Sie sind auf Seite 1von 8

Encontro Nacional da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Geografia

IX ENANPEGE

Goinia 8 a 12 de outubro 2011

LOGSTICATERRITORIALEACIRCULAO DASOJANOTERRITRIOPARANAENSE
TERRITORIALLOGISTICSANDTHECIRCULATIONOFTHESOYBEINPARANSTATE
Michele Serpe Fernandes Roberto Frana da Silva Junior

Resumo: No sculo atual, no auge do paradigma logstico-telemtico, a produo sojicultora se consolida em todas as macrorregies brasileiras, com destaque para as regies CentroOeste e Sul. No territrio paranaense, a produo de soja expressiva, pois o Estado o segundo maior produtor nacional, ficando atrs apenas do Estado de Mato Grosso. Com a crescente demanda por soja no mercado internacional, especialmente por parte da China e Europa, elevam-se os fluxos dos circuitos espaciais da soja e os seus crculos de cooperao, exigindo novos esforos por parte do Estado e do capital, em dotar o territrio de uma melhor capacidade de circulao da produo. Onde o Estado, atravs das Parcerias PblicoPrivadas (PPP), concesses, isenes de impostos, minimizao de burocracias s empresas etc., do novos ordenamentos ao territrio. Palavras-chave: Sistemas de Engenharia. Sistemas de Movimento. Produo Sojicultora. Logstica. Circulao. Abstract: Inthe 21 centuryatthe heightof logistics-telematics paradigm circulation, soybean productionisconsolidatedinBrazil, especially intheMidwestandSouth.In Parana, theproductionis large,occupyingthesecondpositionamongtheBrazilian States, behind only the Mato Grosso. With the growing demand for soybeans on the international market, especially in China and Europe, increase flows in the spatial circuits and circles of cooperation, requiring new business efforts and governments in providing the territory of greater capacity for movement production. Governments promote Public Private Partnerships (PPP), concessions, exemptions from taxes, minimizing bureaucracy and other benefits to companies for corporate organization of circulation in the territory. Keywords:SystemsEngineering.MotionSystems. Soybean production. Logistics. CircuMotionSystems. lation.

Introduo
Criada na dcada de 1960 nos Estados Unidos para a realizao do movimento de mercadorias industrializadas, a logstica empresarial penetra em quase todos os setores econmicos, entre eles, a agricultura, tornada globalizada, cientfica (SANTOS E SILVEIRA, 2008) e, principalmente, corporativa1. Esse processo passou a demandar cada vez mais eficincia na circulao. No Brasil, a cultura de soja o exemplo mais acabado da demanda por logstica devido grande competitividade inerente produo globalizada (CASTILLO, 2004). No territrio nacional, a busca pela competitividade na produo sojicultora ganha contornos especiais, sendo o conhecimento tcnico e normativo acerca da circulao no territrio, uma das principais estratgias logsticas das corporaes que atuam no pas. Isso porque existem graves infraestruturais, apesar de todos os investimentos direcionados pelo Estado para os setores corporativos relacionados soja. Um dos elementos que mais contribui para o Custo Brasil a infraestrutura ineficiente, considerada pelas corporaes como um problema que afeta a competitividade, entendendo que no basta produzir em larga escala, pois preciso que o territrio contribua com a eficincia, gerenciando outros fatores, como os custos circulao (sistemas de engenharia, de movimento e sistemas de normas), os quais so intrnsecos na administrao do tempo e obteno de lucros para toda a cadeia de valores. Na dcada de 1970, inicia-se o paradigma logstico-telemtico2, tendo a organizao empresarial com base nas tecnologias da informao e das telecomunicaes (TIC), emergido como um dos principais instrumentos corporativos para a obteno da velocidade e competitividade. Esses processos de circulao corporativa atingiram o agronegcio com o propsito de realizao do valor nas safras de commodities. En-

Sair

Encontro Nacional da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Geografia

IX ENANPEGE

Goinia 8 a 12 de outubro 2011

tretanto, a logstica empresarial s vai se efetivar no Brasil em meados de 1990 (SILVA JUNIOR, 2009). Tradings do agronegcio como Bunge, Cargill, Louis Dreyfus, Archer-Daniels-Midland-ADM entre outras, vem apresentando uma reorganizao da circulao com base em estratgias de logstica territorial3: a) Investimentos das corporaes em parceria com o Estado na elaborao de sistemas de engenharias; b) Localizao hierarquizada dos setores administrativos, investimentos em armazns, terminais porturios, locao de frotas de caminhes e vages, ou na contratao Operador de Transporte Multimodal (OTM)4, que resultaria em mais segurana e agilidade na exportao. Conforme Castilho:
O novo sistema de movimentos da produo agrcola brasileira, em particular os granis slidos voltados exportao, tem se caracterizado por uma racionalidade crescente, demandando, por um lado, investimentos pblicos e privados em grandes sistemas de engenharia, em todos os modais de transporte e nas redes de telecomunicaes, e, por outro, na implementao de uma nova organizao, pautada na logstica empresarial, adotada pelas grandes empresas em suas estratgias intra-setoriais, inter-setoriais e territoriais (CASTILLO, 2004, p. 81).

base nos dados da produo: quantidade produzida, quantidade de armazns graneleiros, condies infraestruturais das ferrovias e rodovias, custos fixos, portos secos e distncia dos portos martimos. Este trabalho encontra-se em fase inicial, portanto, os dados, informaes e elaboraes so preliminares. Os dados vm sendo obtidos junto Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Emprapa), Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (SICARM), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), Estrada de Ferro do Paran Oeste S.A (Ferroeste), Amrica Latina Logstica (ALL), Departamento de Estrada de Rodagem do Estado do Paran (DER-PR), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e trabalho de campo ao Porto de Paranagu-PR.

ConsolidaodaproduodesojanoBrasileagricultura globalizada
Com o incio da difuso do meio tcnico-cientfico-informacional no Brasil, a partir da dcada de 1970, houve maior fluidez no territrio com a progressiva aplicao de cincia, tecnologia e informao aos sistemas de trocas e comercializao de produtos nas escalas nacional e internacional, em processos mais acelerados e integrados. Nesse sentido, o mercado, graas exatamente cincia, tcnica e informao, torna-se um mercado global. (SANTOS; SILVEIRA, 2008, p. 52). No perodo foram criados programas de pesquisas para o desenvolvimento, modificao gentica e adaptao da soja em vrias regies e Estados, pelo governo e por empresas privadas. Nesse contexto foi criada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa), em 1972 e a Embrapa Soja na cidade de Londrina-PR, em 1975 (EMBRAPA, 2004). A partir do ano seguinte foi institudo o Programa Nacional de Pesquisa de Soja fomentando pesquisas em todas as regies do Brasil, possibilitando a formao das bases cientficas e tcnicas para o processo de expanso e consolidao da cultura da soja. Outro projeto importante foi o Programa Nipo-Brasileiro de Cooperao para o Desenvolvimento Agrcola da regio do Cerrado (Prodecer) contribuiu para a acelerao dessa expanso. Segundo Carvalho (1999), desse programa se originou a Companhia de Promoo Agrcola (Campo) com 51% de capital brasileiro, e 49% de capital japons, bancados pela Agncia Japonesa para a Cooperao Internacional JICA. A partir desse processo de racionalidade e cientifizao da tcnicas, as regies passaram a se especializar para se tornarem cada vez mais competitivas. Para Castillo (2007), a especializao regional produtiva a reunio de fatores produtivos

Nesse sentido, segundo Silva Junior (2009), o territrio usado se tornou cada vez mais elementar como um recurso para os agentes corporativos, cuja atuao se d em consonncia com o Estado. A logstica territorial a materializao da relao e do conhecimento das empresas a respeito do territrio, com todas as suas normas, seus limites, seus trunfos etc. Toda a estratgia logstica se d no territrio, mas nem toda a elaborao de estratgia logstica parte do territrio (SILVA JUNIOR, 2009, p. 26). Esta leitura feita a partir do entendimento dos sistemas de objetos e dos sistemas de aes, compreendendo a tcnica e as normas como fundamentos para as estratgias corporativas na circulao de sua produo, e tambm na compreenso das regies competitivas, que elevam sua competitividade de acordo com a eficincia dos sistemas infraestruturais e logsticos. Com base nesta problemtica, objetivamos compreender a circulao da soja no territrio paranaense, a partir das demandas das empresas do agronegcio por infraestruturas de transporte, sistemas de informaes, armazns, normatizaes mais flexveis entre outros. A partir da efetivao dessas demandas capitalistas, a circulao sensivelmente se torna mais fluida, tornando-se mais rpida e eficiente, fazendo o territrio cada vez mais corporativo. Nesse sentido, o estudo se pautar na anlise da logstica territorial, dos sistemas de engenharia e dos sistemas de movimento com

Sair

Encontro Nacional da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Geografia

IX ENANPEGE

Goinia 8 a 12 de outubro 2011

e de condies particulares que elevam a produo e produtividade de alguns lugares. Diante do panorama atual de internacionalizao de mercados e das finanas, essa competitividade se torna obrigatria.
A reunio de fatores produtivos e de condies particulares (servios, armazenamento, terminais, comrcio, centros de pesquisa e informao) numa determinada poro do territrio gera condies de aumento da produo e da produtividade, elevando, portanto, a competitividade de alguns lugares e regies para um determinado tipo de produo. Diante da internacionalizao dos mercados e das finanas (e tambm dos custos e parmetros produtivos), a competitividade regional torna-se obrigatria (CASTILLO, 2007, p. 37).

