Sie sind auf Seite 1von 6

1

COMO TER XITO EM SEU JEJUM - SETE PASSOS


Como comear e conduzir o seu jejum ir determinar grandemente o seu sucesso. Seguindo estes sete passos bsicos para o jejum, voc ir tornar o seu tempo com o Senhor muito mais significativo e espiritualmente recompensador. PASSO N 1: Defina Seu Objetivo Por que voc est jejuando? para a sua renovao espiritual, por direo, cura, soluo dos problemas, graa especial para enfrentar uma situao difcil? Pea ao Esprito Santo que mostre claramente a sua direo e os objetivos para o seu jejum e orao. Isto ir capacit-lo a orar mais especfica e estrategicamente. Atravs do jejum e da orao ns nos humilhamos perante Deus de tal forma que o Esprito Santo ir avivar o nosso esprito, despertar as nossas igrejas e sarar a nossa terra de acordo com 2 Crnicas 7:14. Faa disso uma prioridade no seu jejum. PASSO 2: Faa seu compromisso Ore sobre o tipo de jejum que voc deve adotar. Jesus deu a entender que todos os Seus seguidores deveriam jejuar (Mateus 6:16-18; 9:14,15). Para Ele a questo era quando os crentes iriam jejuar e no se eles jejuariam. Antes de jejuar, decida sobre os tpicos abaixo: Qual ser a durao do seu jejum - uma refeio, um dia, uma semana, vrias semanas, quarenta dias (Os iniciantes devem comear lentamente at alcanar jejuns mais prolongados). Que tipo de jejum Deus quer que voc adote (de gua apenas ou de gua e sucos; que tipo de sucos voc ir tomar e qual a freqncia). Que atividades fsicas ou sociais voc ir restringir-se. Quanto tempo por dia voc dedicar a orao e a Palavra de Deus. Fazer esses compromissos com antecedncia ir ajud-lo a sustentar o seu jejum quando as tentaes fsicas e as presses da vida tentarem faz-lo abandonar o seu jejum. PASSO 3: Prepare-se Espiritualmente Questes sobre Orao O fundamento bsico do jejum e orao o arrependimento. Pecados no confessados iro bloquear as suas oraes. Aqui esto algumas coisas que voc pode fazer para preparar o seu corao: Pea a Deus para ajud-lo a fazer uma lista abrangente dos seus pecados. Confesse cada pecado que o Esprito Santo trouxer a sua mente e aceite o perdo de Deus (1 Joo 1:9). Procure obter o perdo de todos os que voc ofendeu e perdoe a todos os que o feriram (Marcos 11:25; Lucas 11:4; 17:3,4).

2 Faa restituies medida que o Esprito Santo lhe mostrar. Pea a Deus para ench-lo com o Seu Esprito Santo de acordo com a sua ordem em Efsios 5:18 e a Sua promessa em 1 Joo 5:14,15. Entregue a sua vida completamente a Jesus Cristo como o seu Senhor e Mestre; recuse-se a obedecer a sua natureza mundana (Romanos 12:1,2). Medite sobre os atributos de Deus, Seu amor, soberania, poder, sabedoria, fidelidade, graa, compaixo, e outros (Salmos 48:9,10; 103:1-8, 11-13). Comece o seu tempo de jejum e orao com uma expectativa no seu corao (Hebreus 11:6). No subestime a oposio espiritual. Satans muitas vezes intensifica a batalha natural entre o corpo e o esprito (Glatas 5:16,17). PASSO 4: Prepare-se Fisicamente Jejum requer precaues conscientes. Consulte o seu mdico em primeiro lugar, especialmente se voc toma alguma medicao ou tem uma enfermidade crnica. Algumas pessoas nunca devem jejuar sem a superviso de um profissional. Preparao fsica faz com que uma mudana drstica na sua rotina alimentar seja mais fcil, de tal modo que voc possa concentrar toda a sua ateno para o Senhor em orao. No comece o seu jejum abruptamente. Prepare o seu corpo. Coma pequenas refeies antes de comear um jejum. Evite alimentos de alto teor de gordura e acar. Coma frutas e verduras cruas por dois dias antes de comear o jejum. Seu tempo de jejum e orao chegou. Voc est se abstendo de todas as comidas slidas e est buscando ao Senhor. Aqui esto algumas sugestes teis a serem consideradas: Evite medicaes, mesmo as medicaes herbceas naturais e homeopticas. As medicaes devem ser retiradas apenas com a superviso do seu mdico. Limite as suas atividades. Exercite-se moderadamente. Ande um a quatro kilometros por dia se for conveniente e confortvel. Descanse o mximo que o seu horrio permitir. Prepare-se para um perodo de desconforto mental temporrio como: impacincia, irritabilidade e ansiedade. Espere algum desconforto fsico, especialmente no segundo dia. Voc poder ter breves dores causada pela fome, tonturas ou algo "esquisito". A retirada de caf e acar pode causar cefalia. O mau estar fsico pode incluir fraqueza, cansao ou sonolncia.

3 Os primeiros dois ou trs dias so geralmente os mais difceis. A partir do momento que voc prossegue com o seu jejum, voc ir experimentar uma sensao de bem-estar, tanto fsico como espiritual. Quando sentir a "dor -de- fome", aumente a ingesto de lquidos. PASSO 5: Matenha-se no Programa. Para um aproveitamento espiritual mximo, separe bastante tempo para estar sozinho com o Senhor. Oua a Sua direo. Quanto mais tempo voc passar com Ele, mais significativo ser o seu jejum. De manh Comece o seu dia com louvor e adorao. Leia e medite na Palavra de Deus, de preferncia de joelhos. Convide o Esprito Santo a trabalhar em voc para querer e realizar a Sua boa vontade de acordo com Filipenses Filipenses 2:13. Convide Deus a us-lo. Pea a Ele para mostrar a voc como influenciar seu mundo, sua famlia, sua igreja, sua comunidade, seu pas e assim por diante. Ore para ter a viso de como Ele deseja usar sua vida e para obter poder para realizar a Sua vontade. De tarde Volte para a orao e a Palavra de Deus. Faa uma breve caminhada de orao. Passe um tempo de orao intercessria pelos lderes de sua comunidade e nao, pelas milhes de pessoas no alcanadas, por sua famlia e por suas necessidades especiais. De noite Fique um tempo sozinho, sem pressa, para "buscar a Sua face". Se outras pessoas estiverem jejuando com voc, encontrem-se para orar. Evite a televiso e outras formas de distrao que possam desviar o seu foco espiritual. Quando possvel, comece e termine cada dia ajoelhado com o seu cnjuge para um breve momento de louvor e agradecimento a Deus. Perodos maiores com o nosso Senhor em orao e estudo da Sua Palavra so sempre melhores quando estamos sozinhos. Uma rotina diria vital tambm. Dr. Julio C. Ruibal (nutricionista, pastor e especialista em jejum e orao) sugere um programa dirio e uma lista de sucos que podem ser teis e satisfatrios para voc. Modifique este programa e os lquidos que ir ingerir de acordo com o seu gosto e as circunstncias que melhor se adequa a voc.

4 5hs - 8hs da manh Sucos de frutas, preferencialmente recm extrados ou, se a fruta for cida, misturados e diludos em 50% de gua destilada. Maa, pra, mamo, melancia ou outros sucos de frutas so geralmente preferenciais. Se no puder preparar o prprio suco, compre os sucos sem acar ou conservantes. 10hs30min - meio-dia. Suco de vegetais frescos base de alface, salso e cenoura em trs partes iguais. 14hs30min - 16hs Ch de ervas com uma gota de mel. Evite ch preto ou qualquer ch com cafena. 18hs - 20hs30min Caldo feito base de batata, salso e cenoura sem sal. Aps coz-los por meia hora, separe o caldo e beba. Dicas sobre o Jejum de Lquidos Consumir suco de frutas ir diminuir a sua "dor-de-fome" e fornecer alguma energia natural do acar. O sabor e o estmulo iro motivar e fortalec-lo para continuar o jejum. Os melhores sucos so feitos a partir de melancias, limes, uvas, maas, repolhos, beterrabas, cenouras, salses ou folhas de legumes verdes frescos. Em tempos frios voc poder desfrutar de um caldo de vegetais quente. Misture os sucos cidos (laranja, tomate) com gua para no comprometer seu estmago. Evite bebidas com cafena. Evite tambm os chicletes ou mentolados, mesmo que o seu hlito esteja ruim. Eles estimulam a ao digestiva do seu estmago.

