Sie sind auf Seite 1von 19

SIMULADO DO PROF.

SABBAG TEMTICA: IMUNIDADES TRIBUTRIAS

1. (OAB-SP) vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e ao Municpio instituir imposto sobre trs itens abaixo, menos um que deve ser assinalado: a) patrimnio, renda ou servios, uns dos outros; b) templos de qualquer culto; c) patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; d) operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios.

2. (OAB-SP) A imunidade estabelecida pelo art. 150, VI, a, da Constituio Federal, que veda a tributao recproca entre Unio, Estados e Municpios abrange: a) apenas os respectivos rgos da Administrao Direta; b) apenas os respectivos rgos da Administrao Direta e as autarquias; c) apenas os respectivos rgos da Administrao Direta, as autarquias e as fundaes pblicas; d) toda a Administrao Direta e Indireta de cada ente federativo.

3. (OAB-SP) O princpio da imunidade recproca a) existe para preservar o princpio federativo, prevenindo atritos entre as entidades polticas, decorrentes de relaes jurdicas de natureza tributria. b) aplica-se apenas a impostos, dispensando a entidade imune das obrigaes acessrias. c) aplica-se aos tributos das entidades polticas componentes da Federao Brasileira, bem como em relao renda, ao patrimnio ou servios das autarquias e das fundaes mantidas pelo Poder Pblico. d) impede a tributao, atravs de impostos, de rendas, patrimnios ou servios das entidades polticas, bem como de suas autarquias e fundaes, sendo que, em relao a estas ltimas, desde que direta e exclusivamente vinculados s suas finalidades essenciais.

4. (Magistratura SP) vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios a) exigir ou aumentar imposto estabelecido em lei. b) cobrar tributos do exerccio financeiro seguinte quele em que haja sido publicada a lei que o instituiu. c) instituir impostos sobre a renda ou servios uns dos outros. d) instituir contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas.
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

5. (Magistratura SP) Pode-se afirmar, quanto s imunidades, que a) a lei da pessoa poltica titular da competncia tributria que a instituiu deve identificar todas as condies necessrias para o seu gozo, alm de identificar a classe de contribuintes beneficiada. b) a denominada imunidade recproca no alcana as autarquias e as fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. c) as instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, so imunes s contribuies para financimento da seguridade social. d) a imunidade conferida aos templos de qualquer culto no ampla e irrestrita.

6) Assinalar a alternativa correta. I. Os papis fotogrficos e filmes necessrios publicao de jornais e peridicos enquadram-se na imunidade do art. 150, VI, d, da Constituio Federal. II. Somente os partidos polticos, regularmente constitudos, tm direito imunidade do art. 150, VI, c, da Constituio Federal. III. A Unio, ao conceder iseno, no pode privilegiar uma regio do Pas sem causa jurdica, em ateno ao princpio da uniformidade geogrfica da tributao. IV. As isenes tributrias so sempre incondicionais e com prazo determinado. a) Esto corretas apenas as assertivas I e II. b) Esto corretas apenas as assertivas I e IV. c) Esto corretas apenas as assertivas I, II e III. d) Todas as assertivas esto corretas.

7. (OAB-SP) vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: a)instituir imposto sobre a renda das entidades sindicais de trabalhadores e empresariais que atendam os requisitos da lei complementar. b) instituir impostos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, ressalvada a incidncia dos impostos aduaneiros, do IPI, do IOF e PIS/COFINS-importao. c) cobrar tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado. d) instituir tributos sobre templos de qualquer culto.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

8. (OAB-SP) Entidade beneficente de assistncia social, sem fins lucrativos e que preencha os requisitos para fruio de imunidade tributria, est sujeita, em princpio: a) s taxas, contribuio de melhoria e contribuio de seguridade social; b) aos impostos sobre o patrimnio, s taxas e contribuio de seguridade social; c) s taxas e contribuio de melhoria; d) s taxas e contribuio de seguridade social. 9. (OAB/SP) Tratando-se de imunidade tributria, correto afirmar que: a) no se aplica s taxas e contribuies sociais. b) pode ser instituda por intermdio de lei complementar. c) norma constitucional que colabora no desenho das competncias impositivas. d) extensiva aos partidos polticos, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios vinculados ou no a suas finalidades essenciais. 10. (OAB/SP) Empresa sujeita imunidade tributria est desobrigada de adimplir ou cumprir: a) as obrigaes acessrias, nos termos do inciso III, art. 14, do CTN. b) as obrigaes principais, nos termos da Constituio Federal. c) tanto as obrigaes principais quanto as acessrias, nos termos da Constituio Federal. d) a imunidade no desobriga o contribuinte nem das obrigaes principais e nem das obrigaes acessrias.

