Sie sind auf Seite 1von 44

(p.

319) ATO DE 30 DE MARO DE 1891 O Governador do Estado do Paran resolve criar um distrito policial no municpio de Campo-Largo com a denominao de Trs Crregos, compreendendo os quarteires dos Trs Crregos, Taquara, Villinha, Gramados, Lageado, Lavra e Ribeiro Grande, e com as seguintes divisas: Principia no passo do rio Assunguy onde cruza a estrada dos quarteires dos Trs Crregos para o do Serne e subindo rio acima at a barra do rio Butuquara e segue pelo mesmo at a barra do rio Geada e por este acima at uma lomba em frente ao paiol de Domingos Claro segue a dita lomba a rumo do rio da Conceio e desce por este abaixo at ao Brumado da segue a rumo de um serrinho no terreno de Manoel Lopes Vieira, da segue por uma lomba a rumo da olaria de Manoel Ribeiro de Meira, da segue direo de uma serrinha e desta a rumo de um salto alto no ribeiro do Lageado desce ribeiro abaixo at ao Lageadinho da procura uma lomba direita e segue por ela direo de um serro alto, da a cair no ribeiro das Lavras e segue por este abaixo at em frente da casa de Manoel dos Santos Baptista e segue por uma estrada at a raia e da a procurar o passo de Joaquim Damaso no rio Assunguy e sobe por este acima at onde fez princpio. Palcio do Governo do Estado do Paran, em 30 de Maro de 1891, 3. da Repblica. GENERAL JOS CERQUEIRA DE AGUIAR LIMA. ********** ATO DE 30 DE MARO DE 1891 O Governador do Estado do Paran tendo em vista o regulamento da Instruo Pblica, que nesta data fica aprovado, (p. 320) resolve em vista da deliberao da congregao dos lentes do Instituto Paranaense e Escola Normal, designar as cadeiras daqueles estabelecimentos da seguinte forma: Pedagogia, Metodologia e Portugus Dr. Justiniano de Mello e Silva. Francs (anexada a de Italiano) Custodio Teixeira Raposo. Ingls e Alemo Otto Finkensieper. Histria Universal e Moral Dr. Joo Pereira Lagos. Geografia e Cosmografia (compreendendo corografia do Brasil) Miguel Jos Loureno Schleder. Latim Dr. Jos Joaquim Franco Valle. Matemtica elementar (duas cadeiras). (1 cadeira) Aritmtica Coriolano Silveira da Motta. (2 cadeira) lgebra, Geometria Trigonometria retilnea Dr. Tertuliano Teixeira de Freitas. Fsica e Qumica Francisco Carvalho dOliveira. Palcio do Governo do Estado do Paran, em 30 de Maro de 1891, 3. da Repblica.

GENERAL JOS CERQUEIRA DE AGUIAR LIMA. ********** ATO DE 30 DE MARO DE 1891 O Governador do Estado do Paran resolve aprovar o seguinte regulamento para a Instruo Pblica deste Estado: Ttulo I DA INSTRUO CAPTULO I Da instruo em geral Art. 1. A Instruo no Estado do Paran se dividir em instruo primria, normal secundria, superior e industrial. Art. 2. A instruo de todos os graus ser pblica ou particular. Art. 3. garantida em todos os graus a mais completa liberdade de ensino, guardadas as disposies deste regulamento. (p.321) Art. 4. A instruo primria, normal e secundria ser dada gratuitamente pelo Estado. Art. 5. obrigatria a frequncia das escolas em todas as localidades onde for exequvel a organizao criada pelo regulamento de 3 de Dezembro de 1883. Art. 6. A instruo ser difundida: 1. Por escolas e estabelecimentos pblicos; 2. Por colgios e escolas particulares; 3. Por aulas mantidas pelas Intendncias Municipais; com recursos prprios. CAPTULO II Da instruo primria pblica Art. 7. Ser dividido em dois graus o ensino primrio. O primrio, ou elementar, compreender as matrias especificadas nos diversos do art. 10; no segundo, ou complementar, alm das aludidas disciplinas se ensinar: 1. Aritmtica aplicada; 2. Os elementos do clculo algbrico e da geometria; 3. As regras da contabilidade usual e a escriturao mercantil; 4. As noes de cincias fsicas e naturais com aplicao agricultura, s artes e indstria; 5. O desenho geomtrico, de modelagem e de ornamento; 6. A geometria industrial e comercial.

Art. 8. Nas escolas primrias superiores, ou do 2 grau, s podero matricular-se alunos que tenham sido aprovados nas disciplinas do ensino primrio elementar e que contem mais de dez anos de idade. Art. 9. O curso das escolas primrias superiores dividir-se- em trs anos, e as respectivas matrias sero distribudas em sries, conforme o programa oficial. Art. 10. O ensino primrio elementar compor-se-: 1. De instruo moral e cvica; 2. De leitura e escrita; 3. De noes gerais e prticas de gramtica nacional; 4. De elementos de aritmtica e desenho linear, compreendendo o estudo do sistema mtrico; 5. De geografia e histria, particularmente do Brasil; 6. De prendas domsticas, nas escolas de meninas; 7. De desenho, com aplicao s artes. (p.322) Art. 11. As escolas pblicas do ensino elementar sero classificadas em trs entrncias do seguinte modo: 1. Entrncia Cadeiras de povoados, bairros e colnias; 2. Entrncia Cadeiras de vilas e freguesias; 3. Entrncia Cadeiras de cidade. As cadeiras da capital constituiro uma entrncia nica e especial. Art. 12. Haver em cada povoado ou colnia em que verificar-se a existncia de trinta meninos em condies de aprender uma cadeira pblica de ensino elementar, a qual poder ser provisoriamente criada pelo Governo, sob proposta da Escola Normal, ficando dependente da aprovao do poder legislativo. Art. 13. Naqueles lugares em que o nmero de meninos for inferior ao de que trata o artigo anterior, ou em que as cadeiras existentes no bastem grande populao escolar, podero ser auxiliadas as aulas particulares que existirem com uma subveno correspondente a metade dos vencimentos a que tiverem direito os professores de primeira entrncia, mediante contrato. Art. 14. Para concesso da subveno provar o pretendente perante a diretoria da instruo que a escola freqentada por mais de 15 alunos pobres, e que esses aprendam gratuitamente. Art. 15. A subveno de que trata o artigo precedente, ser retirada logo que a escola deixe de ser frequentada, ou que o professor incorra em algumas das penas institudas por este regulamento. Art. 16. Os contratos a que se refere o art. 13 sero feitos perante o diretor da instruo pblica, livres de quaisquer despesa ou emolumentos. Art. 17 As professoras dos bairros, colnias e povoados at agora providas por contrato, e que houverem prestado exame nos termos deste regulamento, sero conservadas nos seus lugares enquanto bem servirem, e entraro para o quadro do magistrio sem dependncia de nova investidura. Pargrafo nico. Os professores contratados, que funcionarem nas cidades, vilas e freguesias, tero destino de acordo com este regulamento se estiverem habilitados, mas s podero ser providos, e interinamente nas cadeiras de 1 entrncia.

Art. 18. Sero considerados municipais, e portanto independentes na direo central do ensino, as escolas criadas pelas intendncias com recursos prprios. (p.323) Art. 19. Sempre que for impossvel a criao de duas escolas para cada sexo, em qualquer localidade, ser instituda uma cadeira de ensino promiscuo, regida por preceptora. Nestas escolas s podero matricular-se at a idade de dez anos, os alunos do sexo masculino. Sero segregados, e postos em bancos separados, os meninos e as meninas, reunindo-se apenas por ocasio do exerccio ou lio de classe, presididos pelo preceptor. Art. 20. Nenhuma nova cadeira ser criada onde, em vista da populao escolar previamente verificada, a frequncia no atingir o nmero de trinta alunos, sem prejuzo da matrcula de outras escolas. Art. 21. As cadeiras do 2 grau, ou do ensino complementar sero estabelecidas nas cidades onde funcionarem, pelo menos, duas escolas elementares para o sexo masculino. CAPTULO III Da instruo pblica secundria Art. 22. A instruo pblica secundria ser dada em um estabelecimento pblico de lnguas e cincias, fundado na capital do Estado, e o seu curso integral de estudos ser de sete anos, constando das seguintes disciplinas: Portugus Latim Francs Italiano Ingls Alemo Matemtica elementar (1 e 2 cadeira) Geografia e Cosmografia Histria Universal Mora, terica e prtica Noes de cincias fsicas e naturais Art. 23. Haver nove lentes privativos, e as cadeiras sero associadas ou no duas a duas, como for deliberado pelo Governador em ato consecutivo a execuo deste regulamento. Art. 24. As aulas secundrias do Instituto sero consideradas avulsas, enquanto no se puder regularizar o curso de humanidades, dividindo-o por sries. Art. 25. Quando for dividido por sries o curso do Instituto Paranaense, o respectivo tirocnio durar sete anos, e ser regulado pela ordem lgica das matrias. (p.324) Art. 26. Ser dado regulamento especial ao Instituto Paranaense e Escola Normal, que continuaro provisoriamente como estabelecimentos anexos.

Art. 27. O programa de exames do Instituto Paranaense ser modelado pelo Ginsio Nacional. Art. 28. O Governo julgando conveniente poder criar aulas de comrcio, de agricultura, ou quaisquer outras de ensino profissional no Instituto Paranaense. CAPTULO IV Da instruo normal Art. 29. A instruo normal, que se destina a preparao dos candidatos ao magistrio pblico primrio, ser dada num estabelecimento anexo ao Instituto Paranaense, e o seu curso se dividir em dois anos. 1 ano. Pedagogia e metodologia, portugus, aritmtica, lgebra elementar, moral, geografia e desenho. 2 ano. lgebra elementar, geometria, geografia, moral, pedagogia e metodologia, noes de cincias fsicas e naturais, desenho. Pargrafo nico. O ensino de desenho ser dado na Escola de Artes e Indstrias. Art. 30. Ao Instituto Paranaense ser anexada uma escola primria, modelo, onde possam exercitar-se no ensino prtico os alunos do curso normal. Art. 31. O ensino normal gratuito, integral e destinado a ambos os sexos. Art. 32. O pessoal da escola se compor de um lente privativo (o de pedagogia e metodologia) e dos professores, que pertencendo ao Instituto Paranaense, lecionarem as disciplinas constitutivas do curso normal. Pargrafo nico. As lies dos dois cursos sero dadas simultaneamente. Art. 33. O Governo poder, a qualquer tempo, dar organizao separada Escola Normal. CAPTULO V Da instruo superior Art. 34. A instruo superior compreende cursos de direito, medicina, farmcia, e engenharia civil e industrial. (p.325) Pargrafo nico. Enquanto no forem criados estabelecimentos destinados ao ensino superior, poder o Governo subvencionar aquelas associaes, que fundarem faculdades livres, devidamente organizadas e providas de pessoal habilitado. CAPTULO V Da instruo Industrial Art. 35. Logo que for possvel, em cada cidade, e mais tarde em cada vila ou freguesia, povoado ou colnia, ser estabelecida uma escola prtica de