1. Pea para o Esprito Santo revelar qualquer pecado no confessado em sua vida. 2. Procure o perdo de todos aqueles que voc tenha ofendido. Faa restituies onde Deus o guiar. 3. Examine o motivo de cada uma das suas palavras e obras. 4. Pea ao Esprito Santo para guardar o seu caminho da complacncia e da mediocridade. 5. Louve e agradea ao Senhor continuamente em todos os caminhos e todos os dias, independentemente das circunstncias. 6. Recuse a obedecer a sua natureza carnal (Glatas 5:16,17). 7. Entregue a sua vida a Jesus Cristo como o seu Salvador e Senhor. Desenvolva dependncia completa nEle em total submisso e humildade.

5 8. Estude os atributos de Deus. 9. Tenha sede e fome de justia.(Mateus 5:6). 10. Ame a Deus com todo o seu corao, alma e entendimento (Mateus 22:37). 11. Aproprie-se da plenitude contnua e do controle do Esprito Santo pela f, baseando-se na ordem (Efsios 5:18) e promessa de Deus (1 Joo 5:14,15). 12. Leia, estude, medite e memorize a Palavra santa, inspirada e infalvel de Deus diariamente (Colossenses 3:16). 13. Ore sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17) 14. Jejue e ore por um perodo de 24 horas cada semana. Considere em orao tornarse um dos dois milhes de cristos que iro jejuar por quarenta dias antes do final do ano. 15. Procure compartilhar Cristo diariamente como um estilo de vida. 16. Decida a viver uma vida santa e piedosa, de obedincia e f. 17. Comece ou una-se com grupos, de estudo bblico nos lares ou numa igreja que enfatize o reavivamento e uma vida santificada. Quando o tempo designado do jejum estiver terminando, voc poder comear a comer novamente. Entretanto, como terminar o seu jejum extremamente importante para o seu bem-estar fsico e espiritual. PASSO 6: Termine seu Jejum Gradualmente Comece a comer gradualmente. No coma comidas slidas imediatamente aps o seu jejum. A introduo sbita de alimentos slidos no seu estmago e trato digestivo ir causar conseqncias negativas ou at mesmo perigosas. Prefira vrias refeies pequenas ou lanches cada dia. Se voc terminar o seu jejum gradualmente, os efeitos benficos, fsicos e espirituais, iro resultar em uma boa sade. Eis algumas sugestes para ajud-lo a finalizar o seu jejum apropriadamente: Termine um jejum prolongado de lquidos com frutas como a melancia. Enquanto continuar a beber sucos de frutas ou verduras, adicione o seguinte: Primeiro dia: Adicione uma salada crua. Segundo dia: Adicione batata assada ou cozida, sem manteiga e sem temperos. Terceiro dia: Adicione uma verdura cozida no vapor. Os dias seguintes: Comece a reintroduzir a sua dieta normal. Retorne gradualmente a comer regularmente com vrios lanches pequenos durante os primeiros dias. Comece com uma sopa pequena e frutas frescas como melancia ou melo. Prossiga com algumas colheres de comida slida como fruta e verdura fresca

6 ou uma salada crua e batata assada. PASSO 7: Espere os Resultados Se voc se humilhar sinceramente perante o Senhor, arrepender-se, orar e procurar a face de Deus; se voc meditar consistentemente na Sua Palavra, voc ir experimentar uma percepo maior da Sua presena (Joo 14:21). O Senhor ir dar um vigoroso e novo discernimento espiritual. Sua confiana e f em Deus ir se fortalecer. Voc se sentir mentalmente, espiritualmente e fisicamente renovado. Voc ver respostas para as suas oraes. Um nico jejum, entretanto, no um remdio "cura-tudo" espiritual. Assim como precisamos de um novo enchimento do Santo Esprito diariamente, ns tambm precisamos de novos perodos de jejum perante Deus. Um jejum de 24 horas cada semana tem sido altamente recompensador para muitos cristos. Leva tempo para fortalecer seu msculo do jejum espiritual. Se voc falhar em fortalec-lo no primeiro jejum, no desanime. Voc pode ter tentado um jejum muito prolongado na primeira vez ou talvez precise fortalecer seu entendimento e determinao. Assim que possvel, submeta-se a um outro jejum at que seja bem sucedido. Deus haver de honrlo pela sua fidelidade. Eu o encorajo a juntar-se a mim no jejum e na orao, uma vez aps outra, at que ns experimentemos verdadeiramente um reavivamento em nossas casas, nossas igrejas, nossa nao amada e em todo o mundo. Autor Bill Bright

Das könnte Ihnen auch gefallen