Sie sind auf Seite 1von 66

INTRODUO EDUCAO A DISTNCIA

Marta Maria Gomes Van der Linden Cibelle de Ftima Castro de Assis Introduo
Caro(a) Aluno(a), Este curso ir introduzir voc na teoria e prtica do ensino e aprendizagem online. Ter como foco os fundamentos tericos e metodolgicos que orientam a educao virtual. Voc vai utilizar um ambiente virtual de aprendizagem ao mesmo tempo em que ser levado a refletir sobre as possibilidades e limites oferecidos pelas tecnologias aplicadas educao. Ter oportunidade de vivenciar um modelo de comunidade virtual orientada para a aprendizagem colaborativa. Ir refletir sobre experincias internacionais e nacionais de Educao A Distncia(EAD) e vivenciar algumas prticas de avaliao em educao on-line.

Objetivos:
Ao final do curso cada participante dever estar habilitado para:

Compreender o conceito de EAD como modalidade de ensino, suas


especificidades, definies e evoluo ao longo do tempo;

Participar de uma comunidade virtual de aprendizagem; Conhecer as regras de convivncia para participao em comunidades
virtuais e as ferramentas de comunicao: emoticons, netiqueta, clareza, citaes e diretrizes de feedback;

Utilizar as ferramentas de comunicao sncronas e assncronas no Ambiente


Virtual Moodle;

Participar de atividades de ambientao no Moodle e experimentar seus


recursos e ferramentas como forma de viabilizar sua participao como aluno virtual em disciplinas posteriores do seu Curso Virtual.

Metodologia
O curso dever desenvolver-se numa perspectiva metodolgica centrada no aluno. A sua interao com os demais (alunos, tutores e docentes) se dar atravs de uma comunidade de aprendizagem em rede apoiada na Internet, atravs da qual, poder acessar o contedo da disciplina e realizar as atividades acadmicas. A disciplina focar especialmente o desenvolvimento de habilidades e competncias para a aprendizagem colaborativa e o exerccio da autonomia. Ser adotada a abordagem construcionista, buscando resgatar os conhecimentos prvios dos alunos e o trabalho com temas que faam parte da realidade dos mesmos e que sejam significativos para a aprendizagem.

Projeto da Disciplina
A disciplina est estruturada em seis Unidades Temticas Integradas. Cada uma contm itens e subitens que remetem s outras unidades. Os temas abordados sero acompanhados de uma exposio em Powerpoint, uma animao, mapas conceituais, vdeos ou ilustraes, indicao de textos de apoio e problematizao das questes do texto. Para cada unidade ser aberta uma discusso no frum e proposta uma atividade de avaliao.

Critrios de Avaliao
A avaliao ser diagnstica e formativa, voltada para o acompanhamento da construo do conhecimento dos alunos, em dois momentos: ao longo do curso e presencialmente. Ao longo do curso ser atribuda uma nota referente s participaes do aluno nos Fruns da disciplina. Uma segunda nota ser atribuda com base nos relatrios emitidos pelo Moodle (chat, glossrio, wikis, resumos, tarefas, apresentaes virtuais, portflio) realizados pelo aluno. No momento da avaliao presencial, atribuiremos a terceira nota relativa a uma atividade a ser realizada no Plo na data indicada no calendrio da disciplina no Moodle. Para os alunos que no atingirem a mdia 7,0 (sete) nas trs avaliaes parciais, haver um exame final na forma presencial.

Requisitos Mnimos de Participao


Os seguintes requisitos so exigidos no decorrer da disciplina:

Verifique seu e-mail diariamente; Visite a sala de aula virtual pelo menos trs vezes por semana no endereo
www.ead.ufpb.br (tenha sempre em mente seu login e senha para poder acess-lo);

Participe das discusses e das atividades colaborativas sncronas e


assncronas;

Verifique semanalmente o material de estudo indicado no Moodle. Faa


download do material e leia os textos indicados. Se tiver dificuldade de ler na tela, imprima o material de estudo;

Visite a biblioteca de seu Plo para consultar a bibliografia bsica do


curso;

Faa as tarefas / atividades indicadas a cada semana e envie atravs do


Moodle para serem avaliadas.

Unidades Temticas Integradas


Os temas abordados em cada unidade so os seguintes:

Unidade I - Uma Introduo aos Fundamentos Tericos e Metodolgicos da Educao a Distncia Da Educao a Distncia Educao Virtual A Sala de Aula Virtual Moodle UFPBVIRTUAL no contexto da Universidade Aberta do Brasil - UAB O Professor, o Aluno e a Comunidade Virtual de Aprendizagem Unidade II - Uma Introduo aos Fundamentos Tericos e Metodolgicos da Educao a Distncia O Ambiente Virtual de Aprendizagem Virtual Moodle Filosofia do Moodle Ferramentas do Moodle Unidade III - O Aluno Virtual Quem o Aluno Virtual? Comportamento Autnomo Regras de Convivncia e Ferramentas de Comunicao Unidade IV - Comunidades Virtuais de Aprendizagem Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA Comunidades Virtuais de Aprendizagem O Papel do Aluno na Comunidade Virtual Interao e Interatividade O Silncio Virtual Unidade V - Avaliao em Ambientes Virtuais apoiados pela Internet As Dimenses da Avaliao Fundamentos da Avaliao Educacional Avaliao em Ambientes Virtuais Interativos Instrumentos e Procedimentos de Avaliao dos Alunos e da Disciplina Unidade VI - Histrico da Educao A Distncia Contexto Histrico Surgimento e Evoluo da EAD Geraes de EAD A Insero da EAD no Brasil Regulamentao da EAD no Brasil O Mapa Conceitual da Disciplina Introduo a Educao a Distncia apresentado a seguir.

UNIDADE I
Uma Introduo aos Fundamentos Tericos e Metodolgicos da Educao a Distncia
1.1 Situando a Temtica
Nesta unidade trataremos de questes relacionadas aos fundamentos bsicos do ensino - aprendizagem na Educao a Distncia e das metodologias que do sustentao a essa modalidade de educao. Na perspectiva de entendermos nossa insero nesse processo, apresentaremos a UFPBVIRTUAL como integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. ATENO! Voc pode acessar o site http://www.uab.mec.gov.br Discutiremos o modelo de educao adotado pela UFPBVIRTUAL e as expectativas que temos com relao implantao dos Cursos. Faremos uma breve apresentao de nosso ambiente virtual de aprendizagem e dos recursos didticos que apoiaro o desenvolvimento dos Cursos. A Figura 1, a seguir, ilustra o funcionamento da aprendizagem em rede que configura a base do desenvolvimento da Educao a Distncia na UFPBVIRTUAL.

Figura 1. A rede de aprendizagem na Educao Virtual. Fonte: Palooff & Pratt (2004)

Como elemento aglutinador e facilitador das relaes indicadas na Figura 1, temos os tutores presenciais atuando diretamente nos Plos, numa relao de 1 tutor para cada 25 alunos, os tutores a distncia,atuando diretamente junto aos professores da UFPB, numa relao de 1 tutor para cada 100 alunos e os coordenadores de Plo que organizam o processo e a infra estrutura de apoio em cada municpio Plo.

1.2 Problematizando a Temtica


Uma profuso de projetos de EAD baseados em tecnologias da Internet tem marcado o cenrio da educao brasileira desde os anos 90. As iniciativas tm surgido como resposta imediata necessidade de treinamento empresarial elearning e no mundo acadmico principalmente nas instituies pblicas brasileiras, em projetos de formao de professores no atendimento aos determinantes do art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), que trata da insero da EAD no sistema educacional. (Van der Linden, 2005). Com relao formao de professores, essa expanso teve impulso em 1996, quando a LDB determinou que em 10 anos todos os professores do Pas deveriam possuir nvel superior. A falta de vagas para formao de professores nas Instituies Pblicas e a disperso geogrfica dos professores leigos, atuantes nos mais longnquos recantos do pas, foram fatores que impulsionaram essa expanso. Embora tenhamos avanado nesse perodo, sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer. possvel perceber que desde a segunda metade dos anos 90 os ambientes de trabalho, estudo e lazer vm sendo significativamente impactados pela incorporao das tecnologias, da informao e da comunicao. Esses impactos tm sido percebidos particularmente no mundo do trabalho nas relaes que permeiam a educao e a construo de conhecimentos. Em volta do mundo, pases tm investido em universidades abertas e a distncia e atrado um nmero cada vez maior de estudantes. No foco dessa evoluo tecnolgica, esto os resultado dos avanos da microeletrnica, na forma dos computadores, de tecnologias digitais, de redes de fibra tica e das bandas de conexo, com impactos decisivos no modo de ensinar e aprender. Esse contexto, marcado pelo crescente aumento da capacidade de trfego de elementos multimdia nas redes de computadores, pela popularizao da Internet, e aumento de pesquisas e criao de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) esto criando condies tcnicas e tornando atraente o mundo da Educao a Distncia. Ao mesmo tempo esto provocando novos desafios em relao aos modelos tradicionais de ensino-aprendizagem, s metodologias de ensino, postura dos docentes e discentes e especialmente forma de ensinar e aprender. nesse cenrio que a educao a distncia tem sido chamada para dar respostas aos desafios postos pela sociedade do conhecimento. Em texto escrito por Preti (2001) sobre Educao a Distncia e Globalizao: desafios e tendncias, o autor apresenta um panorama da EAD no Brasil e no mundo e questiona: qual o sentido dessa expanso? A EAD tem as potencialidades que esto sendo esperadas? Como dar conta do divrcio entre o desenvolvimento dos conhecimentos e as limitadas oportunidades de acesso aos recursos

tecnolgicos, notadamente a Internet? Como assegurar a expanso da educao e sua democratizao, garantindo a qualidade do processo educacional? Essas so questes que nortearo nossas discusses, com base na realidade social em que a educao e tecnologia so os motores dos processos de aprendizagem e desenvolvimento na sociedade da Informao.

Figura 2. Educao e Tecnologia em uma nova realidade social. Fonte: Filatro (2004).

1.3 Conhecendo a Temtica 1.3.1 Da Educao a Distncia Educao Virtual


Segundo Moran (2002), a Educao a Distncia o processo de ensinoaprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos esto separados espacial e/ou temporalmente. Na literatura comum encontrarmos os termos presencial, semi-presencial, a distncia, virtual e on-line, para designar a natureza do curso:

A educao presencial pressupe o contato face a face entre professores e


alunos e tradicionalmente aplica-se a qualquer nvel educacional, onde professores e alunos se encontram sempre num local fsico, chamado sala de aula;

Aprendizagem hbrida ou Blended learning, modalidade onde os cursos


combinam diversos tipos de meios de aprendizagem, tanto atravs de tecnologias (e-Learning), como atravs de mtodos tradicionais como o ensino presencial. Na educao semi-presencial as atividades acontecem em parte na sala de aula e em parte a distncia;

O ensino a distncia um sistema tecnolgico de comunicao bidirecional


(multidirecional), que pode ser massivo, baseado em uma ao sistemtica e conjunta de recursos didticos e o apoio de uma organizao e tutoria, que,

separados fisicamente dos estudantes, propiciam a esses uma aprendizagem independente. (Aretio, 2001). A educao a distncia pode ter ou no momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espao e no tempo. Ao tratar das Modalidades de Educao Apoiadas em Redes de Comunicao, Harasim (2003) apresenta os traos definidores de cada modalidade educativa, destacando as diferenas e semelhanas entre Aprendizagem Colaborativa Online, Educao a Distncia On-line e Treinamento On-line baseado em computador. Um exemplo ilustrativo apresentado na Figura 3 a seguir.

Figura 3. Trs tipos de educao on-line. Fonte: Harasim (2003).

Em comum s trs modalidades acima expostas, h o uso do computador e a independncia de lugar e tempo para sua realizao. No entanto, as diferenas substanciais podem ser percebidas com relao s formas de interao, conduo dos estudos e de apoio aos alunos, conforme indicado na Figura 4.

10

Figura 4. Caractersticas de cada modalidade da educao on-line. Fonte: Van der Linden(2005) adaptado de Harasim(2003).

A Educao a Distncia On-line marcada pela idia de educao em massa com interao unidirecional (um para muitos), assncrona, baseada em textos e mediada pelo computador. A comunicao se faz entre o estudante e a Instituio. O Treinamento On-line baseado em computador marcado pela ao individual entre o sujeito e o material de apoio (um para um), com uso da multimdia (softwares, CDs, vdeos) e avaliao informatizada com banco de respostas para conferncia. Na Aprendizagem Colaborativa On-line a construo do conhecimento deslocase da unidade de anlise do indivduo para a relao do indivduo com o ambiente e a interao com os outros (muitos para muitos, aprendizagem em grupo). O dilogo assncrono e a colaborao so caractersticos desse tipo de aprendizagem que concebida como processo social. (Van der Linden, 2005).

Ampliando seu Conhecimento Para saber mais leia o captulo 1 do livro Das tradies Virtualidade de Edith Litwin.

O conjunto de ferramentas da Internet possibilitou a comunicao entre os interessados de diferentes formas. Segundo Aretio (2001), talvez a principal distino esteja na dimenso temporal. Quando h coincidncia temporal no ato comunicativo, com conexo simultnea, temos uma comunicao sncrona. Quando a comunicao acontece sem que haja coincidncia temporal, em que emitente e destinatrio no esto simultaneamente se comunicando em tempo real, temos a comunicao assncrona.As ferramentas disponveis para uso das comunidades virtuais possibilitam interaes bidirecionais ou multidirecionais, independente de serem sncronas ou assncronas.

AGORA SUA VEZ: Construindo Conhecimento Voc sabe o que significa atividade on-line e off-line? Atividades on-line so realizadas quando se est conectado Internet e off-line quando no se exige esta condio. Consulte o Glossrio referencial de termos EAD produzido pela equipe de educao a distncia do Centro de Computao da UNICAMP, disponvel no seguinte endereo: http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/ead/document/?view=64 e descubra o significado dos termos utilizados nessa unidade de estudo.

Educao On-line uma modalidade de ensino-aprendizagem que inclui uma

11

ampla gama de aplicaes e processos, tais como aprendizagem baseada na Internet, aulas virtuais e colaborao digital. Inclui a entrega de contedos como udio, vdeo, textos e animaes atravs da Internet, possibilitando o trabalho em equipes colaborativas. (Moran, 2001) Ampliando seu Conhecimento Leia sobre a evoluo da EAD, segundo os critrios apontados no recorte do texto O que educao a distncia? de Jos Manuel Moran transcrito abaixo: perceptvel que comeamos a passar dos modelos predominantemente individuais para os grupais na educao a distncia. Das mdias unidirecionais, como o jornal, a televiso e o rdio, caminhamos para mdias mais interativas e mesmo os meios de comunicao tradicionais buscam novas formas de interao. Da comunicao offline estamos evoluindo para um mix de comunicao off e on-line. Este texto pode ser acessado na ntegra no site www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm

1.3.2 A Sala de Aula Virtual Moodle


Na educao virtual a ferramenta que d apoio s atividades dos alunos e tambm s dos professores o Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA). No caso da UFPBVIRTUAL, o nosso ambiente o Moodle e ele constitui a nossa sala de aula virtual.

12

Figura 5. Sala de Aula Virtual da Disciplina EAD-UFPBVIRTUAL no Ambiente Moodle

O Moodle um recurso moderno especialmente por englobar ferramentas como fruns, chats, biblioteca virtual, material didtico-pedaggico e tutorial. Cada uma dessas ferramentas tem uma utilidade especfica e contribui decisivamente para interao dos participantes e acesso aos materiais instrucionais elaborados pelos professores. So ferramentas que minimizam a sensao de isolamento que poderia ocorrer na educao a distncia. No Moodle, atravs de uma senha previamente cadastrada, o estudante tem acesso ao contedo do curso e ao material didtico, participa de fruns de discusso temticos, resolve questionrios e listas de exerccios no computador alm de uma srie de atividades acadmicas a escolha do tutor.