Logstica um ramo de atividade econmica que lida, de forma coordenada e racional, com o controle e a movimentao dos fluxos de mercadorias e servios, procurando integrar mais de uma atividade relacionada movimentao de mercadorias, entre as quais: transporte, armazenamento, controle de estoques entre outras. Cada um desses itens realizados separadamente no logstica. O uso dessas atividades deve estabelecer uma ampla rede de relaes internas e externas empresa, ou seja, os fluxos de mercadorias e servios no so apenas produzidos, so principalmente controlados (SILVA JUNIOR, 2009, p. 258).

A ampliao do agronegcio, alm de fortalecer as regies ditas competitivas, fortalece especialmente as empresas do agronegcio, tais como Bunge, Cargill, Cotriguau, Coinbra, Louis Dreyfus, ADM, Coamo, Cocamar entre outras. No entanto, a de se considerar que a presena dessas empresas estimula a formao de externalidades5, principalmente aquelas ligadas movimentao da produo. Essas tradings e cooperativas agrcolas realizam a extrao de mais-valia atravs da compra e venda de commodities ao mercado interno e externo, de financiamento e venda de insumos agrcolas para os produtores e atuam na industrializao desses produtos. Atualmente, esse movimento corporativo tem amplo apoio estatal, que atravs das Parcerias Pblico-Privadas (PPP)6 do novos ordenamentos ao territrio.

Considerando que atualmente o Paran o segundo maior produtor de soja do pas, ficando atrs apenas do Estado do Mato Grosso, com produo estimada em 9.408.991 toneladas, segundo dados do IBGE (2011), as condies de transporte e logstica devem ser plenas. Destacaremos e analisaremos a seguir os sistemas de engenharia e de movimento fixados no territrio paranaense, e que so essenciais para compreenso dos circuitos espaciais produtivos da soja. Empresas ferrovirias A Estrada de Ferro Paran Oeste S/A (FERROESTE) a nica operadora ferroviria pblica do Brasil e possui 248,6 quilmetros de linha frrea que sai de Cascavel a Guarapuava conforme (figura 1), fazendo ligao com os trilhos da ALL, e esses vo at o porto de Paranagu, num total de 738 quilmetros, muitas toneladas de soja escoam por esse corredor, principalmente as vindas da mesorregio Oeste, maior produtora de soja do estado. Em 2008 foram transportadas 556.700,95 toneladas de soja e 89.024,77 toneladas de farelo de soja (FERROESTE, 2010). A empresa est com um projeto de expanso de sua malha Ferroviria em 1.200 quilmetros, que abranger tanto os estados vizinhos (MS e SC) como os pases vizinhos (Paraguai), esto inclusos 365 quilmetros de linhas frreas que se estender de Guarapuava at Paranagu, isso reduzir o atual distncia entre Cascavel e Paranagu de 738 quilmetros para 613 quilmetros (125 quilmetros a menos). A concretizao dos projetos ser viabilizada atravs das Parcerias Pblico-Privadas (PPP):
Mltiplos agentes, pblicos e privados, cooperam para viabilizar a obra. Governos e sociedade civil. O projeto importantes setores econmicos e polticos da sociedade. Os primeiros a se alinharem foram os governos do Paran, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, no mbito do Codesul- Conselho de Desenvolvimento e Integrao Sul. Com a unio da Regio Sul o projeto conquistou o apoio do Governo Federal, atravs da Casa Civil, do Ministrio de Planejamento, Ministrio dos Transportes e Ministrio das Relaes Exteriores, e foi includo o PAC Programa de Acelerao

Paran:sistemasdeengenhariaesistemasdemovimentoparaa movimentaodasoja
Os sistemas de movimento, juntamente com os fixos: armazns, silos, subterminais (portos secos), terminais de exportao (portos aquavirios), fluxos imateriais (sistema de informaes e comunicao), se tornam fatores determinantes para o estabelecimento da logstica e circulao de qualquer cultura agrcola. Segundo Contel (2008, p. 357), os sistemas de movimento so o conjunto que envolve os sistemas de engenharia e os sistemas de fluxos materiais e imateriais. Ento os sistemas de movimento e de engenharia agem em conjunto para racionalizar o tempo atravs da organizao no espao, influenciando na realizao do valor para os destinos da mercadoria soja, a saber: o mercado interno e os pases consumidores da soja, principalmente os asiticos. Essas so condies infraestruturais essenciais logstica. Sobre a logstica, Silva Junior (2009) afirma:

Sair

Encontro Nacional da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Geografia

