Sie sind auf Seite 1von 12

Tipos de incio: Um a msica pode come ar de diversas maneiras.

Classifica se o tipo de incio em : Ttico: Quand o a primeira nota dad a no apoio do primeiro tempo. Ex:

Anacrstico: Quand o a primeira nota dad a antes do primeiro temp o. Ex:

Ex:

Acfalo: Quand o o acomp anh amento come a no apoio do primeiro temp o e a melodia principal co me a depois.

Figuras Rtmicas

A Sncope
um a nota tocad a nu m temp o fraco ligada a um temp o for te. Muitas veze s na s msicas temos um efeito de deslocamento da ace ntua o natural, ou seja, o tempo for te, primeiro tempo, preenchido por pau sa (silncio) ou ent o temos um prolongamento do so m anterior. Convm lemb rar que todo temp o tem um a pa rte for te e out ra fraca. A parte for te de um tempo exata ment e o moment o em qu e a marcao do tempo feita. O res to da durao do temp o constitui a pa rte fraca. Portant o, es te des locamento pode ser feito em qualquer um dos tempos do comp asso. Snc ope - quand o um a nota exec utad a em temp o fraco ou parte fraca de temp o e se prolonga ao temp o forte ou parte for te do temp o se guinte. A sncope regular quand o as notas qu e a for mam tm a mesma durao. chamad a de irregular quand o sua s no tas tm duraes diferentes. Contratempo - quand o a nota so a em tempo fraco , ou parte fra ca de temp o, send o antecedida, isto , tend o no temp o forte ou na parte forte do temp o, um a pausa.

Tant o a sncope quant o o contratempo pr oduz em um efeito de des locamento da s acentuaes naturais. Ex:

-6-

Mod lo da Escala Maior (Escala Diatnica) e A escala diatnica um a escala musical, que se pode simb olizar com as teclas brancas do piano. Esta escala tem sete notas por oitava, sendo a oitava nota a repetio da primeira, m s um a oitava a acima. No sistema ad otado por ns , ocidentais, a es cala padro a de D Maior (por no possuir acidentes e encaixar-se perfeitamente no modelo). Frmu la da Escala Maior: T - T - S - T - T - T - St t Exemp lo: D Maior D R Mi - F - Sol L Si D T T S t T T T St Exemp lo: T - Tom S - Semitom (ou meio-tom) t

E erccios propo stos: x Escreva as se guintes escalas: F Maior

R Maior

L bemol Maior

-7-

Intervalo a diferena de altura ent re dua s notas musicais. a relao existente ent re dua s notas. o es pao que separa um a nota da outra. Qualidade dos intervalos Intervalo : Exemp lo: meldico for m do por notas sucessivas. a harmni co forma do por notas simultneas.

Intervalo :

ascendente (ou superior): A primeira nota mais grave do qu e a segun da. de scen den te (ou inferior): A primeira nota mais agud a do que a se gun da.

: Essa classificao s faz sentido pa ra intervalos meldicos. Exemp lo:

Intervalo simples formad o por notas que se encont ram dentr o do limite de oito notas : sucessivas (um a oitava). composto for ma do por notas qu e ultrapass am esse limite. Exemp lo:

E erccios propo stos: x Classifiqu e os intervalos como simples ou compostos, harmnicos ou meldicos e, no caso dos meldicos, em ascendentes ou descendentes:

-8-

Os intervalos so medidos de dua s maneiras: a) Quantitativamente b) Qualitativamente a) A classificao de intervalo feita segund o o n mero de notas contidas no intervalo. As notas s do intervalo tamb m so contadas. Intervalo simples d : e primeira se gun da tera quarta quinta se xta s tima oitava (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) cont m cont m cont m cont m contm contm cont m cont m um a nota. dua s notas. trs notas. quatr o notas. cinco notas. seis notas. se te notas. oito notas.

Exemp lo:

A classificao nu mrica do intervalo n o leva em considerao nem os acidentes nem as claves. Apenas os nomes da s notas. Exemp lo:

Intervalo co mposto de:

nona dcima un dcima ou dcima primeira duodcima ou dcima se gun da

( 9) co ntm nove notas. (10 ) co nt m dez notas. (11 ) contm onz e notas. (12 ) cont m doze notas. etc...

Exemp lo:

E erccios propo stos: x Classifiqu e os intervalos quantitativamente:

-9-

b) A qualificao d intervalos feita segundo o n mero de tons e se mitons contidos nu m e determinado intervalo, H dois tipos de intervalos, os justos (ou puros ou perfeitos) e os maiores e menores. Intervalos: Justos: 1; 4; 5; 8. Maiores ou menores: 2; 3; 6; 7.

Intervalos Justos: Pri meira Justa (1 j) tamb m cham a de unss ono, compreend e dois so ns do mesmo nome e de ad mes ma altura. Exemp lo:

Quar ta Justa (4 j) for m a por dois tons e um se mitom. ad Exemp lo:

Quinta Justa (5 j) for m a por trs tons e um se mitom. ad Exemp lo:

: Localizao da s quintas sobr e a pauta : ambas as notas so escritas em linha s ou es paos, se paradas por uma linha ou um es pao. Oitava Ju sta (8 j) formad a por seis tons. Exemp lo:

Intervalos Maiores e Menores: Segunda Mai or (2 M) formad a por um tom. Exemp lo:

: Localizao da s segunda s sobre a pauta : um a nota grafada na linha e a outra no espao se guinte ou vice-versa (grau conjun to).

- 10 -

Segunda Menor (2 m) form a por um semitom ad Exemp lo:

Tera M ior (3 M) for mad a por dois tons. a Exemp lo:

: Localizao da s teras sobr e a pauta : as duas not as ocupa m linha s ou espaos consecutivos. Diton (d o gre go) o intervalo formad o por dois tons. Tera Menor (3 m) formad a por um tom e um se mitom. Exemp lo:

S xt a Maior (6 M) for m a por quatr o tons e um se mitom. e ad Exemp lo:

S xt a Menor (6 m) formad a por quatr o tons. e Exemp lo:

S tima Maior (7 M) formad a por cinco tons e um se mitom. Exemp lo:

S tima Menor (7 m) formad a por cinco tons. Exemp lo:

- 11 -

Pro dimento pr tico para iden tificar os intervalos: ce s s 1) Classifica-se nu mericamente o intervalo. 2) Qualifica-se o intervalo formad o pelas notas naturais (se m os acidentes). 3) Qualifica-se o mes mo intervalo co m os acidentes, comp arando-o com aquele sem acidentes .

E erccios propo stos: x I) Diga o somatrio de tons e semitons contido em cad a intervalo a seguir:

II) Classifique os intervalos abaixo qualitativa e quantitativamente:

Intervalos Aumentados e Dimin tos u Intervalos Aumentados (A) so os qu e tm um se mitom cromtico a mais qu e os justos ou maiores. Exemp lo:

Intervalos Diminu tos (D) so os qu e tm um se mitom cromtico a menos menores. Exemp lo:

qu e os justos ou

:O intervalo de qu arta aum entad a cham ad o de TRTONO ou TRITOM. Do sculo XV ao sculo XIX er a considerado um intervalo perigoso, apelidado de Diabulus in Musica.

Exemp lo:

- 12 -

E erccios propo stos: x Classifiqu e os intervalos abaixo qualitativa e quantitativamente:

In erso d Intervalos v e Inverter um intervalo consiste em trocar a posio da s notas, isto , transpor tar a nota inferior uma oitava acima ou a nota superior um a oitava abaixo.

