 da Lei n 9.504/97, atividade esta que deve ser, de pronto, repudiada pelo Poder Judicirio, seno vejamos. A legislao eleitoral, em particular a Lei n 9.504, de 1997, tem por foco o regulamento disciplinar do pleito eleitoral, com objetivo de garantir a lisura da escolha e a isonomia de oportunidade dos candidatos aos cargos executivos ou de representao popular, cuja seleo se d por via de eleio pblica. A referida norma eleitoral o principal instrumento de preservao da igualdade eleitoral, consequentemente, tambm o aplicador ou intrprete onde se devem se orientar nesta perspectiva, sob risco de desviar-se o significado dela que , precipuamente, resguardar a soberania popular, na forma da Constituio Federal, em seu artigo 14. Por outro lado, a proteo da soberania popular no pode se transformar em elemento de desarticulao ou de frustrao dos atos da Administrao, mesmo durante o chamado perodo eleitoral. Vale enfatizar que os limites da lei eleitoral so os limites da regularidade administrativa das aes de governo, as quais quando praticadas com desvio de finalidade ou abuso de poder podero ser corrigidas ainda na ausncia de tutela eleitoral, e, se

configurarem correspondente.

ilcito

eleitoral,

merecer

tambm

sano

O foco maior dessas proibies (art. 73 Lei da n 9.504/97) o de garantir a isonomia de condies entre os candidatos nos pleitos eleitorais, como tambm o de coibir abusos do poder por parte dos agentes pblicos, em perodo de campanhas eleitorais, em benefcio de determinados candidatos ou partidos, ou em prejuzo de outros. As proibies dispostas na Lei n 9.504/97, mais especificamente no seu artigo 73, so as seguintes: Art. 73 - So proibidas aos agentes pblicos, servidores ou no, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: I - ceder ou usar, em benefcio de candidato, partido poltico ou coligao, bens mveis ou imveis pertencentes administrao direta ou indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, ressalvada a realizao de conveno partidria; II - usar materiais ou servios, custeados pelos Governos ou Casas Legislativas, que excedam as prerrogativas consignadas nos regimentos e normas dos rgos que integram; III - ceder servidor pblico ou empregado da administrao direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus servios, para comits de campanha eleitoral de candidato, partido poltico ou coligao, durante o horrio de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado; IV - fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido poltico ou coligao, de distribuio gratuita de bens e servios de carter social custeados ou subvencionados pelo Poder Pblico; (...) VI - nos trs meses que antecedem o pleito: a) realizar transferncia voluntria de recursos da Unio aos Estados e Municpios, e dos Estados aos Municpios, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigao formal preexistente para execuo de obra ou servio em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situaes de emergncia e de calamidade pblica; b) com exceo da propaganda de produtos e servios que tenham concorrncia no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, servios e

campanhas dos rgos pblicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administrao indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pblica, assim reconhecida pela Justia Eleitoral; c) fazer pronunciamento em cadeia de rdio e televiso, fora do horrio eleitoral gratuito, salvo quando, a critrio da Justia Eleitoral, tratar-se de matria urgente, relevante e caracterstica das funes de governo; VII - realizar, em ano de eleio, antes do prazo fixado no inciso anterior, despesas com publicidade dos rgos pblicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administrao indireta, que excedam a mdia dos gastos nos trs ltimos anos que antecedem o pleito ou do ltimo ano imediatamente anterior eleio. VIII - fazer, na circunscrio do pleito, reviso geral da remunerao dos servidores pblicos que exceda a recomposio da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleio, a partir do incio do prazo estabelecido no art. 7 desta Lei e at a posse dos eleitos. 1 - Reputa-se agente pblico, para os efeitos deste artigo, quem exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nos rgos ou entidades da administrao pblica direta, indireta, ou fundacional. 2 - A vedao do inciso I do caput no se aplica ao uso, em campanha, de transporte oficial pelo Presidente da Repblica, obedecido o disposto no art. 76, nem ao uso, em campanha, pelos candidatos a reeleio de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Governador e ViceGovernador de Estado e do Distrito Federal, Prefeito e VicePrefeito, de suas residncias oficiais para realizao de contatos, encontros e reunies pertinentes prpria campanha, desde que no tenham carter de ato pblico. 3 - As vedaes do inciso VI do caput, alneas b e c, aplicam-se apenas aos agentes pblicos das esferas administrativas cujos cargos estejam em disputa na eleio. 4 - O descumprimento do disposto neste artigo acarretar a suspenso imediata da conduta vedada, quando for o caso, e sujeitar os responsveis a multa no valor de cinco a cem mil UFIR. 5 - No caso de descumprimento do disposto nos incisos I, II, III, IV e VI do caput, sem prejuzo do disposto no pargrafo anterior, o candidato beneficiado, agente pblico ou no, ficar sujeito cassao do registro ou do diploma. (redao dada pela Lei n 9.840, de 28 de setembro de 1999).

