Sie sind auf Seite 1von 5

Teoria dos Estgios Cognitivos de Piaget O psiclogo suo Jean Piaget (1896-1980) foi um dor primeiros nomes a contribuir

significativamente com as teorias cognitivas do desenvolvimento infantil. Em seus estudos mostrou que as descobertas de mundo, adquiridas na infncia, so comuns a todas as crianas, que cometem os mesmo erros e chegam s mesmas concluses. Piaget realizou intensas observaes sobre mudanas no pensamento das crianas, e segundo ele o ambiente no a molda. Ela (a criana) procura entender o meio em que vive, explorando, manipulando e examinando objetos e pessoas ao seu redor. Sendo assim Piaget props uma seqncia de quatro estgios cognitivos, que demonstram as mudanas que vo ocorrendo ao longo do desenvolvimento da criana. Estgio Sensrio-Motor (0 a 2 anos) Nesse primeiro estgio, segundo a viso d e Piaget, a criana comea a usar habilidades sensoriais e motoras para influenciar o ambiente em que vive. O beb ao consegue (e nem tem essa pretenso) planejar aes mais complexas, como recordar eventos ou coisas. Seus comportamentos no geral esto ligados ao presente, procurando explorar e responder a todos os estmulos que lhe cheguem. Segundo John Flavel (1989, p. 13), o beb prtico em suas aes, assimilando o perceber e o fazer, imediatamente. A criana sabe e pensa, no sentido de reconhecer determinado objeto, por exemplo, e se comportar interagindo com ele, usando as mos, a boca, os olhos, sempre se adaptando ao ambiente. Ao final deste estgio o beb j capaz de lembrar-se da existncia de objetos, aes e de pessoas, sem que estes estejam em seu campo visual. Porm Piaget ainda sustenta a idia de que o beb, nesse perodo, no sabia o que fazer com essas imagens mentais ou memrias. Para Piaget o desenvolvimento sensrio-motor do recm-nascido aos 18 ou 24 meses, acontecia de forma gradual. Para isso, dividiu este perodo em seis subestgios, cada um representando um avano especfico. Tais avanos vo do repertrio limitado do recm-nascido, at a capacidade adquirida para usar smbolos.

Estgio Pr-Operacional (2 aos 6 anos) Este, sendo o maior dos estgios, marcado pela capacidade que a criana adquire para a utilizao de smbolos. Isso ocorre de forma mais evidente com o surgimento da linguagem, e na idade pr-escolar, onde a criana amplia suas capacidades de forma significativa. Piaget focaliza tambm a idia de que o pensamento do pr-escolar rgido e ligado sua maneira prpria de ver o mundo egocentrismo. O que no significa que a criana egosta, ela apenas imagina que todos vem o mundo como ele. Um dos mais famosos estudos de Piaget para descrever esse perodo, foi mostrar a maneira como as crianas descreviam a aparncia de objetos. No estudo de conservao, a criana entende que a quantidade de uma determinada substncia permanece igual, mesmo com uma mudana em sua aparncia. Na centrao, a criana, que usava esquemas pr-operacionais, descreve um objeto, ou percebe o mundo, levando em conta uma nica varivel. Por outro lado, crianas que apresentavam pensamentos operacionais concretos eram capazes de descentrao processo pelo qual so consideradas mltiplas variveis.

Estgio de Operaes Concretas (6 a 12 anos) Piaget definiu esse estgio como perodo em que as crianas em idade escolar desenvolvem suas representaes mentais de objetos no mundo, de maneira rpida. Por outro lado, as representaes cognitivas comeam a tomar forma. Sendo assim, a criana passa a criar regras prprias para interagir com o mundo chamadas de operaes concretas e pensando de forma lgica. Para Piaget, o mais importante das operaes concretas era a reversibilidade, onde a criana entende que aes fsicas e operaes mentais podem ser revertidas; avanar ou retroceder no pensamento sobre relacionamentos. Por volta dos 7 ou 8 anos a criana j entende o processo da incluso de classe, quando classes subordinadas so includas em classes maiores. Crianas em idade escolar tambm usam a lgica indutiva, raciocinando sobre algo pelo qual j passou, at chegar a um principio geral. Porm estas mesmas crianas no se saem bem ao usar a lgica dedutiva, j que para isso, precisaria imaginar algo ainda no

experimentado. As habilidades operacionais concretas no apareciam ao mesmo tempo, mas algumas crianas tinham a capacidade de resolver tais operaes mais cedo que outras (decalagem horizontal).

Estgio de Operaes Formais (Adolescncia) Nesse estgio o adolescente adquire uma capacidade de manipular e organizar idias, situaes ou objetos. Dentre os diversos elementos para estudo deste estgio, existe a soluo sistemtica de problemas, onde aparece a capacidade para buscar respostas de forma metdica. Uma criana que realiza operaes concretas, por exemplo, provavelmente tentar resolver um problema usando inmeras combinaes, no sendo to organizada e sistemtica como um adolescente de 15 anos. Outro ponto que marca a mudana de operaes concretas para formais o do raciocnio hipottico-dedutivo entre as habilidades da criana. Para isso, o adolescente faz uso de um raciocnio de nvel mais elevado, envolvendo a lgica dedutiva, considerando hipteses e possibilidades. medida que o adolescente vai crescendo, sua viso e conhecimento de mundo passam a adquirir novas formas.

Referncias: BEE, H., BOYD, D. Questes Bsicas no Estudo do Desenvolvimento. In_______. A criana em Desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011, cap. 1, p. 37. BEE, H., BOYD, D. Desenvolvimento Cognitivo I: Estrutura e Processo. In_______. A criana em Desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011, cap. 6, p. 171-188

Centro de Ensino Superior Rezende & Potrich Ltda. Faculdade Mineirense FAMA

TEORIA DOS ESTGIOS COGNITIVOS DE PIAGET

Acadmica: Juliana Batista Orientadora: Evelise Barbosa

Este um trabalho apresentado Faculdade Fama de Mineiros, como parte das exigncias para obteno de nota, na disciplina Psicologia do Desenvolvimento I.

Mineiros, 2012

Centro de Ensino Superior Rezende & Potrich Ltda. Faculdade Mineirense FAMA

TEORIA DOS ESTGIOS COGNITIVOS DE PIAGET

Acadmica: Juliana Batista Orientadora: Evelise Barbosa

Mineiros, 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen