Sie sind auf Seite 1von 25

Histria do Samba - Um Breve Resumo

O nome samba , provavelmente, originrio do nome angolano semba, um ritmo


religioso, cujo nome significa umbigada, devido forma como era danado. O primeiro registro da palavra "samba" aparece na Revista O Carapuceiro, de Pernambuco, em 3 de fevereiro de 1838, quando Frei Miguel do Sacramento Lopes Gama, escreve contra o que chamou de "samba d'almocreve". O Samba a principal forma de msica de razes africanas surgida no Brasil. Em meados do sculo 19, a palavra samba definia diferentes tipos de msica introduzidas pelos escravos africanos, desde o Maranho at So Paulo. O samba carioca provavelmente recebeu muita influncia de ritmos da Bahia, com a transferncia de grande quantidade de escravos para as plantaes de caf no Estado do Rio, onde ganhou novos contornos, instrumentos e histrico prprio, de forma tal que, o samba moderno, como gnero musical, surgiu no incio do sculo 20 na cidade do Rio de Janeiro (a capital brasileira de ento). Muitos pesquisadores apontam para os ritmos do maxixe, do lundu e da modinha como fontes que, quando sintetizadas, deram origem a ao samba moderno. termo "escola de samba" originrio deste perodo de formao do gnero. O termo foi adotado por grandes grupos de sambistas numa tentativa de ganhar aceitao para o samba e para a suas manifestaes artsticas; o morro era o terreno onde o samba nascia e a "escola" dava aos msicos um senso de legitimidade e organizao que permitia romper com as barreiras sociais. O samba-amaxixado Pelo telefone, de domnio pblico mas registrado por Donga e Mauro Almeida, considerado o primeiro samba gravado, embora Bahiano e Ernesto Nazar tenham gravado pela Casa dison desde 1903. deles o samba "A viola est magoada". H registros tambm do samba "Em casa de Baiana" (1913), de autoria de Alfredo Carlos Brcio. Porm ambos no fizeram muito sucesso, e foi a composio registrada por Donga que levou o gnero para alm dos morros. Donga chegou a anunciar "Pelo telefone" como "tango-samba", no Jornal do Brasil de 8 de janeiro de 1917. Nos anos trinta, um grupo de msicos liderados por Ismael Silva fundou, na vizinhana do bairro de Estcio de S, a primeira escola de samba, Deixa Falar. Eles transformaram o gnero, dando-lhe os contornos atuais, inclusive coma introduo de novos instrumentos, como o surdo e a cuca, para que melhor se adequasse ao desfile de carnaval. Nesta mesma poca, um importante personagem tambm foi muito importante para a popularizao do samba: Noel Rosa. Noel responsvel pela unio do samba do morro com o do asfalto. considerado o primeiro cronista da msica popular brasileira. Nesta poca, a rdio difundiu a popularidade do samba por todo o pas, e com o suporte do presidente Getlio Vargas, o samba ganhou status de "msica oficial" do Brasil. Nos anos seguintes o samba se desenvolveu em vrias direes, do samba cano s baterias de escolas de samba. Um dos novos estilos foi a bossa nova, criado por membros da classe mdia, dentre eles Joo Gilberto e Antonio Carlos Jobim.

Nos anos sessenta os msicos da bossa nova iniciaram um movimento de resgate dos grandes mestres do samba. Muitos artistas foram descobertos pelo grande pblico neste momento. Nomes como Cartola, Nelson Cavaquinho, Z Keti e Clementina de Jesus gravaram os seus primeiros discos. Nos anos setenta o samba era muito tocado nas rdios. Compositores e cantores como Martinho da Vila, Bezerra da Silva, Clara Nunes e Beth Carvalho dominavam as paradas de sucesso.

Uma grande parceria: Candeia, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito

No incio da dcada de 1980, depois de um perodo de esquecimento onde as rdios eram dominadas pela msica de discoteca e pelo rock brasileiro, o samba reapareceu no cenrio brasileiro com um novo movimento chamado de pagode. Nascido nos subrbios cariocas, o pagode era um samba renovado, que utilizava novos instrumentos, como o banjo e o tant, e uma linguagem mais popular. Os nomes mais famosos foram Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Grupo Fundo de Quintal, Jorge Arago e Jovelina Prola Negra. Atualmente o samba um dos gneros musicais mais populares no Brasil e sem dvida o ritmo que melhor representa a imagem do Brasil e do carioca.

Origens do Samba, Significado, Histria do Samba e Principais Sambistas O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba tocado com instrumentos de percusso (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violo e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populaes pobres. O termo samba de origem africana e tem seu significado ligado s danas tpicas tribais do continente. As razes do samba foram fincadas em solo brasileiro na poca do Brasil Colonial, com a chegada da mo-de-obra escrava em nosso pas. O primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida e Donga . Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste perodo, os principais sambistas so: Sinh Ismael Silva e Heitor dos Prazeres . Na dcada de 1930, as estaes de rdio, em plena difuso pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares. Os grandes sambistas e compositores desta poca so: Noel Rosa autor de Conversa de Botequim; Cartola de As Rosas No Falam; Dorival Caymmi de O Que Que a Baiana Tem?; Ary Barroso, de Aquarela do Brasil; e Adoniran Barbosa, de Trem das Onze. Na dcada de 1970 e 1980, comea a surgir uma nova gerao de sambistas. Podemos destacar: Paulinho da Viola, Jorge Arago, Joo Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, Joo Bosco e Aldir Blanc. Outros importantes sambistas de todos os tempos: Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA), Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicnio Rodrigues, Aracy de Almeida, Demnios da Garoa, Isaura Garcia, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Lamartine Babo. Bahia, Rio de Janeiro e So Paulo Os tipos de samba mais conhecidos e que fazem mais sucesso so os da Bahia, do Rio de Janeiro e de So Paulo. O samba baiano influenciado pelo lundu e maxixe, com letras simples, balano rpido e ritmo repetitivo. A lambada, por exemplo, neste estilo, pois tem origem no maxixe. J o samba de roda, surgido na Bahia no sculo XIX, apresenta elementos culturais afro-brasileiros. Com palmas e cantos, os danarinos danam dentro de uma roda. O som fica por conta de um conjunto musical, que utiliza viola, atabaque, berimbau, chocalho e pandeiro. No Rio de Janeiro, o samba est ligado vida nos morros, sendo que as letras falam da vida urbana, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma amena e muitas vezes com humor. Entre os paulistas, o samba ganha uma conotao de mistura de raas. Com