6 - As multas de que trata este artigo sero duplicadas a cada reincidncia. 7 - As condutas enumeradas no caput caracterizam, ainda, atos de improbidade administrativa, a que se refere o art. 11, inciso I, da Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, e sujeitam-se s disposies daquele diploma legal, em especial s cominaes do art. 12, inciso III. 8 - Aplicam-se as sanes do 4 aos agentes pblicos responsveis pelas condutas vedadas e aos partidos, coligaes e candidatos que delas se beneficiarem. (...)
10. No ano em que se realizar eleio, fica proibida a distribuio gratuita de bens, valores ou benefcios por parte da Administrao Pblica, exceto nos casos de calamidade pblica, de estado de emergncia ou de programas sociais autorizados em lei e j em execuo oramentria no exerccio anterior, casos em que o Ministrio Pblico poder promover o acompanhamento de sua execuo financeira e administrativa. (Includo pela Lei n 11.300, de 2006) 11. Nos anos eleitorais, os programas sociais de que trata o 10 no podero ser executados por entidade nominalmente vinculada a candidato ou por esse mantida. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009) 12. A representao contra a no observncia do disposto neste artigo observar o rito do art. 22 da Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990, e poder ser ajuizada at a data da diplomao. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009) 13. O prazo de recurso contra decises proferidas com base neste artigo ser de 3 (trs) dias, a contar da data da publicao do julgamento no Dirio Oficial. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009)

de se mencionar que o artigo 73 da Lei n 9.504/97 visa isonomia entre os diversos candidatos e partidos, coibindo que qualquer agente pblico possa exceder de suas funes, com o fito de beneficiar algum candidato ou algum partido de seu interesse, ainda mais com a utilizao da mquina pblica. E para tanto, Ilustre Magistrado, o simples fato de gerar desequilbrio entre as candidaturas que, ressalte-se, ocorreu durante toda essa eleio, j tem o condo de comprovar a ilegalidade.

A veiculao de propaganda custeada com recursos pblicos que associa suas imagens e contedo campanha eleitoral de um candidato, ainda que subliminar, j caracterizara o ilcito! Outrossim, no h necessidade de meno clara campanha ou mesmo pedido de apoio a candidato para que fique configurado o ato irregular. Nesse sentido, vejamos o entendimento exarado pelo TSE: AGRAVO REGIMENTAL. AO DE INVESTIGAO JUDICIAL ELEITORAL. CASSAO DE REGISTRO DE VICE-PREFEITO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO ESPECIAL ELEITORAL. ERROS MATERIAIS. INOCORRNCIA. PRETENSO DE REJULGAMENTO DA CAUSA. EMBARGOS DE DECLARAO. INVIABILIDADE. DECADNCIA. CITAO OCORRIDA ANTES DA DIPLOMAO. ABUSO DE PODER POLTICO. DESVIO DE FINALIDADE E POTENCIALIDADE DEMONSTRADOS. CASSAO DO REGISTRO. JULGAMENTO DE PROCEDNCIA ANTES DA DIPLOMAO. POSSIBILIDADE. [...] 3. O abuso do poder poltico ocorre quando agentes pblicos se valem da condio funcional para beneficiar candidaturas (desvio de finalidade), violando a normalidade e a legitimidade das eleies (Rel. Min. Luiz Carlos Madeira, ARO 718/DF, DJ 17.6.2005; Rel. Min. Humberto Gomes de Barros, Respe 25.074/RS, DJ 28.10.2005). Deve ser rechaada, na espcie, a tese de que, para a configurao do abuso de poder poltico, seria necessria a meno campanha ou mesmo pedido de apoio a candidato, mesmo porque o fato de a conduta ter sido enquadrada pelo e. Tribunal a quo como conduta vedada evidencia, por si s, seu carter eleitoral subjacente. 4. Existe presuno de dano regularidade das eleies relativamente s condutas previstas no art. 73 da Lei n 9.504/97 (RO 2.232/AM, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, DJe de 11.12.2009; AgR-AI 11.488/PR, Rel. Min. Arnaldo Versiani, DJe de 30.11.2009). 5. A fim de se averiguar a potencialidade, verifica-se a capacidade de o fato apurado como irregular desequilibrar a igualdade de condies dos candidatos disputa do pleito, ou seja, de as apontadas irregularidades impulsionarem e emprestarem fora desproporcional candidatura de determinado candidato de maneira ilegtima. A concluso do v. acrdo recorrido a respeito da potencialidade de a conduta no poder ser revista em sede de recurso especial em vista dos bices das Smulas 7/STJ e 279/STF (AREspe 26.035/MG, Rel. Min. Gerardo Grossi, DJ de 29.6.2007; AgR-Respe 35.316/RN, Rel. Min. Arnaldo Versiani, DJe de 5.10.2009).

