Sie sind auf Seite 1von 2

AS 7 RECOMENDAES DO INCA

O INCA RECOMENDA QUE:


1
Toda mulher tenha amplo acesso informao com base cient ca e de fcil compreenso sobre o cncer de mama. Toda mulher que alerta para os primeiros sinais e sintomas do cncer de mama e procure avaliao mdica.

PAPEL DO INCA

O Instituto Nacional de Cncer (INCA) o rgo do Ministrio da Sade responsvel por coordenar aes integradas para a preveno e o controle do cncer no Brasil. Atua nas reas de pesquisa, ensino, assistncia, preveno e vigilncia do cncer e gesto da rede de ateno oncolgica.

RECOMENDAES DO INCA
PARA REDUZIR A MORTALIDADE POR CNCER DE MAMA NO BRASIL

Toda mulher com ndulo palpvel na mama e outras alteraes suspeitas tenha direito a receber diagnstico no prazo mximo de 60 dias.

4
Toda mulher de 50 a 69 anos faa mamogra a a cada dois anos.

MOBILIZAO

O INCA convida as organizaes governamentais e no governamentais, as entidades representativas de pro ssionais, o setor privado e toda a sociedade civil a apoiar as recomendaes para a reduo da mortalidade por cncer de mama no Brasil. O trabalho envolveu pro ssionais de diferentes reas de atuao do INCA. O objetivo traduzir as principais evidncias da literatura cient ca atual em linguagem simples e objetiva. Esperamos que estas recomendaes possam contribuir para a reduo da mortalidade por cncer de mama no Brasil por meio da difuso de evidncias cient cas e da mobilizao e participao social.

Todo servio de mamogra a participe de Programa de Qualidade em Mamogra a. A quali cao, quando obtida, deve ser exibida em local visvel s usurias.

Toda mulher saiba que o controle do peso e da ingesto de lcool, alm da amamentao e da prtica de atividades fsicas, so formas de prevenir o cncer de mama.

www.inca.gov.br

A terapia de reposio hormonal, quando indicada na ps-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento mdico, pois aumenta o risco de cncer de mama.
Fotos: Marcelo Magalhes Produzido por: FSB Comunicaes

PREVENO
Preveno do cncer de mama signi ca diminuir o risco de a mulher apresentar a doena durante toda a sua vida. A preveno consiste na eliminao ou diminuio da exposio aos fatores de risco. Por meio da alimentao saudvel, atividade fsica e do controle do peso corporal, possvel evitar 28% dos casos de cncer de mama. Consumo excessivo de lcool, uso de contraceptivos orais, excesso de peso, principalmente na ps-menopausa, e terapia de reposio hormonal aumentam o risco de cncer de mama. A Terapia de Reposio Hormonal (TRH), principalmente a terapia combinada de estrognio e progesterona, est associada com aumento do risco do cncer de mama. A cada 10 mil mulheres que fazem uso da reposio hormonal combinada, h aumento de oito casos de cncer de mama. Assim, a sua indicao deve ser discutida com o mdico. Nas situaes em que a TRH realizada o risco elevado de desenvolver cncer de mama diminui progressivamente aps a sua suspenso. A exposio excessiva radiao ionizante (Raios-X) aumenta o risco de cncer de mama. A amamentao exclusiva at os seis meses diminui o risco de cncer de mama.

DETECO PRECOCE
A deteco precoce do cncer de mama signi ca identi car o tumor no incio de seu surgimento e aumentar as possibilidades de cura. As aes de deteco precoce podem ser oferecidas para mulheres sem sinais e sintomas de cncer de mama (rastreamento), ou para mulheres com sinais e sintomas iniciais de cncer de mama (diagnstico precoce). O diagnstico precoce do cncer de mama aumenta a sobrevida das mulheres em comparao com o diagnstico de tumores em fase avanada. O rastreamento diminui a mortalidade em cerca de 30% nas mulheres entre 50 e 69 anos. Quanto maior for o percentual de mulheres na faixa de 50 a 69 anos que realizam a mamogra a de rastreamento periodicamente, maior ser o impacto na mortalidade. Na faixa etria de 50 a 69 anos, a mulher deve fazer uma mamogra a a cada dois anos. O risco de cncer de mama aumenta com a idade. A qualidade da mamogra a tem implicaes na reduo da mortalidade por cncer de mama. Programas de qualidade em mamogra a garantem imagens radiogr cas de alto padro com doses mnimas de radiao.

TRATAMENTO E CUIDADOS PALIATIVOS


O tratamento adequado parte fundamental das aes de controle do cncer de mama, com impactos na sobrevida e na mortalidade. Habitualmente, o tratamento do cncer de mama envolve cirurgia, radioterapia e quimioterapia/hormonioterapia e deve ser realizado por equipe multidisciplinar em servios especializados. Geralmente, quanto menor o tamanho do tumor no momento do diagnstico, maior a probabilidade de cura e de realizao de uma cirurgia conservadora, e menor a necessidade de intervenes e do uso de drogas, o que rea rma a importncia das aes de deteco precoce. A reconstruo mamria nas mulheres submetidas retirada das mamas (parcial ou completa) deve ser sempre discutida com a equipe multidisciplinar. Cuidados paliativos so uma continuidade do tratamento oncolgico. Devem ser fornecidos a pacientes com cncer de mama avanado, desde seu diagnstico, visando o adequado controle de sintomas, por meio de suporte clnico, emocional, social e espiritual. Para o alcance de melhor qualidade de vida, familiares e cuidadores so envolvidos nos cuidados e tambm recebem suporte de uma equipe interdisciplinar.

Priorizar o controle do cncer de mama na agenda da sade foi de nido na Poltica Nacional de Ateno Oncolgica (2005) e no Pacto pela Sade (Ministrio da Sade/2006). O INCA e as secretarias Estaduais e Municipais de Sade desenvolvem um conjunto de aes no mbito da deteco precoce. A perspectiva atual impulsionar o diagnstico precoce do cncer de mama em todo o pas, como estratgia para reduzir a apresentao avanada da doena, e implementar o rastreamento na populao em reas cuja elevada ocorrncia desse tipo de cncer justi quem esta iniciativa. A expanso de aes para garantia da qualidade da mamogra a e a implantao do Sistema de Informao do Cncer de Mama SISMAMA em todo o territrio nacional, desde junho de 2009, permitem o aprimoramento e a avaliao das aes de controle do cncer de mama no Brasil.

APRENDA A PREVENIR O CNCER DE MAMA. HBITOS SAUDVEIS DIMINUEM OS FATORES DE RISCO DA DOENA.

Das könnte Ihnen auch gefallen