Sie sind auf Seite 1von 2

Modelo E-R

A modelagem conceitual uma fase muito importante no planejamento de uma aplicao de um banco de dados bem sucedido.

Aplicao de Banco de Dados banco e dados e programas a ele associados que implementam consultas e atualizaes. Modelo Entidade-Relacionamento O modelo de entidade-relacionamento (MER) baseado na percepo do mundo real que consiste em um conjunto de objetos bsicos chamados entidades e nos relacionamentos entre estes objetos. Entidades e atributos O objeto bsico que um modelo E-R representa uma entidade, algo do mundo real. Conjunto de objetos da realidade modelada sobre os quais deseja-se manter informaes no banco de dados. Pode ser concreta (pessoa,disco, ...) ou abstrata (curso, conceito, circulao, ...) Atributo Propriedades particulares que descrevem uma entidade. Eles podem ser simples, compostos, univalorados, multivalorados, armazenados ou derivados. Uma entidade representada por um conjunto de atributos. Para cada atributo existe um conjunto de valores permitidos, chamado domnio daquele atributo. O atributo mapeia uma entidade em um domnio.

Atributos Simples no so divisveis. Ex.: Nmero, Bairro. Atributos compostos - podem ser divididos em subpartes menores. Ex.: Endereo. Atributos Monovalorados tm um valor nico para os dados da entidade. Ex.: Idade. Atributos Multivalorados deve ter limite inferior e superior para restringir o nmero e valores permitidos a cada entidade individual. Ex.: Cor do carro, ttulo acadmico. Atributo-chave um atributo que ter uma restrio de unicidade. Ele e seus valores podem ser usados para identificar cada entidade univocamente.

Relacionamento
Conjunto de associaes entre as ocorrncias das entidades.

Tambm pode ter atributos descritivos (por exemplo: data, hora, etc.)

Os relacionamentos podem ser binrios (Trabalha-para) ou ternrios (Fornece).

Restrico de participao e dependncia de existncia


A restrio determina a existncia de uma entidade depende de sua existncia relacionada outra entidade, pelo tipo de relacionamento. chamada de restrio de cardinalidade mnima. H dois tipos de restrio de participao: total e parcial. Total: toda entidade do conjunto total de entidades EMPREGADO deve estar relacionada a uma entidade DEPARTAMENTO via o relacionamento TRABALHA-PARA. Parcial: algumas partes do conjunto participam do relacionamento com a outra entidade.

Modelo EER
Generalizao e especializao Para a implementao de hierarquias de generalizao/especializao na abordagem relacional, h duas alternativas a considerar: (1) uso de uma tabela para cada entidade e (2) uso de uma nica tabela para toda hierarquia de generalizao/ especializao.

Das könnte Ihnen auch gefallen