11. (OAB/SP) Imunidade: a) Abrange o patrimnio, renda ou servios das organizaes das sociedades civis de interesse Pblico (OSCIP); b) Abrange as empresas pblicas exploradoras de atividade econmica nos termos do 1, do artigo 173 da Magna Carta; c) Pode ser alterada por lei complementar; d) Impede a incidncia de impostos sobre o patrimnio, a renda ou servios das instituies de assistncia social, atendidos os requisitos da lei.

12. (OAB/SP) Sobre a imunidade recproca prevista no artigo 150, VI, a, da Constituio Federal, incorreto afirmar que a) consiste na vedao Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios de instituir impostos sobre o patrimnio, renda ou servios, uns dos outros.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

b) extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. c) no se aplica ao patrimnio, renda e aos servios, relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio, nem exonera o promitente comprador da obrigao de pagar imposto relativamente ao bem imvel. d) estabelece que as empresas pblicas no devem pagar imposto de renda sobre os lucros que apurarem, mas que tal disposio no se aplica s sociedades de economia mista. 13. (OAB/MG) Assinale a alternativa CORRETA: a) as entidades sindicais patronais gozam de imunidade quanto a impostos sobre patrimnio, renda e servios. b) a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podem cobrar quaisquer tributos uns dos outros, em razo de imunidade. c) as entidades educacionais sem fins lucrativos so sempre imunes a impostos sobre renda, patrimnio e servios. d) os livros e revistas so imunes, independentemente de seu contedo.

14. (OAB/MG) Sobre as exoneraes tributrias, assinale a afirmativa CORRETA: a) existe imunidade de Imposto sobre transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens ou direitos, nas doaes de bens imveis de ascendentes para descendentes, como adiantamento de legtima. b) a imunidade dos livros, jornais, peridicos e do papel destinado a sua impresso veda a tributao dos lucros da editora pelo imposto de renda. c) o despacho da autoridade administrativa que defere iseno em carter individual gera direito adquirido, nos termos do CTN. d) o instituto da imunidade, na Constituio de 1988, no especfico dos impostos, havendo imunidades que atingem tributos de outras espcies.

15. (OAB/RO) Segundo entendimento dominante do Supremo Tribunal Federal:

a) A imunidade recproca, prevista na Constituio, pelo art. 150, VI, a, abrange impostos e taxas. b) A expresso "papel destinado sua impresso" contida na Constituio, relativa imunidade de livros, jornais e peridicos, permite interpretao extensiva em relao tinta utilizada na impresso. c) As alquotas mximas do ICMS so fixadas por resoluo do Senado Federal.
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

d) O imposto de importao no pode ser majorado por meio de Decreto Presidencial.

16. (OAB/CE - Adaptada) Leia o fragmento de doutrina abaixo:

A competncia tributria tem sua fronteiras perfeitamente traadas na Constituio Federal, que, inclusive, apontou, direta ou indiretamente, as regras-matrizes dos tributos. Pois bem, a imunidade tributria ajuda a delimitar o campo tributrio. De fato, as regras de imunidade tambm demarcam (no sentido negativo) as competncias tributrias das pessoas polticas. Noutras palavras, a competncia tributria desenhada tambm por normas negativas, que veiculam o que se convencionou chamar de imunidades tributrias. (ROQUE ANTONIO CARRAZZA in Curso de Direito Constitucional Tributrio, Editora Malheiros, 18 ed., 2002, So Paulo, p. 623)

Sobre imunidades tributrias, pode-se afirmar corretamente o seguinte: a) So aplicveis a quaisquer das espcies tributrias previstas na Constituio Federal. b) Constituem limitaes competncia tributria exclusivamente da Unio Federal. c) Segundo o art. 150, VI, caput, CF, referem-se exclusivamente espcie tributria impostos, sejam eles da competncia da Unio, dos Estados ou dos Municpios. d) As normas de imunidade podem ter seu alcance restringido por lei complementar.

17. (Auditor Tributrio Jaboato dos Guararapes PE 2006 Fund. Carlos Chagas) Um Municpio do Estado de Pernambuco lanou Taxa de Fiscalizao Sanitria em relao a um prdio de propriedade da Unio Federal, localizado no referido Municpio, onde funciona uma repartio pblica federal. Essa taxa : a) indevida, pois o Municpio no pode fiscalizar a Unio Federal. b) inconstitucional, em face da imunidade tributria da Unio Federal. c) ilegal, porque a Unio Federal imune a taxas. d) vlida, e a Unio Federal deve pag-la, salvo se houver iseno por lei municipal. e) ilegal, porque somente o Estado tem competncia para criar taxas.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