influncia italiana, as letras so mais elaboradas e o sotaque dos bairros de trabalhadores ganha espao no estilo do samba de So Paulo. Principais tipos de samba: Samba-enredo Surge no Rio de Janeiro durante a dcada de 1930. O tema est ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba. Samba de partido alto Com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regies mais carentes. o estilo dos grandes mestres do samba. Os compositores de partido alto mais conhecidos so: Moreira da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho. Pagode Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70 (dcada de 1970), e ganhou as rdios e pistas de dana na dcada seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percusso e sons eletrnicos. Espalhouse rapidamente pelo Brasil, graas s letras simples e romnticas. Os principais grupos so : Fundo de Quintal, Negritude Jr., S Pra Contrariar, Raa Negra, Katinguel, Patrulha do Samba, Pique Novo, Travessos, Art Popular. Samba-cano Surge na dcada de 1920, com ritmos lentos e letras sentimentais e romnticas. Exemplo: Ai, Ioi (1929), de Lus Peixoto. Samba carnavalesco Marchinhas e Sambas feitas para danar e cantar nos bailes carnavalescos. exemplos : Abre alas, Apaga a vela, Aurora, Balanc, Cabeleira do Zez, Bandeira Branca, Chiquita Bacana, Colombina, Cidade Maravilhosa entre outras. Samba-exaltao Com letras patriticas e ressaltando as maravilhas do Brasil, com acompanhamento de orquestra. Exemplo: Aquarela do Brasil, de Ary Barroso gravada em 1939 por Francisco Alves. Samba de breque Este estilo tem momentos de paradas rpidas, onde o cantor pode incluir comentrios, muitos deles em tom crtico ou humorstico. Um dos mestres deste estilo Moreira da Silva .

Samba de gafieira Foi criado na dcada de 1940 e tem acompanhamento de orquestra. Rpido e muito forte na parte instrumental, muito usado nas danas de salo. Sambalano Surgiu nos anos 50 (dcada de 1950) em boates de So Paulo e Rio de Janeiro. Recebeu uma grande influncia do jazz.. Um dos mais significativos representantes do sambalano Jorge Ben Jor, que mistura tambm elementos de outros estilos. Dia Nacional do Samba - Comemora-se em 2 de dezembro o Dia Nacional do Samba.

Histria
Antecedentes
Origens do termo samba

O batuque praticado durante o Brasil do sculo XIX, em pintura de Johann Moritz Rugendas. Existem vrias verses acerca do nascimento do termo "samba". Uma delas afirma ser originrio do termo "Zambra" ou "Zamba", oriundo da lngua rabe, tendo nascido mais precisamente quando da invaso dos mouros Pennsula Ibrica no sculo VIII.[12] Uma outra diz que originrio de um das muitas lnguas africanas, possivelmente do quimbundo, onde "sam" significa "dar", e "ba" "receber" ou "coisa que cai". Ainda h uma verso que diz que a palavra samba vem de outra palavra africana, semba, que significa umbigada. No Brasil, acredita-se que o termo "samba" foi uma corruptela de "semba" (umbigada), palavra de origem africana - possivelmente oriunda de Angola ou Congo, de onde vieram a maior parte dos escravos para o Brasil. Um dos registros mais antigos da palavra samba apareceu na revista pernambucana O Carapuceiro, datada de fevereiro de 1838, quando Frei Miguel do Sacramento Lopes Gama escrevia contra o que chamou de "samba d'almocreve" - ou seja, no se referindo ao futuro gnero musical, mas sim a um tipo de folguedo (dana dramtica) popular de negros daquela poca. De acordo com Hiram da Costa Arajo, ao longo dos sculos, as festas de danas dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba". Em meados do sculo XIX, a palavra samba definia diferentes tipos de msica introduzidas pelos escravos africanos, sempre conduzida por diversos tipos de batuques, mas que assumiam caractersticas prprias em cada Estado brasileiro, no s pela diversidade das tribos de escravos, como pela peculiaridade de cada regio em que foram assentados. Algumas destas danas populares conhecidas foram: bate-ba, samba-corrido, samba-deroda, samba-de-chave e samba-de-barravento, na Bahia; coco, no Cear; tambor-de-crioula (ou ponga), no Maranho; trocada, coco-de-parelha, samba de coco e soco-travado, no

Pernambuco; bambel, no Rio Grande do Norte; partido-alto, miudinho, jongo e caxambu, no Rio de Janeiro; samba-leno, samba-rural, tiririca, miudinho e jongo em So Paulo.[2] Favela e Tias Baianas Ver artigo principal: Samba-raiado, Samba-corrido, Samba-chulado, Tias Baianas A partir da segunda metade do sculo XIX, a medida que as populaes negra e mestia na cidade do Rio de Janeiro - oriundos de vrias partes do Brasil, principalmente da Bahia, bem como de ex-soldados da Guerra de Canudos do final daquele sculo - cresciam, estes povoavam as imediaes do Morro da Conceio, Pedra do Sal, Praa Mau, Praa Onze, Cidade Nova, Sade e Zona Porturia. Estes povoamentos formariam comunidades pobres que estas prprias populaes denominaram de favela (posteriormente, o termo se tornaria sinnimo de construes irregulares das classes menos favorecidas). Estas comunidades seriam cenrio de uma parte significativa da cultura negra brasileira, especialmente com relao ao candombl e ao samba amaxixado daquela poca. Dentre os primeiros destaques, estavam o msico e danarino Hilrio Jovino Ferreira - responsvel pela fundao de vrios blocos de afox e ranchos carnavalescos - e das "Tias Baianas" termo como ficaram conhecidas muitas baianas descendentes de escravos no final do sculo XIX. Dentre as principais "tias baianas", destacaram-se Tia Amlia (me de Donga), Tia Bebiana, Tia Mnica (me de Pendengo e Carmem Xibuca), Tia Prisciliana (me de Joo da Baiana), Tia Rosa Ol, Tia Sadata, Tia Veridiana (me de Chico da Baiana). Talvez a mais conhecida delas tenha sido Hilria Batista de Almeida - a Tia Ciata (Aciata ou ainda Asseata).[2] Assim, o samba propriamente como gnero musical nasceria no incio do sculo XX nas casas destas "tias baianas", como um estilo descendente do lundu, das festas dos terreiros entre umbigadas (semba) e pernadas de capoeira, marcado no pandeiro, prato-e-faca e na palma da mo.[3] Existem algumas controvrsias sobre o termo samba-raiado, uma das primeiras designaes para o samba. Sabe-se que o samba-raiado marcado pelo som e sotaque sertanejos/rural baiano trazidos pelas tias baianas ao Rio de Janeiro. Segundo Joo da Baiana, o samba raiado era o mesmo que chula raiada ou samba de partido-alto. J para o sambista Caninha, este foi o primeiro nome teria ouvido em casa de tia Dad. Na mesma poca, surgiram o samba-corrido que possua uma harmonia mais trabalhada, mas ainda com o sotaque rural baiano e o samba-chulado, mais rimado e com melodia que caracterizariam o samba urbano carioca.

