Sie sind auf Seite 1von 15

Disciplina de Direito das Coisas Posse

02-03-2012

conceito de posse e teorias justificadoras. A teoria da funo social da posse conceito? Categoria natureza Fato Direito

Moura Alves 2 correntes mero fato realmente constitui direito prevalece a segunda teoria!

Posse domnio ftico que a pessoa exerce sobre a coisa. Premissas p1) posse 1 domnio ftico fato P2) direito fato, valor e norma P3) a posse um direito. Orlando Gomes entende que a posse um direito de natureza especial, o que pode ser tirado da teoria tridimensional do direito de Miguel Reali. Isso porque a posse o domnio ftico que a pessoa exerce sobre a coisa. Ento, se o direito fato, valor e norma, lgicamente a posse um componente jurdico, ou seja, um direito. Duas grandes escolas ou correntes procuram justificar a posse como categoria jurdica. 1 ) teoria subjetiva ou subjetivista Savigny Entende a posse como poder direto que a pessoa tem de dispor fisicamente de um bem com a inteno de te-lo para si e de defende-lo contra a interveno ou agresso de quem quer que seja. Posse, p/ esta teoria, possui dois elementos: corpus - elemento material ou objetivo da posse, constituido pelo poder fsico ou de disponibilidade sobre a coisa. animus domini elemento subjetivo caracterizado pela inteno de ter a coisa para si, de exercer sobre ela o direito de propriedade.

2) Teoria objetica ou objetiva Thering Diz que sendo certo que para a constituio da posse basta que a pessoa disponha fisicamente da coisa, ou que tenha a mera possibilidade de exercer esse contato. Esta corrente dispensa a inteno de ser dono, tendo a posse apenas um elemento, o corpus, como elemento material e nico fator visvel, e sucetivel de comprovao. O corpus formado pela atitude externa do possuidor em relao a coisa, agindo este com o intuito de explora-l econmicamente. Para est teoria dentro do conceito de corpus est uma inteno, no o animus de ser proprietrio, mas de exploras a coisa com fins econmico. CC/02 adotou parcialmente a 2 teoria. Art. 1.196 do C.C.

Em suma, basta o exerccio de um dos atributos do domnio para que a pessoa seja considerada possuidora. diferenas entre posse e deteno. Deteno possuidor Art. 1.198, CC Detentor ou fmulo da posse tem a coisa apenas em virtude de uma situao de dependncia econmica ou de um vnculo de subordinao. Detendor exerce uma posse em nome de outrem. No tem posse no tem direito de invocar em nome prprio, as aes possessrias. Exemplos:

Segundo Maria Helena Diniz a lei ressalva no ser possuidor aquele que, achando-se em relao de dependncia para com outro conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens e instrues suas. ---------------------------------------------------------------------------09/03/2012-----------------------1.3 - Principais classificaes da posse 1) quanto relao pessoa-coisa ou quanto ao desdobramento da posse (art. 1197,CC); a) posse direita ou imediata aquele que exercida por quem tem a coisa materialmente, havendo um poder fisico imediato, por exemplo locatrio, depositrio comodatrio e usofruturio

b) posse indireta ou mediata exercida por meio de outra pessoa havendo exerccio de direito geralmente decorrente de propriedade exemplos: locador, depositante e o comodante (tem a propriedade e no a posse) 2) quanto presena de vcios objetivos (art. 1200, CC) a) posse justa: a que no apresenta os vcios da violencia da clandestinidade ou da precariedade posse limpa b) posse injusta: apresenta os referidos vcios, pois foi adquirida por meio de ato de violncia, ato clandestino ou ato de precariedade. Quem tem posse injusta no tem posse usucapivel. - posse violenta: obtida por meio de esbulho, por fora fisica ou moral. - posse clandestina: obtida as escondidas, de forma oculta, a surdina da calada da noite. Exemplo: movimento popular invade propriedade a noite - posse precria: a obtida por abuso de confiana, ou de direito. Tem forma assemelhada ao crime de estelionato, ou apropriao indbita. Exemplo: quando uma pessoa aluga um veculo e no devolve. Basta apenas um dos critrios para que a posse seja caracterizada como injusta, no havendo exigncia de cumulao.

