Sie sind auf Seite 1von 16

GUIA DA PROPAGANDA ELEITORAL

Produzida de acordo com a Lei n 9.504/97, com as alteraes introduzidas pela Lei n 11.300/2006, e Resolues TSE n 23.367/2011, n 23.370/2011 e n 23.377/2012

ELEIES 2012

TERESINA (PI) 2012

Tribunal Regional Eleitoral do Piau

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAU SECRETARIA JUDICIRIA COORDENADORIA DE JURISPRUDNCIA E DOCUMENTAO

GUIA DA PROPAGANDA ELEITORAL


Produzida de acordo com a Lei n 9.504/97, com as alteraes introduzidas pela Lei n 11.300/2006, e Resolues TSE n 23.367/2011, n 23.370/2011 e n 23.377/2012

TERESINA (PI) 2012

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAU Praa Des. Edgar Nogueira, S/N Centro Cvico - Bairro Cabral CEP: 64000-830 | Teresina Piau Fone: (86) 2107-9700 Fax: (86) 2107-9782 Site: www.tre-pi.jus.br Reviso Secretaria Judiciria Coordenadoria de Jurisprudncia e Documentao Organizao, Atualizao e Editorao Clcia Marques Nogueira Coelho
(Analista Judiciria - Coordenadora de Jurisprudncia e Documentao)

Gilberto Guedes Fernandes


(Analista Judicirio - Chefe da Seo de Jurisprudncia e Biblioteca)

Sheyla Maria Arajo Brito


(Analista Judiciria - Assistente III da Seo de Jurisprudncia e Biblioteca)

Normalizao bibliogrfica Aurora Maria Santos Buna


(Analista Judiciria Seo de Jurisprudncia e Biblioteca)

Projeto Grfico Breno Ponte de Brito


(Tcnico Judicirio - SECOM)

Tiragem: (disponibilizado apenas na intranet e internet, para consulta e download) permitida a reproduo total ou parcial desta publicao para uso particular, bem como para fins didticos, desde que citada a fonte. Proibida a comercializao e/ou explorao comercial.

Brasil. Tribunal Regional Eleitoral. Manual [de] propaganda eleitoral: eleies 2012/ Tribunal Regional Eleitoral do Piau Teresina: TRE/PI, 2012. 14 p. : il. color. 1. Eleies 2012 Manual. 2. Propaganda eleitoral. I. Tribunal Regional Eleitoral do Piau. II. Ttulo. CDDir. 341.280981

Apresentao
presente manual1 tem a finalidade de orientar os candidatos, partidos polticos e eleitores quanto propaganda eleitoral, especialmente, no que diz respeito s regras mais importantes no tocante ao que permitido e proibido, tendo como referncia o Cdigo Eleitoral, a Lei n 9.504/97 e Res. TSE ns 23.367/2011, 23.370/2011, 23.377/2012. Convm ressaltar que as seguintes orientaes possuem carter meramente informativo, no possuindo, portanto, valor legal, e no contempla, ademais, todas as situaes do que permitido ou proibido em matria de propaganda. Espera-se que esse trabalho seja de grande utilidade para o eleitor, candidatos e partidos, usurios da Justia Eleitoral. A Coordenadoria coloca-se disposio do eleitor usurio para os esclarecimentos pertinentes legislao eleitoral, por meio do e-mail: cojurd@tre-pi.gov.br, bem como pelos telefones: (86) 2107-9750 e 2107-9809.

Eleies municipais 2012 Prefeito e Vereador


No prximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro escolher os prefeitos, viceprefeitos e vereadores do seu municpio. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, poder haver 2 turno, que acontecer no dia 28 de outubro. No processo eleitoral a propaganda um dos temas de grande importncia.

1 Elaborado com base em guia disponibilizado pelo TRE-MT, para as eleies 2008.
Manual da Propaganda Eleitoral 2012 - TRE-PI 3

O que propaganda eleitoral?


toda mensagem dos partidos polticos ou candidatos dirigida aos eleitores, de forma direta ou indireta, com a finalidade de obter votos, convencendo-os de que o mais apto ao exerccio da funo pblica. Direta: } propaganda veiculada com nome, nmero do candidato, partido poltico e legenda } propaganda veiculada de forma disfarada. Indireta:

Por que a propaganda eleitoral to importante?


A propaganda eleitoral a oportunidade que o eleitor tem de conhecer os candidatos e as suas idias e estes falarem sobre as suas propostas e como planejam concretiz-las, demonstrando que so uma boa escolha para represent-lo na prefeitura ou na cmara de vereadores.

Quem fiscaliza a propaganda eleitoral?


O cidado ou candidato ao se deparar com propaganda no permitida tem o dever de denunciar para que as autoridades responsveis tomem as providncias necessrias. Os juzes eleitorais, ou os juzes designados pelos Tribunais Regionais Eleitorais nos municpios com mais de uma zona eleitoral, tm o poder de polcia para inibir qualquer prtica irregular ou ilegal de propaganda eleitoral. Nas situaes sujeitas s penalidades, os juzes devero cientificar o Ministrio para que possa tomas as providncias devidas. O candidato ser notificado da existncia da propaganda irregular e intimado para, no prazo de 48 horas, providenciar sua retirada ou a sua regularizao. Mesmo se no o fizer, estar caracterizado o prvio conhecimento, como tambm se as circunstncias as peculiaridades do caso especfico revelarem a possibilidade de o beneficirio no tive tido conhecimento da propaganda.

Manual da Propaganda Eleitoral 2012 - TRE-PI

Como deve ser a propaganda eleitoral?


Deve } ser feita em lngua nacional. Independe de autorizao da polcia*. } * A Lei eleitoral exige, apenas, em caso de comcio ou qualquer outro ato pblico, que seja comunicada polcia, com antecedncia mnima de 24 hs, para que sejam tomadas as providncias relativas segurana do trnsito e do evento. Mencionar sempre a legenda partidria. } Deve } conter o nome do partido poltico ou coligao do candidato. Deve } constar na propaganda do candidato a prefeito o nome do candidato a vice-prefeito, de modo claro e legvel. Em caso de coligaes: candidato a prefeito: deve conter o nome da coligao + sigla de todos os } partidos polticos que a integram. candidato a vereador: deve conter a legenda do seu partido sob o nome da } coligao.

Quais so as hipteses de propaganda eleitoral no tolerada?


No ser tolerada propaganda: } empregar meios publicitrios destinados a criar, artificialmente, na Que opinio pblica, estados mentais, emocionais ou passionais. } De guerra, de processos violentos para subverter o regime, a ordem poltica e social, ou de preconceitos de raa ou de classes. } provoque animosidade entre as Foras Armadas ou contra elas, ou delas Que contra as classes e as instituies civis. } De incitamento de atentado contra pessoa ou bens. } De instigao desobedincia coletiva ao cumprimento da lei de ordem pblica. }implique oferecimento, promessa ou solicitao de dinheiro, ddiva, rifa, Que sorteio ou vantagem de qualquer natureza. } perturbe o sossego pblico, com algazarra ou abuso de instrumentos Que sonoros ou sinais acsticos. } Por meio de impressos ou de objeto que pessoa inexperiente ou rstica possa confundir com moeda. }prejudique a higiene ou a esttica urbana. Que }caluniar, difamar ou injuriar qualquer pessoa, Que bem como atingir rgos ou entidades que exeram autoridade pblica. }desrespeite os smbolos nacionais. Que
Manual da Propaganda Eleitoral 2012 - TRE-PI 5

A partir de que data permitida a propaganda eleitoral?


A propaganda eleitoral ser permitida a partir do dia 6 de julho. Em rdio e TV, o horrio eleitoral gratuito comea no dia 21 de agosto e termina em 04 de outubro. Caso ocorra segundo turno, a propaganda ser de 13 de outubro ao dia 26 do mesmo ms. permitido distribuir material de propaganda e realizar carreatas e passeatas at s 22 hs do dia 06 de outubro, vspera da eleio.
Quem fizer propaganda eleitoral antes do dia 6 de julho pratica a chamada propaganda eleitoral fora de poca, ou extempornea.

O responsvel pela divulgao da propaganda e o beneficirio podero ser multados no valor de R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00, ou equivalente ao custo da propaganda, se este for maior.

Formas permitidas e proibidas de propaganda eleitoral


Folhetos, volantes e outros impressos
PERMITIDO
? A distribuio de folhetos, volantes e outros impressos no depende de licena municipal ou autorizao da justia. ? S podem ser editados sob a responsabilidade do partido, coligao ou candidato. ? conter sempre o CNPJ ou CPF do responsvel pela confeco e Devero daquele que a contratou, bem como o quantitativo impresso. OBS: A distribuio de material grfico ser permitida at s 22 horas do dia que antecede a eleio.

PROIBIDO
? folhetos, volante e outros impressos em rgos pblicos ou em Distribuir bens cujo uso dependa de cesso ou permisso do poder pblico como escolas, hospitais, nibus, txi, terminais urbanos, rodovirias, etc. ? folhetos, volante e outros impressos em bens denominados de uso ? Distribuir comum como cinemas, teatros, lojas, igrejas, clubes, centros comerciais, estdios, universidades, etc.

Manual da Propaganda Eleitoral 2012 - TRE-PI

Cartazes, faixas, placas, inscries, pinturas e assemelhados } BENS PARTICULARES EM


PERMITIDO

? No depende de licena ou autorizao da Polcia, da Administrao Pblica ou da Justia Eleitoral. ? ? necessrio o consentimento do proprietrio. ? faixas, cartazes, pinturas ou inscries na podem exceder a 4m. ? As placas, ? ? assegurado aos partidos polticos o direito de inscrever na fachada de suas sedes e dependncias, o nome que os designe, pela forma que melhor lhes parece.

PROIBIDO
? propaganda eleitoral em placas justaposta cuja dimenso total Veicular ultrapasse 4m.

OBS: A veiculao de propaganda eleitoral em bens particulares deve ser espontnea e gratuita, sendo vedado qualquer tipo de pagamento em troca de espao para esta finalidade.

} BENS PBLICOS EM

PERMITIDO

? cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuio de material de Colocar campanha e bandeiras ao longo de vias pblicas, desde que mveis e que no dificulte o bom andamento do trnsito de pessoas e veculos. ? OBS: A mobilidade acima referida estar caracterizada com a colocao e a retirada dos meios de propaganda entre as 6 e as 22 horas

PROIBIDO
?cartazes, faixa, placas, estandartes e assemelhados ou fazer Inscries: Colocar Em locais de livre acesso populao como cinemas, teatros, igrejas, clubes, lojas, centros comerciais, estdios, ginsios, etc. Em bens do poder pblico ou cujo uso dependa de cesso, permisso ou autorizao do poder pblico como hospitais, escolas, nibus, txis, transporte escolar, etc. Em bens de uso comum como praas, avenidas, ruas, rodovias, postes de iluminao pblica e sinalizao de trfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de nibus e outros equipamentos urbanos. Em bens tombados do patrimnio histrico, artstico ou paisagstico. Em tapumes de obras ou de prdios pblicos. rvores e jardins localizados em reas pblicas.

OBS: Sano pelo descumprimento: notificao no prazo de 48 horas para remover a propaganda e restaurar o bem, sob pena de multa no valor de R$ 2.000,00 a R$ 8.000,00.

Manual da Propaganda Eleitoral 2012 - TRE-PI

Outdoors
PROIBIDO
? Propaganda eleitoral mediante Outdoors e assemelhados.

Outdoors qualquer mdia exposta ao pblico com tamanho superior a 4 m. vedada a propaganda eleitoral por meio de outdoors, independentemente de sua destinao ou explorao comercial, sujeitando-se a empresa responsvel, os partidos, as coligaes e os candidatos imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50. (Lei n 9.504/97, art. 39, 8, e Res. TSE n 23.370, art. 17).

OBS:

Adesivos
PERMITIDO
? adesivo em veculos particulares desde que o veculo no assuma a O uso de forma de outdoor ambulante.

