Sie sind auf Seite 1von 9

RECURSOS TECNOLGICOS: ELEMENTO MOTIVADOR DOS CONTEDOS DISCIPLINARES DOS ALUNOS DO ENSINO TCNICO INTEGRADO AO ENSINO MDIO NA MODALIDADE

PROEJA DO INSTITUTO DE EDUCAO ESTADUAL DO PAR IEEP.

Wander Wilson de Lima Cardoso

1 2

Suzanne Bastos Penin

RESUMO

O objetivo desse artigo verificar se a aplicao da informtica no processo educativo utilizada como estratgia didtica, auxilia os processos de ensinoaprendizagem dos alunos do curso tcnico de Biblioteconomia (ensino tcnico integrado ao ensino mdio, na modalidade PROEJA), motiva o estudo de seus contedos disciplinares. Identificar quais as tecnologias mais popularizadas na atualidade e o cenrio educacional contemporneo, propondo com base neste contexto uma pesquisa ao com a aplicao de atividades envolvendo os contedos disciplinares do curso e os recursos tecnolgicos disponveis (Internet, a rede social Facebook e o editor de texto MS Word). O estudo comprovou que a utilizao das ferramentas tecnolgicas no contexto educacional proporciona, no s, uma aprendizagem mais significativa, de forma atraente e motivadora na aquisio de contedos disciplinares como tambm contribui para que os alunos se sintam como cidados ativos, participativos da sociedade, principalmente quanto utilizao de recursos tecnolgicos.

PALAVRAS-CHAVE Informtica Educativa, Internet, Redes Sociais, Ensino-Aprendizagem, Estratgia Didtica.

ABSTRACT The objective of this article is to verify that the application of information technology in the educational process as a teaching strategy used, helps the processes of teaching and learning of students of Technical Library (integrated technical education to high school, in the form PROEJA), motivates the study of their subject content. Identify which technologies and more popular nowadays contemporary educational setting, proposing a framework based on this action research with the implementation of activities involving the subject content of the course and the available technological resources (Internet, the social network Facebook and text editor MS Word. found that the use of technological tools in the educational context provides not only a learning more meaningful, engaging and motivating for the acquisition of subject content but also helps to make students feel as active citizens The study, participatory society, especially on the use of technological resources. KEY-WORDS Computers in Education, Internet, Social Networking, Teaching and Learning, Teaching Strategy.

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados, pelo Cesupa. Coordenador do Curso de Multimeios do Instituto de Educao Estadual do Par-IEEP. Aluno do curso de Especializao em Informtica na Educao das Faculdades Integradas Ipiranga. E-mail: wander.wilson@gmail.com. 2 Orientadora, Coordenadora de Ps-graduao em Informtica Educativa e Educao Matemtica das Faculdades Integradas Ipiranga, doutoranda de Educao (UDE), Mestra em Cincia da Computao (UFSC), Especialista em Matemtica Aplicada (UFPa) e Graduada em Engenharia Civil (UFPa).E-mail:suzannepenin@gmail.com

2
1. INTRODUO

O microcomputador criado no final da dcada de 70, ganha cada vez mais espao no cotidiano das pessoas, onde vrios softwares e hardwares foram criados e evoludos para facilitar a vida do homem, principalmente no seu trabalho, auxiliado pela criao da Internet que propiciou a comunicao das pessoas a nvel mundial (MORIMOTO, 2007). 3 Segundo Carelli (2008), Gordon Moore fez uma previso de que os microprocessadores, equipamento que processa os dados do computador, duplicariam sua potncia a cada dois anos. A informtica evolui de uma forma to acelerada, que faz com que um equipamento se torne drasticamente obsoleto em aproximadamente cinco anos. Almeida (2000) comenta que Comenius , ao utilizar o livro-texto nas aulas, deu o pontap inicial na utilizao de tecnologias no processo de ensino. Neste cenrio, temos, portanto como conseqncia positiva o aumento da facilidade e qualidade na comunicao humana, que precisa ser aproveitado e enfatizado pelos educadores. Uma das principais caractersticas da Internet na atualidade so as redes sociais que de acordo com a reportagem exibida no Jornal da Globo (2011), se j no dava pra imaginar o mundo sem Internet pelo nmero crescente de pessoas, hoje j no da pra imaginar a Internet sem as redes sociais, as grandes e pequenas redes esto criando uma realidade que esta muito longe de ser apenas virtual. Nesse contexto, destaca-se a problemtica de tornar atraente o ensino de contedos disciplinares a alunos 5 com idade mdia avanada que integram o PROEJA . Sabemos que esses alunos se encontram a margem da educao e vem na escola a chance de integrar-se sociedade de maneira a provocar e produzir conhecimentos, construindo, portanto, uma escola na qual professores e alunos interajam. A relevncia desse estudo se deu em contribuir para que os alunos do PROEJA sintam-se como cidados e trabalhadores que querem, sobretudo, sentir-se sujeitos ativos, participativos na sociedade, principalmente quanto a utilizao de recursos tecnolgicos. Apontamos como hiptese que o uso de tecnologias computacionais principalmente as de comunicao como a Internet poderiam motivar os conhecimentos disciplinares. Para a viabilidade dessa proposta foi utilizada a pesquisa ao que de acordo com Thiollent (1985 apud Gil, 2002,p.55) um tipo de pesquisa com base emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo. O principal resultado observado pelo professor foi o interesse e motivao dos alunos quanto publicao na Internet de seus produtos (atividades realizadas com vrios recursos visuais diferenciados), que poderia ser acessado e visto por inmeros internautas.
4

2.