IX ENANPEGE

Goinia 8 a 12 de outubro 2011

do Crescimento. Alm disso, em 2008, uma aliana suprapartidria no Congresso Nacional abriu as portas do oramento da Unio para o Projeto da Ferroeste. (FERROESTE, 2010)

essencial para o seu funcionamento, como tambm estratgico. Este local concentra boa parte do fluxo imaterial e logstico do circuito espacial da produo da soja, tais como informaes, ordens, planejamentos, projetos, pedidos etc. que, por sua vez, do base para concretizao da ao nos sistemas de engenharia (rodovias, ferrovias, armazns, portos etc.), propiciando a fluidez nos sistemas de movimento pelos fluxos materiais (automveis, pessoas, trens, navios, transporte de mercadorias: soja, milho, petrleo, materiais de construo etc.). A ALL alm da sua frota de trens trabalha com frotas de caminhes, e tambm possui um terminal em Paranagu, construdo em 2008 visando aumentar a capacidade esttica de armazenagem. um terminal de graneis com movimentao diria de 4.000 toneladas de produtos a granel (ALL, 2010). O terminal facilita o armazenamento e exportao da soja, visto que est prximo ao porto. Rodovias O sistema de movimento rodovirio, se constitui como a principal matriz de transporte no Brasil decorrente do processo de formao socioespacial brasileira, em especial pelo impulso dado por Getlio Vargas e Juscelino Kubistchek, associado ao movimento internacional de arrefecimento dos investimentos em ferrovias. Para o transporte da soja, no ano de 2000 transportava-se 80,96% desse produto por rodovias, 14,81% nas ferrovias, e 4,23% pelas hidrovias (CASTILLO, p.92, 2004). No Paran a situao semelhante, tendo um grande volume de caminhes nas rodovias. As rodovias com maior trfego, conforme o Quadro 1, so: BR 116, BR 277 e BR 376, corredores mais utilizados para o escoamento da soja. A BR 116 liga o Paran ao estado de Santa Catarina; a BR 376 liga o Paran aos estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, este ltimo fazendo ligao com a BR 277 atravs da BR163. As BR 116, 376 e 163 entre outras, acabam confluem com a BR 277 que tambm tem ligao com o Paraguai. Isso demonstra que as rotas nos corredores para exportao de produtos provenientes dos estados do Sul e do Centro-Oeste, alm do Paraguai e do prprio Paran, desembocam em Paranagu. Vemos tambm no quadro 1, a predominncia do volume de caminhes 40,8% no trecho 0190 que somados com os 52,6% de automveis, 4,5% de nibus e 2,1% de moto d num total de 6015 de Volume Mdio Dirio Anual (VDMa) na BR 277.

Figura1. Malha ferroviria da Ferroeste

Fonte: FERROESTE (2010). Projeo/representao sem escala.

Esse projeto nos mostra uma reestruturao dos sistemas de engenharia e de movimento no Paran, dando maior fluidez aos circuitos espaciais produtivos de commodities, principalmente o da soja, pois alm de sua importncia em termos de valor, necessita de uma circulao cada vez mais gil devido sua perecibilidade e grande demanda para exportao. Outra empresa que se destaca a ALL Malha Sul, que fechou um contrato de concesso de 1997 a 2027, possuindo uma importante malha ferroviria no sul do Brasil, abrangendo os Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran, alm de possuir ferrovias nos Estados de So Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, contando com mais de 21.300 quilmetros de linhas frreas no pas. A empresa atinge os portos de Paranagu (PR), So Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS). Sua sede est localizada em Curitiba, e abriga todo o sistema administrativo e parte da rea comercial da companhia. O setor administrativo de uma empresa se torna no apenas

Sair

Encontro Nacional da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Geografia

IX ENANPEGE
Caminhes (%) 40,5 40,8 46,4 Motos (%) 4,6 2,1 1,4

Goinia 8 a 12 de outubro 2011

Quadro 1. Trfego no Paran segundo as classes volumtricas em DNIT/IPR 2006


Rodovia BR 116 BR 277 BR 376 Trecho 2810 0190 0490 VDMa 7045 6015 18069 Automveis (%) 52,6 52,6 49,9 nibus (%) 2,3 4,5 2,3

Fonte: (DNIT et al, 2008)

A BR 277 atualmente possui um fluxo dirio, entre os Km 141 (So Luiz do Purun) e Km 344 (Guarapuava), de 5.000 veculos, sendo 50% de caminhes e 50% de veculos leves (GURA, 2011). Isso revela que alm do grande fluxo de veculos nessa rodovia, h uma predominncia no fluxo de caminhes, reforando o quanto esse corredor utilizado para importao e exportao de produtos. Mas mesmo tendo uma boa pavimentao, tem-se a predominncia de pista simples nessa rodovia, pois apenas em alguns trechos existem pista dupla. Os longos trechos de pistas simples acarretam perda de fluidez e aumento da possibilidade de acidentes, elevando os custos de circulao. No ms em maro de 2011, devido a fortes chuvas, foi prejudicado o trfego nas rodovias BR 376, BR 277 entre outras. A fila de caminhes para descarregar a safra de gros no Porto de Paranagu, no litoral do Paran, voltou a se formar na BR-277, nesta segunda-feira (7). At as 16h55 desta tera-feira (8), estava com 38 quilmetros de extenso (G1, 2011). A BR 277, nos meses de safras, entre maro e junho, j conhecida por acarretar quilmetros de filas de caminhes no acesso ao porto de Paranagu. Isso mostra que o Paran atualmente no tem uma base infraestutural para comportar toda a demanda de caminhes, vindo de outras regies e at de outros pases. Uma outra questo, diz respeito ao anel de integrao, criado para dar mais fluidez as mercadorias, mas que seu uso por parte dos transportadores de cargas inclui altas taxas de pedgios, pois existem seis concessionrias e 28 praas de pedgio (DER, 2010), significando que alm de estradas asfaltadas e outros tipos de atendimento aos usurios, como ambulncia em caso de acidente, possui elevadas tarifas, o que onera os custos de produo-circulao. Armazns O Paran possui 3440 armazns cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (SICARM, 2010), suficiente para armazenamento

de soja e de gros produzidos no Estado. Um ponto problemtico no Complexo Soja paranaense est na qualidade desses armazns, pois nem todos so graneleiros com a capacidade de tratamento de gros, resfriamento e secagem e controle fitossanitrios. Os armazns e silos graneleiros possuem moega, mquina de limpeza, secadores, sistemas de aerao e elevadores permitindo uma maior limpeza, classificao e conservao dos gros (FREDERICO, p.180, 2008). Uma possvel acumulao de safras pode prejudicar a dinmica da circulao dos gros e de sua qualidade. Existem atualmente no Paran 617 armazns graneleiros, com a capacidade esttica de 11.582.730 toneladas, conforme dados da SICARM (2010). A distribuio dos armazns tambm deve ser feita de maneira estratgica no territrio, nas fazendas produtoras, ou prximas das mesmas, nos centros de agroindustriais e tambm prximo a reas porturias, ou prximas a regio porturia. No ano de 2008 a produo sojicultora ultrapassou a quantidade esttica dos armazns, j em 2009 teve uma diminuio da safra, e se no considerarmos as outras culturas que necessitam desses armazns tais como (aveia, ervilha, feijo, girassol, milho, sorgo, trigo, triticale entre outros) poderamos dizer que a produo da soja foi bem estocada no ano de 2009. Mas o que no podemos negligenciar que os nmeros da produo variam todo o ano, e claro, a expectativa dos produtores, empresrios que sempre aumentem a quantidade produzida, pois, visto que a soja um produto de grande procura no mercado internacional, principalmente nos pases asiticos, onde sua compra j efetivada antes mesmo da produo. Deve ser ampliada urgentemente a quantidade de armazns graneleiros para comportar essa grande demanda, e tambm as outras culturas. Cabe ressaltar que o investimento em armazns graneleiros se faz essencialmente importante na cadeia logstica, pois na superlotao dos mesmos, o excedente vai para os armazns convencionais permitem apenas o armazenamento ensacado, so horizontais, de formato retangular e no possuem mecanizao para carga e descargas dos gros (FREDERICO, 2008, p.180), no sendo viveis para o acomodamento de alguns tipos de gros, principalmente a soja, que pode se deteriorar e ocasionar desperdcio desse produto que precisa estar com o nvel de umidade adequado, bom estado de conservao, livre de fungos e bactrias. Neste caso, os produtores so obrigados a vender seus produtos logo a aps a colheita para evitar sua deteriorao, tendo como consequncia a depreciao do produto, visto que em perodos entre safras o valor da soja est mais baixo, e o preo do frete est mais alto devido superlotao tanto de vages como de caminhes. A soluo a ser tomada, e a qual in-

Sair

Encontro Nacional da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Geografia

IX ENANPEGE
Portos 2009 2010

Goinia 8 a 12 de outubro 2011

centivada pelo Estado de transformar esses armazns convencionais em graneleiros ou mesmo focar na construo de mais armazns. Conforme Frederico (2008: 178):
A implantao, em 2001, do Proazem (Programa de Incentivo Construo e Modernizao de Armazns), substitudo no ano seguinte pelo Moderinfa (Programa de incentivo Irrigao e Armazenagem) que englobava tambm o Proirriga (Programa de Apoio Agricultura Irrigada), estimulou o aumento de unidades na fazenda e a modernizao das estruturas existentes.

