Sie sind auf Seite 1von 2

Folha de S.Paulo - Educao - Anlise: Baixo salrio e desprestgio d...

Pgina 1 de 2

06/10/2012 -03h00

Anlise: Baixo salrio e desprestgio da profisso afastam jovens


LUCIANA FRANA LEME ESPECIAL PARA A FOLHA Os alunos que cursam licenciatura em fsica e em matemtica na USP, quando comparados a outros graduandos dessa mesma universidade, esto entre os que acertam menos pontos no exame da Fuvest. Lecionar s 4 razo para escolha do curso de licenciatura Eles so mais velhos, esto nas faixas de nvel socioeconmico mais baixas, so trabalhadores. A situao similar dos outros cursos de licenciatura no pas. Para os alunos da USP, a licenciatura uma das poucas alternativas possveis para ingresso nessa universidade (e ter um diploma diferenciado) ou acessar a ps-graduao. Ser professor no por eles apontado como a principal razo para escolha do curso. A maioria dos jovens que esto em vantagem socioeconmica e de fato podem fazer escolha profissional (porque acertam mais pontos no vestibular, porque podem se preparar para a prova, porque podem cursar integralmente a graduao) dificilmente opta por cursos de formao de professores da educao bsica. Isso indica que a carreira docente no est valorizada. Um dado interessante do estudo que, no caso da medicina (alunos que teoricamente poderiam optar por qualquer outro curso), cerca de 15% dos ingressantes j pensaram em ser professor. Mas alegaram que baixo salrio, prestgio e condies da escola foram fatores que influenciaram a no escolha. Uma das concluses de tudo isso que necessrio pensar formas de tornar o magistrio para a educao bsica mais atraente para os jovens. Algumas opes para isso so a adoo de bolsa de estudo para os cursos de formao de professores (que pode fazer o jovem ficar na rea e no seguir outra profisso, tal como faziam antigamente os Centro Especfico de Formao e Aperfeioamento do Magistrio) e oferecer um ensino forte (que desperte a vontade de ser professor). Alm disso, durante o curso e principalmente aps a formao, eles precisam ver que vale a pena ser professor.

http://tools.folha.com.br/print?url=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.c... 10/10/2012

Folha de S.Paulo - Educao - Anlise: Baixo salrio e desprestgio d... Pgina 2 de 2

Mas, enquanto as condies de trabalho forem ruins, os salrios forem os mais baixos das profisses que exigem ensino superior e a carreira cuja ascenso social significa sair da profisso (para ser diretor, por exemplo), outras reas continuaro a ser mais interessantes aos jovens.
LUCIANA FRANA LEME mestra em educao pela Faculdade de Educao da USP e autora do estudo que analisou a inteno dos licenciandos

Endereo da pgina:
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1165044-analise-baixo-salario-e-desprestigio-da-profissao -afastam-jovens.shtml

Links no texto:
Lecionar s 4 razo para escolha do curso de licenciatura http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1165043-lecionar-e-so-4-razao-para-escolha-do-curso-delicenciatura.shtml Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo do contedo desta pgina em qualquer meio de comunicaao, eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita da Folha de S. Paulo.

http://tools.folha.com.br/print?url=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.c... 10/10/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen