Sie sind auf Seite 1von 6

ATITUDE E REFLEXO FILOSFICA Sugesto de leitura

Se voc ainda no teve contato com a filosofia, leia antes a pgina "Os mitos" para iniciar sua viagem no mundo da filosofia.

Filosofia Deciso
Deciso de no aceitar como bvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situaes, os valores, os comportamentos de nossa existncia cotidiana; jamais aceit-los sem antes hav-los investigado e compreendido.
Dr. Delamar Jos Volpato Dutra

Ramo do conhecimento
A Filosofia um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de trs modos: seja pelos contedos ou temas tratados, seja pela funo que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relao aos contedos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justia, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima. No comeo, na Grcia, a Filosofia tratava de todos os temas, j que at o sc. XIX no havia uma separao entre cincia e filosofia. Assim, na Grcia, a Filosofia incorporava todo o saber. No entanto, a Filosofia inaugurou um modo novo de tratamento dos temas a que passa a se dedicar, determinando uma mudana na forma de conhecimento do mundo at ento vigente. Isto pode ser verificado a partir de uma anlise da assim considerada primeira proposio filosfica. Se dermos crdito a Nietzsche, a primeira proposio filosfica foi aquela enunciada por Tales, a saber, que a gua o princpio de todas as coisas [Aristteles. Metafsica, I, 3]. Cabe perguntar o que haveria de filosfico na proposio de Tales. Muitos ensaiaram uma resposta a esta questo. Hegel, por exemplo, afirma: com ela a Filosofia comea, porque atravs dela chega conscincia de que o um a essncia, o verdadeiro, o nico que em si e para si. Comea aqui um distanciar-se daquilo que a nossa percepo sensvel. Segundo Hegel, o filosfico aqui o encontro do universal, a gua, ou seja, um nico como verdadeiro. Nietzsche, por sua vez, afirma: a filosofia grega parece comear com uma idia absurda, com a proposio: a gua a origem e a matiz de todas as coisas. Ser mesmo necessrio deter-nos nela e

lev-la a srio? Sim, e por trs razes: em primeiro lugar, porque essa proposio enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulao; e, enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crislia [sic], est contido o pensamento: Tudo um. A razo citada em primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e no-lo mostra como investigador da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filsofo grego. O importante a estrutura racional de tratamento das questes. Nietzsche analisa esse texto, no sem crtica, e remarca a violncia tirnica como essa frase trata toda a empiria, mostrando que com essa frase se pode aprender como procedeu toda a filosofia, indo, sempre, para alm da experincia. A Filosofia representa, nessa perspectiva, a passagem do mito para o logos. No pensamento mtico, a natureza possuda por foras anmicas. O homem, para dominar a natureza, apela a rituais apaziguadores. O homem, portanto, uma vtima do processo, buscando dominar a natureza por um modo que no depende dele, j que esta concebida como portadora de vontade. Por isso, essa passagem do mito razo representa um passo emancipador, na medida em que libera o homem desse mundo mgico. De um sistema de explicaes de tipo gentico que faz homens e coisas nascerem biologicamente de deuses e foras divinas, como ocorre no mito, passa-se a buscar explicaes nas prprias coisas, entre as quais passa a existir um lao de causalidade e constncias de tipo geomtrico [...] Na viso que os mitos fornecem da realidade [...] fenmenos naturais, astros, gua, sol, terra, etc., so deuses cujos desgnios escapam aos homens; so, portanto, potncias arbitrrias e at certo ponto inelutveis. A idia de uma arqu, que tem sentido amplo em grego, indo desde princpio, origem, at destino, porta uma estrutura de pensamento que a diferencia do modo de pensar anterior, mtico. Com Nietzsche, pode-se concluir que o logos da metafsica ocidental visa desde o princpio dominao do mundo e de si. Se atentarmos para a estrutura de pensamento presente no nascimento da Filosofia, podemos dizer que seu logos engendrou, muitos anos depois, o conhecimento cientfico. Assim, a estrutura presente na idia de tomo mesma que temos, na cincia atual, com ideia de partculas. Ou seja, a considerao de que h um elemento mnimo na origem de tudo. A tabela peridica tambm pode ser considerada uma sofisticao da idia filosfica da combinatria dos quatro elementos: ar, terra, fogo, gua, da qual tanto tratou a filosofia eletica.