18. (Prefeitura Municipal de Campinas Auditor Fiscal Tributrio Jnior) O Municpio AXL submeteu, incidncia do IPTU, imvel predial de propriedade da Unio, no entanto, sabemos que est impedido de faz-lo por fora do princpio constitucional da: a) b) c) d) e) imunidade tributria objetiva iseno tributria imunidade tributria recproca no diferenciao tributria isonomia tributria

19. (Prefeitura Municipal de Campinas Auditor Fiscal Tributrio Jnior) vedado cobrar impostos sobre papel, destinado exclusivamente impresso de jornais, peridicos e livros: a) b) c) d) e) por determinao de resoluo do Senado pelo princpio da irretroatividade pelo princpio da isonomia por determinao constitucional pelo princpio da lacuna

20. (Magistratura Estadual - DF e Territrios) Dentre as afirmativas abaixo, relativas imunidade e s isenes tributrias, assinale a correta. a) A imunidade de entidade educacional sem fins lucrativos no extensiva aos aluguis de apartamento de sua propriedade revertidos s suas finalidades institucionais. b) A iseno por prazo certo e em funo de determinadas condies atendidas pelo sujeito passivo gera direito adquirido. c) A imunidade tributria incidente sobre livros s extensvel ao papel nele utilizado se a obra tiver fins didtico-educacionais. d) A empresa pblica Caixa Econmica Federal, que exerce atividade econmica, abrangida pela imunidade tributria recproca, no se sujeitando ao pagamento de imposto sobre propriedade de veculos automotores incidentes sobre seus carros.

21. (Magistratura Federal - TRF 1 REGIO) A imunidade que beneficia a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, impedindo que uma dessas pessoas de direito pblico interno lance imposto sobre as outras, chama-se: a) b) c) d) genrica especfica recproca objetiva e especfica

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

22. (Procurador do Municpio Salvador BA 2006) A imunidade constitucional recproca, em que os entes da Federao no podem instituir determinados impostos uns dos outros, extensiva s: a) Empresas pblicas e s fundaes privadas ou institudas e mantidas pelo poder pblico, no que se refere ao patrimnio, produo, r enda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. b) Sociedades de economia mista e as fundaes privadas ou institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere circulao, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. c) Autarquias, s empresas pblicas, s sociedades de economia mista e s fundaes em geral, no que se refere ao patrimnio, renda, produo e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. d) Fundaes pblicas ou privadas, empresas pblicas e sociedades de economia mista, no que se refere ao patrimnio, renda, produo e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. e) Autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes.

23. (Tribunal de Contas de Minas Gerais Procurador do Ministrio Pblico 2007 FCC) A imunidade recproca a) refere-se a todos os tributos. b) abrange os impostos sobre o patrimnio, renda, servio, circulao de mercadorias, produtos industrializados e operaes financeiras. c) refere-se a todos os entes polticos e entidades da administrao indireta, inclusive empresas pblicas e sociedades de economia mista. d) aplica-se tambm ao patrimnio, renda e aos servios relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados. e) refere-se Unio, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municpios, s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico.

24. (Procurador do Municpio Santos 2005) A vedao de ser cobrado imposto sobre patrimnio, a renda ou os servios entre as pessoas jurdicas de direito pblico interno, detentoras do poder de instituir e cobrar tributos, caracteriza a) a imunidade recproca e se aplica s autarquias federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais. b) uma das formas de limitao do poder de tributar abrange as autarquias e empresas pblicas de qualquer esfera governamental. c) O no exerccio da competncia tributria se aplica a todas autarquias, fundaes pblicas e concessionrias de servios pblicos. d) Uma limitao relativa ao poder de tributar abrange, to-somente, as autarquias, fundaes pblicas e sociedades de economia mista.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

e) A no-incidncia tributria, no se aplicando s autarquias, fundaes pblicas, e demais empresas estatais de qualquer esfera de governo.

25. (Magistratura Federal TRF 4 REGIO) Assinale a alternativa correta. a) As entidades beneficentes de assistncia educacional no gozam de imunidade quanto contribuio para a seguridade social porque, mesmo atendendo s exigncias legais, no podem ser equiparadas s entidades beneficentes de assistncia social. b) Mesmo no se dedicando exclusivamente filantropia, as entidades beneficentes de assistncia social, que atendam s exigncias estabelecidas em lei, gozam de imunidade quanto contribuio para a seguridade social. c) S a lei complementar pode estabelecer as exigncias que condicionam a imunidade das entidades beneficentes de assistncia social, quanto contribuio para a seguridade social. d) As instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei, gozam de imunidade quanto a todos os tributos incidentes sobre o seu patrimnio, renda ou servios.