AS TECNOLOGIAS NA ATUALIDADE

Pode-se dizer que a comunicao foi um dos principais motivos da criao da Internet (BOGO, 2000). Ela tem cumprido bem este papel, e cada vez melhor. Antes da propagao da Internet, pode-se destacar como principais mdias de comunicao o telefone, rdio e a televiso. A Internet por sua vez rene todos estes recursos, e muito mais. Em uma reportagem do Jornal da Globo, intitulada Redes sociais mudam jeito de se comunicar atravs da Internet, veiculada em 18 de agosto de 2011, mostrado como a comunicao via Internet sofreu alterao com as redes sociais, e aproximam parentes, fs e dolos, clientes e empresas, educandos e educadores. Em se tratando de sujeitos presentes do universo escolar, como professores e alunos, possvel afirmar que tal interao se apresenta de maneira expressiva, embora o quantitativo ainda seja reduzido principalmente se compararmos a outras formas de comunicao por meio da Internet. Este meio de comunicao pode ser instantneo ou com um intervalo de tempo de resposta, que so conhecidos tambm como online e off-line, respectivamente, nos possibilitam compartilhar imagens, vdeos, links de sites, e outros arquivos produzidos no computador. Estes compartilhamentos so totalmente passivos de interao, onde os amigos do divulgador podem comentar, e os amigos de que comentou ganham permisso para interagir com esta publicao, mesmo sem conhecer a pessoa que foi o autor da divulgao de determinado material digital em sua rede social. Diante da exposio de tanta interatividade possvel perceber que uma frase mal colocada, ou um arquivo digital comprometedor divulgado nestas redes de relacionamento podem causar no mnimo um grande transtorno pessoa envolvida, e o que realmente acontece. Dentre diversos exemplos que pode-se citar, um fato ocorrido no ano de 2011 com um jogador de um time de futebol de Belm do Par, o qual foi tema de reportagem no jornal O liberal, intitulada Declaraes polmicas de Josiel sobre o Par incomodam Paysandu, veiculada no dia 20 de outubro de 2011. Outro exemplo foi o caso de um funcionrio da empresa de informtica Apple, que segundo reportagem exibida no site G1, no dia 02 de novembro de 2011, sob o ttulo Apple demite funcionrio por comentrio negativo no Facebook, foi demitido aps ter feito comentrios negativos sobre a mesma. Pupo (2010) indica que as principais vantagens de uma empresa estar presente nas redes sociais so o baixo custo para esta mdia, a interao com o cliente e a agilidade com que esta comunicao se propaga.
3 4

Co-fundador da Intel, empresa fabricante de microprocessadores. Educador e escritor, nascido na Repblica Tcheca em 1592. 5 Profissionalizao de Jovens e Adultos.