Quadro 3. Exportao de soja em toneladas nos anos de 2009 e 2010 por portos Brasileiros
Paranagu 38.969.239 (t) 40.160.495 (t) Santos 10,6 milhes (t) 9,7 milhes (t) Rio grande 6.478.850 (t) 7.084.748 (t)

Fonte: Portos de Santos/Paranagu/Rio Grande (2011)

Em consonncia com os programas estatais de incentivo, foi criada tambm, em 2001, a Lei de Armazenagem, com o objetivo de modernizar, tecnificar e regulamentar o armazenamento de gros (FREDERICO, 2008, p.178). Ento torna-se necessrio investir em armazns graneleiros e regulariz-los para evitar possveis desperdcios e grandes prejuzos para os produtores, que so os que mais sentem a falta de infraestrutura adequada para armazenagem e para circulao de seus produtos. Portos Os portos do Paran so: Paranagu e Antonina, prximos e sob o controle da Administrao dos Portos de Paranagu e Antonina (APPA), empresa pblica paranaense. Localizado no Litoral do Estado do Paran, o Porto de Paranagu o segundo maior porto brasileiro em movimentao de cargas, com 19 beros7 de atracao que variam de 8 m a 13 m de profundidade, e uma rea de abrangncia de 800 mil metros (APPA, 2009). considerado o maior porto graneleiro da Amrica Latina, sendo o principal canal de exportao de soja, milho e farelos, mas tambm opera outras cargas, tais como contineres, veculos, congelados, papel, madeira, fertilizantes e lquidos. Recebe gros provenientes de todo o Paran, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois, Rondnia, So Paulo, Rio Grande do Sul e pases como Bolvia, Argentina e Paraguai. Seus principais clientes so os pases da Europa, sia e Mercosul (APPA, 2009). Vendo a exportao da soja em trs dos maiores portos do Sul e Sudeste, o porto de Paranagu fica na primeira classificao, o de Santos fica na segunda e o Rio Grande em terceiro, conforme quadro 3. Em relao s tarifas porturias, o porto de Santos tem as taxas mais elevadas R$ 2,57 por tonelada de graneis slidos e R$ 46,6 por continer cheio. Em segundo est Paranagu R$ 2,15 por tonelada de graneis slidos e R$ 37,85 por continer cheio. Em terceiro est o porto de Rio Grande cobrando R$ 1,44 por tonelada de graneis slidos e R$ 25,08 por continer cheio.

O fator que coloca o porto de Paranagu como o maior porto graneleiro do Brasil, por ter tarifas menores. Porm, os problemas infraestruturais nos sistemas de engenharia do Paran fazem com que algumas empresas do agronegcio que podem usar amplamente da logstica territorial, selecionam as melhores rotas e lugares para escoar seus produtos. Podendo escolher o porto de Santos ou do Rio Grande. No entanto, no podemos deixar de destacar que o porto de Santos, mesmo sendo majoritariamente um porto de produtos industriais, tem significativa participao na exportao de soja, pois esto mais prximos dos fronts agrcolas em expanso. Alm do porto do Rio Grande, que est localizado no estado do Rio Grande do Sul, importante produtor de soja. No porto de Paranagu est instalado o Silo, nome dado ao armazm pblico que disponvel para quem no tem armazm prprio. Este silo tem a capacidade de armazenar 108 mil toneladas, sendo destinado a graneis slidos. Alm deste, est em obra mais um silo pblico com capacidade para 100 mil toneladas.8 Algumas empresas como a Bunge tm seu terminal prprio (por meio de concesso, que geralmente duram dcadas) no porto de Paranagu. Outra empresa de destaque a Coamo que compartilha com mais seis empresas (Cargill, Cotriguau, Centro Sul, Coimbra, CBL e Paraguay-Arrendado para a ADM) que tem capacidade para armazenar 97 mil toneladas (MEREGE e ASSUMPO, 2002, p. 5). Ao final das concesses, a infraestrutura instalada incorporada pelo Estado. Outro ponto de destaque no porto de Paranagu seu processo de modernizao, que comeou em 1993 com a Lei de Modernizao dos Portos, e caminha gradativamente trazendo melhorias em seu sistema. Um dos avanos organizao logstica que at o ano de 2009, nos meses de safras da soja, os caminhes chegavam com a carga aguardando serem vendidas, causando assim uma grande fila de caminhes que duravam dias. A partir de 2010, o caminho para entrar no ptio tem que estar com a nota fiscal com informaes sobre a procedncia e destino da soja. Com a informatizao e a integrao deste sistema, o caminho fica no ptio de triagem no mximo oito horas9. Isto tambm demonstra como o sistema de normatizao pode propiciar mais fluidez na circulao de produtos. Mas, no caso de Paranagu no

Sair

Encontro Nacional da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Geografia

IX ENANPEGE

Goinia 8 a 12 de outubro 2011

apenas um problema do sistema de normas, mas tambm de espao, que precisa ser ampliado. Existem vrios projetos para 2011-2014, como o de reestruturao do corredor de exportao, ptio para terminal de continer, e, entre outros, est a implantao de duas vias marginais BR 277, com o objetivo de organizar o fluxo de trfego porturio e urbano (APPA, 2011). O Estado e as empresas do agronegcio, conjuntamente com os agentes de circulao, gerenciam todo esse processo, demonstrando a importncia do planejamento estratgico expressos na necessidade de arrumao de um sistema logstico eficiente no mbito corporativo, ampliando ainda mais as desigualdades na mobilidade entre as corporaes e o restante da sociedade.