artes e ofcios, ou destinada ao ensino da agricultura, provida do competente material. Pargrafo nico. No ensino da agricultura se atender especialmente ao estudo das culturas do lugar. Dar-se- uma ideia dos trs reinos da natureza, insistindo-se particularmente no conhecimento dos terrenos, e de todos os produtos naturais de mais utilidade nos usos da vida. Art. 36. Poder o Governador auxiliar, com subveno no excedente aos vencimentos a que tiverem direito os professores de 3 entrncia, aqueles estabelecimentos particulares onde for regularmente ministrado o ensino industrial ou agrcola. Art. 37. Ser subvencionada anualmente a Escola de Artes e Indstrias, fundada nesta Capital, e a ela se anexaro aulas prticas e oficinas para a aprendizagem do trabalho manual, medida que for sendo possvel. CAPTULO VII Do ensino particular, primrio e secundrio Art. 38. livre o exerccio do magistrio em qualquer dos graus de ensino, assim como a escolha de mtodos, programas e compndios, nas aulas particulares. Art. 39. O professor ou fundador de qualquer escola ou colgio particular ser obrigado a participar a abertura de seus estabelecimentos na Capital ao Diretor da Instruo Pblica e nos demais lugares aos Inspetores literrios, sob pena de incorrer na multa de cem a cento e cinquenta mil ris, imposta pelo mesmo Diretor com recurso voluntrio para o Governo do Estado. Art. 40. Os professores e diretores de estabelecimentos particulares so obrigados: (p.326) 1. A remeter ao Diretor Geral da Instruo Pblica por intermdio dos inspetores literrios, mapas trimensais de seus trabalhos, declarando o nmero de alunos, grau de aproveitamento a disciplina e compndios adotados, e fazendo as observaes que entenderem convenientes; 2. A participar-lhe qualquer alterao que projetem ou realizem no regime e carter de seu seus estabelecimentos; 3. A dar-lhe parte de qualquer mudana de residncia. Art. 41. A infrao das obrigaes prescritas no artigo antecedente sujeita o infrator multa de 40$000 a 80$000, que ser imposta pelo diretor da Instruo e com recurso voluntrio para o Governo do Estado. Art. 42. Os professores ou diretores de estabelecimentos, que derem maus exemplos, ou de qualquer modo contravirem as leis ou regulamentos do ensino, sero multados pelo Diretor da Instruo, com recurso voluntrio para o Governo, e no caso de reincidncia dissolvidas as suas aulas e estabelecimentos. Art. 43. As multas impostas aos diretores ou professores particulares sero comunicadas pelo Governo ao Tesouro do Estado, para havel-as executivamente. TTULO II

DAS ESCOLAS PBLICAS CAPTULO I Da ordem geral das escolas Art. 44. Os exerccios escolares comearo no dia 8 de Janeiro e perduraro at 30 de Novembro. No sero interrompidos os trabalhos seno por domingos, quintas-feiras e feriados declarados por lei. Art. 45. Nas escolas pblicas primrias s sero admitidos livros e compndios autorizados pela Escola Normal. Art. 46. O modo de ensino nas aulas de instruo primria elementar ser o misto ou simultneo mutuo. Adotar-se- o mtodo intuitivo, fundado no conhecimento direto das coisas. Os professores organizaro museus escolares, com plantas e minerais da regio, pondo para isto em contribuio a curiosidade e diligncia das crianas. (p.327) Art. 47. O ensino da moral destinado a completar, coordenar, consolidar e enobrecer todos os outros ensinos da escola. O professor no se propor doutrinar uma moral terica, como se os alunos desconhecessem a noo preliminar do bem e do mal; mas dever incutir no esprito das crianas essas noes essenciais de moralidade humana, comuns a todas as doutrinas e necessrias a todos os homens civilizados. Art. 48. interdicta a discusso sobre as seitas ou dogmas religiosos, e recomendada a maior ateno ao desenvolvimento moral dos meninos, de modo a formar e aperfeioar o carter de cada um. Art. 49. As sesses em cada aula de instruo primria duraro das 9 horas da manh s duas da tarde. Depois da lio de classe, podero os respectivos alunos ter um descanso ou recreio, que durar 10 minutos. Art. 50. Cada aluno em seguida matrcula, receber um caderno especial, que dever ser conservado durante toda a durao do seu tirocnio. O primeiro exerccio de cada ms ser feito nesse caderno pelo discpulo, em classe e sem auxlio estranho, de modo que o conjunto de tais exerccios permita seguir a respectiva srie e julgar dos progressos do menino de ano a ano. Art. 51. A diviso e distribuio dos exerccios devem obedecer as condies gerais seguintes: 1 Cada sesso deve ser distribuda em diversos exerccios interrompidos apenas pelos dez minutos do recreio. 2 Os exerccios que demandam maior esforo de ateno, tais como os de aritmtica, de gramtica, de redao sero feitos, de preferncia no princpio da classe. 3 As lies, leituras, exerccios sero acompanhados de explicaes orais e de perguntas. 4 As correes, em regra, far-se-o no quadro negro. As redaes sero revistas pelo professor fora das horas escolares. Art. 52. Haver cada dia, nas aulas, uma lio que, sob a forma de dilogo familiar, ou por meio de uma leitura apropriada, ser consagrada instruo moral.

Art. 53. Os alunos s passaro para as classes superiores depois de aprovados em exames de habilitao que podero ter lugar de trs meses, precedendo convite aos inspetores literrios que devero assistir ao ato. Art. 54. Tero lugar anualmente, no ms de Novembro, exames de habilitao para os alunos que estiverem preparados nas matrias da escola. Um ms antes ser dirigida na (p.328) capital ao diretor da instruo e nas demais localidades aos inspetores literrios, uma redao dos que se acharem em tais circunstancias. Art. 55. Recebidas essas relaes pelo diretor da instruo ou inspetor literrio, oficiaro eles aos professores marcando dia e hora para o exame e convidando um examinador, o qual com o professor respectivo, em presena do mesmo diretor ou inspetor, proceder aos ditos exames. Art. 56. Os resultados dos exames sero comunicados ao diretor da instruo e publicados pela imprensa. CAPTULO II Do material das escolas Art. 57. Todos os mveis e utenslios para as escolas sero fornecidos pelos cofres do Estado. Art. 58. Os inspetores literrios nomearo comisses que se encarreguem de obter, por meio de donativos particulares, penasm tinta, papel e compndios necessrios, para os alunos. CAPTULO III Das matrculas nas escolas Art. 59. Todas as escolas devero ter um livro ou caderno numerado e rubricado pelo diretor geral, no qual sero matriculados os alunos, com a especificao de nomes, idade, naturalidade e filiao. Art. 60. As matrculas nas aulas pblicas do Estado sero gratuitas, vedadas, porm, aos seguintes indivduos: 1. Aos que sofrerem molstias contagiosas; 2. Aos menores de 6 e maiores de 13; 3. Aos que tiverem sido expulsos de outras escolas. Art. 61. As escolas de 1 grau admitiro alunos de 6 a 13 anos de idade, e as do 2 grau de 13 a 16 anos. No segundo caso, porm, devem os alunos apresentar certificado de aprovao nas matrias do curso elementar. CAPTLO IV Das disciplinas e da penas escolares Art. 62. Os professores empregaro com a maior discrio os castigos para com os seus alunos. (p.329)

Art. 63. Os professores de instruo primria s podero aplicar as seguintes penas: 1. Repreenso na aula e particular; 2. Privao ou restituio de menes honrosas que houverem obtido os alunos; 3. Castigos que excitem vexame, como ficar de p ou de joelhos; 4. Trabalhos fora das horas escolares; 5. Comunicao aos pais para maiores castigos; 6. Expulso da escola, pena que ficar dependente da aprovao do diretor da instruo e que s ser aplicada em caso de incorrigibilidade do aluno. Art. 64. As penas aplicveis aos alunos das aulas secundrias avulsas sero as mesmas das escolas primrias. O Instituto Paranaense e a Escola Normal organizaro o seu regulamento penal. Ttulo III CONDIES PARA O MAGISTRIO PBLICO CAPTULO I Dos candidatos Art. 65. Os candidatos ao magistrio pblico devero provar perante o diretor geral da instruo: 1. Serem maiores de 18 anos, mediante certido ou justificao; 2. Moralidade e iseno de culpa por meio de atestados das autoridades civis e folhas corridas; 3. Capacidade profissional. Art. 66. A condio que trata o n. 3 do artigo anterior, para provimento definitivo das cadeiras do sexo masculino, s poder ser provada mediante diploma concedido pela Escola Normal. Art. 67. Para reger interinamente as cadeiras de instruo primria elementar, enquanto no houver normalistas diplomados, valer como prova de habilitao o exame feito perante os lentes da Escola Normal, conforme preceituam os arts. 46 do regulamento de 16 de Julho de 1876, e 7 da lei n. 917 de 31 de Agosto de 1888. Art. 68. No sero admitidos ao magistrio pblico: (p.330) 1. Os que houverem sido privados de emprego pblico por processo, a que tenham dado causa, por falta de bom comportamento, civil e moral; 2. Os que tiverem sofrido condenao por crime de homicdio, roubo, estupro, ou por crimes contra a moral pblica; 3. Os que sofrerem molstias contagiosas. Art. 69. O examinado que for reprovado no poder ser admitido a segundo exame seno seis meses depois do primeiro, e no caso de segunda reprovao, no ser novamente admitido prova seno passados dois anos. CAPTULO II

