Sie sind auf Seite 1von 23

Requisio, Instalao, Importao e Exportao dos Certificados Digitais MICROSOFT INTERNET EXPLORER

NDICE
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. INTRODUO ........................................................................................... 1 REQUISITOS DE SEGURANA .................................................................... 2 REQUISITANDO E RENOVANDO UM CERTIFICADO DE CLIENTE CCEE........ 4 INSTALANDO O CERTIFICADO NO INTERNET EXPLORER .......................... 9 EXPORTANDO CERTIFICADOS ................................................................. 12 IMPORTANDO CERTIFICADOS................................................................. 17 EM CASO DE PROBLEMAS ..................................................................... 21

As informaes contidas neste documento so de extrema importncia para a segurana e integridade dos usurios e das informaes contidas nos sistemas operacionais . altamente recomendvel que voc esteja ciente de todas as informaes contidas neste documento antes de iniciar o processo de requisio de certificados.

1. INTRODUO
Este documento descreve o processo para a requisio e instalao do certificado digital (Digital Client Certificates) a partir do site da Verisign / CCEE na internet. Para que um usurio tenha acesso ao Sistema de Contabilizao e Liquidao da CCEE (SCL SINERCOM) e ao Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE), necessrio que ele possua um certificado digital instalado em seu navegador de Internet (Browser). O certificado digital serve como identificao para o usurio, de forma que somente o computador onde o certificado est instalado ter acesso ao respectivo sistema, evitando assim, o acesso indevido de um outro usurio em um outro computador. A requisio e a instalao do certificado digital feita atravs de um link da CCEE para o site da empresa Verisign. A Verisign a empresa responsvel pela emisso dos certificados, de forma que os sistemas SINERCOM e SCDE reconheam este certificado atravs do Browser (Internet Explorer). Apesar da Verisign fornecer o web site e prover a distribuio dos certificados, de responsabilidade da CCEE, o controle sobre a emisso, renovao, e cancelamento dos certificados. Caso seja necessrio atualizar seu navegador (browser), consulte o suporte tcnico de sua empresa ou ainda acesse o site: http://www.microsoft.com/ie

ATENO AOS SEGUINTES DETALHES DO PROCEDIMENTO


Os Certificados Digitais devem ser solicitados pelos usurios do SINERCOM e SCDE indicados pelo Agente atravs do Anexo A do Contrato de direito de acesso e uso compartilhado do SINERCOM ou Anexo I do Contrato SCDE, respectivamente. O certificado deve ser solicitado EXCLUSIVAMENTE a partir do micro no qual o Usurio estar operando os sistemas. Por segurana na emisso do certificado, o mesmo est bloqueado mquina, ao nome / senha (login) de rede e ao navegador (browser) utilizado no momento da solicitao. Para concluso do processo de solicitao e download do certificado, o usurio dever utilizar o mesmo equipamento (computador) que foi realizado o pedido do certificado. Depois da instalao, recomendvel fazer a exportao do Certificado Digital e guard-lo como backup(disquete, pen drive e/ou rede por exemplo). Este procedimento permite ao usurio, a reinstalao do certificado quando em casos de problemas com o microcomputador ou com o browser por exemplo. A solicitao de renovao de certificado, realizada anualmente pela CCEE, onde encaminhado ao usurio, um Comunicado para a realizao desta atualizao (renovao) . Em casos de perda ou necessidade de envio de um novo Certificado Digital ao agente, ser cobrada atravs de boleto bancrio, uma taxa de despesa extra da CCEE. O valor da taxa pode ser verificado no site da CCEE, em: Comercializao de energia >>SINERCOM>> Taxas de extravio e desbloqueio.

Pgina 1

2. REQUISITOS DE SEGURANA
Antes de requisitar ou instalar certificados, voc precisa se certificar de que o seu navegador esteja configurado corretamente para se comunicar de forma segura com o SINERCOM. Inicialmente, verifique se a verso do Internet Explorer a verso 6.0 e se voc est utilizando o mtodo de encriptao de dados com 128 bits: Clique no menu Ajuda >> Sobre o Internet Explorer ou Help >> About Internet Explorer, se sua verso do navegador for em ingls. Voc visualizar a janela seguinte:

necessrio que esteja escrito Codificao: 128-bits, para que tenhamos certeza de que o browser suporte o tipo de criptografia com 128 bits. Para verificar as opes de segurana do seu browser, clique no menu Ferramentas >> Opes da Internet ou Tools >> Internet Options:

Pgina 2

Na janela de configuraes, escolha a pasta Segurana ou Security. Na opo Nvel de segurana desta zona coloque o indicador no nvel Mdio ou Medium.

Agora, clique na pasta Avanadas ou Advanced: Certifique-se de que a opo Usar SSL 3.0 esteja ativada. Isso necessrio para que o browser possa se comunicar com os sistemas SINERCOM e SCDE de forma segura.

Pgina 3

3. REQUISITANDO E RENOVANDO UM CERTIFICADO DE CLIENTE CCEE


Esta seo descreve como requisitar o seu certificado de cliente para o Internet Explorer. As requisies devem ser feitas atravs da pgina do site da Verisign, cujo endereo de acesso est presente no e-mail recebido via chamado. Observao: O login de rede utilizado no momento da requisio do certificado deve ser o mesmo login utilizado para a instalao do certificado e tambm para o futuro acesso aos Sistemas. PROCEDIMENTOS: 3.1 Clique no link presente no e-mail recebido via chamado:

https://onsite.certisign.com.br/services/CAMARADECOMERCIALIZACAODEENERGIAELETRIC ACCEETI/digitalidCenter.htm

Pgina 4

3.2

Uma vez no site, escolha a opo ENROLL;

3.3

Na janela seguinte preencha os campos conforme abaixo: 3.3.1 FIRST NAME: Preencha este campo de acordo com email enviado pela CCEE. 3.3.2 LAST NAME: Preencha este campo de acordo com email enviado pela CCEE. 3.3.3 Your E-mail Address: indique um e-mail pessoal e privado. Este email servir para receber informaes importantes sobre a CCEE. necessrio que esta caixa postal esteja acessvel. OBSERVAO IMPORTANTE: O e-mail a ser informado deve ser preenchido em letras minsculas e no pode ser um e-mail que outras pessoas possam utilizar (mesmo que no futuro), como grupo@empresa.com.br. Isso extremamente necessrio porque a sua identificao junto aos sistemas SINERCOM e SCDE leva em conta o endereo de e-mail utilizado ao criar seu certificado. 3.3.4 Enter Challenge Phrase: Preencha este campo de acordo com email enviado pela CCEE

ATENO: Os campos de preenchimento obrigatrio so os descritos acima; a ausncia de qualquer informao impedir a continuidade do processo. NO utilize acentuao ou caracteres como o . Ex: Sao Paulo, Santa Conceicao, Fabio Ignacio.

Pgina 5

Ao final, clique no boto Submit para enviar os dados:

Voc visualizar a mensagem conforme janela abaixo. Confira se o e-mail mostrado corresponde ao seu; em caso positivo clique em OK; em caso negativo clique em cancelar e preencha novamente seus dados.

Posteriormente ser questionado se deseja requerer um certificado, clique no boto Sim.

Pgina 6

Caso voc nunca tenha criado um certificado com o Internet Explorer, a seguinte janela ser exibida: Clique no boto OK.

Aps a requisio do certificado, voc visualizar uma janela, solicitando que seja verificado o seu email.

Uma mensagem como a que segue abaixo, ser enviada para o endereo de email informado durante o cadastramento, confirmando que sua solicitao foi recebida:

Pgina 7

O administrador da CCEE ir confirmar os dados de sua requisio e caso voc seja um usurio vlido, sua solicitao ser aprovada. Seu certificado estar disponvel na pgina de retirada de certificados digitais no site da Verisign e voc ir receber um e-mail igual ao seguinte:

Guarde o nmero do PIN e o endereo indicado na mensagem. Eles sero necessrios para que voc proceda com a instalao do certificado no seu computador.

Pgina 8

4. INSTALANDO O CERTIFICADO NO INTERNET EXPLORER


Para instalar o certificado em seu computador, acesse o site da Verisign indicado no email de confirmao e informe o nmero do PIN que voc recebeu anteriormente. ATENO:Voc deve utilizar o mesmo computador e o mesmo login de rede que voc usou para emitir a requisio. Se voc tentar instalar o certificado a partir de outro computador, isso no ir funcionar, pois a chave particular especfica para cada computador. https://onsite.certisign.com.br/services/CAMARADECOMERCIALIZACAODEENERGIAELETRIC ACCEETI/digitalidCenter.htm Ao acessar o site indicado acima, clique na opo PICK UP ID e digite seu PIN no campo mostrado na figura abaixo para instalar o certificado digital no seu browser. Posteriormente clique no boto Submit para que o processo de instalao do certificado seja iniciado.

A Seguir ser questionado se este site realmente confivel, clique no boto Sim

Pgina 9

O certificado ser instalado automaticamente no seu browser e quando isso acontecer, voc ir visualizar a seguinte Janela:

Voc pode visualizar seu certificado selecionando o Menu Ferramentas >> Opes da Internet >> Contedo >> Certificados. Na verso em ingls, selecione a pasta Content da janela Tools >> Internet Options: Clique em Certificados.

A janela a seguir ir mostrar o(s) certificado(s) instalado(s) no seu Internet Explorer: A partir desse momento voc poder se comunicar de forma segura com os sistemas SINERCOM e SCDE.

