Sie sind auf Seite 1von 9

12 PROVA ESPECFICA DE PEDAGOGIA

QUESTO 41: Segundo a finalidade da prtica pedaggica, uma ao orientadora educativa s poder ser avaliada a partir da reflexo sobre a quem interessa e a quem pretende servir. Sendo assim, NO correto afirmar que compete ao pedagogo: a) b) c) d) determinar o como fazer a partir de suas atribuies especficas alheio natureza da prtica educativa . mobilizar a comunidade escolar para a discusso poltica da qualidade da prtica educativa articulada aos seus interesses. ser participante efetivo do processo de construo de uma educao de qualidade. analisar as defasagens e fracassos, repensando coletivamente as metodologias utilizadas no processo educativo.

QUESTO 42: Em relao aos fundamentos histrico-antropolgicos da atividade de planejar, correto afirmar que, EXCETO: a) b) c) d) O planejamento tem como um dos pilares bsicos a ao. A capacidade de pensar anterior ao tendo em vista a busca de meios. O planejamento tem uma forte base na representao, tanto no que diz respeito elaborao, quanto realizao. Planejar um elemento constituinte do processo de hominizao: o homem se faz pelo projeto!

13 QUESTO 43: Planejar antecipar mentalmente uma ao a ser realizada e agir de acordo com o previsto, buscar fazer algo incrvel, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal. ( Vasconcellos, 1995) . Em relao ao ato de planejar, NO correto afirmar que : a) b) c) d) apenas algo que se faz antes de agir. agir em funo daquilo que se pensou. comprometer-se com a concretizao daquilo que foi elaborado enquanto plano. uma forma de intervir e interagir com as condies dadas para que determinadas coisas venham acontecer.

QUESTO 44: O conceito de planejamento que estamos assumindo traz consigo a exigncia da participao, uma vez que dessa forma: a) b) c) d) a autntica participao uma estratgia que contribui exclusivamente para superar a dominao. h um atendimento s necessidades dos sujeitos independentemente de haver motivao. privilegia-se o plano escrito e no o processo desenvolvido. a probabilidade de concretizao maior, dado que quem ajudou a construir est mais predisposto a realizar.

QUESTO 45: So dimenses bsicas do processo de elaborao do planejamento: a) b) c) d) Realidade, finalidade, elaborao. Realidade, elaborao, mediao. Realidade, finalidade, plano de mediao. Realidade, plano de mediao, elaborao.

14 QUESTO 46: Em relao ao planejamento, Danilo Gandin apresenta diferenas entre o nvel de planejamento operacional e planejamento estratgico. Dentre as principais diferenas entre esses nveis, NO est correta a opo: a) b) c) d) O nvel operacional sobretudo tarefa dos administradores, e o nvel estratgico tarefa de todos. O nvel operacional fixa-se no mdio e curto prazo, e o nvel estratgico trata do mdio e longo prazo. O nvel operacional procura manter tudo funcionando, e o nvel estratgico busca a transformao. O nvel estratgico est atento execuo, e o nvel operacional est mais atento elaborao.

QUESTO 47: O fator decisivo para significao do planejamento a percepo por parte do sujeito da necessidade de mudana. So finalidades do planejamento, EXCETO: a) b) c) d) Despertar e fortalecer a esperana na histria como possibilidade. Garantir a previso e superao de dificuldades para que o grupo no enfrente conflito e contradio. Ser um instrumento de transformao da realidade. Racionalizar os esforos, o tempo e os recursos (eficincia e eficcia); utilizados para atingir fins essenciais do processo educacional.

QUESTO 48: O diagnstico no sentido mais preciso de localizao das necessidades da instituio, a partir da anlise da realidade e/ou do confronto com um parmetro aceito como vlido, corresponde s seguintes tarefas, EXCETO: a) b) c) d) O conhecimento da realidade pela pesquisa e anlise dos dados relacionados aos problemas, desafios, pontos de apoio para o processo de mudana. O julgamento que o confronto entre o ideal e o real, entre o que desejamos ser e o que estamos sendo. Localizao das necessidades (aquilo que falta em cada aspecto relevante analisado) para que a escola possa ter o que deseja. Percepo dos problemas mais prximos alienando a viso de totalidade.

