Sie sind auf Seite 1von 15

Mircea Eliade (Bucareste, 13 de Maro de 1907 Chicago, 22 de Abril de 1986) foi um historiador e romancista romeno naturalizado estadunidense.

. Foi um dos mais importantes e in uentes historiadores e lsofo das religies da contemporaneidade. Embora o seu trabalho acadmico nunca tenha estado subordinado s suas crenas polticas, este re ecte a escola de pensamento associada Romnia do entre-guerras, bem como das obras de Julius Evola, tendo ligaes temticas comuns s do fascismo. O acadmico Marcel Tolcea tem defendido que, por intermdio da interpretao que Evola fez das obras de Gunon, Eliade manteve uma ligao notvel s ideologias nacionalistas e que este transparece nas suas obras. Um artigo, datado dos anos 30, via Eliade retractar Julius Evola como sendo um grande intelectual e elogiar intelectuais to polmicos como Oswald Spengler, Arthur de Gobineau, Houston Stewart Chamberlain e inclusive Alfred Rosenberg, idelogo nazi. Evola, que continuou a defender os princpios do fascismo mstico, na sua interpretao de Direita, chegou a protestar que Eliade pecava por no o citar a ele nem a Gunon. Eliade respondeu-lhe que os seus trabalhos se destinavam a um pblico mais amplo, que no os iniciados dos crculos esotricos. No nal dos anos 60 Eliade, bem como Evola e Rougier, entre outros intelectuais, deram o seu apoio ao GRECE - Groupement de Recherche et d'tudes pour la Civilisation Europenne, parte da corrente intelectual que cou conhecida pelo nome de Nova Direita.

Mircea Eliade e a Guarda de Ferro constitui uma importante contribuio para a compreenso do itinerrio intelectual do grande historiador das religies, bem como para a histria do Movimento Legionrio nas suas relaes com a cultura romena. Apoiando-se numa abundante documentao, o autor empenhou-se em reconstituir todo um quebra-cabeas, do qual sobressai que uma grande parte da produo terica e romanesca de Eliade indissocivel do empenho do escritor, nos anos 30, a favor do movimento fundado e dirigido por Corneliu Zelea Codreanu. A competncia de Claudiu Mutti sobre este assunto inquestionvel. Falando uentemente o romeno, traduziu para o italiano os principais textos da literatura legionria e escreveu vrios livros sobre o fenmeno legionrio e a in uncia de Ren Gunon na Romnia.

Mircea Eliade e a Guarda de Ferro - Claudio Mutti

Do nosso ponto de vista, cremos que a Guarda de Ferro foi um movimento mais religioso e militar que poltico, havendo que estud-lo como tal, mais de um ponto de vista sociolgico e antropolgico-etnolgico do que de um ponto de vista ideolgico e poltico () a Guarda de Ferro esteve to estreitamente vinculada s tradies romenas, que a investigao histrica que a queira estudar dever ir a par com uma pesquisa histrica, religiosa e com tudo o mais que tal possa acarretar. - Franco Cardini

GUARDA ELIADE DE FERRO


CLAUDIO MUTTI

MIRCEA

EA

Claudio Mutti (nascido em 1946) formado em lologia clssica, traduziu para o italiano obras de Plutarco, Aratos, Porfrio, do Imperador Juliano e de Salstio. Depois de ter desenvolvido actividade docente e de pesquisa no Instituto de Filologia Fino-grico de Lngua e Literatura Hngara da Universidade de Bolonha, cargo a que teve que renunciar em 1974. Mutti escreveu diversas obras relativas ao folclore da Europa central, estudando o contedo simblico das tradies populares seguindo os passos das indicaes fornecidas por Ren Gunon. No mbito de um aprofundado interesse pela cultura da rea carptico-danubiana, traduziu numerosos documentos e depoimentos relativos ao movimento legionrio romeno e ao movimento das cruzes echadas hngaro. Em particular, investigou as relaes de Mircea Eliade, Emil Cioran e Constantin Noica com o Movimento Legionrio; fez pesquisas aprofundadas acerca da in uncia exercida por Ren Gunon e Julius Evola nos pases da Europa danubiana; deu a conhecer em Itlia importantes escritores tradicionalistas tais como o romeno Vasile Lovinescu e o hngaro Bla Hamvas. Publicou uma vintena de livros e umas centenas de artigos em Itlia, na Europa e alhures.
ISBN: 978-989-8336-08-8

Ttulo original: Mircea Eliade e la Guardia di Ferro Edizioni allInsegna del Veltro, 1989. Claudio Mutti, 1989. Excepto o prlogo Jordi Garriga, 2010. Ediciones Nueva Republica, 2010. Traduo: Antagonista Sociedade Editora, Lda. Grafismo e paginao: www.hekiw.pt.vu ISBN: 978-989-8336-08-8 Depsito legal: 313033/10 Antagonista Sociedade Editora, 2010 http://antagonistaeditora.blogspot.com antagonistaeditora@gmail.com Impresso na Unio Europeia por Publidisa.