Cenas baiana e paulista

O samba urbano carioca se firmaria no sculo XX como o "samba brasileiro" por excelncia. No entanto, antes desse tipo de samba se consolidar como o "samba nacional" em todo o Brasil, havia formas tradicionais de sambas na Bahia e em So Paulo.[4] Samba baiano antigo O samba baiano rural adquiriu denominaes suplementares, conforme as variaes coreogrficas - por exemplo, o "samba-de-chave", em que o danarino solista fingia procurar no meio da roda uma chave, e quando a encontrava, era substitudo.[4] A estrutura potica do samba baiano obedecia forma verso-e-refro - composto de um nico verso, solista, a que se segue outro, repetido pelo coro de danarinos de roda como estribilho. No havendo refro, o samba denominado samba-corrido, variante pouco comum. Os cantos tirados por uma cantador, que um dos instrumentistas ou o danarino solista.[4] Outra peculiaridade do samba baiano era a forma de concurso que a danas s vezes apresenta, que era uma disputa entre os participantes para ver quem melhor executava seus detalhes solistas. Afora a umbigada, comum a todo o samba, o da Bahia apresentava trs passos fundamentais: corta-a-joca, separa-o-visgo e apanha-o-bago. H tambm outro elemento coreogrfico, danado pelas mulheres: o miudinho (este tambm aparecia em So Paulo, como dana de solistas en centro de roda.).[4] Os instrumentos do samba baiano eram o pandeiro, o violo, o chocalho e, s vezes, as castanholas e os berimbaus.[4] Samba paulista antigo Em So Paulo, o samba passou do domnio negro para o caboclo. E, na zona rural, pode se apresentar sem a tradicional umbigada. H tambm outras variantes coreogrficas, podendo os danarinos se dispor em fileiras opostas - homens de um lado, mulheres de outro. Os instrumentos do samba paulista eram as violas, os adufes e os pandeiros.[4] Existem referncias a este tipo de samba de fileiras em Gois, com a diferena de que l foi conservada a umbigada. possvel que a disposio primitiva de roda, em Gois, tenha sido alterada por influncia da quadrilha ou do cateret. De acordo com o historiador Lus da Cmara Cascudo, possvel observar a influncia da cidade no samba pelo fato de ele ser tambm danado por par enlaado.[4]

Modernizao e urbanizao do samba carioca


Primeira gerao: Donga, Sinh e cia Ver artigos principais: Pelo Telefone e Partido-Alto Av do compositor Bucy Moreira, Tia Ciata foi uma das responsveis pela sedimentao do samba carioca. Segundo o folclore de poca, para que um samba alcanasse sucesso, ele teria que passar pela casa de Tia Ciata e ser aprovado nas rodas de samba das festas, que

chegavam a durar dias. Muitas composies foram criadas e cantadas em improvisos, caso do samba "Pelo telefone" (de Donga e Mauro de Almeida), samba para o qual tambm havia outras tantas verses, mas que entraria para a histria da msica brasileira como o primeiro a ser gravado, em 1917.[2] Primeira Linha
Composio de Heitor dos Prazeres. Gravao de 1930 por Benedito Lacerda e grupo Gente do Morro. Problemas para escutar este arquivo? Veja introduo mdia.

Samba de fato
Composto por Pixinguinha e Ccero de Almeida. Interpretao de Patrcio Teixeira e Trio T.B.T. gravada em 1932. Problemas para escutar este arquivo? Veja introduo mdia.

Embora outras gravaes tenham sido registradas como samba antes de "Pelo Telefone", foi esta composio assinada pela dupla Donga/Mauro de Almeida que considerada como marco fundador do gnero. Ainda assim, a cano tem autoria discutida e sua proximidade com o maxixe fez com que fosse designada por fim como samba-maxixe. Esta vertente era influenciada pela dana maxixe e tocada basicamente ao piano - diferentemente do samba carioca tocado nos morros - e teve como expoente o compositor Sinh, auto-intitulado "o rei do samba", que com outros pioneiros como Heitor dos Prazeres e Caninha, estabeleceria os primeiros fundamentos do gnero musical.[3] Dentro do processo de modernizao do samba urbano carioca, surgia tambm o futuramente conhecido Samba de partido-alto. Com suas origens nas umbigadas africanas e a forma de samba que mais se aproxima da origem do batuque angolano, do Congo e regies prximas.[13] O partido-alto costuma ser dividido em duas partes: o refro e os versos. A primeira parte o ncleo do qual correm soltos os versos improvisados. Esta cantoria a arte de criar versos, em geral de improviso e constitudo de peas da tradio oral, e cant-los sobre uma linha meldica preexistente ou tambm improvisada, praticada, em diversas modalidades.[14] Por ter uma essncia baseada na improvisao, o samba de partido-alto passaria a ser muito cantado principalmente nos chamados "pagodes", habituais reunies festivas, regadas a msica, comida e bebida, e mais adiante nos terreiros das futuras escolas de samba cariocas.[13][14] Segunda Gerao: Turma do Estcio e sambistas do morro Ver artigo principal: Turma do Estcio

Morro da Mangueira: reduto de sambistas como Cartola e Nelson Cavaquinho. Durante as primeiras dcadas do sculo XX, a especulao imobiliria se espalhava pela cidade do Rio de Janeiro. Com isso, formaram-se diversos morros e favelas no cenrio urbano carioca. O samba carioca que havia nascido no centro da cidade galgaria as as encostas dos morros e se alastraria pelos subrbios da cidade. Estes locais seriam o celeiro de novos talentos musicais e da consolidao moderna do samba urbano carioca surgido com as "tias baianas".[15] Foram inovaes to importantes que perduram at os dias atuais dentro do samba carioca urbano, mais tarde alado condio de "nacional".[9][16] Na Pavuna
Gravao de 1929 por Almirante (samba composto por Homero Dornelas). Sucesso no carnaval de 1930. Problemas para escutar este arquivo? Veja introduo mdia.

O que ser de mim


Gravao de 1931 por Francisco Alves e Mrio Reis (samba composto por Ismael Silva, Nilson Bastos e Francisco Alves)). Problemas para escutar este arquivo? Veja introduo mdia.

Agora Cinza
Gravao de 1933 por Mario Reis (samba composto por Bide e Maral). Samba campeo do carnval de 34. Problemas para escutar este arquivo? Veja introduo mdia.