26. (Auditor de Contas Pblicas - Tribunal de Contas do Estado da Paraba 2006 FCC) A imunidade constitucional das instituies de educao, sem fins lucrativos, refere-se a a) b) c) d) e) impostos e taxas. taxas, apenas. impostos, taxas e contribuies. contribuies, apenas. Impostos apenas.

27. (Magistratura Estadual - Minas Gerais 2006) A Constituio Federal de 1988, literalmente, prev a imunidade: a) recproca, em virtude da qual vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, exigir impostos, taxas e contribuies sobre o patrimnio, renda ou servios, uns dos outros. b) das prestaes de servio de comunicao nas modalidades de radiodifuso sonora e de sons e imagens de recepo gratuita ou no, em relao ao ICMS (Imposto sobre a Circulao de Mercadorias e Servios). c) da transmisso de bens imveis decorrente de extino de pessoa jurdica, a no ser que o adquirente tenha como atividade preponderante a compra e venda e a locao de imveis ou o arrendamento mercantil, em relao ao ITBI (Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis).

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

d) de livros, jornais, peridicos e o papel, a tinta e o maquinrio destinados a sua impresso, em relao a impostos.

28. (OAB/SP 129) Das afirmativas apresentadas, assinale aquela que cuida de hiptese de iseno tributria, e no de imunidade. a) No tributao, por impostos, do patrimnio, renda ou servios das entidades sindicais dos trabalhadores. b) No tributao pelo IPI dos produtos industrializados destinados ao exterior. c) No tributao pelo Impostos sobre transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis e de direitos reais sobre imveis ITBI, na transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital, nem sobre a transmisso de bens ou direitos decorrente de fuso, incorporao, ciso ou extino de pessoa jurdica. d) No tributao pelo IPI dos automveis de passageiros de fabricao nacional adquiridos por pessoas portadoras de deficincia fsica, visual, mental, severa ou profunda, ou autistas.

29. (Procurador - Procuradoria Geral do Municpio de Manaus 2006 FCC) Configura hiptese de imunidade tributria no mbito municipal, a incidncia de a) b) c) d) e) ITBI sobre os compromissos de compra e venda de imveis. IPTU sobre os imveis pertencentes s editoras e livrarias. ISS sobre os servios prestados com relao empregatcia. ITBI sobre a transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de pessoa jurdica. Taxas relativas a servios prestados aos entes pblicos federais ou estaduais.

30. (Magistratura Estadual 177 Concurso 2005) O princpio da imunidade recproca no beneficia, em regra, a) b) c) d) as autarquias e fundaes mantidas pelo Poder Pblico. A Unio, Estados e Distrito Federal. Os Municpios. Os concessionrios de servios pblicos, nem as empresas pblicas e sociedades de economia mista.

31. (Procurador de Santos 2005) A vedao de ser cobrado imposto sobre o patrimnio, a renda ou os servios entre as pessoas jurdicas de direito pblico interno, detentoras do poder de instituir e cobrar tributos, caracteriza a) A imunidade recproca e se aplica s autarquias federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais. b) Uma das formas de limitao do poder de tributar abrange as autarquias e empresas pblicas de qualquer esfera governamental.
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

c) O no-exerccio da competncia tributria se aplica a todas autarquias, fundaes e concessionrias de servio pblico. d) Uma limitao relativa ao poder de tributar abrange, to-somente, as autarquias, fundaes pblicas e sociedades de economia mista. e) A no-incidncia tributria, no se aplicando s autarquias, fundaes pblicas, e demais empresas estatais de qualquer esfera de governo.

32. (Defensoria Pblica de So Paulo 2006 FCC) A Constituio Federal, em seu artigo 150, inciso VI, traz um preceito que estimula a sociedade civil, sem fins lucrativos, a agir em benefcio das pessoas carentes, suprindo as insuficincias das pessoas polticas no campo da assistncia social. Esse estmulo traduz-se no instituto denominado a) b) c) d) e) anistia tributria, eis que isenta determinadas pessoas do pagamento. Iseno tributria parcial, porque dispensa do pagamento de impostos. Remisso tributria, j que faz desaparecer o crdito tributrio. Iseno tributria total, porque atinge toda espcie de tributo. Imunidade tributria de impostos, conferindo aos beneficirios direito de no ser tributado.

