Sie sind auf Seite 1von 9

Apresentao da Disciplina

Caro(a) estudante, Bem-vindo(a) disciplina Climatologia do curso de Licenciatura em Geograa na modalidade a distncia, oferecida pelo Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Esta disciplina est subdividida em seis aulas, que tratam dos assuntos essenciais formao do professor de Geograa. Em nossa primeira aula, iremos abordar os conceitos bsicos para o entendimento da dinmica do clima da Terra. Faremos, inicialmente, uma apresentao dos diversos campos da Climatologia, bem como a diferenciao entre a Climatologia e a Meteorologia, onde esclareceremos seus distintos objetivos e aplicaes. Alm disso, abordaremos a interao dos sistemas naturais atmosfera superfcie terrestre. Sem o entendimento de como ocorre tal interao, qualquer tentativa de compreenso do funcionamento da dinmica atmosfrica ser infrutfera. Na aula seguinte a aula 2 , aprofundaremos o assunto atmosfera e, desta feita, explicaremos quais so os principais elementos qumicos que participam da sua composio, a estrutura em camadas e suas respectivas propriedades. Na aula 03, sero analisados os elementos e fatores que inuenciam o clima. Os elementos climticos so os prprios aspectos que formam o clima do planeta: a umidade, a temperatura e a presso atmosfrica. Cada um ser abordado luz do arcabouo terico conceitual claro e conciso, sem perder de vista a linguagem cientca, indispensvel para a formao do licenciado. Em seguida, nesta mesma aula, trataremos dos fatores geogrcos que interferem na dinmica climtica do planeta. Assim, sero analisados, enquanto fatores que inuenciam e interferem nos elementos climticos, a latitude, a altitude, as massas de ar, as correntes martimas, dentre outros, que, em interao com os elementos do clima, interferem no sistema atmosfrico local ou regionalmente. Na aula 04, abordaremos os principais modelos de classicao climtica. Sero destacados os pontos relevantes em termos de aplicao, clareza e nalidade de cada classicao apresentada. Na aula 05, como continuao da discusso apresentada nas aulas anteriores, veremos os tipos climticos

Climatologia

UAB

que ocorrem no Brasil, tendo por base a inuncia da dinmica das massas de ar. Destacaremos que a enorme extenso territorial brasileira, associada sua localizao geogrca predominantemente tropical, constitui quadro de referncia importante na compreenso da diversidade climtica e paisagstica do territrio brasileiro. Por m, na aula 06, veremos as mudanas climticas que marcam a dinmica atmosfrica atual e chamaremos a ateno para as mudanas climticas em tempos pretritos e seus principais indicadores. Apresentaremos, ainda, uma breve discusso sobre o campo de incertezas que paira no meio acadmico sobre tal assunto, visto que qualquer concluso cientca mais aprofundada sobre o clima e, mais ainda, sobre mudanas climticas demanda investigao de um lapso temporal nem sempre compatvel com os dados e instrumentos de anlise disponveis no momento. O tema do aquecimento global apreciado com bastante nfase no papel dos gases de efeito estufa no provvel aumento da temperatura global. Contudo, tem-se o cuidado de tratar desse assunto no como uma verdade absoluta, mas como um campo muito recente das pesquisas cientcas, em que a ecodiplomacia e a cincia nem sempre do conta de esclarecer a realidade. Encerrando esta aula, analisaremos o El Nio e o processo de deserticao, dois temas de absoluta importncia no quadro das mudanas climticas atuais. Esperamos que as anlises e a discusso aqui apresentadas contribuam para instigar a sua curiosidade para a Climatologia como tema fundamental na formao acadmica em Geograa. Ao longo dos textos, h ainda sees que tratam, sucintamente, de alguns aspectos que podem incit-lo(a) a buscar outros materiais para aprofundamento da leitura sobre os assuntos aqui abordados. As referncias bibliogrcas que serviram de apoio construo deste material didtico devem, na medida do possvel, ser adquiridas pelo aluno, como forma de aprofundar seus conhecimentos sobre o campo de estudos da Climatologia e servir de suporte para futuras intervenes prossionais que demandaro reviso de bases conceituais. Ademais, sugerimos que explore a internet como meio de busca de ricos artigos, dissertaes e teses no apenas sobre esse assunto, mas sobre qualquer outra temtica do curso de Geograa. O material tambm acompanhado de atividades com exerccios. Aproveite-os bem e faa timo uso deste material.