Mircea Eliade e a Guarda de Ferro

Claudio Mutti

ndice
Prlogo ............................................................................... 7 Introduo ....................................................................... 19 I - No Campo de Concentrao .................................... 23 II - A ltima Oportunidade para a Romnia .............. 41 III - Eliade Anti-Semita? ................................................ 47 IV - Um Doutrinrio do Legionarismo ....................... 55 V - A Tragdia Indita .................................................... 71 VI - Um Testamento em Forma de Romance ............ 77 VII - Eliade e o Holocausto ........................................... 85 VIII - Ifignia Legionria ............................................... 95

A Dupla Infmia. Uma Introduo a Mircea Eliade e a Guarda de Ferro


Jordi Garriga

Prlogo

Mircea Eliade em 1928

A Legio
esde que no ano 1054 se separaram as Igrejas crists oriental e ocidental, ou seja, catlica e ortodoxa, que as suas diferenas fundamentais so plenamente tangenciais: a autoridade de um chefe central s nos catlicos, o no-celibato dos sacerdotes ortodoxos, e pouca coisa mais parte dos ritos externos. Sem embargo, h uma diferena que me parece fundamental e que no de pouca monta: os cristos orientais fazem finca-p no sentido comunitrio da religio, algo muito prximo s nossas antigas religies pags, enquanto que os ocidentais (justo dizer sobretudo os protestantes) tm muito presente o conceito de salvao individual. Fcil deduzir da a moderna tendncia individualista, que entre outras coisas proclama o xito pessoal como uma coisa boa e um exemplo para todos. Pelo contrrio, os ortodoxos dizem: Um indivduo sozinho pode ser condenado, mas se algum se puder salvar juntamente com os demais. A salvao entendida como uma obra de toda a comunidade, de toda nao. Dentro deste universo mental nasceu a Legio do Arcanjo Miguel, a Guarda de Ferro. E para falar da histria da Legio do Arcanjo Miguel imprescindvel comear pelo seu fundador, Corneliu Zelea Codreanu. Recm acabada a Primeira Guerra Mundial, a Romnia tinha praticamente duplicado o seu territrio graas destruio do Imprio AustroHngaro, planificada pelos aliados para eliminar as ameaas de poderosos concorrentes continentais no futuro. A Romnia absorveu igualmente importantes minorias alems, hngaras, eslavas e judaicas, o que, juntamente com outros problemas, abriu as portas a uma situao muito instvel.

10

MIRCEA ELIADE E A GUARDA DE FERRO - PRLOGO

nessa atmosfera que em 1919 se renem vinte estudantes liceais no bosque de Dobrina, entre eles Codreanu, numa conjura, visando uma Romnia livre. Militando primeiro na Guarda da Conscincia Nacional1, e posteriormente na Liga Crist de Defesa Nacional em 1923, sob as ordens do lder nacionalista Cuza, vai germinando o seu ideal, um ideal distanciado das complacncias aburguesadas dos nacional-cristos. Uma prova disso a greve de estudantes convocada pela Liga nesse mesmo ano de 1923, embora tivesse sido um xito, ao ver que os seus resultados eram praticamente nulos, Codreanu decidiu desconvoc-la e junto com outros seis companheiros resolveu assassinar aqueles a quem consideravam responsveis pela situao do pas: seis ministros do governo, os rabinos de Bucareste, trs banqueiros e trs directores de jornais. O complot descoberto graas traio de um dos integrantes do grupo. O prprio Mota (que mais tarde cairia lutando na Guerra Civil Espanhola) acabaria com a vida do traidor. O resto do grupo seria absolvido das acusaes. Durante os anos 20, a popularidade de Codreanu cresce imparavelmente, devido s suas iniciativas polticas e sociais. A 24 de Junho de 1927 funda a Legio do Arcanjo Miguel, depois de ter abandonado a Liga devido a discrepncias em vrias posies. Em Abril de 1930 funda o brao poltico-militar da Legio, a Guarda de Ferro2. Contudo, no ano seguinte, a 11 de Janeiro de 1931, o rei da Romnia, Carol II, ilegaliza as duas organizaes e Codreanu v-se obrigado a apresentar
1) Em 1920, Codreanu foi expulso da universidade pelas suas actividades. 2) Para saber mais sobre a Guarda de Ferro, ver Guarda de Ferro, e Manual do Chefe editados por Nothung nos anos 70 e 80 em Barcelona. Em 2003 as Ediciones Nueva Republica publicaram o livro Dois Movimentos Nacionais de Horia Sima, onde se podem encontrar mais dados sobre a sua ideologia.