O grande propulsor de mudanas dentro do samba urbano carioca foi o bairro de Estcio de S. O Estcio de S era um bairro popular e com grande contingente de pretos e mulatos. Segundo o historiador Jos Ramos Tinhoro, era reduto de malandros - considerados pelas classes altas - "perigosos".[17] Foi nesse bairro que se gestaria o novo e definitivo samba urbano carioca, com a chamada "Turma do Estcio", onde surgiria a Deixa Falar, a primeira escola de samba brasileira.[18] Inicialmente um rancho carnavalesco, posteriormente um bloco carnavalesco e por fim, uma escola de Samba, a Deixa Falar teria sido a primeiro a desfilar no carnaval carioca ao som de uma orquestra de percusses formada por surdos,

tamborins e cucas, aos quais se juntavam pandeiros e chocalhos. Formada por alguns compositores do bairro do Estcio, entre os quais Alcebades Barcellos (o Bide), Armando Maral, Ismael Silva, Nilton Bastos e mais os malandros-sambistas Baiaco, Brancura, Mano Edgar, Mano Rubem, a "Turma do Estcio" marcaria a histria do samba brasileiro por injetar ao gnero uma cadncia mais picotada, que teve endosso de filhos da classe mdia, como o ex-estudante de direito Ary Barroso e o ex-estudante de medicina Noel Rosa. Este conjunto instrumental foi chamado de "bateria" e prestava-se ao acompanhamento de um tipo de samba que j era bem diferente dos de Donga, Sinh e Pixinguinha, ou seja, um samba que adquiria uma caracterstica de msica mais "marchada" e que fosse devidamente ritmado de forma que pudesse ser acompanhado no desfile de carnaval. Assim, essa acelerao rtmica distanciava-se, sem deixar de ser batucado, do andamento amaxixado de figuras proeminentes da "primeira gerao" do samba urbano carioca, que no se conformavam com o estilo que ganhava mais e mais adeptos. Para essa primeira gerao, as modificaes da Turma do Estcio eram uma deturpao ao samba.[9] Outra mudana estrutural decorrente do samba da Turma do Estcio foi a valorizao das segundas partes da letra e msica das composies. Em lugar de usar a tpica improviso das rodas de samba de partido-alto, houve a a consolidao de seqncias preestabelecidas, que teriam um tema (por exemplo: o cotidiano carioca, o amor) e a possibilidade de se encaixar tudo dentro dos padres de gravaes fonogrficas da poca, de 78 rpm (algo em torno de trs minutos).[9] As inovaes rtmicas dos sambistas da Estcio de S foram assimiladas por blocos carnavalescos em Osvaldo Cruz e tambm alcanaram os morros da Mangueira, Salgueiro e So Carlos, j que suas rodas de samba eram freqentadas por compositores dos morros cariocas, como Cartola e Gradim (da Mangueira), Canuto (do Salgueiro), Ernani Silva, o Sete (do subrbio de Ramos), e posteriormente outros futuros bambas como Nelson Cavaquinho, Carlos Cachaa e Geraldo Pereira, Paulo da Portela, Alcides Malandro Histrico, Manac, Chico Santana, Molequinho, Aniceto do Imprio Serrano. Acompanhados por um pandeiro, um tamborim, uma cuca e um surdo, estes compositores terminariam por influenciar e lapidar as caractersticas essenciais desse novo samba carioca urbano.[4] Esse samba feito moda do Estcio de S e dos sambistas dos morros cariocas firmaria-se como o samba carioca "por excelncia", e com o passar do tempo, "de raiz", "autntico".[19]

Difuso e "nacionalizao" do samba carioca


Entre o final da dcada de 1920 e meados da dcada de 1940, o samba urbano carioca deixaria de ser considerado expresso local (como so tidos sambas em outras partes do pas). Graas ao Estado, alcanaria status de smbolo "nacional".[9][10][16] Esse samba oriundo de uma regio do Rio de Janeiro espalhava-se por outras reas da cidade, no apenas com os sambas de carnaval, mas tambm com novas formas dentro do estilo moderno carioca, como o samba-cano e o samba-exaltao. Difundidos pelas ondas do rdio,[20] estes estilos cariocas seriam conhecidos em outras partes do Brasil, que, com a influncia do governo federal brasileiro (mais propriamente partir dos projetos polticoideolgicos do Estado Novo de Getlio Vargas), elevaria o samba local da cidade do Rio de Janeiro condio de samba "nacional" - muito embora existam outras formas e prticas do

samba no pas.[9][16][20] A aproximao do Estado brasileiro com a msica popular deu-se tambm pela oficializao, em 1935, do desfile de carnaval pela Prefeitura do ento Distrito Federal. No perodo de consolidao do samba carioca como "samba nacional", surgiram uma nova safra de interprtes, que obtiveram grande sucesso radiofnico, como Francisco Alves, Mrio Reis, Orlando Silva, Silvio Caldas, Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Dalva de Oliveira, entre outros, e despontaram muitos compositores oriundos da classe mdia, como Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo, Braguinha (conhecido tambm como Joo de Barro) e Ataulfo Alves. E mais tarde, Assis Valente, de Ataulfo Alves, de Custdio Mesquita, de Dorival Caymmi, de Herivelto Martins, de Pedro Caetano, de Synval Silva, que conduziram esse samba para caminhos ao gosto da indstria musical.[3] Novos formatos dentro do samba carioca Ver artigo principal: Samba-cano, Samba-choro, Samba sincopado, Samba de breque Conversa de botequim
Composto por Noel Rosa e Vadico. Gravao de 1935 por Noel Rosa. Problemas para escutar este arquivo? Veja introduo mdia.

Uva de caminho
Composto por Assis Valente. Gravao de 1939 por Carmem Miranda. Problemas para escutar este arquivo? Veja introduo mdia.

Um dos carros-chefes das programaes das emissoras de rdios na dcada de 1930 eram as composies de samba-cano, lanado inicialmente em 1928 com a gravao "Ai, Ioi" (de Henrique Vogeler), na voz de Aracy Cortes. Tambm conhecido como samba de meio do ano, o samba-cano se firmou na dcada seguinte. Era uma forma mais lenta e cadenciada do samba e tinha como nfase musical uma melodia geralmente de fcil aceitao. Esta vertente foi influenciado mais tarde por ritmos estrangeiros, primeiramente pelo fox e, na dcada de 1940, pelo bolero de enredos sentimentais. Se o samba carioca moderno dos sambistas da Estcio e dos morros tratava de temas diversos como malandragem, mulheres comportadas, favelas, o samba-cano destacava os sofrimentos amorosos. Alm de "Ai, Ioi", alguns outros clssicos do samba-cano foram "Risque", "No Rancho Fundo", "Copacabana" e "Ningum Me Ama". Com o passar dos anos, outros artistas ganharam notoriedade no estilo, como Antnio Maria, Custdio Mesquita, Dolores Duran, Fernando Lobo, Henrique Vogeler, Ismael Neto, Lupicnio Rodrigues e Batatinha. O samba-cano seria ainda uma das principais fontes de inspirao da bossa nova no final da dcada de 1950.