UAB

Licenciatura em Geograa

Aula 1

Objetivos
Nesta aula, abordaremos os conceitos bsicos para o entendimento da dinmica do clima da Terra. Nesse sentido, faremos inicialmente uma apresentao dos diversos campos de estudo e aplicaes da Climatologia, bem como a diferenciao entre a Climatologia e a Meteorologia, onde esclarecemos seus distintos objetivos e aplicaes. Outro objetivo desta aula consiste em abordar a interao dos sistemas naturais atmosfera superfcie terrestre.

Assuntos
Campos de estudo da Climatologia; Diferena entre tempo e clima; Subdivises da Climatologia.

Introduo O campo de estudo e atuao da Climatologia


A Climatologia uma das cincias da natureza e o seu estudo de extrema relevncia no amplo campo das cincias ambientais. Para Ayoade (2004), os processos atmosfricos inuenciam os processos nas outras partes do ambiente, principalmente na biosfera, hidrosfera e litosfera. Da mesma forma, estes ambientes no se sobrepem uns aos outros, mas permanecem em constante troca de energia entre si e no podem ser ignorados no estudo da Climatologia (Fig. 1).

Climatologia

11

UAB

Figura 1 O tempo e o clima inseridos nas cincias ambientais.

Como podemos ver na gura acima, ocorre uma interao direta entre todos os seus constituintes. O clima inuencia diretamente as plantas, os animais (incluindo o homem) e o solo. Desse modo, ele inuencia as rochas atravs do intemperismo1 e os agentes externos do relevo so basicamente controlados pelas condies climticas. O clima, principalmente prximo da superfcie, inuenciado pelos elementos naturais e humanos, atravs de suas vrias interaes. De acordo com Azevedo (2005), o fato de o objeto de estudo da Climatologia ser essencialmente abstrato e no poder ser integralmente apreendido pelo instrumental sensorial prprio do ser humano, isto , nossos prprios sentidos, h que se recorrer a dois expedientes: o uso de instrumental articial e a observao de indicadores e indcios de processos em sua evoluo temporal. Essa observao instrumental bastante custosa, pois envolve equipamentos muitas vezes de ltima gerao e, portanto, de acesso a poucas instituies de pesquisa. O trabalho de campo, antecedido de hipteses e objetivos bem formulados sobre o que se pretende investigar, depende da observao direta dos fenmenos, bem como sua medio e monitoramento por meio de distintos recursos tecnolgicos. Esta uma rea do conhecimento cientco extremamente instigante e, como no deveria deixar de ser, a abordagem feita aqui est voltada para a formao do licenciado em Geograa.
1

Intemperismo ou meteorizao um dos agentes externos do relevo terrestre, ocorrendo na natureza

por meio da decomposio qumica e da desagregao fsica da rocha, diretamente associadas s condies climticas reinantes no ambiente. Assim, numa rea submetida ao clima mido, prevalece o intemperismo qumico, ao passo que, numa rea seca, predomina o intemperismo fsico.

UAB

12

Licenciatura em Geograa

Climatologia e Meteorologia
Inicialmente, faz-se necessrio distinguir e compreender estes dois ramos da cincia atmosfrica. Apenas a partir do sculo XIII que esta cincia incorporou princpios de lgica e mtodo, sendo seguida de fragmentao de ramos especcos de cada cincia, a partir de estudos individualizados de cada rea de conhecimento. De acordo com Ayoade (2004), a Meteorologia estuda as condies momentneas da atmosfera no que se refere ao seu estado fsico, dinmico e qumico e s interaes entre eles e a superfcie terrestre subjacente. Desse modo, esse ramo do conhecimento se enquadra na rea das cincias naturais, tendo como objetivo o estudo dos fenmenos isolados da atmosfera (raios, troves, nuvens, composio fsico-qumica do ar, entre outros) e do tempo atmosfrico. O tempo outro conceito que causa confuso com o clima. O tempo pode ser denido como o estado da atmosfera em um determinado momento e local. Assim, seria um conjunto de elementos que caracterizam um instante, tais como radiao (insolao), temperatura, umidade (precipitao, nebulosidade, etc.) e presso (ventos). Dessa forma, vale salientar que, para determinar um tipo de clima, seja ele local, regional ou global, necessrio um estudo do comportamento da atmosfera num intervalo de tempo de, no mnimo, 30 anos. De acordo com a Organizao Meteorolgica Mundial (OMM), o clima denido como um conjunto utuante de condies atmosfricas caracterizadas pelos estados e evoluo do tempo no curso de um perodo sucientemente longo, em um domnio espacial determinado, sendo, assim, a sntese do tempo num determinado lugar durante um perodo de 30 a 35 anos de observaes. Nesse sentido, podemos armar que o clima da Zona da Mata do Nordeste brasileiro do tipo Tropical mido, com chuvas de outono inverno. Mendona e Danni-Oliveira (2007) abordam a Climatologia com enfoque na paisagem geogrca. Para esses autores, a Climatologia est denida como um estudo de padres de comportamento da atmosfera em suas interaes com as atividades humanas e com a superfcie do planeta durante um longo perodo de tempo. Ento, observa-se uma forte ligao entre as relaes da sociedade e da natureza como pressuposto para a compreenso das diferentes paisagens do planeta.

Saiba mais

Interao biosfera e atmosfera A atmosfera atual tem uma concentrao de gases que mantida pelas atividades biolgicas na biosfera. Essa interrelao se d em diferentes escalas. Uma oresta tropical e um campo ou a superfcie dos oceanos, por exemplo, produzem e consomem volumes diferentes de O2 e CO2 no processo da fotossntese. Outro exemplo da interrelao do clima com a biosfera refere-se quantidade de energia absorvida e devolvida atmosfera. Um ecossistema com uma quantidade elevada de matria orgnica (biomassa), como uma oresta tropical, absorve grandes quantidades de energia e devolve atmosfera, sob a forma de calor, uma quantidade dessa energia menor do que a devolvida por um deserto. Esses fatos permitem armar que cada superfcie com vida ou parte da biosfera, sejam rochas expostas, mares ou desertos, possui uma capacidade distinta de interagir com a atmosfera. (CONTI; FURLAN, 2000, p. 71 72).

Climatologia

13

UAB

Saiba mais

O tempo e o clima so duas noes bem distintas. A primeira corresponde a uma situao transitria da atmosfera, com mudanas dirias e at horrias, ao passo que a segunda se dene por padres estabelecidos aps, pelo menos, trinta anos de observaes, apresentando, portanto, no mnimo, um perl relativamente estvel. Por isso mesmo fcil detectar modicaes no tempo, porm difcil demonstrar alteraes no clima, principalmente em escala global. (CONTI; FURLAN, 2000).

A Climatologia situa-se entre as Cincias Humanas (Geograa) e as Cincias Naturais (Meteorologia e a Fsica), sendo que possui maior ligao com as Cincias Humanas do que as Naturais. Apesar da similaridade entre a Climatologia e Meteorologia, estas cincias utilizam distintas tcnicas e mtodos. O meteorologista utiliza leis da fsica clssica e faz uso da linguagem da matemtica para compreender os processos atmosfricos, enquanto que o climatlogo aplica, principalmente, tcnicas estatsticas sobre os dados obtidos do clima. Assim, podemos sintetizar que o meteorologista estuda o tempo, enquanto que o climatlogo estuda o clima. Apesar de que um estudo deve complementar o outro, a Meteorologia deve incorporar tanto o estudo do tempo quanto o do clima e, para legitimar os dados do clima, so imprescindveis os dados da Meteorologia.