3
Seguindo essa linha de raciocnio, as grandes empresas ficam atentas a tanta comunicao e tambm incorporam aos seus meios de divulgao e contatos com clientes outros canais diferentes do que se usava com frequncia, como o telefone e endereo para correspondncias pelo Correios. Os outros meios disponibilizados so o e-mail, que o correio eletrnico, Blogs, que so os sites pessoais, as conversas virtuais, tambm conhecidas como chat, e as redes sociais do momento, como Facebook, Twitter, Youtube e Orkut. Telejornais e outros programas de televiso e rdio utilizam o Facebook e Twitter como canal de interatividade com o telespectador, como o caso do Jornal Hoje (disponveis nos endereos https://www.facebook.com/JornalHoje e https://twitter.com/#!/JHoje) e Jornal Nacionald (disponveis nos endereos http://www.facebook.com/JornalNacional e https://twitter.com/#!/jornal_nacional), ambos da emissora de televiso Rede Globo, dentre muitos outros, muita das vezes em apresentaes em tempo real. Quem acompanha estes canais online pode interagir na apresentao ao-vivo, mas no fica limitado ao horrio em que o programa vai ao ar. Durante o dia inteiro existe uma equipe encarregada de publicar nas suas pginas das redes sociais as noticias do momento, onde os leitores podem comentar e divulgar tambm as notcias. Uma das vantagens de se usar as redes sociais para divulgar alguma informao ou produto que estes so facilmente encontrados quando procurados atravs de sites de busca. Os nomes de usurio criados nestas redes se transformam em palavras chaves, as quais so usadas como ndice pelos sites de busca. Levando em considerao que as pessoas geralmente procuram o que querem em sites de busca, o fato de ser facilmente encontrado por estes importante quando se quer divulgar algo. O Youtube um site criado com a finalidade de publicar vdeos gratuitamente, e ao faz-lo, o site proporciona endereos eletrnicos, tambm conhecidos como links, para serem divulgados em outras redes, como Orkut, Facebook, Twitter, Blogs, outros sites e at mesmo por Email, sem a necessidade de o usurio conhecer cdigos de programao. Quando determinado vdeo tem um nmero alto de visitas, as emissoras de televiso e rdio procuram fazer reportagens sobre o autor ou as pessoas envolvidas nas imagens. No caso de artistas annimos, este fato se torna um trampolim para o sucesso, como ocorreu com o cantor mirim canadense Justin Bieber, conforme informa a reportagem de Rivas (2009). O Twitter uma espcie de divulgador de opinies. Neste, o usurio possui uma rea de texto onde pode 6 digitar um texto com at 140 caracteres . Na rea principal de cada usurio aparecem as mensagens divulgadas pelos seus amigos virtuais, onde possvel replicar ou retransmiti-las. Geralmente os temas so opinies sobre fatos variados, estado de nimo ou simplesmente informar onde a pessoa se encontra. H grupos diversos grupos nesta rede virtual, uns, por exemplo, so empenhados em divulgar a situao do trnsito nas ruas onde a pessoa est trafegando.Programas de rdio e televiso utilizam este meio como principal meio de interatividade com seus telespectadores, inclusive em transmisses ao-vivo, e bastante utilizado para divulgaes em geral. Na revista Carta na Escola, intitulada Um mundo de conexes, veiculada em abril de 2010, o Facebook a rede social mais utilizada no mundo inteiro. Essa aceitao em massa talvez seja atribuda a quantidade de recursos oferecidos por ela, pois possvel expressar opinies como no Twitter, compartilhar fotos, links de outros sites, criar pginas para interatividades, perguntas que mostram automaticamente um resultado em percentual, jogos e vrios outros aplicativos que aparecem com o tempo, pois a rede social tem uma rea destinada a parceria com desenvolvedores. Em todas essas opes possvel a interatividade com os amigos virtuais, possibilitando aos amigos dos amigos interagir tambm, e assim por diante. As pessoas que querem publicar e divulgar suas produes tem a Internet como aliada. Escritores, artistas plsticos, desenhistas, msicos, atores, enfim, o pblico em geral tem a sua disposio vrios sites especializados na publicao de vrios tipos de obra, e ainda oferecem ferramentas de interao. No site Youblisher (www.youblisher.com), por exemplo, podem ser armazenados trabalhos escritos, como artigos, cartazes, folhetins, e outros. Ao faz-lo, o site adiciona a publicao recursos que facilitam a leitura na tela, como ampliao do texto (zoom), efeitos de virar a pgina, opo para impresso, armazenar uma cpia no computador do leitor, e links de divulgao. Ao considerar uma abordagem didtica, a interao da Zona de Desenvolvimento Proximal, proposta por Vigotsky (1978), entende-se que pode ser aplicada na rede mundial de computadores, desde que conduzida pelo educador. Isto pressupe condies para tal ao, como a apropriao por parte dos professores desta ferramenta para alguma atividade online, onde os alunos comecem a entender que se tiverem uma boa rede de contatos, possvel encontrar respostas para suas dvidas, bem como, a ajuda aos colegas se torna simples, e independe de horrio e distncia. Instituies de ensino j utilizam a internet para ofertar cursos de extenso, graduao e ps-graduao, como a UFPA, disponvel no site http://aedi.ufpa.br, atravs de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, tambm conhecidos pela sigla AVA, facilitando o acesso educao a pessoas que vivem distantes das instituies de ensino. Pode-se destacar outros recursos tecnolgicos como possveis ferramentas a serem usadas no ambiente educacional, como o aparelho de DVD Player e a televiso, atravs de produes de vdeo-aulas, filmes educativos, utilizao de canais de televiso dedicados a educao, bem como de outras programaes televisivas para exemplificar e reforar determinado tema abordado em sala de aula. O Projetor Multimdia (Datashow) e o Quadro Digital so possibilidades para exposio de temas e com estes possvel expor apresentaes animadas, feitas em computador, exibir vdeos e utilizar softwares com interatividade atravs do toque dos dedos no Quadro Digital.

Qualquer tipo de notao: dgito numrico, letra ou smbolo (MICHAELIS, 1998).