Dos concursos Art. 70. Continuam sobrestados os concursos para provimento das cadeiras de instruo primria de 1 grau, do sexo masculino, enquanto no houver alunos diplomados pela Escola Normal que os requeiram. Pargrafo nico. Quando mais de um normalista requerer qualquer cadeira de instruo primria, elementar ou complementar, o Governo ordenar que se proceda a concurso, e neste tomaro parte aqueles cidados que o desejarem, uma vez que se mostrem previamente habilitados, de acordo com a disposio do art. 65 seus pargrafos. Art. 71. As cadeiras de instruo primria do 1 grau, para o sexo masculino, que forem vagando, sero providas interinamente, mas o Governo, logo que lhes seja requerido, as preencher definitivamente com alunos diplomados pela Escola Normal, salva a disposio do pargrafo nico do artigo precedente. Art. 72. Para o provimento das cadeiras do ensino primrio do 2 grau das do Instituto Paranaense e da Escola Normal, se anunciar pela diretoria da instruo pblica o concurso por editais publicados na imprensa por espao de trinta dias, e durante este prazo se inscrevero para ele os pretendentes, depois de satisfeitos os requisitos de que trata o Cap. I do presente ttulo. Art. 73. Os concursos para as cadeiras de que trata o artigo antecedente sero feitos perante os lentes da Escola Normal, sob a presidncia do diretor geral. Art. 74. Na vspera do dia anunciado para o concurso, o diretor da instruo remeter ao Governador do Estado a lista (p.331) dos inscritos para o mesmo concurso, acompanhada de todos os esclarecimentos e documentos exibidos pelos candidatos. Art. 75. Os trinta dias para o processo do concurso sero contados da data da publicao do edital no jornal oficial, verificando-se aquele no trigsimo primeiro dia. No havendo concorrentes no dia anunciado, designar a comisso examinadora novo prazo, o que se comunicar ao Governador do Estado. Art. 76. O Governo, se a cadeira do ensino primrio, para o sexo feminino, que vagar, for de 2 ou 3 entrncia, no mandar pr a concurso a cadeira vaga, mas preenchendo-a pela remoo da professora, que ocupa a 1 ou 2 entrncia, observada a antiguidade legal, ordenar ento o provimento da ltima inferior na escala, que restar sem preceptora. Art. 77. Quando a cadeira que vagar for de entrncia especial, tambm o provimento se far por acesso, de conformidade com o artigo anterior. Art. 78. Nos concursos, para execuo do art. 70, e relativos s cadeiras primrias do sexo masculino, prevalecero as disposies deste Captulo, que forem aplicveis. Art. 79. Desde que haja alunas diplomadas pela Escola Normal, podero elas ser providas, sem prejuzo do disposto no pargrafo nico do art. 70, em qualquer cadeira sem distino de entrncias. Art. 80. As lacunas que se notem no processo prtico para os concursos das cadeiras do ensino secundrio sero supridas pelo regulamento do Instituto Paranaense.

Art. 81. comisso examinadora, composta pela forma preceituada no art. 73, compete organizar os pontos para arguio, e, em geral, decidir por maioria de votos todas as questes que se suscitarem relativas ao processo prtico dos concursos. Art. 82. Reunidas as provas escritas e todos os documentos relativos ao concurso, o diretor da instruo os remeter ao Governador do Estado, adicionando-lhes seu parecer. Art. 83. Se o Governador aceitar a proposta feita pela comisso examinadora, ordenar a expedio do respectivo ttulo, no caso contrrio, mandar proceder a novo concurso, com prazo igual ao primeiro. Art. 84. Em igualdade de circunstancias, preferir para o provimento das cadeiras: 1. Os que exibirem documentos de haver lecionado em qualquer estabelecimento pblico de ensino; (p.332) 2. Os professores particulares que tenham praticado o magistrio por mais de trs anos com vantagem provada para a instruo a juzo do diretor geral; 3. Os filhos dos professores cujas cadeiras tiveram vagado por falecimento destes, ou jubilao; 4. Os que residirem nos lugares onde vagarem as cadeiras; 5. Os que tiverem prestado melhores servios ao Estado em comisses gratuitas. Art. 85. As disposies do artigo anterior devem ser aplicadas mutatis mutandis aos provimentos das cadeiras de um ou outro sexo. CAPTULO III Dos exames, nomeaes, vantagens do professor, vencimentos, ttulos de vitalidade, remoes, acessos, jubilaes. Art. 86. Nenhuma nomeao para o magistrio pblico recair em indivduo que no se mostre habilitado em exame ou concurso na forma do art. 67 e Cap. I deste ttulo. Art. 87. Os alunos diplomados pela Escola Normal podem ser providos em quaisquer cadeiras de instruo primria enquanto preenchidas por serventurios interinos ou contratados; mas, a classificao em entrncia vigorar tambm para eles desde o ano de 1896, respeitados os direitos adquiridos. Art. 88. Os professores que no cursarem a Escola Normal, nomeados depois da promulgao do regulamento de 16 de Julho de 1876, expedido para a execuo da lei n. 456 de 12 de Abril do mesmo ano, so considerados interinos, mas no podero no magistrio enquanto no prestarem exame, de conformidade com o disposto no art. 67. Art. 89. assegurada aos normalistas a vitaliciedade desde a data da sua nomeao e mais a metade dos seus atuais vencimentos, assim como se lhes dar provimento, logo que requeiram, nas cadeiras ocupadas por serventurios interinamente nomeados ou contratados. Art. 90. As nomeaes para as cadeiras primrias de 2 grau, dependem de concurso.

Art. 91. Haver ordinariamente duas pocas de exame para os aspirantes ao magistrio pblico: uma em Fevereiro e outra em Julho ou Agosto de cada ano. A comisso examinadora constituda segundo prescrio do art. 67, organizar uma lista dos candidatos aprovados, da qual sero tirados os professores para reger, interinamente, as cadeiras primrias ele(p.333) mentares do sexo masculino, e definitivamente as do outro sexo ou promscuas. Enquanto pelas nomeaes no for esgotada a lista submetida ao Governo, no se proceder a novos exames, mesmo nas pocas fixadas. Art. 92. O governo designar livremente os cidados de reconhecida competncia para dirigirem os estabelecimentos de ensino industrial. Art. 93. A cadeira de cincias fsicas e naturais do Instituto Paranaense, ser provida definitivamente por escolha livre do Governo, na data da execuo deste regulamento. Art. 94. Os lentes do Instituto Paranaense ou da Escola Normal, que fazem parte da atual congregao, so vitalcios e inamovveis. Art. 95. As vagas das cadeiras e impedimentos dos lentes dos estabelecimentos de instruo secundria e normal, por qualquer ttulo, que sejam, sero preenchidas pelos lentes companheiros, designados pelo diretor da instruo e aprovao do Governo. Art. 96. Na hiptese de vaga ou licena sem vencimentos ter o substituto todo o ordenado da cadeira substituda. Art. 97. Havendo simples impedimento do lente proprietrio, e percebendo este ordenado, ter o substituto a gratificao da cadeira substituda. Art. 98. As cadeiras de instruo primria, no caso de impedimento do professor proprietrio, sero substitudas por pessoas legalmente habilitadas, sempre que seja possvel, provisoriamente nomeadas pelos inspetores literrios. Ao diretor da instruo compete aprovar ou no o ato dos inspetores literrios, designando no segundo caso os respectivos substitutos. Art. 99. Os professores das cadeiras primrias para o sexo masculino, providos antes da promulgao do regulamento de 16 de Julho de 1876, sero considerados empregados de comisso, enquanto no provarem ter preparado, pelo menos, a vigsima parte do nmero total de seus alunos durante o tempo de exerccio. Art. 100. Os professores normalistas e os vitalcios; os professores legalmente habilitados por exame ou concurso, na forma deste regulamento, quando privados do exerccio do magistrio por circunstncias independentes da sua vontade, sero considerados avulsos, e percebero o ordenado da ltima cadeira ocupada, enquanto no tiverem destino dado pelo Governo. (p.334) Pargrafo nico. Os professores avulsos no podero ser preteridos por quaisquer outros candidatos no provimento das cadeiras que forem vagando. Art. 101. Passaro para as cadeiras de 1 entrncia, independentemente de nova nomeao, aquelas professoras que, providas por contrato, esto legalmente habilitadas por exame ou concurso. Art. 102. O primeiro provimento definitivo (salvo as excees previstas por este regulamento) no poder realizar-se numa cadeira de 2, 3 ou entrncia especial; antes s depois de 2 anos de efetivo exerccio, na inferior,

poder ter lugar o acesso, sempre por merecimento, guardado o indicado lapso de tempo at o primeiro grau na escola. Art. 103. Obtero ttulo de vitaliciedade, depois de cinco anos de exerccio, aquelas professoras que forem nomeadas depois de exame legal (art. 67), e que apresentarem habilitada em todas as matrias do programa escolar, pelo menos, a vigsima parte do nmero total dos seus alunos, que houveram frequentado a escola durante cinco anos consecutivos. Art. 104. O requerimento em que seja solicitado o ttulo de vitaliciedade, ser instrudo com os seguintes documentos: 1. Cpias dos termos de visita da escola devidamente autenticadas pelos inspetores literrios; 2. Atestado passado pelas autoridades civis e literrias, de que o professor tem procedido com honestidade, zelo e aplicao. 3 Certido de exame de habilitao ou concurso feito de conformidade com este regulamento. Art. 105. Adquirida a vitaliciedade, ser ela apostilada na carta de nomeao do professor. Art. 106. Os professores vitalcios s perdero os seus lugares: 1. Por sentena passada em julgado, proferida pelo poder judicirio, que importe perda de emprego, na forma das leis criminais; 2. Por incapacidade fsica, intelectual ou moral, previamente processada e provada; 3. Por condenao imposta pela congregao da Escola Normal, e por dois teros de votos, em sesso plena, depois de ser submetido processo disciplinar, nos termos do art. 135. Art. 107. O tempo para os professores que tiverem incorrido nas penas do art. 131, requererem vitaliciedade ser em vez de cinco, seis anos. (p.335) Art. 108. Os professores pblicos do ensino primrio sero classificados na conformidade do art. 11, segundo as localidades em que forem estabelecidas as suas cadeiras. Art. 109. Uma vez provido definitivamente em qualquer cadeira, s poder ser removido o professor: 1. A requerimento seu; 2. Por merecimento; 3. Em virtude de processo disciplinar; 4. Em virtude de representao motivada das Intendncias Municipais, favoravelmente informadas pelo diretor da instruo, depois de ouvida a Escola Normal. Art. 110. As remoes por merecimento sero sempre feitas das cadeiras das entrncias inferiores para as superiores pelo Governador do Estado, sob proposta da Escola Normal. Em igualdade de condies as remoes por acesso sero decididas pela antiguidade dos professores. Art. 111. As remoes impostas como pena sero de cadeiras de entrncia superior para as de inferior e os vencimentos estaro sempre na conformidade da entrncia da cadeira ocupada. As remoes por acesso respeitaro a ordem das cadeiras, no sendo possvel passar-se da 1 entrncia para a 3, ou para a entrncia especial. Art. 112. A jubilao s ser concedida em caso de invalidez provada.