33. (OAB Nacional CESP/UNB 20-08-2006) Alguns moradores de certa cidade decidiram construir uma associao sem fins lucrativos para, em benefcio do pblico, organizar e manter cursos nas reas esportiva, social, cultural e de sade; promover iniciativas filantrpicas e gratuitas de proteo e aprimoramento da assistncia comunidade e do amparo caritativo; e produzir e comercializar produtos hortifrutcolas. Acerca da situao hipottica apresentada e do sistema constitucional tributrio, assinale a opo correta. a) vedada referida associao a obteno de lucro. b) luz da jurisprudncia do STF, no deve incidir o ICMS sobre as operaes de produo e comercializao dos produtos hortifrutcolas levadas a efeito pela mencionada associao, desde que o produto das vendas seja destinado s finalidades da mencionada entidade. c) As entidades de assistncia social, sem fins lucrativos, devem efetuar o pagamento da contribuio previdenciria incidente sobre o empregador ou a empresa. d) A imunidade tributria das entidades de assistncia social, quanto aos impostos incidentes sobre seus patrimnios, rendas e servios, norma constitucional de eficcia plena, auto-aplicvel.

34. (Auditor Fiscal de Tributos Estaduais AFTE Amazonas UFRJ 2005) De acordo com a interpretao literal da norma da Constituio que prev a imunidade tributria recproca, esta alcana: a) todos os tributos;

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

b) taxas e tarifas; c) contribuies parafiscais; d) impostos; e) preos pblicos.

35. (Auditor do Tesouro Municipal Prefeitura do Recife 2003 ESAF) vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios instituir impostos sobre patrimnio, renda ou servios das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos. No entanto, de acordo com o Cdigo Tributrio Nacional, tal imunidade tributria subordinada observncia, pelas referidas instituies, do seguinte requisito, entre outros: a) aplicarem integralmente, no Brasil ou em suas controladas no exterior, os seus recursos na manuteno dos seus objetivos institucionais. b) no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a qualquer ttulo. c) no caso de instituies de educao, oferecerem gratuitamente pelo menos 50% das vagas de seus cursos regulares a alunos carentes. d) no remunerarem seus empregados com salrios superiores aos pagos por empresas pblicas, em se tratando de cargos de iguais atribuies. e) no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a ttulo de lucro ou participao no seu resultado.

36. (Auditor-Fiscal da Receita Estadual AFRE/MG 2005 ESAF) Em relao s imunidades, avalie as afirmaes abaixo e, em seguida, marque a opo correta. I. A diferena bsica entre imunidade e iseno est em que a primeira atua no plano da definio da competncia, e a segunda, no plano do exerccio da competncia. II. As imunidades podem ser definidas em funo de condies pessoais de quem venha a vincular-se s situaes materiais que ensejariam a tributao. III. As imunidades podem ser definidas em funo do objeto suscetvel de ser tributado. IV. A Constituio, ao definir a competncia, excepciona determinadas situaes que, no fosse a imunidade, estariam dentro do campo da competncia, mas, por fora da norma de imunidade, permanecem fora do alcance do poder de tributar.
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

a) b) c) d) e)

Todos os itens esto corretos. H apenas um item correto. H dois itens corretos. H trs itens corretos. Todos os itens esto errados.

37. (Auditor-Fiscal da Receita Estadual AFRE/CE 2005 Fund. Carlos Chagas - 2006) Em relao s imunidades tributrias, considere: Somente os livros e revistas didticos gozam de imunidade tributria constitucional objetiva. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podem instituir impostos sobre patrimnio, renda ou servios, uns dos outros. III. As empresas pblicas e sociedade de economia mista gozam de imunidade tributria. IV. A imunidade do templo de qualquer culto abrange somente o patrimnio, renda e servios, relacionados com as finalidades essenciais do templo. Est correto o que se afirma APENAS em a) b) c) d) e) I e II I e III II e III II e IV III e IV I. II.

38. (Auditor-Fiscal Tributrio Municipal SP 2007 Fund. Carlos Chagas - 2006) A Constituio Federal estabelece que vedado Unio, aos Estados e aos Municpios instituir a) tributos sobre o patrimnio, a renda ou os servios uns dos outros. b) impostos sobre o patrimnio, a renda ou os servios uns dos outros. c) tributos sobre o patrimnio, a renda ou os servios e a produo, uns dos outros. d) impostos sobre o patrimnio, a renda ou os servios e a produo, uns dos outros. e) impostos e taxas sobre o patrimnio, a renda ou os servios e a produo, uns dos outros.

39. (Fiscal de Tributos Estaduais SC 1998) A vedao da instituio de tributos sobre o patrimnio, renda ou servios dos municpios, bem como sobre livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso, so, dentre outras, limitaes do poder de tributar previstas
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

a) b) c) d) e)

tanto na Constituio Federal quanto na Constituio Estadual. somente na Constituio Federal. somente na Constituio Estadual. somente na Lei Complementar n 24, de 07 de janeiro de 1975. somente na Lei Complementar n 87, de 13 de setembro de 1996.