PROIBIDO
? veculos dos rgos pblicos e das empresas concessionrias e O uso em permissionrias de servios pblicos como nibus coletivos e escolares, vans e txi.

Comcio
PERMITIDO
? No depende de licena municipal ou de autorizao ou da Justia Eleitoral. ? ? O candidato, o partido poltico ou a coligao dever comunicar

autoridade policial o local e o horrio em que se pretende fazer a reunio com, no mnimo, 24 horas de antecedncia, para que lhe seja garantido, conforme a prioridade de aviso, o direito contra quem pretende usar o local no mesmo dia e horrio. ? ? A autoridade policial tomar as providncias necessrias garantia da realizao do evento e ao funcionamento do trfego e dos servios pblicos. ? ? Se os organizadores optarem por realiz-lo em outro local, a comunicao ter de ser feita com pelo menos 72 horas de antecedncia. ? fixado na lei dever ser observado de 8 s 24 horas. ? O horrio ? ? Em eventuais conflitos ou abusos, o Juiz Eleitoral competente julgar as reclamaes e providenciar a distribuio igualitria dos locais aos partidos e coligaes.

Manual da Propaganda Eleitoral 2012 - TRE-PI

Comcio
PROIBIDO
? A realizao de comcios ou qualquer reunio pblica proibida 48 horas ante at 24 horas depois da eleio. ? ? proibida a realizao de showmcio e de evento assemelhado para promoo de candidatos, bem como a apreseno, remunerada ou no, de artistas com a finalidade de animar comcio e reunio eleitoral.

Alto-falantes/amplificadores ou carros de som


PERMITIDO
? guardada a distncia mnima de 200 metros; Deve ser ? ? Das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da Unio, dos Estados, do

Distrito Federal e dos Municpios.


? dosTribunais Judiciais, dos quartis e outros estabelecimentos militares. ? Das sedes ? Dos hospitais e casas de sade, das escolas, das bibliotecas pblicas, das igrejas

e dos teatros quando em funcionamento. PROIBIDO


? ?A propaganda mediante alto-falantes instalados em veculos livre, porm, quando circulam pelas ruas da cidade, seu condutor dever desligar o equipamento de som dentro daquela distncia mnima de 200 metros. ?ser observado o horrio fixado na lei 8 s 22 horas. Dever ? Excepcionalmente, pode ser utilizada, nos comcios, aparelhagem de sonorizao fixa ente as 8 e 24 horas.

Carreatas e Passeatas
PERMITIDO
? e passeatas so permitidas at a vspera da eleio Carreatas

PROIBIDO
? e passeatas so proibidas no dia da eleio. ?Carreatas

Manual da Propaganda Eleitoral 2012 - TRE-PI

Propaganda eleitoral no Rdio e na Televiso


PERMITIDO
? gratuita. Dever ser ? a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou os recursos de legenda. ? Utilizar ? ? As emissoras de rdio e de televiso reservaro, no perodo de 21 de agosto a

4 de outubro, horrio destinado divulgao , em rede, da propaganda eleitoral, a ser feita da seguinte forma: - Nas eleies para Prefeito e Vice-Prefeito, s segunda, quartas e sextas-feiras, das 7h s 7h30 e das 12h s 12h30, no rdio; das 13h s 13h30 e das 20h30 s 21h, na televiso. - Nas eleies para Vereador, s teras e quintas-feiras e aos sbados, nos mesmos horrios previstos acima. ? Eleitorais distribuiro os horrios reservados propaganda de cada ? Os juzes eleio entre os partidos polticos e as coligaes que tenham candidato, observando os seguintes critrios: ? - 1/3, igualitariamente, - e 2/3, proporcionalmente ao nmero de representantes na Cmara dos Deputados, considerado, no caso de coligao, o resultado de todos os partidos polticos que a integram. ? de mdia ser elaborado pela Zona Eleitoral. ? O Plano PROIBIDO A partir do dia 1 de julho de 2012:
? ainda que sob a forma de entrevista jornalstica, imagens de realizao ? Transmitir,