Quanto a boa f subjetiva ou intencional (art. 1201,CC) Posse de boa-f: presente quando o possuidor ignora os vcios ou os obstculos que lhe impedem a aquisio da coisa, ou quando tem um tem um justo ttulo que fundamente a posse. Posse de m-f: situao em que algum sabe do vcio que acomete a coisa, mas mesmo assim presente exercer o domnio ftico sobre est, neste caso o possuidor nunca possui um justo ttulo.

Quanto presena de ttulo: Posse com ttulo: situao em que h um causa representativa da transmisso da posse, caso de um documento escrito. Posse sem ttulo: situao em que j um causa representativa, pelo menos aparente, da transmisso do domnio ftico. Exemplo: algum que acha um tesouro, depsito de coisas preciosas.

Quanto ao tempo Posse nova: que conta com menos de 1 ano 1 dia, ou seja, aquela que conta com at 1 ano. Posse velha: que conta com pelo menos 1 ano e 1 dia, ou seja, com um ano e 1 dia ou mais. A classificao da posse quanto ao tempo fundamental para a questo processual relativa as aes possessrias, ver art. 924, CPC

Quanto aos efeitos: Posse ad interdicta constituindo regra geral, a posse que pode ser defendida pelas aes possessrias diretas ou interditos possessrios. Ex. tanto o locador como o locatrio podem defender a posse de uma turbao, ou esbulho praticado por um terceiro.

Posse ad usucapionem excesso regra a que se prolonga por determinado lapso de tempo previsto na lei, admitindo-se a aquisio da propriedade pela usucapio, desde que obedecidos os parametros legais, em outras palavras, a posse usucapivel.

modos de aquisio e perda da posse: aquisio da posse: art. 1204, CC - posse natural: surge ex novo, em razo do apossamento caracterizado como a tomada de controle material da coisa por parte de uma pessoa, que de forma pblica e reiterada, pratica atos materiais que demonstram a sujeio do bem ao titular. Em relao a sua aquisio, sua subteno resultante do exerccio de poderes de fato sobre a coisa, alijado (distanciado) de qualquer base negocial.

- posse civil ou jurdica: 1.4.2 perda da posse

__________________________________________________________________

Frutos Naturais fora natureza Frutos industriais aqueles cuja produo decorre da aplicao do engenho humano sobre a natureza, ex. a produo de uma fbrica. O bezerro in tero fruto natural da vaca, porm se tiver sido gerado por inseminao artificial, ser classificado como fruto industrial. (fbio coelho)

Frutos civis - consiste nas rendas peridicas provenientes da conseo do uso e gozo de uma coisa frutiferra por outrem, que no o proprietrio Conforme Orlando Gomes os frutos civis so direitos e os naturais coisas.

*quatro denominaes conduta do possuidor: a) frutos pendentes aqueles ligados a coisa principal, ainda no colhidos. b) frutos percebidos aqueles separados do principal, colhidos. c) frutos estantes so os frutos que j foram colhidos, encontram-se armazenados. d) frutos percipiendos - frutos que deveriam ser colhidos, mas no foram. e) frutos consumidos - frutos colhidos que j no existem mais.

Conforme art. 1214 do C.C. protege-se a boa f, punindo-se o possuidor de m f punindo-o pelos frutos percebidos.

1.5.2 direito benfeitoria

Conceito No so coisas porm despesa e bens.

Classificao Benfeitorias necessrias: so aquelas que tem por finalidade conservar ou evitar a deteriorao do bem. Ex. reparo nas vigas de sustentao de uma ponte. Ou em uma casa uma pintura para evitar a infiltrao.

