Sie sind auf Seite 1von 9

CESPE/UnB TJES

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Esto em uma sala quatro pessoas que foram convocadas por um juiz: duas delas efetivamente testemunharo; as outras se recusaro a testemunhar acerca de determinado fato. O juiz chamar essas pessoas, uma a uma, para outra sala, mediante sorteio aleatrio. Considere que X seja a varivel aleatria que indica o nmero de pessoas chamadas at se encontrar a primeira pessoa disposta a testemunhar. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens que se seguem.
51 52
RASCUNHO

A probabilidade de X ser igual a 1 ou 2 superior a 0,8. Se Y for a varivel que denota o nmero de pessoas chamadas at que a segunda pessoa disposta a testemunhar seja encontrada, ento P(Y = y) = P(X = 5 ! y), em que y = 1, 2, 3, 4. A varivel aleatria X segue uma distribuio geomtrica com parmetro p = 0,5.

53

Considerando que X seja uma varivel aleatria cuja funo de probabilidade acumulada, F(x), expressa por

0, x2 4x + 4 , 6 F ( x) = 2 x + 10 x 22 , 3 1,

se x < 2; se 2 x < 4; se 4 x < 5; se x 5,

julgue os seguintes itens. 54 Se a 0 (2, 4) e se b 0 (4, 5), ento correto afirmar que P(a < X < b) = 1/6 [2b(10 ! b) + a(4 ! a)] ! 8. 55 A funo F(x) contnua e diferencivel em todo o seu domnio. 56 Para o intervalo 2 # x # 5, correto escrever a funo de densidade de probabilidade da varivel X, f(x), como f(x) = mnimo
x 2 10 2 x , . 3 3

Com relao aos testes de hipteses paramtricos, julgue os itens subsecutivos.


57

Define-se poder do teste como a probabilidade de a hiptese nula ser rejeitada quando esta , de fato, falsa. Logo, o poder do teste igual a 1 (, em que ( a probabilidade de haver o erro do tipo I. A anlise de varincia (ANOVA), que generalizao do teste t, permite testar se as varincias de vrios grupos diferentes so ou no iguais. No teste qui-quadrado para aderncia, a estatstica de teste baseia-se na comparao entre o nmero observado e o nmero esperado de elementos em cada categoria. Nesse caso, sob a hiptese nula, a estatstica desse teste segue aproximadamente uma distribuio qui-quadrado, desde que o nmero esperado de elementos em cada categoria seja suficientemente grande. Considere que duas amostras independentes, de tamanhos n1 > 1 e n2 > 1, em que n1 + n2 < 30, foram retiradas de duas populaes normais com varincias desconhecidas e diferentes. Nessa situao, correto afirmar que a estatstica do teste dada pela diferena padronizada das mdias aritmticas dessas duas amostras segue, sob a hiptese nula, distribuio t de Student com n1 + n2 2 graus de liberdade.
4

58

59

60

CESPE/UnB TJES

Com o propsito de estimar o valor do nmero B, um estudante efetuar o seguinte experimento computacional: 1. gerar uma amostra aleatria simples de n coordenadas, (Xi, Yi), i = 1, , n, em que Xi e Yi so independentes e tm distribuio uniforme contnua no intervalo (0, L), L > 0; 2. contar o nmero D # n desses pontos que esto no interior da circunferncia de raio r = L/2 e centro no ponto (L/2, L/2). Em relao ao experimento descrito, julgue os itens subsequentes.
61 62

RASCUNHO

A razo D/n estimador no viciado para o nmero B. O experimento descrito para estimao do nmero B exemplo de aplicao do mtodo de Monte Carlo. O nmero D segue uma distribuio binomial.

63

Considere que a populao de determinado pas, no instante inicial t0 = 0, seja igual a P0 > 0, que essa populao cresa taxa anual de 2% e que as taxas de imigrao e de emigrao sejam desprezveis. Com base nessas informaes, julgue os prximos itens.
64

possvel inferir que a taxa de fecundidade nesse pas estritamente inferior a 2.

65

Em 50 anos, contados a partir do instante t0, o nmero de habitantes desse pas ser superior a 2P0. Passados t anos aps t0, o nmero de habitantes desse pas ser igual a P(t) = (1,02)t P0.

66

No que concerne aos planos amostrais, julgue os itens a seguir.


67

No plano amostral por conglomerados, o coeficiente de correlao intraclasse mede o quanto os elementos dentro dos conglomerados so similares, sendo que, quanto maior for o coeficiente, mais heterogneos so os conglomerados e melhores sero os resultados obtidos por meio desse tipo de plano amostral.

68

Considerando uma populao finita, de N indivduos, a mdia amostral, calculada a partir de amostra de tamanho n < N, um estimador no viciado para a mdia populacional tanto no caso de a amostragem aleatria simples ser feita sem reposio quanto no caso em que feita com reposio.

69

Tanto na amostragem estratificada quanto na amostragem por conglomerados, a populao dividida em grupos. Na amostragem por conglomerados, de cada grupo seleciona-se um conjunto de elementos; na amostragem estratificada, devem-se selecionar quais estratos sero amostrados e, desses, observar todos os elementos.
5

CESPE/UnB TJES

Considere o modelo de regresso linear simples yi = $0 + $1xi + gi, em que i = 1, 2, , n; y represente a varivel resposta; x seja a varivel independente; $0 e $1 sejam constantes; e as variveis aleatrias g1, ..., gn sejam independentes e normais com mdia zero e varincia F2. Acerca desse modelo, julgue os seguintes itens.
70 71

RASCUNHO

Se i j, ento E(gi gj) = 0. O modelo descrito heterocedsticos. considera que os dados so

72

Para testar se o coeficiente $1 nulo, correto o uso da razo QMReg/QMRes, que, sob a hiptese nula H0: $1=0, segue distribuio F de Snedecor com parmetros 1 e n ! 2, em que QMReg e QMRes so, respectivamente, os quadrados mdios da regresso e residual. A soma de quadrados total, SQTot, igual a SQRes + SQReg, em que SQRes a soma de quadrados residual e SQReg a soma de quadrados da regresso; a razo SQRes/SQTot denominada coeficiente de determinao.

73

Considerando que x1 e x2 sejam variveis contnuas, julgue os prximos itens a respeito do seguinte problema de programao linear: max {2x1 + 4x2}, sujeito a 4x1 + x2 # 12; x1 + x2 # 5; x1 $ 0, x2 $ 0.
74 75

No problema dual, o ponto (2, 1) no vivel. Se x for uma soluo primal vivel e se y for uma soluo dual vivel, ento f(x) # g(y), em que f a funo objetivo primal e g a funo objetivo dual. No plano x1Ox2, as curvas de nvel da funo objetivo formam uma famlia de retas com coeficiente angular igual a . Esse problema possui infinitas solues timas.

76

77

Em relao aos mtodos numricos, julgue os itens que se seguem.


78

Considere um conjunto de n pontos amostrados (xi, yi), em que xi < xj se i < j; i, j = 1, , n. Nessa situao, ao contrrio do que ocorre na regresso, um modelo f obtido por interpolao deve passar por todos esses n pontos amostrados, isto , yi = f(xi). Os mtodos numricos de integrao permitem obter a funo primitiva do integrando, mas no permitem o clculo numrico de integrais definidas. O mtodo de Jacobi, o mtodo de Gauss-Seidel e o mtodo da decomposio espectral so mtodos iterativos para a soluo de sistemas lineares.
6

79

80

CESPE/UnB TJES

Com relao a processos de Markov

com

matriz de

RASCUNHO

p11 transio M = p21 p31

p12 p22 p32

p13 p23 , em que pik representa a p33

probabilidade de transio do estado i para o estado k, julgue os seguintes itens.


81

Um processo de Markov irredutvel, aperidico e ergdico no possui distribuio estacionria.


1 6 1 M= 3 1 2 1 3 1 3 0 1 2 1 , ento o processo de Markov definido por essa 3 1 2

82

Se

matriz de transio tempo-reversvel.


83

O processo de Markov ser irredutvel e aperidico somente se todas as probabilidades de transio pik forem no nulas.

