Sie sind auf Seite 1von 3

1/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 02759/07

Origem: Paraba Previdncia - PBprev Natureza: Penso Responsvel: Severino Ramalho Leite Interessada: Djanira Miranda de Figueiredo Relator: Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes ATO DE ADMINISTRAO DE PESSOAL. APOSENTADORIA. Administrao indireta. Paraba Previdncia - PBprev. Baixa de Resoluo para adoo de medidas. Atendimento. Declarao de cumprimento. Necessidade de certificao de restabelecimento do valor do benefcio. Retorno dos autos Auditoria. ACRDO AC2 TC 01716/12

RELATRIO Cuida-se de exame da legalidade de ato do Senhor SEVERINO RAMALHO LEITE, na qualidade de gestor da PBPREV, datado de 21/07/2006, concessivo de penso vitalcia Senhora DJANIRA MIRANDA DE FIGUEIREDO, em razo do bito, ocorrido em 26/06/2006, do Sr. GUILHERME GONDIM PESSOA DE FIGUEIREDO, ex-servidor estadual, lotado na Secretaria de Estado de Educao e Cultura, matrcula 110.947-2. Anlise preliminar da Auditoria (fls. 20/21) entendeu pela ilegalidade do ato concessrio quanto ao valor do benefcio, em razo da incorporao de vantagens tidas por ela indevidas. Apesar de devidamente estabelecido o contraditrio e a ampla defesa, o gestor interessado deixou transcorrer in albis o prazo concedido para apresentao de esclarecimentos. Instado a se pronunciar, o Ministrio Pblico, em duas oportunidades, opinou, respectivamente, pela notificao e assinao de prazo para que o gestor da autarquia previdenciria enviasse as fichas financeiras do ex-servidor, por meio das quais seria possvel aferir por quanto tempo percebeu as vantagens de atividades especiais e gratificao de insalubridade. Em sesso realizada no dia 22/02/2011, os membros deste rgo Fracionrio exararam a Resoluo RC2 - TC 22/2011, mediante a qual assinaram o prazo de 30 dias ao Presidente da PBprev para que procedesse a reformulao dos clculos dos proventos, nos termos do pronunciamento da

2/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 02759/07

Auditoria, sob pena de denegao do registro do ato concessivo e de sua responsabilizao civil e pecuniria. Em ateno determinao supra, foi colacionada aos autos petio acompanhada de documento comprobatrio, segundo os quais se observa a reformulao dos clculos proventuais, nos moldes apontados pela Auditoria. Submetida a matria anlise do rgo Tcnico, lavrou-se relatrio no qual se conclui pelo saneamento da irregularidade apontada, com possibilidade de concesso de registro do ato. Em sesso realizada no dia 02/05/2012, os membros deste rgo Fracionrio proferiram a Resoluo RC2 - TC 00130/12 (fls.42/47), por meio da qual assinaram o prazo de 30 (trinta) dias ao atual gestor da PBprev para restabelecimento do valor do benefcio concedido ao patamar inicialmente elaborado pela autarquia previdenciria, assim como para enviar as fichas financeiras do ex-servidor GUILHERME GONDIM PESSOA DE FIGUEIREDO. Procedida a anexao de defesa e documentos pela PBprev, (fls. 50/65), os autos foram remetidos a DIAPG, que concluiu pela concesso do registro ao ato concessivo da penso, bem como pela declarao de insubsistncia, em virtude do restabelecimento dos valores primordiais da penso. Os autos no tramitaram novamente pelo Ministrio Pblico nem foram feitas as intimaes para a presente sesso.

VOTO DO RELATOR No caso em tela, at ento, no tinham sido enviadas as fichas financeiras do exservidor, a fim de que pudesse ser confirmada a incidncia de desconto previdencirio sobre todas as parcelas remuneratrias, inclusive sobre aquelas impugnadas. Anexados aos autos os respectivos documentos, percebe-se que a contribuio previdenciria incidiu sobre todas as parcelas remuneratrias, inclusive em relao s parcelas referidas, devendo, assim, a base de contribuio repercutir no benefcio respectivo, luz dos fundamentos contido na Resoluo RC2 - TC 00130/12. Contudo, apesar de constar planilha com o novo valor do benefcio, no h provas nos autos de que este foi devidamente implantado, razo pela qual ainda no se pode conceder registro ao ato concessrio.

3/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 02759/07

Por outro lado, ainda quanto determinao contida na Resoluo mencionada, observa-se que a documentao encaminhada pela Pbprev aponta para seu inteiro cumprimento. Ante o exposto, VOTO no sentido de que os membros dessa egrgia Segunda Cmara: 1) DECLAREM o cumprimento da Resoluo RC2 - TC 00130/12 por parte do gestor da PBprev; e 2) DETERMINEM o retorno dos autos Auditoria para certificar o restabelecimento do valor do benefcio.

DECISO DA 2 CMARA DO TCE/PB Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC 02759/07, referentes concesso de penso vitalcia Senhora DJANIRA MIRANDA DE FIGUEIREDO, em razo do bito, ocorrido em 26/06/2006, do Sr. GUILHERME GONDIM PESSOA DE FIGUEIREDO, ex-servidor estadual, lotado na Secretaria de Estado de Educao e Cultura, matrcula 110.947-2, ACORDAM os membros da 2 CMARA do Tribunal de Contas do Estado da Paraba (2CAM/TCE-PB), nesta data, unanimidade, conforme voto do Relator, em: 1) DECLARAR o cumprimento da Resoluo RC2 TC 00130/12 por parte do gestor da PBprev; e 2) DETERMINAR o retorno dos autos Auditoria, para certificar o restabelecimento do valor do benefcio. Registre-se e publique-se. TCE Sala das Sesses da 2 Cmara. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa. Joo Pessoa, 09 de outubro de 2012.

Conselheiro Arnbio Alves Viana Presidente

Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes Relator

Subprocuradora-Geral Elvira Samara Pereira de Oliveira Representante do Ministrio Pblico de Contas

Das könnte Ihnen auch gefallen