40. (Fiscal da Receita da Carreira Auditoria Tributria DF 2001 Fund. Carlos Chagas) No Distrito Federal, so imunes ao IPTU os terrenos a) b) c) d) pertencentes Igreja, mas sem destinao religiosa. ocupados por posseiros ou sem-terra. de propriedade dos entes autrquicos federais. pertencentes s empresas p[blicas federais ou estaduais.

41. (Procurador do Estado Maranho 2003 Fund. Carlos Chagas) O art. 150, inciso VI, c, da Constituio Federal, veda a instituio de impostos sobre patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, entidades sindicais dos trabalhadores, instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei. Nesta hiptese, a lei a que se refere o texto constitucional a) complementar b) ordinria federal c) ordinria federal, estadual ou municipal d) qualquer norma jurdica e) lei complementar ou medida provisria.

42. (AGENTE FISCAL PIAU 2001) Determinado Estado da Federao exige taxa de um partido poltico, em virtude de um servio pblico especfico e divisvel a este prestado. Tal exigncia: a) inconstitucional, pois os partidos polticos so imunes tributao. b) perfeitamente legal e legtima, desde que a taxa tenha sido anteriormente instituda por lei. c) inconstitucional, pois os partidos polticos so equiparados ao Estado. d) inconstitucional, pois os partidos polticos so entidades de utilidade pblica. e) perfeitamente legal e legtima, ainda que no tenha sido formalmente instituda por lei, considerando que foi expressamente prevista pelo Cdigo Tributrio Nacional CTN.

43. (Magistratura MG/2006) A Constituio Federal de 1988, literalmente, prev a imunidade:

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

a) recproca, em virtude da qual vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, exigir impostos, taxas e contribuies sobre patrimnio, renda ou servios, uns dos outros; b) das prestaes de servio de comunicao nas modalidades de radiodifuso sonora e de sons e imagens de recepo gratuita ou no, em relao ao ICMS (Imposto sobre a Circulao de Mercadorias e Servios); c) da transmisso de bens imveis decorrente de extino de pessoa jurdica, a no ser que o adquirente tenha como atividade preponderante a compra e venda e a locao de imveis ou o arrendamento mercantil, em relao ao ITBI (Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis); d) de livros, jornais, peridicos e o papel, a tinta e o maquinrio destinados a sua impresso, em relao a impostos. GABARITO DOS TESTES:

1D 2C 3A 4C 5D 6C 7C 8C 9C 10 B 11 D 12 D 13 D 14 D 15 C

16 C 17 D 18 C 19 D 20 B 21 C 22 E 23 E 24 A 25 B 26 E 27 C 28 D 29 D 30 D

31 A 32 E 33 B 34 D 35 B 36 A 37 D 38 B 39 A 40 C 41 A 42 B 43 C

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

Julgue os itens abaixo, assinalando com C (CERTO) ou E (ERRADO):

1. (Procurador da Repblica 2004) A imunidade forma desonerativa da tributao e pode abranger a taxa. 2. A renda obtida pelo Servio Social do Comrcio (SESC) na prestao de servios de diverso pblica, mediante a venda de ingressos de cinema ao pblico em geral, com renda aplicada em obras assistenciais, imune tributao do imposto sobre servios. 3. Seria indevida a incidncia de imposto de renda sobre a receita advinda das contribuies pagas pelos associados ao Sindicato dos Produtores de Autopeas de Diadema, haja vista a vedao constitucional de cobrana de imposto que incida sobre fato gerador relacionado com as finalidades essenciais de entidades sindicais. 4. Quanto s imunidades tributrias, procedente afirmar que so extensivas aos partidos polticos, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios vinculados ou no a suas finalidades essenciais. 5. Sobre a Fazenda Fome Zero, de propriedade da EMBRAPA, uma empresa pblica, pertencente Unio, que desenvolve pesquisa agropecuria, no incide ITR, em virtude de imunidade tributria. 6. (Procurador do Municpio de Salvador BA 2006 Fund. Carlos Chagas) A imunidade constitucional recproca, em que os entes da Federao no podem instituir determinados impostos uns dos outros, extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. 7. (Procurador do Municpio de Santos SP 2005 Fund. Carlos Chagas) A vedao de ser cobrado imposto sobre o patrimnio, a renda ou os servios entre as pessoas jurdicas de direito pblico interno, detentoras do poder de instituir e cobrar tributos, caracteriza uma das formas de limitao do poder de tributar e abrange as autarquias e empresas pblicas de qualquer esfera governamental. 8. (Procurador do Municpio de Santos SP 2005 Fund. Carlos Chagas) A vedao de ser cobrado imposto sobre o patrimnio, a renda ou os servios entre as pessoas jurdicas de direito pblico interno, detentoras do poder de instituir e cobrar tributos, caracteriza a imunidade recproca e se aplica s autarquias federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

