Sie sind auf Seite 1von 19

Participao do Programa Bolsa Famlia nas modificaes do consumo alimentar de famlias beneficiadas pelo programa.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influencia do Programa Bolsa Famlia (PBF) nas modificaes da qualidade dos alimentos includos no consumo de famlias beneficiadas, por meio de pesquisa realizada em amostra representativa de cinco mil domiclios do pas conduzida no ano de 2007. Apesar do aumento no consumo de todos os grupos de alimentos, a anlise utilizando modelos de regresso logstica revelou que, quanto maior o grau de dependncia da renda familiar em relao ao valor do benefcio do PBF, maior a chance das famlias aumentarem o consumo de cereais (OR=7,1), de acares (OR=5,8), de feijes (OR=4,7) e das carnes (4,6) (p-valor<0,001). Os resultados observados sugerem que apesar do PBF aumentar o poder de compra dos alimentos, aes educativas na tica da segurana alimentar, incorporando polticas de aproximao da produo da agricultura familiar ao pblico de baixa renda se fazem necessrias para facilitar o consumo de alimentos saudveis.

Palavras-chaves: insegurana alimentar, programa bolsa famlia, consumo alimentar, estudos populacionais, grupos de alimentos.

Introduo Os programas de Transferncia Condicionada de Renda (TCR) compem a agenda das polticas pblicas de proteo social, combate pobreza e promoo da sade e da Segurana Alimentar e Nutricional no Brasil desde a dcada de 1990. Estes programas destinam-se s famlias que vivem em contextos adversos e cuja condio nutricional impactada por mltiplos constrangimentos, tais como as dificuldades de acesso e consumo de alimentos em quantidade e qualidade adequados, como destacado recentemente por Burlandy (2007). O Governo Federal do Brasil optou pelo investimento em programas de TCR e unificou outros tipos de intervenes, tais como a distribuio de alimentos e os programas de cupom alimentao, implementados em alguns estados do pas, em um nico programa denominado Programa Bolsa Famlia (PBF). Partindo-se do pressuposto de que a Segurana Alimentar Nutricional (SAN) um direito humano e um bem pblico que se realiza por meio de polticas pblicas universais, um dos objetivos propostos pelo PBF o combate fome e a promoo da Segurana Alimentar e Nutricional. Este propsito pode ser atingido pelo simples impacto da renda na alimentao familiar ou pelas aes que integram o conjunto de condicionalidades a ser cumprido pelas famlias participantes (BURLANDY, 2007). Programas de TCR destinam-se s famlias com algum grau de insegurana alimentar, ou seja, famlias que vivem em contextos adversos como dificuldades de acesso e consumo de alimentos em quantidade e qualidade adequados. Tendo em vista os diferentes perfis de consumo vividos pelo diferentes grupos sociais, a alimentao trata-se de uma demanda nem sempre possvel de ser atingida de forma equitativa considerando as iniqidades de acesso (BURLANDY, 2007). Falhas neste processo, em longo prazo, podem acarretar dficits no estado nutricional. Em relao aos impactos na alimentao, sade e nutrio, estudos sobre programas de TCR implementados na Nicargua, Colmbia, Mxico e pases africanos demonstram que os recursos recebidos pelas famlias so prioritariamente utilizados para a compra de alimentos (ATTANASIO & MESNARD, 2005; NIGENDA & ROBLEDO, 2005; HARVEY & SAVAGE, 2006). No Brasil a avaliao do Programa Bolsa Alimentao demonstrou o aumento da diversidade da dieta e do gasto com alimentos das famlias beneficiadas alm do direcionamento de uma porcentagem considervel desses alimentos s pessoas mais vulnerveis da famlia, em particular s crianas mais jovens (MINISTRIO DA SADE, 2005). Alm da melhora no consumo alimentar, de acordo com MORRIS & OLINTO (2005), so fortes as evidencias que o Programa Bolsa Alimentao contribuiu para recuperao nutricional em crianas em situao de maior risco, com dficits mais graves de peso para altura e altura para idade.

Apesar da reduo das taxas de desnutrio entre famlias de baixa renda associada ao aumento da compra de alimentos a partir de programas de TCR, este resultado deve ser observado com cautela, pois, mudanas no padro alimentar tm contribudo para o aumento da obesidade tambm nos grupos sociais mais vulnerveis socialmente. Alguns estudos tm ressaltado que em uma mesma famlia pobre pode existir uma complexa combinao de desnutrio e obesidade sendo tambm crescente a presena de doenas ligadas nutrio nestas famlias tais como anemia e hipovitaminose A, diabetes e hipertenso (UNITED NATIONS, 2000; SICHIERI 2001; MINISTRIO DA SADE, 2005; WORLD BANK, 2006). Recentemente, foi realizada uma pesquisa de base populacional em uma amostra de famlias brasileiras beneficiadas pelo PBF no ano de 2007, tendo como um dos objetivos principais avaliar as repercusses do PBF na insegurana alimentar das famlias beneficiadas pelo programa (RELATRIO TCNICO, 2008). Um dos resultados deste estudo revelou que apesar de percentual significativo de famlias que referiram aumento na quantidade e na variedade de alimentos consumidos aps o recebimento do benefcio, a dependncia de outras formas de obteno de renda para complementao do PBF associou-se as modificaes no consumo de alimentos, principalmente entre famlias em situao de insegurana alimentar. Com base nesta premissa, o objetivo deste estudo foi avaliar a influencia do PBF nas modificaes da qualidade dos alimentos includos no consumo de famlias beneficiadas. Material e Mtodos Trata-se de estudo de base populacional composta por 5.000 domiclios selecionados a partir do cadastro derivado do Demonstrativo Fsico/Financeiro das Transferncias Programa Bolsa Famlia, relativo ao ms de maro de 2007, fornecida pelo Senarc/MDS1. A amostra foi selecionada em duas fases, considerando na 1 fase, os 50 municpios de cada regio selecionados com reposio e probabilidade proporcional a seu nmero de titulares. Na 2 fase, os(as) 20 titulares de cada municpio foram selecionadas com eqiprobabilidade. Por se tratar de amostra baseada em informaes de um cadastro administrativo, foi selecionada uma amostra reserva de titulares para substituir os casos de no-resposta decorrentes de endereo incompleto ou desatualizado, recusas, ausncia temporria do(a) titular etc2.

1 Cadastro dos(as) titulares do Programa disponibilizado pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) do Ministrio de Desenvolvimento e Combate Fome (MDS). 2 Assim, para cada conjunto de 20 titulares selecionados, outros(as) 20 foram selecionados(as) para amostra reserva. medida que as no-respostas ocorriam durante a coleta de dados, as reservas eram informadas equipe de campo, que procedia a substituio das no-respostas.