Julgue os itens que se seguem, a respeito de anlise de dados discretos.


84

Considere que uma amostra de tamanho n seja representada por x1, ..., xA, y1, ..., yB, z1, ..., zC, em que x, y e z so as unidades amostrais retiradas de trs grupos distintos X, Y e Z, e n = A + B + C. Nessa situao, sabendo-se que a mdia geral

m dada por m =

mdia aritmtica das mdias por grupo ser igual mdia geral m somente se A = B = C.
85

B C 1 A xi + yi + zi , ento a n i =1 i =1 i =1

Considere que um frum receba, em mdia, 2 processos por dia, segundo uma distribuio de Poisson, que e2 = 0,135 e que F

( 2 ) = 0,921, em que F(z) a funo de distribuio

acumulada da normal padro no ponto z. Nessa situao, a probabilidade de, em determinado dia, esse frum receber mais de 4 processos pode ser aproximada pela distribuio normal padro, e a diferena entre o valor exato e o valor aproximado, em mdulo, inferior a 0,01.
86

Em uma amostra x1, x2, ..., xn, em que xi 0 N e n mpar, a mediana um nmero inteiro.

Considerando que S seja uma matriz de varincia-covarincia de ordem p, julgue os itens que se seguem.
87

Considere que uma matriz S, 2 2, referente a um vetor aleatrio (X, Y)', possua autovalores 81 = 1,342 e 82 = 0,462, e os respectivos autovetores associados a esses autovalores sejam v' = (0,7; 0,7) e u' = (!0,7; 0,7). Nesse caso, os fatores correspondentes so, respectivamente, F1 = 1,26X + 1,26Y e F2 = !0,15X + 0,15Y. Se p = 5 e se os autovalores da matriz S forem 81 = 2,91, 82 = 1,72, 83 = 0,27, 84 = 0,10 e 85 < 0,01, ento uma anlise fatorial feita pelo mtodo dos componentes principais indica que os dois primeiros fatores conjuntamente explicam menos de 90% da variabilidade total. Suponha que p = 3 e que os autovalores da matriz S sejam 81 = 2,01, 82 = 0,95 e 83 = 0,04. Nessa situao, o nmero ideal de fatores que devem ser empregados para explicar a variabilidade total igual a 2.
7

88

89

CESPE/UnB TJES
92

Considere a seguinte situao hipottica. Um pesquisador resolveu extrair a tendncia da srie temporal Y(t) sem a componente sazonal, por meio de uma regresso linear simples na forma Y(t) = a + bt +e(t), em que t = 0 corresponde a jan/59, t = 1 corresponde a fev/59, ..., e t = 468 corresponde a dez/97. Esse pesquisador tomou como srie livre de tendncias a srie dos resduos, em que Y (t ) a srie ajustada pelo modelo de regresso. As sries Y(t) e Y (t ) Y (t ) so mostradas nos grficos abaixo.

C. D. Keeling e T. P Whorf. Scripps Institution of Oceanography (SIO), UCLA. Internet: <ftp://cdiac.esd.ornl.gov>.

A partir da figura acima, que ilustra a evoluo temporal (de janeiro/1959 a dezembro/1997) dos nveis mensais de concentrao de CO2 registrados em determinada localidade, julgue os itens de 90 a 92.
90

Suponha que a srie sem a componente sazonal tenha sido ajustada por modelos ARIMA, cujos resultados se encontram na tabela abaixo, em que representa a estimativa da

Com base nessas informaes, correto afirmar que a regresso linear simples foi um processo eficaz para extrair a tendncia da srie temporal em questo.
RASCUNHO

varincia do processo, log-veross o valor do logaritmo da funo de verossimilhana e AIC o critrio de informao de Akaike.

modelo ARIMA(2, 1, 1) ARIMA(2, 1, 2) ARIMA(2, 1, 3) ARIMA(2, 1, 4) ARIMA(2, 1, 5) 0,0831 0,0816 0,0828 0,0802 0,0807

log-veross

AIC 173,80 167,64 176,80 164,11 168,79

!82,90 !78,82 !82,40 !75,06 !76,39

Considerando-se essas informaes, correto afirmar que o modelo sugerido para o ajuste dessa srie temporal o ARIMA(2, 1, 4).
91

O modelo ARMA(p, q), em que p, q # 6, possibilita ajustar a srie temporal original.