Art. 113. Os professores que nesta qualidade houverem servido com boa nota por dez anos, tero direito a jubilao com ordenado proporcional, se por incapacidade fsica provada o requererem. Art. 114. Tero direito a uma gratificao adicional correspondente quarta parte dos vencimentos, e esta gratificao se juntar ao ordenado no caso de jubilao posterior, aqueles professores que exercerem com distino o magistrio por mais de 15 anos. Art. 115. Dar-se- mais uma tera parte dos vencimentos que percebero aos serventurios do magistrio que contarem vinte anos de bons servios. Art. 116. Depois de 25 anos de exerccio no professorado, os respectivos funcionrios podero requerer mais uma gratificao adicional, correspondente metade dos vencimentos; e tero direito a jubilar-se com o ordenado por inteiro e esta gratificao. (p.336) Art. 117. A jubilao ser concedida com todos os vencimentos ao professor que contar 30 anos de exerccio, e que houvesse sido cumpridor de seus deveres. Art. 118. No ser levado em conta para as jubilaes o tempo de licena que obtiverem os professores para tratar de seus interesses, nem o de suspenses que lhes forem cominadas judicial ou disciplinarmente, ou qualquer outro em que no perceberem ordenado. Art. 119. A impossibilidade para qualquer professor gozar do favor da jubilao ser provada em junta mdica. Art. 120. Ao professor uma vez reintegrado, se contar para a jubilao o tempo em que no esteve em exerccio por fora de demisso. Art. 121. Nas licenas para tratar de sade, assim como para estudar na Escola Normal, tero os professores efetivos ou interinos direito ao seu ordenado. Em todas as demais hipteses perdero os vencimentos por inteiro. Art. 122. Os professores substitutos percebero aquela parte dos vencimentos que deixar de perceber o proprietrio; mas no tero direito a nenhum vencimento durante as licenas. Art. 123. A interinidade quanto ao pessoal do magistrio, verifica-se quando a cadeira substituda no tem proprietrio efetivo ou vitalcio, ou nos termos deste regulamento (art. 88). Os vencimentos neste caso no sofrero deduo, seno nos casos previstos pela ltima parte do art. 121. Art. 124. Nenhum vencimento ser percebido pelos professores substitutos quando impedidos. Os contratados, para todos os efeitos, so equiparados aos professores substitutos. Art. 125. O professor que dentro de um ano for mais de uma vez removido, a pedido, s ter direito ao ordenado correspondente ao 1 prazo, nunca excedente de trinta dias, que lhe for concedido para entrar em exerccio. Ttulo IV CAPTULO III Dos deveres dos professores

Art. 126. O professor pblico deve: 1. Portar-se com brandura e severidade, e fugir de acanhar os alunos por demasiada rigidez ou arrebatamento; (p.337) 2. Ensinar a seus discpulos com amor, pacincia e zelo; 3. Procurar inspirar aos seus alunos princpios de ordem, tolerncia e modstia; 4. Formar o carter dos seus discpulos, pela oportuna aplicao dos preceitos morais, pelo exemplo das virtudes cvicas e feitos dos homens eminentes; 5. Enunciar-se de modo a ser compreendido pelos meninos; 6. Guardar nas escolas o silncio, o respeito e regularidade. Art. 127. incompatvel com o magistrio o exerccio de profisso comercial ou de qualquer emprego que possa distrair o professor nas horas de trabalho escolar. Art. 128. proibido aos professores pblicos: 1. Ocuparem-se ou ocupar os alunos em misteres estranhos ao ensino durante as horas das lies; 2. Ensinar as matrias de suas cadeiras em particular nas horas destinadas para lies; 3. Lecionar alunos de sexo diferente; As professoras no esto compreendidas na disposio deste , podendo lecionar menores at a idade de 10 anos. 4. Ausentarem-se nos dias letivos das localidades onde estiverem as suas escolas, salvo com licena legitimamente obtida dos agentes da inspeo. Art. 129. Compete aos professores: 1. Fazer a matrcula dos alunos segundo os modelos que forem oferecidos pela secretaria de instruo; 2. Organizar e remeter aos inspetores literrios at o 1 de dezembro de cada ano um oramento das despesas da escola para o ano seguinte; 3. Remeter com o oramento um relatrio sobre o estado de suas aulas, vantagens ou inconvenientes que descobriram no mtodo adotado. permitido aos professores discorrerem neste relatrio sobre o estado do ensino nas localidades em que se acharem, e sobre os meios que julgarem convenientes para o desenvolvimento da instruo. 4. Remeter aos inspetores literrios trimensalmente, a contar do 1 dia do ano, um mapa dos alunos matriculados com as declaraes de idade, filiao, moralidade e aproveitamento. Art. 130. Os professores devem cumprir todas as outras obrigaes que decorrerem das disposies do presente regulamento. (p.338)mrcia CAPTULO II Das penas e faltas Art. 131. Os professores publicos que por ingnorancia, descuido, frouxido ou m vontade faltarem ao cumprimento dos seus deveres, exercendo a disciplina sem critrio, deixando de dar aula sem motivo

justificado, ou infrindindo as disposies do presente regulamento, ficam sujeitos as seguintes penas: Admoestao; Repreenso; Multa at 50$000; Suspenso do exerccio e vencimento at tres mezes; Perda de cadeira; 1 As duas primeiras penas sero impostas pelos inspectores literarios, estas e a terceira pelo director geral, as tres ultimas pela congregao da Escola Normal. 2 A congregao da Escola Normal s poder comminar a pena de perda da cadeira, independente de processo, ao professor que no for vitalicio, e mesmo neste caso com recurso necessario para o Governo. 3 Quando o professor for vitalicio, a pena de perda de cadeira s podera ser imposta pelo Governador do Estado, nos restrictos termos do captulo 3 deste ttulo. 4 Haver recurso voluntrio para o governo de todas as penas, excepto se forem admoestrao ou repreenso. Desta ultima podera o professor recorrer para o director geral. 5 O recurso voluntrio dever ser imposto dentro de oito dias da intimao. Art. 132. As penas de suspenso ( salvo a hypotese do 43 do art, 453) e remoo para cadeiras inferiores s podero ser impostas pela Escola Normal: 1 Na reincidncia de actos, pelos quaes o professor tenha sido multado ou suspenso; 2 Quando o professor der maos exemplos ao seus alunos; 3 Quando desrespeitar os agentes da inspeco em acto de servio. Art. 133. O professor publicom, mesmo depois de declarado vitalicio, incorrer na pena de perda de cadeira, nos seguintes casos: 1 Quando for condenado a pena de priso com trabalho, ou por crime de furto, rapto, estupro, adulterio, ou por algum outro da classe daquelles que offendem a moral publica: (p.339) 2 Quando sem causa justificada abandonar sua cadeira durante o praso de um mez, ou removido no seguir no tempo marcado pelo director geral, para o lugar a que foi destinado; 3 Quando praticar ou fomentar imoralidade entre os alunos . Art. 134. Nos dous caso previstos pelo 2 e 3 do artigo antecedente, a demisso preceder processo disciplinar e condenao devidamente imposta (art. 435) CAPITULO III Do processo disciplinar

Art. 135. O processo disciplinar de que trata este regulamento forma-seha pela maneira seguinte: 1 Apresentada a queixa, representao ou denuncia ao director da instruco, este mandar intimar o professor para no praso nunca maior de oito dias, responder por escripto as accusaers que lhe forem feitas, das quaes se lhe deve remetter copia. A portaria e copia sero entregues na capital pelo secretario da instruco, e nos outros lugares pelos inspectores literarios, cobrando-se recibo datado do dia da entrega. 2 Findo o praso marcado ao professor accusado entregar este a sua resposta ao respectivo inspector, e residindo na capital, ao director da instruco, mediante recibo. Esta resposta ser acompanhada dos documentos que o professor quiser juntar. 3 No caso de ausencia voluntria do professor, ou quando este no entregar em tempo sua resposta, proseguir-se-ha a sua revelia. 4 Com a resposta do professor ou sem ela, nos casos de paragrapho antecedente, o inspector literario transmitir a sua informao ao director da instruco. 5 Colhidas todas as informaes officiaes, o director da instruco as submeter a congregao da Escola Normal. 6 Se houver depoimentos de testemunhas os inspectores litterarios ou o director geral designaro dia e hora para serem ouvidas as testemunhas, as quaes sero convocadas por carta. 7 Nos casos de paragrapho anterior, os depoimentos das testemunhas sero escriptos pelo amanuense da secretaria da instruco, e fora da capital, por pessoa da confiana do inspector literario, em papel rubricado pelo mesmo inspector. (p.340) 8 No querendo as testemunhas depor voluntariamente, o director geral marcar um praso rasoavel ao denunciante, queixosos ou accusado para que em juizo competente apresentem a sua justificao, e a remetto ao director geral para ser junta ao processo disciplinar. Em caso nenhum se reputrar necessario ourcir mais do que seis testemunhas de accusao e oito de defesa. 9 Reunidos os depoimentos, ou justificaes, e findo o praso marcado para ellas pelo director geral, este convocar a Escola Normal , a qual proferir a sua deciso, fundamentando-a. Esta deciso, que ser assigndada pelos membros da respectiva congregao, ser immediatamente remttida ao Governador do Estado, com todo o processo, e entendendo o Governo que foi ella justa, mandar que se cumpra, ou alis que se renove o julgamento. Art. 136. A imposio de pena disciplinar no isenta o culpado de sofrer qualquer outra em que haja incorrido pela legislao em vigor. Art. 137. As multas impostas aos professores sero communicadas ao Thesouro, para que as faa cobrar executivamente, se o multdao no recolher a quantia no praso de trinta dias.

Titulo V DO FUNDO ESCOLAR Art. 138. O fundo escolar, que fica instituido, destina-se a prover as despezas e facilitar o desenvolvimento da instruco do Estado. Este fundo ser constituido com os seguintes recursos: 1 Imposto denominado taxa escolar; 2 Donativos feitos com applicao especial; ou que no tiverem determinado destino; 3 A tera parte do producto das terras devolutas; 4 Os emolumentos cobrados sobre todos os papeis passados pela secretaria da instruo; 5 A importncia das multas, que no tiverem destino especial; 6 3% Sobre toda successo entre parentes collateraes; 7 40% sobre toda a succeso testamentaria, sempre que a quota exceder de 3.000$000. 8 A decima parte das terras pertencentes ao Estado. Art. 139 O capital, que form constituido pela forma prescripta no artigo antecedente, far parte da caixa de depsito no (p.341) Thesouro do Estado, e ser reduzido proporcionalmente a apolices da divida publica. Art. 140. Nenhuma despeza ser feita por conta do fundo escolar, enquanto este no attingir a importncia de tres mil contos de reis. Realisada, porem, a mencionada importncia, metade concorrer para o custeio da instruco primaria, e outra metade para augmento do fundo escolar. Art. 141. Desde que a renda total do fundo escolar puder supprir todas as despezas feitas com a instruco primario, fisero destinadas successivamente a acquisio de predios, bibliothecas, mobilias e material para as escolas. Art. 142. A administrao do funco escolar ser commetida a uma junta composta de cidados nomeados pelo governador do Estado. Titulo VI MUSEO PEDAGOGICO E BIBLIOTHECAS ESCOLARES Art. 143. So creados no edificio da Escola Normal um Museo pedagogico e uma bibliotheca central do ensino primario comprehendendo colleces diversas de material escolar, relatrios dos professores e agentes do ensino, mappas e estatisiticas attinentes a instrucao, e livros de calsse, nacionaes e estrangeiros. Art. 144. Haver bibliothecas escolares na sede de cada municipio, a cargo de um dos professores publicos designados pelo director da instruco. Ser considerado sercio relevante ao ensino a creao de semelhantes

estabelecimentos, embora modestos, quando devida a iniciativa particular, do inspector litterario ou do preceptor. Art. 145. Os livros da bibliotheca, depois de organizadi i cathalago, podero ser emprestados as famlias, contanto que os respectivos chefes se obriguem a restituil-os em bom estado por declarao escripta. Titulo VI A INSPECO E DIREO DO ENSINO CAPITULO I Dos agentes da inspecco em geral Art. 146. A inspecco e direo da instruco em todo o Estado compete: (p.342) 1 Ao Governador do Estado. 2 Ao director geral da instruco. 3 A Escola Norma 4 Aos inspectores litterarios. Art. 147. Ser organizada a repartio da ubstruco com um secretario,dous amanuenses, um porteiro servindo de bedel do Instituto, um continuo e um servente. Art. 148. O secretario e mais empregados da repartio da instruco e serviro em todos os trabalhos que os reclamarem no Instituto e na Escola Normal. Art. 149. Todos os empregados da repartio da instruco sero de nomeao e demisso do Governador de Estado, por propostas do director geral, respeitados os direitos de aposentadoria e outros legalmente garantidos aos funccionarios publicos. CAPITULO II Dos agentes da inspecco em particular DO DIRECTOR GERAL Art. 150. O director geral o chefe da repartio da instuco e o intermediario da sua correspondencia com o Governo. Art. 151. A repartio da instruco funccionar em logar prprio no Instituto, sob a direco unica do director ou de quem o substituir nos impedimentos. Art. 152. O director geral sera escolhido dentre os professores do Instituto Paranaense ou Escola Normal. Art. 153 Compete ao director da Instruco:

1 Inspeccionar o Instituto Paranaense e a Escola Normal, e presidir a sesses de sua congregao; 2 Convocar extraordinariamente a congregao da Escola Normal ou do Instituto Paranaense, par os fins previstos neste regulamento; 3 Dirigir e instuir todos os serventuarios da instruco, por si ou pelos inspectores litterarios; 4 Visitar e inspeccionar todas as escolas, collegios, casas de educao e estabelecimentos de instruco publicos e particulares; 5 Manter a correspondencia official com todos os empregados do ensino; 6 Prestar ao Governo todas a informaes que lhe forem determinadas em virtude de regulamento, ordem ou despacho; (p.343) 7 Manter a disciplina nas escolas e fazer observar nellas as disposies regulamentares; 8 Fazer annunciar por editaes os concursos para as cadeiras secundrias e primarias do 2 grao, assim como os exames nas espocas legaes; 9 Levar ao conhecimento do Governo, com todos os documentos que lhe forem entregues, os requerimentos dos candidatos nas vesperas do concurso; 10 Receber a promessa legal para a posse dos professores e empregados da sua secretaria, mandando lavrar o competente termo. Esta attibuio quanto aos membros do magistrio podera ser delegada aos inspectores litterarios; 11 Conceder licenas que no excedem de 15 dias aos professores e empregados da Instruco Publica, fazendo comunicao ao Governo; 12 Propor ao Governo: 1 A creao das escolas, a suspenso dos professores, com dispe este regulamento; 2 A nomeao e demisso dos inspectores litterarios; 3 Os indivduos competentemente habilitados par o magisterio publilco; 4 As alteraes que a experincia aconselhar que se devem fazer nos regulamentos de instrucao, pondo-as em pratica logo que approvadas pelo poder legislativo. Compete-lhes mais: 13 Admoestar, reprehender, multar, suspender at 15 dias correccionalmente os professores primarios, e applicar as duas primeiras daquella penas; 14 Fazer processar os papeis relativos as jubilaes dos professores, e remettel-os ao Governo do Estado; 15. Submeter ao Governo os requerimentos sobre aposentadorias dos empregados da repartio a seu cargo; 16. Exigir as communciaes relativas a abertura de aulas e estabelecimentos de instrucao e educao;

17. Conferir os titulos de habilitao aos examinados do Instituto, Escola Normal e aspirantes ao magisterio; 18. Autorisar a experincia de novos methodos, em uma ou mais escolas; 19. Organizar a tabella da mibilia e utensis que cada escola deve ter, com declarao de valor e durao de cada objecto, e fazer a competente requisio ao Governo; 20. Attestar sobre a moralidade, assiduidade e comportamento dos professores; (p.344) 21. Apresentar ao Governador do Estado, at o ultimo de Dezembro de cada anno, um relatrio sobre o estado da instrucao publico, indicando as reformas e melhoramentos que julgar convenientes ajuntando: 1 Um mappa das escolas primarias e secundrias, publicas e particular de ambos os sexos, com declarao do numero de alumnos que as frequentam e do nome dos professores; 2 O oramento das despezas necessarias para o pessoal e material deste ramo de servio publico no anno seguinte. 22. Assistir na Capital aos exames annuaes dos alumnos das escolas primarias e secundarias, quando julgar conveniente; 23. Ouvir as seces da congregao nas diversas hypotheses consignadas neste regulamento, e sempre que julgar conveniente aos interesses da instrucao; 24. Chamar a exame os professores que forem nomeados ou removidos, para entrarem em exercicio; 26. Os officios e requerimentos dirigidos pelos professore primarios ao Governo, subiro por intermedio do Director Geral que os transmitir com sua informao, se julgar conveniente. CAPITULO III Da Escola Normal Art. 154. A Escola Normal, como agente de inspeco geral do ensino, e corpo consultivo, dividir-se-ha em duas seces, e exercer as attribuies que lhe so conferidas poe este regulamento: A 1 seco compor-se-ha dos lentes do curso normal e compe-lhe: 1 Dar parecer sobre todos os negocios em que for consultada pelo seu presidente; 2 Propor ao Governo todas as medidas que entender necessarias ao desenvolvimento do ensino; 3 Julgar as faltas dos professores, nos termos deste regulamento; 4 Adoptar os compendios para as aulas primarias do Estado;

5 Louvar os professores, ouvindo o Director Geral, que se distinguirem pelo seu merecimento; (p.345) 6 Examinar e adoptar os melhores systhemas praticos do ensino; 7 Reclamar do Governo a creao de escolas publicas; 8 Converir medalhas e diplomas de honra aos professores e 9 Julgar os concurrentes e examinados do magisterio publico; 10 Organizar o regimento interno da Escola Normal. 11 Determinar os exames annuaes dos alunos normalista. 12 Providenciar sobre tudo, o mais que no for attribuio privativa do director geral. 13 Fiscalizar a administrao do fundo escolar. Art. 155. A 2 seco da Escola Normal ser cosntituida com os lentes do Instituto Paranaense e so suas attribuies: 1 Providenciar sobre tudo que disser respeito ao regimento estabelecimento do ensino secundario, mediante consulta do director geral. 2 Organizar os programmas das aula secundaria, horarios e exames dos respectivos cursos assim como escolher os compendios. 3 Propor permutas e transferencias de cadeias entre os professores do Instituto Paranaense. Art. 156. Quando, convocadas, funccionarem simultaneamente as duas secoes da Escola Normal em Congregao plena a esta competir: 1 O processo e julgamento dos professores do Instituto Paranaense e Escola Normal. 2 A resoluo de todas as questes que lhe forem propostas pelo seu presidente. 3 Qualquer providencia extraordinaria para a boa ordem e disciplina dos dous estabelecimentos do ensino. Art. 157. As duas seces da Escola tero um secretario, que funccionara perante qualquer dellas e ser substituido, nos seus impedimentos, por um dos lentes designado pelo director da instruo. Art. 158. O presidente da congregao ter, alm do voto de quantidade, o de qualidade. Art. 459. A Escola Normal far as suas sesses ordinarias no ultimo dia util de cada mez. Ella delibedar com a maioria dos seus membros. (p.346) CAPITULO IV Dos inspectores litterarios Art. 160. Os inspectores litterarios sero escolhidos pelo Governador do Estado, sob proposta do director da instruo, d'entre os cidados que

houverem exercido com distinco o magistrio publico ou particular, ou que sejam reconhecidamente probos e illustrdos. Art. 161. Haver um inspector litterario em cada localidade onde funccionar pelo menos uma escola publica, contractada, interina ou definitivamente provida. Art 162. Os presidentes das intendencias municipais sero os substitutos natos dos inspectores litterarios. Art. 163. Aos inspetores litterarios incumbe: 1 Adquirir perfeito conhecimento do nmero e da situao das escolas, assim como do estado do ensino nas localidade onde exercerem jurisdio: 2 Empregar os meios precisos para conhecer os talentos, vocao e procedimento dos professores para informar ao director geral. Art. 164 Os inspectores litterarios devem inspeccionar as escolas repetidas vezes. Nestas visitas faro examinar os alumnos, e depois de inspeccionarem a escola, lanaro uma nota no livro ou caderno especial que deve existir para esse fim. Esta nota ser transmittida immediatamente, depois de copiada pelo professor e assignada pelo inspector, ao director geral. Art. 165 Incumbe aos inspectores litterarios: 1 Prestar ao director geral todos os esclarecimentos e informaes, remetter os mappas, e cumpri os regulamentos, ordens e instruces da directoria geral; 2 Admoestar e reprehender aos professores publicos que tiverm faltado aos seus deveres, e dar disso parte ao director da instruco para applicao de maior pena, quando a gravidade do caso o exija; 3 Exigir dos professores os mappas trimensaes e remetel-os ao direactor da instruo, com informao sobre a frequncia dos alumnos e comportamento dos professores; (p.347) 4 Vedar que se abram escolas e quaesquer estabelecimento particulares de instruco, no havendo precedido as condies legais; 5 Conceder licenas aos professores at trez dias em um mez, dando parte ao director geral; 6 Assistir aos exames annuaes da habilitao e nomear examinadores par tal fim; 7 Apresentar ao director da instruco, at o dia 1 de Dezembro de cada anno, uma noticia ou relatrio sobre o estado da instruco no seu municpio, indicando as reformas e melhoramentos que intendam necessarios; 8 Substituir provisoriamente os professores publicos com pessoas habilitadas, sempre que seja possvel, communicando immediatamente seu acto ao director geral; 9 Inventariar os moveis e untensis das escolas publicas; 10. Abrir, numerar e rubricar todos os livros de matricula e inspeco; 11. Nomear commisses que se encarreguem de fornecer aos alunos pobres, livros, papel, tinta, pennas, e o mais que for necessario as escolas;