6. A cassao do registro possvel quando o julgamento de procedncia da AIJE ocorre at a data da diplomao (RO 1.362/PR, Rel. Min. Jos Gerardo Grossi, DJe de 6.4.2009; AgR-AI 10.963/MT, DJe de 4.8.2009 e AgR-AI 10.969/MT, DJe de 4.8.2009, ambos Rel. Min. Felix Fischer). 7. Agravo regimental no provido. (TSE, Agravo Regimental em Agravo de Instrumento n. 12.028, de 27.4.2010, Rel. Min. Aldir Guimares Passarinho Junior) (grifos acrescidos) Analise-se outro entendimento da nossa Corte Eleitoral: Investigao judicial. Abuso de poder. Publicidade institucional. Calendrios. 1. A jurisprudncia pacfica no que tange possibilidade de apurao de fatos abusivos, ainda que sucedidos antes do incio da campanha eleitoral ou do perodo de registro de candidatura. [...] 4. A circunstncia de que no haver elemento identificador de pessoa ou partido poltico no torna, por si s, legtima publicidade institucional que eventualmente pode conter distoro e estar favorecendo indevidamente ocupante de cargo poltico. Agravo regimental a que se nega provimento. (TSE, Agravo Regimental em Agravo de Instrumento n. 12.099, de 15.4.2010, Rel. Min. Arnaldo Versiani Leite Soares) (grifamos)
Resta claro, portanto que todos os casos acima narrados tm o condo de demonstrar a ilegalidade na medida em que fica evidente o desequilbrio causado pelas propagandas custeadas com recursos pblicos que definitivamente entraram no debate eleitoral se transformando num verdadeiro Guia Eleitoral fora do horrio permitido, com o objetivo incontestvel de promover e referendar o Candidato do PSB, o Sr. Geraldo Jlio, o que, repise-se, denota quebra da competio igualitria. Ademais, ainda que se viesse a considerar, ressalte-se, de forma TERATOLGICA, que os casos narrados no tiveram influncia no pleito, a simples desproporo dos meios utilizados, com uma enxurrada de propagandas institucionais voltadas para a Cidade do Recife, em poca eleitoral, por si s, demonstram a ilicitude do ato, conforme podemos observar com o entendimento abaixo: "O nexo de causalidade quanto influncia das condutas no pleito eleitoral to somente indicirio, sendo desnecessrio demonstrar, de plano, que os atos praticados foram determinantes do resultado da competio; basta ressair, dos autos, a probabilidade de que os fatos se revestiram de