Elaborao do instrumento de coleta de dados e controle de qualidade Foi elaborado um questionrio que utilizou perguntas construdas a partir da etapa qualitativa realizada em etapa anterior3, como tambm, perguntas utilizadas em outros estudos. O estudo-piloto foi realizado por meio da simulao das entrevistas entre titulares do PBF no-selecionados na amostra estudada, que incluiu o coordenador da Vox Populi responsvel pela etapa de treinamento e cinco supervisores regionais. O manual de entrevistadores(as) foi elaborado, registrando todos os cuidados para minimizar possveis vieses. O treinamento e a seleo dos entrevistadores (as) ficaram sob responsabilidade da Vox Populi, bem como a digitao dos questionrios, a elaborao e realizao do programa de crtica do banco de dados. A coleta de dados ocorreu no perodo de 13 de setembro e 26 de outubro de 2007, com a superviso da equipe de consultores, consultoras, pesquisadores e pesquisadoras do Ibase, que selecionaram aleatoriamente municpios onde o trabalho de campo foi acompanhado.

Variveis estudadas O questionrio elaborado foi organizado em blocos de perguntas por dimenses4, sendo avaliadas no presente estudo as seguintes dimenses: (i) insegurana alimentar e nutricional, (ii) renda familiar no perodo de trinta dias anteriores entrevista e (ii) percepo sobre o consumo alimentar. Percepo sobre consumo alimentar Avaliou as possveis modificaes no consumo de alimentos a partir do PBF, por meio de quatro perguntas, organizadas em um quadro, que apresentava uma relao de 29 alimentos, organizados em 12 grupos para o presente trabalho: grupo 1 cereais (arroz, farinha de mandioca, farinha de milho (fub ou farinha de pipoca), creme de arroz (amido de milho e outros), po (ou farinha de trigo), cuscuz (po de milho), tapioca, macarro e milho)); grupo 2 biscoitos (biscoitos, bolachas ou bolos); grupo 3 - leite e derivados do leite (queijos, iogurte, coalhada e achocolatados preparados com leite); grupo 4 - ovos; grupo 5 frutas e sucos naturais; grupo 6 verduras e legumes; grupo 7 feijo e outras leguminosas; grupo 8 carnes (carne vermelha, frango, pescados, carne de porco, cabrito, carne de bode, carne de caa); grupo 9 gorduras (margarina, manteiga e leos); grupo 10 alimentos industrializados (embutidos, bebidas alcolicas, caf (chimarro, ch), produtos enlatados e prontos para o consumo (sucos industrializados, macarro instantneo etc.) e
3 Detalhes da etapa qualitativa esto disponveis no Relatrio Tcnico (preliminar) do estudo, cuja referencia se encontra ao final deste artigo (Menezes et al, 2008). 4 Caractersticas dos domiclios e dos moradores, gasto e renda familiar nas estratgias adotadas em situao de escassez alimentar, percepo sobre consumo alimentar, ocorrncia de doenas na famlia, acesso a alimentao, relaes sociais de gnero, percepes sobre direitos sociais e funcionamento do programa

salgadinhos (coxinha de galinha, quibe, pastel etc.)); grupo 11 tubrculos e razes (mandioca/macaxeira, batata, batata-doce, car, inhame); e grupo 12 acares (acar, mel, melado de cana, rapadura, doces, gelias, sorvetes, gelatina, balas, bombons e refrigerantes). Com base nos alimentos consumidos, avaliou-se as modificaes quanto ao consumo de cada alimento aps o PBF (aumentou, diminuiu, no se alterou).

Insegurana alimentar e nutricional Utilizou-se a Escala Brasileira de Insegurana Alimentar (EBIA), adaptada e validada no Brasil pela Universidade de Campinas (Unicamp), pelo Observatrio de Polticas de Segurana Alimentar e Nutrio da Universidade de Braslia (UNB), alm de outras instituies (SEGALL-CORREA et al, 2004). A Escala consta de 15 perguntas centrais fechadas com respostas do tipo sim ou no, referentes aos ltimos trs meses, que refletem a preocupao da comida acabar antes de se poder comprar mais at a ausncia total dela. Das 15 perguntas, sete referem-se a membros da famlia menores de 18 anos, que classificam os distintos graus de insegurana alimentar (IA) na famlia em: (i) situao de segurana alimentar (SA); (ii) insegurana alimentar leve (IA leve) receio ou medo de sofrer insegurana alimentar no futuro prximo; (iii) insegurana alimentar moderada (IA moderada) restrio na quantidade de alimentos na famlia; e (iv) insegurana alimentar grave (IA grave) fome entre pessoas adultas e/ou crianas da famlia. As informaes sobre insegurana alimentar foram respondidas pela pessoa responsvel pela alimentao da famlia e cada resposta afirmativa do questionrio correspondeu a um ponto, utilizando os pontos de corte adotados por MARN-LEON et al. (2005) para classificao nas categorias acima.

Regio de moradia e nmero de moradores dos domiclios Consideram-se as cinco grande regies do pas (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) e o somatrio do nmero de pessoas que residiam no domiclio (considerando todas as pessoas que dependiam da renda da famlia, excluindo os agregados e empregados domsticos)5. Renda familiar total, percentual de dependncia da renda do trabalho e da renda obtida pelo PBF A renda familiar total foi estimada por meio do somatrio de todos os rendimentos da famlia no ms anterior a pesquisa, considerando a renda do trabalho (incluindo a venda de produtos agrcolas ou trabalho informal), de aposentadoria ou penso, do PBF, do Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (Peti), de outros programas de transferncia de renda do
5

Perguntas obtidas na dimenso caractersticas dos domiclios.

governo (sem ser financiamento ou linha de crdito) e quaisquer outras fontes de renda. Com base neste valor, estimou-se o percentual de dependncia da renda do trabalho (% da renda total obtida exclusivamente do trabalho, em relao soma dos rendimentos) e da renda obtida pelo PBF (% da renda obtida exclusivamente pelo PBF, em relao soma dos rendimentos). As trs variveis foram expressas em reais e categorizadas em quartis de real, da seguinte forma: (i) Renda Familiar 1 Quartil: R$276,00 2 Quartil: > R$276,00 e R$430,00 3 Quartil: > R$430,00 e R$565,00 4 Quartil: > R$565,00 1 Quartil: 68,0% 2 Quartil: > 68,0% e 83,3% 3 Quartil: > 83,3% e 93,2% 4 Quartil: > 93,2% 1 Quartil: 8,4% 2 Quartil: > 8,4% e 16,2% 3 Quartil: > 16,2% e 27,3% 4 Quartil: > 27,3%

(ii) Percentual de Dependncia da renda do trabalho -

(iii) Percentual de dependncia da renda obtida pelo PBF -

Anlise de dados A prevalncia de insegurana alimentar foi estimada pela EBIA (total e por regio do pas) bem como as modificaes no consumo dos grupos de alimentos, utilizando o teste Qui-quadrado para avaliar o nvel de significncia das categorias, considerando pvalor<0,05. Na segunda etapa, por meio de modelos de regresso logstica foram estimadas as razes de chances (Odds Ratios - ORs) e seus respectivos intervalos de confiana (IC 95%) e nvel de significncia (p-valor) para avaliar a fora da associao das variveis independentes selecionadas para o estudo (insegurana alimentar, regio de moradia, percentual de dependncia da renda do trabalho, percentual de dependncia da renda do PBF e renda familiar mensal) em relao s modificaes observadas pelas famlias quanto ao consumo de cada um dos 12 grupos de alimentos; a ausncia de modificao no consumo de cada grupo foi utilizada como categoria de referncia nos modelos. Em seguida, os modelos foram ajustados pelas variveis independentes que se apresentaram 6

associadas nos modelos univariados, considerando o nvel de significncia de 10% (p-valor 0,10), ajustados pelo nmero de moradores dos domiclios (varivel de confuso). Todos os procedimentos de anlise incorporaram fatores de expanso calibrados e as informaes do plano amostral, realizados no programa Stata verso 9.0. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comit de tica e Pesquisa da Fundao Oswaldo Cruz em 2007. No momento da entrevista domiciliar, foi apresentado o termo de consentimento, no qual o entrevistado assentava a concordncia em participar da pesquisa, aps esclarecimentos quanto aos procedimentos a serem empregados, a garantia de sigilo das informaes prestadas e a possibilidade de se recusar a participar da investigao. Resultados Cerca de 80% das famlias beneficiadas com transferncia de renda do PBF apresentaram algum grau de insuficincia alimentar nos trs meses anteriores s entrevistas (figura 1). Neste grupo, 20,7% classificaram-se com insegurana alimentar grave. As famlias residentes na Regio Nordeste foram as que apresentaram maior prevalncia de IA, principalmente as formas mais graves (38,7% de insegurana alimentar moderada e 26,2% de insegurana alimentar grave), enquanto a Regio Sul (23,1%) apresentou proporo maior de famlias com SA (RELATRIO TCNICO, 2008). Quanto s modificaes no consumo de alimentos (figura 2), observou-se que o PBF possibilitou maior consumo de um ou mais tipo de cereais (76,1% grupo 1) e de feijes (58,7% grupo 7); maior consumo de fontes proticas de origem animal, como as carnes (60,9% grupo 8), o leite e os derivados do leite (68,2% grupo 3) e os ovos (46,2% grupo 4); maior consumo de alimentos essencialmente calricos, como os biscoitos (62,2% grupo 2), os leos e as gorduras animal e vegetal (55,5% grupo 9), alm do acar, dos doces e dos refrigerantes (78,3% grupo 12); e, em menor proporo, o aumento no consumo de frutas (54,7% grupo 5), verduras e legumes (39,9% grupo 6). Na anlise univariada observou-se que quanto maior a gravidade da situao de insegurana alimentar das famlias beneficiadas pelo PBF, maior a chance de aumento no consumo de cereais (grupo 1 OR=3,2; IC 95% 2,3-4,5) e dos feijes (grupo 7 OR=3,3; IC 95% 2,4-4,5) (tabela 1), de ovos (grupo 4 OR=1,8; IC 95% 1,3-2,5) e das carnes em geral (grupo 8 OR=2,1; IC 95% 1,5-2,9) (tabela 2), bem como das fontes de gorduras (grupo 9 OR=2,6; IC 95% 1,9-3,6), dos alimentos industrializados (grupo 10 OR=3,2; IC 95% 2,44,3) e dos acares (grupo 12 OR=2,5; IC 95% 1,8-3,5) (tabela 4). Em relao regio do pas, a regio nordeste que apresentou a maior chance de aumento no consumo da maioria dos grupos de alimentos (tabelas 1, 2, 3 e 4), exceto para o consumo de tubrculos e razes (grupo 11 OR=0,4; IC 95% 0,3-0,7) (tabela 1) cuja associao foi inversa. O percentual de dependncia da renda proveniente do trabalho apresentou os maiores valores de razes de 7

chance (OR) no aumento do consumo de carnes (grupo 8 OR=2,5; IC 95% 1,9-3,2), das gorduras (grupo 9 OR=2,5; IC 95% 2,0-3,2), dos alimentos industrializados (grupo 10 OR=2,6; IC 95% 2,0-3,2), no se associando ao consumo de frutas (grupo 5 OR=1,6; IC 95% 3,8-6,9). Quanto dependncia da renda total em relao ao valor do benefcio recebido pelo PBF, esta varivel associou-se significativamente ao aumento no consumo de todos os grupos de alimentos, sendo os maiores valores de ORs para o grupo dos acares (grupo 12 - OR=6,3; IC95% 4,7-8,5), alimentos industrializados (grupo 10 OR=5,1; IC 95% 3,8-6,9), gorduras (grupo 9 OR=5,0; IC 95% 3,7-6,7) e de carnes (grupo 8 OR=4,4, IC 95% 3,3-5,9). A renda familiar apresentou associao significativa com o aumento no consumo de cereais (grupo 1 OR=3,2; IC 95% 2,4-4,3), de feijes (grupo 7 OR=2,5; IC 95% 1,9-3,2), de ovos (grupo 4 OR=1,6; IC 95% 1,3-2,1), das carnes (grupo 8 OR=2,0; IC 95% 1,6-2,6), dos biscoitos (grupo 2 OR=1,3; IC 95% 1,0-1,7), das fontes alimentares de gorduras (grupo 9 OR=2,6; IC 95% 2,0-3,4), dos alimentos industrializados (grupo 10 OR=2,5; IC 95% 1,9-3,3) e dos acares (grupo 12 OR=2,8; IC 95% 2,1-3,6); os maiores valores de OR foram observados na menor faixa de renda. Aps anlise multivariada, a situao de insegurana alimentar permaneceu associada com o aumento no consumo dos grupos de alimentos 1 e 7; para o consumo dos grupos 8, 9 e 10, observou-se associao inversa com a situao de insegurana alimentar. A regio nordeste permaneceu fortemente associada com o aumento no consumo de todos os grupos de alimentos. De acordo com a dependncia da renda do trabalho, foi observado aumento nos ORs do grupo dos feijes (grupo 7 OR=1,4; IC 95% 1,1-1,9), dos ovos (grupo 4 OR=1,6; IC 95% 1,2-2,1), das carnes (grupo 8 OR=1,5; IC 95% 1,1-2,1) e das gorduras (grupo 9 OR=1,5; IC 95% 1,1-2,0). O percentual de dependncia da renda do PBF permaneceu fortemente associado a todos os grupos de alimentos, sendo a maior chance de aumento no consumo das famlias beneficiadas pelo PBF, independente das demais variveis avaliadas, do grupo dos cereais (grupo 1 OR=7,1; IC 95% 4,4-11,6), dos acares (grupo 12 OR=5,8; IC 95% 3,7-9,0) e dos feijes (grupo 7 OR=4,7; IC 95% 3,36,8). Observou-se perda de associao em todos os grupos de alimentos com relao renda familiar, exceto no grupo dos biscoitos. Discusso Neste estudo observou-se aumento significativo no consumo de todos os grupos de alimentos, de acordo com a percepo das famlias includas no PBF. As famlias com as formas mais graves de insegurana alimentar, residentes no nordeste do pas, com rendimentos obtidos pelo trabalho formal ou informal de algum integrante da famlia correspondendo a menos da metade da renda familiar, e principalmente, com o valor do benefcio recebido pelo PBF correspondendo a no mnimo dos rendimentos totais, cujas 8

mudanas no consumo dos alimentos foram mais evidentes. Entre modificaes observadas, apesar do aumento no consumo de cereais, dos feijes, das carnes e do leite, o consumo de frutas e vegetais permaneceu baixo, ao passo que os alimentos industrializados e de alta densidade calrica ganharam destaque no consumo. O estudo de BURLANDY (2007) ressaltou que a TCR permite a liberdade perante a deciso de como ser gasto o benefcio. A autora destacou tambm que as preferncias alimentares seguem uma lgica do ponto de vista financeiro (compra de alimentos mais baratos que suprem as necessidades nutricionais), praticidade no preparo, tempo gasto no processamento, aspectos simblicos, cultura e dimenso psicossocial. De fato, relatos dos grupos focais realizados na primeira etapa deste projeto indicaram que as famlias priorizavam a compra e o consumo de alimentos considerados bsicos e de baixo-preo como os alimentos do grupo dos cereais e feijes e gorduras (RELATRIO TCNICO, 2008). Os resultados deste trabalham revelam que, aps o recebimento do PBF o consumo destes alimentos permaneceu elevado, principalmente nas famlias cuja renda mensal dependia ainda mais do valor do benefcio do PBF, sugerindo que estas famlias tinham dificuldades de manter at mesmo o arroz e o feijo, alimentos considerados como a principal mistura da alimentao das famlias brasileiras, antes do ingresso no PBF. O reflexo das famlias da regio nordeste do pas terem garantido o acesso a uma maior variedade de alimentos, ressalta importantes diferenas regionais quanto ao acesso da alimentao, independente do auxlio do PBF entre as famlias beneficiadas. O modelo final ajustado revelou que, as famlias nordestinas beneficiadas pelo PBF aumentaram em at duas vezes a chance do consumo de pelo menos um tipo de carne e de alimentos industrializados, revelando a importncia do valor do benefcio na compra de alimentos considerados mais caros para estas famlias. Neste aspecto, sabendo-se que as famlias que participam do PBF vivem em situao de pobreza (renda mensal per capta de R$ 60,01 a R$ 120,00) ou extrema pobreza (renda mensal per capta de at R$ 60,00), e que o benefcio recebido no corresponde a valores extremamente elevados (variam de R$20,00 a R$182,00) (MDS, 2008), o custo de determinados integrantes de alimentos da cesta bsica, como as carnes, as frutas e os vegetais (verduras e legumes), tende a ser determinante nas escolhas da (o) titular do benefcio, para a aquisio dos alimentos de sua famlia; cabe ressaltar que a (o) titular foi citada (o) como responsvel pela utilizao do benefcio em mais de dois teros das famlias avaliadas, sendo a mulher o gnero da grande maioria das (os) titulares (RELATRIO TCNICO, 2008). Apesar do aumento no consumo de frutas e vegetais as famlias os vem como alimentos no-essenciais e at mesmo restritos a alimentao das crianas, como referido nos grupos focais realizados em diversas cidades do pas (RELATRIO TCNICO, 9

2008). Cabe ressaltar que foram as famlias com insegurana alimentar leve cuja chance maior incluso de verduras e legumes na alimentao das famlias beneficiadas pelo PBF permaneceu significativa no modelo final. Este resultado revela que, quando a restrio de alimentos ou, infelizmente, a fome no comprometeu a situao de Segurana Alimentar das famlias, a possibilidade de contar com o valor benefcio no oramento mensal permite a incluso de alimentos mais saudveis. E, provavelmente, a maior incluso destes alimentos no consumo no foi maior devido pequena proporo de famlias com produo destes alimentos para o auto-consumo, bem como a baixa contribuio de outras formas de acesso a frutas e vegetais, como feiras livres, bancos de alimentos entre outros, como destacado por SEGALL-CORREA & SALLES-COSTA (2008), em recente publicao que analisou o consumo alimentar da populao estudada, com base em outras variveis. Diversos autores observaram resultados semelhantes ao investigarem o consumo alimentar e a situao de insegurana alimentar das famlias, revelando uma tendncia ao consumo de dietas pobres em fibras neste grupo (TARASUK, 2001; CHAMPAGNE et al., 2007; ANTUNES, 2008). Uma das justificativas apresentadas pelos autores consiste na menor disponibilidade dos alimentos fonte (principalmente frutas, verduras e legumes) nos locais de moradia destas famlias. A maior chance de aumento no consumo dos alimentos proticos foi relacionada ao maior quartil de dependncia do PBF, ou seja, famlias que dependem mais do benefcio. Uma possvel explicao para este resultado seria que, apesar destes alimentos serem valorizados, o consumo em menor quantidade e freqncia tende a persistir, devido ao custo mais elevado. Para exemplificar, o estudo de ANTUNES (2008), realizado em uma populao com elevada prevalncia de insegurana alimentar, situada na regio metropolitana do Rio de Janeiro, revelou que o consumo de carne entre crianas foi significativamente menor nas famlias com algum grau de insegurana alimentar, avaliada pela EBIA. Apesar dos primeiros efeitos esperados em programas de TCR incidirem sobre o consumo de alimentos e no necessariamente sobre os indicadores de sade, cabe ressaltar que nem sempre o reforo nos gastos com alimentao resulta em melhorias na sade e nutrio (MINISTRIO DA SADE, 2005; BURLANDY, 2007). Os resultados observados neste estudo reforam a afirmao apresentada pela autora, visto o elevado consumo dos alimentos de alta densidade calrica, como os biscoitos (grupo 2) e os acares (grupo 12), principalmente entre as famlias com maior dependncia do valor do benefcio do PBF no rendimento mensal. No Brasil, a partir da anlise das Pesquisas de Oramentos Familiares POFs realizadas em 1988, 1996 e 2002/2003 foi possvel avaliar a evoluo do estado nutricional e mudanas no consumo alimentar da populao. Esta comparao sugere o 10