4
O telefone celular uma tecnologia possvel de ser trabalhada em sala de aula, como por exemplo, no envio de mensagens propostas pelo educador a respeito de determinado tema, ou como prtica no aprendizado de idiomas, ao configurar o idioma do aparelho para o que se est estudando. Percebe-se, portanto, nas tecnologias atuais uma infinidade de possibilidades para aproximar a sala de aula com o contexto em que vive a sociedade. 3. O CENRIO EDUCACIONAL NO MUNDO CONTEMPORNEO

Os jovens tem interesse em tecnologias, principalmente no que se refere a jogos e acessos a sites que permitam relacionamentos afetivos (MOO, 2010). A busca por estes temas no mundo virtual to grande que os recursos voltados facilitao de atividades do dia-a-dia e no trabalho so na maioria das vezes ignorados. O fato de se comunicar instantaneamente e de uma s vez com todos os contatos das redes sociais, com publicao de pensamentos, desejos, fotos, vdeos, e tudo mais o que lhe convir, forma o jovem aluno atual, como nos diz Tori (2010):
A maioria dos jovens usa redes on-line para expandir suas amizades, e por elas navega nos contextos familiares, escolares, esportivos, organizaes religiosas e outras atividades locais. Com essas prticas, conduzidas pela amizade, define-se o perfil do novo aluno (2010, pg. 11)

Apesar do uso intenso do computador e da Internet pelos estudantes, seus conhecimentos so restritos s redes sociais e jogos, (SCHUTT, 2011). Quando outras necessidades surgem, como a pesquisa de um trabalho solicitado pelo professor, sanar a dvida sobre determinado tema ou usar a Internet como ferramenta de estudo, sabe-se que aparecem as dificuldades. importante salientar que o computador no resolve todos os problemas no processo educacional (VIEIRA, 2007), entretanto, em se tratando de uma ampla utilizao dos recursos tecnolgicos, interessante que se discuta sua utilizao no processo de ensino-aprendizagem, conforme enfatiza Almeida (2000, p. 12): O clima de euforia em relao utilizao de tecnologias em todos os ramos da atividade humana coincide com um momento de questionamento e de reconhecimento da inconsistncia do sistema educacional. Sabe-se que a informtica educativa evoluiu bastante, no mercado h muitos softwares criados especificamente para este fim, alm disso, outras ferramentas esto disponveis gratuitamente na Internet, apesar de no terem sido criadas especificamente para este fim e que podem ser utilizadas como auxlio na fixao e ampliao da cognio (FRANCO, 2011). Percebe-se a colaborao presente na utilizao das redes sociais quando solicita-se informao sobre determinado tema, publica-se algum trabalho escolar ou acadmico, ou realizase encontros virtuais para realizao de trabalhos, muito bem enfatizado por Costa (2008, p.43) onde diz que a produo colaborativa tem origem na prpria arquitetura da internet, inicialmente desenhada para ser um canal de interao entre acadmicos de universidades separadas geograficamente. As redes sociais quebram fronteiras, aproximam escritor e leitor, proporcionando a interao entre os mesmos, ainda que no se conheam ou falem o mesmo idioma, a prpria Internet oferece ferramenta gratuita para isso, como o caso do site Google Translate, disponvel no endereo http://translate.google.com. necessrio que as atitudes no sejam apenas um compartilhamento altrusta, pois de acordo com Costa (2008,p.44)
quando duas ou mais pessoa trocam arquivos digitais (textual, udio-visual, pictogrfico) ou softwares, mesmo que ilegalmente, sem modificar suas propriedades e sua estrutura, elas esto apenas praticando o ato de compartilhamento. Mas se estas pessoas trocam arquivos (que poderamos chamar de dados simblicos do universo comum, tomando por base a concepo de Paulo Freire acerca das pr-condies para a existncia de dilogo) a cada modificao feita e estabelecem uma relao de dialogicidade, no sentido de trocar informaes, fazer perguntas ou responder dvidas sobre o arquivo em questo, elas esto praticando a colaborao. Premissa para o estabelecimento do processo de ensino-aprendizagem. Inclusive, poderamos dizer aqui que mais importante do que descobrir novas verdades em termos de inovao, socializarmos verdades j descobertas para assim transform-las em patrimnio de todos, tendo como base aes que possa efetivamente transformar o real.

Levando-se em considerao de que as redes sociais facilitam a disseminao de conhecimento e idias, formao de grupos virtuais e trabalho em conjunto, entende-se que facilitam o uso da zona de desenvolvimento proximal, proposta por Vigotsky (1978). perceptvel no mercado que a evoluo acelerada em hardwares e softwares favorecem a queda de preo nos equipamentos. A disputa entre as indstrias para criar produtos com recursos similares, as facilidades na utilizao dos mesmos e o modismo contribuem para sua disseminao entre os jovens e crianas. No difcil encontrar aparelhos como Ifone, que so celulares sofisticados, com opo de Internet, tela sensvel ao toque, cmera fotogrfica embutida, dentre vrios outros recursos, e aparelhos similares nas mos de crianas e adolescentes. Os notebooks e netbooks, que so microcomputadores portteis, e mais recentemente os Ipadse Tablets, equipamentos menores que os notebooks, com funes similares aos microcomputadores, porm utilizam outros softwares,no so mais equipamentos distante da populao, em virtude da reduo nos seus preos. Nas salas de aulas j possvel encontrarmos estes aparelhos, com seu uso estimulado por algumas instituies de ensino (SILVA, sd). E para os que no dispensam uma msica em suas atividades, os Ipods e Ipads e outros hardwares tocadores de mp3 so parceiros no dia-a-dia. Percebendo os avanos tecnolgicos e na tendncia da populao no uso destes equipamentos, algumas instituies de ensino j os tratam como ferramenta pedaggica. Os Tablets tem como vantagem o fato de inserir