Na Unidade II esto apresentadas as ferramentas do Moodle e algumas regrinhas bsicas para explorar as suas potencialidades a fim de aumentar a eficcia do curso.
AGORA SUA VEZ: Dialogando e Construindo Conhecimento A Educao Virtual causa impactos e surpreende tanto os alunos quanto os professores. No texto de Peggy Minnis Teaching in Your Pajamas: Lessons of Online Classes verso original publicada em The New York Times Teachers Journal em 2003 e traduzido pelo IG Educao, disponvel em: http://www.adurrj.org.br/5com/pop-up/ensino_virtual.htm voc vai encontrar uma viso bem humorada do professor on-line e poder refletir sobre as novas funes docentes na educao virtual. Est disponvel tambm no nosso ambiente Moodle.

1.3.3 UFPBVIRTUAL no Contexto da Universidade Aberta do Brasil UAB


A Universidade Aberta do Brasil -UAB se apresenta como um projeto de vanguarda no cenrio educativo do Brasil atual. UAB o nome dado ao projeto criado pelo Ministrio da Educao (MEC), em 2005, para a articulao e integrao experimental de um sistema nacional de educao superior. Esse sistema formado por instituies pblicas de ensino superior que levam ensino superior pblico de qualidade aos Municpios brasileiros que no tm oferta ou cujos cursos ofertados no so suficientes para atender a populao. Dessa forma a Universidade Federal da Paraba contribui de forma significativa, j em seu primeiro ano, com a democratizao do ensino, uma vez que busca atender as necessidades mais urgentes tanto de formao de professores leigos quanto de demanda da sociedade. A UFPBVIRTUAL em 2007 oferecer os cursos de Licenciatura Plena em Matemtica, em Letras com habilitao em Lngua Portugusa e em Pedagogia com habilitao em Educao Infantil, na modalidade a distncia. Tais cursos ao serem concebidos pela UFPB, incorporam as prticas dessa universidade proporcionando uma formao especfica para os que atuam na educao, principalmente nestas reas do conhecimento, visando o resgate da identidade profissional e o atendimento aos objetivos da UAB.

13

AGORA SUA VEZ: Dialogando e Construindo Conhecimento O texto Alguns dados da Educao Superior Brasileira est acessvel no ambiente Moodle desta disciplina. Ele traz informaes importantes sobre o quadro atual da educao no nosso pas, justificando assim a importncia do projeto UAB. Voc deve l-lo com ateno e analisar criticamente as informaes trazidas por ele.

1.3.4 O Professor, o Aluno e a Comunidade Virtual de Aprendizagem


Com a popularizao da Internet e suas ferramentas, instala-se a lgica da comunicao em substituio lgica da transmisso, em que o receptor convidado livre criao e a mensagem ganha sentido sob sua interveno. Nesse contexto, a interatividade possibilitada pelas tecnologias de rede amplia as condies de interao e aprendizagem colaborativa on-line ao configurar cenrios educacionais prprios cooperao e colaborao, em apoio construo de conhecimentos. Nesse cenrio instalam-se as Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Discutir os papis dos professores, tutores e alunos nas comunidades virtuais representa o desafio a ser perseguido nesse item. Quando o ensinar e o aprender deixam a sala de aula, cabe ao professor criar uma espcie de embalagem na qual o curso transcorre com o envio de metas, de objetivos e de resultados esperados, com diretrizes iniciais de participao, com pensamentos e questes que estimulem a discusso e com tarefas que sejam completadas colaborativamente. Palloff e Pratt( 2002). O que uma comunidade de aprendizagem? Quais os papis dos participantes nas comunidades virtuais? O que leva aos bons resultados? Existe uma diferena entre comunidade de aprendizagem on-line e uma comunidade on-line, ou grupo on-line em que as pessoas se encontram para compartilhar um interesse mtuo. Segundo Van der Linden (2005) apoiada em Pallof e Pratt (2004) o envolvimento com a aprendizagem colaborativa e a prtica reflexiva implcita na aprendizagem transformadora que caracterizam a comunidade de aprendizagem on-line. Para esses autores, uma comunidade de aprendizagem on-line caracteriza-se pelos seguintes resultados:

Interao ativa que envolve tanto o contedo do curso quanto a comunicao


pessoal;

Aprendizagem colaborativa evidenciada pelos comentrios dirigidos


primeiramente de um aluno a outro aluno e no do aluno ao professor;

Significados construdos socialmente e evidenciados pela concordncia ou


questionamento, com inteno de se chegar a um acordo;

14

Compartilhamento de recursos entre os alunos e,

Expresses de apoio e estmulo trocadas entre os alunos, tanto quanto a


vontade de avaliar criticamente o trabalho dos outros. (Pallof e Pratt,2004). Nesse sentido, os ambientes virtuais de aprendizagem configuram a base para vivenciarmos as chamadas comunidades de aprendizagem onde o dilogo ocupa posio central. Nesse contexto, parece-nos que o estabelecimento de mecanismos de avaliao que contemplem a participao on-line constitui passo importante para compreenso do processo de aprendizagem na construo do conhecimento na educao virtual. Na Unidade V abordaremos questes acerca da avaliao em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A postura dos alunos no ambiente virtual vai refletir seu envolvimento com o curso e sua trajetria de aprendizagem. A aquisio de novos hbitos ser necessria para ter sucesso. Na Unidade III trataremos do aluno virtual: suas necessidades, seu comportamento e o seu papel na formao de uma comunidade de aprendizagem. Considerando que educao comunicao, e que o ato didtico acima de tudo um processo comunicativo, parece-nos relevante compreender a importncia que as Comunidades Virtuais de Aprendizagem tm para aprendizagem colaborativa on-line.A unidade IV ser dedicada ao exame desta questo

AGORA SUA VEZ: Dialogando e Construindo Conhecimento A sua primeira atividade ser o preenchimento do seu perfil como aluno da UFPBVIRTUAL. Ela ser feita de duas formas: uma verso impressa que ser entregue pelo tutor em mos e devolvida aps preenchimento e outra que ser feita no ambiente Moodle com o auxlio dos professores e tutores. A nossa idia levantar um perfil do aluno virtual da UFPB para que os docentes possam conhec-los e ajud-los nessa caminhada. Para maiores detalhes veja a Unidade V que trata da avaliao.

1.4 Avaliando o que foi Construdo


Ancoradas na idia defendida por estudiosos da temtica de que a sociedade da informao requer sujeitos capazes de acessar dados e outorgar-lhes significados, esperamos que ao final desta unidade em que abordamos as idias bsicas e os fundamentos da Educao a Distncia, voc esteja motivado para continuar pesquisando e construindo significados acerca do tema introduzido.

15

16

UNIDADE II
Apresentao e Ambientao da Sala de Aula Virtual Moodle
2.1 Situando a Temtica
Pensar na Educao a Distncia implica pensar na didtica, nos mtodos de ensino, na interao professor-aluno, nas questes de planejamento. Significa compreender que a mudana em processo exige nova concepo sobre os alunos como seres crticos e participativos, com autonomia e capacidade de tomar decises. Esse cenrio exige uma concepo contextualizada de ensino que privilegie a participao, o dilogo, a autonomia e a reflexo permanente por parte dos professores, dos tutores e dos alunos sobre as mltiplas dimenses que envolvem a aprendizagem colaborativa . bem possvel que para muitos de vocs esta seja a primeira experincia com Educao a Distncia, com aulas em ambientes virtuais de aprendizagem e certamente o primeiro contato com a plataforma Moodle da UFPBVIRTUAL. Assim sendo, nesta unidade proporcionaremos atividades que explorem as potencialidades dos recursos do Moodle tais como chat, frum, glossrio, tarefa, wiki, entre outras, de modo que voc possa desenvolver habilidades de cooperao, colaborao e autonomia em seus estudos.

Figura 1. Ambiente Moodle da UFPBVIRTUAL

17

2.2 Problematizando a Temtica


Na educao a distncia professores e alunos podem estar separados no espao e no tempo, mas existe comunicao e interao entre ambos e no caso da educao virtual essa mediao feita por recursos multimdia, com apoio de tutoria especializada. Tais recursos devem garantir a qualidade e a eficcia do curso. Geralmente, so utilizados materiais impressos, vdeos, hipertextos, CDs, DVDs, entre outros, sempre focados no aluno e nas suas necessidades de aprendizagem. Alguns procedimentos e prticas rotineiras da vida de um estudante tradicional voc certamente j conhece: assiduidade nas aulas, participao nas discusses com o professor e com os outros alunos, realizao de provas e avaliaes constantes, cumprimento de tarefas, interao face a face com o professor, esclarecimento de dvidas, realizao de pesquisa, estudo do material do curso, alm de dedicao de algumas horas para o estudo diariamente. E na educao a distncia, como so as prticas e os procedimentos? Como se do as aulas em um curso a distncia? O que seria um ambiente virtual de aprendizagem? Como a plataforma Moodle pode contribuir diretamente em suas atividades acadmicas? Como o professor da disciplina vai saber se voc est indo bem nos estudos? Se um aluno ausente, como o professor vai perceber? Como usar o computador para entregar tarefas? Como interagir com a sua turma em um ambiente virtual? A busca de respostas a esses questionamentos se dar atravs da anlise do caso concreto de implantao desse Curso e da sua situao enquanto aluno da UFPBVIRTUAL, no contexto do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. No que diz respeito ao uso das ferramentas, iremos aprender fazendo, atravs da plataforma Moodle. Este ser o ambiente de aprendizagem que servir de suporte para todas as disciplinas do Curso. Nele, os professores podero acompanhar o registro e a participao dos alunos. Podem ainda monitorar as atividades cumpridas e as interaes, atravs de relatrios individualizados fornecidos pelo sistema.

2.3 Conhecendo a Temtica 2.3.1 O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning Environment) um sistema para gerenciamento de cursos (SGC) - um programa para computador destinado a auxiliar educadores a criar cursos de qualidade via Internet. Este sistema de educao tambm chamado de Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). De maneira informal, utiliza-se o termo plataforma educacional. De acordo com informaes disponveis em www.moodle.org, at a data em que este texto foi escrito, a comunidade mundial do Moodle j possua mais de

18

200 mil usurios registrados apenas neste site, falando mais de 75 idiomas em 175 pases, entre professores e alunos no apenas nas universidades, mas tambm em escolas secundrias, escolas primrias, organizaes no lucrativas, companhias privadas e por professores de forma independente. Uma das principais vantagens do Moodle que ele fundamentado para por em prtica uma aprendizagem scio-construtivista. De acordo com essa abordagem, a mediao do processo de ensino e aprendizagem no se resume ao planejamento, ministrao de aulas e orientaes oferecidas pelo professor. Consiste em transformar as aulas em processos contnuos de informao, comunicao e de pesquisa, que resulte na criao ativa de conhecimentos significativos, numa relao de equilbrio entre professores, tutores e os alunos-participantes ativos. Na figura a seguir, apresentaremos uma ilustrao da estrutura para a aprendizagem a distncia e o relacionamento entre os elementos que a integram.

Figura 2. Estrutura para a Aprendizagem a Distncia. Fonte: Adaptado de (Pallof & Pratt,2002)

Ampliando seu conhecimento Se voc tiver interesse em saber um pouco mais sobre o construtivismo e aprendizagem acesse: www.centrorefeducacional.com.br/pratcons.htm Reflita sobre as suas principais caractersticas e amplie seus conhecimentos.

19

2.3.2 Filosofia do Moodle


O Moodle foi criado por Martin Dougiamas profissional de informtica com formao em Pedagogia. Sua primeira verso foi lanada no dia 20 de agosto de 2002 e a mais atual 1.8 no dia 31 de maro de 2007. O Moodle foi concebido tendo uma base slida na pedagogia. A concepo e o desenvolvimento do Moodle so guiados por uma filosofia scio-construtivista de pensar o processo de educao-aprendizagem. Isto , considera que as pessoas constroem ativamente novos conhecimentos, a partir de conhecimentos prvios, medida que interagem com seu ambiente e com os demais participantes. A interao torna-se particularmente eficaz quando possibilita a construo do conhecimento de forma colaborativa. A idia criar uma cultura de compartilhamento e colaborao na construo de significados. Ampliando seu conhecimento Se voc tiver interesse em saber um pouco mais sobre o Moodle e participar da comunidade Moodle do Brasil acesse na Internet a pgina www.moodlebrasil.net/moodle. Voc tambm pode acessar http://aprender.unb.br l voc encontrar o manual do usurio do Moodle escrito pelo professor Athail Rangel da UNB o qual tambm consultamos para elaborar este material.

2.3.3 Ferramentas do Moodle


O Moodle oferece uma variedade de ferramentas que podem aumentar a eficcia de um curso on-line. possvel facilmente compartilhar materiais de estudo, montar listas de discusses, aplicar testes de avaliao e pesquisas de opinio, coletar e revisar tarefas e acessar e registrar notas, entre outras. As ferramentas podem ser selecionadas pelo professor de acordo com seus objetivos pedaggicos. Todas estas possibilidades potencializam a aula virtual e a interao entre os participantes. A familiarizao do estudante com as ferramentas disponveis no ambiente necessria para que o mesmo possa participar ativamente do Curso. Assim sendo, vamos apresentar cada uma destas ferramentas e mostrar como devem ser utilizadas. Por oportuno, vamos utiliz-las em estudos de casos concretos sobre a modalidade de Educao a Distncia, a Educao Superior no Brasil e o papel da UFPBVIRTUAL nesse contexto. Apresentaremos essas ferramentas na forma de Materiais e Atividades. Cada ferramenta vem indicada por um cone que serve para facilitar a identificao do tipo de atividade ou de material de estudo.

Materiais de Estudo
O professor pode lanar no Moodle materiais didticos como Texto Simples, Link a um arquivo ou site e Livro. Esses materiais podem ser lidos pelos alunos

20

diretamente na prpria tela do computador, ou ento salvos no computador, CD, disquete, pen drive etc. possvel ainda imprimi-los. Vejamos esses materiais. Observe os cones que aparecem ao lado de cada um. O que um Texto Simples? uma ferramenta que permite ao professor disponibilizar no Moodle textos editados por ele mesmo. Normalmente estes textos so utilizados como referncia para uma atividade posterior. O que um Link a um arquivo ou site? uma ferramenta que permite ao professor disponibilizar material de diversas formas. Por exemplo, um arquivo feito no Word ( ), uma apresentao em ) um texto no formato Adobe Acrobat forma de slides usando o PowerPoint ( ) ou uma tabela Excel ( ). ( Esses materiais so selecionados ou produzidos pelo professor e disponibilizados aos alunos no Moodle. fcil identificar os programas onde esses arquivos foram gerados atravs dos respectivos cones. Alm disso, o professor tambm poder fazer um link (ligao) com uma pgina na Internet que contenha informao relacionada temtica em estudo. Neste caso, basta o usurio clicar com o mouse no local indicado, que automaticamente o site ser aberto.

O que um Livro? um material de estudo com vrias pginas organizadas por captulos e itens, onde o professor apresenta um contedo e organiza os temas de estudo.

Atividades
As principais atividades do Moodle so: Chat, Frum, Tarefa, Pesquisa de Avaliao, Questionrio, Dirio, Glossrio, Wiki e Lio .

O que um Chat? O chat, em ingls, significa bate-papo e como veremos mais adiante, diferentemente do frum, o chat uma atividade de comunicao sncrona. Ou seja, uma conversa, que ocorre em tempo real. Para que essa conversa acontea, os participantes devem se conectar no espao reservado ao chat no Moodle nos horrios e nos dias previamente agendados. Este espao chamado de sala de bate-papo. O Moodle tambm registra no calendrio esses eventos. Um grupo de alunos pode combinar sesses adicionais de batepapo (alm das estabelecidas pelo professor) e acessar o ambiente a qualquer momento e em qualquer lugar. Este um espao muito especial para interaes sociais, mas tambm pode ser utilizado para tirar dvidas.

