Sie sind auf Seite 1von 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUO E SISTEMAS LOGISTICA DOCENTE: FABRICIO

CARVALHO. DISCENTES: EVELIN DAYANA, LHAIRA BARRETO, MILSON SILVEIRA. ESTUDO DE CASO AMBEV 1. O que se pode observar de aplicao logstica em uma empresa como a AMBEV? Especifique pelo menos um item para cada rea de Planejamento. A logstica composta de atividades que perfazem os setores de transporte, estoque, localizao e servios aos clientes. Numa empresa como a AMBEV, essas atividades esto presentes em todos os nveis de tomada de deciso da empresa. A tabela a seguir d alguns exemplos de questes que cada rea de planejamento responsvel de responder ao executar suas atividades. Estratgico Onde as bebidas vo ser estocadas? Quais sero as normas de controle para garantir o ideal armazenamento desses produtos? Qual ser o modal utilizado para a distribuio das bebidas? Como ser o layout do ambiente de estocagem? Ttico Quanto de cada tipo de produto pode ser armazenado? A forma de empilhamento segura? necessrio o emprstimo de algum equipamento para transportar as bebidas? Quando h problemas no estoque, quais outros espaos podem ser utilizados para a estocagem? Qual pedido deve ser priorizado num momento de deciso? Quais fatores influenciam nessa deciso? Operacional O estoque j est em seu nvel mzimo de armazenagem? preciso mais bebidas? De que tipo? Qual o melhor caminho a ser feito pra chegar aos pontos de entrega das bebidas? Onde os pedidos devem ser separados? O estoque j precisa ser reposto? Como a remessa de cada cliente? Como deve ser separada?

Estoque

Transporte

Localizao

Servios aos clientes

Como sero executados os servios? Quais padres a serem respeitados no momento de interao com o cliente?

2. Qual a estratgia Logstica adotada pelas empresas? Especifique suas caractersticas. A estratgia Logstica utilizada foi a Aliana Estratgica. Nesta estratgia as empresas buscam uma colaborao formal a fim de atingir objetivos em comum, agregando competncias aumentando os recursos em produo, transporte e distribuio observando que ambas devem possuir o objetivo de ampliao dos canais de distribuio, o compartilhamento de informaes para a ampliao do know how de ambas as empresas entre outros. Todos estes esforos com a finalidade maior de obter uma Resposta Eficiente ao Consumidor, ou seja, a implantao de tcnicas que direcionem os processos de gesto da cadeia de abastecimento, gerando a reduo dos custos e a fidelidade ao cliente. No caso estudado, verifica-se que o principal objetivo da fuso da Companhia Antrtica Paulista e da Companhia Cervejaria Brahma foi a de criar uma empresa global nacional, a fim de: reduzir os custos do capital; combater a desnacionalizao; aumentar as exportaes brasileiras; a repartio de divisas; reduzir os preos para os consumidores finais e assim, aumentar a receita de impostos para o pas.

3. Existe a possibilidade de aplicao de uma estratgia de Logstica Postergada na empresa? Explique por que. 4. Qual a classificao dos produtos (consumo/industriais) comercializados pela AMBEV? Explique, mostrando as especificidades da estratgia adotada para este grupo voltado para o servio ao cliente. Dentre as classificaes dos produtos (que podem ser de consumo ou industriais) os produtos comercializados pela AMBEV so classificados como de consumo. Dentre as subdivises dos produtos de consumo que so: de convenincia; de concorrncia e; de especialidade os produtos de consumo comercializados pela AMBEV so classificados como produtos de convenincia, pois so de compra e uso frequente, no h comparao de preos pelos clientes, h a necessidade de alta disponibilidade que reflete no nvel do servio. No estudo de caso da AMBEV nota-se que aps a aliana estratgica houve o aumento da participao no mercado com a melhoria no procedimento de distribuio, inclusive a direta, assim como a colocao de freezers especiais para os estabelecimentos varejistas consumo no ponto de venda proporcionaram o aumento do volume de vendas.

5. Em relao aos custos logsticos voltados ao quociente peso/volume, como voc os classificaria (baixo/mdio/alto)? Use como comparao com os custos totais de transporte de produtos eletrnicos. Levando em considerao o quociente peso volume os custos logsticos de uma companhia de bebidas so mdios. As bebidas no pesam tanto e podem ser transportadas por diversos modais, mas o transporte e armazenagem das bebidas necessitam de algum cuidado que garanta a qualidade do produto a ser entregue ao distribuidor ou ao consumidor final. O aumento do custo total de transporte de produtos eletrnicos, entretanto, envolve fatores como segurana do ambiente de estocagem, visto que esse tipo de produto por ter um alto valor agregado muito visado e acaba aumentando o ndice de furtos, e cuidados durante o transporte pela sensibilidade inerente desse tipo de produto. Com isso, os custos logsticos acabam sendo maiores do que de bebidas.

Das könnte Ihnen auch gefallen