Sie sind auf Seite 1von 9

A ANLISE DO GRUPO 1 DOS FRBRS NA OBRA GABRIELA, CRAVO E CANELA

Gabriela Almendra1, Jssica Nogueira Gomes2, Vinicius de Souza Tolentino3


1 2

Graduanda em Biblioteconomia. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Graduanda em Biblioteconomia. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 3 Bibliotecrio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Resumo
Apresenta o modelo conceitual denominado Requisitos Funcionais para Registros Bibliogrficos (FRBR) proposto pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Analisa as entidades do Grupo 1 atravs dos conceitos presentes na obra Gabriela, cravo e canela. Examina a famlia de obras e discute os relacionamentos existentes no romance e nas suas adaptaes cinematogrfica e televisiva, simulando o resultado em um catlogo relacional. Finaliza ponderando a importncia do bibliotecrio, em especial o profissional catalogador, em entender e dominar os conceitos que vem trazendo um novo rumo para a rea de representao descritiva.

Palavras-Chave:
Catalogao; Representao descritiva; FRBR; Famlia de obras.

Abstract
This paper presents the conceptual model entitled Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) suggested by the International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Group 1 entities are analised through the concepts presented in the work Gabriela, cravo e canela. It examines the group of works and discusses the relationships between the novel and its adaptations in movies and television, thus simulating a relational catalogue results. It asserts that it is important to librarians, specially cataloguers, to understand and master concepts that are groundbreaking to the descriptive representation.

Keywords:
Cataloguing; Descriptive representation; FRBR; Family of works.

1 Introduo
Em busca de uma melhor representao da informao, a catalogao, com o passar dos anos, sofreu algumas alteraes. Estas mudanas contribuem especialmente com a universalizao de catlogos para um melhor intercmbio de informaes entre as bibliotecas, economizando o tempo da instituio e, principalmente, do bibliotecrio na elaborao dos registros bibliogrficos. Tendo em vista o grau de relevncia na padronizao para a recuperao da informao, esse trabalho realiza um exerccio para a compreenso do modelo conceitual elaborado pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), o 1

qual busca diretrizes para a catalogao, visando a elaborao de um cdigo internacional. Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliogrficos (FRBR) so um dos primeiros passos da IFLA para a criao deste cdigo internacional. Alm desta iniciativa da IFLA, essencial que as bibliotecas percebam a necessidade dos sistemas terem interoperabilidade e realizarem a relao entre todos os atributos propostos pelo modelo terico dos FRBRs. Percebendo a importncia da recuperao da informao em um catlogo relacional e o nvel de discusso do FRBR, este trabalho tem como propsito exemplificar a obra Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado, dentro dos FRBR. Pelo fato dos FRBR abrangerem um vasto campo conceitual, este trabalho restringir aos relacionamentos da entidade do grupo 1. As obras selecionadas para exemplificar as relaes dos FRBR foram pesquisas nas seguintes fontes de informao, a saber: site da Fundao Casa de Jorge Amado e do Centro de Documentao da Rede Globo, catlogo da Fundao Biblioteca Nacional e da Biblioteca Nacional de Frana, Internet Movie Database (IMDb) e o Dicionrio de filmes brasileiros de Antnio Leo da Silva Neto. Para compor este trabalho se utilizou a 1 edio do livro de 1958, a 1 traduo do livro em lngua francesa de 1959, a novela da Globo de 1975 e, por fim, o filme baseado no livro, em negativo, de 1983. A produo deste trabalho surgiu como forma de continuao do trabalho oral apresentado no XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentao e Cincia da Informao (CBBD), A Obra Macunama sob o Ponto de Vista dos FRBRs: uma anlise da famlia de obras. Em relao escolha da obra de Jorge Amado - Gabriela, cravo e canela para dar continuao aos estudos dos FRBR, deve-se pelo fato de prestigiar seu centenrio.

2 Os conceitos propostos dos FRBR

Antes de abordar a proposta explicitada no tpico, necessrio citar brevemente o histrico da criao dos FRBR. Os FRBR surgiram a partir da reunio entre o grupo de estudos da Seo de Catalogao e da Seo de Classificao e Indexao da IFLA, alm da colaborao de consultores e voluntrios, da rea da informao, de diversas nacionalidades. Sua criao tem por objetivo reestruturar os registros diversidade de usurios, materiais, suportes fsicos e formatos de refletir a forma como ocorre a busca pela informao. capacidade de um sistema interagir e comunicar-se com interoperabilidade. bibliogrficos considerando a a qual so apresentados a fim Desta maneira, possibilita a os outros, isto , realiza a

Somente em 1998, ao final de oito anos, foi apresentado o relatrio com toda a pesquisa contendo os estudos levantados para o desenvolvimento dos FRBR. De acordo com este relatrio final de 1998, os
FRBR so um modelo conceitual do tipo entidade-relacionamento (E-R) porque representam e descrevem simplificadamente o universo bibliogrfico

em nvel terico, servindo como base para implementao de sistemas ou bases de dados bibliogrficas (SILVEIRA, 2007, p. 58).