desproporcionalidade de meios" (Ac. n 1.362/PR, rel. designado Min. Carlos Ayres Brito, DJe de 6.4.2009). Nesse sentido, vejamos outro entendimento: [...] Conduta vedada. Prefeito. Publicidade institucional. Perodo proibido. Art. 73, inciso VI, alnea b, da Lei no 9.504/97. Desnecessidade. Verificao. Potencialidade. Desequilbrio. Pleito. [...] 2. No preciso aferir se a publicidade institucional teria potencial para afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, na medida em que as condutas descritas pelo legislador no art. 73 da Lei das Eleies necessariamente tendem a refletir na isonomia entre os candidatos. (Ac. no 21.536, de 15.6.2004, rel. Min. Fernando Neves.) Todavia, os casos narrados demonstram mais que isso! So atos cometidos revelia das legislaes eleitorais e do direito pblico, num caso evidente de desvio de finalidade na utilizao de recursos pblicos, objetivando, to somente, promover a candidatura do Candidato Geraldo Jlio, o que deve ser coibido pelo Judicirio. No mais, cedio que o Recife vive um momento eleitoral, prestes a viver o dia das eleies. Dessa forma, qualquer conduta irregular, contrria lei, que se realize em benefcio de um candidato, gera desequilbrio com propores desmedidas com relao aos outros candidatos, ofendendo o princpio da isonomia entre os pleiteantes aos cargos pblicos. Em relao citada conduta irregular, a prpria Lei Eleitoral, mais especificamente no seu artigo 73, 4, 5 e 8, prev a aplicao de multa no valor de cinco a cem mil UFIR aos responsveis. Neste sentido, a jurisprudncia do Tribunal Superior Eleitoral: Recurso Ordinrio n 1680-11/AL Relator: Ministro Arnaldo Versiani Ementa: Conduta vedada. Publicidade institucional. Abuso de poder. Uso indevido dos meios de comunicao social. (...) 3. O art. 73, 8, da Lei n 9.504/97 prev a possibilidade de aplicao da multa aos partidos, coligaes e candidatos que se beneficiarem da conduta vedada. (...) Recurso ordinrio parcialmente provido. DJE de 4.5.2012. Noticiado no informativo n 6/2012.(grifamos) tambm o que se infere do seguinte julgado desta Corte: Representao. Art. 73, VI, b, da Lei n 9.504/97. Publicidade institucional. (...) 4. Ainda que no sejam os responsveis pela conduta vedada, o 8 do art. 73 da Lei das Eleies

expressamente prev a possibilidade de imposio de multa aos partidos, coligaes e candidatos que dela se beneficiarem. (...) Agravo regimental desprovido. (AgR-REspe 35240/SP, Rel. Min. Arnaldo Versiani, DJe de 15.10.2009) (sem destaque no original).

Ademais, expresso na lei a pena maior de cassao do registro ou do diploma do candidato pela prtica prevista, verbis:

Art. 73. So proibidas aos agentes pblicos, servidores ou no, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: (...) 5o Nos casos de descumprimento do disposto nos incisos do caput e no 10, sem prejuzo do disposto no 4 o, o candidato beneficiado, agente pblico ou no, ficar sujeito cassao do registro ou do diploma. (Redao dada pela Lei n 12.034, de 2009).
Dessa forma, os responsveis e beneficirios da propaganda irregular devem ser punidos na forma da lei de forma a impedir qualquer outro que venha a desequilibrar a relao entre os candidatos a Prefeito e Vice Prefeito da Cidade do Recife, quebrando o princpio da isonomia, o que deve ser reprimido imediatamente pelo Judicirio. Inclusive, a punio aos aqui indicados pode ocorrer at a diplomao dos eleitos, se for o caso, consoante entendimento da Suprema Corte Eleitoral. Vejamos:

REspe - Recurso Especial Eleitoral n 3968763 Jampruca/MG Acrdo de 29/03/2012 Relator(a) Min. MARCELO HENRIQUES RIBEIRO DE OLIVEIRA Publicao: DJE - Dirio de justia eletrnico, Tomo 94, Data 21/05/2012, Pgina 101 Ementa: RECURSO ESPECIAL. AIJE. PREFEITO. VICE-PREFEITO. ABUSO DO PODER ECONMICO. CASSAO DO REGISTRO DE CANDIDATURA. POSSIBILIDADE. DECISO ANTERIOR DIPLOMAO. PROVIDO. - Conforme diretriz jurisprudencial desta Corte, a deciso de procedncia da AIJE enseja, alm da sano de inelegibilidade, a cassao do registro, quando proferida, em primeira instncia, at a data da diplomao dos eleitos. Precedentes.