em nome do progresso econmico, trazem benefcios para alguns setores da economia e da sociedade e deterioram outros setores da vida, do cotidiano. Neste contexto, pode-se afirmar que o Paran est inserido numa parte da economia competitiva que se d na escala regional, nacional e internacional, fruto da tcnica, cincia e informao, conduzidas pela globalizao e pelo alargamento de contextos de empresas nacionais (cooperativas) e principalmente das multinacionais. NOTAS
1. Corporao est sendo utilizada aqui no sentido dado por Corra (1995, 213-233), como o agente mais importante na reorganizao espacial capitalista. Falar em agentes corporativos significar falar em todos os agentes empresariais envolvidos com a lgica de atuao das corporaes. 2. A interdependncia entre a logstica e as tecnologias da informao um dos atributos da movimentao corporativa de mercadorias. Com isso foi possvel a cronometrizao dos fluxos materiais, agregando velocidade em um perodo sem adies transformadoras na velocidade intrnseca aos meios de transporte existentes. O paradigma da circulao intitulado logstico-telemtico se relaciona ao perodo da globalizao (a partir da dcada de 1970), na produo de escala de grande capilaridade, na competitividade que motiva os agentes hegemnicos e na formao de arquiteturas compostas por redes de grande complexidade. Outros perodos da histria da circulao na histria so: emprico/imprensa; mquina a vapor/eletromagnetismo; automotor/eletrnico. Maiores detalhes em Silva Junior (2009). 3. Para compreender a logstica territorial devemos considerar o seu aspecto central, que a lgica territorial das empresas, considerando, assim como Santos e Silveira (2006, p. 2923), que cada empresa, cada ramo da produo produz, paralelamente, uma lgica territorial, formando topologias especficas de acordo com a estratgia de cada firma, de modo que, para cada uma delas, o territrio do seu interesse imediato formado pelo conjunto dos pontos essenciais ao exerccio de sua atividade, nos seus aspectos mais fortes. 4. O OTM assume a responsabilidade de transportar mercadorias desde a origem at o destino final. Mais detalhes em Silva Junior (2009). 5. Sob forma hierrquica as empresas utilizam das informaes como recurso de poder, e impem uma lgica global capitalista ao local, com seus arranjos produtivos, que no fazem parte da vida da sociedade local, assim se estabelece um cotidiano imposto externamente, pelas empresas capitalistas. Para saber mais, ver (SANTOS, 1998). 6. Na dcada dos anos 90, vrios pases empreenderam esforos importantes para transferncia e fuso de atividades do Setor Estatal Pblico ao Setor Privado, enfrentando xitos e fracasso. Atravs de processos de privatizao, e capitalizao ou de iniciativas de Parcerias PublicoPrivadas as chamadas PPPs. (NETO, 2008, p.22).

ConsideraesFinais
Atualmente, existem muitas falhas nos sistemas de engenharias e nos sistemas de movimento do estado do Paran, sua infraestrutura no est preparada para receber a grande demanda de produtos provenientes de outras regies e at mesmo de outros pases, e o porto ainda est passando por melhorias, que levar tempo para se constituir como um porto moderno a parmetros internacionais. No se trata de uma defesa dos agentes corporativos, mas as condies infraestruturais deficitrias custam a toda a sociedade, mas preciso haver uma reestruturao nos sistemas de engenharia e de movimento, pistas duplas nas rodovias construir mais armazns graneleiros, e se faz necessrio pensar numa melhor integrao rodoferroviria. Todos esses fatores exigem um melhor planejamento infraestrutural, por parte do Estado, para garantir que os sistemas de engenharias, sistemas de movimento e sistemas de normas sejam mais eficientes superando o Custo Brasil, dando ao territrio maior fluidez e diminuio de custos que oneram a produo-circulao, ganhando assim mais velocidade, e atraindo maior demanda para seus produtos tanto no mercado nacional como no mercado internacional. No caso do Paran, dentro da regio mais dinmica do pas, a construo de um territrio corporativo acaba trazendo, reboque, melhorias para todo um conjunto de setores da economia, inclusive os no corporativos, diferentemente da formao de redes e corredores extravertidos e territrios alienados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Podemos constatar que o Paran tem avanado no que tange a gerao de projetos, no mbito das PPP, e por meio de concesses para criao de infraestruturas que dem maior fluidez a circulao dos produtos. Pois as empresas, produtores e Estado desenvolvem e executam projetos que se concretizam no territrio. No entanto,

Sair

Encontro Nacional da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Geografia

IX ENANPEGE

Goinia 8 a 12 de outubro 2011

7. Ponto de atracao das embarcaes no cais. Em Paranagu, h 19 beros. Em Antonina, trs. (DICIONRIO BSICO PORTURIO, 2008, p.15). 8. Alex vila, gerente, em palestra realizada no Porto de Paranagu no dia 23-05-2010. 9. Idem.

