Sie sind auf Seite 1von 4

Curso de Og Os Servos Sagrados

Captulo V
Os Ogans

Falando agora neste Captulo qual a funo do Og, enfatizamos a importncia deles serem bem preparados para exercerem tal funo num terreiro. Infelizmente ainda hoje a mentalidade de que o Og "qualquer um que no incorpore" persiste. Mas afirmamos, que o Og como pea fundamental dentro do ritual tambm um mdium intuitivo que tem como funo comandar todo o "setor" da curimba. Por isso faz-se necessrio que seja escolhida uma pessoa sria, estudada, conhecedora dos fundamentos da religio e que estude constantemente para alcanar o estado Nirvana na sua casa de Santo.

Alm disso, o ideal que o "nefito" que busca ser um novo Og estude muito sobre a Umbanda antes mesmo de se assumir na posio de atabaqueiro, onde aprender os fundamentos, os toques essenciais e "como", "o qu" e "quando" cantar e, principalmente, a maneira certa de se tocar o couro do instrumento. Mulheres tambm podem ser Ogs e curimbeiras. O "cargo" de Og vem do Candombl e apenas dado a pessoas do sexo masculino. A mulher no Candombl no toca atabaque, por alguns dogmas da religio, principalmente em relao menstruao. Na Umbanda no importamos dogmas e conceitos do Candombl, mas sim seguimos os nossos, passados diretamente pelos nossos guias e mentores.

Pai Carlos de Oxossy 2012 Todos os direitos Reservados. www.paicarlosdeoxossy.com

Curso de Og Os Servos Sagrados

2
Nunca vimos um caboclo ou preto-velho proibindo mulher de tocar atabaque, por isso afirmamos, na Umbanda mulher toca e canta sim pois no queremos que uma mulher se sinta descriminada e venha a descer a sua frequncia energtica, que daria a lugar frequncia de espritos tenebrosos. Muitas linhas de Umbanda existem no astral e trabalham ativamente nele, apesar de no incorporarem. Existem muitas linhas de caboclos, exus, pomba-giras, etc, que por motivos prprios trabalham nos "bastidores", sem incorporarem ou tomarem a "linha de frente" dos trabalhos espirituais. Tambm existe uma corrente de espritos que auxiliam nos toques e cantos da curimba. So mestres na msica de Umbanda, verdadeiros guardies dos mistrios do "som". Normalmente apresentam-se com a aparncia de homens e mulheres negras, com forte complexo fsica para os homens, e bela mas igualmente forte para as mulheres. Seus trajes variam muito, indo desde a roupagem mais simples como um "escravo" da poca colonial, como at mesmo o terno e o vestido branco.

So espritos bondosos, muito alegres e divertidos, que com o cantar encantam a muitos no astral. Alguns se fazem presentes auxiliando o toque, outros o canto e outros ainda auxiliam a manuteno da energia e sua dissipao dentro do terreiro. Muitas vezes chega a acontecer uma espcie de "incorporao" desses guias com os Ogs, os inspirando a determinados toques e cantos. Qualquer pessoa com experincia em curimba pode relatar casos aonde um ponto cantado vem na hora que ele necessrio e depois voc simplesmente o esquece. Isso acontece sobre inspirao desses mentores.

Pai Carlos de Oxossy 2012 Todos os direitos Reservados. www.paicarlosdeoxossy.com

Curso de Og Os Servos Sagrados

3
Algumas vezes tambm, em festas de Umbanda e dos Orixs, onde muitos se renem, percebemos que diversos espritos chegam portando seus "tambores astrais", percutindo-os a partir do astral, ajudando na sustentao e na energia das festividades, potencializando ainda mais os toques dos atabaques e as energias movimentadas. Quando os guias, incorporados fazem sua saudao frente dos atabaques, esto saudando as pessoas que tocam, esto pedindo para que as foras movimentadas pela curimba sejam benficas a todos, mas esto principalmente, saudando e agradecendo a toda essa corrente de trabalhadores "annimos" do astral.

Esto percebendo como muita coisa foge aos nossos sentidos em uma "simples" e humilde gira de Umbanda? Sabemos que esse universo da curimba muitas vezes pouco explicado e muitos chegam a defender a abolio dos atabaques dos centros de Umbanda. A isso, os prprios guias e mentores de Umbanda respondem, tanto incentivando os toques e trazendo mentores nesse "campo", como tambm, abrindo turmas de estudo de Umbanda e desenvolvimento medinico, onde percebemos claramente que o "animismo" acontece por despreparo do mdium, falta de estudo ou orientao e no pelo uso de atabaques. Colocar a culpa nos atabaques como "tampar o sol com a peneira". Afinal, como explicado pargrafos acima, o atabaque quando bem utilizado tima ferramenta para o desenvolvimento medinico. Muitos desses toques a respeito da curimba, que aqui neste Curso esto escritos, foram passados por espritos amigos, que nos auxiliam nos trabalhos de curimba e que apresenta-se com diversas formas. Queremos passar ao Aluno deste Curso a maior informao possvel sobre o Curso de Og. Falaremos agora como ser a funo de um Og num terreiro: Um Og seria como um tat da casa na maioria das vezes o seu conhecimento quase superior a um Zelador de Santo, para ser um Og no
Pai Carlos de Oxossy 2012 Todos os direitos Reservados. www.paicarlosdeoxossy.com

Curso de Og Os Servos Sagrados

4
basta saber tocar e sim saber o fundamento da casa, saber o canto na hora certa, de grande importncia num Templo. Existem tambm outros tipos de componentes que se usa junto com os atabaques, por exemplo, o agog, chocalho, tringulo, pandeiro, etc. Existe tambm o abat, que seria um tambor, com os dois lados de couro, que se usa muito no Rio Grande do Sul (Brasil), e na nao Tambor de Mina. Runt (geralmente um cargo Masculino do Candombls Geg e Mina).

Og antes de tudo ser responsvel e srio dentro do Ritual, sem brincadeiras atrs do atabaque, cumprindo as suas obrigaes como Og da casa, seguindo os fundamentos da casa com extrema seriedade e ateno, procurando sempre aprender mais e aperfeioar os toques e os pontos, sabendo a hora certa de os usar. Alm disso, os Ogs devem estar sempre de roupas brancas, e com as suas guias. O Og deve estar sempre atento ao chefe de gira antes de sua incorporao e depois da incorporao deve estar atento a tudo e a todos, pois ele o nico que fica consciente o ritual inteiro, o Og que est no Rum puxa os Pontos e os demais devem acompanhar para que a energia da gira no seja quebrada. Aps o chefe da Gira incorporar os Ogs devem segurar a gira para que a sua vibrao no caia. Alab o chefe dos demais Ogans do Templo o Og que no tem incorporao devendo se dedicar somente em funo dos atabaques quando assentado fica no mesmo grau de um mdium feito. A incorporao apenas feita em caso de urgncia e quando o Zelador de Santo vir que necessrio. Quando um Templo no possui um Alab, dado ao Og com mais tempo de Atabaque e mais experiente o cargo de Og de Rum sendo assim ele assume os atabaques.
Pai Carlos de Oxossy 2012 Todos os direitos Reservados. www.paicarlosdeoxossy.com

Das könnte Ihnen auch gefallen