aumento do consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas, substituio do consumo de alimentos ricos em nutrientes, como legumes, verduras e frutas, por alimentos energeticamente densos e pobres em micro-nutrientes e aumento do consumo de alimentos salgados e gordurosos (LEVY-COSTA et al, 2005). Vrios estudos revelam o potencial fator de risco no aumento do consumo deste grupo de alimentos com obesidade entre famlias em situao de IA (OLSON, 1999; ADAMS, 2003; BHATTACHARYA, 2004; DINOUR, 2007). Alm da obesidade este perfil alimentar est relacionado ao desenvolvimento de diversas doenas crnicas no transmissveis como doenas cardiovasculares e diabetes (NEUMANN et al., 2007). A avaliao dos programas de TCR do Mxico, Malawi, Honduras, Nicargua e Colmbia revelaram aumento na utilizao dos servios de sade, maior cobertura com relao imunizao (exceto na Nicargua) e nos que possuem acompanhamento antropomtrico (Mxico, Nicargua e Colmbia), este apresentou melhora no estado nutricional das crianas (LAGARDE, 2007). Ou seja, os resultados dos programas de TCR na Segurana Alimentar e Nutricional no devem ser pensados apenas com relao ao estado nutricional e o consumo alimentar, mas tambm no quanto podem impactar o bemestar nutricional, alcanado por meio do incrementar nos nveis de renda domiciliar. Consideraes finais Os resultados deste estudo revelaram a importncia do PBF no aumento do consumo alimentar das famlias assistidas pelo programa. Como referido, as escolhas alimentares no so condicionadas apenas por decises baseadas numa racionalidade econmica ou em torno da sade. Portanto, os dilemas que so postos para as famlias so vrios, considerando: a ampla disponibilidade de produtos concentrados em energia e de baixo valor nutricional a preos relativamente acessveis, a ampla disseminao de propagandas em torno desses alimentos, os valores simblicos da alimentao que esto em pauta e seus efeitos, particularmente com relao ao pblico infantil, o reforo a determinadas demandas de consumo que decorrem desse processo e os conflitos que se colocam para os pais diante das demandas dos filhos, o tempo de preparo dos alimentos. Todos esses aspectos devem ser considerados no mbito das polticas pblicas destinadas promoo da alimentao saudvel. Finalizando, os resultados aqui apresentados corroboram com a necessidade de integrao do PBF com outros programas sociais que apontem para a promoo de direitos e que construam condies para a emancipao de um contingente da populao brasileira bastante vulnervel e com isto, repercutir na Segurana Alimentar e Nutricional de nossa populao.

11

Referncias bibliogrficas ADAMS, E.J.; GRUMMER-STRAWN L.; CHAVEZ G. Food insecurity is associated with increased risk of obesity in California women. J. Nutr. v.133, n. 5, p.1070-4, maio. 2003. ANTUNES, M.M.L. Insegurana alimentar e consumo diettico de crianas menores de 30 meses residentes em Duque de Caxias. 2008. 106f. Dissertao (Mestrado em Nutrio Humana) - Instituto de Nutrio Josu de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. ATTANASIO O; MESNARD, A; The impact of a conditional cash transfer programme on consumption in Colombia. Report Summary. London: The Institute for Fiscal Studies; 2005. BHATTACHARYA, J.; CURRIE, J.; HAIDER S. Poverty, food insecurity, and nutritional outcomes in children and adults. J Health Econ. v.23, n. 4, p.83962, jul. 2004. BRASIL. Decreto no 5.749, de 11 de abril de 2006. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, 12 abr. 2006, p. 1. Acesso em: 20 de setembro de 2008. BRASIL. Lei no 10.836, de 09 de janeiro de 2004. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, 12 jan. 2004, p. 1. Acesso em: 20 de setembro de 2008. BRASIL. Lei n 11.346, de 15 de setembro de 2006. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, 18 set. 2006, p. 1. Acesso em: 20 de setembro de 2008. BRASLIA. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Coordenao-Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio. Avaliao do Programa Bolsa-Alimentao. Segunda Fase. Srie C. Projetos, Programas e Relatrios. Braslia, 2005. BURLANDY, L.; SALLES-COSTA, R. Segurana Alimentar e Nutricional: concepes e desenhos de investigao. In: KAC, G.; SCHIERI, R.; GIGANTE, D. (Orgs). Epidemiologia nutricional. 1. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007, p.485-502. DINOUR, L.M.; BERGEN, D.; YEH, M.C. The Food InsecurityObesity Paradox: A Review of the Literature and the Role Food Stamps May Play. J Am Diet Assoc. v. 107, n. 11, p.195261, nov. 2007.

12

HARVEY, P.; SAVAGE, K. No small change. Oxfam GB Malawi and Zambia Emergency Cash Transfer Projects: A Synthesis of key learning. London: HPG; 2006. LAGARDE, M.; HAINES, A.; PALMER, N. Conditional cash transfers for improving uptake of health interventions in low and middle-income countries. A systematic Review. JAMA. v. 298, n. 16, p.1900-10, out. 2007. LEVY-COSTA, R. et al. Disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil: distribuio e evoluo (1974-2003). Rev. Sade Pblica. v. 39, n.4, p.530-540, ago. 2005. MARN-LEN, L et al. A percepo de insegurana alimentar em famlias com idosos em Campinas, So Paulo, Brasil. Cad. Sade Pblica. v. 21, n. 5, p.1433-40, out. 2005. MINISTRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL (MDS). Programa Bolsa Famlia. Principais Resultados. disponvel em: http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/o_programa_bolsa_familia/beneficios-e-contrapartidas>. Acesso em: 09 out. 2008. MORRIS, S.S et al. Conditional cash transfers are associated with a small reduction in the rate of weight gain of preschool children in Northeast Brazil. J Nutr. v.134, n. 9, p.2336-41, set. 2004. NEUMANN, A.I.C.P. et al. Padres alimentares associados a fatores de risco para doenas cardiovasculares entre residentes de um municpio brasileiro. Rev Panam Salud Publica. v.22, n. 5, p.329-39, nov. 2007. NIGENDA, G.; ROBLEDO, L.M.G. Lessons offered by Latin American cash transfer programmes, Mexicos Oportunidades and Nicaraguas SPN. Implications for African countries. London: DFID/HSRC; 2005. OLSON, C.M. Nutrition and health outcomes associated with food security and hunger. J Nutr. v. 129, n. 2, p.512S-4S, fev. 1999. Repercusses do Programa Bolsa Famlia na Segurana Alimentar e Nutricional das Famlias Beneficiadas. Relatrio tcnico (preliminar). FINEP, 2008, 276 pginas.