Outra variante que surgia na dcada de 1930 era o samba-choro, que como aponta o nome, misturava o fraseado instrumental do choro (com flauta) ao batuque do samba. Entre as primeiras composies no estilo, figuram "Amor em excesso" (de Gad e Valfrido Silva, em 1932) e "Amor de parceria" (de Noel Rosa, em 1935). Ainda naquele perodo, Heitor dos Prazeres lanou o samba "Eu choro" e o termo "breque" (do ingls break), ento popularizado com referncia ao freio instantneo dos novos automveis. Era o surgimento do samba-de-breque, variante do samba-choro caracterizada por um ritmo acentuadamente sincopado com paradas bruscas, os chamados breques, durante a msica para que o cantor fizesse uma interveno - geralmente frases apenas faladas, dilogos ou comentrios bem humorados do cantor, que confere graa e malandragem na narrativa. Lus Barbosa foi o primeiro a trabalhar este tipo de samba, que conheceu em Moreira da Silva o seu expoente mximo. Outro destaque desta vertente foi Germano Mathias. Escolas de samba e oficializao do desfile de Carnaval Ver artigo principal: Carnaval do Rio de Janeiro, Escola de samba, Sambaenredo, Samba de terreiro Depois da fundao da Deixa Falar, o fenmeno das escolas de samba tomou conta do cenrio carioca. Juntamente com as escolas de samba que galgaram estgios de aceitao, admirao e paternalizao atravs dos anos, o samba-enredo se tornou um dos smbolos nacionais. Inicialmente, o samba-enredo no tinha enredo, mas isso mudou quando o Estado - notadamente durante o Estado Novo de Getlio Vargas - assumiu a organizao dos desfiles e obrigou o sambas-enredo a ser sobre a histria oficial do Brasil.[21] A letra do samba-enredo conta uma histria que servir de enredo para o desenvolvimento da apresentao da escola de samba. Em geral, a msica cantada por um homem, acompanhado sempre por um cavaquinho e pela bateria da escola de samba, produzindo uma textura sonora complexa e densa, conhecida como batucada. Durante a dcada de 1930, era costume em um desfile de escola de samba que, na primeira parte, esta apresentasse um samba qualquer e, na segunda parte, os melhores versadores improvisassem, geralmente com sambas sados do terreiros das escolas (atuais quadras). Estes ltimos ficaram conhecidos como sambas-de-terreiro. Iniciadas nos moldes dos ranchos carnavalescos, as escolas de samba inicialmente com Mangueira, Portela, Imprio Serrano, Salgueiro e, nas dcadas seguintes, com Beija-Flor, Imperatriz Leopoldinense e Mocidade Independente cresceriam ao logo das dcadas seguintes at dominarem o Carnaval carioca, transformando-o em um grande negcio com forte impacto no movimento turstico. A influncia do Estado na promoo do samba carioca Ver artigo principal: Samba-exaltao

Carmen Miranda no filme The Gang's All Here. Cantora luso-brasileira ajudou a divulgar o samba em nvel internacional. O presidente Getlio Vargas deu grande suporte a popularizao e consolidao do samba carioca urbano, em detrimento a outras variedades de samba cultivadas em outras regies do pas (assim como de outros gneros musicais bastante populares regionalmente, como emboladas, cocos, a msica caipira paulista). Principalmente durante o Estado Novo, o governo brasileiro patrocinava apresentaes pblicas de intrpretes populares desse samba em eventos badalados - como o "Dia da Msica Popular" e a "Noite da Msica Popular". Smbolo da elite carioca, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro passou a receber artistas renomados do samba. Em uma ao para promover o estilo como produto genuinamente "nacional", as transmisses radiofnicas oficiais incumbiam-se de levar o samba carioca urbano ao exterior. Houve at programas irradiados para a Alemanha nazista diretamente do terreiro da escola de samba Mangueira. Muitos cantores tambm integravam comitivas presidenciais em viagem ao estrangeiro.[9]

Villa-Lobos foi um dos intelectuais renomados que reconheceram o valor do samba. Alm de ganhar status de "msica nacional" durante a Era Getlio Vargas, o samba (carioca urbano) passou a ter tambm reconhecimento dentro de setores da elite cultural nacional. Entre eles, o maestro Heitor Villa-Lobos, que ajudou a organizar uma gravao com o maestro erudito norte-americano Leopold Stokowski no nvio Uruguai, em 1940, do qual participaram Cartola, Donga, Joo da Baiana, Pixinguinha e Z da Zilda.[22] Cassinos e o cinema foram outros instrumentos que ajudaram a consolidar a posio do samba (carioca urbano) como smbolo musical nacional - a cantora luso-brasileira Carmen Miranda,

bastante popular poca, conseguiu projetar esse samba internacionalmente a partir de filmes. A ideologia do Estado Novo de Getlio Vargas ajudou a retirar a imagem de marginalidade samba carioca, outrora negativamente associada "como antro de malandros e desordeiros",[23] O Departamento de Imprensa e Propaganda procurava coagir compositores a abandonarem a temtica da malandragem nos seus sambas, atravs de polticas de aliciamento ou na base da censura. do final dos anos trinta do sculo XX que surgiria um estilo de samba de "carter legalista", conhecido mais tarde como samba-exaltao (ou tambm "samba da legalidade").[3] O samba-exaltao caracterizava-se por composies em exaltao ao trabalho (como na notria letra de "O Bonde So Janurio", parceria de Ataulfo Alves) com o "malandro consagrado" Wilson Batista, sucesso do carnaval de 1941) ou ao pas (como "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, gravada por Francisco Alves em 1939, e que se transformou no primeiro sucesso musical brasileiro no exterior). Apesar da atuao do Estado na cooptao de sambistas, havia compositores que tentavam driblar o poder censrio ditatorial, com letras carregadas de sutilezas e ironias (como em "Recenseamento", de Assis Valente, que embora parea reproduzir o discurso de exaltao ao "Brasil grande e trabalhador", desmonta os argumentos oficiais).[9]

Influncias externas no samba urbano


Ver artigo principal: Samba de gafieira, Sambalada, Bossa Nova, Sambalano A partir da dcada de 1940 e ao longo da dcada de 1950, o samba recebeu novas influncias de ritmos latinos e norte-americanos. As concentraes urbanas provocaram o aparecimento das primeiras danceterias populares, as chamadas gafieiras, palco para estilos novos que surgiriam dentro do seio do samba, como so os casos dos sincopados sambachoro e samba de gafieira. O samba-de-gafieira foi um sub-gnero surgido sob influncia de ritmos latinos e norte-americanos - geralmente instrumentais e tocados por orquestras norte-americanas (adequada para danas praticadas em sales pblicos, gafieiras e cabars) - que chegavam ao Brasil em meados da dcada de 1940 e ao longo da dcada de 1950. Nesta dcada surgiu tambm a sambalada - uma espcie de samba-cano com letras romnticas e ritmo lento como as baladas lanadas no mercado brasileiro. No final da dcada de 1950, nasceria o principal a Bossa Nova. Nascida na zona sul do Rio de Janeiro e fortemente influenciado pelo jazz, a Bossa Nova marcaria a histria do samba e da msica popular brasileira com uma acentuao rtmica original - que dividia o fraseado do samba e agregava influncias do impressionismo erudito e do jazz - e um estilo diferente de cantar, intimista e suave.[24] Aps precursores como Johnny Alf, Joo Donato e msicos como Lus Bonf e Garoto, este sub-gnero foi inaugurado por Joo Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e teria uma gerao de discpulos-seguidores como Carlos Lyra, Roberto Menescal, Durval Ferreira e grupos como Tamba Trio, Bossa 3, Zimbo Trio e Os Cariocas. Tambm no final da dcada de 1950, surgiria o sambalano, uma ramificao popular da bossa nova (que era mais apreciada pela classe mdia). Tambm misturava o samba com

ritmos norte-americanos como o jazz. O sambalano foi muito tocado em bailes suburbanos das dcadas de 1960, 1970 e 1980. Este estilo projetou artistas como Bebeto, Bedeu, Copa 7, Djalma Ferreira, Os Devaneios, Dhema, Ed Lincoln e Seu Conjunto, Elza Soares, Grupo Joni Mazza, Luis Antonio, Lus Bandeira, Luiz Wagner, Miltinho, entre outros. Reaproximao com o morro Ver artigo principal: Bienal do Samba