Fila de caminhes para descarregar no Porto de Paranagu chega a 38 km. Disponvel em: <http:// g1.globo.com>. Acesso em 15 maio 2011. FREDERICO, Samuel. O Novo Tempo no Cerrado: Expanso dos fronts agrcolas e controle do sistema de armazenamento de gros. 285 f Dissertao (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. So Paulo. 2008. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA - IBGE. Disponvel em: <http:// www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 25 de maro de 2010 e 10 de Abril de 2011. MEREGE, Alessandra de Alencar. ASSUMPO, Maria Rita Pontes. LOGSTICA PARA EXPORTAO DA SOJA PARANAENSE. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produo Curitiba PR, 23 a 25 de outubro de 2002. p.1-8. NETO, Rolando Azevedo da Costa. Parcerias Publico-Privadas (PPPs). Porto Alegre Novembro de 2008. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Escola de Administrao (EA). Trabalho de Concluso de Curso de Graduao. PORTO DE SANTOS. Disponvel em: <http://www.portodesantos.com.br/>. Acesso em: 15 maio.2011. PORTO DO RIO GRANDE. Disponvel em: <http://www.portoriogrande.com.br.> Acesso em: 15 maio.2011. SANTOS, Milton. SILVEIRA, L. Maria. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. SANTOS, Milton. O retorno do territrio. In: SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adlia A. de; SILVEIRA, Maria Laura (Orgs.). Territrio: globalizao e fragmentao. 4. ed. So Paulo: Hucitec: ANPUR, 1998. p. 15-20. SISTEMA DE CADASTRO NACONAL DE UNIDADES ARMAZENADORAS SICARM. Disponvel em: <http://sisdep.conab.gov.br/consultaarmazemweb/>. Acesso em: 15 mar. 2010. SILVA JUNIOR, Roberto Frana. Circulao e Logstica Territorial: a instncia do espao e a circulao corporativa. 384 f. Tese (Doutorado em Geografia)- Faculdade de Cincia e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista - UNESP. Presidente Prudente. 2009. SOJA MUNDO. Grupo Andr Maggi- Disponvel em: <http://www.grupomaggi.com.br. Acesso em: 15 de maio de 2011.

REFERNCIAS
ADMINISTRAO DOS PORTOS DE PARANAGU E ANTONINA - APPA. Disponvel em: <http://www.portosdoparana.pr.gov.br/>. Acesso em: 13 Jun. 2009 e 15 maio. 2011. AMRICA LATINA LOGSTICA - ALL. Disponvel em: <http://www.all-logistica.com/>. Acesso em: 12 mai. 2010 AVILA, Alex. Palestra realizada no Porto de Paranagu no dia 23-05-2010 GURA, Andria. Ouvidoria. Concessionria Caminhos do Paran. 27 de maio de 2011. CARVALHO, Renata. A AMAZNIA RUMO AO CICLO DA SOJA. Ano I, Setembro 1999. Disponvel em: <http://intranet.amazonia.org.br/arquivos/99456.pdf.>. Acesso em: 7 dez.2010. CASTILLO, Ricardo. Agronegcio e Logstica em reas de Cerrado: expresso da agricultura cientfica globalizada. Revista da ANPEGE. v. 3, p.33-43, 2007. CASTILLO, R. A. Transporte e logstica de granis slidos agrcolas: componentes estruturais do novo sistema de movimentos do territrio brasileiro. Investigaciones Geogrficas. Instituto de Geografa. Universidad Nacional Autnoma de Mxico, Mxico DF, n. 55, p. 79-96, 2004. CONTEL, Fbio Betioli. Os sistemas de movimento do territrio brasileiro. SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. CORRA, Roberto Lobato. Trajetrias geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM - DER. Disponvel em: <http://www.der. com.br/>. Acesso em: 20 mar. 2010. Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes DNIT, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC,Laboratrio de Transportes LabTrans,Ncleo de Estudos de Trfego NET. Determinao da composio de trfego para o ano de 2006. 2008. DICIONRIO BSICO PORTURIO. 2008. Disponvel em: <http://www.portosdoparana. pr.gov.br/>. Acesso em: 27 Jan. 2010. EMBRAPA 2004: A soja no Brasil. Disponvel em: <http://www.cnpso.embrapa.br/> Acesso em: 22 nov. 2009. ESTRADA DE FERRO DO PARAN OESTE S.A FERROESTE. Disponvel em: <http:// www.ferroeste.pr.gov.br/> Acesso em: 6 mai. 2010.

Sair

Das könnte Ihnen auch gefallen