21

O que um Frum? Esta uma das ferramentas mais importantes de interao em cursos virtuais e por isso tambm bastante utilizada como meio de avaliao. Consiste numa conversa em que os participantes no esto conectados no mesmo instante, e por isso chamada de interao assncrona. Cada participante do frum escolhe o dia e a hora de participar. O espao frum pode ser usado de diferentes formas: uma entrevista com um professor convidado onde os alunos elaboram as perguntas, debate entre grupos e com o professor da disciplina, um espao onde o professor disponibiliza perguntas mais freqentes sobre um determinado assunto ou onde grupos de alunos questionem outros grupos. Tudo vai depender da orientao do professor e do interesse dos participantes. Existe um frum para os tutores (Frum de Tutores) onde os mesmos participam interagindo entre eles e com os professores, um frum de notcia que no disponvel para discusso, funcionando como uma espcie de jornal (Frum de Notcias), um frum da disciplina que constitui o mais importante espao de interao dos participantes na discusso dos temas relacionados disciplina (Frum da Disciplina) e ainda um frum para proporcionar interao social entre os participantes (Frum Social). No frum, as mensagens podem ser inseridas com calma e devem ter valor do ponto de vista coletivo. preciso refletir sobre a qualidade do contedo dessas mensagens e nunca perder de vista o foco central da discusso. As mensagens postadas podem ser lidas posteriormente por qualquer participante e podem ainda ser disponibilizadas via e-mail para cada um. Existem algumas regrinhas para uma adequada participao no frum. Essas regrinhas so chamadas de Netiqueta e as estudaremos mais adiante na Unidade III.

O que uma Tarefa? Uma tarefa consiste na descrio ou enunciado de uma atividade a ser desenvolvida pelo aluno. A tarefa contm explicaes objetivas de como ela ser realizada, se off-line ou on-line. Indica os prazos de entrega e se permitido enviar novamente outro arquivo. Nela est indicado se ser atribuda uma pontuao para avaliao e de quanto ser. A tarefa precisa ser enviada atravs do Moodle, em arquivo eletrnico, salvo anteriormente pelo aluno em um computador, CD, disquete ou pen drive.

O que uma Pesquisa de Avaliao? Este recurso consiste num conjunto de atividades relacionadas avaliao das vrias dimenses do processo educacional, entre elas, as perspectivas do aluno, a avaliao do prprio curso, e a auto-avaliao. A partir das respostas dos alunos, so gerados relatrios agregados e individualizados que possibilitam o acompanhamento do aluno e da turma como um todo.

22

O que um Questionrio? Esta uma atividade que permite ao aluno responder no Moodle a um conjunto de questes, onde as respostas podem aparecer na forma de mltipla escolha, verdadeiro ou falso, ou ainda na forma de resposta breve, que nesse caso uma palavra ou frase. O professor poder controlar o perodo de durao desta atividade e inclusive permitir que o aluno revise as suas respostas antes de passar adiante. Pode ainda permitir que o aluno faa a tarefa por etapas ou de uma nica vez.

O que um Dirio? uma ferramenta usada pelo aluno para relatar, como em um dirio comum, as suas atividades e suas experincias. Apenas o prprio aluno e seu professor tero acesso a esse dirio. Para o professor as informaes contidas no Dirio so importantes para que ele possa acompanhar a aprendizagem do aluno. Por exemplo, as dificuldades em lidar com a informtica, em realizar alguma tarefa, em acessar materiais, as boas experincias que teve, os temas que mais gostou de discutir e ainda, suas reflexes pessoais. Para o aluno, o dirio constitui importante ferramenta de auto-reflexo sobre seu desempenho no Curso e ainda serve de espao para anotaes de temas estudados.

O que um Glossrio? Esta atividade permite que os participantes criem e atualizem uma lista de definies como em um dicionrio. No entanto, o que o diferencia de um dicionrio a necessidade de contextualizar os termos. Podemos criar vrios glossrios ao mesmo tempo: um glossrio principal e os demais secundrios cujos itens podem ser exportados para o glossrio principal. possvel ainda fazer links nos textos do curso que levam aos itens definidos no glossrio.

O que um Wiki? Um Wiki uma coleo de documentos criados de forma coletiva no ambiente da Internet. Algum inicia o documento sobre determinado tema, inserindo um pargrafo ou texto de sua autoria. permitido aos outros participantes editar e adicionar novos pargrafos a este Wiki Para cada Wiki o professor especifica os objetivos e o contedo a ser construdo. Nele podem ser elaborados de forma coletiva, anotaes de aulas, resumos gerais de textos extensos,artigos, relatrios etc. Um Wiki pode ser desenvolvido por toda a turma ou por grupos menores. O trabalho resultante pode ser visto e criticado pelo conjunto dos participantes e no somente pelo professor, podendo ser usado como fonte de dados por outras pessoas e no apenas corrigido e arquivado.

23

Ampliando seu Conhecimento O termo wiki tem origem na expresso havaiana wiki-wiki que significa muito rpido. A wikipdia uma enciclopdia e considerado o maior wiki do mundo! escrita por voluntrios de todo o mundo. Voc tambm pode adicionar contedo, editar o trabalho de outras pessoas, ou acrescentar outra pgina de colaborao como um sub-tpico visitando o site www.wikipedia.org na Internet. Mas tambm pode us-lo para fazer uma pesquisa sobre um tema que lhe desperte interesse.

O que Lio? Uma Lio consiste em um texto sobre determinado assunto, ao qual se seguem questionamentos com alternativas de respostas. Dependendo da resposta escolhida pelo aluno ele prossegue na lio ou pode retornar para a mesma pgina. O professor poder disponibilizar vrias sees da mesma lio para livre escolha do aluno, ou ainda determinar uma seqncia a ser seguida. AGORA SUA VEZ: Dialogando e Construindo Conhecimento Agora vamos utilizar as ferramentas apresentadas para discutir alguns temas e testar as suas funcionalidades.Visitando o ambiente da disciplina EAD no Moodle voc encontrar as atividades que dever realizar. Cada uma vem acompanhada de um cone que j foi apresentado no texto e que serve para facilitar a identificao do tipo de atividade. Acesse a plataforma e participe! O site : www.ead.ufpb.br . Tenha em mente seu login e senha.

2.4 Avaliando o que foi Construdo


Esperamos que durante essa unidade voc possa ter experimentado as principais funcionalidades das ferramentas do Moodle e que de agora em diante se sinta mais familiarizado em participar das aulas atravs do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, que ser utilizado por todas as disciplinas da UFPBVIRTUAL. Esperamos ainda que possa ter desenvolvido habilidades de trabalho colaborativo e que tenha refletido sobre os temas abordados.

24

UNIDADE III
O Aluno Virtual
3.1 Situando a Temtica
A Educao a Distncia apoiada nas tecnologias da comunicao e nas novas metodologias de ensino tem implicado em modificaes nas funes tradicionais de ensinar e aprender, transformando definitivamente o conceito de sala de aula. Muda-se da sala de aula tpica no campus para a sala de aula virtual no ciberespao. nesse ambiente de aprendizagem que se estabelecem as novas relaes entre os participantes. Professores e alunos comportam-se diferentemente nos dois tipos de sala; a forma como se d o processo de aprendizagem tambm diferente, no entanto, em ambas as modalidades o objetivo sempre o mesmo: construir novos conhecimentos e educar para cidadania. Se verdade que ningum educa ningum, por outro lado, ningum se educa sozinho. Nesse sentido, a educao a distncia, paradoxalmente, impe interlocuo permanente e, portanto, proximidade pelo dilogo (Pretti, 2000). Aproximar as pessoas que se encontram fisicamente distantes e estabelecer relaes de cooperao e colaborao para uma aprendizagem significativa, representa um desafio a ser enfrentado. Nesta unidade trataremos desse processo de transio e focalizaremos o papel do aluno nessa modalidade educacional. Refletiremos sobre questes da conquista da autonomia dos alunos e das regras de convivncia e estratgias de comunicao para participao em comunidades de aprendizagem que levem o aluno a obter sucesso em cursos virtuais. Ampliando seu Conhecimento Para saber mais leia o Capitulo 1: Quando o Ensinar e o Aprender Deixam a Sala de Aula do livro de PALLOFF, R & PRATT, K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespao.(2002). Disponvel na biblioteca do Plo.

3.2 Problematizando a Temtica


Feche por uns minutos os olhos e imagine uma escola sem salas de aula, sem paredes, sem carteiras, com estudantes indo e vindo, conversando, lendo em diferentes espaos livres, ora reunidos em equipe, ora desenvolvendo atividades individuais, com horrios diversificados para atendimento individual ou em grupos, com calendrio flexvel, acompanhamento personalizado, sob a orientao de um grupo de educadores, etc. Talvez, voc exclamar surpreso: Esta escola no existe. Quem sabe, num futuro seja possvel!

25

No estou falando da educao do futuro. Na realidade, estou falando de uma educao real e atual, possvel e que est acontecendo em nosso pas, sobretudo, na modalidade a distncia, graas aos avanos das novas teorias da Fsica, da Biologia, da Psicologia, da Comunicao, da Pedagogia, etc. e s novas tecnologias da comunicao. (Oreste Preti, 1996)*. Aprender em um ambiente virtual bem diferente de aprender em uma sala de aula tradicional. preciso romper barreiras e adquirir hbitos novos como por exemplo, acessar a Internet para estar atualizado com o curso, participar do frum e fazer leitura, reflexes e comentrios a respeito das mensagens. importante desenvolver a autonomia e tornar-se um aluno independente, pesquisador crtico e colaborar com os participantes com feedbacks construtivos. CONSULTAR: * Para ler o texto completo de Oreste Preti consulte http://www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2002/ead/eadtxt4a.htm

Voc se sente preparado para ser um aluno virtual? At que ponto a aprendizagem on-line se encaixa no seu estilo de vida? Que habilidades voc possui e que habilidades precisa desenvolver para ter sucesso em seu Curso On-line?

3.3 Conhecendo a Temtica 3.3.1 Quem o Aluno Virtual?


Conhecer o perfil dos alunos, suas idiossincrasias e seus estilos de construo do conhecimento tarefa prioritria e ao mesmo tempo de extrema dificuldade quando se trata da educao on-line. Segundo estudiosos da temtica isto requisito necessrio, seja como suporte para definir e planejar um projeto educativo seja para acompanhar e avaliar o mesmo. Ao refletir sobre a interao nos cursos virtuais h necessidade de se resgatar os saberes prvios dos alunos, em conformidade com as teorias cognitivas da aprendizagem. Nesse sentido necessrio gerar situaes de dilogo na perspectiva de conseguir informaes sobre suas representaes da realidade, suas demandas e seus interesses, suas atividades de trabalho e suas formas particulares de estabelecer relaes entre os conhecimentos tericos e prticos.(Van der Linden, 2005). Na tentativa de estabelecermos esse dilogo e de nos conhecermos um pouco mais, foram aplicados dois questionrios de avaliao. O primeiro, um instrumento de avaliao diagnstica, que foi respondido off-line na primeira semana de aula. O segundo instrumento, atividade on-line, teve por objetivo fazer uma pesquisa sobre as suas expectativas em relao ao seu processo de aprendizagem neste curso. O que fazer para se tornar um aluno virtual de sucesso? Segundo PALLOFF & PRATT, (2004) os cursos e programas on-line no foram feitos para todo mundo. Por que? Vamos refletir sobre os fundamentos dessa assertiva !

26

AGORA SUA VEZ: Atividade de Auto-Avaliao: Voc pode fazer uma auto-reflexo respondendo para si prprio s Questes de Auto Avaliao nas pginas 183 e 184 naCaixa de Ferramentas do Aluno Virtual do livro O Aluno Virtual de PALLOFF, R; & PRATT, K. Em seguida, na pgina 185 leia as Explicaes elaboradas pelos autores. Na seqncia, observe a Lista de verificao para auto-avaliao nas pginas 185 e 186. Para finalizar, leia as Dicas para ser um aluno on-line de sucesso pginas 186 e 187.

ATENO! O frum da disciplina ser o espao em que os resultados de suas reflexes individuais sobre sua auto-avaliao sero abordados e socializados. importante que sejam identificadas as potencialidades, os pontos mais problemticos e as formas de super-los.

3.3.2 Comportamento Autnomo


Pode-se dizer que o calcanhar de aquiles na educao a distncia a situao de aprendizagem individual. O estudar sem a presena regular de colegas e professores desafia o cursista a superar suas limitaes pessoais e desenvolver sua capacidade de aprender autonomamente, de aprender a aprender. Esse processo exige envolvimento tanto da instituio como do cursista inscrito. A instituio coloca disposio do Cursista todo o seu sistema (recursos humanos, materiais, redes de comunicao) para dar suporte a caminhada. Por outro lado, o cursista deve mergulhar, assumindo para si, tambm a responsabilidade de sua formao.(...) (Preti, 2000) Estudar sem a presena regular do professor e colegas desafia o aluno virtual a superar suas limitaes pessoais e a desenvolver sua capacidade de aprender autonomamente, de aprender a aprender . O aluno assume para si a responsabilidade de sua formao, tendo como suporte alguns componentes materiais e humanos pensados e planejados, acompanhados e avaliados para que o mesmo tenha a possibilidade de construir essa autonomia durante o processo. Essa perspectiva coloca o aluno como sujeito, autor e condutor de seu processo de formao, apropriao, re-elaborao e construo do conhecimento.

27

Ampliando seu Conhecimento Leia sobre comportamento autnomo em: Autonomia do Aprendiz na Educao a Distncia Captulo 7 In PRETI, Oreste (Org.) Educao a Distncia: construindo significados. No Capitulo 3 do Livro Didtica do Ensino a Distncia de Otto Peters (2001), nas pginas 93 a 104 voc vai encontrar reflexes sobre a questo da Autonomia. Recomendamos as leituras para que voc compreenda um pouco mais sobre este tema.

Auto-Aprendizagem
A auto-aprendizagem uma tarefa pessoal, onde se exercita a autonomia enquanto uma ao educativa no processo de ensino-aprendizagem. A idia de auto-aprendizagem fundamental para a Educao a Distncia, modalidade em que os aprendizes autonomamente estabelecem uma ao interativa com os materiais didticos e interagem com os colegas e professores, estimulados por aes pedaggicas de tutores e professores que atuam como provocadores cognitivos. Nesse ambiente os participantes desenvolvem a capacidade de determinar seu ritmo de aprendizagem, ao acessar o contedo quando e quantas vezes quiser na busca de compreender o que de fato lhes desperta o interesse. Para apoiar esse exerccio de autonomia e de auto-aprendizagem os participantes podem contar com ferramentas especficas, que oferecem oportunidade de acessar informaes e estabelecer contatos sncronos e assncronos com os atores do processo educacional.

Ampliando seu Conhecimento Leia mais sobre dimenses da autonomia enquanto ao educativa no Captulo 7 pginas 132 a 144, In PRETI, Oreste (Org.) Educao a Distncia: construindo significados. Nesse captulo, a questo da autonomia abordada a partir das dimenses ontolgica, poltica, afetiva, metodolgica, tcnico instrumental e operacional. Exercite sua autonomia: leia e reflita sobre cada uma dessas dimenses.

28

Gerenciamento do Tempo
O tempo dedicado a necessria participao dos alunos e professores de fundamental importncia em ambientes virtuais de aprendizagem. Com freqncia o aluno no se d conta de quanto tempo necessrio para participar de um curso virtual e finaliz-lo com sucesso. importante estabelecer metas e estruturar-se para administrar as atividades de forma racional. Estudar on-line no se resume a passar o maior tempo conectado sala de aula virtual. Deve haver tempo para pesquisa e comunicao, mas tambm deve ser reservado tempo para leituras, reflexes e realizao das atividades propostas.

