Sie sind auf Seite 1von 3

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas


Teste n 1 Figueira da Foz 15 de Outubro de 2012

Para cada questo, escolha uma (e s uma) resposta. Perguntas com mais do que uma resposta sero consideradas nulas e recebero O pontos. Cotaes das perguntas: Resposta certa: 5 pontos; ausncia de resposta: 0 pontos; resposta errada: -2 pontos.

1 - Um jogador executa um lanamento de linha lateral cometendo infraco lei 15 e, de forma deliberada atira a bola contra uma parte do corpo de um adversrio com fora excessiva. Que deciso dever ser tomada?
a) O jogador ser expulso por conduta violenta. O jogo recomea com um lanamento para a equipa adversria. b) O jogador ser expulso por falta grosseira e a sua equipa punida com um pontap livre directo ou grande penalidade. c) O jogador ser expulso por conduta violenta e a sua equipa punida com um pontap livre directo ou grande penalidade.

2) Um jogador executa um pontap-livre direto fora da sua rea de grande penalidade. A bola chutada na direo da sua prpria baliza, bate no rbitro e entra na mesma. Que deciso deve tomar o rbitro?
a) Validar o golo. b) Assinalar um pontap de baliza. c) Assinalar um pontap de canto.

3 - De entre as alternativas abaixo, qual no representa um procedimento necessrio para iniciar ou reiniciar o jogo?
a) Todos os jogadores devero encontrar-se no seu prprio meio campo. b) O rbitro dever usar o apito em qualquer das duas condies. c) Os guarda-redes devero estar posicionados nas suas reas de grande penalidade.

4 - Um jogador simulou uma falta dentro da rea de grande penalidade da equipa adversria e numa outra jogada um seu colega simulou uma falta do circulo central. Na primeira situao o rbitro interrompeu o jogo, advertiu o jogador e puniu a sua equipa com um pontap-livre indireto. Na segunda situao o rbitro deixou seguir o jogo. Diga se o procedimento do rbitro foi correto?
a) O rbitro s procedeu bem na segunda situao, pois na primeira o jogador que simulou a falta no esboou qualquer protesto. b) Na primeira situao o rbitro procedeu bem. Na segunda devia interromper o jogo, advertir o jogador que simulou a falta e punir a sua equipa com um pontap-livre indireto no local onde este simulou a falta. c) Sim, na primeira situao a simulao dava lugar a um pontap de grande penalidade, a segunda situao seria apenas passvel de um pontap-livre direto.

5 - A quando da execuo de uma grande penalidade, o rbitro interrompeu o jogo, tendo-o recomeado com a repetio do castigo. O rbitro tinha apitado para a marcao do castigo, o pontap foi executado para a frente e nenhum jogador cometeu qualquer infraco. Que teria motivado a deciso do rbitro?
a) A bola na sua trajectria entrou em contacto com um corpo estranho, depois de ter sado pela linha de baliza. b) A bola na sua trajectria tornou-se defeituosa depois de embater no poste e ter sido posteriormente controlada pelo guarda-redes. c) A bola tornou-se defeituosa depois de ter contacto com um corpo estranho.

6 - Por no possuir o equipamento em condies, um jogador foi mandado sair do campo pelo rbitro. Posteriormente, regressou ao terreno de jogo sem autorizao. Ento, o rbitro interrompeu o jogo. Ser sempre este o procedimento correto do rbitro?
a) Sim, mas no imediatamente se o jogador no interfere no desenrolar do jogo. b) Sim, mas apenas se no houver lugar aplicao da lei da vantagem. c) Sim, porque o jogador s pode entrar com o jogo interrompido.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas

7 - Aquando da marcao de um golo, o rbitro advertiu um jogador por se manifestar de forma excessiva. Nestas situaes, que comportamentos dos jogadores levam os rbitros a exibir cartes amarelos?
a) Fazer gestos provocatrios, de troa ou inflamatrios; trepar as redes da vedao; tirar a camisola por cima da cabea ou cobrir a cara com uma mscara ou outro artigo semelhante. b) Fazer gestos provocatrios, de troa ou inflamatrios; trepar as redes da vedao; cobrir a cabea ou a cara com uma mscara ou outro artigo semelhante. c) Fazer gestos provocatrios, de troa ou inflamatrios.