In erso d intervalo meldico: v e

Na inverso do intervalo meldico, a se qncia da s notas n o se altera (continu a a mes ma). A primeira nota do intervalo original continua sendo a primeira nota do intervalo invertido. Se a ordem da s notas for alterada, encontra-se o intervalo complementar da oitava e no o intervalo invertido. Na inverso, o intervalo ascend ent e se torna intervalo descendente e vice-versa. In erso d intervalo harmnico: v e

A inverso mud a a classificao e a qualificao de intervalos. Exemp lo:

A so ma do intervalo original e do invertido nove. 1 2 3 4 ------------------------------------8 7 6 5

Para encont rar a inverso de um intervalo, ba sta subtra-lo do n mero nove. 9 2 = 7 9 6 = 3 Os intervalos justos, quand o invertidos, n o m uda m sua qualificao ( continu am justos).

- 13 -

Exemp lo:

Modificao dos intervalos nas inverses : asce ndent e -------descendente Maior -------------menor Aumentado ------diminu to MAS justo -------- --- justo

E erccios propo stos: x Inverta e classifique os intervalos abaixo:

Armadura de Clave um co njunt o de alteraes constitutivas, sustenidos ou bemis, que per tence m a um a escala. A armadu ra grafad a no co meo de cad a pauta , imediatamente ap s a clave. Exemp lo:

A arm adu ra informa quais notas so sempre sustenizadas ou bemolizadas du rant e um a msica, salvo indicao em contrrio por um acidente local. Os acidentes so grafados na ordem em que surgem na form o da s escalas. a A ordem do sustenidos na armadura: s F D Sol R L Mi Si Exemp lo:

Os sustenidos se sucedem, co mo na s escalas, por quintas justas ascendentes, a partir do F sustenido (o primeiro sustenido).

- 14 -

A ordemd s o

bemis na armadura:

Si - Mi - L - R - Sol D F Exemp lo:

Os bemis se sucedem, co mo as escalas, por quintas justas descendentes , a partir de Si bemol (o primeiro bemol). : A ordem dos bemis o contrrio da ordem dos sustenidos.

Como id entificar o nome da escal a o a armadura: u


1) Escalas Sustenizadas: a) A partir do n mero de sustenidos na armadura: A tnica (nome da escala) encontra-se um a segund a menor acima do ltimo sustenido da armadura (se nsvel da escala). Exemp lo:

b) A partir do nome da es cala: Descend o um a segu nda menor a partir da tnica, encontra-se a sensvel, qu e correspond e ao ltimo sustenido da armadu ra. Para encont rar o n mero de acidentes s co nta r os sustenidos na or dem de for mao da s escalas. Exemp lo: Quant os sustenidos tem a escala Si Maior? Tnica: Si Segun da menor abaixo de Si: L # Or dem dos sustenidos: F D Sol R L Mi Si Sustenidos usad os na arm adu ra de clave: F D Sol R L

2) Escalas b molizadas: e a) A partir do n mero de bemis na armadura: : O pen ltimo bemol tem o mes mo nome da escala. Exemp lo:

: A armadur a com apena s um bemol n o tem o pen ltimo bemol. Nesse caso deve-se memorizar qu e a es cala com um bemol chama-se F Maior.

- 15 -

b) Atravs do nome da es cala: Contand o os bemis na or dem de form o da s escalas, o pen ltimo coincide co m o nome da a es cala. Ent o para formar a armadu ra devemos se guir a or dem dos bemis at um bemol depois do tom. Exemp lo: Quant os bemis tem a escala L bemol Maior? L bemol o pen ltimo bemol da armadura. Or dem dos bemis: Si - Mi - L - R - Sol D F Bemis utilizados na armadura: Si - Mi - L - R

E erccios propo stos: x I)Diga a qu e tonalidades pe rtencem as arm uras de clave abaixo: ad a) b)

c)

d)

e)

f)

g)

h)

i)

- 16 -

II)Escreva as arm adu ras de clave das tonalidades abaixo: a) D Maior c) Sol Maior e) Mi bemol Maior b) R Maior d) L Maior f) Si Maior

f)

F Maior

g) Sol Maior

Das könnte Ihnen auch gefallen