Consideram-se dois pontos a destacar em sua proposta:


primeiro, fornecer uma estrutura claramente definida e estruturada para relacionar dados registrados em registros bibliogrficos s necessidades dos usurios destes registros. O segundo objetivo recomendar um nvel bsico de funcionalidade para registros criados pelas agncias bibliogrficas nacionais (IFLA, 1998, p. 7, traduo nossa).

Esse modelo entidade-relacionamento constitudo por uma trade crucial, a saber: entidades, atributos e relacionamentos. Entidade pode ser entendida como algo que possui um carter unitrio e autocontido; algo que tem existncia independente ou separada; uma abstrao, conceito ideal, objeto de pensamento ou transcendental (IFLA, 2009, p. 10). Segundo Moreno e Mrdero Arellano (2005, p. 26) entidade aqui entendida como uma coisa ou um objeto no mundo real que pode ser identificada de forma unvoca em relao a todos os outros objetos. Uma entidade pode ser concreta ou abstrata. Conforme apresenta a literatura, os FRBR so compostos por dez entidades que se dividem em trs grupos, sendo eles: GRUPO 1 - obra, expresso, manifestao e item. Esse grupo ser aprofundado adiante, visto que o presente artigo tem por objetivo exemplificar os relacionamentos de contedo inerentes as entidades desse grupo. GRUPO 2 - pessoa e entidade coletiva. GRUPO 3 - conceito, objeto, evento e lugar. A primeira entidade apresentada nos FRBR a obra e tem por definio ser abstrata e reconhecida atravs das realizaes individuais ou expresses da obra que s existem na comunho de contedo entre e dentre as diversas expresses da obra (IFLA, 1998, p. 17). Para Moreno (2005, p. 27), a obra uma entidade abstrata, uma criao intelectual ou artstica distinta. Os FRBR chamam de obra nas situaes em que as pessoas denominam o livro no sentido de quem o escreveu, significando o mais alto nvel de abstrao, o contedo conceitual subjacente a todas as verses lingusticas, a histria contada no livro, s idias na cabea de uma pessoa para o livro (TILLETT, 2003, p. 3).
Quando a modificao de uma obra implica num esforo intelectual ou artstico essa obra para os FRBR considerada uma nova obra. Assim como parfrases, reescritos, adaptaes para crianas, pardias, variaes musicais sobre um tema e as transcries livres de uma composio musical so consideradas novas obras (IFLA, 1998, p. 18, traduo nossa).

De acordo com a IFLA (1998, p. 19, traduo nossa), a expresso


Trata-se de uma realizao intelectual ou artstica de uma obra sob a forma de notao alfa-numrico, musical ou coreogrfica, som, imagem, objeto,

movimento, etc, ou qualquer combinao de tais formas. Uma expresso a forma intelectual ou artstica especfica que assume uma obra a cada vez em que realizada.

De acordo com Moreno e Mrdero Arellano (2005, p. 27) a entidade expresso de uma obra a realizao intelectual ou artstica especfica que assume uma obra ao ser realizada, excluindo-se a aspectos da alterao da forma fsica. Pelo fato de serem abstratas, h dificuldades em determinar com exatido obra e expresso, da mesma forma de como definir o que ser considerado nova obra e nova expresso. Silveira (2007) considera que o limite entre expresso e obra est no esforo intelectual originrio, ou seja, quando uma idia original, ou algo novo e diferente acrescentado obra. Ao realizar uma busca e identificar uma obra, o consulente ver todas as entidades relacionadas no catlogo. As obras originais que se relacionam com expresses e manifestaes partilhando dos mesmos contedos intelectuais ou artsticos percebidos atravs do mesmo modo de expresso encontram-se nas relaes de equivalncia. O ponto de corte constitudo atravs da separao da mesma obra transformando-se em nova obra. Nessa identificamos o relacionamento descritivo que envolve obras originais. A expresso de uma obra materializada atravs de outra entidade, a manifestao, referente materializao da expresso de uma obra, ou seja, ao tipo do meio fsico que ela se insere. J a manifestao representa todos os objetos fsicos que carregam as mesmas caractersticas, no que diz respeito tanto ao contedo intelectual e forma fsica. A terceira entidade, manifestao, pode incorporar, uma coleo de obras, uma obra individual, ou uma parte de uma obra. As manifestaes podem aparecer em uma ou mais unidades fsicas (IFLA, 2009, p. 11). A quarta e ltima entidade do grupo 1 o item, um exemplar especfico de uma manifestao (IFLA, 2009, p. 11). O item fsico, mesmo que seja virtual, porque a exemplificao da manifestao. H casos que um item pode ser composto por mais de um objeto fsico, como por exemplo, uma obra publicada em dois volumes, ou em trs DVDs. Dentre as entidades do grupo 1, apenas as duas ltimas refletem a forma fsica, uma vez que so concretos diferentes das duas primeiras que apresentam contedo intelectual ou artstico.