de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possvel identificar o entrevistado ou em que haja manipulao de dados. ? ? usar trucagem, montagem ou outro recurso de udio ou vdeo que, de alguma forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido poltico ou coligao, ou produzir ou veicular programa com esse efeito. ? propaganda poltica. ? Veicular ? ? Dar tratamento privilegiado a candidato, partido poltico ou coligao. ? ou divulgar filmes, novelas, minissries ou qualquer outro programa ? Veicular com aluso ou crtica a candidato ou partido poltico, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalsticos ou debates polticos. ? nome de programa que se refira a candidato escolhido em ? Divulgar conveno, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome do candidato ou o nome por ele indicado para uso na urna eletrnica, e, sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibida a sua divulgao, sob pena de cancelamento do respectivo registros. ? programa apresentado ou comentado por candidato escolhido, ? Transmitir em conveno.
Sano: Multa no valor de R$ 21.282 a R$ 106.410,00.

10

Manual da Propaganda Eleitoral 2012 - TRE-PI

} 2 TURNO NO

PERMITIDO

? Nas eleies de 2012, se houver segundo turno, ser para os cargos de Prefeito e Vice-prefeito. ? ? A propaganda eleitoral comear 48 horas aps a proclamao dos resultados do primeiro turno e encerrar na antevspera da eleio, dia 26 de outubro de 2012. ? ? Propaganda em rede ser veiculada em 2 perodos dirios de 20 minutos, inclusive aos domingos. ? ? As emissoras de rdio e televiso reservaro, ainda, 30 minutos dirios, inclusive aos domingos, a serem usados em inseres de at 60 segundos, a critrio do respectivo partido poltico ou coligao. ? ? No segundo turno, o tempo reservado ao horrio eleitoral gratuito divido igualitariamente entre os concorrentes.

PROIBIDO
? ?A propaganda eleitoral em rdio e televiso proibida apenas no sbado anterior eleio.

Debates e entrevistas
PERMITIDO
? dia 6 de julho de 2012, os pr-candidatos podero participar de Antes do entrevistas, debates e encontros, desde que no exponham as propostas de campanha. ? ? As emissoras de rdio, televiso e internet podero transmitir debates sobre as eleies majoritria ou proporcional. ? ? Para a realizao do debate, dever ser celebrado um acordo entre todos os partidos polticos e coligaes com candidatos ao pleito e a emissora responsvel pela transmisso, dando-se cincia Justia Eleitoral. ? ? Se no houver acordo, ser assegurada a participao de candidatos dos partidos polticos com representao na Cmara dos deputados e facultada a dos demais. ? ? Nas eleies majoritrias, o debate poder ser realizado em conjunto (todos os candidatos) ou em grupo (no mnimo trs candidatos). ? ? Nas eleies proporcionais, o debate poder ser realizado com a presena de nmero equivalente de candidatos de todos os partidos e coligaes ou em grupos, podendo se desdobrar em mais de um dia. ? do dia e da ordem de fala de cada candidato ser feita mediante sorteio. ? A escolha ? poder ser realizado sem a presena de candidato de algum partido ? O debate poltico ou de coligao, desde que haja a comprovao de que a emissora tenha feito o convite ao candidato, com antecedncia mnima de 72 horas. ? ? Se apenas um candidato comparecer, o tempo previsto para o debate poder ser utilizado para entrevista deste candidato.
Manual da Propaganda Eleitoral 2012 - TRE-PI 11

Debates e entrevistas
PROIBIDO
? A participao de um mesmo candidato eleio proporcional em mais de um debate na mesma emissora.

Sano: Suspenso, por 24 horas, da programao da emissora e a transmisso, a cada 15 minutos, da informao de que se encontra fora do ar por ter desobedecido lei eleitoral. Em cada reiterao de conduta, o perodo de suspenso ser duplicado.

Propaganda na internet
PERMITIDO Aps o dia 5 de julho:
? do candidato, com endereo eletrnico comunicado Justia ? Em stio

Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de servio de internet estabelecido no Pas; ? do partido ou da coligao, com endereo eletrnico comunicado ? Em stio Justia Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de servio de internet estabelecido no Pas; ? ? Por meio de mensagem eletrnica para endereos cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligao; ? de blogs, redes sociais, stios de mensagens instantneas e ? Por meio assemelhados, cujo contedo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligaes ou de iniciativa de qualquer pessoa natural. ? ? A reproduo virtual das pginas do jornal impresso na internet permitida desde que seja feita no stio do prprio jornal, respeitados integralmente o formato grfico e o contedo editorial da verso impressa e os limites de 1/8 de pgina de jornal padro e de pgina de revista ou tablide. PROIBIDO
? a veiculao de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. ? vedada ? ? 1 vedada, ainda que gratuitamente, a veiculao de propaganda eleitoral

na internet, em stios: ? - de pessoas jurdicas, com ou sem fins lucrativos - oficiais ou hospedados por rgos ou entidades da Administrao Pblica direta ou indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.
?Sano: A violao do disposto neste artigo sujeita o responsvel pela divulgao da propaganda e, quando comprovado seu prvio conhecimento, o beneficirio multa no valor de R$ 5.000,00 a R$ 30.000,00.
12 Manual da Propaganda Eleitoral 2012 - TRE-PI

Brindes
PROIBIDO
? So vedadas na campanha eleitoral confeco, utilizao, distribuio por comit, candidato, ou com a sua autorizao, de camisetas, chaveiros, bons, canetas, brindes, cestas bsicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor, respondendo o infrator, conforme o caso, pela prtica de captao ilcita de sufrgio, emprego de processo de propaganda vedada e, se for o caso, pelo abuso de poder.

Imprensa escrita
PERMITIDO
? propaganda paga pelo partido ou candidato. ? Somente ? ? So permitidas, at a antevspera das eleies, a divulgao paga, na

imprensa escrita, e a reproduo na internet do jornal impresso, de at 10 anncios de propaganda eleitoral, por veculo, em datas diversas, para cada candidato, no espao mximo, por edio, de 1/8 (um oitavo) de pgina de jornal padro e de 1/4 (um quarto) de pgina de revista ou tablide.
??Sano: A inobservncia do disposto neste artigo sujeita os responsveis pelos veculos de divulgao e os partidos, coligaes ou candidatos beneficiados multa no valor de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00 ou equivalente ao da divulgao da propaganda paga, se este for maior.

Vspera da Eleio
PERMITIDO
? horas do dia que antecede a eleio, sero permitidos distribuio At as 22 de material grfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos, observados os limites impostos pela legislao comum.

PROIBIDO
? desde 48 horas antes at 24 horas depois da eleio, a veiculao vedada, de qualquer propaganda poltica no rdio ou na televiso includos, entre outros, as rdios comunitrias e os canais de televiso que operam em UHF, VHF e por assinatura e, ainda, a realizao de comcios ou reunies pblicas, ressalvada a propaganda na internet.

Manual da Propaganda Eleitoral 2012 - TRE-PI

13

Dia da Eleio
PERMITIDO
?a manifestao do pensamento, vedado o anonimato durante a ? livre campanha eleitoral, por meio da rede mundial de computadores internet, assegurado o direito de resposta, nos termos das alneas a, b e c do inciso IV do 3 do art. 58 e do art. 58-A da Lei n 9.504/97, e por outros meios de comunicao interpessoal mediante mensagem eletrnica.

PROIBIDO
? So vedados, no dia do pleito, at o trmino do horrio de votao, a aglomerao de pessoas portando vesturio padronizado e os instrumentos de propaganda referidos acima, de modo a caracterizar manifestao coletiva, com ou sem utilizao de veculos. ? ? No recinto das sees eleitorais e juntas apuradoras, proibido aos servidores da Justia Eleitoral, aos mesrios e aos escrutinadores o uso de vesturio ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido poltico, de coligao ou de candidato.

Justia Eleitoral

14

Manual da Propaganda Eleitoral 2012 - TRE-PI

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAU Coordenadoria de Jurisprudncia e Documentao


Praa Des. Edgard Nogueira, S/N Teresina PI / CEP. 60000-830 Tel: (86) 2107-9700 / 2107-9750 / 2107-9809 E-mail: cojurd@tre-pi.gov.br / faleconosco@tre-pi.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen