Sie sind auf Seite 1von 5

Curso de Argiloterapia

Captulo I
ARGILOTERAPIA O que argiloterapia? Da terra retiramos o alimento, a gua e a energia vital. Como cincia o uso da terra (argila) tambm conhecida como geoterapia. No mbito dos tratamentos capilares, a argiloterapia um t r a t a m e n t o i n d i c a d o p a r a c a b e l o s q u e p r e c i s a m d e t o n i f i c a o , estimulao do couro cabeludo e limpeza. O tratamento controla a oleosidade excessiva e a queda dos fios. O tratamento da argiloterapia pode durar semanas ou at meses mas o seu resultado positivo. A Argiloterapia a utilizao de recursos minerais com finalidade teraputica um produto estrado da Me terra. A argila formada a partir da decomposio do solo, ocasionada por reaes fsico-qumicas do meio ambiente, que, ao longo dos sculos, acumula minerais, como ferro, silcio, mangans, titnio, cobre, zinco, clcio, fsforo, potssio, entre outros. As argilas so um silicato minimizado, ou silicato de alumnio e diversos oligoelementos. Entre os minerais encontrados se destaca o silcio, segundo elemento mais abundante na natureza. Sua carncia produz uma desestruturao do tecido conjuntivo, com sinais de envelhecimento. Por isso a argila tambm utilizada para finalidades estticas. A argiloterapia mais conhecida como Geoterapia o nome dado aos tratamentos efetuados com produtos retirados da terra como digo no comeo deste Curso, tais como argila, barro, cristais e rochas finamente pulverizadas, etc., com o objetivo de amenizar e cuidar dos desiquilbrios fsicos e emocionais do homem. A propriedade teraputica da geoterapia fundamenta-se no poder regenerador que tem na terra. A terra alm de ser fonte de gua e alimento rica em oligoelementos, que so substncias encontradas em abundncia na natureza e em nosso corpo em quantidade mnima, tendo como funo catalisar as mais diferentes reaes bioqumicas do nosso organismo. Tambm conhecidos como microminerais, os oligoelementos so um conjunto de elementos qumicos inorgnicos necessrios aos seres humanos em pequenas quantidades, que desempenham diversas funes metablicas no organismo, principalmente na formao de enzimas vitais aos mais diversos processos bioqumicos realizados pelas clulas. So adquiridos por meio de dietas balanceadas e diversificadas. A terra um agente de desintoxicao e regenerao fsica. Ela dissolve as matrias mrbidas, retira as energias perversas do organismo e as substituem por energias de alta qualidade,
www.paicarlosdeoxossy.com

Curso de Argiloterapia

presentes na terra. isso mesmo, alm de eliminar o que nocivo ao organismo, a terra vitaliza os tecidos enfermos, descongestionando-os, normalizando a circulao sangunea e linftica e fortalecendo nossas clulas.

OS OLIGOELEMENTOS

Como j foi dito anteriormente os oligoelementos ou micro minerais so elementos qumicos essenciais para os seres vivos, geralmente so encontrados em baixa concentrao nos organismos, mas so essenciais aos processos biolgicos por serem fundamentais para a formao de enzimas vitais para determinados processos bioqumicos como por exemplo a fotossntese ou a digesto. Estas substncias, so micros nutrientes que intervm nas reaes qumicas do corpo, sem muitas vezes fazerem parte dessas reaes. Elas atuam como catalisadores ajudando as reaes qumicas e dessa forma promovendo o bom funcionamento do corpo. A falta no organismo de um ou mais oligoelementos faz com que determinadas reaes bioqumicas no ocorra ou no ocorram nas propores adequadas, prejudicando todo o funcionamento do organismo, gerando com isso, diversas enfermidades, desiquilibrando o organismo num todo. Era suposto a alimentao fornecer todos estes micronutrientes, mas hoje em dia com a agricultura intensiva e acelerada e com os solos empobrecidos, as plantas no conseguem sintetizar esses oligoelementos. Gabriel Bertrand foi o primeiro cientista a descobrir as necessidades dos oligoelementos, tanto para as plantas quanto para os animais e seres humanos. O grande pesquisador desta ltima linha foi o Professor Jacques Menenier, doutor em medicina e colaborador de Alxis Canel (prmio Nobel de medicina em 1915). Iniciou suas investigaes em 1923, trabalhando tanto no plano experimental como no clnico. A Medicina Funcional ou Oligoterapia apresenta vantagens sobre outras terapias, pois permite, por um lado tratar as predisposies patolgicas, e por outro corrigir os transtornos funcionais, que no tratados, evoluiro para doenas orgnicas. Portanto permite tratar estados pr-patolgicos que se situam entre a sade e a doena.
www.paicarlosdeoxossy.com

Curso de Argiloterapia

OS OLIGOELEMENTOS PRESENTES NA ARGILA E SUAS FUNES Cobalto: um mineral que faz parte da vitamina B12 (cianocobalamina). essencial para a funo normal de todas as clulas, particularmente das clulas da medula ssea, sistemas nervoso e gastrointestinal. Cobre: neutraliza os radicais livres mantendo os sistemas de defesa da pele e atuando no processo de formao do colgeno e elastina, responsveis pela sustentao da pele; Promove a absoro do ferro, essencial para as hemceas, tecido conjuntivo, fibras nervosas e pigmentao da pele, componente de enzimas. Cromo: Como principal funo, o cromo ajuda a potencializar a funo da insulina. Estudos demonstraram que o cromo tambm age ajudando a diminuir o colesterol, e a evitar doenas do corao. Alm disso o cromo pode ser usado como complemento na perda de peso, pois na sua forma de picolinato de cromo (quando ligado a um aminocido) ajuda a manter um metabolismo saudvel, queimar a gordura e acelerar a perda de peso em pessoas obesas. Tambm ajuda no aumento da massa muscular. Ferro: Aumenta o volume sanguneo, aumento de hemoglobina, transporta e armazena o oxignio. Mangans: Componente de enzimas, produo de ossos e tendes. Magnsio: O magnsio um mineral essencial para o corpo humano, necessrio para mais de 300 processos biolgicos muito importantes, incluindo a produo de ATP e a contrao muscular. Muito consumido por pessoas ativas que desejam evitar cibra muscular; manter um bom funcionamento dos msculos, nervos e densidade ssea; e aliviar contuses. Molibdnio: Componente de enzimas, til no armazenamento de ferro. absolutamente indispensvel vida dos micro-organismos vegetais e animais e ao desenvolvimento normal do Selnio: Atua na produo de energia, protege a membrana celular contra o dano oxidativo.
www.paicarlosdeoxossy.com

Curso de Argiloterapia

Silcio: O silcio um dos doze elementos principais da composio dos organismos vivos. O sangue humano contm cerca de 10mg/l de silcio e est presente principalmente nos ossos, no pncreas, nos tendes, nos msculos, nas glndulas suprarrenais, no bao, no fgado, nos rins, no corao, na tireoide e no timo. Principal componente do colgeno, atua no tom da pele e no vio dos cabelos. Zinco: Atua na cicatrizao de ferimentos, reao imune, sntese de DNA, essencial para crescimento e reproduo. Promove a reduo das linhas finas, normalizando a superfcie da pele. Outros elementos encontrados nas argilas so xido de Alumnio, Clcio, Sdio, Potssio e fsforo. Clcio: o mais abundante no organismo. Previne raquitismo, osteoporose, unhas fracas e queda de cabelo; reduz o colesterol; melhora a hipertenso arterial e usado no tratamento contra a obesidade. Sdio: tem um papel fundamental no metabolismo celular como, por exemplo, na transmisso do impulso nervoso. Participa tambm nos processos de contraes musculares e na absoro de nutrientes pelas clulas. Potssio: O potssio um nutriente vital e representa uma importante funo no corpo reduzindo os nveis de sdio e ajudando a manter o equilbrio. Fsforo: No corpo humano, 85% da quantidade total de fsforo esto nos ossos, mas tambm necessrio para o bom desempenho das clulas. Combinado ao clcio, ele forma o maior componente dos ossos e dentes.

www.paicarlosdeoxossy.com

Curso de Argiloterapia 5

www.paicarlosdeoxossy.com

Das könnte Ihnen auch gefallen