13

RIO DE JANEIRO. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. Diretoria de Pesquisas. Coordenao de ndices de Preos. Pesquisa de Oramentos Familiares 2002-2003 Antropometria de criana e adolescente. Rio de Janeiro, 2004. 140p. SEGALL-CORRA, A.M. et al. Projeto: acompanhamento e avaliao da segurana alimentar de famlias brasileiras: validao de metodologia e de instrumento de coleta de informao. Campinas: Unicamp; 2003. Relatrio Tcnico. SEGALL-CORREA, A.M.; SALLES-COSTA, R. Novas possibilidade de alimentao a caminho?. Revista Democracia Viva (Ibase). v. 39, p.68-73. 2008. SICHIERI, R. Obesity and abdominal fatness associated with undernutrition early in life in the city of Rio de Janeiro. International Journal of Obesity. v. 24, n. 5, p. 614-8, maio. 2000. STATA [computer program]. Version 9.0. College Station (TX): Stata Corporation; 2006. TARASUK VS. Household food insecurity with hunger is associated with womens food intakes, health and household circumstances. J nutr. v. 131, n. 10, p. 2670-6, out. 2001. UNITED NATIONS SYSTEM. Sub-Committee on Nutrition. Nutrition through the life cycle. 4th report on The World Nutrition Situation. Geneve: United Nations System; 2000. WORLD BANK. Repositioning nutrition as central to development. A strategy for large-scale action. Washington, D.C.: World Bank; 2006.

14

Figura 1 Prevalncia de insegurana alimentar (IA) avaliada pela Escala Brasileira de Insegurana Alimentar. Bolsa Famlia, 2007. Repercusses do PBF na SAN das famlias. Brasil, 2007. (Fonte: Relatrio tcnico, 2008).

Figura 2 - Modificaes no consumo dos grupos de alimentos a partir do recebimento do PBF. Repercusses do PBF na SAN das famlias. Brasil, 2007. (Fonte: Relatrio tcnico, 2008).

15

Tabela 1 Valores de razo de chances (OR), seus respectivos intervalos de confiana (IC 95%) e nvel de significncia (p-valor) estimado por modelo de regresso logstica univariado entre os grupos de alimentos 1 (Cereais), 7 (Feijes) e 11 (Razes) e as variveis estudadas. Repercusses do PBF na SAN das famlias. Brasil, 2007. (Modelos de regresso logstica multivariada ajustados pelo nmero de moradores). Univariada Multivariada Grupo 1 Grupo 7 Grupo 11 Grupo 1 Grupo 7 Grupo 11 OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor 0,8-1,5 0,7-1,2 0,6-1,1 0,5-1,1 0,091 2,0 0,3-0,7 <0,001 2,1 0,2-0,6 <0,001 1,0 0,5-1,2 0,234 1,0 1,1-2,0 0,015 1,5 1,4-2,4 <0,001 1,6 1,3-2,2 <0,001 1,5 1,0 1,0 1,3-2,1 <0,001 2,5 1,5-2,4 <0,001 4,8 1,0-1,8 0,027 7,1 0,7-1,1 0,8-1,3 0,8-1,2 0,378 0,882 0,600 0,8 1,0 1,1 1,0 0,612 0,427 0,238 1,0 1,4 1,1-1,9 1,5 1,1-2,0 1,7 1,2-2,5 0,018 0,012 0,003 0,089 <0,001 <0,001 0,033 0,040 0,005 <0,001 <0,001 0,002 16

SA IA leve IA moderada IA grave

1,0 1,6 1,2-2,1 2,3 1,7-3,1 3,2 2,3-4,5

C.Oeste Nordeste Norte Sudeste Sul

1 Quartil 2 Quartil 3 Quartil 4 Quartil

1 Quartil 2 Quartil 3 Quartil

4 Quartil

1 Quartil 2 Quartil 3 Quartil 4 quartil

Ebia 1,0 1,0 <0,001 1,5 1,1-2,0 0,005 1,1 <0,001 2,3 1,7-3,0 <0,001 0,9 <0,001 3,3 2,4-4,5 <0,001 0,8 Regio 1,7 1,1-2,6 0,012 1,3 0,9-2,0 0,214 0,7 3,0 1,9-4,9 <0,001 2,2 1,5-3,3 <0,001 0,4 1,6 1,0-2,5 0,056 1,2 0,8-1,9 0,408 0,4 1,2 0,8-1,8 0,341 0,8 0,7-1,5 0,889 0,8 1,0 1,0 1,0 % de Dependncia da renda do trabalho 2,9 2,3-3,8 <0,001 2,6 2,1-3,2 <0,001 1,5 3,6 2,7-4,9 <0,001 1,1 1,7-2,7 <0,001 1,9 1,5 1,2-1,9 0,002 1,3 1,1-1,7 0,018 1,7 1,0 1,0 1,0 % de Dependncia do PBF 1,0 1,0 1,0 3,1 2,5-4,0 <0,001 2,8 2,2-3,5 <0,001 1,6 6,6 4,9-8,8 <0,001 3,6 2,9-4,6 <0,001 1,9 7,8 5,3-11,4 <0,001 5,7 4,4-7,2 <0,001 1,4 Renda familiar 3,2 2,4-4,3 <0,001 2,5 1,9-3,2 <0,001 0,9 1,8 1,4-2,3 <0,001 1,5 1,2-1,9 <0,001 1,0 1,9 1,5-2,4 <0,001 1,5 1,2-2,0 <0,001 1,0 1,0 1,0 1,0

Ebia 1,0 1,0 1,5 1,0-1,8 0,036 1,6 1,2-2,2 <0,001 2,1 1,5-2,9 <0,001 Regio 1,2-3,2 0,006 0,7 0,5-1,1 1,3-3,5 0,005 1,5 1,0-2,3 0,040 0,4 0,3-0,6 0,6-1,7 0,997 0,3 0,2-0,5 1,0 1,0 % de Dependncia da renda do trabalho 1,1-1,9 0,002 1,5 1,2-1,8 0,002 1,4 1,0-1,9 1,1-2,3 0,022 1,4 1,1-1,9 0,009 1,4 1,0-1,9 1,1-2,0 0,014 1,3 1,0-1,9 0,086 1,6 1,2-2,2 1,0 1,0 % de Dependncia do PBF 1,0 1,0 1,9-3,3 <0,001 2,3 1,7-3,1 <0,001 1,6 1,2-2,1 3,3-7,0 <0,001 2,8 2,0-3,8 <0,001 2,4 1,6-3,4 4,4- 1,6 <0,001 4,7 3,3-6,8 <0,001 2,0 1,3- 3,0 Renda familiar 0,5-1,2 0,229 0,8 0,6-1,2 0,291 0,8-1,3 0,893 0,9 0,7-1,2 0,558 0,9-1,5 0,360 1,1 0,8-1,5 0,484 1,0 1,0

Tabela 2 Valores de razo de chances (OR), seus respectivos intervalos de confiana (IC 95 %) e nvel de significncia (p-valor) estimado por modelo de regresso logstica univariado entre os grupos de alimentos 3 (Leite/derivados), 4 (Ovos) e 5 (Carnes) e as variveis estudadas. Repercusses do PBF na SAN das famlias. Brasil, 2007. (Modelos de regresso logstica multivariada ajustados pelo nmero de moradores). Univariada Multivariada