Nelson Sargento em show no Sesc Esquina, Curitiba, em 2007. Artista integrou o conjunto A Voz do Morro. Com a bossa nova, o samba se afastou ainda mais de suas razes populares. A influncia do jazz aprofundou-se e foram incorporadas tcnicas musicais eruditas. A partir de um festival no Carnegie Hall de Nova York, em 1962, a Bossa nova alcanou sucesso mundial. Mas ao longo das dcadas de sessenta e setenta, muitos artistas que surgiam - como Chico Buarque de Holanda, Billy Blanco, Martinho da Vila e Paulinho da Viola defenderam o retorno do samba a sua batida tradicional, com a reapario de veteranos como Candeia, Cartola, Nelson Cavaquinho e Z Kti. No incio da dcada de 1960 foi criado o "Movimento de Revitalizao do Samba de Raiz", promovido pelo Centro Popular de Cultura, em parceria com a Unio Nacional dos Estudantes. Foi o tempo do aparecimento do bar Zicartola, dos espetculos de samba no Teatro de Arena e no Teatro Santa Rosa e de musicais como "Rosa de Ouro". Produzido por Hermnio Bello de Carvalho, o "Rosa de Ouro" revelou Araci Cortes e Clementina de Jesus. Dentro da bossa nova surgiram dissidncias. Uma delas gerou os Afro-sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Alm disso, parte do movimento se aproximou de sambistas tradicionais, especialmente de Cartola, Nelson Cavaquinho, Z Kti e, mais adiante, Candeia, Monarco, Monsueto e Paulinho da Viola.[2] A exemplo do sambista Paulo da Portela, que intermediou as relaes do morro com a cidade quando o samba era perseguido, Paulinho da Viola - tambm da Portela - seria uma espcie de embaixador do gnero tradicional diante de um pblico mais vanguardista, entre os quais os tropicalistas.

Tambm do interior da bossa nova apareceria Jorge Ben para dar sua contribuio autoral mesclada com o rhythm and blues norte-americano, que mais adiante suscitaria o aparecimento de um subgnero apelidado sungue (ou samba-rock).[3] Durante os anos sessenta, apareceram grupos formados por sambistas com experincias anteriores no universo do samba e msicas gravadas por grandes nomes da MPB. Entre eles, estavam Os Cinco Crioulos (composto por Anescarzinho do Salgueiro, Elton Medeiros, Nelson Sargento, Jair do Cavaquinho e Paulinho da Viola, substitudo mais tarde por Mauro Duarte), A Voz do Morro (composto por Anescarzinho do Salgueiro, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, Nelson Sargento, Oscar Bigode, Paulinho da Viola, Z Cruz e Z Kti), Mensageiros do Samba (Candeia e Picolino da Portela), Os Cinco S (Jair do Cavaquinho, Velha, Wilson Moreira, Zito e Zuzuca do Salgueiro). Fora da cena principal dos chamados festivais de Msica Popular Brasileira, o samba encontraria na Bienal do Samba, no final dos anos sessenta, o espao destinado a grandes nomes do gnero e seguidores. Ainda naquele final de dcada, aparecia o chamado "sambaempolgao" dos blocos carnavalescos Bafo da Ona (Catumbi), Cacique de Ramos (Olaria) e Bomios de Iraj (Iraj).[2] Ainda na dcada de 1960, surgiu o samba-funk. O samba-funk surgiu no final da dcada de 1960 com o pianista Dom Salvador e o seu Grupo Abolio, que mesclavam o samba com o funk norte-americano recm-chegado em terras brasileiras. Com a da definitiva de Don Salvador para os Estados Unidos, o grupo encerrou as atividades, mas no comeo da dcada de 1970 alguns ex-integrantes como Luiz Carlos Batera, Jos Carlos Barroso e Oberdan Magalhes se juntaram a Cristvo Bastos, Jamil Joanes, Cludio Stevenson e Lcio da Silva para formar a Banda Black Rio. O novo grupo aprofundou o trabalho de Don Salvador na mistura do compasso binrio do samba brasileiro com o quaternrio do funk americano, calcado na dinmica de execuo, conduzida pela bateria e baixo. Mesmo aps o fim da Banda Black Rio, em 1980, DJs britnicos passaram a divulgar o trabalho do grupo e o ritmo fora redescoberto em toda a Europa, principalmente na Inglaterra e Alemanha.[2] Massificao do samba urbano Ver artigo principal: Partido-Alto, Samba-jia, Pagode (msica)

Martinho da Vila, um dos artistas que popularizaram o estilo partido-alto.

No comeo da dcada de 1970, novamente o samba viveria um perodo de revalorizao, que projetaria cantoras como Alcione, Beth Carvalho e Clara Nunes - ambas com grandes vendagens de discos -,[25] alm do cantor Roberto Ribeiro e dos compositores Joo Nogueira, Nei Lopes e Wilson Moreira. O samba passou a ser novamente muito executado nas rdios, com grande destaque para sua vertente partido-alto e com o domnio das paradas de sucesso por artistas como Martinho da Vila, Bezerra da Silva, Clara Nunes e Beth Carvalho. Na virada da dcada de 1960 para a dcada de 1970, o jovem Martinho da Vila daria uma nova face aos tradicionais sambas-enredo consagrados por autores como Silas de Oliveira e Mano Dcio da Viola, compactando-os e ampliando sua potencialidade no mercado musical. Alm disso, Martinho popularizaria o estilo do samba-de-partido-alto (com canes como "Casa de Bamba" e "Pequeno Burgus"), lanadas no seu primeiro lbum em 1969. Embora o termo tenha surgido no incio do sculo XX nas rodas na casa da Tia Ciata inicialmente para designar msica instrumental -, o termo partido alto passou a ser utilizado para denominar um tipo de samba que caracterizado por uma batida de pandeiro altamente percussiva, com uso da palma da mo no centro do instrumento para estalos. A harmonia do partido alto sempre em tom maior, geralmente tocado por um conjunto de instrumentos de percusso (normalmente surdo, pandeiro e tamborim) e acompanhado por um cavaquinho e/ou por um violo. Mas este partido-alto assimilado pela indstria fonogrfica era feito de solos escritos, e no mais improvisados e espontneos, segundo os cnones tradicionais.[14] Tambm naquela dcada, muitos crticos musicais cunharam em sentido pejorativo os termos samba-jia ou sambo-jia, para designar um tipo de samba supostamente de qualidade duvidosa ou cafona. Outros crticos perceberam no termo - e nos cantores e compositores a ele relacionado - uma certa importncia para a MPB. Entre alguns nomes do samba-jia, estavam Agep (interprete de "Moro onde no mora ningum"), Antonio Carlos e Jocafi (de "Voc abusou"), Benito Di Paula (de "Retalhos de cetim" e s vezes tambm classificado como "sambolero com um toque latino", pois usava freqentemente em suas apresentaes piano, timba, chimbal),Pandeiro,Tumbadora,Baixo e Timbales Luiz Ayro (de "Mulher brasileira"), Jorginho do Imprio (de "Dinheiro vai, dinheiro vem"), Os Originais do Samba (de "Falador Passa Mal"), Tom e Dito (de "Tamanco malandrinho"). Beth Carvalho tambm emplacaria "Vou Festejar" e "Coisinha do Pai", dois sambas chamados "jias logo aceitos por vrias faixas sociais - principalmente pelas mais baixas -, mas considerados por alguns crticos como de "qualidade duvidosa".[25] Outros crticos, no entanto, valorizavam o fato deste estilo de samba recoloc-lo nas principais emissoras de rdio e TV do pas, alm de serem responsveis por vendas expressivas de discos do gnero naquela dcada.[2] Parte da crtica favorvel via em "Tonga da Mironga do Kabulet" (de Toquinho e Vincius de Moraes) como exemplos de sambajia. Ainda na dcada, se destacaria na cidade de So Paulo Geraldo Filme, um dos principais nomes do samba paulistano - ao lado de Germano Mathias, Osvaldinho da Cuca, Tobias da