Figura 2 - rea da Climatologia no campo do conhecimento cientco.

O clima resulta da interao dos elementos com os fatores climticos. preciso, ento, procurar distingui-los corretamente. Pode-se dizer que os elementos climticos so os aspectos naturais que compem o clima. So eles: a temperatura, a umidade e a presso atmosfrica. Porm, eles se apresentam na atmosfera com maior ou menor intensidade, dependendo justamente da interferncia dos fatores climticos. Em outras palavras, os elementos, em suas diferentes manifestaes, variam espacial e temporalmente em decorrncia da inuncia dos fatores climticos, que so: a latitude, a altitude, a maritimidade, a continentalidade, a vegetao, as correntes martimas, as massas de ar e as atividades humanas. Na aula 03, os elementos e os fatores climticos sero explicados de forma detalhada. Dependendo do objetivo para o qual o estudo for dirigido, a Climatologia est subdividida em distintos ramos ou nveis de abordagens, conforme aponta Ayoade (2004): 1. Climatologia regional a descrio dos climas em reas selecionadas da Terra.

UAB

14

Licenciatura em Geograa

2. Climatologia sintica o estudo do tempo e do clima em uma rea com relao ao padro de circulao atmosfrica predominante. A Climatologia sintica , assim, essencialmente, uma nova abordagem para a Climatologia regional. 3. Climatologia fsica envolve a investigao do comportamento dos elementos do tempo ou processos atmosfricos em termos de princpios fsicos. Neste, d-se nfase energia global e aos regimes de balano hdrico da terra e da atmosfera. 4. Climatologia dinmica enfatiza os movimentos atmosfricos em vrias escalas, particularmente na circulao geral da atmosfera. 5. Climatologia aplicada enfatiza a aplicao do conhecimento climatolgico e dos princpios climatolgicos nas solues dos problemas prticos que afetam a humanidade. 6. Climatologia histrica o estudo do desenvolvimento dos climas atravs dos tempos.

Escalas de estudos em Climatologia


Em qualquer rea de conhecimento, o estudo da escala procura delimitar a sua dimenso para uma melhor compreenso espao-temporal do objeto a ser investigado. De acordo com Mendona e Danni-Oliveira (2007), a escala climtica diz respeito dimenso ou ordem de grandeza espacial (extenso) e temporal (durao), segundo as quais os fenmenos climticos so estudados. As escalas espaciais ganham maior destaque na abordagem geogrca do clima, sendo as mais conhecidas as escalas macroclimtica, mesoclimtica e microclimtica. As escalas temporais mais utilizadas so as escalas geolgica, histrica e contempornea (Tab. 1). A seguir, esto apresentadas as subdivises apontadas pelos respectivos autores: 1- Macroclima: a maior das unidades climticas e compreende reas muito extensas na superfcie da Terra e com movimentos atmosfricos em larga escala que afetam o clima do planeta. A extenso espacial dos climas nesta unidade escalar , genericamente, superior ordem de milhes de km2, sendo sua denio subordinada circulao geral da atmosfera (altas e baixas presses), a fatores astronmicos e fatores geogrcos (grandes divises do