Pgina 10

Pgina 11

5. EXPORTANDO CERTIFICADOS
Um certificado digital como a chave que voc utiliza para sua casa ou seu carro. Quanto mais cpias da chave houver, maior a chance de que algum consiga achar uma cpia e tente utiliz-la para entrar em seu ambiente seguro. Por outro lado, pode ser uma boa idia manter uma cpia reserva, caso haja algum problema com a sua chave principal. Dessa forma, se houver algum problema com seu computador, por exemplo, voc poder utilizar outro computador para entrar nos sistemas SINERCOM e SCDE. Certifique-se sempre de que sua chave reserva esteja guardada num lugar acessvel e seguro. Uma simples atualizao, excluso ou reinstalao do Internet Explorer pode fazer com que voc tenha que recorrer chave reserva. Nota: importante que voc esteja ciente de que o certificado sua forma de identificao com os sistemas SINERCOM e SCDE. Isso significa que, de posse do certificado, s voc tem acesso ao sistema e pode efetuar as operaes a que tem direito. A nica maneira de outra pessoa utilizar o sistema e se fazer passar por voc instalando o SEU certificado em outro computador, ou utilizando o seu computador. Por isso, de sua responsabilidade manter seu certificado em um local seguro e protegido. Para criar uma cpia de um certificado voc deve export-lo para um local. Para obter sucesso na exportao, como nos outros procedimentos, o login de rede e o computador devem ser os mesmos utilizados para a instalao do certificado. Primeiro, v at a janela Gerenciador de Certificados no Menu Ferramentas >> Opes da Internet >> Contedo >> Certificados: Clique em Certificados;

Pgina 12

Escolha o certificado que deseja exportar e ento clique em Exportar.

O Assistente de exportao de certificados ser aberto. Clique em Avanar

Pgina 13

Na prxima janela selecione a opo Sim exportar a chave particular e clique em Avanar.

Certifique-se de que as opes estejam selecionadas conforme a figura abaixo. Desta forma todas as chaves intermedirias sero exportadas com maior segurana. Clique em Avanar.

O Assistente ir solicitar senha para proteo do certificado. Salientamos que no h obrigatoriedade em informar a senha, pois o sistema prossegue independentemente do fornecimento ou no da senha. Clique em Avanar

Pgina 14

No prximo passo voc deve escolher o nome e o local onde ir salvar o backup. Clique em Avanar

Para que o processo finalize clique em Concluir

Pgina 15

Aparecer uma Mensagem conforme abaixo, ento Clique em OK

Quando o processo estiver finalizado ir aparecer um mensagem conforme abaixo. Clique em OK

Pgina 16

6. IMPORTANDO CERTIFICADOS
possvel importar e exportar certificados de diversas origens, tanto os de outras verses do Internet Explorer quanto do Netscape (a partir da verso 4.5). ATENO: de extrema importncia que continue utilizando o computador e login de rede que ser utilizado no acesso ao SINERCOM e SCDE. No entanto este login pode ser diferente do login da instalao anterior. Primeiro, v para a Janela de certificados no Menu Ferramentas >> Opes da Internet >> Contedo >> Certificados.

Em Certificados selecione a opo importar. Clique em Importar

Pgina 17

O Assistente de importao de certificados ser aberto. Clique em Avanar

Em seguida indique o caminho do arquivo clicando em Procurar.

No prximo passo, localize o arquivo e clique em Abrir e Avanar.

Pgina 18

A seguir selecione as duas opes conforme janela abaixo. Clique em Avanar

Selecione novamente a opo conforme janela abaixo. Clique em Avanar

Pgina 19

Para finalizar o processo clique em Concluir

Em seguida clique em Ok

Se a importao foi efetuada de maneira correta, voc visualizar a janela abaixo. Clique em OK

Pgina 20

7. EM CASO DE PROBLEMAS
Caso haja alguma dvida sobre a utilizao do certificado ou exista algum problema com a instalao do certificado, aconselhamos os seguintes procedimentos: Verificar se a verso do Browser instalada no computador adequada, e suporta encriptao 128-bits Verificar se a solicitao do certificado foi feita conforme indicado; Verificar se est utilizando o mesmo nome / senha (login) de rede e o mesmo navegador (browser) utilizado no momento da solicitao/importao do Certificado Digital Em caso de dvidas, estaremos disposio atravs da Central de Atendimento CCEE pelo telefone: 0800-10-00-08 ou e-mail: atendimento@ccee.org.br

Para agilizar o suporte, procure informar no e-mail: Nome completo e e-mail. Verso do browser que est utilizando. Descrio do problema que est enfrentando.

Pgina 21

Das könnte Ihnen auch gefallen