Benfeitorias teis: aquelas que tem finalidade facilitar o uso da coisa, tornando-a mais util. Ex. pavimentao de acesso a um edifcio. Instalao de aparelhos hidraulicos em uma casa. Benfeitorias volupturias: aquelas realizadas para fazer com que o uso do bem torne-se mais agradvel, que no aumentem o uso habitual da coisa, ainda que torne mais agradvel ou de maior valor. Ex. colocao de piso de mrmore.

Obs: (no confundir benfeitorias com acesses) Obs: (no confundir benfeitorias com pertenas) Obs: pertenas no so partes integrantes] Aconselha-se o estudioso a nunca definir uma benfeitoria por conceitos rgidos, apesar de a classificao do artigo 96 do C.C. ser estremamente til, para delimitar as trs categorias. Diante do caso concreto, recorrer-se- ao critrio da essencialidade. Para ver se aquela obra essencial conservao da coisa principal. fundamental a avaliao da sua relao com a coisa, isto , da conexo entre a obra e a despesa com a provvel atitude do proprietrio diante do caso concreto.

Da restituio da coisa Art. 1219, C.C. Assim, possuidor de boa f no apenas tem direito a receber o valor da benfeitoria necessria e uteis como tambm pode reter a coisa enquanto no for paga. Direito de reteno modalidade de garantia no cumprimento de obrigao.

Indenizao por benfeitorias Art. 1219, CC

consequncias jurdicas

1 possuidor de boa f tem direito indenizao por benfeitorias necessrias e teis. 2 possuidor de boa-f no indenizado tem direito reteno das benfeitorias necessrias e teis.

3 benfeitoria voluptorias podero ser removidas pelo possuidor de boa-f, se no forem pagas, e se esta remoo no gerar prejuzos a coisa, duplo requisito: Somente caber se o retomante no efetuar o respectivo pagamento desde que no ofenda a integridade da coisa que a aderi.

_____________________________________________________________________________ Propriedade Conceito - A propriedade o direito que algum possui em relao a um bem determinado. Trata-se um direito fundamental, protegido no art. 5 , XXII, CF, mas que deve sempre atender a uma funo social

Atributos: faculdade de gozar ou fruir da coisa (ius fruendi) - trata-se da faculdade de retirar os frutos da coisa, que podem ser naturais, industriais ou civis. Direito de reinvidicar a coisa contra quem injustamente a possua ou a detenha (ius vindicandi) - Este direito ser exercido por meio de ao petitria, fundada na propriedade, sendo a mais comum a ao reinvidicatria. Faculdade de usar a coisa (ius utendi) - Este atributo encontra limites na constituio no cdigo civil e em leis especificas, como por exemplo estatuto da cidade 10257/2001. Faculdade de dispor da coisa (ius disponendi) seja por atos inter-vivos ou causa mortis.

Classificao Propriedade plena ou alodial: tem consigo atributos de gozar, usar, reaver, e dispor da coisa. Todos esses caracteres esto em suas mos de forma unitria, sem que terceiros tenham qualquer direito sobre a coisa. Propriedade limitada ou restrita: recai sobre a propriedade com algum nus. Algums atributos da propriedade passa a ser de outrem constituindo-se um direito real sobre a coisa alheia. Nua propriedade: corresponde a titularidade do domnio ao fato de ser proprietrio e deter o bem em seu nome. Costuma-se dizer que a nua propriedade aquela despida dos atributos de uso e fruio

Domnio til: corresponde aos atributos de usar gozar e dispor da coisa. Dependendo dos atributos que possui, a pessoa que o detm recebe uma denominao diferente. Ex. usurio, usufruturio, promitente comprador, etc.

*principais caractersticas do direito de propriedade a) direito absoluto. Ficou claro que a propriedade o mais completo dos direitos reais, tendo em vista seu carter erga hominis. comum afirma que a propriedade um direito absoluto. Neste sentido o proprietrio pode desfrutar da coisa como bem querer, porm com as limitaes dispostas no interesse do coletivo, caso da funo social e socioambiental da propriedade art. 1228 paragrfo 1 do CC.