8 - O executante de um pontap de canto, aproveitando o facto de um jogador adversrio no se encontrar distncia regulamentar, pontapeia a bola propositadamente contra as pernas desse adversrio, ficando ele prprio com a bola em seu poder. O rbitro ordenou a repetio do pontap de canto. Como analisa esta deciso?
a) O rbitro procedeu correctamente, considerando que o defensor no se encontrava distncia regulamentar. No entanto deveria adverti-lo. b) Embora o jogador defensor no se encontrasse distncia regulamentar, o rbitro deveria ter deixado prosseguir o jogo. c) Embora tenho procedido correctamente ao ordenar a repetio do pontap de canto, deveria ter advertido o defensor por no respeitar a distncia regulamentar.

9 - Aquando de um lanamento lateral, o executante joga a bola diretamente para o seu guarda-redes, que de imediato a controlou. O rbitro no interveio, deixando seguir o jogo. O que ter acontecido para que o rbitro no interrompesse o jogo?
a) O guarda-redes no ficou com a bola nas mos, apenas lhe deu um pequeno toque. b) O executante no passou a bola com os ps ao seu guarda-redes, logo no existiu qualquer infrao. O fato de o guardaredes jogar a bola ou no com as mos no relevante. c) O guarda-redes no controlou a bola com as mos.

10 - Uma equipa s tem oito jogadores em campo e um outro a receber assistncia mdica. Nesse momento o rbitro assinala um pontap de grande penalidade contra essa equipa e expulsa dois jogadores. Como deve o rbitro agir?
a) Aguardar a recuperao do jogador lesionado, em tempo no superior a 30 minutos, salvo se o mdico/enfermeiro garantir que o jogador no recupera. b) Terminar o jogo. c) Deixar o jogo prosseguir, uma vez que, apesar de estar a receber assistncia mdica, o jogador continua a ser um efetivo.

11 - O guarda-redes salta com um adversrio e agarra a bola, ficando de posse da mesma. O avanado que saltou com ele caiu, ficando junto ao poste mas totalmente dentro da baliza. O guarda-redes que ainda tinha a bola nas mos agride o seu adversrio com um pontap. Que decises tomaria como rbitro desse jogo?
a) Interrompia o jogo, expulsava o guarda-redes e punia a sua equipa com um pontap livre indirecto. b) Interrompia o jogo, expulsava o guarda-redes e punia a sua equipa com um pontap de grande penalidade. c) Interrompia o jogo, expulsava o guarda-redes e recomeava o jogo com um lanamento de bola ao solo.

12 Um jogador impede com a mo a bola de entrar na baliza, mas ato contnuo um avanado faz a recarga e obtm golo. Como proceder?
a) No validar o golo e assinalar grande penalidade. b) Validar o golo e advertir o infrator por comportamento antidesportivo. c) No validar o golo, expulsar o jogador que tentou evitar que a bola entrasse na sua baliza e marcar grande penalidade

13 - Por ao do jogo, um atacante vai cair dentro da baliza adversria. O guarda-redes com a bola nas mos dentro da sua rea de baliza e aborrecido por ver o adversrio dentro da baliza, atira-lhe com a bola, com o ntido propsito de o agredir. Nestas circunstncias como deve agir o rbitro?
a) Expulsava o guarda-redes por conduta violenta, providenciava a ida de outro jogador para a baliza e punia a equipa do infrator com um pontap de grande penalidade. b) Expulsava o guarda-redes por conduta violenta, providenciava a ida de outro jogador para a baliza e recomeava o jogo com o lanamento de uma bola ao solo em cima da linha da rea de baliza paralela linha de baliza no ponto mais prximo onde a bola se encontrava quando interrompeu o jogo. c) Expulsava o guarda-redes por conduta violenta e validava o golo, providenciava a ida de outro jogador para a baliza e recomeava o jogo com um pontap de sada pela equipa que sofreu o golo.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas

14 - Nos jogos dos campeonatos nacionais de sniores da 2 e 3 diviso existem medidas mnimas para o terreno de jogo?
a) Sim, 100 x 64 metros. b) Sim, 105 x 75 metros. c) Sim, 100 x 60 metros.

15 - Quais so as condies bsicas para se considerar que houve infraco tcnica?


a) Que a infraco seja cometida por um jogador, que o jogo esteja a decorrer e que seja cometida em terreno de jogo. b) Que a infraco seja cometida por um jogador efectivo, que o jogo esteja a decorrer e que seja cometida em terreno de jogo. c) Que a infraco seja cometida por um jogador de campo ou por aco de um elemento oficial, que o jogo esteja a decorrer e que seja cometida em terreno de jogo.

16 - Um espectador deu uma apitadela originando que o guarda-redes tenha agarrado a bola com as mos na sua rea de grande penalidade. O rbitro interrompeu o jogo. Dirigiu-se ao Delegado da Liga e ao Delegado da equipa visitada, solicitando a interveno destes para a resoluo desta situao. Como deveria ter recomeado o jogo?
a) O jogo deveria ter recomeado com um pontap livre indirecto no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo. b) O jogo deveria ter recomeado com um pontap livre directo no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo. c) O jogo deveria ter recomeado com um lanamento de bola ao solo no local onde esta se encontrava no momento da interrupo.

17 - Antes de um jogo se ter iniciado pode o rbitro expulsar um jogador por falta grosseira?
a) Antes de se iniciar um jogo, o rbitro pode expulsar qualquer jogador independentemente do motivo. b) Antes de se iniciar um jogo o rbitro pode expulsar um jogador por falta grosseira desde que esta seja feita sobre um adversrio. c) No, porque uma falta grosseira s pode ser cometida com a bola em jogo e na disputa da mesma.

18 - Segundo o Regulamento de Competies quais so os deveres dos capites das equipas?


a) Respeitar e fazer respeitar as determinaes do rbitro, observar e fazer observar as normas de lealdade e correco para com os demais intervenientes do jogo e procurar sanar prontamente qualquer divergncias ou conflitos provocados pelos seus companheiros. b) Respeitar e fazer respeitar as determinaes do rbitro, procurar sanar prontamente conflitos provocados pelos seus companheiros. c) Respeitar e fazer respeitar as determinaes do rbitro e participar no sorteio inicial.

19 - Antes do incio do jogo, o delegado do clube visitante, informa o rbitro que quer protestar o jogo, por motivo de um jogador adversrio estar ilegal. Que deve fazer o rbitro?
a) O rbitro deve identificar novamente o jogador e aceitar o protesto. b) O rbitro aceita o protesto e exige que o jogador assine o relatrio do jogo, em local apropriado. c) O rbitro no aceita o protesto, o qual deve ser feito diretamente entidade organizadora da prova.

20 - Um espectador deu uma apitadela originando que o guarda-redes tenha agarrado a bola com as mos na sua rea de grande penalidade. O rbitro interrompeu o jogo. Dirigiu-se ao Delegado da Liga e ao Delegado da equipa visitada, solicitando a interveno destes para a resoluo desta situao. Como deveria ter recomeado o jogo?
a) O jogo deveria ter recomeado com um pontap livre indirecto no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo. b) O jogo deveria ter recomeado com um pontap livre directo no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo. c) O jogo deveria ter recomeado com um lanamento de bola ao solo no local onde esta se encontrava no momento da interrupo.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas

Das könnte Ihnen auch gefallen