15 QUESTO 49: O Projeto Poltico Pedaggico o plano global da instituio, o instrumento terico metodolgico para, EXCETO: a) b) c) d) Concretizar a necessidade de conhecer amplamente a realidade atravs do diagnstico. Representar a efetivao formal da deciso intencional e conjunta da instituio sobre o processo de deciso, execuo e avaliao da ao educativa. Transformar a instituio e os profissionais que nela atuam. Representar a existncia da neutralidade sobre questes tcnicas, polticas, culturais, econmicas e ticas na sua construo.

QUESTO 50: O projeto Poltico Pedaggico tem por finalidades, EXCETO: a) b) c) d) Definir uma linha de trabalho para a escola considerando-a como uma filiao a alguma concepo corrente ( educao libertadora, construtivismo...) Orientar a ao do grupo de profissionais de uma instituio escolar ou curso. Permitir a crtica da realidade atual e fornecer o referencial para avaliar o processo de execuo do trabalho transformador que prope. Ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola de uma forma refletida, sistematizada, orgnica, cientfica e participativa .

QUESTO 51: Em relao formalizao do Projeto Poltico Pedaggico, NO correto afirmar que: a) b) c) d) de fundamental importncia o registro sistemtico das reflexes e decises coletivas. a formulao de cada etapa deve constituir-se em um documento, no qual estaro registradas as decises e reflexes tomadas no coletivo. o registro formal deve conter a formulao de uma proposta educacional de formao, em consonncia com o momento histrico presente. o processo de avaliao precisa considerar apenas as exigncias do cotidiano.

16 QUESTO 52: Segundo Paulo Freire (1999), ensinar pressupe algumas exigncias, EXCETO: a) b) c) d) Rigorosidade metdica, reconhecimento e assuno da identidade cultural. Criticidade, pesquisa, esttica e tica. Transferncia de conhecimentos. Respeito aos saberes dos educandos, reflexo crtica sobre a prtica.

QUESTO 53: Segundo Perrenoud, existem dez domnios de competncias julgadas prioritrias por serem coerentes com o novo papel do professor e compatveis com os eixos de renovao da escola. Essas competncias esto assim especificadas: I. Administrar a progresso das aprendizagens; organizar e dirigir situaes de aprendizagens; utilizar novas tecnologias. II. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciao; trabalhar em equipe; envolver os alunos. III. Participar da administrao da escola; garantir uma representao consensual,completa e estvel de um ofcio. IV. Enfrentar os deveres e os dilemas ticos da profisso; administrar a sua prpria formao contnua; informar e envolver os pais. So itens corretos: a) b) c) d) I, II e III I, II e IV I, III e IV II, III e IV

17 QUESTO 54: O contexto escolar identificado por Nvoa (1995) como o lugar mais apropriado para propor e desenvolver inovaes educativas, por oferecer melhores possibilidades de xito nos projetos de inovao, pois neste contexto que se encontram os verdadeiros multiplicadores, os professores. Para Nvoa, a melhoria e mudana na escola podero se dar a partir de alguns princpios, EXCETO: a) b) c) d) Considerar as escolas como a unidade estratgica de mudana em ao. Desenvolver mudanas de participao dos professores e dos restantes atores educativos em torno dos processos de inovao escolar. Perspectivar a melhoria das escolas como um produto e no como um processo que consagre uma atitude de mudana permanente. Produzir sugestes de prticas, de polticas e de procedimentos que contribuam para a melhoria da escola.

QUESTO 55: O que se precisa questionar, segundo Jussara Hoffmann, so os princpios que fundamentam prticas avaliativas que, cada vez mais estreitas e padronizadas, impedem ver e sentir cada sujeito da educao em seu desenvolvimento integral e singular. Dentre esse princpios, inserem-se, EXCETO: a) b) c) d) O comprometimento dos educadores e das escolas com os juzos de valores emitidos e as decises que tomam em relao s possibilidades e necessidades de cada estudante. O respeito s diferenas entre os alunos. A busca por padres de mensurao objetivos e uniformes para o processo avaliativo. A permanncia do aluno na escola como direito do estudante e compromisso da escola.

18 QUESTO 56: Reconhecer a complexidade dos aprendizes e das situaes de aprendizagem pode servir de antdoto diante do reducionismo da pedagogia baseada nos enfoques insurrecionais que hoje circulam, ao amparo de um discurso psicolgico denominado construtivismo na educao. ( Hernandez, 1998). O esquema abaixo representa algumas concepes e prticas escolares do currculo Disciplinar e do Transdisciplinar. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 1. Centradas nas matrias 2. Problemas transdisciplinares ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) Conceitos disciplinares Conhecimento estandardizado Temas ou problemas Conhecimento construdo Livros - textos Fontes diversas O professor como especialistas O professor como facilitador

Assinale a opo correta encontrada. a) b) c) d) 1-2-1-1-2-1-1-2 1-1-2-2-1-2-1-2 1-1-1-2-2-1-1-2 1-2-1-1-1-2-2-1

QUESTO 57: A proposta educativa a que se vinculam os projetos de trabalho uma via para dialogar e dar resposta a essa situao de mudana, que no s est transformando a maneira de pensar-nos a ns mesmos, mas tambm de nos relacionarmos com o mundo que nos rodeia.. (Hernandez,1998 ). Diante dessa situao, a escola dever responder a uma srie de desafios, EXCETO: a) b) c) A necessidade de selecionar e estabelecer critrios de avaliao. Decidir o que aprender, como e para qu. Prestar ateno ao internacionalismo e o que traz consigo de valores de respeito, solidariedade e confiana.

19 d) Dar pouco crdito s interpretaes ideolgicas e de configurao do mundo. QUESTO 58: das opes

De um modo geral, a escola oferece canais adequados manifestao da diversidade de competncias, porque: a) b) c) d) no valoriza outras formas de manifestaes de competncias que no a lingstica ou a lgico-matemtica. o indicador de qualidade o da reduo na variabilidade. a administrao das emoes tornam a minimizao de variveis uma meta absolutamente desejvel. reduzir a variabilidade na educao, baseando-se em argumentos de qualidade, aponta no sentido ao desejado.

QUESTO 59: De acordo com Bernard Charlot, para analisarmos o fracasso escolar, devemos levar em considerao, EXCETO: a) b) c) d) As posies de origem social, de deficincia e de causalidade. A singularidade e a histria dos indivduos. Sua atividade especfica, suas prticas. A especificidade dessa atividade, que se desenvolve (ou no) no campo do saber.

QUESTO 60: A formao continuada de professores em novas tecnologias sinaliza uma organizao curricular inovadora que, ao ultrapassar a forma tradicional de organizao curricular, estabelece novas relaes entre a teoria e a prtica. (Mercado, 1999). Analisando o texto acima, CORRETO afirmar que o autor considera: I. A formao de professores fundamental para o sucesso da utilizao das novas tecnologias. II. A formao de professores frente introduo de novas tecnologias exige uma reformulao das metodologias de ensino e um repensar de suas prticas pedaggicas. III. Apropriar-se das novas tecnologias como algo imposto externamente, enfatizando-se atitudes pedaggicas de inovao. IV. Valorizar a prtica pedaggica docente como fonte de reflexes, de pesquisa e de conhecimento. Esto corretas as proposies: a) b) c) I, II e III. I, III e IV I, II e IV

20 d) II, III e IV

ATENO
COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAO RESERVADO PELA COMISSO, NA FOLHA DE RESPOSTA, A SEGUINTE FRASE: O curso pretende ampliar a formao terica no que se refere problemtica ambiental.

Das könnte Ihnen auch gefallen