Grupo 3 Grupo 4 Grupo 8 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 8 OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor 1,0 1,0 1,7 1,4-2,2 <0,001 1,2 1,0-1,6 2,0 1,5-2,7 <0,001 1,2 0,9-1,6 2,1 1,5-2,9 <0,001 1,7 2,4 1,4 1,2 1,0 2,2 1,8-2,8 <0,001 1,1 0,9-1,4 2,5 1,9-3,2 <0,001 1,3 0,9-1,8 1,5 1,1-1,9 0,005 1,2 0,9-1,6 1,0 1,0 1,0 1,0 2,7 2,1-3,4 <0,001 1,8 1,4-2,3 4,2 3,3-5,4 <0,001 2,2 1,5-3,1 4,4 3,3-5,9 <0,001 2,6 1,9-3,7 2,0 1,6-2,6 <0,001 1,5 1,2-1,9 <0,001 1,5 1,2-1,8 <0,001 1,0 1,0 1,2-2,4 1,7-3,5 0,9-2,1 0,8-1,7 0,005 1,3 1,0-1,8 <0,001 0,123 1,2 0,8-1,7 0,371 1,0 <0,001 0,012 0,103 0,003 0,002 0,028 0,064 0,004 <0,001 <0,001 <0,001 0,102 0,365 0,480 17

SA IA leve IA moderada IA grave

1,0 1,3 1,3 1,1

C.Oeste Nordeste Norte Sudeste Sul

1,3 1,2 1,4 1,3 1,0

1 Quartil 2 Quartil 3 Quartil 4 Quartil

1,4 1,8 1,4 1,0

1 Quartil 2 Quartil 3 Quartil 4 Quartil

1,0 1,9 2,3 1,8

1 Quartil 2 Quartil 3 Quartil 4 Quartil

1,0 1,1 1,2 1,0

Ebia 1,0 1,0-1,6 0,067 1,4 1,0-1,9 0,054 1,0-1,7 0,100 1,6 1,2-2,1 0,003 0,8-1,5 0,390 1,8 1,3-2,5 <0,001 Regio 1,0-1,8 0,076 1,0 0,7-1,4 0,899 0,9-1,7 0,248 1,3 0,9-1,8 0,232 1,0-2,0 0,054 0,8 0,5-1,3 0,402 0,8-1,5 0,436 0,8 0,6-1,2 0,324 1,0 Dependncia da renda do trabalho 1,1-1,8 0,003 1,8 1,4-2,2 <0,001 1,5-2,4 <0,001 2,0 1,6-2,5 <0,001 1,2-1,8 0,002 1,4 1,1-1,8 0,004 1,0 Dependncia do PBF 1,0 1,6-2,4 <0,001 1,9 1,5-2,4 <0,001 1,8-2,8 <0,001 2,5 1,9-3,3 <0,001 1,4-2,2 <0,001 2,6 2,0-3,4 <0,001 Renda familiar 0,8-1,2 0,903 1,6 1,3-2,1 <0,001 0,9-1,4 0,236 1,3 1,1-1,7 0,010 1,0-1,5 0,066 1,4 1,1-1,7 0,008 1,0

Ebia 1,0 1,0 0,121 1,3 0,9-1,8 0,117 1,6 1,3-2,1 0,300 1,3 1,0-1,8 0,057 1,5 1,1-1,9 1,5 1,0-2,1 0,037 1,3 0,9-1,9 Regio 0,084 1,8 1,2-2,7 1,9 1,3-2,8 0,404 1,0 1,0 Dependncia da renda do trabalho 0,419 1,3 1,0-1,7 0,047 1,3 1,0-1,7 0,196 1,6 1,2-2,0 0,002 1,3 1,0-1,8 0,213 1,6 1,2-2,1 0,003 1,5 1,1-2,0 1,0 1,0 Dependncia do PBF 1,0 1,0 <0,001 1,5 1,2-2,0 <0,001 2,1 1,6-2,8 <0,001 2,0 1,4-2,9 <0,001 2,8 2,7-5,6 <0,001 2,5 1,7-3,7 <0,001 4,6 3,0-7,0 Renda familiar 0,8 0,6-1,2 0,283 0,7 0,5-1,1 0,9 0,7-1,1 0,332 0,9 0,7-1,2 1,0 0,8-1,2 0,742 0,9 0,7-1,2 1,0 1,0

Tabela 3 Valores de razo de chances (OR), seus respectivos intervalos de confiana (IC 95%) e nvel de significncia (p-valor) estimado por modelo de regresso logstica univariado entre os grupos de alimentos 2 (biscoitos), 5 (frutas e sucos naturais) e 6 (verduras e legumes) e as variveis estudadas. Repercusses do PBF na SAN das famlias. Brasil, 2007. Anlise Univariada Anlise Multivariada Grupo 2 Grupo 5 Grupo 6 Grupo 2 Grupo 5 Grupo 6 OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor 1,0 1,4 1,1 0,8 1,1-1,8 0,8-1,4 0,6-1,1 1,1-2,1 0,6-1,2 0,4-0,8 0,8-1,6 1,2-1,9 1,5-2,3 1,4-2,1 1,4-2,2 1,3-2,2 1,1-2,0 0,7-1,9 0,8-1,3 0,9-1,4 <0,001 <0,001 0,006 0,465 0,703 0,196 1,0 1,7 2,9 3,4 0,6 0,8 0,9 1,0 <0,001 1,2 <0,001 1,1 <0,001 1,4 1 0,9-1,5 0,8-1,5 1,1-1,9 1,3-2,1 2,1-4,0 2,4-4,9 0,4-0,9 0,7-1,1 0,7-1,1 0,026 0,348 <0,001 0,445 1,4 2,0 1,3 1,0 1,1-2,0 1,4-2,8 1,0-1,8 0,008 0,525 0,193 1,0-1,5 0,8-1,3 1,5 0,8 0,6 1,2 1,0 1,5 1,9 1,7 1 1,0 1,7 1,7 1,5 0,9 1,0 1,2 1,0 1,0 1,2 1 0,018 0,027 <0,001 0,012 0,002 0,003 <0,001 0,004 <0,001 18

SA IA leve IA moderada IA grave

1,0 1,3 1,3 0,9

C.Oeste Nordeste Norte Sudeste Sul

1,4 2,1 1,1 1,3 1,0

1 Quartil 2 Quartil 3 Quartil 4 Quartil

1,7 1,8 1,4 1

1 Quartil 2 Quartil 3 Quartil 4 Quartil

1,0 2 2,6 2,5

1 Quartil 2 Quartil 3 Quartil 4 Quartil

1,3 1,2 1,3 1,0

Ebia 1,0 1,0-1,7 0,025 1,2 1,0-1,6 0,089 1,0-1,7 0,052 1,1 0,9-1,4 0,241 0,7-1,3 0,724 0,8 0,6-1,0 0,069 Regio 1,1-1,9 0,015 1,2 0,8-1,6 0,337 1,5-2,9 <0,001 1,2 0,9-1,7 0,259 0,8-1,6 0,487 1,0 0,7-1,5 0,929 1,0-1,8 0,086 1,2 0,9-1,7 0,3 1,0 Dependncia da renda do trabalho 1,3-2,2 <0,001 1,6 1,3-2,0 <0,001 1,4-2,3 <0,001 1,7 1,4-2,1 <0,001 1,1-1,7 0,007 1,5 1,2-1,8 <0,001 1 Dependncia do PBF 1,0 1,6-2,3 <0,001 1,6 1,4-2,0 <0,001 2,0-3,2 <0,001 1,8 1,4-2,4 <0,001 1,9-3,1 <0,001 1,5 1,2-1,9 0,002 Renda familiar 1,0-1,7 0,027 0,9 0,7-1,1 0,212 1,0-1,5 0,049 0,9 0,8-1,1 0,442 1,0-1,6 0,057 0,9 0,7-1,2 0,369 1,0