12. Crear escolas para o ensino das artes e officios por meio de donativos particulares; 13. Propor as recompensas que julgarem justas, para as pessoas que prestam servios relevantes ao ensino publico; 14. Corresponder-se com todos os empregados publicos da sua circumscripo no desempenho das attribuies que lhes so commettidas; 15. Presidir, fora da capital, as commisses que forem nomeadas para promover a frequncia das escolas; 16. Fiscalizar a bibliothecas institudas nas escolas publicas, inventariando os respectivos livros; 17. Impor as multas que forem de sua competencia; 18. Passar attestado de frequencia aos professores sempre que estes houverem leccionado, mas mencionando os dias em que for suspenso o exerccio; 19. Exercer, a bem do ensino, as demais attribuies que lhes so conferidas por este regulamento. Art. 166. Todos os requerimentos dirigidos pelos professores primrios ao director geral, subiro por intermdio dos inspectores litterarios, que os informaro. Quando, porem, contiverem queixa contra os mesmos inspectores, os requerimentos podero subir directamente ao director geral. (p.348) CAPITULO V Dos empregados da directoria Seco I Do Secretario Art. 467. Ao Secretariado incumbe: 1 Redigir toda a correspondencia official, conforme lhe determinar o director da instruco; 2 Expedir de accordo com as ordens da directoria todos os papeis que correrem pela Secretaria; 3 Expedir os titulos e diplomas a cargo da directoria; 4 Passar ou mandar passar as certides que forem ordenadas e subscrevel-as; 5 Tomar nota do comparecimento diario dos empregados da repartio; 6 Ter a seu cargo o archivo da Instruco Publica; 7 Zelar a bibliotheca da Escola Normal e Instituto Paranaense 8 Preparar toda a correspondncia da Escola Normal e do Instituto Paranaense; 9 Guardar a ordem na repartio, fazendo retirar e autoar os que perturbem os trabalhos ou offendam aos empregados. Titulo VII

DA INSPECO E DIREO DO ENSINO CAPITULO V Dos empregado da directoria SECCO II Do Amanuense Art. 168. Ao Amanuense compete: 1 Escrever e registrar os papeis conforme lhe for ordenado pelo secretario ou pelo Director geral; 2 Escripturar em livro prprio as ordens de receita e despeza; 3 Receber as quantias que forem destinadas as despezas ordinrias do expediente; 4 Preparar todos os esclarecimentos que demande o relatrio da directoria; 5 Executar tudo o mais que lhe for ordenado pelo Director geral ou pelo Secretario. (p.349) SECO III Do Bedel e do Porteiro Art. 169. Ao Bedel e porteiro cumpre: 1 Auxiliar os outros empregados na escripturao dos papeis da directoria e da Escola Normal; 2 Desempenhar todas as obrigaes que forem impostas pelo regulamento da Escola Normal e do Instituto Paranaense; 3 Abrir e fechar a casa onde funccionar a directoria da instruco; 4 Promover o aceito da casa, repartio e aulas; 5 prover do que for mister para o expediente, fazendo para isto ao Director as requisies necessrias, e apresentando mensalmente a conta das despezas com taes objetivos, a qual attestada pelo amanuense e rubricada pelo Director Geral, ser paga pelo Thesouro a requisio do mesmo Director; 6 Entregar a correspondncia que tiver de ser distribuda na capital: 7 Executar as ordens dos lentes no que for de servio interno do Instituto e da Escola Normal; 8 Fazer chamada nas aulas dos dous estabelecimento de instruco e marcar o ponto dos estudantes; 9 Manter a ordem nos lugares da casa em que estiverem os estudantes, communicando qualquer falta por estes commettida ao Director Geral. Art. 170. O porteiro ser auxiliado por um continuo e um servente nos trabalhos da entrega da correspondncia e aceito da repartio e salas de aula.

SECCO IV Do Bedel e do Porteiro Art. 169. Ao bedel e porteiro cumpre: 1 Auxiliar os outros empregados na escripturao dos papeis da directoria e da Escola Normal; 2 Desempenhar todas as obrigaes que forem impostas pelo regulamento da Escola Normal e do Instituto Paranaense; 3 Abrir e fechar a casa onde funccionar a directoria da instruco; 4 Promover o aceio da casa, repartio e aulas; 5 Prover do que for mister para o expediente, fazendo para isto ao Director as requisies necessarias, e apresentando mensalmente a conta das despezas com taes objectos, a qual attestada pelo amanuense e rubricada pelo Director Geral, ser paga pelo Thesouro a requisio do mesmo Director; 6 Entregar a correspondncia que tiver de ser distribuda na capital: 7 Executar as ordens dos lentes no que for de servio interno do Instituto e da Escola Normal; 8 Fazer chamada nas aulas dos dous estabelecimento de instruco e marcar o ponto dos estudantes; 9 Manter a ordem nos lugares da cass em que estiverem os estudantes, communciando qualquer flata por estes commettida ao Director Geral. Art. 170. O porteiro ser auxiliado por um continuo e um servente nos trabalhos da entrega da correspondncia e aceio da repartio e salas de aula. SECO IV Da escriturao Art. 174. Haver na repartio directoria da instruco os seguintes livros: Da matricula do Instituto e da Escola Normal. De posse e juramento dos empregados. De registro da correspondencia com o governo. (p.350) De registro das demais correspondncias, comprehendidas as portarias, instruces e ordens que forem expedidas pela directoria. Do ponto dos empregados da repartio. De actas da Escola Normal. De matricula dos professores. CAPITULO VI Da substituio dos empregados da directoria da instruco

SECO NICA Art. 172. O director da instruco ser substituido por quem for designado pelo Governador do Estado, e vencer a parte dos vencimentos que perder o substituido, ou todos os vencimentos quando este nada receber. Art. 173. A substituio do secretario da directoria sera feita com julgar conveniente o chefe da repartio. Art. 174. No impedimento do amanuense e dos empregados sero estes lugares preenchidos pelo director geral. Art. 175. As licenas concedidas aos empregados da directoria da instruco regular-se-ho pelas disposies relativas aos professores; as aposentadoras regular-se-ho pela lei commum dos funccionarios publicos. DISPOSIES GERAIS Art. 176. Sempre que neste regulamento se tratar de professores e normalistas ou escolassem designao de sexos, entender-se-ho as disposies extensivas a ambas. Art. 177. Sero estabelecidas escolas nocturnas nas cidades e mais localidades do Estado, a proporo que forem creados os recursos para o respectivo custeio. Art. 178. A Escola Normal instituir medalhas e diplomas de honra para recompensa dos perceptores que se distinguirem no magisterio, mandando inserir nas adtas de suas sesses, que sero neste caso publicadas, votos de louvor aos agentes e serventuarios a instruo popular. Art. 179. Faro parte da congregao da Escola Normal, como membros benemeritos ou honorarios, aquelles cidados que fizerem importantes donativos em favor do ensino, ou que fundarem escolas e subvencionarem professores. (p.351)

Art. 180. O Governador do Estado poder conceber licena aos professores que quiserem frequentar o curso normal, e apresentarem substituto idoneo, a juizo do director da instrucao. Essas licenas podero ser cassadas quando os alumnos no mostrarem aproveitamento, ou incorrerem em reprehenso publica, aps deciso da Escola Normal. Art. 181. As sesses em cada aula da instrucao primaria duraro das nove horas de manh as duas da tarde. Depois da lio de cada classe podero os alumnos ter um descano ou recreio, que durar de 40 a 43 minutos. Art. 182. O preceptor examinar se o alumno vaccinado, e caso no o seja, communicar immedatamente o facto ao inspector ou aos delegados de hygiene, que providenciaro segundo suas attribuies.

Art. 183. As cadeiras do sexo feminino ou promiscuas s podero ser occupadas por preceptora. Art. 184. Haver annualmente duas spocas de exames para os aspirantes ao magisterio publico: uma em Fevereiro o outra em Julho ou Agosto. Esses exames sero feitos impreterivelmente na capital, e de conformidade com o disposto neste regulamento. Art. 185. O Governo nomear commisses, onde julgar conveniente, que se invubam de promover a frequencia escolar. A essas commisses, sob a presidencia dos inspectores litterarios, e, na capital, da do director geral, poderao ser commettidas as attribuies conferidas aos superintendentes do ensino obrigatorio regulamento de 3 de dezembro de 1883. A obrigatoriedade da instrucao, conforme o citsdo regulamento, sera posta em execuo nas localidades onde for exequilados pela ditas commisses ou pelos incpectores litteraios, sempre que a frequencia attingir ao seu maximum. Art. 186. E logar e jamais o professor que detemina a cathegoria de qualquer escola publica. Os vencimentos respectivos se determinaro pela cathegoria da cadeira occupada. Art. 187. As remoes por qualquer titulo que sejo no do direito a ajuda de custo par as viagens. Art. 188. Nas aulas publicas primarias e secundarias os dias de domingos e quinta-feiras sero de descano, assim como os feriados po lei. Art. 189. Sero instituidas at cinco bolsas de porteco em favor de alumnos pobres, que tenham completado o curso primario inferior, e queiram matricular-se na Escola Normal. Esse auxilio; (p.352) que no poder exceder de 300$000 rs. Annuaes para cada bolsa, ser retirado logo que o reclame a Escola Normal, em vista do mao procedimento ou pouco estudo do alumno. Art. 190. Nas escolas de ensino industrial s podero matricular-se os jovens que houverem attingido, pelo menos a idade de 13 annos, ou que se mostrem habilitados nas materias do ensino primario. Art. 191. Sempre que julgar conveniente, o director da instrucao convocar os professores primarios, sob a presidencia desse funccionrio, discutiro e resolvero sobre as questes techinicas do ensino que lhes forem propostas. Dar-se-ha regimento especial a instituio das conferncias pedagogicas. Art 192. Considera-se-ha abandonada, e portanto vaga a cadeira, cujo professor esteja ausente ou tenha deixado o exerccio sem participao, por espao de trinta dias consecutivos. Art. 193. As casas escolares sero edificadas com os recursos fornecidos pelo imposto perdial, salvao as despezas para outro fim prcistas por lei. Art. 194. Os que tiverem fazeenda de criao, fabrica ou estabelecimento industrial, onde se empreguem mais de quinze crianas de seis a treze annos de idade, no havendo nenhum estabelecimento de ensino a distncia de trez kilometros, so obrigados a custear ou subvencinar uma