- O marco temporal adotado para a imposio da penalidade de cassao do registro a data em que proferida a deciso de procedncia da AIJE, sendo indiferente a posterior diplomao dos candidatos cassados, em virtude da concesso de efeito suspensivo a recurso eleitoral. - Recurso especial provido.
Cumpre lembrar, por fim, que no dia 11 de setembro de 2012, a justia eleitoral do Amap-PA (Doc. 16) julgou procedente a representao da Coligao Construindo e Gerando Emprego e determinou a suspenso de qualquer propaganda institucional, salvo aquelas de grave e urgente necessidade pblica. Vejamos, em sntese, o que entendeu o magistrado:

A coligao "Construindo e Gerando Emprego" ingressou com representao na Justia Eleitoral do Amap alegando que a propaganda institucional do Governo do Estado estaria favorecendo a campanha de Cristina Almeida, candidata a prefeita pelo PSB. Segundo os autos, durante o horrio eleitoral gratuito, a candidata cita programas governamentais (como o Macapaba e PrAmap) divulgados nas propagandas institucionais, criando relao com a sua propaganda eleitoral e causando o desequilbrio no pleito. Na tarde do ltimo domingo (9), o juiz Rommel de Arajo, da 2 Zona Eleitoral do Estado, concedeu liminar determinando a suspenso de toda e qualquer propaganda institucional do Amap, no rdio, televiso, jornais, sites e redes sociais, salvo aquelas em que houver situao grave e de urgente necessidade pblica e quando assim reconhecida pela Justia Eleitoral. Caso a sentena no seja obedecida, o Governo do Estado do Amap pagar multa diria no valor de R$ 100 mil, independentemente de outras medidas judiciais cabveis. Fonte: Assessoria de Comunicao Social do TRE-AP. No caso dos presentes autos, h provas suficientes para que V.Exa julgue procedente a ao, para acatar todos os pedidos que sero abaixo efetuados. Inclusive, importante que se ressalte que no apenas a Coligao Para o Recife Seguir Mudando que se mostrou indignada com o abuso de poder econmico. O Candidato do PSDB, Daniel Coelho, tambm desabafou na imprensa (Doc. 17), condenando a prtica da

conhecida propaganda casada por parte do governo do Estado de Pernambuco e da Coligao Frente Popular do Recife. O candidato Mendona Filho, em demonstrao de repdio tambm condenou a utilizao da propaganda institucional para fins eleitorais (doc. 18). Dessa forma, estando latente a robustez probatria das alegaes contidas nesta pea, vimos requerer o que se segue.

4. Dos pedidos
Restando demonstradas todas as questes de fato e de direito que justificam a inteira procedncia dos pedidos relativos presente ao, requer: Isto posto, uma vez claramente demonstradas todas as questes que legitimam a total procedncia desta Representao Eleitoral, requer que Vossa Excelncia se digne a: 1. Suspender, imediatamente, com base no 4, do artigo 73 da Lei 9504/97, a veiculao da propaganda supostamente institucional, nos rdios, televiso e na internet, sob pena de multa a ser arbitrada por Vossa Excelncia, sem prejuzo das cominaes legais elencadas nos artigos 56 e 57-I da Lei 9504/97; Citar os Representados para, querendo, contestar o feito; Julgar totalmente procedente a Representao, determinando, nos moldes do artigo 73, 5, da 9.504/97o seguinte: 1. a cassao do registro ou diploma dos seguintes representados: 1. Geraldo Jlio de Mello Filho, candidato a prefeito e beneficirio da propaganda; 2. Luciano Robertos Rosas de Siqueira, candidato a vice prefeito e tambm beneficirio da propaganda. 2. a remessa dos autos ao Ministrio Pblico Eleitoral, para instaurao de processo disciplinar, se for o caso, e de ao penal, ordenando quaisquer outras providncias que a espcie comportar;

2. 3.

4.

5.

Aplicar penalidade de multa, a ser arbitrada por Vossa Excelncia, aos seguintes responsveis ou beneficirios da propaganda objeto de questionamento: 1. Governo do Estado de Pernambuco, na qualidade de responsvel pela propaganda; 2. Eduardo Henrique Accioly Campos, Governador do Estado de Pernambuco e responsvel pela propaganda; 3. COLIGAO FRENTE POPULAR DO RECIFE, beneficiria da propaganda; 4. Geraldo Jlio de Mello Filho, candidato a prefeito e beneficirio da propaganda; 5. Luciano Roberto Rosas de Siqueira, candidato a vice prefeito e tambm beneficirio da propaganda. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova admitidos em direito, inclusive testemunhal.

Nestes Termos, Pede Deferimento. Recife, 01 de outubro de 2012.

Eduardo Coelho Cavalcanti Delegado da Coligao Para o Recife Seguir Mudando OAB/PE n 23.546

Ricardo de Castro e Silva Dalle Delegado da Coligao Para o Recife Seguir Mudando OAB/PE n 23.679

Das könnte Ihnen auch gefallen