9. Considerando os institutos da incidncia, da no-incidncia, da imunidade e da iseno tributrias, julgue o item a seguir: uma distino entre imunidade e iseno decorre de a primeira derivar diretamente da Constituio, que exclui a competncia tributria, ao passo que a norma estabelecedora da segunda produzida exatamente pela pessoa jurdica dotada de competncia tributria. 10. Considerando os institutos da incidncia, da no-incidncia, da imunidade e da iseno tributrias, julgue o item a seguir: na imunidade, h norma tributria que, no entanto, no incide sobre o fato gerador. 11. (OAB SECCIONAL/RJ 15-04-2007 CESPE/UNB) De acordo com a atual jurisprudncia do STF, a imunidade tributria recproca abrange as hipteses em que a pessoa jurdica de direito pblico interno contribuinte de fato. 12. (OAB SECCIONAL/RJ 15-04-2007 CESPE/UNB) A condio legal fruio concreta da imunidade tributria pode ser veiculada por meio de lei ordinria federal. 13. (Auditor Fiscal do Tesouro Municipal Vitria-ES CESPE/UNB 06-05-2007) A criao de imunidade tributria matria que deve ser versada em lei, enquanto a criao de iseno deve ser tratada em sede constitucional. 14. (Auditor Fiscal do Tesouro Municipal Vitria-ES CESPE/UNB 06-05-2007) A imunidade tributria recproca entre os entes polticos diz respeito aos impostos, no alcanando as contribuies e as taxas. 15. (Magistratura Federal 4 Regio) As sociedades de economia mista esto albergadas pela imunidade tributria recproca, das entidades pblicas, concernente a patrimnio, renda ou servios uns dos outros. 16. (Fiscal de Tributos do Municpio de Lages-SC 2003) As imunidades no so limitaes ao poder de tributar. 17. (MPU 2002) Acerca do sistema tributrio nacional, tal como estruturado pela Constituio em vigor, a imunidade tributria recproca entre Unio, Estados, DF e Municpios garantia da federao abrange todas as espcies tributrias. 18. (OAB/SP 2007) Sobre as limitaes ao poder de tributar, possvel afirmar que a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podem instituir impostos sobre patrimnio, a renda ou os servios uns dos outros, sendo certo que tal imunidade no se estende s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico. 19. (Procurador Municipal Vitria-ES CESPE/UNB 03-06-2007) A vedao que impede o Distrito Federal de cobrar o IPVA sobre os veculos da Unio, licenciados em seu territrio, constitui uma iseno tributria. 20. (Agente Fiscal de Rendas/SP 2006 Fund. Carlos Chagas) Sobre as contribuies relacionadas na Constituio Federal, correto afirmar que as contribuies sociais e de interveno no domnio econmico no incidiro sobre as receitas decorrentes de exportao.
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

21. (Gestor Fazendrio/MG 2005 ESAF) As pessoas imunes no podem ser submetidas a nenhuma espcie de fiscalizao. 22. (AFRF 2003) O Cdigo Tributrio Nacional admite que por ato de autoridade administrativa seja suspensa a aplicao da imunidade tributria instituio de assistncia social, sem fins lucrativos, que distribuir qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a qualquer ttulo. 23. (AFRF 2003) Entidade fechada de previdncia privada, que s confere benefcios aos seus filiados, desde que eles recolham as contribuies pactuadas, goza de imunidade tributria. 24. (AFRF 2003) Segundo entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, filmes fotogrficos destinados composio de livros, jornais e peridicos esto abrangidos por imunidade tributria. 25. (AFRF 2003) As contribuies sociais e de interveno no domnio econmico previstas no caput do art. 149 da Constituio Federal no incidiro sobre as receitas decorrentes de exportao, mas podero incidir sobre a importao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados e lcool combustvel. 26. (TRF 2002-2) A Constituio Federal de 1988 veda a instituio de tributo sobre o patrimnio, a renda ou servios dos partidos polticos, das entidades sindicais e das instituies de educao e de assistncia social. 27. (PGE/SP 2005 VUNESP) A imunidade prevista no art. 150, VI, d, CF/88 objetiva, pouco importando as qualificaes da entidade que opera com tais bens. 28. (PGE/SP 2005 VUNESP) O art. 184, 5, CF/88, que dispe sobre a iseno de tributo relativo a operaes de transferncia de imveis desapropriados para fins de reforma agrria, veicula tpica hiptese de imunidade tributria. 29. (PGE/SP 2005 VUNESP) A imunidade recproca, prevista no art. 150, VI, a, CF/88, decorrncia do princpio da isonomia dos entes constitucionais, sustentado pela estrutura federativa do Estado e pela autonomia dos Municpios. 30. (Auditor-Fiscal do Tesouro Estadual RN/2005) Empresa Pblica Federal goza de imunidade tributria, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios vinculados s suas atividades que no tenham fins lucrativos. 31. (Auditor-Fiscal do Tesouro Estadual RN/2005) Cabe aos Estados e ao Distrito Federal estabelecerem hiptese de imunidade tributria em relao a fato que esteja sujeito incidncia do imposto sobre a propriedade de veculos automotores. 32. (Auditor-Fiscal do Tesouro Estadual RN/2005) A imunidade tributria conferida pela Constituio Federal a instituies de assistncia social sem fins lucrativos somente alcana as entidades fechadas de previdncia social privada se no houver contribuio dos beneficirios.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