3 Jorge Amado e sua obra Gabriela, cravo e canela


De acordo com o levantamento bibliogrfico efetuado para a elaborao desse material, a seguir apresentaremos um pouco da vida do autor e da obra Gabriela. 4

O escritor Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912 no sul do estado da Bahia. Durante o ensino mdio, antigo Segundo Grau, teve sua vida literria produtiva ao trabalhar em jornais e ser um dos fundadores da Academia dos Rebeldes (FUNDAO CASA DE JORGE AMADO, 2012), grupo de jovens que [...] desempenhou importante papel na renovao das letras baianas (ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, 2012). Seu falecimento ocorreu em 06 de agosto de 2012. Em 06 de abril de 1961, Jorge Amado foi eleito para ocupar a Cadeira de nmero 23 na Academia Brasileira de Letras, cujo patrono fora Jos de Alencar e o primeiro ocupante, Machado de Assis. Suas obras falam sobre o carter estereotipado dos personagens, da sensualizao excessiva e (em alguns casos) das relaes de poder subvertidas na obra, como, por exemplo, na obra Gabriela, cravo e canela (1953), quando a menina pobre do interior (personagem principal Gabriela) ganha fora sobre os coronis do cacau. Esse romance ganhou vrios prmios literrios, alm de ser a obra de Jorge Amado com o maior nmero de tradues (92) e vrias adaptaes para a televiso, cinema e, inclusive, dana (FUNDAO CASA DE JORGE AMADO, 2012).

4 Os relacionamentos da obra Gabriela nos conceitos dos FRBRs


Os atributos ligados as caractersticas fsicas que compem uma expresso, manifestao e identificam um item
so categorizados de acordo com as entidades, incluindo os mais diferentes tipos de materiais e suas caractersticas. Abrange desde registros sonoros tendo como atributos modalidade de captao, meio fsico, extenso do suporte, velocidade de execuo (no caso de uma manifestao), at objetos cartogrficos, por exemplo, que possuem, na expresso, como atributos: escala, projeo, tcnica de apresentao, entre outros. Um recurso eletrnico de acesso remoto, por exemplo, apresenta como atributos as caractersticas do arquivo, forma de acesso, endereo de acesso, e assim por diante (MORENO; MRDERO ARELLANO, 2005, p. 33-34).

Atravs deles podemos estabelecer distines entre uma obra e outra, entre uma obra e sua expresso e/ou manifestao. Nos relacionamentos de contedo os atributos das entidades dos grupo 1 podem ser classificados como obras equivalente, derivada e descritiva. Segundo Tillett (2001, p. 19-20 apud Moreno, 2006, p. 59), as
relaes de equivalncia [so] aquelas existentes entre cpias exatas da mesma manifestao de uma obra ou entre um item original e suas reprodues, desde que o contedo intelectual e a autoria sejam preservados; relaes derivadas [so] aquelas existentes entre uma obra bibliogrfica e uma modificao baseada nesta obra; relaes descritivas [so] aquelas existentes entre uma entidade bibliogrfica e a parte componente desta entidade.

Para este trabalho, foram escolhidas trs obras: Gabriela, cravo e canela romance, Gabriela telenovela e Gabriela filme. Como a obra abstrata, recorreu-se a quatro 5

documentos (manifestaes), o primeiro se refere primeira publicao do livro Gabriela, cravo e canela de 1958. No quadro da famlia de obras, esta manifestao refere-se obra original, como visualizado no quadro a seguir:

Gabriela, cravo e canela

Gabriela: novela

Gabriela, fille du Brsil

Gabriela: filme

FIGURA 1: Relationships in the Organization of Knowledge. Fonte: Adaptao de Tillett (2003, p. 4).