Portanto, em seu incio, a Filosofia pode ser considerada como uma espcie de saber geral, omniabrangente. Um tal saber, hoje, haja vista os desenvolvimentos da cincia, impossvel de ser atingido pelo filsofo.
(Prof. Dr. Delamar Jos Volpato Dutra)

Cincia que estuda o sentido da vida


Andr entrega flores e uma carta de amor a Carol, dizem que Andr ama Carol. Jnio diz que um homem livre justificando tal conquista graas democracia do seu pas. Laura diz que o namorado acusa-a de ser muito subjetiva e pede que ela seja mais objetiva como ele. Dizem que os seres humanos so seres sociais, polticos, seguem normas de conduta, leis, so racionais, possuem valores religiosos, artsticos, etc. Uma infinidade de elementos que fazem parte do nosso cotidiano so silenciosamente aceitas como bvias. Qualificamos e quantificamos as coisas. Mas ao invs de aceitar as coisas como dadas e prontas, como verdades ou mentiras, loucuras ou reais, boas ou ms, etc., se perguntssemos por que Andr gosta de Carol? O que faz algum gostar de outra pessoa? O que o amor? O que democracia? Como e por qu surgiu? O que subjetividade e objetividade? possvel sermos objetivos? O que ser racional? Por que acreditamos em valores? Como surgem os valores?etc. Uma infinitude de indagaes como estas afastam o homem da vida cotidiana e das coisas tidas como bvias para a reflexo, aproxima-o do que chamamos de adotar uma atitude filosfica. Ao perguntarmos o que Filosofia, Chau (1995) nos responde que poderia ser a deciso de no aceitar as coisas como bvias, as idias, os fatos, as situaes, os valores e os comportamentos; em sntese, Filosofia pode ser definida como a no aceitao dos elementos da existncia humana sem antes hav-los investigado compreendido. Atitude Filosfica A atitude filosfica tem duas caractersticas, uma negativa e outra positiva. A negativa dizer no ao senso comum, ao que pr-concebido no cotidiano e tido como verdades aceitas porque todo mundo diz e pensa. A positiva a interrogao sobre os elementos do cotidiano e da existncia: O que ? Por que ? Como ? Juntas, essas duas caractersticas da atitude filosfica constituem o que os filsofos chamam de atitude crtica ou pensamento crtico. Atitude crtica pode ser

compreendida como tomar distncia do nosso mundo costumeiro olhando-o como se nunca tivssemos visto antes. Para que a Filosofia? Muito cultuada entre os gregos da Antiga Grcia, hoje comum encontrarmos pessoas dizendo que Filosofia uma inutilidade; que o filsofo aquele que fica pensando e dizendo coisas que ningum entende. Tais estultices encontram suas razes no tecnicismo, feto no abortado do mundo Globalizado que costuma atribuir a razo de existncia das coisas somente se elas tiverem utilidade a favor do acmulo de riqueza e, fundamentalmente, seja a curto prazo. Todos querem ver a utilidade da Cincia a curto prazo. Os resultados cultuados como bons so aqueles que podem ser empricos e imediatos. As cincias no mundo globalizante tm as pretenses de acreditarem na existncia da verdade, das tcnicas e metodologias corretas e na tecnologia como status de racionalidade. Perdem de vista que a Filosofia a mais antiga de todas as Cincias. Todos os campos dos saberes tm sua gnese na Filosofia. A Cincia parte de questes j formuladas e respondidas pela Filosofia. Tais respostas encontradas no devem ser tidas enquanto verdades absolutas, mas como algo tido como uma representao vlida para o fenmeno do contrrio cairia no senso comum das coisas tidas como bvias. Fora da Cincia, a Filosofia pode ser uma fonte de conhecimento que pode nos ensinar muito. Uma arte do bem-viver que questiona e traz respostas que podem nos servir para conviver em melhor harmonia e honestidade com outros seres humanos. Reflexo Filosfica Outro elemento da Filosofia o movimento de volta sobre si mesmo (dialeticidade). O pensamento surge e interroga a si mesmo. Indagando como possvel o prprio pensamento. Este movimento de indagar a si prprio, reconhecido na Filosofia enquanto reflexo filosfica radical, que se organiza em trs conjuntos de questes, descritos por Chau (1995) como: 1. Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? (motivos, causas e razes) 2. O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? (contedo e sentido)

3. Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? (inteno e finalidade) Diferentemente da atitude filosfica que se dirige ao mundo que nos rodeia, indagando a essncia, a significao e a origem de todas as coisas, a reflexo filosfica aponta seu pensamento aos seres humanos no ato da reflexo, perguntando sobre a capacidade e finalidade humana para agir e conhecer. Filosofia diferente de filosofias Retomando a arte do bem-viver atribuda Filosofia, podemos dizer que existem vrias filosofias: a filosofia hind, budista, religiosa, chinesa, etc. Tais filosofias, tambm perguntam o qu, o como e o por qu. Alm de possuir uma reflexo, embora no seja a radical. Ento, o que distancia a Filosofia das filosofias? As outras filosofias tm por trs uma entidade ou entidades que guia o homem e que d significado e gnese as coisas. Tomando por exemplo o Cristianismo, verificamos que eles tambm esto em busca de uma compreenso do Universo, no entanto, se faz pela f e na confiana em uma sabedoria divina inquestionvel; ao contrrio da Filosofia que sistemtica e busca as respostas atravs do esforo racional. Buscando um encadeamento lgico com exigncia de fundamentao e, fundamentalmente, o movimento de questionar as prprias idias. Portanto, reservamos o termo Filosofia para um mtodo prprio de pensamento pautado no racionalismo; o confuncionismo, o Yin e o Yang, o mantra, as auras piramidais entre outras, so erroneamente chamadas de filosofias, cabendo a elas o termo sabedoria. Eplogo Acredito que o breve exposto no o suficiente para atribuir utilidade Filosofia em um momento histrico onde ela sinnimo de inutilidade. Mas o que til? Se tomarmos o senso comum no ps-modernismo, verificaremos que o til o que traz riqueza e prestgio. Filosofia no uma cincia, no histria, no poltica, no arte, no psicologia e nem sociologia; uma reflexo crtica das cincias, dos acontecimentos no espao e no tempo, das origens e natureza das formas de poder, dos sentidos e significados artsticos, dos conceitos e metodologias da psicologia, da sociologia e de todas as cincias. Filosofia o conhecimento do conhecimento, situada em vrios momentos histricos da humanidade.

Para Nietzsche uma forma libertria do ser, superando os calabouos dos valores at ento construdos. Para Schopenhauer, uma forma de superao da dor e sofrimento da existncia. Para Marx a filosofia deveria transformar o mundo trazendo justia e felicidade para os seres humanos, em detrimento da filosofia que busca apenas conhecer o mundo. E no bero filosfico, encontramos Plato que definia a Filosofia como um saber verdadeiro para ser usado em benefcio aos seres humanos. Entre tantos significados e interpretaes filosficas diferentes, o til da Filosofia voc saber se achar que for til abandonar os preconceitos e crenas impregnados no senso comum e nas formas ideolgicas que definem os elementos da vida e do mundo a favor de uns em detrimento dos outros. Referncias bibligrficas: CHAU, Marilena. Convite filosofia. 5 ed. So Paulo: tica, 1996. SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e Representao. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2001.

Das könnte Ihnen auch gefallen