Climatologia

15

UAB

relevo, oceanos, continentes, etc.) e variao da distribuio da radiao no planeta (baixas e altas latitudes). 2 - Mesoclima: uma unidade intermediria entre as de grandeza superior e a inferior do clima e pode ser aplicada s regies naturais interiores aos continentes, como o estudo de grandes orestas, de extensos desertos ou de pradarias. Nessa escala, no h uma extenso denida, pois em Geograa a regio por si s no possui delimitaes espaciais precisas, a no ser por um ou outro elemento de destaque da paisagem. O clima regional, por essa caracterstica, uma subunidade de transio entre a ordem superior e a inferior. 3- Microclima: a menor e a mais imprecisa unidade escalar climtica; sua extenso pode ir de alguns centmetros a at algumas dezenas ou centenas de m2. Os fatores que denem essa unidade dizem respeito ao movimento turbulento do ar na superfcie, a determinados obstculos circulao do ar, a detalhes do uso e da ocupao do solo, entre outros. A ttulo de exemplo, podem ser citados o clima de construes (uma sala de aula, um apartamento), o clima de uma rua ou de um parque urbano beira de um lago, etc. Tabela 1: Organizao das escalas espacial e temporal do clima.

Ordem de Grandeza

Subdivises

Escala Horizontal

Escala Vertical

Temporalidade das variaes mais representativas

Exemplicao Espacial

Macroclima

Clima zonal Clima regional

>2.000 km

3 a 12 km

Algumas semanas a vrios decnios

O globo, um hemisfrio, oceano, continente, mares, etc. Regio natural, montanha, regio metropolitana, cidade, etc. Bosque, uma rua, uma edicaocasa, etc.

Mesoclima

Clima regional Clima local Topoclima

2.000 km a 10 km

12 km a 100 km

Vrias horas a alguns dias

Microclima

10 km a alguns m

Abaixo de 100 m

De minutos ao dia

Fonte: Mendona; Danni-Oliveira (2007).

UAB

16

Licenciatura em Geograa

Exerccios
1. Com base na leitura atenta do texto, esclarea como se d a interao atmosfera superfcie terrestre na conformao da dinmica climtica da Terra.

2. Qual a diferena entre clima e tempo e em que contexto cada uma dessas duas noes aplicada? Respostas dos exerccios 1. Conforme aponta o texto, h uma interao entre o clima e o ambiente fsico. Clima, solos, relevo, vegetao e sistema hidrogrco se inuenciam mutuamente. A cobertura vegetal, que depende e inuencia os solos, contribui para a umidade do ar atravs da evapotranspirao ou ainda ao reter gua no lenol fretico, contribuindo ainda para amenizar a temperatura local. Dependendo das caractersticas do relevo, o clima de uma regio poder ser mais ou menos mido, mais ou menos frio. Dessa forma, o clima no pode ser compreendido de forma separada dos demais aspectos fsicos do ambiente. Alm disso, com a crescente capacidade de atuao, o homem tambm interfere no clima, atravs das variadas atividades que ele desenvolve na superfcie do planeta. 2. O clima varia de acordo com os elementos climticos e indica as condies atmosfricas durante longos perodos: anos, dcadas ou at sculos. O clima varia espacial e temporalmente em decorrncia da inuncia dos fatores climticos, que so: a latitude, a altitude, a maritimidade, a continentalidade, a vegetao, as correntes martimas, as massas de ar e as atividades humanas. J o tempo pode ser denido como o estado da atmosfera em um determinado momento e local. Assim, um conjunto de elementos que caracterizam um instante, tais como radiao (insolao), temperatura, umidade (precipitao, nebulosidade, etc.) e presso (ventos). O primeiro objeto de estudo da Climatologia e o segundo da Meteorologia.

Referncias
AZEVEDO, Tarik Rezende de. Tcnicas de campo e laboratrio em climatologia. In: VENTURI, Luis Antonio Bittar (org.). Praticando geograa: tcnicas de campo e laboratrio. So Paulo: Ocina de Textos, 2005, p. 131 146. AYOADE, J. O. Introduo Climatologia para os trpicos. Traduo: Maria Juraci Zani dos Santos. 10a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. 332 p. CONTI, J. Bueno; FURLAN, S. Angelo. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. In: Geograa do Brasil. Ross, J. L. Sanches (org.). 3a ed. So Paulo: EDUSP, 2000, p 67-198. MENDONA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noes bsicas e climas do Brasil. So Paulo: Ocina de Textos, 2007. 206 p.

Climatologia

17

UAB

Das könnte Ihnen auch gefallen