33. (Auditor-Fiscal do Tesouro Estadual RN/2005) permitido Unio exigir imposto sobre a renda auferida por Municpios que provenha de aluguel de imveis a eles pertencentes. 34. (Auditor-Fiscal do Tesouro Estadual RN/2005) O imvel pertencente entidade sindical de trabalhadores, ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU), desde que o valor dos aluguis seja aplicado nas atividades essenciais de tal entidade. 35. (Auditor-fiscal da Receita Federal 2003) Entidade fechada de previdncia privada, que s confere benefcios aos seus filiados desde que eles recolham as contribuies pactuadas, goza de imunidade tributria. 36. (Auditor-fiscal da Receita Federal 2003) Segundo entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, filmes fotogrficos destinados composio de livros, jornais e peridicos esto abrangidos por imunidade tributria. 37. (Tcnico da Receita Federal 2002) A Constituio Federal de 1988 veda a instituio de tributo sobre o patrimnio, a renda ou servios dos partidos polticos, das entidades sindicais e das instituies de educao e de assistncia social. 38. (Agente Fiscal Piau 2001) Determinado Estado da Federao exige taxa de um partido poltico, em virtude de um servio pblico especfico e divisvel a este prestado. Tal exigncia inconstitucional, pois os partidos polticos so imunes tributao. 39. (AGU PROCURADOR FEDERAL DE 2 CATEGORIA CESPE/UNB 2004) A iseno constitui hiptese de excluso do crdito tributrio, servindo para a delimitao da hiptese de incidncia do tributo, enquanto a imunidade constitui causa de delimitao da competncia dos entes estatais. 40. (OAB Nacional CESP/UNB 09-04-2006) Empresas pblicas prestadoras de servios pblicos de prestao obrigatria pelo Estado no gozam de imunidade tributria recproca, devendo pagar impostos sobre seus patrimnios, rendas e servios, mesmo que estes estejam vinculados s suas finalidades essenciais. 41. (AGU 2006) A Constituio Federal, como limitao do poder de tributar, vedou Unio, aos Estados, ao DF e aos Municpios a instituio de tributos sobre templos de qualquer culto, criando-se, dessa forma, uma imunidade tributria. 42. (AGU PROCURADOR FEDERAL 2004) As receitas provenientes de exportao no so sujeitas incidncia de contribuies sociais nem de IPI. 43. (PFN 2006) A pessoa jurdica imune est obrigada a submeter-se ao exame de sua contabilidade pela autoridade fiscal. 44. (PROCURADOR DF 2007 - Adaptada) A imunidade prevista no art. 150, VI, d, CF, no abrange os filmes e papis fotogrficos necessrios publicao de jornais e peridicos.
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

45. (Auditor-Fiscal da Receita Estadual AFRE/MG 2005 ESAF) Lei ordinria pode atribuir imunidade a determinado grupo ou conjunto de contribuintes. 46. (Auditor-Fiscal da Receita Estadual AFRE/MG 2005 ESAF) legal o exame dos livros contbeis das pessoas imunes. 47. (Tcnico da Receita Federal 2005/2006 ESAF) vedado aos entes polticos Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios instituir impostos sobre patrimnio, renda ou servios, uns dos outros.

GABARITO DOS ITENS:

1. C 2. C 3. E 4. E 5. E 6. C 7. E 8. C 9. C 10. E 11. E 12. E 13. E 14. C 15. E 16. E

17. E 18. E 19. E 20. C 21. E 22. C 23. E 24. C 25. C 26. E 27. C 28.C 29. C 30. E 31. E 32. C

33. E 34. C 35. E 36. C 37. E 38. E 39. C 40. E 41. E 42. C 43. C 44. E 45. E 46. C 47. C

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

Das könnte Ihnen auch gefallen