Principais caractersticas do direito de propriedade b)Direito exclusivo> determinada coisa no pode pertencer a mais de uma pessoa. c)Direito perptuo: o direito de propriedade permanece independentemente do seu exerccio, enquanto no houver causa modificativa ou estintivas, seja elas de origem legal ou convencional,. d)Direito elstico: caracterstica que atribuda a Orlando Gomes, onde a propriedade pode ser distendida, ou contrada quanto a seu exerccio, e)Direito complexo: por tudo que estudado, a propriedade um direito por demais complexo, especialmente pela relao com os 4 atributos do caput do art. 1228 do CC. O carter de direitos fundamentais faz com que a proteo os direitos de propriedade e a correspondente funo social sejam aplicado de forma imediata nas relaes entre particulares (eficcia horizontal dos direitos fundamentais)

f)direito fundamental o direito de propriedade pode ser ponderado frente a outros direitos tidos como fundamentais, como por exemplo dignidade da pessoal humana.

Funo social da propriedade

*histrico Duguit Const. Mxico/1917 Const. Alem/1919

*funo social da propriedade na CF/88 -art. 5 - XXII -art. 170, II, III, CF

*Funo social da propriedade urbana, - art. 182, pargrafos 1 e 2, CF. Que se formou para responder a uma necessidade econmica, como por outra parte todas as instituies jurdicas, e que evolui necessriamente com as mesmas necessidades econmicas. Agora bem, em nossa sociedades modernas a sociedade econmica, a qual veio a responder a propriedade por instituio jurdica se transforma profundamente. A evoluo se realiza igualmente aqui no sentido socialista. Est tambm determinada por uma interdependncia cada vez mais estreita dos diferentes elementos sociais. Dai que a propriedade, por dizer assim, se socializa. Isto no significa que chegue a ser coletiva, mas significa duas coisas: - que a propriedade individual deixa de ser um direito do individuo para converterse numa funo social. - que os casos de afetao de riqueza s coletividades que juridicamente devem ser protegidas, so cada dia mais numerosos.

FORMAS DE AQUISIO DA PROPRIEDADE IMVEL Formas de aquisio da propriedade imvel formas originrias acesses ilhas, aluvio,

Avulso, lveo abandonado, plantaes e usucapio construes Formas derivadas registro imobilirio Sucesso hereditria

Na prtica, a distino entre as formas originrias e derivadas importante. Nas originrias a pessoa que adquiri a propriedade ou faz sem que est tenha as caractersticas anteriores, do anterior proprietrio. Nas derivadas a um sentido de continuidade da propriedade anterior, como ocorre na compra e venda. Acesses naturais e artificiais (art. 1248, do CC) Da formao de ilhas acmulo paulatino de areia, cascalho, materiais levados pela correnteza, ou de rebaixamento de guas, deixando a descoberto e a seco uma parte do fundo ou do leito. Direito civil somente rios no navegveis ou particulares domnio particular.

c) avulso - art. 1251, CC uma faixa de terra avulsa, que se desloca de um terreno, por fora natural de corrente, para se juntar a outro, pelo que consta da norma, A ganhou propriedade, enquanto B perdeu parte de sua faixa de terra ribeirinha. d) lveo abandonado - art. 1252, CC o rio ou corrente de gua que seca ou seja desaparece. e) plantaes e construes - art. 1253 ao 1259 aludi o preceito a construo ou plantao no confundindo com benfeitorias, as construes ou plantaes so obras novas criam coisas distintas que aderem ao bem anteriormente existente. o proprietario do solo e tambm as inseres a ele incorporadas indeniza o valor dos materiais e plantas alheios para evitar o enriquecimento sem causa a soluo dada foi a do dono do solo se apropriar das acesses que se encorporam ao prdio, mas em contra partida indenizar seu valor ao construtor/plantador, evitando, assim, o enriquecimento de qualquer das parte. O dono do solo a principio, no tem relao jurdica direta com o dono do material, logo, a responsabilidade primaria ser do construtor/plantador indenizar o dono do material. Caso isso no ocorra, nasce, ento, a responsabilidade subsidiria do dono do solo, que se beneficiou com a incorporao da acesso, frente ao dono do material. DA USUCAPIO Generalidades: a usocapio garante a estabilidade da propriedade, fixando um prazo, alem do qual no se pode mais levantar dvidas a respeito de ausncia ou vcios do titulo da posse. Aquisio de um direito real (propriedade) pela posse prolongada. Principais caractersticas que deve ter a posse ad usucapionem: a) Posse com inteno de dono (animus domini) b) Posse mansa e pacfica exercida sem qualquer manifestao em contrrio de quem tem o legitimo interesse, ou seja, sem a imposio do proprietrio do bem.

Obs: sem algum momento houver contestao desta posse pelo proprietrio desaparece o quesito da mansido. c) Posse continua e duradoura: (exceo art. 1243) d) Posse justa e) Posse de boa f e com justo titulo em regra. 11/05/2012 Modalidades de usucapio 1 usucapio ordinria art. 1242, CC Requisitos Posse mansa pacfica e ininterrupta com animus domini por 10 anos - justo ttulo: abrange todo e qualquer ato jurdico hbil, a transferir a propriedade, independentemente de registro. Ex. instrumento particular de compromisso de compra e venda. - boa-f: Obs: justo ttulo 2) usucapio extraordinria art. 1238, CC: o que se percebe que nos dois casos no h necessidade de se provar a boa f ou o justo titulo havendo uma presuno absoluta da presena destes elementos. Requisito nico. Presena da posse que apresente os requisitos exigidos em lei 3) usucapio constitucional ou especial rural art. 191, caput, CF - art. 1239, CC Requisitos: - rea no pode ser superior a 50 hectares e deve estar localizada na zona rural. - a posse deve ter 5 anos ininterruptos, sem oposio e com animus domini O imvel deve ser utilizado p/ subsistncia ou trabalho (pro labore) Podendo ser na agricultura, na pecuria, no extrativismo ou atividade similar Obs: o fator essencial que a pessoal ou a famlia esteja tornando produtiva a terra, por fora de seu trabalho. Aquele que pretende adquirir por uso capio no pode ser proprietrio de outro imvel, sendo rural ou urbano. 4) usucapio constitucional ou especial urbana - art. 183, caput, CF - art. 1240, CC - art. 9, lei 10257/01 * art. 1240-A, CC (Lei 12424/2011) Obs: art. 1240 A, CC o abandono do lar preponderante para incidncia da norma somado ao estabelecimento da moradia como posse direta. Requisites:1 area urbana no superior a 250 m2, 2 posse mansa e pacfica de 5 anos ininterruptos, com animus domini.

3 o imvel deve ser utilizado para sua moradia, ou de sua famlia nos termos do art. 6 da CF. 4 aquele que adquiri o bem no pode ser proprietrio de outro imvel rural ou urbano; no podendo a usucapio especial urbana ser deferida, mas de uma vez. 5) usucapio especial urbana coletiva - art. 10 lei 10257/01 Requisitos - rea urbana havendo limitao mnima de 250 m2 - posse de 5 anos ininterruptos, sob oposio, conforme animus domini, no havendo exigncias no local de famlias de baixa renda, utilizando o imvel para moradia art. 6 CF. Ausncia de possibilidade de identificao da rea de cada possuidor, aquele que adquiri no pode ser proprietrio de outro imvel rural ou urbano. 6) usucapio especial indgena - art. 33, lei 6001/73 Requisitos: - rea de, no mximo, 50 ha - posse mansa e pacfica por 10 anos, exercida por indgena. -------------------------------TAE--------------------------Trabalho escrito (mnimo 3 autores) Entregar resumo para colegas A1 abrangente 22/06 Direito de vizinhana 15/06 -------SEMINRIO-------1- Conceitos bsicos uso normal da propriedade 2- Uso anormal da propriedade 3- rvores limtrofes 4- Passagem forada e passagem de cabos e tubulaes 5- guas 6- Direito de tapagem e limite entre prdios 7- Direito de construir Modos de perda da propriedade (art. 1275, CC) Generalidades. alienao CC/02 voluntariamente abandono Renncia Involuntariamente perecimento - desapropriao