5
inmeros livros, apostilas e outros materiais digitais em um equipamento que cabe no bolso, alm de ser ecologicamente mais indicado, j que milhes de pginas no precisam ser impressas. A instituio acaba tendo uma economia financeira com a no impresso de apostilas, e os alunos podem optar pela compra de livros digitais, que geralmente tem preo menor do que os impressos (SILVA, SD). Os Quadros Digitais, Projetores Multimdias (Datashow) e computadores aos poucos esto sendo inseridos nas instituies privadas e pblicas de ensino. Em visita a algumas escolas de Belm e Ananindeua, e em alguns encontros da SEDUC-PA, percebe-se que os mesmos j esto presentes em algumas escolas, porm so poucos os professores que os utilizam, por falta de conhecimento sobre como manuse-los. importante salientar que os aparatos educacionais tm como objetivo a facilitao no processo de aprendizagem, ou seja, no substitui o professor, e este, por sua vez, precisa conduzir o aluno na utilizao destes recursos, conforme enfatiza Almeida (2000, p. 35): Para que esse processo ocorra, necessrio o professor crie um ambiente que estimule o pensar, que desafie o aluno a aprender e a construir conhecimento individualmente ou em parceria com outros colegas. Preocupa-se com a existncia de uma perspectiva de diminuio de investimentos nas bibliotecas fsicas, talvez at a eliminao completa delas, haja vista que o acervo de livros do site GoogleBooks passe de 5 a 22 milhes, desde que os Tablets sejam amplamente adotados na instituio, e que o MEC acate esta idia. Este conjunto de tecnologias precisam ser inseridos de forma planejada, com a instrumentalizao do professor e do aluno, e ateno ao contedo ministrado, de forma que o educador seja o arquiteto do curso, o que nos observa (SILVA, SD) 4. UTILIZANDO A INFORMTICA COMO FACILITADORA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO TCNICO EM BIBLIOTECONOMIA, DO COLGIO IEEP, NA CIDADE DE BELM DO PAR 4.1. O Ponto de Partida Levando em considerao que a informtica foi criada com o intuito de facilitar a vida do ser humano (MELO, SD), pode-se inclui-la o processo de ensino aprendizagem como possveis aes a serem facilitadas por ela. Considerando que a maior parte da populao j usa computadores no seu dia-a-dia, principalmente as redes sociais (MOO, 2010), e que as mesmas devem ser canalizadas e transformadas em uma ferramenta para a educao. Neste texto, discute-se a importncia de utilizar os recursos da Internet para facilitar os processos de ensino-aprendizagem e para comprovar ou no sua eficcia props-se aos alunos da primeira fase do curso tcnico em Biblioteconomia, do colgio IEEP, a criao de uma revista virtual, a qual envolveu pesquisa em site de busca, utilizao de editor de texto, publicao na Internet, divulgao na rede social Facebook e interao com leitores. As equipes foram formadas em grupos de dois a cinco alunos, em que a colaborao foi prtica exercida nos grupos, haja vista que sem o esforo de todos os membros da equipe no se poderia alcanar resultados significativos. Foram trabalhados contedos de algumas disciplinas, sendo que um grupo no podia pesquisar o mesmo tema de outro. Esta proposta de trabalho objetivou apresentar aos alunos alternativas de aprendizagem, interao e ajuda aos outros a adquirirem conhecimento, de forma simples e prazerosa. A partir disto criarem o hbito da incluso deste recurso como meio de aprendizagem. Neste caso, a informtica vista como um pano de fundo para a aquisio de conhecimento e no como fim. Os alunos, ao pesquisarem e utilizarem os softwares para desenvolverem seus trabalhos, automaticamente se instrumentalizaram a manusear os recursos da informtica, sem t-lo como objetivo principal. A proposta foi desenvolver uma pesquisa e public-la na Internet, e neste processo os alunos automaticamente aprenderam alguns recursos da Internet e do editor de texto. Foi priorizada a utilizao de ferramentas gratuitas, sendo utilizada apenas uma ferramenta proprietria que foi o editor de texto MS Word componente do pacote Office da Microsoft- visto que os alunos j estavam familiarizados com ele, apesar da existncia de editores similares gratuitos. O projeto foi executado durante as aulas da disciplina Informtica Bsica, cuja carga horria total para o primeiro semestre foi de 60h, distribudo em trs aulas semanais, em um nico encontro. A escolha por reunir em um s encontro trs aulas se d pela necessidade de um tempo maior para desenvolver um raciocnio, pesquisa e produo de determinada funo dos aplicativos, portanto a aula fica dinmica e no muito curta. Os alunos alvo deste projeto piloto so os regularmente matriculados no curso tcnico em Bilbioteconomia, 7 do Instituto de Educao Estadual do Par IEEP, na modalidade PROEJA , do turno da noite. Totalizam 12 alunos, distribudos entre homens e mulheres, adultos e com idade mdia avanada, O objetivo geral que norteia o projeto a instrumentalizao destes alunos na produo de material em texto e imagens, como revistas, jornais, apostilas, podendo ser aplicado tambm em outras produes textuais, com o uso do computador, bem como sua publicao na rede mundial de computadores para divulgao e possibilidade de interao com seus leitores. Quando egressos do curso de tcnico em Biblioteconomia, este conhecimento se propes a ser uma ferramenta nas atividades do cotidiano de sua profisso, bem como uma opo na aquisio e compartilhamento de informaes. H a expectativa de alcanar alguns objetivos especficos no andamento das atividades, como: Utilizar os recursos visuais do MS Word, como formatao de texto, aplicao de efeitos em imagens e texto, incluso de cabealho, rodap, nmero de pgina e capa, todos com efeitos visuais;
7

Profissionalizao de Jovens e Adultos.

6
Entender tcnicas de pesquisa no site de busca Google; Criar arquivos no formato pdf com o software MS Word; Canalizar o uso da rede social Facebook para socializar publicaes, comentar publicaes dos colegas e aprender com as mesmas; Fixar contedos vistos em outras disciplinas; 4.2. Integrando os recursos da Internet no Currculo da Escola De incio foi feito um levantamento de informaes junto aos professores das outras disciplinas, acerca dos contedos que estavam sendo abordados com seus alunos e que seriam base para as prximas avaliaes bimestrais, para podermos a partir da utiliz-los como opo de tema aos alunos no desenvolvimento uma pesquisa bibliogrfica em equipes de dois a cinco componentes. A Internet, mas especificamente o site de busca Google, foi nica ferramenta de pesquisa utilizada pelos alunos. Neste momento foram expostas tcnicas para uma consulta de maior qualidade e focada naquilo que realmente se espera como resultado, neste site proposto. Foi abordado tambm como copiar textos e imagens da Internet e coloca-las no editor de texto MS Word, bem como informar o site consultado e data da pesquisa. A partir do momento em que os alunos foram inserindo as informaes no MS Word, foram trabalhados a formatao de texto, com aplicao de efeitos em imagens, caixas de texto, ttulos, cabealho, rodap, nmero de pgina e criao de capa com maiores recursos visuais, para se aproximar a uma formatao de livro ou revista. Estando pronta a revista, as equipes as arquivaram no formato eletrnico pdf, pois dessa forma no possvel fazer alteraes, resguardando assim a originalidade do documento. Em seguida publicam no site Youblisher (www.youblisher.com). Ao faz-lo, sua publicao se torna uma revista virtual, com botes para virar a pgina, aplicao de zoom, opo para download e impresso. Este site disponibiliza links para divulgar as publicaes, que poder ser usados em redes sociais, sites e Email. Com o intuito de atrair leitores, aumentar o nmero de interaes, centralizar as publicaes e estimular os alunos a utilizar as redes sociais para adquirir e aumentar seus conhecimentos, foi criada uma pgina no 8 Facebook para que cada equipe pudesse socializar suas produes. Os alunos fizeram cadastros individuais nesta rede social e interagiram com as outras equipes, atravs da leitura e expresso de comentrios na pgina do Facebook onde estavam suas produes, a respeito de seus trabalhos. De acordo com o andamento normal do curso de Tcnico em Biblioteconomia Escolar, necessrio atribuir notas nas avaliaes bimestrais, e esta o andamento da produo dos alunos gerou as devidas notas, obedecendo a alguns critrios como a verificao do empenho, disciplina, organizao, participao e assiduidade de cada aluno, alm disso, finalizado o trabalho, foi analisado se o mesmo atende aos requisitos, como a abordagem do tema solicitado, presena de efeitos visuais nos textos, imagens, cabealho, rodap, nmero de pgina e capa, se o mesmo encontra-se publicado no site Youblisher, se est socializado na pgina informada no Facebook e se os alunos fizeram comentrios nas revistas dos colegas. 4.3. Resultados da Pesquisa Tendo finalizado todas estas etapas, algumas perguntas foram expostas na pgina de socializao dos trabalhos, de forma que os alunos expressassem suas opinies a respeito dessa didtica multidisciplinar, onde o contato diferenciado e canalizado a uma perspectiva educacional do computador e a Internet, e, o mais importante, se sua produo e anlise das produes dos colegas facilitou o entendimento do contedo ministrado pelas outras disciplinas, conforme exemplifica a Figura-1.

Fonte: http://www.facebook.com/questions/296070307088012/?qa_ref=pt

Figura 1 PERGUNTA FEITA AOS ALUNOS NA REDE SOCIAL Visualizando o andamento das produes, foi notrio que os alunos sentem-se mais motivados quando a aula sai da rotina e os envolvem em uma dinmica diferente. Durante o processo da criao da revista virtual foi possvel observar que mesmo os alunos que j conheciam o editor de texto o enxergaram como novidade, pois o
8

http://www.facebook.com/pages/IEEPInformatica/134171566680349?sk=wall&filter=1

7
objetivo foi produo de um produto novo para todos, e neste processo houve um aprendido diferente, que eram os efeitos nos textos, imagens, cabealho, rodap, nmero das pginas e uma capa de um jeito inovador. O procedimento mais relevante para os alunos foi a publicao na Internet, que apresentava efeitos de revista virtual, conforme exemplifica a Figura-2, como virar a pgina, aplicar zoom, e recursos que so vistos em edies profissionais. Os alunos perceberam que era possvel, de forma simples, criar produes com qualidade visual, e com sua dedicao ganharia qualidade de contedo tambm. Ao final do processo como um todo, o aprendizado das ferramentas de informtica foi pano de fundo, pois o objetivo principal dado a eles foi fazer uma pesquisa sobre determinado tema de alguma disciplina abordada em sala de aula e produzir uma publicao, em momento algum foi dito que eles estariam ali para aprender as funcionalidades do editor de texto e outras ferramentas.

FONTE: http://www.youblisher.com/p/188807-Divisao-do-Para

Figura 2 REVISTA DIGITAL SOBRE A DIVISO DO PAR Os alunos se preocuparam em produzir um texto com qualidade de contedo, e ao aplicar os efeitos visuais aprenderam a manipular o editor de texto e a Internet de uma forma diferente, dando um novo sentido as redes sociais virtual, neste caso o Facebook, serviu como ponto de encontro para expor, socializar, opinar e receber opinies de sua revista. A Internet e a rede social tiveram vrias finalidades, serviram como um grupo de estudos, fonte de pesquisa, publicao de trabalhos, debate sobre os mesmos, enfim, os alunos entenderam que possvel dar um novo sentido ao mundo virtual, diferente de jogos e trocas de mensagens de atraes afetivas ou piadas. Observe outro exemplo de revista na Figura 3.

Fonte: http://www.youblisher.com/p/191162-Biologia-Celular/

Figura 3 REVISTA DIGITAL SOBRE DIVISO CELULAR

8
5. CONSIDERAES FINAIS

A partir desta pesquisa realizada com alunos do Curso de Tcnico em Biblioteconomia Escolar do Instituto de Educao Estadual do Par IEEP, na modalidade PROEJA, com idades avanadas, foi possvel constatar que de fato os recursos tecnolgicos disponveis atualmente, em especial os do mundo virtual propiciam um aprendizado de contedos disciplinares, considerados pelos alunos de chatos, cansativos e desinteressantes. Foi constatado que a construo de um produto, neste caso a revista virtual, foi uma atividade nova, mesmo para aqueles que tm o hbito de usar o computador, e prazerosa, pois estavam utilizando recursos que eles gostam: o computador e a rede social. A utilizao dos recursos visuais do Microsoft Word para a produo da revista e a publicao em um site que acrescenta efeitos especiais foi a grande novidade aos alunos, juntamente com o Facebook que ganhou novo significado, ao utiliz-lo como divulgador de seu produto e instrumento de interao com as outras equipes. Desta forma o aprendizado do contedo das outras disciplinas, tema da produo de suas revistas, foi alcanado de maneira a provocar e produzir conhecimentos, a partir da utilizao dos recursos tecnolgicos. vlido ressaltar que o tempo investido pelos alunos diante do computador precisa ser analisado e debatido com os mesmos. Excessos de tempo na utilizao do computador como meio de comunicao, diverso e estudo pode lev-lo ao distanciamento do convvio social fora do mundo virtual. A Internet rompe fronteiras, mas pode facilmente criar outras, a partir do momento em que o usurio substitui o convvio fsico pelo virtual. Outras opes de estudo, diverso e convvio social devem ser expostas e enfatizadas pelo educador. O uso da tecnologia uma ferramenta, dentre muitas, no uma substituta. Diante de um mundo cada vez mais envolvido com recursos tecnolgicos, importante o contato dos alunos com estas ferramentas, porm o contato humano continua com seu grau de importncia para o bom convvio no meio social. O gostar e o prazer so elementos componentes da aprendizagem e, portanto basta que o educador se instrumentalize desses recursos tecnolgicos (em grande parte distribudas gratuitamente), elabore um projeto e o ponha em prtica, que estar propiciando uma aprendizagem mais significativa onde a escola de fato tem a chance de integr-los sociedade, construindo portanto, uma escola na qual professores e alunos interajam. 6. REFERNCIAS

ALMEIDA, Maria Elizabeth de. Informtica e Formao de Professores, Volume I. MEC e Secretaria de Educao a Distncia, 2000. CARELLI, Gabriela. A Lenda Chamada Moore.Veja Edio especial setembro, 2008. Disponvel em < http://veja.abril.com.br/especiais/tecnologia_2008/p_082.html>. Acesso em 25 de novembro de 2011. COSTA, Adriano Medeiros. FUGINDO DA BANALIDADE: O uso do orkut como extenso da sala de aula. Disponvel em http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_arquivos/9/TDE-2010-08-12T015817Z2794/Publico/AdrianoMC_DISSERT.pdf. Natal. Acesso em 20 de novembro de 2011. BOGO, Kellen Cristina. A Histria da Internet - Como Tudo Comeou. In Kplus, edio n. 11, 2000. Disponvel em < http://www.kplus.com.br/materia.asp?co=11&rv=Vivencia >. Acesso em 05 de novembro de 2011. FRANCO, Carolina. A Informtica na Educao. In Moodle Livre, 18 de novembro de 2011. Disponvel em < http://www.moodlelivre.com.br/categoria/57-artigos/1292-carolina-franco.html>. Acesso em 20 de novembro de 2011. G1. Apple demite funcionrio por comentrio negativo no Facebook. Exibido em 02 de novembro de 2011. Disponvel em < http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/apple-demite-funcionario-por-comentario-negativono-facebook.html >. Acesso em 02 de novembro de 2011. GIL,Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4ed.-So Paulo:Atlas, 2002. GORDON Earle Moore. In Infopdia. Porto: Porto Editora, 2003-2011. Disponvel: <URL: http://www.infopedia.pt/$gordon-earle-moore>. Acesso em 20 de outubro de 2011 MELO,Waldiney. A criao do computador, a informtica e a revoluo dos nossos sites. In Rua Direta, sd. Disponvel em: <http://www.ruadireita.com/informatica/info/computador-informatica-revolucaosites/#ixzz1g2wMWbCu>. Acesso em 20 de novembro de 2011. MICHAELIS: dicionrio prtico: ingls-portugus, portugus-ingls. 18 ed. So Paulo: Melhoramentos, 1998. JORNAL DA GLOBO. Redes Sociais Mudam Jeito de se Comunicar Via Internet. Por Renata Ribeiro. Exibido em 18 de agosto de 2011. Disponvel em http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/t/conecte/v/redes-sociais-mudam-jeito-de-se-comunicaratraves-da-Internet/1602357/ . Acesso em: 22/10/2011.

JORNAL O LIBERAL. Declaraes polmicas de Josiel sobre o Par incomodam Paysandu. Exibido em . Disponvel em < http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_noticia=559315&id_modulo=363>. Acesso em 20 de outubro de 2011. MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Novas Tecnologias na Educao: uma reflexo sobre a prtica, Macei: UFAL, 2002. MOO, Anderson. Os jovens e a tecnologia. Nova Escola, edio 236, outubro, 2010. Disponvel: <http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/jovens-teconologia602331.shtml?page=0> Acesso em 05 de novembro de 2011. MORAES, Roque. Lima, Valderez Marina do Rosrio. Pesquisa em sala de aula: tendncias para a educao em novos tempos, Porto Alegre: RDIPUCRS, 2004. MORIMOTO, Carlos. Hardware, o guia definitivo, GDH Press e Sul Editores, 2007. Disponvel em <http://www.hardware.com.br/livros/hardware/evolucao-dos-computadores-pessoais.html>. Acesso em 15 de outubro de 2011. PUPO, Mnica. Laos virtuais. In Empreendedor, julho de 2010. Disponvel em <http://www.empreendedor.com.br/reportagens/com-populariza%C3%A7%C3%A3o-das-redessociais-%C3%A9-preciso-marcar-presen%C3%A7-para-gerar-valor-e-se-relac>. Acesso em 06 de novembro de 2011. REVISTA CARTA NA ESCOLA. So Paulo: Confiana, abril, 2010. RIVAS, Jlio Csar. Aps YouTube, canadense Justin Bieber vira sensao da msica. In Globo Notcias. EFE,19 de novembro de 2009. Disponvel em <http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MRP1384872-6174,00.html> Acesso em 15 de outubro de 2011. SCHUTT , Eduardo Medeiros. Pesquisa aponta que games so a principal entrada de jovens na internet. In Tech Mundo, 07 de outubro de 2011. Disponvel em: < http://baixa.ki/a14142>. Acesso em 25 de outubro de 2011 SILVA, Salete. Ser o fim das apostilas? In Ensino Superior, sd. Disponvel em <http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=12758>. Acesso em29 de novembro de 2011 TORI, Romero. Educao sem distncia: As tecnologias interativas, So Paulo, SENAC, 2010. SCHUTT , Eduardo Medeiros. Pesquisa aponta que games so a principal entrada de jovens na internet. In Tech Mundo, 07 de outubro de 2011. VIEIRA, A. S. ; Rodrigues, C. D. Vantagens e Crticas sobre o uso da Informtica na Educao. In: IV Frum de Pesquisa, Ensino, Extenso e Ps-graduao, 2007, Belm. IV Frum de Pesquisa, Ensino, Extenso e Psgraduao, 2007. v. 1. VYGOTSKY L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes, Cambridge MA: Harvard University Press. 1978.

Das könnte Ihnen auch gefallen