Ampliando seu Conhecimento Tempo e Comprometimento o tema tratado no Capitulo 7 do livro de PALLOFF, R & PRATT, K. O Aluno Virtual. Na pgina 109, os autores sintetizam em um quadro, cinco questes relativas ao gerenciamento do tempo e apresentam tcnicas para ajudar na racionalidade de seu uso. Em PALLOFF, R & PRATT, K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespao, captulo 4, p.71 a 86, voc tambm vai encontrar informaes sobre o gerenciamento do tempo.

Estabelecer objetivos e prioridades e organizar a agenda para facilitar o gerenciamento do tempo no se permitindo ficar atrasado por excesso de trabalho e falta de organizao, fazem parte da estratgia do aluno virtual, que autonomamente definir sua agenda de estudo e o ritmo de sua aprendizagem. Esta agenda pode ser uma tabela com objetivos semanais, atividades a realizar, o tempo estimado e finalmente um espao em que voc analisa se essa meta foi cumprida no prazo ou no. A idia que voc desenvolva o hbito de gerenciar seu tempo. No entanto, algumas pessoas acham esse recurso um elemento de limitao. Se for assim para voc, procure outra maneira de estruturar e organizar seu tempo. bom relembrar que de acordo com Litwin( 2001) a varivel tempo historicamente tem sido considerada de maneira flexvel e adaptvel s possibilidades e s necessidades de cada aluno. Lembramos que no ambiente Moodle, cada aluno possui um calendrio pessoal onde poder agendar suas atividades para no esquec-las.

3.3.3 Regras de Convivncia e Ferramentas de Comunicao


Neste espao trataremos de questes relacionadas propriedade intelectual e direitos autorais que precisam ser observados na elaborao dos trabalhos, assim como as regras de comunicao on-line que devem nortear a vivncia dos participantes na sala de aula virtual.

29

Em EAD estimula-se bastante a participao, colaborao e interao dos participantes em listas de discusses, nos chats e fruns. Estimulam-se ainda atividades em que os alunos se posicionem a respeito das mensagens dos colegas. Nesse ponto necessrio saber se expressar para que o outro entenda perfeitamente o que foi dito. preciso ser claro para transmitir seus pontos de vista com eficcia. Apresentamos a seguir algumas ferramentas de comunicao on-line. Elas podem tornar a comunicao mais fcil e representam um recurso para os participantes possam manter boas relaes no seu ambiente de estudo, seja com alunos ou com tutores.

tica e Netiqueta
Segundo a Wikipdia Netiqueta a etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gria, decorrente da fuso de duas palavras: o termo ingls net (que significa rede) e o termo etiqueta (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendaes para evitar mal-entendidos em comunicaes via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discusso, etc. Serve tambm para regrar condutas em situaes especficas por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet informar que naquele texto existem spoilers, citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc Nenhuma sala de aula virtual totalmente privativa, principalmente quando se estimula a aprendizagem colaborativa e a interao entre os participantes. As pessoas tm liberdade de visitar qualquer espao permitido na Internet. Porm o que se observa freqentemente um mau uso dos recursos de comunicao acarretando em uma total invaso de privacidade seja por violao de senhas, fraude, assdio, perseguio, distoro nos contedos das mensagens, montagem fotogrfica dentre outras. Para garantir que a comunicao seja profissional e respeitosa, os alunos precisam ser orientados a usar uma comunicao adequada. na forma de escrever e se expressar que voc ser conhecido pelos demais alunos do seu ambiente de aprendizagem. A netiqueta um conjunto de regrinhas que devem ser seguidas quando se est escrevendo qualquer texto on-line para algum. Elas so a etiqueta de quem navega na Internet. Na nossa sala de aula devemos equilibrar o dilogo aberto com a cautela. Questes de privacidade e de liberdade de expresso merecem ateno. Os participantes devem ser estimulados a se expressarem livremente, mesmo que haja opinies contrrias. Contudo alguns limites devem ser determinados como, por exemplo, o uso de linguagem agressiva ou desrespeitosa que pode ter resultados desastrosos em uma comunidade de aprendizagem. No existem polticas ou regras claras sobre questes legais envolvidas na aprendizagem virtual, porm, acreditamos que fundamental refletir sobre que comportamentos so ou no so aceitveis. Em caso de quebra de tica o professor confrontar ou far intervenes imediatamente. Para evitar qualquer transtorno, devemos sempre reconhecer os autores e suas idias e respeitar os participantes em discusses on-line.

30

CONSULTAR: Para conhecer o conjunto de normas de conduta on-line visite o site da wikipdia disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta Outras dicas sobre tica e netiqueta na comunicao on-line podero ser vistas em http://www.marcelo.hpg.ig.com.br/netiqueta.htm

Emoticons
De acordo com a Wikipedia os emoticons so uma forma de comunicao paralingstica, um emoticon (em alguns casos chamados de smiley) uma seqncia de caracteres tipogrficos, tais como: :) , ^-^ , :-) ; ou, tambm, uma imagem (usualmente, pequena), que traduz ou quer transmitir o estado psicolgico, emotivo, de quem os emprega, por meio de cones ilustrativos de uma expresso facial. Exemplos: (i.e. sorrindo, estou alegre); (estou triste, chorando), etc.

Normalmente usado por MSN (Microsoft Network) ou pelo ICQ e outros meios de mensagens rpidas. O Nome emoticon deriva da contrao do ingls emotion+icon.

Saiba mais sobre emoticons consultando a Wikipdia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Emoticon De acordo com Palloff e Pratt (2004) os emoticons so utilizados para suprir a impossibilidade de atribuir um tom de voz, expresso facial e linguagem corporal ao que se escreve. Vejamos a seguir alguns exemplos apresentados pelos autores: : ) ou :-) :( :I :Q :O Expressa alegria, sarcasmo ou piada Expressa tristeza Expressa indiferena Expressa confuso Expressa surpresa ou grito

Clareza
A clareza uma qualidade de quem escreve bem e quer se fazer entender. A maior dificuldade que a maioria dos participantes de atividades on-line encontram transformar as idias em texto, utilizando palavras corretas no momento certo. Quando a palavra no expressa suficientemente o que ela quer dizer,o texto acaba

31

transformando-se numa fileira de palavras desconexas e sem sentido. Isso acontece quando no organizamos as idias antes de iniciar a escrita, escrevendo-as sem pensar no texto como um todo. Por outro lado, quando recebemos uma mensagem em que as idias esto bem articuladas e a grafia est correta, conseguimos entender exatamente o que o emitente pretende nos dizer. Isso facilita a comunicao e evita conflitos. Na comunicao on-line redigir com clareza um aspecto crucial, uma vez que a comunicao basicamente textual e atravs do que escrevemos que as pessoas nos conhecem. Uma ttica para ser claro na comunicao on-line escrever em um rascunho (digitar previamente o texto no Word), ler o texto em voz alta e passar um corretor ortogrfico antes de envi-lo. Quando lemos, fica mais fcil detectarmos onde a frase ficou mal escrita e confusa. Para ser claro no seu texto e na sua forma de expor suas idias bom evitar o uso de siglas e abreviaes. Nem todos conhecem as siglas que ns conhecemos e estamos acostumados a usar. importante ainda destacar que na comunicao on-line voc percebido pelo que voc escreve e assim, importante cuidar das questes de ortografia, da articulao das frases e da gramtica. Voc certamente j deve ter recebido alguma mensagem cheia de erros gramaticais e pode avaliar a dificuldade que isso pode acarretar, especialmente quando voc no conhece o emitente.

Citaes

A citao a meno no texto de uma informao colhida em outra fonte. Seu objetivo dar maior clareza e autoridade ao texto, relacionando as idias expostas com idias defendidas em outros trabalhos, por outros autores. obrigatrio indicar os dados completos das fontes de onde foram extradas as citaes, seja em nota de rodap, ou em lista no fim do texto. Extrado integralmente do site do Departamento de Sistema de Informao da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, consultado em 30.06.2007.

Ampliando seu Conhecimento Consulte as Normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas-ABNT. No site do Departamento de Sistema de Informao da Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERF voc vai encontrar algumas dicas interessantes de como fazer citaes em seus trabalhos. Visite http://www.desc.eng.uerj.br/doku.php/como_fazer_citacoes

32

As citaes so utilizadas no desenvolvimento de trabalhos acadmicos, monografias, relatrios, dissertaes, teses, etc. Tambm so consideradas como recursos importantes na comunicao on-line. Uma citao feita quando inserimos no nosso texto, partes do texto de algum. No mundo virtual, embora seja til o

copiar e colar, esta prtica pode comprometer a qualidade do trabalho e sua validade acadmica, fazendo com que as pessoas desistam da leitura do texto. Na Caixa de Ferramentas do Aluno Virtiual - Recurso B: Ferramentas do Aluno do livro de PALLOFF, R & PRATT, K. O Aluno Virtual, nas pginas 190 a 192 os autores apresentam algumas regrinhas no item Citao que nos ajudam na comunicao on-line. No deixe de ler antes de comear sua participao no frum da disciplina.

Feedback
O termo feedback em EAD est relacionado a responder aos posicionamentos e questionamentos dos participantes em um frum de discusso ou no correio eletrnico. Em uma modalidade educacional que prioriza a aprendizagem colaborativa, o feedback essencial para ajudar a aperfeioar a relao dos indivduos com o grupo, ajudando-os a interagir socialmente e estimular e aprofundar as discusses sobre temas em estudo. Para que o feedback seja construtivo deve haver uma relao de confiana e proximidade entre os participantes e o respeito s normas de convivncia tratadas anteriormente nos itens clareza e netiqueta. Segundo Vigotsky (1998), o desenvolvimento de atividades interpessoais possibilita mudanas cognitivas atravs da interao, com a conseqente reelaborao e reconstruo das idias. Nesse sentido, no processo interativo e social as idias postas so elucidadas resultando em novas concepes, em avanos em termos de proposies, snteses, teorias, hipteses, aplicveis em contextos diversos. (Van der Linden, 2005) O debate on-line pautado nesses princpios pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e das atitudes colaborativas requeridas pela aprendizagem on-line. Nesse sentido, dar um feedback construtivo que no se resuma ao concordo ou discordo, deve contribuir para o ato de aprender dos sujeitos participantes. Isso requer sujeitos ativos e propositivos, que no debate em rede saibam no s propor, perguntar mas tambm responder (dar feedback) concordando, indagando, problematizando, discordando, questionando, generalizando, esclarecendo, sintetizando ou aprofundando o tema, estendendo-o a outros campos do saber.. (Van der Linden, 2005) AGORA SUA VEZ: Dialogando e Construindo Conhecimento Na Caixa de Ferramentas do Aluno Virtual - Recurso B: Ferramentas do Aluno do livro de PALLOFF, R & PRATT, K. O Aluno Virtual, nas pginas 192 a 193 os autores apresentam algumas Diretrizes para Feedback. No deixe de ler antes de dar feedback s mensagens do frum da disciplina.

33

3.4 Avaliando o que foi Construdo


Segundo Palloff & Pratt (2002) no processo de aprendizagem on-line, os participantes aprendem no apenas sobre a matria do curso, mas tambm sobre o processo de aprendizagem e sobre si mesmos. Os participantes esto conectados ao professor por meio de um computador. Desenvolvem, portanto, no apenas relacionamentos entre si, mas tambm com a tecnologia, com o hardware, com o software e com o prprio processo que, segundo Van der Linden (2005), envolve:

Reflexo sobre o conhecimento adquirido no curso ou evento; Conhecimento de como a aprendizagem ocorre eletronicamente; Uso da tecnologia da comunicao e da informao e, Transformao do usurio por meio dos novos relacionamentos com a
mquina, com o processo de aprendizagem e com os outros participantes. Nossa expectativa que durante esta unidade tenhamos feito voc refletir sobre as atitudes mais adequadas a um aluno virtual que almeja atingir o sucesso no seu curso, e que encare os recursos da Internet nesse espao de aprendizagem, no apenas como uma ferramenta individual, mas como um instrumento de colaborao e reconstruo, atravs do qual possam se comunicar e aprender de forma colaborativa, atravs de projetos e atividades comuns.

34

UNIDADE IV
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
4.1 Situando a Temtica

Uma comunidade virtual uma comunidade que estabelece relaes num espao virtual atravs de meios de comunicao a distncia. Caracteriza-se pela aglutinao de um grupo de indivduos com interesses comuns que trocam experincias e informaes no ambiente virtual. Um dos principais fatores que potencializam a criao de comunidades virtuais a disperso geogrfica dos membros. O uso das Tecnologias de Informao e Comunicao - TICs minimizam as dificuldades relacionadas a tempo e espao, promovendo o compartilhamento de informaes e a criao de conhecimento coletivo. Fonte: Wikipdia. No contexto acima, podemos considerar que a forma como as pessoas interagem na atualidade est fortemente ligada ao uso e a popularidade das Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC), especialmente da Internet. A Internet favorece a comunicao, seja atravs de e-mails, de sites de relacionamento ou at mesmo quando algum material compartilhado ou produzido em equipe. As pessoas interagem umas com as outras, independente da distncia fsica que as separam, formando grupos cada vez maiores e pelas mais variadas razes. Neste processo a Internet expande os parmetros daquilo que chamamos de comunidade. Basta notar que no passado, o envolvimento com a comunidade era determinado pelo local onde se vivia (cidade ou bairro), pela famlia ou pelas convices religiosas. Atualmente, alm dessas concepes de comunidade, temos aquelas que se formam e se mantm no ciberespao com objetivos comuns, papis, normas e regras. o desenvolvimento de uma slida Comunidade de Aprendizagem (educacional), e no somente de uma Comunidade de Interesse ou de uma Comunidade de prtica, que visamos explorar nesta unidade temtica. Traremos questes relativas idia de Interao e Interatividade, Colaborao, o Silncio Virtual e a importncia do Ambiente Virtual para a consolidao da nossa Comunidade UFPBVIRTUAL de aprendizagem.

4.2 Problematizando a Temtica


Os ambientes virtuais de aprendizagem configuram a base para vivenciarmos as chamadas comunidades virtuais de aprendizagem, onde o dilogo ocupa posio central. Nesse contexto, a criao de condies tcnicas e apoio pedaggico ao desenvolvimento do dilogo didtico on-line constituem passos importantes para sua realizao. O desenvolvimento de comunidades de aprendizagem e o uso de

35

atividades colaborativas ao longo do curso so maneiras de facilitar a aprendizagem, contemplando os diferentes estilos de aprendizagem dos adultos. Mas o que so estilos de aprendizagem? Boud e Griffin (1987 citado por Palloff e Pratt 2004) afirmam que todos possuem seis capacidades de aprendizagem: racional, emocional, relacional, fsica, metafrica e espiritual. Ampliando seu Conhecimento Veja a Tabela 3.1 na pgina 60 do Livro O Aluno Virtual de Palloff e Pratt. Nela esto sintetizados os vrios estilos de aprendizagem e as tcnicas instrucionais que podem ser adotadas para o seu desenvolvimento. Considerando que a educao virtual em sua maior parte baseada no texto, que tem foco no racional, como valorizar essa capacidade e como desenvolver maneira de facilitar as demais dimenses? Alm dos diferentes estilos necessrio considerar uma srie de problemas que podem dificultar a participao do aluno no meio digital. Podem ser problemas relacionados com as dimenses sociais ou cognitivas da aprendizagem, ou simplesmente problemas de ordem tcnica (de disponibilidade ou de uso da tecnologia apropriada). Pode ser ainda a falta de habilidade para acessar a Internet que dificulta a participao do aluno nas comunidades de aprendizagem, prejudicando, muitas vezes, at a sua trajetria acadmica. Segundo Harasim e colaboradores (1993) os maiores problemas apontados pelos alunos virtuais esto relacionados a: sobrecarga de informao; maior carga de trabalho e de responsabilidades; ansiedade em relao comunicao assncrona; dificuldade de navegar na Internet; dificuldade em acompanhar os rumos da discusso; perda de informaes visuais e ainda preocupaes relacionadas sade pelo uso do computador. Esses problemas que afligem a maioria dos participantes on-line dificultam a participao mas no impedem interao. Hoje existem estudos sobre tcnicas de gerenciamento do tempo que objetivam minimizar alguns desses problemas. Na unidade III no item Gerenciamento do Tempo voc vai encontrar informaes que podero ajud-lo no enfrentamento de alguns desses problemas. Com esses questionamentos, buscamos compreender o papel do aluno na formao de uma comunidade virtual de aprendizagem e os desafios a serem enfrentados. Tem-se como perspectiva entender de que forma os participantes de uma comunidade virtual de aprendizagem podem contribuir para a formao e manuteno de um ambiente agradvel e frtil para a construo de conhecimentos.