MIRCEA ELIADE E A GUARDA DE FERRO - PRLOGO

11

a sua candidatura s eleies desse ano como Grupo Corneliu Z. Codreanu, com o famoso smbolo das seis linhas cruzadas como as grades da janela de uma cela. Finalmente consegue representao parlamentar. Em 1933 voltam a ser ilegalizados, depois de uma violenta campanha de perseguio por parte do governo. A 29 de Dezembro desse ano, um grupo de legionrios3 assassina o primeiro-ministro Duca, fiis tradio legionria, acto contnuo entregam-se polcia, pois consideram que no so um bando de malfeitores, antes, a todo o momento, ho-de dar provas de que querem sacrificar-se verdadeiramente pela ptria. Tero ocasio durante a dcada de 30 para o demonstrar. A 21 de Fevereiro de 1938 o rei Carol II amplia a sua ditadura e dissolve o parlamento, cria uma nova constituio e assume todos os poderes pessoalmente, incluindo o judicial. Perante essa situao, Codreanu dissolve o partido Totul Pentru Tara4 para pr a salvo todos os seus militantes. Aconselham-no a ir para Itlia ou para a Alemanha, mas decide permanecer junto dos seus. A 17 de Abril detido numa rusga massiva de centenas de legionrios. Condenado a 10 anos de encarceramento, ser assassinado por ordem expressa do rei, conjuntamente com treze dos seus legionrios5. Foram retirados da priso pela polcia secreta e estrangulados com arames, posteriormente dispararam sobre eles e enterraram-nos com cal numa priso militar nos arrabaldes de Bucareste.
Foi a sinistra noite de 29 para 30 de Novembro6. O novo chefe da Legio, Horia Sima, preparou uma

3) Os chamados Nicadori, com base nas iniciais dos seus nomes. 4) Tudo Pela Ptria, fachada eleitoral da Guarda de Ferro. 5) Os dez decenviros que assassinaram um traidor, e os trs nicadori dos quais j falmos. Destaque-se a devoo que se tinha na Legio pelo nmero 13. 6) Segundo o folclore romeno, h duas noites em que os vampiros esto especialmente activos: o 23 de Abril, So Jorge, e o 30 de Novembro, Santo Andr.

12

MIRCEA ELIADE E A GUARDA DE FERRO - PRLOGO

insurreio, mas fracassou. A 6 de Janeiro ele e outros dirigentes tiveram que fugir da Romnia, a maioria rumo Alemanha. Contudo, manteve-se uma estrutura de base, clandestina, que continuou a operar e a promover uma luta armada de pequena escala. Como exemplo disso, o principal responsvel pela desarticulao da Legio, o primeiro-ministro Armand Calinesco7, foi assassinado poucos meses depois por atiradores. Os culpados entregaram-se em seguida, sendo imediatamente fuzilados e pendurados em postes de iluminao no centro de Bucareste.

7) No momento do assassinato de Codreanu, Calinescu era ministro do Interior.

13

Mircea Eliade
panorama da Legio durante os anos 30 parece marcado pela violncia, mas foi uma violncia imposta pelas circunstncias. Foi o terceiro movimento fascista mais popular da Europa, a seguir aos alemes e aos hngaros. Em 1937 alcanou o auge da sua popularidade, obtendo 15,58% dos votos nas eleies de Dezembro, sem embargo, Eugen Cristescu, o na altura chefe da polcia romena, declararia que o TPT tinha obtido cerca de 800.000 votos, quer isto dizer, mais de 25% do voto popular8. O que quer dizer que a Legio trazia para o seu combate algo mais do que a violncia: toda uma doutrina, todo um estilo. O estilo, a ideologia, encarnavam-se sobretudo nos estudantes universitrios, que representavam a ponta de lana do movimento, a sua vanguarda mais aguerrida. Ao mesmo tempo eram estes que articulavam o discurso legionrio de salvao nacional e social. Quem redigia as publicaes, escrevia livros, fazendo simultaneamente parte dos campos de trabalho e laborando lado a lado com os mais humildes. Entre eles estiveram Emil Cioran e Mircea Eliade. O caso de Emil Cioran sintomtico: nascido em 1911 na Transilvnia, nos anos 30 vestiu a camisa verde da Legio e de 1934 a 1940 publicou diversos livros e artigos9 de tendncia claramente fascista, na sua vertente mais nacional-revolucionria. Viveu em Paris desde 1937 at sua morte em 1995, se bem que nunca se tenha naturalizado francs. Em 1989 foi nomeado membro honorrio da Unio dos Escritores Romenos.
8) Santley G. Payne, Historia del Fascismo, Ed. Planeta, Barcelona, 1995, p. 355. 9) Principalmente no jornal Vremea.

14

MIRCEA ELIADE E A GUARDA DE FERRO - PRLOGO

At aqui tudo mais ou menos normal: Cioran viveu numa poca e num pas em que se tinha que tomar partido, e f-lo. O que resulta degradante a atitude do meio que o rodeava: mal Cioran tinha morrido e j se iniciava uma campanha na imprensa francesa, com artigos e livros, na qual era violentamente desqualificado, afirmandose que na realidade toda a sua extensa obra literria estava sob suspeita, j que poderia esconder ideias perigosas. Esta campanha era orquestrada, por um lado, por escritores romenos que tinham feito carreira sob o comunismo. E se o alvo algum que no se pode defender, melhor. Por outro, por certos intelectuais profissionais.

Horia Sima

Das könnte Ihnen auch gefallen