O segundo trata-se de uma nova expresso, pois quando um texto sofre modificaes, como correes, tradues, pode ser considerado variao dentro de uma mesma expresso (IFLA, 1998). Sendo o atributo lngua ligado a entidade expresso, a 1 edio traduzida para o francs consagra-se como uma nova expresso por possuir alm do atributo lngua a ilustrao da capa diferente da obra original. O terceiro corresponde a uma nova obra, pois sua criao teve um significativo esforo intelectual e artstico para adaptar o romance para uma novela. O quarto documento apresenta uma nova obra por possuir um diretor que elaborou o filme o tornando diferente da telenovela. No quadro famlia de obras os trs ltimos itens compreendem a obras derivadas, por estarem no conjunto de novas expresses que se movem ao longo do continuum numa linha mgica (TILLET, 2003, p. 4) transformando-se em novas obras no obstante relacionadas mesma obra original. A telenovela e o filme distinguem-se em nova obra pelo atributo da entidade expresso e manifestao, no atributo da expresso a durao das obras so diferentes e no da manifestao o ano de publicao e as responsabilidades de direo e criao tornam-se evidente para a diferenciao. Contudo a definio de responsabilidade o atributo da manifestao mais caracterstico para a transformao em uma nova obra. A telenovela e o 6

filme so obras derivadas do romance, que a obra original. Com a discusso acima, podemos chegar ao seguinte esquema. O1 Gabriela, cravo e canela E1 Texto em portugus com a ilustrao da capa em Xilogravura M1 1.ed. do ano de 1958 ; Local de publicao So Paulo I1- Localizado na Diviso de Obras Raras da Fundao Biblioteca Nacional E2 Texto em francs com a ilustrao da capa em Xilogravura M1 1.ed. traduzida do ano de 1959 ; Ttulo da capa: Gabriela, full du Brsil ; Srie Les grands romans de IInter I1 Localizado na Biblioteca Nacional de Frana O2 Gabriela [novela] E1 135 captulos M1 Data de exibio 1975 ; Autor da novela Walter George Durst I1 Rede Globo de Produes O3 Gabriela [filme] E1 102 min. M1 VHS; Data de distribuio 1983; Diretor Bruno Barreto I1 Localizado num Sebo de filmes Analisando as relaes da obra original Gabriela, cravo e canela e suas obras derivadas (Gabriela telenovela e filme), pode-se observar que um catlogo construdo com relacionamentos mais claros entre as entidades possibilitaria melhor recuperao da informao e navegao pelo catlogo, ampliando as opes de escolha do usurio.

5 Consideraes Finais
Os FRBRs propem um relacionamento de diversas formas a partir das definies de entidades e atributos, o que auxilia os melhores resultados na recuperao da informao nos catlogos, beneficiando a busca dos usurios. A aplicao do FRBR na obra Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado, permitiu uma maior compreenso dos conceitos entidades e atributos e seus relacionamentos na famlia de obras que viro a ser resultados em um catlogo relacional. Em relao a aplicao do filme e da telenovel Gabriela, cravo e canela no quadro das entidades do Grupo 1, houveram discusses devido os conceitos dos FRBRs apresentarem atributos inerentes identificao de obras cinematogrficas, pois no indicavam com clareza em qual das entidades pertenceriam. Por este motivo, as pesquisas em bibliografias que tratassem sobre esse material foram realizadas e percebeu-se que no Brasil a literatura que aplica o modelo dos FRBRs em materiais especiais ainda incipiente. Muitas questes relativas aos FRBRs ainda devem ser discutidas. As publicaes mais atuais na temtica dos FRBRs vem se apresentado mais crtico, porm percebe-se que as discusses nos cursos de graduao em Biblioteconomia encontram-se resumidas ou quase inexistente. Os cursos de catalogao carecem de assistncia de materiais para auxiliar no 7

ensino da disciplina nas universidades. Em meio a essa percepo pretende-se que esse artigo venha auxiliar o ensino da catalogao nas universidades despertando nos alunos o desejo pela pesquisa na rea. Espera-se que as dificuldades encontradas e o estudo sobre materiais especiais passem a ser objeto de estudo de pesquisadores e bibliotecrios catalogadores atuantes desses materiais bibliogrficos. O presente trabalho elencou apenas as entidades do Grupo 1, por entender que a explanao das demais entidades e da tarefa do usurios demandaria a confeco de um novo trabalho.