escola de instrucao primaria elementar, sob pena de cem a duzentos mil reis de multa, e do duplo na reincidencia. Art. 195. As multas de que trata o artigo antecedente, sero impostas pelos inspectores litterarios, ou pelo director da instrucao publica, na capital, com recurso para o Governo, se a escola no for creada na fabrica, estabelecimento industrial ou fazenda de criao trez mezes aps a promulgao deste regulamento. A reincidencia se verificara noventa dias depois, contados da data da anterior imposlio, admittindo em todos os casos reacurso voluntarios para o Governo, e applicado o producto da s multas ao fundo escolar. Art. 196. Sempre que neste regulamento se tratar de recurso, sem designao de prazo para a respectiva interposio, entender-se-ha que4 este ser de oito dias improrogaveis contados da data da intimao da pena. Art. 197. A bibliotheca publica ficara soba a superintendencia do director da instrucao publica, e os empregados desse estabelecimento sero nomeados ou destituidos sob proposta do mesmo funccionario. (p.353) Art. 198. Os professores da capital recebero os seus vencimentos no Thesouro precedendo attestado dos inspectores litterarios, e os das outras localidades na reparties fiscaes respectivas apresentando igual documento, que ser fornecido sempre que o professor tiver lecionado. No caso de interrupo de exercicio por falta ou licena, isto lmesmo se declarar no attestado. Art. 199. O Governo, em actos successivos a promulgao do presente regulamento, poder fazer, para regularisao do servio, as remoes, jubilaes, nomeaes de professores e empregados, creaes e suppresses de cadeiras que julgar conveniente. Art. 200. Para execua do que fica estatuido sob a ordem do accesso e das entrancias, sera organizado um mappa, de onde cnste os graos deappovao, forma de exame, e antiguidade de cada um dos professores. Art. 201. Ficam desde j creadas as escolas constantes do quadro annexo, e fixados os vencimentos dos professores e outros agentes do ensino segundo a tabella organisada de accordo com este decreto. Art. 202. O Governo poder comminar a multa de cem a trezentos mil reis para o caso da infraco ou descumprimento de qualquer disposio do presente regulamento. Art. 203. O producto das taxas, emolumentos e multas ser recolhido ao Thesouro do Estado, e formar um fundo de reserva com as demais parcelas do fundo escolar. A taxa escolar s ser cobrada nas parochias onde funccionar, pelo menos, uma cadeira, de instrucao primaria elementar. Art. 204. Haver n'uma das salas do Instituto Paranaense um laboratorio e muzeo para o ensino pratico das sciencias physicas e naturaes. Art. 205. O Estado, emquanto no houver edificios prprios para escolas, dar aos professores da capital casas com accomodaes sufficientes, a juizo do Director Geral da Instrucao Publica, para a aula e

morada dos mesmos professores. Nas demais localidades as casas sero fornecidas, com audiencia dos inspectore litteraios. Art. 206. Aquelle que completar o curso do ensino primario superior, receber um diploma que lhe dar direito a ser promovido independentemente de novo exame em qualquer emprego administrativo que no exigir habilitao techinica especial. Art. 207. Os alumnos que quiserem podero matricular-se na Escola Normal durante o praso de trinta dias, contados da data da promulgao desta reforma. (p.354) Art. 208. Sero promulgados, em actos distintos, regulamentos especiais para o ensino secundario, normal, surperior e industrial; e a directoria da instrucao cumprir expedir a instruces e programmas para a organizao pedagogica das escolas. Art. 209. As disposies deste regulamento, que se referem a vantagens, jubilaes, gratificaes e addicionaes e vitaliciedade so communs aos professores primarios e secundarios. Art. 210. No se creara nenhuma cadeira de instruco primaria elementar nos logares onde outras existam, sem que pela estatistica da populao escolar se verificao para propor a creao de cadeiras se far segundo o programma approvado pela Escola Normal. Art. 211. Ser commettida a commisses, sob a presidencia dos inspectore litteraios, a estatistica escolar das parachias; e emquanto esta no for devidamente organisada, a directori da instrucao recorrer a outros meios de verificao para propor a creao de cadeiras de instrucao primaria elementar. Art. 212. A direo da Escola de Artes e Industrias, estabelecimento fundado nesta cidade, ser exercida por delegao da Escola Normal, emquanto aquelle estabelecimento perceber subveno e funccionar em predio do Estado. Art. 213. O ensino de mathematica elementar sera ministrado por dous lentes, e comprehender as seguintes disciplinas: arithimetica, algebra, geomentria e trigonometria rectilinea. A diviso das cadeiras se far segundo o programma approvado pela Escola Normal. Art. 214. Aquelle que for approvado em todas as disciplinas constitutivas do curso secundario, ter direito ao diploma de bacharel em sciencias e lettras, que lhe sera conferido em sesso solemme da Congregao. Art. 215. Em todas as escolas publicas ou subvencionadas, e obrigatorio o ensino da lngua portugueza, no podendo o precptor, seno accessoriamente, empregar outro idioma nas suas preleces. Art. 216. Os professores de um e outro sexo que foram promovidos depois da revogao do regulamento de 29 de Janeiro de 1890, se quiserem continuar no magisterio provaro ter prestado exame legal nos termos deste regulamento. Art. 217. Nenhuma cadeira, cujo provimento fica sustado por falta de pessoal habilitado, considera-se supprimida; mas o respectivo preenchimento

far-se-h a proporo que for sendo augmentada a verba para as despezas da instruco, respeitadas (p.355) sempre as disposies legaes sobre as condies para o magisterio publico e frequencia escolar. Art. 218. Os professores e mais empregados da instruco percebero os vencimentos que forem marcados na tabella. Art. 219. So revogadas as disposies em contrario. Palacio do Governo do Estado do Paran, em 30 de Maro de 1891, 3 da Republica. General Jos Cerqueira de Aguiar Lima. ------------------------ACTO De 30 de maro de 1894 O Governador do Estado do Paran resolve approvar o seguinte quadro do pessoal da Intruco Publica deste Estado: DESPEZA
DIRECTORIA GERAL DA INSTRUCO

1 Director Geral .........................................................................................$ 1 Secretario ......................................................................................2.400$000 2 Amanuenses ( repartidamente).........................................................2.400$000 1 Porteiro e Bedel.................................................................................1.000$000 1 Continuo ...........................................................................................600$000 Gratificao a um servente......................................................................360$000 ----------------Rs 7.560$000
ESCOLA NORMAL E INSTITUTO PARANAENSE

9 Lente a 2.400$00.............................................................................21.600$000
SUBVENES

A Escola de Artes e Industrias .........................................................3.100$000 A communa Allem ..........................................................................1.200$000 (p.356)


ESCOLAS PRIMARIAS DE 2 GRAU

2 Professores a 1.800$000...................................................................3.600$000
ESCOLA DE ENTRANCIA ESPECIAL

CAPITAL Sexo masculino 1 cadeira, Alexandre J. F. Rouxinol ................................................1.500$000 2 cadeira, Servulo da Costa Lobo.......................................................1.800$000 3 cadeira, Francisco de Paula Guimares..........................................1.800$000 Sexo feminino 1 cadeira, D. Arminda G. Cordeiro de Couto......................................1.500$000 2 cadeira, D. Luiza Netto Correia de Freitas.......................................1.500$000 3 cadeira, D. Guilhermina da Luz Gomes...........................................1.500$000 Promiscuas 1 cadeira, D. Narciza de Paula X. Munhoz.........................................1.500$000 2 cadeira, D. Maria Leonisa de L. Pinho.............................................1.500$000 3 cadeira, D. Emilia Guimares..........................................................1.500$000 BATEL Sexo masculino Jeronymo Durski..................................................................................1.500$000 Sexo feminino D. Gertrudes D. Da Cunha Martins......................................................1.500$000 ----------------------Rs. 17.100$000
ESCOLAS DE 3 ENTRANCIA

PARANAGU Sexo masculino 1 cadeira, Julio Theodorico Guimares...............................................1.500$000 2 cadeira, Alfredo Alves da Silva.........................................................1.300$000 3 cadeira, Galliano Machado d'Oliveira...............................................1.300$000

(p.357) Sexo feminino 1 cadeira, D. Maria Clara Parigot........................................................1.300$000 2 cadeira, D. Maria Julia da Silva Nascimento....................................1.300$000 ANTONINA Sexo masculino 1 cadeira, Joscelym de Paula Pereira.................................................1.300$000 2 cadeira, Alexandre Magno d'Oliveira Jorge......................................1.300$000 Sexo feminino 1 cadeira, D. Maria Julia da Costa Gomes..........................................1.300$000 2 cadeira, D. Leocadia Maria da Rocha..............................................1.300$000 Promiscua 1 cadeira, D. Anna Leopoldina Ayrosa................................................1.300$000 MORRETES Sexo masculino 1 cadeira, Raymundo Jos de Ramos................................................1.300$000 Sexo feminino 1 cadeira, D. Maria Candida Cordeiro.................................................1.300$000 Promiscua 1 cadeira, D. Amelia Maria do Nascimento.........................................1.300$000 CAMPO LARGO Sexo masculino 1 cadeira, Joo Baptista Pereira de Andrade......................................1.300$000 Sexo feminino D. Maria Rosa dos Santos Andrade..............................................1.300$000 (p.358)

LAPA Sexo masculino 1 cadeira, Pedro Fortunato de Souza Magalhes...............................1.300$000 2 cadeira, Jos Elias da Rocha...........................................................1.500$000 Sexo feminino 1 cadeira, D. Rita Idalina de Carvalho.................................................1.300$000 PONTA GROSSA Sexo masculino 1 cadeira, Alfredo Luiz d'Oliveira cercal..............................................1.300$000 Sexo feminino 1 cadeira, D. Cellina dos Santos Ribas...............................................1.300$000 Promiscua 1 cadeira, D. Maria olympia de M. Cercal...........................................1.300$000 2 cadeira, ........................................................................................1.300$000 CASTRO Sexo masculino 1 cadeira, Pedro Saturnino d'Oliveira Mascarnhas.............................1.300$000 2 cadeira, Joaquim Duarte de Camargo..............................................1.500$000 Sexo feminino 1 cadeira, D. Paula Augusta Machado................................................1.300$000 2 cadeira, D. Bernardina Rosa Rolin de Moura...................................1.300$000 GUARAPUAVA Sexo masculino 1 cadeira, Antonio Martins d'Araujo.....................................................1.300$000 Sexo feminino 1 cadeira, D. Leonilda Ferreira das Neves..........................................1.300$000 __________________ Rs 91.160$000

(p. 359)
ESCOLAS DE 2 ENTRANCIA

GUARAKESSABA Sexo masculino Antonio Barbosa Pinto............................................1.400$000 Sexo feminino D. Maria Benedicta Cordeiro Pinto............................1.100$000 GUARATUBA Promiscua D. Alexia H. D. Souza......................................................1.100$000 PORTO DE CIMA Promiscua D. Geraldina da Cunha C. Martins...................................1.100$000 VILLA DEODORO Sexo feminino D. Amelia Izolina de Carvalho....................................1.100$000 Sexo masculino Lindolpho Pires da Rocha Pombo...........................1.100$000 VILLA TAMANDAR Sexo masculino....................................................................................1.100$000 Sexo feminino D. Thereza Correa Machado.....................................1.100$000 VILLA COLOMBO Promiscua D. Dulcia da Costa Saldanha...........................................1.100$000 VILLA BOCAYUVA Promiscua D. Mathilde de Andrade Machado ...............................1.100$000 VILLA GLYCERIO Promiscua D. Presciliana da Costa Abreu.........................................1.100$000 VOTUVERAVA Promiscua D. Anna Ferreira da Costa ..........................................1.100$000 SERRO AZUL Promiscua D. Florentina Emilia de Araujo........................................1.100$000 (p.361)