Vai-Vai, Aldo Bueno e Adoniran Barbosa, este ltimo j devidamente reconhecido nacionalmente antes de ser relembrado e regravado com mais frequncia nos anos setenta. Sambista da Barra Funda, um reduto do samba paulistano, Firme era tambm freqentador das rodas de "Tiririca", no Largo da Banana, e montou os espetculos "Balbina de Yans" e "Pagodeiros da Paulicia", em parceria com Plnio Marcos. Em Salvador, compositores como Riacho, Panela, Batatinha, Garrafo e Goiabinha, foram seguidos por Tio Motorista, Chocolate, Nlson Balal, J. Luna, Edil Pacheco, Ederaldo Gentil, Walmir Lima, Roque Ferreira, Walter Queiroz, Paulinho Boca de Cantor e Nelson Rufino, que mantiveram a tradio dos sambas-de-roda e samba-coco. E ao final da dcada, Joo Bosco em dupla com o poeta Aldir Blanc - dois discpulos dos estilos de violo tocados por Baden Powell, Dorival Caymmi e Gilberto Gil - tambm ajudariam a renovar o samba tradicional (inclusive o de enredo) - algo que Aldir continuaria a fazer com novos parceiros como Guinga e Moacyr Luz na dcada de 1990.[2]

Zeca Pagodinho um dos sambistas mais populares do Brasil. Depois de um perodo de esquecimento onde as rdios eram dominadas pela Disco Music e pelo rock brasileiro, o samba consolidou sua posio no mercado fonogrfico na dcada de 1980. Compositores urbanos da nova gerao ousaram novas combinaes, como o paulista Itamar Assumpo, que incorporou a batida do samba ao funk e ao reggae em seu trabalho de cunho experimental. Mas foi no incio da dcada de 1980 que o samba reapareceu no cenrio brasileiro com um novo movimento, chamado de pagode. Com caractersticas do choro e um andamento de fcil execuo para os danarinos, o pagode basicamente dividido em duas tendncias. A primeira delas mais ligada ao partido-alto, tambm chamada de pagode de raiz, que conservava a linhagem sonora e fortemente influenciada por geraes passadas. A segunda tendncia, considerada mais "popular", ficou conhecida como "pagode-romntico" e passou a ter grande apelo comercial na dcada de 1990 em diante. Nascido no final da dcada anterior, por meio das rodas de samba que um grupo de cantores e compositores faziam embaixo da tamarineira da quadra do Bloco Carnavalesco

Cacique de Ramos, o pagode era um samba renovado, que utilizava novos instrumentos que davam uma sonoridade peculiar quele grupo, como o banjo com brao de cavaquinho (criado por Almir Guineto) e o tant (criado por Sereno), e uma linguagem mais popular. Pontuado pelo banjo e pelo tant, o pagode seria uma resposta ao ocaso do samba no incio dos anos oitenta, que teria obrigado os seus seguidores a se reunirem em fundos de quintal para mostrar suas novas composies diante de uma platia de vizinhos. Este ramal do samba, movido a partido-alto, revelaria inicialmente nomes como Almir Guineto, Jorge Arago, Jovelina Prola Negra e Zeca Pagodinho (o nico que se firmaria ao fim da onda inicial) - alm do Grupo Fundo de Quintal, que revelaria ainda a dupla Arlindo Cruz e Sombrinha. Tambm partideiro, da dcada anterior, Bezerra da Silva emplacaria seus chamados "sambandidos", canes com enredos que documentavam a guerra civil da sociedade partida.[3] Em meio da euforia consumista do Plano Cruzado, os pagodeiros se mostraram excelentes vendedores de discos - sempre mais de 100 mil cpias por lanamento - e conquistaram seu espao na grande mdia, de onde no saram mais do rdio e da TV. Esse pagode, cujo auge mercadolgico verificou-se exatamente em 1986, teve como mola mestra esttica a ampla exposio e revalorizao do partido-alto, modalidade de samba, at ento de pouqussima visibilidade. Assim, as rodas de samba de "fundos de quintal" revelaram ou confirmaram o talento de muitos bons versadores, cultores da velha arte, como a dupla que reunia o conhecido Zeca Pagodinho e o desconhecido Deni de Lima, sobrinho de Osrio Lima, legendrio compositor do Imprio Serrano.[14] De uma curtio exclusivamente suburbana, os pagodes (tanto a festa, com suas comidas e bebidas, quanto o novo estilo) se tornaram moda tambm nos bairros da zona sul do Rio e em diversos localidades do Brasil. O mpeto aos poucos diminuiu, com a consequente queda de poder aquisitivo do seu maior pblico consumidor as classes menos abastadas. Mas logo, uma nova modalidade desse subgnero, bem mais comercial e desvinculada das razes, passaria a ser conhecida como pagode.[26]