6 Referncias
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Jorge Amado: biografia. Rio de Janeiro. Disponvel em:<http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=718&sid=244>. Acesso em: 12 ago. 2012. CALDAS, Snia Regina de Arajo. Gabriela, baiana de todas as cores: as imagens das capas e suas influncias culturais. Salvador: EDUFBA, 2009. DECLARAO dos Princpios Internacionais de Catalogao. 2009. Traduo de Ldia Alvarenga e Mrcia Milton Vianna. Disponvel em: <http://www.ifla.org/files/cataloguing/icp/icp_2009-pt.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2012. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [198?]. FUNDAO CASA DE JORGE AMADO. Biografia: Jorge Amado. Salvador. Disponvel em: <http://www.jorgeamado.org.br/?page_id=75>. Acesso em: 12 ago. 2012. FUSCO, Elvis. Aplicao dos FRBR na modelagem de catlogos bibliogrficos digitais. So Paulo: Cultura Acadmica, 2011. Disponvel em: <http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=168>. Acesso em: 20 jul. 2012. IFLA Study Group on the Functional Requirements for Bibliographic Records. Functional requirements for bibliographic records: final report. Munich: Saur, 1998. (IFLA UBCIM publications new series; vol. 19). Disponvel em: <www.ifla.org/VII/s13/frbr>. Acesso em: 12 jun. 2012. LIMA SOBRINHO, Barbosa. A questo ortogrfica e os compromissos do Brasil. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1953. LOURENO, Cntia de Azevedo; ALVARENGA, Ldia. Anlise do padro brasileiro de metadados de teses e dissertaes segundo o modelo entidade-relacionamento. In: 8

CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAO E CINCIA DA INFORMAO, 22., Braslia, 2007. Anais... Braslia, 2007. Disponvel em: <http://cintialourenco.eci.ufmg.br/downloads/Tese_CBBD.pdf >. Acesso em: 04 nov. 2011. MEY, Eliane Serro Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogao no plural. Braslia: Briquet de Lemos, 2009. 217 p. MORENO, Fernanda Passini. Requisitos Funcionais para Registros Bibliogrficos FRBR: um estudo no catlogo da Rede Bibliodata. 2006. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao)- Universidade de Braslia, Braslia, 2006. Disponvel em: <http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=80>. Acesso em: 12 jun. 2012. MORENO, Fernanda Passini; MRDERO ARELLANO, Miguel Angel. Requisitos funcionais para registros bibliogrficos - FRBR: uma apresentao. Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao, Campinas, v. 3, n. 1, p. 20-38, jul./dez. 2005. Disponvel em: <http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/260/1/MiguelRDBCI2005.pdf>. Acesso em: 03 maio 2012. NICOLA, Jos de. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. 15. ed. So Paulo: Scipione, 2002. OLIVER, Chris. Introduo RDA: um guia bsico. Braslia, DF: Briquet de Lemos, 2011. SILVA NETO, Antnio Leo da. Dicionrio de filmes brasileiros. So Paulo: Futuro Mundo Grfica & Editora, 2002. SANTOS, Plcida Leopoldina Ventura Amorim da Costa; CORRA, Rosa Maria Rodrigues. Catalogao: trajetria para um cdigo internacional. Niteri: Intertexto, 2009. SILVEIRA, Naira Christofoletti. Anlise do impacto dos requisitos funcionais para registros bibliogrficos (FRBR) nos pontos de acesso de responsabilidade pessoal. 2007. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao)- Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, Campinas, 2007. Disponvel em: <http://www.bibliotecadigital.puccampinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=343>. Acesso em: 20 jun. 2012. TILLETT, Barbara. O que FRBR? Um modelo conceitual para o universo bibliogrfico. Traduo de Ldia Alvarenga e Renato Rocha Souza. Disponvel em: <http://www.loc.gov/catdir/cpso/o-que-e-frbr.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2012. Texto originalmente publicado em Technicalities, v. 25, n. 5, sept./oct. 2003. TOLENTINO, Vinicius de Souza et al. A obra Macunama sob o ponto de vista dos FRBRs: uma anlise da famlia de obras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAO E CINCIA DA INFORMAO, 24., Alagoas, 2011. 1 CD-ROM. YEE, Martha M. FRBR and moving image materials: content (work and expression) versus carrier (manifestation). Los Angeles: University of California, 2007. Disponvel em: <http://escholarship.org/uc/item/60t54503>. Acesso em: 17 jul. 2012. 9

Das könnte Ihnen auch gefallen