TIBAGY Promiscua D. Rita Idalina Bandeira Fernandes................................1.100$000 JAGUARIAHYVA Promiscua D. Maria Candida de Jesus Camargo..............................1.100$000 JATAHY Promiscua D. Arminda Bittencourt.....................................................1.100$000 AMBROSIOS Promiscua D. Catharina Alves de Araujo...........................................1.100$000 ASSUNGY DE CIMA Promiscua D. Ercilia de Siqueira e Souza.........................................1.100$000 THOMAZINA Promiscua D. Ercilia de Siqueira e Souza.........................................1.100$000 UNIO DA VICTORIA Promiscuas D. Amlia Schleder d'Araujo..........................................1.100$000 S. JOO DO TRIUMPHO Promiscuas D. Leocadia de Souza Gaisler ..................................1.100$000 THEREZINA Promiscuas D. Maria Dulcilina da R. Cordeiro...................................1.100$000 S. LUIZ DO PURUN Promiscuas D. Izabel Maria do N. Teixeira.......................................1.100$000 BELLA VISTA Promiscuas D. Lidia Gomes d'Oliveira.............................................1.100$000 (p.362) S. PEDRO D'ALCANTARA Sexo masculino Joaquim d'Andrade e Silva.....................................1.100$000

SANT'ANNA DO ITARAR Promiscuas D. Escolastica Amelia de Souza ................................1.100$000 __________________ Rs 44.000$000


ESCOLAS DE 1 ENTRANCIA

CAPITAL Cadeiras providas Umbar D. Sylvia Gonalves Cordeiro .............................................900$000 S. Felicidade D. Maria de Jesus Duarte...............................................900$000 Borda do Campo D. Francisca Ignacia da Rocha................................900$000 Cadeiras subvencionadas Rua da Misericordia D. Maria da Luz Mir .......................................450$000 Argelina D. Escolastica Silveira............................................................450$000 S. Felicidade Francisco Zardo..............................................................450$000 Thomaz Coelho Loureno Grabowski..................................................450$000 Orleans D. Maria Pereira Lagos...........................................................450$000 D.Augusto Jos Kuckny........................................................................450$000 Rivierre Roberto Homman....................................................................450$000 S. Candida Jos Nadolni......................................................................450$000 Abranchs Simo Grabowski...............................................................450$000 Lamenha Jos Grabowski....................................................................450$000 S. Ignacio Joo Fallaz...........................................................................450$000 Ferraria Valentim Stwski.......................................................................450$000 Paiva D. Maria Clara P. Brando..........................................................450$000 Rua de S. Jos D. Maria Rosa gomes..................................................450$000 Cadeira vagas Pilarzinho.................................................................................................... ..$ Botiatuva.........................................................................................................$ Bacachery.......................................................................................................$ Bariguy...........................................................................................................$ (p. 363) Alto ............................................................................................................$ S. Nicolau......................................................................................................$ Campo Magro................................................................................................$ Agoa verde....................................................................................................$ Porto S. Venancio........................................................................................$ Tranqueira......................................................................................................$

Rebouas......................................................................................................$ Thomaz Coelho.............................................................................................$ Marmeleiro.....................................................................................................$ Ribeiro das Onas.......................................................................................$ Floresta..........................................................................................................$ PARANAGU Escolas providas Rio das Pedras D. Maria Josephina N. De Miranda............................900$000 Escolas subvencionadas Maria Luiza D. Iphigenia N. Bittencourt ...........................................450$000 Piassaguera D. Luiza Maria da Silva...............................................450$000 Taunay D. Maria Ferreira de Freitas Trancoso................................450$000 Barra do Sul D. Francisco da Costa Gonalves...............................450$000 Escolas vagas Rocio.............................................................................................................$ Embocuhy......................................................................................................$ Ilha do Mel.....................................................................................................$

ANTONINA Escolas vagas Itapema ......................................................................................................$ Cachoeira........................................................................................................$ Figueira de Brao............................................................................................$ MORRETES Cadeira provida Anhaya ...............................................................................................900$000 (p.364) Cadeiras subvencionadas Barreiros D. Maria Angela de Freitas ..............................................400$000 Cadeira vagas Rio Sagrado.................................................................................................$

N. S. Do Porto..............................................................................................$ PORTO DE CIMA Cadeira vaga S. Joo da Graciosa.....................................................................................$ GUARATUBA Cadeira subvencionada Cubato D. Francisca da Costa Gonalves ....................................450$000 Cadeiras vagas S. Joo .....................................................................................................$ Boa vista ...................................................................................................$ GUARAKESSABA Escolas subvencionadas Serra Negra Leocadio Antonio Pereira ...........................................450$000 Superaguy Guilherme Michaud...........................................................450$000 S. JOS DOS PINHAIS Escola provida Zacharias D. Maria da Glria B. Beer .............................................900$000 Escolas subvencionadas Costeira D. Amelia Alves de Brito Branco...........................................450$000 Tiet Joo Amaro da Luz ................................................................450$000 (P.365) Escolas vagas Campo Largo ............................................................................................$ Muricy ........................................................................................................$ Mandirituba ................................................................................................$ VILLA DEODORO Escola provida

Novo Tyrol Joo Baptista Marconi ..................................................900$000 Escola vaga Novo Tyrol .................................................................................................$
ESCOLAS DE 1 ENTRANCIA

CAMPO LARGO Escolas subvencionadas Rodeio D. Maria da Luz L. De Figueiredo .......................................450$000 Escola vaga Itaqui .........................................................................................................$ VILLA GLYCERIO Escolas subvencionadas Araatuba D. Maria Seraphina da Luz ............................................450$000 Mandaaia D. Maria Christina T. De Barros........................................450$000 Palmeirinha ........................................................................................450$000 PALMEIRA Escola provida Papagaios Novos D. Sebastiana Maria de Freitas ..........................900$000 Escola subvencionadas Mandaai Joaquim da Silva Dias ....................................................450$000 Triumpho Elyseo Justino Barbosa Ribas.............................................450$000 (p.366) Escola vaga Restinga Secca .........................................................................................$ LAPA Escola vagas Wirmond ...................................................................................................$ Botiatuba .................................................................................................. $

TIBAGY Escola vaga Villa ............................................................................................................$ VOTUVERAVA Escolas subvencionadas Itaperussi Joo Teixeira da Costa christo .......................................450$000 Limoeiro Joo Luiz de Souza...............................................................450$000 Escola vaga S. Pedro e Lana ......................................................................................$ S. Cruz ......................................................................................................$ Brejal .........................................................................................................$ RIO NEGRO Escola vaga Villa ...........................................................................................................$

CONCHAS Escola vaga Villa ...........................................................................................................$ IMBITUVA Escola subvencionada Rio dos Patos Paulino Eugenio de Freitas ......................................450$000 (p.367) VILLA BOCAYUVA Escolas subvencionadas Ouro Fino Joo Antonio de Castro .................................................450$000 Bom Sucesso D. Helena Parigot e Souza .......................................900$000

Escola vaga Campina do Tavares ..................................................................................$ PONTA GROSSA Escola provida Ipyranga Francisco Pereira Borba ...................................................900$000 Escolas vagas Itayacoca ...................................................................................................$ Pinheirinho .................................................................................................$ GUARAPUAVA Escolas subvencionadas Laranjeiras Joo Silveira de Oliveira ..................................................450$000 Condoy Felisbino de Sant'Anna Rosa ............................................450$000 CASTRO Escola vaga Socavo .....................................................................................................$ SERRO AZUL Escolas subvencionadas Ribeirinha Laurindo Ribas do bomfim .............................................450$000 Passo do Assunguy D. Rosa Ferreira Guimares ..........................450$000 Escolas vagas Herval .........................................................................................................$ S. Pedro .........................................................................................................$ (p.368) VILLA COLOMBO Escola subvencionada

Ressaca D. Ercilia Spindola Bittencout ...........................................450$000 SUBVENO A ESCOLAS PARTICULARES CAMPO LARGO Mendes de S Joo Cavalli .............................................................350$000 Faria Joanna Antonelli .....................................................................360$000 RIO NEGRO Campo do Tenente Carlos Naglo ....................................................360$000 Aluguel de casa para escolas (inclusive as subvencionadas) ......40.600$000 15 a professores .............................................................................4.266$000 Limpeza e asseio da escola Oliveira Bello .......................................180$000 Deduo feita de tres mezes j decorridos do exercicio ...............43.976$000 40 cadeiras (subvencionadas a preencher) ...................................18.000$000 Mobilia escolar e bolsas para os normalistas.....................................10.000$000 bibliothecas escolares e museo pedagogico ...................................5.000$000 Escolas industriaes ........................................................................10.000$000 Eventuaes ........................................................................................3.210$000 ----------------------Total .................................................Rs 180.000$000 Palacio do Governo do Estado do Paran, em 30 de Maro de 1891, 3 da Republica. General Jos Cerqueira de Aguiar Lima. TABELA DE VENCIMENTOS
DIRECTORIA GERAL DA INSTRUCO PUBLICA

1 Director Geral ........................................................................................$ 1 Secretario .....................................................................................2.400$000 (p.369) 2 Amanuenses (repartidamente) .....................................................2.400$000 1 Porteiro Bedel..................................................................................1.000$000 1 Continuo..............................................................................................600$000 Gratificao a um servente....................................................................360$000
INSTITURO PARANAENSE E ESCOLA NORMAL

9 Lentes a ........................................................................................2.400$000
INTRUCO PRIMARIA

Professores primrios de 2 grau ....................................................1.800$000 Ditos de entrncia especial (normalistas) .......................................1.800$000 Da mesma entrncia que no forem normalistas ............................1.500$000 Professores de 3 entrncia (cidades) no normalistas ......................1.300$000 Da mesma entrncia (normalistas) ............................................... 1.500$000 Professores de 2 entrncia (villas e freguezias) no normalistas......1.400$000 Da mesma entrncia (normalistas)......................................................1.250$000 Professores de 1 entrncia (bairros, povoados e colonias) no normalistas ................................................................................900$000 Da mesma entrncia (normalista) ...................................................1.000$000
ALUGUEL DE CASA PARA ESCOLAS

Escolas de entrncia especial (capital inclusive Batel, e escolas subvencionadas)........................................................................240$000 Ditas de 3 entrncia (cidades) ..........................................................120$000 2 (villas e freguezias).................................................60$000 1 (bairros etc) ........................................................36$000 Palacio do Governo do Estado do Paran, em 30 de Maro de 1891, 3 da Republica. General Jos Cerqueira de Aguiar Lima. ------------------ACTO DE 14 DE MAIO DE 1891 O Governo do Estado do Paran, resolve approvar o seguinte:

Das könnte Ihnen auch gefallen