Sie sind auf Seite 1von 5

Dirio Catarinense

Fbrica catarinense 20/10/2012 | 10h31

Os bastidores da negociao de SC com a BMW


Aps 530 dias de muitas conversas, governo oficializa nesta segunda o projeto da montadora alem

Investimento na unidade ser da ordem de R$ 1 bilho Foto: 0 / AFP

Felipe Pereira felipe.pereira@diario.com.br

O governador Raimundo Colombo sabe guardar segredo. Faz 60 dias que foi informado de que a BMW vai se instalar em Santa Catarina e no contou para ningum, nem para a netinha. Atendeu um pedido do portador da mensagem, o vice-presidente executivo da empresa alem, que fez a confidncia em uma visita que fez a Colombo em Florianpolis, mas pediu sigilo absoluto.

O anncio do local escolhido ser feito na segunda-feira, e encerra uma espera que completa 529 dias neste domingo. o tempo transcorrido desde 12 de maio de 2011, quando o jornal Valor Econmico publicou que a montadora planejava uma unidade no Brasil. A leitura da reportagem foi o marco inicial do projeto BMW. Em viagem Europa, Colombo enviou o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, e o secretrio do Desenvolvimento Econmico Sustentvel, Paulo Bornhausen, para conversar com o presidente da empresa no Brasil.

Viemos aqui porque escolhemos a BMW para ser a montadora que vai se instalar em Santa Catarina disse, na poca, Bornhausen.

Jrg Henning Dornbusch no resistiu e devolveu uma risada. Apesar do nome alemo, o presidente da empresa no pas carioca na certido de nascimento e na personalidade e respondeu:

Vamos fazer um programa de negociao.

A visita foi retribuda em junho por membros da direo mundial da BMW. Colombo repetiu as palavras do secretrio e cada lado montou seu time. SC escalou Bornhausen e o secretrio de Assuntos Internacionais, Alexandre Fernandes.

O ms nem havia acabado quando eles embarcaram para a Alemanha. Conversaram com os trs executivos da montadora que lideraram as negociaes. Comeava um perodo alucinante de trabalho. Os alemes queriam decidir at novembro e um projeto de R$ 1 bilho demanda milhares de providncias. Desde ento, so mantidos contatos dirios por conference calls, telefonemas, reunies e misses.

Tudo caminhava bem at as montadoras brasileiras se queixarem da invaso dos chineses e Braslia aumentar o IPI para carros importados. A medida saiu em setembro do ano passado e atingiu em cheio os planos da BMW. O Ministrio do Desenvolvimento prometeu regras para as empresas que viriam para o Brasil: o regime automotivo. Mas naquele momento o nico fato concreto era o aumento de imposto.

Uma combinao de fatores quase fez o projeto catarinense subir no telhado. O governo federal no abriu espao para a montadora expor seus argumentos e o Mxico viu oportunidade de atrair a fbrica. Colombo soube do assdio e tratou direto com quem manda, ligando para Dilma Rousseff. Em seguida foi realizada uma reunio no escritrio do Ministrio da Fazenda em So Paulo, com a participao do ministro Guido Mantega, dos executivos da BMW e do governador de SC. A partir da os alemes foram includos nas negociaes do regime automotivo.

Acreditando que Braslia no iria demorar para definir as regras, os secretrios de Estado voaram para Munique para discutir detalhes do projeto. Pura perda de tempo. A nova legislao saiu somente em outubro deste ano. Mas ainda assim houve ganhos. O Estado saiu fortalecido porque criou uma linha de comunicao dos executivos da BMW com o governo federal, mostrou empenho e compromisso com os alemes.

Superando contratempos

O governador esteve confiante desde o comeo das negociaes. A certeza de que o desenrolar seria positivo surgiu quando os executivos alemes estiveram no Estado para visitar os lotes com potencial para receber a fbrica. Colombo foi pessoalmente com a equipe, caminhou entre o matagal e no se queixou da lama formada pela chuva dos ltimos dias. A equipe da montadora pediu sondagens para confirmar a viabilidade dos terrenos. Colombo terminou o encontro com os sapatos e a cala embarrados e o sentimento que causara tima impresso.

Desde ento, foram seis viagens do governo de SC para Munique e recepcionadas 20 comitivas da montadora no Estado. O secretrio de Assuntos Internacionais, Alexandre Fernandes, conta que fez at bate-volta para Munique. Dormiu no avio, participou de um dia de reunies e retornou no final do dia dormindo no avio.

A primeira misso da BMW no Estado foi para reconhecimento. Os catarinenses pegaram os executivos no aeroporto e correram todo o litoral, de Garuva Imbituba, analisando terrenos. Houve uma intensa movimentao das imobilirias catarinenses enviando sugestes de

terrenos para o governo do Estado e diretamente para a Alemanha. Depois de vrias filtragens, apenas dois permanecem na briga, um em Barra Velha, e o outro em Araquari.

Agora vem deciso que para o Norte (de Santa Catarina) e bastante provvel para Araquari diz Bornhausen.

O secretrio de Assuntos Internacionais acompanhou os executivos da BMW a trs cidades, e o dia seguinte sempre trazia dor de cabea.

Cada prefeito saia anunciando que o municpio receberia a fbrica.

Mas a divulgao de informaes sobre a negociao causou problemas para Colombo. Na posse da Associao Empresarial de Joinville, em junho, Colombo se desculpou por sair antes de a cerimnia acabar porque precisava viajar para uma reunio de interesse da regio. O colunista do A Notcia, Claudio Loetz, no deixou passar batido. Falou com o governador nos bastidores e ouviu que de um a 10 as chances da vinda da montadora estavam em nove. A nota irritou os executivos alemes.

Nova polmica surgiu em agosto, quando a colunista do DC, Estela Benetti, teve acesso a uma carta do governador para a BMW. Desta vez foi mais fcil de explicar. O governador argumentou que era um homem pblico e seus atos devem constar no Portal da Transparncia.

Os contratempos foram superados graas a relao de confiana criada com os executivos alemes. O histrico de SC em honrar os compromissos ajudou. Mesmo assim, alguns secretrios de Estado resistem em cravar que a BMW vem. Eles pregam cautela.

Aprendizado para o governo

O caderno de encargos da BMW gigante. A deciso no se respalda somente em parmetros tcnico-financeiros, fiscais e de logstica. A montadora avalia, tambm, a qualidade de vida que o local escolhido proporciona aos funcionrios e executivos. Os alemes verificaram uma infinidade de aspectos, incluindo o nmero de leitos em hospitais, a expectativa de vida dos moradores, nvel educacional da populao, segurana e a relao com o meio ambiente.

O secretrio do Desenvolvimento Econmico Sustentvel, Paulo Bornhausen, conta que SC ganhou muitos pontos quando analisados estes quesitos. A sustentabilidade foi certificada pela The Economist, uma das revistas mais conceituadas de economia do mundo, que colocou o Estado em primeiro lugar no Brasil. Havia ainda preocupao com um sistema de educao bilngue. Joinville cumpriu o critrio com louvor por ter currculos com normas alems.

Alexandre Fernandes, secretrio de Assuntos Internacionais, recorda que at chegar neste diagnstico foram realizadas visitas a vrias regies. Em algumas, o Estado s era comunicado que uma equipe estaria aqui, mas no acompanhava os enviados. O motivo era no influenciar nas respostas e impresses captadas. O grupo esteve em fbricas americanas e alems que se instalaram em Santa Catarina para saber se as promessas feitas durante a fase de negociao foram cumpridas.

A qualidade da mo de obra existente na regio tambm foi importante. Paulinho diz que pesou a cultura metal mecnica do Norte do Estado, a existncia de fornecedores, a experincia com montagem na Busscar e a linha de produo da General Motors que atraiu empresas do setores que tambm so parceiras da BMW. Sobre os momentos na mesa de negociao, o secretrio de Desenvolvimento descreve os alemes como duros na argumentao, mas amveis no trato.

Bornhausen acrescenta que dois executivos passaram bastante tempo em Florianpolis e absorveram aspectos da cultura local. Um deles ficava no Centro e outro no Pntano do Sul, praia remota da Capital.

As obrigaes profissionais faziam o executivo permanecer dias na cidade e, entre os hbitos desenvolvidos por ele, est uma caipirinha e uma boa refeio para relaxar. Com o tempo, a dupla descobriu os restaurantes que mais agradavam o paladar e se tornaram fregueses.

Comearam a virar meio manezinhos, a falar um pouco de portugus e entender bem a lngua.

Paulinho diz que a a negociao serviu de aprendizado para equipe do governo catarinense. Ele considera que a equipe foi testada em questes jurdicas, tributrias e no relacionamento humano.

Alm de um selo internacional de qualidade, criao de um polo de cincia e tecnologia e empregos de qualidade, a possvel vinda da BMW vai mostrar que Santa Catarina est em condies de enfrentar qualquer desafio. E pensar que tudo foi feito com uma equipe de seis servidores pblicos, j includa na conta os dois secretrios de Estado.

DIRIO CATARINENSE

NOTCIAS RELACIONADAS
Efeito em cascata 19/10/2012 | 20h03

Instalao da BMW em SC abre caminho para outras empresas irem para a regio
No embalo da empresa alem, projeo de 5 mil nov as v agas de trabalho at 201 4 em Araquari

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2012/10/instalacao-da-bmw-em-sc-abre-caminho-para-outras-empresasirem-para-a-regiao-3923871.html

Entrevista 19/10/2012 | 16h16

"A BMW vai desencadear um grande processo ao redor da fbrica", afirma Colombo
Acordo para a instalao da montadora ser anunciado oficialmente na segunda-feira

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2012/10/a-bmw-vai-desencadear-um-grande-processo-ao-redor-da-fabricaafirma-colombo-3923635.html

Ideli garante 19/10/2012 | 00h41

Presidente Dilma confirma que a fbrica da BMW vir para Santa Catarina
Dilma comunicou ministra que a montadora v ai anunciar o inv estimento no Estado segunda-feira

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2012/10/presidente-dilma-confirma-que-a-fabrica-da-bmw-vira-para-santacatarina-3923217.html

Alem no Brasil 18/10/2012 | 20h12

BMW far anncio da primeira fbrica para Santa Catarina na segunda-feira

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2012/10/bmw-fara-anuncio-da-primeira-fabrica-para-santa-catarina-nasegunda-feira-3922417.html

Presidente Dilma informou a ministra Ideli Salv atti na quinta-feira

Das könnte Ihnen auch gefallen