Obs: a usucapio e acesso no so apenas modos originrios de aquisio da propriedade, mas tambm modos de perda da propriedade para aquele proprietrio desidioso que no cuidou de resguardar da sua posse, como tambm para aquele que teve o seu bem acessrio unido e incorporado a propriedade do titular do bem principal. Propriedade resolvel: a propriedade resolvel quando negcio jurdico que h constitui subordina expressamente sua durao ao implemento de condio resolutiva. Sendo verificado o evento futuro e inserto perde o domnio sendo imponveis ao novo titular todos os nus reais estabelecidos pelo seu antecessor. - perda absoluta: resulta da extino do direito real, tanto para o seu titular atual como para qualquer outra pessoa. Ex. destruio do bem - perda relativa: consiste na supresso da coisa da esfera jurdica de seu titular para o ingresso do patrimnio alheio. 1- Alienao: negcio jurdico pelo qual o proprietrio no gozo da autonomia privada, gratuita (doao) ou onerosamente (venda-permuta) transfere a outrem o seu direito sobre a coisa imvel ou mvel. Obs: excepcionalmente a alienao poder ocorrer sem o consentimento do titular atual, ficando condicionada a retrovenda tambm. Ex. o proprietrio estar em situao de sujeio pois o vendedor poder alterar a sua esfera jurdica sem qualquer possibilidade de oposio. 2- Renncia: negcio jurdico unilateral pelo qual o proprietrio declara formal e explicitamente o propsito de despojar-se do direito de propriedade. Requer ato expresso formalizado. A nica modalidade de renncia a propriedade imobiliria que acarreta imediata aquisio ao novo proprietrio a renuncia herana. 3- Abandono: o proprietrio desfaz-se da coisa sem manifestar sua vontade. Desfaz-se da coisa porque no quer ser mais seu dono. O mero desuso no caracteriza abandono. Importante investigar-se a inteno de despojar-se da propriedade. Segundo Marco Aurlio Viana o simples fato de uma pessoa fechar sua casa no implica abandono, ele no se presume. Art. 1276 CC 4- Perecimento: o perecimento material decorre de hipteses em que ao da natureza acaba por excluir o bem, pois, sendo direito real uma situao jurdica de poder de uma pessoa sobre um objeto, caso este no mais exista pela perda de sua substancia, prevalecer a parmia (provrbio); perecendo o objeto perece o direito. Para caracterizar o perecimento o fato material deve atingir de forma completa os causa a perda de suas caractersticas essenciais. No se atinge o imvel mais os acessrios a ele agregado. Na demolio o prdio desmanchado mais o terreno permanece, mesmo que desvalorizado. 5- Desapropriao: o modo originrio de aquisio e perda da propriedade imobiliria. Pois a passagem do patrimnio no se vincula ao titulo do anterior proprietrio, que se v compelido a transmitir l ao poder pblico expropriante. Desapropriao indireta caracteriza esbulho (reintegrao de posse). Desapropriao sano art. 182 par. 4 da CF e 8 da lei 10.257 (estatuto da Cidade).