Ebia 1,0 1,0 0,1 1,2 1,0-1,5 0,120 1,4 1,1-1,8 0,931 0,7 0,5-1,0 0,055 Regio 0,008 1,5 1,1-2,2 <0,001 0,5 0,3-0,7 0,094 1,0 1,0 Dependncia da renda do trabalho 0,242 1,4 1,1-1,8 0,003 1,4 1,1-1,8 0,612 1,2 0,9-1,6 0,199 1,7 1,2-2,3 0,02 1,4 1,1-1,8 0,015 1,5 1,1-1,9 1 1 Dependncia do PBF 1,0 1,0 <0,001 1,5 1,2-2,0 <0,001 1,6 1,3-2,1 <0,001 2,3 1,7-3,2 <0,001 1,7 1,2-2,4 <0,001 1,9 1,4-2,7 <0,001 2,5 1,8-3,7 Renda familiar 0,005 0,166 0,326 1,0 1,0

Tabela 4 Valores de razo de chances (OR), seus respectivos intervalos de confiana (IC 95%) e nvel de significncia (p-valor) estimado por

modelo de regresso logstica univariado entre os grupos de alimentos 9 (gorduras), 10 (industrializados) e 12 (acares) e as variveis

estudadas. Repercusses do PBF na SAN das famlias. Brasil, 2007. (Modelos de regresso logstica multivariada ajustados pelo nmero de

moradores). Anlise Multivariada Grupo 12 Grupo 9 Grupo 10 Grupo 12 OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor Ebia 1,0 1,0 1,0 1,0 1,5 1,2-2,0 0,003 1,5 1,1-2,0 0,005 1,5 1,2-1,9 0,003 1,4 1,0-1,8 0,028 1,8 1,3-2,5 <0,001 1,4 1,0-1,9 0,034 1,3 1,0-1,8 0,050 1,2 0,9-1,6 0,321 2,5 1,8-3,5 <0,001 1,6 1,1-2,2 0,010 2,0 1,5-2,7 <0,001 1,4 1,0-1,9 0,032 Regio 1,3 0,9-1,9 0,239 2,7 1,7-4,2 <0,001 2,1 1,3-3,2 <0,001 2,2 1,4-3,3 <0,001 2,0 1,2-3,2 0,004 1,4 0,9-2,2 0,157 1,2 0,7-1,9 0,567 1,1 0,7-1,6 0,625 1,0 1,0 1,0 1,0 Dependncia da renda do trabalho 2,6 2,0-3,4 <0,001 1,5 1,2-1,9 0,001 1,5 1,2-1,9 0,001 1,4 1,1-1,8 0,011 2,3 1,8-3,0 <0,001 1,6 1,2-2,1 0,002 1,4 1,0-2,0 0,050 1,4 1,0-2,0 0,041 1,2 1,0-1,6 0,124 1,5 1,1-2,0 0,006 1,0 1,0 1,0 1,0 Dependncia do PBF 1,0 1,0 1,0 1,0 2,5 2,0-3,1 <0,001 1,7 1,3-2,2 <0,001 2,0 1,5-2,6 <0,001 2,0 1,5-2,7 <0,001 3,8 3,0-4,9 <0,001 2,5 1,8-3,5 <0,001 2,9 2,1-4,0 <0,001 3,1 2,2-4,4 <0,001 6,3 4,7-8,5 <0,001 3,8 2,5-5,6 <0,001 3,74 2,5-5,5 <0,001 5,8 3,7-9,0 <0,001 Renda familiar 2,8 2,1-3,6 <0,001 0,9 0,6-1,3 0,599 0,8 0,6-1,2 0,310 0,8 0,5-1,1 0,179 1,5 1,2-1,8 0,001 0,9 0,7-1,2 0,610 0,9 0,6-1,1 0,246 0,9 0,7-1,1 0,251 1,5 1,2-2,0 <0,001 1,1 0,8-1,4 0,682 0,9 0,7-1,2 0,601 1,0 0,8- 1,3 0,891 1,0 1,0 1,0 1,0 19

Anlise Univariada Grupo 9 Grupo 10 OR IC(95%) p-valor OR IC(95%) p-valor Ebia 1,0 1,0 AS 1,6 1,2-2,1 <0,001 1,6 1,2-2,1 <0,001 IA leve IA moderada 2,0 1,5-2,7 <0,001 1,9 1,5-2,6 <0,001 2,6 1,9-3,6 <0,001 3,2 2,4-4,3 <0,001 IA grave Regio 1,2 0,8-1,9 0,337 1,4 0,9-2,1 0,167 C.Oeste 2,7 1,8-4,1 <0,001 2,9 2,0-4,4 <0,001 Nordeste 1,4 0,9-2,3 0,126 1,6 1,0-2,5 0,068 Norte 1,0 0,7-1,6 0,950 1,1 0,7-1,6 0,760 Sudeste 1,0 1,0 Sul Dependncia da renda do trabalho 2,5 2,0-3,2 <0,001 2,6 2,0-3,2 <0,001 1 Quartil 2,3 1,8-2,9 <0,001 2,2 1,7-2,9 <0,001 2 Quartil 1,3 1,0-1,6 0,049 1,2 0,9-1,5 0,222 3 Quartil 1,00 1,0 4 Quartil Dependncia do PBF 1,0 1,0 1 Quartil 2,2 1,8-2,8 <0,001 2,4 1,9-3,0 <0,001 2 Quartil 3,5 2,7-4,5 <0,001 3,7 2,8-4,7 <0,001 3 Quartil 5,0 3,7-6,7 <0,001 5,1 3,8-6,9 <0,001 4 Quartil Renda familiar 2,6 2,0-3,4 <0,001 2,5 1,9-3,3 <0,001 1 Quartil 1,5 1,2-1,9 <0,001 1,4 1,1-1,8 0,008 2 Quartil 1,5 1,2-1,9 <0,001 1,4 1,9-3,3 0,004 3 Quartil 1,0 1,0 4 Quartil

Das könnte Ihnen auch gefallen