4.3 Conhecendo a Temtica


A tecnologia hoje disponvel permite a implementao de ambientes de intensa interao, possibilitando aos participantes agir criativamente. Ela contribui para o desenvolvimento das interaes, favorecendo a participao e o compartilhamento

36

de experincias e descobertas durante o processo de aprendizagem. No entanto, a tecnologia por si s no suficiente para a promoo da aprendizagem. O desenvolvimento da aprendizagem interativa requer ao humana voltada para definio de estratgias de participao, a comear pela identificao dos participantes e avaliao e integrao de informaes. Requer metodologias que possam situar o aluno no centro do processo educacional e levar o professor a torrnar-se um provocador cognitivo,facilitador, avaliador e mediador de significados. Ampliando seu Conhecimento Para saber mais, leia no Captulo 2 nas pginas 53 a 57 do livro de PALLOFF, R & PRATT, K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespao.(2002), sobre a A Importncia das Comunidades na Sala de Aula Virtual

A Figura 1 a seguir, ilustra a estrutura e as articulaes que se estabelecem em uma comunidade virtual de aprendizagem.

Figura 1. Estrutura para Aprendizagem a Distncia. Fonte: Palloff e Pratt(2004) Palloff & Pratt (2004) sugerem algumas tcnicas de design instrucional centradas no aluno para apoi-lo na educao on-line, relacionadas a acesso; habilidades comunicativas; abertura; comprometimento; colaborao; reflexo e flexibilidade So tcnicas que instrumentalizam o professor para ajudar o aluno a entender o importante papel que ele desempenha no processo de aprendizagem e ajudam o aluno a situar-se no seio de uma comunidade de aprendizagem on-line.

37

Ampliando seu Conhecimento Para saber mais leia o texto Definindo e Redefinindo a Comunidade Capitulo 2 nas pginas 45 a 52 do livro de PALLOFF, R & PRATT, K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespao.

A comunidade virtual representa o veculo atravs do qual ocorre a aprendizagem colaborativa na sala de aula virtual. Os participantes dependem uns dos outros para que a comunidade cresa e os objetivos sejam alcanados. Nesse ambiente, os professores promovem um sentido de autonomia, iniciativa e criatividade, ao mesmo tempo em que incentivam o questionamento, o pensamento crtico, o dilogo e a colaborao. (Broofild, 1995 citado por Pallof e Pratt, 2002). Alm de promover a aprendizagem, a comunidade virtual promove conexes sociais entre os participantes, e embora o professor e os tutores sejam os incentivadores desse processo ele s acontece se houver efetiva participao dos alunos. AGORA SUA VEZ: Dialogando e Construindo Conhecimento Participe do Frum Social no ambiente Moodle. um espao reservado interao social, onde voc pode conversar livremente com os demais participantes.

4.3.1 Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA


Os ambientes virtuais de aprendizagem so plataformas para o desenvolvimento de cursos virtuais. Trata-se da estruturao em um nico espao dos servios de apoio educacional on-line oferecidos aos estudantes atravs da Internet. ATENO! Uma ampla relao de endereos de ambientes virtuais utilizados est disponvel em http://www.clubedoprofessor.com.br/ead/ambientes.html

Em aula magistral proferida em uma universidade brasileira, no ano de 2001, Otto Peters, da FernUniversitt (Hagen, Alemanha), descreveu os ambientes de aprendizagem virtuais, ilustrando sua descrio com uma tela vibrante de um monitor. Por trs dela, h um cenrio onde existe uma esfera ilimitada e potencialmente passvel de abranger o mundo e at o cosmo. Nele, o espao aberto e incomensurvel, tempo e local no so fixos. (Van der Linden, 2005)

38

um espao no protegido onde pessoas e objetos so flutuantes e transitrios e mudam com freqncia e rapidez. Os alunos no interagem face a face, em grupos, mas entram em contato com colegas e professores e tutores em lugares indefinidos. Em vez de ouvir e falar, os estudantes lem e escrevem. No h ambiente real em que os estudantes e professores possam interagir face a face, e a dimenso histrica se perde inteiramente. So espaos to diferentes dos espaos reais de aprendizagem que nos causam um choque de reconhecimento ao refletir sobre os mesmos. Por outro lado, no podemos analisar os AVA apenas como ferramentas tecnolgicas. necessrio analisar as prticas e posturas pedaggicas e tambm comunicacionais do ambiente. Tais prticas inspiram ambientes instrucionistas, interativos e cooperativos. Os ambientes que so classificados como instrucionistas esto mais centrados no contedo. A interao mnima e a participao on-line do aluno praticamente individual. considerado o tipo mais comum onde a informao transmitida como em uma aula tradicional presencial. Os ambientes interativos esto centrados na interao on-line, onde a participao essencial no curso. Por fim, em ambientes cooperativos, seus objetivos so o trabalho colaborativo e a participao on-line. O Moodle nosso ambiente de aprendizagem foi pensado e estruturado com incorporao de uma slida comunidade de aprendizagem, uma vez que dispe de recursos interativos que facilitam a colaborao, estimulam a investigao e tambm a interao entre os alunos, tutores e professores.

4.3.2 Comunidades Virtuais de Aprendizagem


O conceito de comunidade virtual tem sido utilizado para explicar formaes espontneas de pessoas que se renem na grande rede em torno de determinado assunto ou tema de interesse comum. (Lvy, 2001). Segundo Van der Linden (2005) existe uma diferena entre comunidade de aprendizagem on-line e uma comunidade on-line ou grupo on-line, em que as pessoas se encontram para compartilhar um interesse mtuo. No site do Orkut por exemplo, existem inmeras comunidades on-line ou grupos de relacionamentos, mas no se constituem comunidades de aprendizagem . No ciberespao, as comunidades podem ser diferenciadas segundo alguns critrios. Um estudo sobre a classificao das comunidades virtuais feito por Szal e Silva (2003), que destaca:

A inteno de formao da comunidade, ou seja, de um objetivo mais ou menos


definido, associado a uma atividade que ir desenvolver para a construo do conhecimento. Essa inteno de formao ser posta em prtica atravs de aes como o estabelecimento de metas para o grupo, lista de participantes, ferramentas de comunicao e a adoo de regras de conduta da comunidade.

O nvel de envolvimento dos seus participantes, que depende da intensidade de sua ligao, maior ou menor coeso do grupo.

39

A evoluo da inteno e da integrao entre os participantes da comunidade. O nvel de atividade de uma comunidade virtual evolui quando o objetivo da comunidade se consolida.
Sendo assim, temos as chamadas Comunidades de Interesse, Comunidades de Prtica e as Comunidades Educacionais (de Aprendizagem), que buscaremos caracteriz-las. Comunidades de Interesse: O aprendizado mais individual que coletivo, o objetivo no dirigido para uma produo coletiva. Segundo Szal e Silva (2003) .. um agregado de pessoas reunidas em torno de um tema de interesse comum. Esses autores explicam que uma comunidade de interesse pode ter uma durao varivel, isto , pode desaparecer logo aps ter sido criada por no ter conseguido incorporar participantes, ou ao contrrio durar anos. Ampliando seu Conhecimento Procure na Internet uma comunidade de interesse.Veja como funciona. Use um buscador: http://www.google.com.br

Comunidades de Prtica: Segundo o terico organizacional Etienne Wenger, que cunhou o termo no incio dos anos 90, trs elementos definem uma comunidade de prtica. O primeiro o tema sobre o qual se fala ( preciso definir um interesse comum). O segundo so as pessoas, que tm de interagir e construir relaes entre si em torno do tema. E o terceiro a prtica, a ao. Reunidas em comunidades virtuais, as pessoas aprendem juntas como fazer coisas pelas quais se interessam. Seus membros podem fazer parte de um mesmo departamento, serem de diferentes reas de uma companhia, ou at mesmo de diferentes companhias e instituies. Elas esto ligadas no que diz respeito a uma rea de atuao profissional comum, buscando a socializao para a soluo de questionamentos. Ampliando seu Conhecimento Visite: http://www.kmol.online.pt/pessoas/WengerE/entrev_1.html Voc ter acesso uma entrevista de Etienne Wenger, onde ele fala da comunidade de prtica, cujo termo foi proposto por ele. Acesse e amplie os seus conhecimentos sobre o tema. Comunidades Educacionais: So constitudas por alunos, de uma mesma classe, de uma mesma instituio ou alunos geograficamente dispersos. O que se busca nesta comunidade o aprendizado atravs do relacionamento social, baseado nas teorias construtivistas. Ao contrrio das demais, a construo do conhecimento se d atravs de orientaes de um professor e sua relao com os objetivos de uma disciplina ou programa institucional.

40

Conforme o exposto anteriormente, ao contrrio das Comunidades de Interesse, as Comunidades de Prtica e as Comunidades Educacionais possuem uma inteno mais forte de formao e maior coeso e envolvimento dos participantes. Para Pallof e Pratt (2004) o envolvimento com a aprendizagem colaborativa e a prtica reflexiva implcita na aprendizagem transformadora que definem as Comunidades Educacionais ou de Aprendizagem. Para esses autores, uma comunidade de aprendizagem on-line se caracteriza pelos seguintes resultados:

Interao ativa que envolve tanto o contedo do curso quanto a comunicao


pessoal;

Aprendizagem colaborativa evidenciada pelos comentrios dirigidos


primeiramente de um aluno a outro aluno e no do aluno ao professor;

Significados construdos socialmente e evidenciados pela concordncia ou


questionamento, com inteno de se chegar a um acordo;

Compartilhamento de recursos entre os alunos e, Expresses de apoio e estmulo trocadas entre os alunos, tanto quanto a vontade
de avaliar criticamente o trabalho dos outros. (Palloff e Pratt, 2004) A seguir abordaremos questes relativas idia de aprendizagem colaborativa no seio das comunidades virtuais de aprendizagem. Discutiremos o papel do aluno na comunidade virtual, suas formas de participao, os fatores impulsionadores da interao e interatividade em um ambiente virtual e a colaborao como atitude indispensvel manuteno de uma comunidade de aprendizagem. Abordaremos ainda questes relacionadas ao comportamento de passividade ou omisso dos participantes, denominado de silencio virtual.

4.3.3 O Papel do Aluno na Comunidade Virtual


O Lado do Aluno nas Comunidades de Aprendizagem On-line abordado por Palloff e Pratt (2004) no livro O Aluno Virtual. Os autores destacam que a interao social que acontece na comunidade, estabelece os fundamentos da comunidade de aprendizagem, cujo objetivo o envolvimento no curso.Para os autores, compartilhar a informao ,os interesses e os recursos, parte integrante da educao on-line. a base da aprendizagem colaborativa em que a construo de significados feita pelo conjunto dos participantes. Segundo Palloff e Pratt (2004) o professor de um curso virtual uma espcie de arquiteto da comunidade de aprendizagem, j que faz a princpio, o planejamento. Contudo, so os alunos que como engenheiros, estruturam o curso.

41

Ampliando seu Conhecimento Um detalhamento minucioso das tcnicas de design instrucional que do apoio on-line podem ser encontradas na Tabela 1.1. p. 34 e 35. do livro de PALLOFF, R & PRATT, K. O Aluno Virtual. Leia e pratique!!

A aplicao das tcnicas de design instrucional centradas no aluno requer o estabelecimento de algumas precondies do aluno on-line. Os autores acima mencionados destacam as seguintes:

Ter acesso a um computador e a um modem ou conexo de alta velocidade


e saber us-los;

Possuir mente aberta para compartilhar detalhes sobre sua vida, trabalho e
outras experincias educacionais;

No se sentir prejudicado pela ausncia de sinais auditivos ou visuais no


processo de comunicao;

Dedicar uma quantidade significativa de seu tempo semanal a estudos e no


ver o curso como uma maneira mais fcil de obter crdito;

Ter capacidade de refletir e pensar criticamente ou estar potencialmente


disposto a desenvolver essas capacidades, e

Acreditar que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer em qualquer


lugar e a qualquer momento.

AGORA SUA VEZ: de colaborar com a nossa comunidade. Busque outros papis que devem ser assumidos pelo aluno virtual para a formao e preservao de uma comunidade de aprendizagem. Em seguida socialize com os demais os resultados da sua pesquisa. Iremos promover esse momento e as informaes para esta atividade estaro disponveis no Moodle. Acesse constantemente e participe!

4.3.4 Interao e Interatividade


Freqentemente os termos interao e interatividade so utilizados na literatura especializada como sinnimos. Pela etimologia da palavra, interao uma ao recproca entre pessoas ou coisas. Nesse sentido o termo permite muitos significados: interao estudante-estudante; estudante-professor; estudantemateriais de estudo; estudante-sistema de avaliao, etc. (Van der Linden, 2005).

42

Na comunicao on-line o termo interao aplica-se especificamente a uma

ao recproca entre dois ou mais atores onde ocorre a comunicao, o dilogo, a troca de idias. Diferentemente da educao tradicional em que a interao face a face, na EAD a interao dar-se- de forma indireta, mediatizada por algum veculo tcnico de comunicao( telefone, e-mail, chat, frum, etc) .

Figura 2. Interao. Fonte: TAJRA .Sanmya Feitosa (2002) Nas comunidades virtuais de aprendizagem as interaes ocorrem quando os sujeitos modificam-se, como resultado da construo de novos saberes socialmente construdos. Compem o processo de interao os seguintes elementos: emissor, canal, mensagem, receptor, interpretao e contedo devolutivo. (Tajra,2002)

J o termo Interatividade visto como uma nova forma de interao tcnica homem - mquina, de caracterstica eletrnico-digital oferecida por determinado meio (CD-ROM, consulta, hipertextos ou jogos, ambientes virtuais, computadores etc). ((

43

AGORA SUA VEZ: Dialogando e Construindo Conhecimento Um detalhamento minucioso das Tcnicas de Design Instrucional que do Apoio aos Alunos On-Line pode ser encontrado na Tabela 1.1. p. 34 e 35. do livro de PALLOFF, R & PRATT, K. O Aluno Virtual. Leia e pratique! Leia mais...Uma Anlise Autopoitica das Comunidades Virtuais por TAJRA, Sanmya Feitosa no Captulo 4 do livro Comunidades Vituais.

Ampliando seu Conhecimento Se quiser saber um pouco mais sobre tipos de interao, consulte o site http://usr.psico.ufrgs.br/~aprimo/pb/espiralpb.htm. Voc vai encontrar um artigo de PRIMO, Alex F. T. que trata da Interao Mtua e Interao Reativa: uma proposta de estudo.

4.3.5 O Silncio Virtual

O silncio virtual faz parte e j mesmo esperado em cursos on-line, virtude da cultura da oralidade que marca a formao da grande maioria dos participantes. Muitos alunos sentem-se inibidos, no se sentindo vontade com a cultura da comunicao on-line, ou seja, com uma comunicao baseada na escrita e aberta a todos os participantes. Essa situao definida como silncio virtual. um desafio a ser superado, visto que em ambientes colaborativos a participao imprescindvel sob pena de fracassar o propsito. O silncio virtual pode ser um momento de reflexo, e nesse caso, no impede a aprendizagem, mas quando muito prolongado barra a colaborao e o compartilhamento de conhecimento. Respeitando o tempo e estilo de cada um, deve haver um esforo coletivo para que todos se coloquem num ambiente de confiana e liberdade de pensar e participem da comunidade de aprendizagem. Ressalte-se que a educao on-line pressupe colaborao e o participante precisa estar integrado, dinmico e compromissado. Os silenciosos, aqueles que no se manifestam, quebram a interao e a dinmica do grupo. Assim, a passividade dos participantes merece reflexo por parte dos educadores e avaliadores para que, entendendo suas razes, possam conduzir o trabalho educativo na perspectiva da colaborao e do incentivo a posturas questionadoras diante da realidade. As reflexes sobre o silncio virtual e as regras de convivncia e participao nas comunidades de aprendizagem tem suscitado as seguintes questes: ser que mesmo sem se manifestar os alunos aprendem? O silncio atrapalha o processo de aquisio do conhecimento? E quanto a avaliao, como avaliar um aluno virtual

44

que participa muito pouco? Como saber se os estudantes invisveis esto realmente aprendendo, como gastam o tempo no ambiente on-line e se seu comportamento on-line influencia seus estilos de aprendizagem. Seriam os participantes silenciosos aprendizes autodidatas que preferem permanecer to annimos e autnomos quanto possvel ou esto perdidos no ambiente virtual e no encontram os caminhos da comunicao? Estudos sugerem que a maioria dos estudantes estaria freqentemente processando as idias obtidas no curso, mesmo nas situaes em que no estariam visivelmente participando. (Van der Linden, 2005) Estudiosos da temtica alertam que na comunicao - componente essencial na educao on-line - no existe aluno presente inativo, o lurker invisvel. Da porque geralmente so estabelecidas diretrizes para que haja uma participao mnima aceitvel, estimulando a interao e facilitando a construo colaborativa do conhecimento e o processo criativo do grupo. Como medida prtica, recomendvel que no comeo de um curso, as normas de participao devam ser explicitadas, tais como o nmero de mensagens necessrias semanalmente e a importncia do contexto das mensagens. importante destacar que , no o envio de mensagens, mas o contedo delas que tem importncia na interao on-line. Se estiverem fora do contexto, nada acrescentam. AGORA SUA VEZ: Dialogando e Construindo Conhecimento Pesquise na Internet sobre comunidades de Aprendizagem. Ao encontrar um tema de seu interesse se inscreva nessa comunidade e participe! Socialize a informao com os demais participantes do Curso de EAD.

4.4 Avaliando o que foi Construdo


Esperamos que as questes desta unidade tenham feito voc refletir sobre a importncia do estabelecimento e preservao de uma comunidade no nosso ambiente virtual. Os elos que se estabelecem so importantes no s para a socializao do conhecimento adquirido mas tambm para o compartilhamento das dificuldades e dvidas que aparecem nas experincias pessoais. Cada aluno tem um papel dentro da nossa comunidade de aprendizagem UFPBVIRTUAL. Pelos nossos objetivos de aprendizagem, a nossa comunidade se diferencia das demais comunidades virtuais. Estamos interessados em construir uma atmosfera agradvel e convidadiva para o ensino e aprendizagem a distncia. Nossa comunidade de aprendizagem est apoiada tecnicamente nos fruns do ambiente virtual Moodle, atravs do frum social, do frum de notcias, e do frum da disciplina, direcionado a discusso dos contedos especficos desse Curso. No entanto nossas relaes interpessoais so construdas e alimentadas tambm nos contatos permanentes seja atravs de e-mail, telefonemas, feedbacks, chats e algumas vezes face a face.

45

UNIDADE V
Avaliao em Ambientes Virtuais Apoiados pela Internet

5.1 Situando a Temtica


Nesta unidade abordaremos a questo da avaliao em Educao a Distncia, focalizando as atividades interativas e colaborativas. Discutiremos as dimenses e fundamentos da avaliao educacional, os objetos de avaliao on-line, recursos e ferramentas utilizados para apoiar a avaliao em ambientes virtuais interativos e por fim, a avaliao dos alunos e da nossa disciplina Introduo a EAD.

5.2 Problematizando a Temtica


A avaliao sempre esteve dentro da escola, na sala de aula especificamente, limitada avaliao dos alunos, sendo executada atravs de testes, notas e boletins de desempenho. Esta forma de julgamento parte de critrios rgidos e estticos que no do conta de avaliar o processo de construo do conhecimento, revelandose ento um problema. O carter da avaliao deve ser mais amplo e dinmico e deve destinar-se no apenas a compreender, mas a promover aes em benefcio da educao e dos educandos. Existem na literatura vrias dimenses relacionadas avaliao: a centrada no estudante, a que focaliza o professor, a que tem em mira o material instrucional ou os cursos/programas, ou ainda, a centrada na instituio ou no prprio sistema educacional. Se focalizarmos a Educao a Distncia apoiada pelos recursos da Internet, quais os princpios que norteiam a avaliao da aprendizagem dessa modalidade de educao? Cabe destacar que a incorporao das tecnologias da Internet educao tem menos de uma dcada, fato que pode indicar um dos motivos de ainda serem reduzidos os estudos especficos sobre avaliao da educao mediada por computadores.

5.3 Conhecendo a Temtica 5.3.1 As Dimenses da Avaliao


Na perspectiva de fomentar a discusso sobre o carter multidimensional da avaliao, apresentaremos a seguir consideraes preliminares sobre a diversidade de enfoques, classificaes, dimenses e tipos de avaliao que se estabelecem no confronto das idias e prticas pedaggicas. A avaliao somativa identificada com a forma de avaliao tradicionalmente utilizada nas escolas. Presta-se comparabilidade de resultados obtidos por diferentes alunos, mtodos ou materiais de ensino. Concebida como julgamento para verificao da aprendizagem, a avaliao somativa realizada no final do

46

perodo de instruo para fins de classificao, atravs da atribuio de conceitos ou notas. Nessa forma de avaliao h interdependncia entre notas e classificaes. A avaliao formativa, segundo Morales (1998), realizada no decorrer de um programa instrucional visando aperfeio-lo. concebida como meio para informar e corrigir erros tempo. Visa fornecer feedback ao aluno e ao professor e busca o atendimento das diferenas individuais e alternativas para problemas identificados. A avaliao diagnstica tem como preocupao o diagnstico de falhas atravs de instrumentos diversificados. Caracteriza-se por ocorrer em dois momentos diferentes, antes e durante o processo de instruo. No primeiro momento tem como objetivo verificar habilidades bsicas dos alunos, a fim de agrup-los de acordo com caractersticas comuns e formar programas alternativos de ensino; no segundo momento est centrada na busca de causas no pedaggicas para os repetidos fracassos de aprendizagem. Hoffmann (2002) defende prticas avaliativas mediadoras que tenham por base os seguintes princpios gerais: uma concepo de avaliao como um projeto de futuro; o entendimento do valor ou da qualidade da aprendizagem como parmetros sempre subjetivos e arbitrrios, e finalmente, a compreenso de que a aprendizagem se d na relao de saber consigo mesmo, com os outros e com os objetos do saber. Para essa autora o caminho para a avaliao mediadora no pode ser outro seno a busca de significados para todas as dimenses da relao entre educandos e educadores, atravs de investigao acerca das peculiaridades dos aprendizes e das aprendizagens, numa viso de quem quer conhecer para promover e no para julgar.

5.3. 2 Fundamentos da Avaliao Educacional


O uso das Tecnologias da Informao e da Comunicao - TICs na educao tem provocado o deslocamento do modelo tradicional de avaliao, para uma concepo de avaliao adequada aprendizagem colaborativa na educao online. Essa concepo pressupe o rompimento da linearidade de transmisso de conhecimentos, a articulao entre o envolvimento individual e o coletivo, a interao entre vrias fontes de informao e entre os vrios atores, e a prpria imprevisibilidade das metas, visto que na educao on-line, o aluno est no centro do processo educacional. A cultura tradicional de avaliao marcada pela concepo bancria, termo utilizado por Paulo Freire (1987), fundamentada num conceito mecnico e esttico de ensino-aprendizagem, inibe a autonomia dos educandos fazendo-os dependentes de uma ao externa, direcionada, e representa uma barreira s prticas avaliativas mediadoras.

47

AGORA SUA VEZ: Dialogando e Construindo Conhecimento Reflita sobre as conseqncias da concepo bancria de avaliao do nosso sistema educacional. Leia o captulo 10, pgina 175 a 188, do livro Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespao: estratgias eficientes para a sala de aula on-line de PALLOFF, R & PRATT, K. Traduo de Vincius Figueira.

5.3.3 Avaliao em Ambientes Virtuais Interativos


Alguns autores consideram que a auto-avaliao dos alunos seja to importante quanto a avaliao do professor no que diz respeito qualidade da aprendizagem e ao alcance dos objetivos na educao on-line, a exemplo de Peters (2001), que defende a idia de que mais importante que orientar-se no mundo abstrato de uma universidade virtual, vivenciando-a e se acostumando com a sua natureza, no depender do juzo dos outros, tomar iniciativas, desenvolver a capacidade de reconhecer diferenas qualitativas, avaliar por si prprio os mtodos de estudo e fazer suas escolhas autonomamente, refletindo sobre a prpria aprendizagem e contribuindo assim para o surgimento da cultura da comunicao digital. A sala de aula virtual vista por Harasim (1997) como um sistema computacional aprimorado para o aprendizado e a comunicao e apresenta a capacidade de respeitar os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, a heterogeneidade de conhecimentos trazidos pelos alunos e seus valores no contexto cultural, pessoal e profissional em que se inserem. So requisitos a serem considerados na avaliao da educao virtual. A avaliao de atividades colaborativas nesse sistema parece estar mais relacionada implementao dos meios com fins educacionais, do que com as caractersticas desse meio. sempre muito frtil rastrear um grande volume de dados e estar atento para detectar possveis problemas no processo de aprendizagem. Ressalta-se que diante de suas caractersticas e intencionalidades, parece ser adequado estimular o aluno a fazer suas reflexes sobre o prprio aprendizado, o que pode traduzir a auto-avaliao como princpio da avaliao formativa.

Objetos de Avaliao na Educao On-line


Existem vrios aspectos a serem tomados como objetos de avaliao na educao on-line. Poderamos citar, a ttulo de ilustrao, os contedos, as estratgias, os recursos utilizados, os atores do processo, a mdia, a infra-estrutura tecnolgica e as redes de comunicao. Destacamos entre os mencionados objetos, o dilogo ou a comunicao dialogada. um assunto recorrente na literatura em virtude de sua importncia em ambientes interativos.

48

O termo dilogo a que nos referimos aqui expresso para descrever uma interao ou sries de interaes que possuem qualidades positivas, no sentido apresentado por Moore (1993). Para o autor, ele precisa ser intencional, construtivo e valorizado pelas partes que o estabelecem. Sua natureza e extenso so orientadas pela filosofia educacional do curso, pela personalidade de professores e alunos, pelo tema do curso e por fatores ambientais, entre eles o meio de comunicao adotado. Ampliando seu Conhecimento O que um dilogo on-line? Pesquise...

Um enfoque em favor da participao ativa dos alunos nos ambientes virtuais defendido por estudiosos da temtica, a exemplo de Gonalves (2004) para quem, na educao on-line, o participante precisa estar integrado, dinmico e compromissado. Os silenciosos, aqueles que no se manifestam, quebram a interao e a dinmica do grupo. Assim, a passividade dos participantes merece reflexo por parte dos educadores e avaliadores para que, entendendo suas razes, possam conduzir o trabalho educativo na perspectiva da colaborao e do incentivo a posturas questionadoras diante da realidade. importante observar o que est predominando pelo lado dos aprendizes: silncio, respostas ou iniciativas? O silncio precisa ser considerado: momento de reflexo? sinal de desinteresse ou apatia? As causas do silncio virtual precisam ser investigadas pela avaliao, pois em ambientes colaborativos virtuais, a participao imprescindvel. O silncio virtual no necessariamente impede a aprendizagem, mas barra a colaborao que potencialmente leva troca de conhecimentos. Diante desse pensar, as razes para o silncio virtual preocupam a avaliao. Ampliando seu Conhecimento Na literatura inglesa, caracterizado como lurker o sujeito que est ausente da discusso em ambientes colaborativos on-line, mas pode estar interagindo silenciosamente apenas com o material do curso e leitura de mensagens. Sobre silncio virtual, voc pode rever a discusso na Unidade Temtica IV: Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

ATENO: Para saber mais sobre Silncio Virtual consulte http://www.ilse.pro.br/artig01.html e leia o artigo de GONALVES, M. Ilse R. Formas Emergentes do Silncio Virtual nos Ambientes de Comunidade Cooperativa de Aprendizagem em Rede.

49

Recursos e Ferramentas da Avaliao em Educao On-line


Palloff e Pratt (2004) apresentam alguns critrios fundamentais de avaliao dos alunos on-line, na perspectiva de que a mesma no seja tomada como uma tarefa isolada e incmoda, mas que esteja de acordo com o curso como um todo, inserida em seu contexto. Propem que se observem: diretrizes, objetivos, valores, metas e padres claros; tarefas autnticas e holsticas, que sejam relevantes para a matria estudada e para a vida dos alunos; uma estrutura facilitadora; acompanhamento formativo suficiente e adequado e a clareza do contexto de aprendizagem de modo que os alunos estejam conscientes do que deles se espera. As reflexes sobre avaliao geralmente se fazem em torno dos processos de interao e interatividade, focados na freqncia de participao nos fruns, nas listas de discusso, nos chats, mural, glossrio coletivo, mas tambm, devem ser consideradas as atividades individualizadas como perfil de aluno, dirio de bordo, blog e e-portflio.

Ampliando seu Conhecimento Pesquise o significado de portflio no Google, acessando o site www.google.com. O que diferencia o e-portiflio de um dirio? Construa seu e-portiflio no ambiente Moodle.

Rubrics
A idia de rubric ainda pouco difundida entre ns, teve origem nos Estados Unidos nos anos 70, segundo Ldke (2003), quando estudiosos da temtica preocupados com a exclusividade de instrumentos avaliativos muito centrados na comparao com a norma, propuseram novos instrumentos voltados para o estabelecimento de critrios (criteria referenced measurements) de avaliao da educao em rede. O uso de critrios na forma de rubric na avaliao da educao on-line conforme defendido por Palloff & Pratt (2004), tem o mrito de conscientizar os alunos sobre o que deles se espera, e ajuda a alinhar os objetivos de aprendizagem e de avaliao.

ATENO! Um exemplo de uma rubric pode ser encontrado em http://abweb.no.sapo.pt/material/rubricas/avalwq.htm

50

Dialogando e Construindo Conhecimento Leia mais sobre Avaliao dos Alunos e do Curso em PALLOFF, R; & PRATT, K. O Aluno Virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. No Captulo 8, pgina 113 voc vai encontrar um modelo de uma rubric.

5.3.4 Instrumentos e Procedimentos de Avaliao dos Alunos e da Disciplina

O desenvolvimento da tecnologia trouxe solues para os problemas da distncia fsica ao romper barreiras temporais e espaciais, apontando para consolidao de um novo paradigma educacional. perceptvel as mudanas nas formas de comunicao humana (sncrona e assncrona) e a facilidade de acesso a dados e informaes trazidas pelas tecnologias da comunicao. Em que consiste esse paradigma educacional? O que paradigma?

PESQUISA: Pesquise o termo paradigma. Consulte a Wikipdia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradigma Contextualize com as idias apresentadas nesse item e coloque o termo no glossrio.

Nesse paradigma a educao se faz atravs da comunicao interativa dialogada, focada especialmente no dilogo textual e na interao. Esse paradigma diferenciase da modalidade tradicional de educao por realizar-se atravs dos meios informticos e estar marcado por novas relaes entre alunos-professores, alunoaluno, aluno-material instrucional. Diferencia-se ainda pela forma colaborativa de construir conhecimentos, nos quais as questes relativas a tempo, espao e hierarquia sofreram profundas alteraes, produzindo interaes de igual para igual entre professor e aluno e o desenvolvimento de um gil processo de comunicao e intercmbio entre os sujeitos. Evidentemente esse paradigma obriga-nos a repensar novas estruturas e metodologias no design instrucional, novas estratgias de ensino, novas dinmicas de grupo e evidentemente, novas formas de avaliar a construo do conhecimento. Nessa perspectiva, geralmente os alunos participam da prpria avaliao ao realizarem a auto-avaliao, da avaliao dos pares e da avaliao do curso como um todo. Avaliao dos pares representa ocasio especial em que os alunos analisam e discutem os trabalhos dos colegas, colaborando ativamente, encorajando-os e ajudando-os na construo dos trabalhos.

51

Constam do design da disciplina Introduo Educao a Distncia dois questionrios de avaliao. Um questionrio padronizado de avaliao diagnstica, para traar o perfil dos alunos ( a ser aplicado no incio do curso) e um questionrio de avaliao de desempenho, a ser aplicado no final do semestre, envolvendo trs dimenses:

Avaliao da disciplina Avaliao do professor Auto-avaliao dos alunos


Como indicado no programa do curso, a avaliao dos alunos ser contnua e formativa e estar voltada para o acompanhamento da construo do conhecimento dos alunos, ao longo do curso, atravs da monitorao das atividades virtuais, com base nos relatrios emitidos pelo Moodle (atividades no frum, chat, glossrio, wikis, resumos, tarefas, apresentaes virtuais, portflio, etc). Para tais atividades sero atribudos dois conceitos na forma de notas, alm de uma avaliao presencial a ser realizada no Plo na data indicada no calendrio da disciplina no Moodle. Para os alunos que no atingirem a mdia 7,0 (sete) nas duas avaliaes parciais, haver um exame final (na forma presencial ) . Os procedimentos de avaliao dos alunos consistem em analisar:

A participao nos fruns de discusso, com observao no foco das


discusses e na capacidade de envolvimento e colaborao (tarefa assncrona);

A participao nos chats observando o envolvimento e a interao social


(tarefa sncrona, em tempo real);

A capacidade de articulao (na forma textual) do instrumental terico,


objeto de discusso da disciplina, em conformidade com a bibliografia bsica adotada. Trabalhos escritos na forma de relatrio, sntese, resenha, a serem enviados atravs do Moodle;

A participao na Sala de aula virtual Moodle, com monitoramento da


participao(acesso aos materiais de estudo) atravs dos relatrios detalhados emitidos pelo Moodle;

O Dirio do aluno, com a construo de um Portflio individual no Moodle


e reflexo sobre a trajetria de aprendizagem de cada participante;

A participao na construo colaborativa de um glossrio da disciplina; O Trabalho Final de concluso da Disciplina(presencial).


Alm dos aspectos acima apontados, a avaliao precisa considerar a questo da autonomia dos sujeitos na construo do conhecimento. Esse parece ser um dos grandes entraves para a aprendizagem colaborativa. Enquanto o paradigma da educao para a ps-modernidade mostra-se incompatvel com sistemas fechados e dirigidos, os sujeitos, especialmente os adultos, enfrentam o desafio de exercitar a autonomia plena por conta de uma formao escolar comportamentalista que os tornam dependentes do direcionamento externo de um professor.

52

Ampliando seu conhecimento Para saber mais sobre autonomia, leia: A teoria da distncia transacional, a autonomia do aluno e o papel do professor na perspectiva de Moore, um breve comentrio de Lina Sandra Barreto disponvel em: http://www.abed.org.br/publique

5.4 Avaliando o que foiConstrudo


A literatura sobre avaliao nos traz reflexes sobre os desafios colocados pelo uso das TICs na transformao do paradigma de avaliao tradicional. As novas propostas de investigao levam em conta o ambiente em que as ocorrncias se manifestam e a multiplicidade de interpretaes dos fenmenos a serem avaliados nos seus respectivos contextos. Essas tecnologias possibilitam liberar a inteligncia humana das tarefas rotineiras permitindo aos indivduos concentrarem-se no essencial de sua tarefa. Desse modo, resta aos estudantes mais tempo para reflexo, criao, inovao, colaborao e aprendizagem autnoma. Nesse sentido, percebemos que a avaliao da construo de conhecimentos mediada por recursos da Internet, encontra maior identificao com a proposta scio-construtivista interacionista, ao reclamar dos aprendizes habilidades de dominar as estratgias de acesso, capacidade de assimilao, seleo e anlise de dados e informaes e sua converso em conhecimentos, num processo contnuo de interao humana e cooperao. Nesse cenrio, a avaliao precisa estar atenta a essa nova modalidade de ensinoaprendizagem e buscar estratgias adequadas.Nela, a construo do conhecimento desloca-se da unidade de anlise do indivduo para a relao do indivduo com o ambiente e a interao com os demais membros, e o aluno porta-se como agente ativo na estrutura de tomada de decises sobre o que estudar e como estudar, de acordo com seu estilo de aprendizagem. Diante desse quadro relevante avaliar as dimenses cognitivas e sociais da aprendizagem, perspectiva na qual a avaliao acaba por conferir coerncia entre as percepes dos alunos e os objetivos da proposta educacional sensvel ao contexto especfico. Faz-se necessrio por em prtica a avaliao continuada como subsdio ao aperfeioamento da proposta pedaggica. Nesse sentido, cabe ao professor e sua equipe interpretar os dados, decifrando-os na perspectiva da avaliao como prtica permanente de investigao, em coerncia com os fundamentos da aprendizagem colaborativa, sem se deixar envolver pelas crenas e valores tradicionais arraigados na cultura de avaliao, carregados pela lgica da competitividade e da eficincia e refletidos nos processos de punir ou premiar.

53

54

UNIDADE VI
Histrico da EAD
6.1 Situando a Temtica
Nesta unidade buscaremos traar um panorama do surgimento e evoluo da EAD. Trataremos tambm da conseqente regulamentao dessa modalidade de ensino no Brasil. Na tentativa de facilitar a compreenso, apresentaremos o tema de estudo em dois momentos: no primeiro, trataremos das origens histricas da EAD, apresentando suas geraes com destaque para a evoluo recente da EAD nas instituies de ensino superior brasileiras; num segundo momento, trataremos da regulamentao e autorizao da EAD atravs de Leis, Decretos e Portarias do Ministrio da Educao.

6.2 Problematizando a Temtica


Segundo Oreste Preti (1996) a Educao a Distncia no algo totalmente novo em nosso pas, pois vivenciamos experincias em EAD desde a dcada de 1960. Lembra do Projeto Minerva, do Logos I e Logos II e, recentemente, Telecurso 2000, Salto para o Futuro, TV Escola e ProFormao? Algumas foram avaliadas positivamente, outras criticadas; umas desenvolvidas em todo territrio nacional, enquanto umas poucas s regionalmente. Destacada na mdia como uma novidade e explorada pelos idelogos como uma modalidade moderna e eficiente de ensino-aprendizagem, as questes que envolvem o ensinar e o aprender a distncia tem causado ao mesmo tempo perplexidade e desconfiana. s vezes nos perguntam: Ser que funciona? J existiu ou foi testado em outros pases? Como so as aulas? E as avaliaes? Ser que as pessoas so capazes de aprender sem a presena fsica do professor? Frequentemente a falta de informaes sobre a histria e evoluo da EAD no mundo tem levado as pessoas a esses questionamentos e a estigmatizar a EAD, associando-a a experincias de pouco xito e muito isolamento. Nesta unidade buscaremos discutir essas questes com base em dados e informaes. Veremos que as suas origens so mais antigas do que ns pensamos e que sua histria tem sido marcada por forte interveno humana, ancorada, claro, nos avanos tecnolgicos de cada perodo histrico. Veremos que as tecnologias desempenham uma funo importante em EAD, mas que a ao humana que conduz seu movimento. Desde o seu surgimento, as diferentes tecnologias incorporadas ao ensino contriburam para definir os suportes fundamentais das propostas educativas. A importncia da tecnologia tem sido to destacada, que algumas vezes questionase o papel do professor. Ser que ele vai ser substitudo pelas mdias eletrnicas? Qual a sua nova funo nesse contexto? Ser que ele ser capaz de portar-se autonomamente? Como as novas tecnologias podem viabilizar uma educao focada no aluno, em que ele e no o professor seja o centro das atenes? Essas

55

so questes recorrentes que merecem nossa ateno e que sero objeto de discusso nessa unidade.

6.3 Conhecendo a Temtica


Atualmente os sistemas de educao a distncia constituem cada vez mais uma possibilidade real para quem, por diferentes razes, deseja concluir ou continuar um processo de formao educacional ou profissional. Dentre as possibilidades existentes, e como parte da educao aberta e a distncia, a educao virtual ou on-line (modalidade educativa realizada via Internet, especificamente pela Web) tem demonstrado ser uma alternativa para elevar os nveis de formao, capacitao e atualizao, ao incorporar diversas estratgias pedaggicas orientadas por processos de aprendizagem autodirigida. Apreende-se, a partir da literatura sobre educao mediada pela tecnologia, que educar a distancia um processo bastante complexo. Sua implementao exige a escolha cuidadosa dos meios tecnolgicos, a observncia do acesso dos aprendizes s tecnologias escolhidas, a definio de mtodos pedaggicos que viabilizem a interao e a interatividade necessrias ao processo de ensinoaprendizagem considerando a autonomia do aprendiz e, sobretudo, a escolha de contedos que permitam problematizar o saber, contextualizando conhecimentos, de modo que possam ser apropriados pelos aprendizes e que tenham funes informativas e formativas para o trabalho e para a vida. Conhecer a histria da EAD e o atual contexto de seu desenvolvimento constitui passo fundamental para participar ativa e criticamente do sistema, seja como aluno ou docente.

6.3.1 Contexto Histrico


Somente em 1994, com a expanso da Internet nas Instituies de Ensino Superior (IES) e com a publicao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB)Lei 9.394/96 de dezembro de 1996, a EAD foi oficializada. Nesse mesmo ano surgem os primeiros cursos apoiados pela Internet e por videoconferncia. Em 1997 comeam a ser produzidos pelas universidades brasileiras os primeiros Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O Brasil no perdeu tempo nesta rea e j em 1995 e 1996 produzia solues prprias com os sistemas da Universidade Anhembi Morumbi em So Paulo, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Santa Catarina, Faculdade Carioca no Rio de Janeiro e Universidade Federal de So Paulo (Escola Paulista de Medicina). Estas universidades, alm da UnB e da PUC, so responsveis pela chegada e implantao no Brasil dos recursos da 3 Gerao de Educao a Distncia. nesse contexto, que a modalidade a distncia comea a ganhar importncia. Se antes era associada a cursos de baixa qualidade, uma educao marginalizada e sem reconhecimento como modalidade educativa com caractersticas prprias, agora se apresenta como possibilidade concreta de viabilizar o acesso a educao de qualidade, com interao humana e interatividade e sem limitao de tempo e de espao fsico.

56

Pensar nos desafios que a educao virtual enfrenta nesse novo contexto o propsito dessa unidade de estudo.

6.3.2 Surgimento e Evoluo da EAD


O final do sculo XIX marcou o surgimento da EAD, mesmo que de forma embrionria, quando instituies particulares nos Estados Unidos e na Europa ofereciam cursos por correspondncia destinados ao ensino de temas vinculados a ofcios, com pequeno valor acadmico. Provavelmente, segundo Litwin (2001), essa origem tenha fixado uma apreciao negativa de muitas de suas propostas. Somente nas ltimas dcadas a EAD assumiu um status que a coloca no centro das atenes pedaggicas de um nmero cada vez maior de pases. Vejamos algumas universidades que inovaram ao implantar essa modalidade de educao ainda quando se achava duvidoso o seu potencial educativo:

A Universidade de Wisconsin, criada exclusivamente para essa modalidade


de ensino, marca um ponto importante no desenvolvimento de EAD na educao norte-americana. Em 1981, a administrao da universidade aceita proposta de seus professores para organizar cursos por correspondncia nos servios de extenso universitria. Para conhecer sua atual estrutura visite http://www.wisc.edu/

A Universidade Aberta no Reino Unido, mais conhecida como Open


University, mostrou ao mundo uma proposta com um desenho complexo, o qual conseguiu, utilizando meios impressos, televiso e cursos intensivos em perodos de recessos de cursos presenciais em outras universidades convencionais, produzir cursos acadmicos de qualidade. Esta univer sidade transformou-se em modelo de ensino a distncia e os egressos dessa modalidade competiam pelos postos de trabalho com os graduados de universidades presenciais. Visite http://www3.open.ac.uk

A FernUniversitt, criada na Alemanha em 1974 com o objetivo principal


de aliviar a presso da demanda por vagas nas tradicionais universidades presenciais alems. Na FernUniversitt o ensino articulado sobretudo na forma de cursos a distncia, de baixa estruturao, elaborados com ampla liberdade pelos professores dos cursos, sob a forma de textos didticos, glossrios, questes para auto-teste e trabalho autnomo (Peters, 2001). Peters foi o fundador e primeiro reitor da FernUniversitt. Visite http://www.fernuni-hagen.de/

Universidade Nacional de Educao a Distncia (UNED) na Espanha,


estruturada nos anos 70, utilizava materiais impressos entregues via Correios como meio principal. No final do sculo XX migrou para integrao com a Internet. Estas propostas atraram um grande nmero de estudantes em todo mundo, tanto de carreiras de graduao como de ps-graduao. Visite http://www.uned.es/portal/ No sculo XIX e at o primeiro tero do sculo XX, a principal soluo para a educao a distncia estava ancorada na produo de materiais impressos com distribuio via Correios, que era conhecida como ensino por correspondncia. No segundo tero do sculo XX, as instituies passam a utilizar os recursos do rdio e da televiso para a difuso de programas educacionais, agregando como suporte e apoio os materiais impressos encaminhados via Correios. O rdio alcanou muito sucesso em experincias nacionais e internacionais, tendo sido

57

bastante explorado na Amrica Latina nos programas de educao a distncia do Brasil, Colmbia, Mxico, Venezuela, entre outros. Nas dcadas de 60 e 70, a educao a distncia, embora mantendo os materiais escritos como base, passa a incorporar articulada e integradamente o udio, o videocassete, as transmisses de rdio e televiso, e o vdeotexto. Mais recentemente foi incorporada a tecnologia de multimeios que combina texto, som, imagem, assim como mecanismos de gerao de caminhos alternativos de aprendizagem e instrumentos para fixao de aprendizagem com feedback imediato (programas tutoriais informatizados). Ao final do sculo XX surgiram as transmisses de televiso por satlite propiciando alcance continental a programas educacionais, cursos distribudos por meio de fitas de udio e de vdeo, programas de aprendizagem assistida por computador, os CD-ROMs, as redes de informao para troca de dados. No ltimo tero do sculo surgiram no ensino superior instituies dedicadas exclusivamente educao a distncia com perfis prprios em metodologia e uso de tecnologias. Se voc ficou curioso em descobrir como funciona a EAD nas grandes universidades mundiais leia Modelos de Ensino e Aprendizagem de Instituies Especficas (Peters, 2001, capitulo 7). Nesse captulo o autor apresenta uma descrio e os modelos didticos das seguintes Instituies: University of South Africa; Open University inglesa; FernUniversitt alem; University of China; University of the Air do Japo; o Empire State College americano; a National University Teleconference Network americana; e o projeto Contact North do Canad.

6.3.3 Geraes de Educao a Distncia

Atualmente, a Educao a Distncia pode escolher dentre uma vasta gama de tecnologias. Basicamente, o desenvolvimento tecnolgico da educao passou por quatro fases. Apresentaremos o quadro abaixo, identificando cada fase ou gerao com o perodo e com as tecnologias adotadas:

1 Gerao

Perodo: 1840 - 1950

Caractersticas: Cursos por correspondncia


Os instrutores passaram a produzir textos, guias de estudo com tarefas e exerccios e outros materiais impressos que eram enviados pelo correio aos estudantes. A comunicao se fazia atravs da interao entre o estudante e a instituio e os alunos podiam estudar em casa.