Samba urbano no fim do sculo XX


Ver artigo principal: Samba-rap, Samba-reggae

Pagode dos anos 1990


No final da dcada de 1980, o pagode enchia sales e, no incio dos anos noventa. A indstria fonogrfica, j amplamente orientada para a globalizao pop, usurpou o termo pagode, batizando com ele uma forma diferente de fazer samba que guardava poucos elementos com o samba inovador da dcada anterior, massificando-o de forma enganosa. Essa diluio partia majoritariamente da cidade de So Paulo, o que engendrou o rtulo equivocado de "pagode paulista".[14] E seus principais arautos foram os msicos de um grupo que, inclusive, segundo as edies em partitura de seus primeiros lanamentos, pretendia estar fazendo o que se chamava de "samba-rock", mas na verdade eram mais uma variao mais pop do samba-rock.[26] Assim, as grandes gravadoras criaram um novo tipo

de pagode, que muitos chamariam de "pagode-romntico", "pagode comercial", ou simplesmente tachado de "pagode". Vertente mais distanciada do pagode "de raiz" do final dos anos setenta, esse pagode "romntico" se tornaria um fenmeno comercial, com o lanamento de dezenas de artistas e grupos paulistas, mineiro e carioca, entre os quais,Katinguel,Art Popular, Exaltasamba, Harmonia do Samba, Irradia Samba e Ka do Samba, S Pra Contrariar, Os Travessos, entre outros. Sua massificao nas emissoras de rdios e TVs ajudou a melhorar a arrecadao de direitos autorais e fez com que as msicas norte-americanas ficassem em segundo lugar em arrecadao durante aquela dcada, algo indita no Brasil. Apesar disso, este tipo de pagode desagrada grande parte da crtica musical, que questiona especialmente a qualidade das msicas.[2] Ainda nos anos noventa, apareceram mais duas fuses de samba com outros gneros musicais. O primeiro deles foi o samba-rap, criado nas favelas e presdios paulistanos e cariocas. O outro foi o samba-reggae, este surgido a partir de manifestao de grupos baianos, cariocas e paulistas em modificar o pagode tradicional e o transformar em um samba suingado.

Suingueira
Em meados dos anos noventa surgiu no Estado da Bahia o que se chamava "Samba da Bahia", que mais tarde ficou conhecido como Suingueira. Este estilo caracterizado como uma mistura de Pagode e rtmos regionais da Bahia, principalmente com os tocados durante o carnaval e o que se intitula, popularmente, como Ax Music. Este tipo de msica ficou famosa pela intensa vendagem de discos de grupos como o Tchan, Harmonia do Samba, Patrulha do Samba, Psirico e muitos outros que se destacara na cena musical baiana.

Samba no sculo XXI

Marcelo D2 foi o pioneiro em misturar hip hop com samba. A partir do ano 2000, surgiram alguns artistas que buscavam se reaproximar do samba mais vinculado estilo consolidado nos morros cariocas, muitas vezes chamado "samba de raiz".

Foram os casos de Marquinhos de Oswaldo Cruz, Teresa Cristina e Grupo Semente, entre outros, que contriburam para a reabilitao da regio da Lapa, no Rio de Janeiro. Outros nomes surgiram nesse tradicional reduto do samba, como o compositor Edu Krieger, que foi gravado por nomes como Roberta S e Maria Rita, a cantora Manu Santos, novata revelada no festival mais importante da Lapa nos dias atuais, a Mostra de Talentos do Carioca da Gema - que tambm trouxe nomes como Eliza Ador, Roberta Espinosa, Moyseis Marques entre vrios outros. Em So Paulo, o grupo Quinteto em Branco e Preto desenvolve o evento (no bairro de Santo Amaro) "Samba da Vela" - no qual seus participantes s cantam sambas inditos de compositores desconhecidos da indstria musical.[27][28] Isso tudo contribuiu para atrair vrios artistas do Rio de Janeiro que, alm de shows, fixaram residncia em bairros da capital, como So Mateus.[2] J grupos como o Funk Como Le Gusta e Clube do Balano deram continuidade aos bailes inspirados na poca do sambalano e do samba-rock. Em 2004, o ento ministro da cultura Gilberto Gil apresentou Unesco o pedido de tombamento do samba como Patrimnio Cultural da Humanidade, na categoria "Bem Imaterial", atravs do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional.[29][30] A data foi criada por iniciativa de um vereador de Salvador, Luis Monteiro da Costa, em homenagem a Ary Barroso, que havia composto "Na Baixa do Sapateiro" embora sem ter conhecido a Bahia. Assim, 2 de dezembro marcou a primeira visita de Ary Barroso a Salvador. Inicialmente, o Dia do Samba era comemorado apenas em Salvador, mas acabou transformado em data nacional.[31][32] No ano seguinte, o samba-de-roda do Recncavo Baiano foi proclamado "Patrimnio da Humanidade" pela Unesco, na categoria de "Expresses orais e imateriais".[6][7] Em 2007, o IPHAN conferiu registro oficial, no Livro de Registro das Formas de Expresso, s matrizes do samba do Rio de Janeiro: samba de terreiro, partido-alto e samba-enredo.[29][30]

Instrumentos de samba
O samba tocado basicamente por instrumentos de percusso e acompanhado por instrumentos de corda. Em vertentes como o samba-exaltao e o samba-de-gafieira, foram acrescentados instrumentos de sopro.

Instrumentos bsicos

Em vertentes

Cavaquinho Violo Pandeiro Surdo Tamborim Tant Bandolim

Cuca Trompete

O samba na cultura popular


Da mesma forma que o batuque, j desde o incio do sculo XIX, a palavra samba se estendeu como designao de qualquer tipo de baile popular, sinnimo de arrasta-p, batechinela, brincadeira, balana-flandre, baiana, cateret, fandango, fob, forr, forrobod, funo, fungang, pagode, xiba, zamb, entre outros.[4] Alm de ritmo e compasso definidos musicalmente, traz historicamente em seu bojo toda uma cultura de comidas (pratos especficos para ocasies), danas variadas[33] (miudinho, coco, samba de roda, pernada), festas, roupas (sapato bico fino, camisa de linho etc), e ainda a pintura naif, de nomes consagrados como Nelson Sargento, Guilherme de Brito e Heitor dos Prazeres, alm de artistas annimos das comunidades (pintores, escultores, desenhistas e estilistas) que confeccionam as roupas, fantasias, alegorias carnavalescas e os carros abre-alas das escolas de samba.[2]

Samba em outras partes do mundo


Alm de ser um dos gneros musicais mais populares do Brasil, o samba bastante conhecido no exterior. reconhecido tambm como smbolo brasileiro, ao lado do futebol e o carnaval. Esta histria comeou com o sucesso internacional de "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, seguiu com Carmen Miranda (apoiada pelo governo Getlio Vargas e a poltica da boa vizinhana norte-americana), que levou o samba para os Estados Unidos, passou ainda pela bossa nova, que inseriu definitivamente o Brasil no cenrio mundial da msica. O sucesso do samba na Europa e no Japo apenas confirma sua capacidade de conquistar fs, independente do idioma. Atualmente, h centenas de escolas de samba constitudas em solo europeu (espalhada por pases como Alemanha, Blgica, Holanda, Frana, Sucia, Sua). J no Japo, as gravadoras investem maciamente no lanamento de antigos discos de sambistas consagrados, que acabou por criar um mercado formado apenas por catlogos de gravadoras japonesas.[34]

Bibliografia

Das könnte Ihnen auch gefallen