- modalidades a) razes de utilidade pblica (art. 5, Dec. 3365/41) b) necessidade pblica questes urgentes de segurana. c) interesse social para fins de reforma agrria (art. 184, CF) - informe a modalidade de usucapio discutida no julgado e faa uma analise crtica, manifestando-se contra ou a favor. 01-06-2012 Condomnio geral (art. 1314/1330, CC) Via de regra, disse que a propriedade pertence somente ao sujeito de direito, todavia ocorre a acepo de propriedade por mais de um sujeito, em que se pode perceber a existncia da propriedade tambm nos chamados condomnios. A cada condmino ser atribuda uma parcela, uma frao ou uma cota ideal da parte que lhe couber sobre o objeto comum, podendo, todos, usufruir, dispor e reinvidicar ao que for compatvel ou na indiviso. Mas aos co-proprietrios so atribudas as exclusividades jurdicas a fim de excluir qualquer sujeito que seja estranho ao instituto. (Condomnio sinnimo de comunho, indiviso). - generalidades - conceito - natureza jurdica - teoria da propriedade integral ou total explica que os vrios condminos,exercem cada qual, um nico direito de propriedade sobre a coisa comum. O direito um s, exercendo-se por cada um dos condminos indistintamente. O exerccio de cada um se limita no exerccio dos demais. - teoria das propriedades plrimas parciais segundo esta teoria, o condomnio consiste em vrios direitos de propriedades sobre fraes ideais da coisa comum. - classificao voluntrio: ocorre a voluntariedade no condomnio geral quando duas ou mais pessoas decidem por livre deliberao de vontade, se tornarem proprietrios comuns de uma mesma coisa ou bem. - necessrio (legal): (art. 1327, do CC) forado a condio forada do condomnio necessrio ocorre quando determinada coisa ou bem no pode ser dividida. Como no caso da construo de muros e cercas. Fortuito: ser constitudo condomnio quando estabelecida pela relao entre herdeiros quando da abertura do testamento para dar inicio ao processo da sucesso hereditria. -Direito e deveres dos condminos (art. 1314, CC): a cada um dos condminos permitida a livre utilizao do bem ou coisa de acordo com a destinao a que foi proposta, no podendo alterar o modo como tradicionalmente usada. Pelo fato de a coisa ser de uso comum dos condminos, que se faz primordial e necessria a venha

ou autorizao dos demais condminos para que elejam a destinao a que melhor aprover. -Administrao do condomnio: a adm e locao da coisa comum ficar a cargo da maioria, maioria essa calculada pelo valor dos quinhes e no pelo nmero de condminos, e que somente tero validade quando tomados pela maioria absoluta. -Extino do condomnio - A diviso poder ser requerida devendo, cada condmino, responder pelo devido quinho e as devidas despesas que advirem da diviso da coisa. Condomnio edilcio art. 1331/1358 lei 4864/65- Deve se seguir a forma do art. 1332 do CC. A formao do condomnio se inicia a partir do momento do ato de instituio que declarao de vontade deliberativa, devendo ocorrer o registro no oficio de registro de imveis e devendo tambm especificar quais sero as devidas unidades individuais, estabelecidas pela cota parte ou frao ideal que ser pertencente a cada condmino. Conveno: art. 1534 enumera as causa obrigatrias. o documento escrito no qual se estipula os direitos e deveres de cada condmino. uma lei interna da comunidade ou seja do condomnio edilcios destinada a regrar o comportamento no s dos condminos como tambm de todas as pessoas que ocupem o edifcio. Regulamento interno: complementa a conveno e contem regras minuciosas sobre o uso das coisas comuns. No regulamento interno encontram-se normas relativas ao cotidiano da vida condominial. Unidades autnomas e reas comuns: art. 1331 do CC. Direitos e deveres dos condminos: art. 1335 do CC. Extino do condomnio: condomnio edilcio diferentemente do condomnio geral no poder ser extinto, devido a caracterstica da indivisibilidade da coisa comum, seja ela por conveno da assembleia geral entre os condminos ou de forma judicial. Poder ser extinto por calamidade pblica, eventos naturais.

Das könnte Ihnen auch gefallen