58

2 Gerao

Perodo: 1950- 1960

Caractersticas: Universidades Abertas


Surgem as primeiras Universidades Abertas com novos veculos de disseminao de contedos como o rdio, televiso, fax, com interao por telefone, alm do material impresso. Leituras ao vivo em sala de aula eram capturadas e transmitidas a outros grupos de alunos, que poderiam seguir a lio de uma sala de aula distante por meio da televiso ou do rdio. A interao continuava apenas entre o estudante e a instituio.

3 Gerao

Perodo: 19601995

Caractersticas: Multimdia
Nesta gerao temos os recursos da primeira e segunda fases juntos, em uma abordagem multimdia, com base em textos, udio e televiso. Mas estes meios eram suplementares ao material impresso. A computao como meio de acessar bancos de dados foi sendo incorporada aos processos de ensino medida que se desenvolvia.

4 Gerao

Perodo: A partir de 1995

Caractersticas: Mltiplas Tecnologias


Mltiplas tecnologias incluindo os computadores e as redes de comunicao. Houve a integrao das telecomunicaes com outros meios educativos, mediante a informtica (correio eletrnico, CDs, Internet, audioconferncia, videoconferncia, redes de computadores, telefone, fax, papel impresso etc). As redes de comunicao alm de prover o acesso a uma gama de informaes nunca antes existente possibilitaram a comunicao interativa em dois sentidos, sncrona e assncrona, entre a instituio e os estudantes, entre os estudantes e os professores ou tutores e entre os prprios estudantes, provocando mudanas considerveis nos processos educacionais. Tambm destacamos nesta fase a idia de ensino virtual. Em adio s quatro geraes anteriormente descritas Aretio (2001) apresenta uma 5 Gerao, essencialmente derivada da 4 gerao. A 5 gerao diferentemente das geraes anteriores, especialmente da 1 e da 2 em que os custos variveis apresentam crescimento proporcional ao nmero de alunos matriculados, traz consigo o potencial de diminuio significativa dos custos relacionados economia de escala e custos de efetividade, quando comparados aos da EAD tradicional ou ao sistema convencional de educao face a face.

59

Do ponto de vista pedaggico a 5 gerao de EAD possibilita experincias pedaggicas personalizadas com efetivos servios pedaggicos e administrativos de apoio ao estudante e uma melhor qualidade da tutoria, com custos per-capita significativamente menores.

Dialogando e Construindo Conhecimento Ao ler este texto procure refletir como as tecnologias podem ajudar potencialmente um curso a distncia. H aspectos que podem ser prejudiciais ao processo de ensino-aprendizagem? No caso concreto em que voc se situa como aluno de um Curso Virtual, quais as tecnologias que esto dando suporte a sua aprendizagem? Como voc est lidando com elas? Pense a respeito dessas questes. A leitura do captulo 1: Das tradies Virtualidade, de Edith Litwin, tambm ser importante para apoiar o debate sobre a temtica.

AGORA SUA VEZ: Ampliando seu conhecimento No texto A Tecnologia da Educao a Distncia em Cenrios do Terceiro Mundo de Greville Rumble contido no livro Educao a Distncia: Construindo Significados, cap. 2, organizado por Oreste Preti voc poder ampliar seu conhecimento sobre esse tema, estudando casos bem aproximados de nossa realidade. O artigo de Greville discute questes relacionadas implementao da EAD em pases do Terceiro Mundo, com limitaes econmicas e tecnolgicas. Aborda o problema das limitaes e dos arranjos diferenciados possveis de serem realizados, na perspectiva de atingir os objetivos educacionais com efetividade, atravs do uso de pequenos meios.

6.3.4 A Insero da EAD no Brasil


Vejamos alguns perodos importantes da insero da EAD no Brasil:

Na dcada de 40, algumas instituies como o Instituto Universal Brasileiro


e o Instituto Monitor ofereciam cursos por correspondncia. Em seguida surgiu a Universidade do Ar, que funcionava pelo rdio, promovida pelo SENAC. Visite o site atual do Instituto Monitor http://www.institutomonitor.com.br/ . Observe sua proposta de trabalho e os meios utilizados atualmente.

Nas dcadas de 50 e 60, houve a exploso de cursos por correspondncia


visando a alfabetizao de adultos, com a participao da Igreja Catlica;

60

Nas dcadas de 70 e 80, foram oferecidos vrios cursos na TV Globo e pela


Universidade de Braslia utilizando metodologia educacional que integra contedos do ensino fundamental e do ensino mdio com uso de multimeios. A iniciativa oferece uma nova oportunidade de concluir os estudos bsicos.

Em 1995 foi criado pela Fundao Roberto Marinho e pela Fiesp, o


aperfeioamento de dois cursos anteriores: o Telecurso 1 Grau e o 2 Grau. Nesses cursos, o material didtico composto de livros e vdeos e permite que se faa o curso em casa assistindo s aulas atravs das emissoras de TV que transmitem o Telecurso ou em uma das vrias telessalas existentes no Brasil. Nestas, os alunos tm disposio um aparelho de vdeo e um orientador alm de material didtico de apoio.Visite http://www.frm.org.br/ ;

Em 1995 ocorreu a disseminao da Internet nas Instituies de Ensino


Superior, via Rede Nacional de Pesquisa - RNP;

Em 1999-2002 foi registrado o credenciamento oficial de Instituies


Universitrias para atuar em EAD;

Em 2000 foi criada a Universidade Virtual Pblica do Brasil, UniRede


consrcio de 70 instituies pblicas de ensino superior que tem por objetivo democratizar o acesso educao de qualidade por meio da oferta de cursos a distncia. Visite http://www.unirede.br

Em 2006 aconteceu o lanamento da Universidade Aberta do Brasil.


Visite www.uab.mec.gov.br possvel identificar uma profuso de projetos de EAD baseados em tecnologias da Internet que tm marcado o cenrio da educao brasileira desde os anos 90. As iniciativas tm surgido como resposta imediata necessidade de treinamento empresarial e-learning1 e no mundo acadmico principalmente nas instituies pblicas brasileiras, em projetos de formao de professores no atendimento aos determinantes do art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), que trata da insero da EAD no sistema educacional. AGORA SUA VEZ: Dialogando e Construindo Conhecimento Ao ler este texto, voc pode refletir sobre possveis desafios da EAD no Brasil. Pense a respeito desta questo, imagine as possibilidades de enfrentamento dos problemas. A leitura do captulo 1: Das Tradies Virtualidade, de Edith Litwin, tambm ser importante para uma melhor compreenso do problema.

Legislao Especfica
Do ponto de vista legal, a EAD foi oficialmente reconhecida como modalidade no Brasil em 1996, na consolidao da ltima reforma educacional brasileira, instaurada pela Lei de no 9.394/96. Com a promulgao desta Lei, que fixa as Diretrizes e Bases da Educao, a EAD passou a ser uma alternativa regular e, e-learning caracterizado por processos educacionais baseados no uso da Internet e da colaborao virtual. Inclui entrega de contedos atravs da Internet, extranet, intranet, udio, vdeo, transmisso via satlite, televiso interativa e CD-ROM.
1

61

regulamentada, deixou de pertencer ao elenco de projetos sempre designados como experimentais. Conjuntamente essa Lei, existem os Decretos e Portarias com instrues acerca da aplicao da Lei, recomendaes de carter geral, norma de execuo e outras determinaes. Em 08 de junho de 2006, atravs do Decreto n 5.800 foi institudo o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, voltado para o desenvolvimento da modalidade de educao a distncia, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educao superior no Pas.

6.3.5 Regulamentao da EAD no Brasil


Educao a Distncia institucionalizada atravs do Decreto 5.622 que regulamenta o art. 80 da Lei n o 9.394, caracterizando-a como modalidade educacional na qual a mediao didticopedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Os Cursos oferecidos pela UFPB Virtual so autorizados pelo MEC pela Portaria o873 de 7 de abril de 2006, com base no art. 1o da Lei no 9.394, que autoriza n a oferta de cursos superiores a distncia nas Instituies Federais de Ensino Superior, no mbito dos programas de induo da oferta pblica de cursos superiores a distncia fomentados pelo MEC. Com esta Lei a EAD ganha, de forma explcita e inquestionvel, o status de modalidade plenamente integrada ao sistema de ensino. um processo que ainda no foi completado, mas os dispositivos j emanados oferecem os rumos legais para as instituies que querem atuar em EAD. Ampliando seu Conhecimento Visitando o site www.virtual.ufpb.br voc encontrar mais informaes a respeito da autorizao e regulamentao da EAD no Brasil e especificamente dos Cursos da UFPBVIRTUAL. Acesse o site e amplie os seus conhecimentos a respeito do tema. Visite tambm o site da Universidade Aberta do Brasil http://www.uab.mec.gov.br/ onde voc vai encontrar informaes mais detalhadas sobre:

Lei de Diretrizes e Bases - Lei n 9.394/1996. A LDB, divisor de guas na Educao brasileira, e contempla aspectos genricos da Educao a Distncia no artigo 80. Decreto 2.494/98 - Regulamenta a Educao a Distncia no pas, conforme
previu o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB).

Portaria 301/98 - Estabelece as condies para credenciamento, junto ao MEC, de instituies interessadas em oferecer cursos de Educao a Distncia.

62

A Concepo Legal da Educao a Distncia no Brasil


De acordo com o Decreto n 2.494/98 em seu Art. 1, a educao a distncia uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediao de recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicao.

Avaliao do Aluno na EAD: Determinaes Legais


A dimenso pedaggica da avaliao determinada pela Lei 9.394/96-LDB tem por princpio uma avaliao processual, contnua, onde os resultados devem ser cumulativos ao longo do perodo e com prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Esses princpios aplicam-se Educao a Distncia que na sua dimenso legal exige a realizao de exames ou provas presenciais, no processo ou finais, em carter obrigatrio. Para atender a esse dispositivo a mesma Lei, em seu artigo 47, determina que as Instituies de Ensino Superior informem aos interessados os critrios de avaliao a serem adotados, antes de cada perodo letivo. AGORA SUA VEZ: Dialogando e Construindo Conhecimento Reflita sobre o conceito de EAD e sobre as possibilidades de avaliao do processo determinadas pelo Decreto n 2.494/98. Busque conceitos de EAD na literatura especializada. Formule seu prprio conceito contextualizando-o com a nossa realidade social, regional e tecnolgica. Reflita sobre o seu papel enquanto participante desse projeto educacional e sobre a postura a ser adotada num processo de avaliao processual. Exera sua autonomia. Resgate os conhecimentos que j construiu ao longo de sua vida e busque aperfeio-los!

Nmeros Recentes da Educao a Distncia no Brasil


Em 2006, o Brasil teve 2,279 milhes de alunos a distncia matriculados em vrios tipos de cursos credenciados, fazendo educao corporativa e em outros projetos educacionais, nacionais e regionais de acordo com o Anurio Brasileiro Estatstico de Educao Aberta e a Distncia (Abraead/2007), publicao da Associao Brasileira de Educao a Distncia ABED e do Instituto Monitor, com o apoio da Secretaria de Educao a Distncia do MEC (Seed/MEC). Isso significa que um em cada oitenta brasileiros estudou por EAD no ano de 2006. O nmero de alunos no ensino credenciado a distncia cresceu 54% em 2006, e j chegou a 778 mil pessoas. Se forem contados apenas os alunos de graduao e ps-graduao, o aumento foi de 91% em 2006. A Regio Sudeste deixou a ser a regio com maior nmero de alunos a distncia

63

no Brasil. Atualmente, ela tem 31% do total. A regio Sul do pas agora a que tem maior nmero de alunos (33%). As regies Sul e Centro-Oeste so as que mais crescem em nmero de alunos de EAD. H em todo o Brasil 889 cursos a distncia (credenciados pelo Sistema de Ensino MEC e conselhos estaduais de educao), sem contar os livres. O maior grupo isolado o de ps-graduao lato-sensu (246 cursos); os de graduao so 205. A mdia mais utilizada em cursos a distncia no pas o material impresso (86% das instituies a utilizam). A segunda mdia mais utilizada o elearning (56%). Os dados indicam que os paradigmas presenciais resistem na EAD, de modo que a maioria das instituies ainda utiliza o professor presencial (72%) e a reunio presencial (58%). Fonte: ABED www.abed.org.br

6.4 Avaliando o que foi Construdo


Esperamos que esta unidade tenha possibilitado reflexes sobre a histria da EAD e sobre sua configurao como uma modalidade de educao em contnuo desenvolvimento. Neste contexto somos levados a refletir principalmente sobre que tipo de desafios a EAD no Brasil necessita superar: desafios tecnolgicos, recursos bsicos ou tutores preparados? Em nvel mundial o panorama observado desde o ano de 1995 se revela bastante promissor e o Brasil no ficou excludo, embora ainda esteja distante historicamente de pases da Europa como a Espanha, Alemanha e Inglaterra e da Amrica do Norte como os Estados Unidos e Canad que tm uma longa tradio em EAD. Hoje no Brasil, a EAD situa-se como uma modalidade de ensino que, nas suas bases legais, volta-se preferencialmente para uma parcela da populao que por inmeros motivos no tem acesso ao ambiente escolar tradicional. Representa a possibilidade de democratizar o acesso educao pblica e gratuita. Como voc avalia essa possibilidade? Como percebe a posio do Brasil nesse cenrio? Acompanhar e capitalizar a tendncia mundial da educao virtual um grande desafio, especialmente para aqueles que enfrentam problemas de atraso econmico e tecnolgico, que paradoxalmente, so os que de fato mais precisam desenvolver essa modalidade de educao.

64

BIBLIOGRAFIA BSICA
LITWIN, Edith.(org.) Educao a Distncia: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed. 2001. 110p. PALLOFF, Rena M. e PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Traduo: Vinicius Figueira, Porto Alegre: Artmed, 2004. 216p. PALLOFF, Rena M. e PRATT, Keith. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespao: estratgias eficientes para a sala de aula on-line. Traduo: Vinicius Figueira, Porto Alegre: Artmed, 2002. 247p. PETERS, Otto. Didtica do Ensino a Distncia: experincia e estgio da discusso numa viso internacional. Traduo: Ilson Kayser. S. Leopoldo: Editora UNISINOS, 2001. PRETI, Oreste (org.) Educao a Distncia: construindo significados. Cuiab: NEAD/IE UFMT; Braslia: Ed. Plano, 2000. 268p.

OUTRAS REFERNCIAS
ARETIO, L. Garcia. La Educacin a Distancia: de la teoria a la prtica. Barcelona: 2001. 328p. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. HARASIM, Linda M. et al. Learning Networks: a feild guide to teaching and learning online. MIT Press, Cambridge, Massachusetts, England: 1997. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para Promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Ed. Mediao, 2002. 217p. MOORE, Michael G. Teoria da Distncia Transacional. London: Routledge, 1993. MORALES, Pedro. Avaliao Escolar: o que , como se faz. S.P: Loyola, 1998. MOREIRA, M.O. Processo de Avaliao em Cursos a Distncia. Ed. PUC-Minas Virtual, 2003 NETO, Francisco Jos da Silveira Lobo, Regulamentao da educao a distncia: caminhos e descaminhos. So Paulo:Edies Loyola, 2003. TAJRA, Sanmya F. Comunidades Virtuais: um fenmeno da sociedade do conhecimento. So Paulo: Ed. rica, 2002. 102p. VAN DER LINDEN, Marta Maria Gomes. Dilogo Didtico mediado online:subsdios para sua avaliao em situaes de ensino-aprendizagem. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. 261p. VAN DER LINDEN, Marta M.G. & PICONEZ, Stela C.B. Avaliao da Comunicao Dialogada: a cooperao como estratgia de aprendizagem. Encuentro Internacional de Educacin Superior UNAM - Virtual Educa 2005. Ciudad de Mxico.

65

66

Das könnte Ihnen auch gefallen