8

CESPE/UnB TJES

Julgue os itens que se seguem, acerca de anlise exploratria de dados, anlise de dados discretos, anlise de regresso e inferncia estatstica. 93 Considere duas variveis X e Y com correlao linear de Pearson igual a 0,75. Nesse caso, somente se a varincia de Y for superior ao dobro da varincia de X, a varivel Y tender a crescer pelo menos 1,5 unidades para cada unidade que aumentar a varivel X.
94

RASCUNHO

Suponha que uma varivel, que segue uma distribuio normal, tenha sido observada em uma amostra composta pelos grupos A e B, e que os diagramas abaixo mostrem os esquemas dos cinco nmeros de cada um desses grupos.
grupo A 9,94 9,28 7,74 10,62 12,61 9,96 4,68 grupo B 11,10 12,46 15,42

Considerando-se essas informaes, e que os tamanhos amostrais sejam iguais a 100 unidades, correto afirmar que um teste de comparaes de mdias aponta diferenas estatisticamente significativas entre as mdias dos dois grupos.
95

Considere que a tabela abaixo mostre o veredito de dois juzes a respeito dos mesmos processos.
culpado culpado inocente total 10 5 15 inocente a b 140 total 10 + a 5+b 155

Nesse caso, se nD for o nmero de discordncias, nC, de concordncias e se ( =

nC n D $ 0,80 for uma medida de nC + n D

associao entre as respostas dos dois juzes, ento a # 10 e b $ 125.

A figura acima mostra a funo densidade da distribuio normal padro fN(0, 1)(x) , a funo densidade da distribuio normal com mdia 2 e desvio padro 1 fN(2, 1)(x) , e a combinao entre elas f(x) = 0,3 fN(0, 1)(x) + 0,7 fN(2, 1)(x). Julgue os itens que se seguem, com relao a essas funes.
96 97 98

A varincia da distribuio da combinao f(x) inferior a 1,5. A moda da distribuio da combinao f(x) coincide com a moda de fN(0, 1)(x) ou com a moda de fN(2, 1)(x). A mediana da distribuio da combinao f(x) igual ou inferior a 1,4.
9

CESPE/UnB TJES
RASCUNHO

O grfico acima mostra a funo de densidade da distribuio normal padro N(0, 1) e t(1) e t(5), que representam, respectivamente, as densidades da distribuio t de Student com 1 e 5 graus de liberdade. Com base nesse grfico, julgue o prximo item. 99 A distribuio N(0, 1) possui varincia unitria, a t(5) possui varincia igual a 5/3, e a varincia da distribuio t-Student com 1 grau de liberdade indefinida.

Considerando o grfico acima e o fato de os pontos indicarem uma nica observao, julgue os itens que se seguem, referentes ao coeficiente de assimetria. 100 Entre os grupos B, C e D, o que tem o menor coeficiente de assimetria o grupo D.
101

Os coeficientes de assimetria dos grupos B, C e D so positivos (assimetria esquerda).

O grfico acima mostra a funo de densidade de uma distribuio normal e de duas outras distribuies A e B. No que se refere a esse grfico, julgue os itens que se seguem. 102 Uma distribuio leptocrtica tem coeficiente de curtose maior que uma distribuio platicrtica.
103

A curtose da distribuio A superior s curtoses das outras duas distribuies.


10

CESPE/UnB TJES

Considere a distribuio conjunta de duas variveis aleatrias discretas X e Y dada pela expresso seguinte:

RASCUNHO

y p y 1 p q + pq q , P( x , y ) = x 1 p em que 0 # x # y, y $ 0, 0 # p # 1 e 0 # q # 1. Julgue os seguintes

itens a respeito dessa distribuio.


104

O valor esperado do produto XY pode ser obtido da expresso

105

y=0x=0

x y P ( x ,y ) , mas no da expresso

x y P( x,y).
x=0y= x

As distribuies marginais X/Y = y e Y so, respectivamente, binomial (y, p) e geomtrica (q).

Julgue os seguintes itens, considerando que a distribuio conjunta de duas variveis aleatrias contnuas X e Y seja dada pela expresso

em que 0 # x # 1, 0 # y # 1, "1 > 0, $1 > 0, $2 > 0, e que B(a, b) representa a funo beta.
106

Se a distribuio estiver definida dentro do quadrado [0,1] [0,1], ento a probabilidade de uma realizao (x, y) estar dentro do crculo de centro (, ) e raio ser igual a

B/4.
107

A covarincia entre X e Y nula.

Julgue o item abaixo sabendo que sen 0 = cos B/2 = 0, que

sen x dx = cos x e que cos x dx = sen x .


108

Para que a funo f ( x , y ) = k sen

( x + y) , definida para 2

0 # x # 1, 0 # y # 1, seja uma densidade conjunta de probabilidade, necessrio que k seja igual a 1/8 B2. Uma distribuio conjunta expressa por F(x, y) = C(FX(x), FY(y)), em que C(u, v) uma funo derivvel apropriada e FX(x) e FY(y) so, respectivamente, as funes de distribuio acumulada das variveis aleatrias X e Y. Julgue os itens subsequentes a respeito dessa distribuio.
109

Se XU[0, 1], YU[0, 2] e C(u, v) = (u!" + v!" !1)!1/", ">0, se (x, y) segue uma distribuio F(x, y) = C(FX(x), FY(y)), ento X e Y so dependentes. A funo f(x, y) = fX(x)fY(y)CN(fX(x), fY(x)), em que fX(x) e fY(y) so as densidades de X e Y, e CN(u, v) a derivada da funo C(u, v), a densidade conjunta.
11

110

CESPE/UnB TJES

No que concerne Constituio do Estado do Esprito Santo, julgue os itens seguintes.


111

Julgue os itens subsequentes, relativos LOJ/ES.


116

Se o servidor pblico estadual investir-se no mandato de deputado estadual, perceber, havendo compatibilidade de horrios, as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo; inexistindo compatibilidade, o servidor poder optar pelos vencimentos de seu cargo. A Lei de Organizao Judiciria do Estado do Esprito Santo (LOJ/ES), de iniciativa do Superior Tribunal de Justia, dever ser encaminhada para aprovao na Assembleia Legislativa, e, depois, ser submetida sano do governador do estado. Compete ao Tribunal de Justia do Estado do Esprito Santo (TJ/ES) processar e julgar, originariamente, nos crimes comuns, o vice-governador do estado, os deputados estaduais e os prefeitos municipais. A vedao ao nepotismo no se encontra prevista expressamente no texto constitucional do estado do Esprito Santo, ainda que incidente por determinao de smula vinculante do Supremo Tribunal Federal. permitida a acumulao remunerada de dois cargos pblicos privativos de mdico, desde que comprovada a compatibilidade de horrios, limitados os subsdios ao teto constitucional.

O cargo comissionado de secretrio de gesto do foro deve ser preenchido, exclusivamente, por bacharel em direito. 117 Cada comarca, que compreende um municpio, ou mais de um, desde que contguos, deve receber a denominao da respectiva sede, podendo ser dividida em varas. Com relao ao plano de carreiras e de vencimentos dos servidores efetivos do Poder Judicirio do estado do Esprito Santo, julgue os itens que se seguem.
118

112

113

O servidor que no concordar com o resultado do processo de promoo poder interpor recurso, com justificativa e provas das alegaes, no prazo mximo de trinta dias, a contar da data de publicao do referido resultado. Entre os critrios exigidos para a promoo do servidor pblico inclui-se o do limite de trs faltas injustificadas no decorrer dos 24 ltimos meses que antecedam o processo de promoo.

119

114

115

Em relao lei que dispe sobre a reestruturao e modernizao da estrutura organizacional e administrativa do TJ/ES, julgue o prximo item.
120

Cabe a desembargador designado pelo Tribunal Pleno a superviso da coordenadoria das varas de infncia e juventude.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen