Sie sind auf Seite 1von 14

Exerccios Fsica Exerccios de Fsica

Ondulatria
Prof. Pingim

1. (Fuvest 2005) O som produzido por um determinado instrumento musical, longe da fonte, pode ser representado por uma onda complexa S, descrita como uma sobreposio de ondas senoidais de presso, conforme a figura 1. Nela, est representada a variao da presso P em funo da posio, num determinado instante, estando as trs componentes de S identificadas por A, B e C. a) Determine os comprimentos de onda, em metros, de cada uma das componentes A, B e C, preenchendo o quadro na figura 2. b) Determine o comprimento de onda , em metros, da onda S. c) Represente, no grfico, conforme a figura 3, as intensidades das componentes A e C. Nesse mesmo grfico, a intensidade da componente B j est representada, em unidades arbitrrias. NOTE E ADOTE: u.a. = unidade arbitrria Velocidade do som 340 m/s A intensidade I de uma onda senoidal proporcional ao quadrado da amplitude de sua onda de presso. A freqncia f corresponde componente que tem menor freqncia.

a) Qual a intensidade da radiao em um aparelho de telefone celular que est posicionado na base da torre da antena? b) O limite de segurana para a radiao eletromagntica nessa faixa de freqncias de aproximadamente 1 mW/cm. Qual a distncia mnima que uma pessoa pode ficar dessa antena sem ultrapassar o limite de segurana? 4. (Ufpe 2005) As curvas A e B representam duas fotografias sucessivas de uma onda transversal que se propaga numa corda. O intervalo entre as fotografias de 0,008 s e menor do que o perodo da onda. Calcule a velocidade de propagao da onda na corda, em m/s.

Pingim

5. (Ufpe 2006) Uma onda transversal de freqncia f = 10 Hz propaga-se em um fio de massa m = 40 g e comprimento L = 4,0 m. O fio esta submetido a uma trao F = 36 N. Calcule o comprimento de onda , em metros. 2. (Ufpe 2006) Uma onda transversal propaga-se em um fio de densidade d=10 g/m. O fio est submetido a uma trao F = 16 N. Verifica-se que a menor distncia entre duas cristas da onda igual a 4,0 m. Calcule a freqncia desta onda, em Hz. 3. (Unicamp 2005) Uma antena de transmisso de telefonia celular situa-se no topo de uma torre de 15m de altura. A freqncia de transmisso igual a 900 MHz, e a intensidade da radiao emitida varia com a distncia em relao antena, conforme o grfico a seguir. 6. (Unicamp 2005) O sistema GPS ("Global Positioning System") consiste em um conjunto de satlites em rbita em torno da Terra que transmitem sinais eletromagnticos para receptores na superfcie terrestre. A velocidade de propagao dos sinais de 300.000 km/s. Para que o sistema funcione bem, a absoro atmosfrica desse sinal eletromagntico deve ser pequena. A figura a seguir mostra a porcentagem de radiao eletromagntica absorvida pela atmosfera em funo do comprimento de onda.

Ondulatria Lista nica - Pingim

pag.1

inicial. 9. (Ufrj 2005) Uma onda na forma de um pulso senoidal tem altura mxima de 2,0 cm e se propaga para a direita com velocidade de 1,0 10 cm/s, num fio esticado e preso a uma parede fixa (figura 1). No instante considerado inicial, a frente de onda est a 50 cm da parede.

a) A freqncia do sinal GPS igual a 1.500 MHz. Qual o comprimento de onda correspondente? Qual a porcentagem de absoro do sinal pela atmosfera? b) Uma das aplicaes mais importantes do sistema GPS a determinao da posio de um certo receptor na Terra. Essa determinao feita atravs da medida do tempo que o sinal leva para ir do satlite at o receptor. Qual a variao t na medida do tempo feita pelo receptor que corresponde a uma variao na distncia satlite-receptor de x = 100m? Considere que a trajetria do sinal seja retilnea. 7. (Unicamp 2006) Ondas so fenmenos nos quais h transporte de energia sem que seja necessrio o transporte de massa. Um exemplo particularmente extremo so os "tsunamis", ondas que se formam no oceano, como conseqncia, por exemplo, de terremotos submarinos. a) Se, na regio de formao, o comprimento de onda de um"tsunami" de 150 km e sua velocidade de 200 m/s, qual o perodo da onda? b) A velocidade de propagao da onda dada por v = (gh) , onde h a profundidade local do oceano e g a acelerao da gravidade. Qual a velocidade numa regio prxima costa, onde a profundidade de 6,4 m? c) Sendo A a amplitude (altura) da onda e supondo-se que a energia do "tsunami" se conserva, o produto vA mantm-se constante durante a propagao. Se a amplitude da onda na regio de formao for de 1,0 m, qual ser a amplitude perto da costa, onde a profundidade de 6,4 m? 8. (Ufrj) Uma corda de comprimento L est horizontalmente esticada e presa nas extremidades A e B. Uma pequena deformao transversal feita no centro da corda e esta abandonada a partir do repouso. A deformao inicial divide-se ento em dois pulsos de forma idntica que viajam em sentidos opostos, como ilustra a figura a seguir. A velocidade de propagao dos pulsos transversais na corda V.

Determine o instante em que a superposio da onda incidente com a refletida tem a forma mostrada na figura 2, com altura mxima de 4,0 cm. 10. (Ita) Uma onda acstica plana de 6,0 kHz, propagando-se no ar a uma velocidade de 340 m/s, atinge uma pelcula plana com um ngulo de incidncia de 60. Suponha que a pelcula separa o ar de uma regio que contm o gs CO, no qual a velocidade de propagao do som de 280 m/s. Calcule o valor aproximado do ngulo de refrao e indique o valor da freqncia do som no CO.
Pingim

11. (Ufc 2006) A figura a seguir mostra frentes de onda passando de um meio 1 para um meio 2. A velocidade da onda no meio 1 v= 200,0 m/s, e a distncia entre duas frentes de ondas consecutivas de 4,0 cm no meio 1.

Considere sen = 0,8 e sen = 0,5 e determine: a) os valores das freqncias f, no meio 1, e f, no meio 2. b) a velocidade da onda no meio 2. c) a distncia d entre duas frentes de ondas consecutivas no meio 2. d) o ndice de refrao n, do meio 2.

Calcule o tempo mnimo decorrido at o instante em que os dois pulsos se superpem, reproduzindo a deformao

Ondulatria Lista nica - Pingim

pag.2

12. (Ufg 2005) Um feixe estreito de luz monocromtica, propagando-se inicialmente no ar, penetra em um meio transparente, formando ngulos de 60 e 30 com a normal, como ilustrado na figura a seguir.

Dados: ndice de refrao do ar = 1,00 Velocidade da luz no ar = 3 10 m/s Comprimento de onda da luz no ar = 633 nm Calcule o comprimento de onda da luz no novo meio. 13. (Ufg 2006) Na experincia de ressonncia em cordas representada na figura, dois fios de densidades diferentes esto tensionados, atravs de roldanas ideais, por um bloco que pende deles dois. As extremidades esquerdas de ambos esto ligadas a uma fonte que produz pequenas vibraes com freqncia conhecida. A distncia entre a fonte e as roldanas . Verifica-se que, quando a freqncia da fonte atinge o valor f, ambos os fios entram em ressonncia, o mais denso no terceiro harmnico e o outro, na freqncia fundamental. Dados: v = (T/) - velocidade da onda na corda; g - acelerao da gravidade

Flavita, acostumada a afinar seu violo, afina inicialmente a corda nmero 5. Assim, para afinar a corda nmero 4, ela pressiona a corda 5 entre o quarto e o quinto traste, percute-a, observa se a corda 4 vibra e o quo intensamente vibra em conseqncia desse procedimento. Flavita vai ajustando a tenso na corda 4 e repetindo tal procedimento at que ela vibre com a maior amplitude possvel. Quando isso ocorre, essa corda est afinada. Com base no que foi exposto no enunciado, atenda s solicitaes seguintes. a) D o nome do fenmeno fsico que fundamenta esse processo de afinao do violo. b) Com base em seus conhecimentos de acstica, explique como esse fenmeno ocorre no processo de afinao do violo. 15. (Unifesp 2005) A figura representa uma configurao de ondas estacionrias produzida num laboratrio didtico com uma fonte oscilante.

Pingim

Conhecendo a densidade linear de massa do fio mais denso, determine: a) a densidade linear de massa do outro fio; b) a massa do bloco responsvel pela tenso T em cada corda. 14. (Ufrn 2005) Afinar a corda de um instrumento musical ajustar a tenso dessa corda at que a freqncia de seu modo fundamental de vibrao coincida com uma freqncia predeterminada. Uma forma usual de se afinar um violo consiste em afinar uma das ltimas cordas (valendo-se de memria musical ou da comparao com algum som padro, obtido por meio de um diapaso, piano, flauta, etc.) e usar tal corda para afinar as outras que ficam abaixo dela. (A figura seguinte ilustra em detalhe o brao de um violo).

a) Sendo d = 12 cm a distncia entre dois ns sucessivos, qual o comprimento de onda da onda que se propaga no fio? b) O conjunto P de cargas que traciona o fio tem massa m = 180 g. Sabe-se que a densidade linear do fio = 5,0 10 kg/m. Determine a freqncia de oscilao da fonte. Dados: velocidade de propagao de uma onda numa corda: v = (F/); g - 10m/s. 16. (Ita) Uma flauta doce, de 33 cm de comprimento, temperatura ambiente de 0C, emite sua nota mais grave numa freqncia de 251 Hz. Verifica-se experimentalmente que a velocidade do som no ar aumenta de 0,60 m/s para cada 1C de elevao da temperatura. Calcule qual deveria ser o comprimento da flauta a 30 C para que ela emitisse a mesma freqncia de 251 Hz.

Ondulatria Lista nica - Pingim

pag.3

17. (Uerj 2004) A presso no ouvido interno de uma pessoa, no incio de uma viagem subindo uma montanha, igual a 1,010 x 10 Pa. Admita que essa presso no varie durante a viagem e que a presso atmosfrica no topo da montanha seja igual a 0,998 x 10 Pa. Considere o tmpano como uma membrana circular com raio 0,4 cm e o canal auditivo como um tubo cilndrico de 2,8 cm de comprimento, aberto em uma extremidade e fechado, na outra, pelo tmpano. Em relao ao instante de chegada dessa pessoa ao topo da montanha, quando ainda no foi alcanado novo equilbrio entre a presso interna do ouvido e a presso externa, calcule: a) a fora resultante em cada tmpano; b) a freqncia fundamental do som no interior do canal auditivo. 18. (Uerj 2006) O som do apito do transatlntico produzido por um tubo aberto de comprimento L igual a 7,0 m. Considere que o som no interior desse tubo propaga-se velocidade de 340 m/s e que as ondas estacionrias produzidas no tubo, quando o apito acionado, tm a forma representada pela figura a seguir.

20. (Ita 2004) Dois tubos sonoros A e B emitem sons simultneos de mesma amplitude, de freqncias f =150Hz e f = 155Hz, respectivamente. a) Calcule a freqncia do batimento do som ouvido por um observador que se encontra prximo aos tubos e em repouso em relao aos mesmos. b) Calcule a velocidade que o tubo B deve possuir para eliminar a freqncia do batimento calculada no item a), e especifique o sentido desse movimento em relao ao observador. 21. (Ufc 2006) A figura a seguir mostra frentes de onda sucessivas emitidas por uma fonte puntiforme em movimento, com velocidade v(f) para a direita. Cada frente de onda numerada foi emitida quando a fonte estava na posio identificada pelo mesmo nmero. A distncia percorrida em 0,9 segundos, pela fonte, medida a partir da posio indicada pelo nmero 1 at a posio indicada pelo nmero 8, de 9,0 m, e a velocidade da onda de 20,0 m/s.

Pingim

a) Determine a freqncia de vibrao das ondas sonoras no interior do tubo. b) Admita que o navio se afaste perpendicularmente ao cais do porto onde esteve ancorado, com velocidade constante e igual a 10 ns. Calcule o tempo que as ondas sonoras levam para atingir esse porto quando o tubo do apito se encontra a 9.045 m de distncia. Dado: 1 n = 0,5 m/s 19. (Unifesp 2006) Quando colocamos uma concha junto ao ouvido, ouvimos um "rudo de mar", como muita gente diz, talvez imaginando que a concha pudesse ser um gravador natural. Na verdade, esse som produzido por qualquer cavidade colocada junto ao ouvido - a nossa prpria mo em forma de concha ou um canudo, por exemplo. a) Qual a verdadeira origem desse som? Justifique. b) Se a cavidade for um canudo de 0,30 m aberto nas duas extremidades, qual a freqncia predominante desse som? Dados: velocidade do som no ar: v = 330 m/s; freqncia de ondas estacionrias em um tubo de comprimento , aberto em ambas as extremidades: f = nv/2.

Determine: a) a velocidade v(f) da fonte. b) o comprimento de onda medido pelo observador A. c) a freqncia medida pelo observador B. d) a freqncia da fonte. 22. (Ufpe 2006) Dois feixes pticos, de comprimento de onda 500 nm, esto em fase ao atingirem as faces dos blocos de vidro, localizadas em x = 0 (veja a figura). Os blocos, de espessuras L = 4,0 mm e L = 2,0 mm, tm ndices de refrao n = 1,5 e n = 2,0, respectivamente. Qual ser a diferena de fase, em graus, entre as duas ondas na posio x = 4,0 mm?

Ondulatria Lista nica - Pingim

pag.4

23. (Ufrj 2004) A figura 1 retrata, em um dado instante, uma corda na qual se propagam, em sentidos opostos, dois pulsos transversais de mesma forma, um invertido em relao ao outro. A figura 2 mostra a mesma corda no instante em que a superposio dos pulsos faz com que a corda esteja na horizontal. Esto marcados dois pontos da corda: A e B.

25. (Unesp) Uma onda plana de freqncia f=20Hz, propagando-se com velocidade v=340 m/s no meio 1, refrata-se ao incidir na superfcie de separao entre o meio 1 e o meio 2, como indicado na figura.

Tendo em conta o eixo transversal orientado representado na figura, cujo sentido positivo de baixo para cima, verifique se as velocidades escalares dos pontos A e B so positivas, negativas ou nulas. Justifique sua resposta. 24. (Unesp 2006) Duas fontes, F e F, esto emitindo sons de mesma freqncia. Elas esto posicionadas conforme ilustrado na figura, onde se apresenta um reticulado cuja unidade de comprimento dada por u = 6,0 m.
Pingim

Sabendo-se que as frentes de onda plana incidente e refratada formam, com a superfcie de separao, ngulos de 30 e 45 respectivamente, determine, utilizando a tabela acima a) a velocidade v da onda refratada no meio 2. b) o comprimento de onda da onda refratada no meio 2. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Puccamp 2005) Na escurido, morcegos navegam e procuram suas presas emitindo ondas de ultra-som e depois detectando as suas reflexes. Estas so ondas sonoras com freqncias maiores do que as que podem ser ouvidas por um ser humano. Depois de o som ser emitido atravs das narinas do morcego, ele poderia se refletir em uma mariposa, e ento retornar aos ouvidos do morcego. Os movimentos do morcego e da mariposa em relao ao ar fazem com que a freqncia ouvida pelo morcego seja diferente da freqncia que ele emite. O morcego automaticamente traduz esta diferena em uma velocidade relativa entre ele e a mariposa. Algumas mariposas conseguem escapar da captura voando para longe da direo em que elas ouvem ondas ultra-snicas, o que reduz a diferena de freqncia entre o que o morcego emite e o que escuta, fazendo com que o morcego possivelmente no perceba o eco. (Halliday, Resnick e Walker, "Fundamentos de Fsica", v. 2, 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. p. 131) 26. Tanto o morcego quanto a mariposa parecem conhecer a fsica, ou seja, conhecem a natureza. O fenmeno relacionado ao texto a) o efeito Doppler. b) a onda de choque. c) o cone de Mach. d) a propagao retilnea do som. e) a reduo do nvel sonoro.

No ponto P ocorre interferncia construtiva entre as ondas e um ponto onde ocorre um mximo de intensidade. Considerando que a velocidade do som no ar 340 m/s e que as ondas so emitidas sempre em fase pelas fontes F e F , calcule a) o maior comprimento de onda dentre os que interferem construtivamente em P. b) as duas menores freqncias para as quais ocorre interferncia construtiva em P.

Ondulatria Lista nica - Pingim

pag.5

27. (Pucpr 2005) Numa noite, da janela de um apartamento situado no 9 andar de um edifcio, Mrio observa o claro de um relmpago e aps alguns segundos ouve o rudo do trovo correspondente a essa descarga. A explicao mais aceitvel para o fato : a) a emisso do sinal sonoro mais demorada que a emisso do sinal luminoso. b) o sentido da audio de Mrio mais precrio que o da viso. c) o sinal sonoro propaga-se no espao com menor velocidade que o sinal luminoso. d) o sinal sonoro, por ser onda mecnica, bloqueado pelas molculas de ar. e) a trajetria seguida pelo sinal sonoro mais longa que a do sinal luminoso. 28. (Pucsp 2005) Em dezembro de 2004 um terremoto no fundo do oceano, prximo costa oeste da ilha de Sumatra, foi a perturbao necessria para a gerao de uma onda gigante, uma "tsunami". A onda arrasou vrias ilhas e localidades costeiras na ndia, no Sri Lanka, na Indonsia, na Malsia, na Tailndia, dentre outras. Uma "tsunami" de comprimento de onda 150 quilmetros pode se deslocar com velocidade de 750 km/h. Quando a profundidade das guas grande, a amplitude da onda no atinge mais do que 1 metro, de maneira que um barco nessa regio praticamente no percebe a passagem da onda. Quanto tempo demora para um comprimento de onda dessa "tsunami" passar pelo barco? a) 0,5 min b) 2 min c) 12 min d) 30 min e) 60 min 29. (Ufg 2006) O grfico do movimento de subida e descida de uma rolha, na superfcie de um lago ondulado, mostrado na figura a seguir, em que y a altura da rolha em relao ao nvel da gua parada e t o tempo transcorrido.

30. (Ufmg 2006) Enquanto brinca, Gabriela produz uma onda transversal em uma corda esticada. Em certo instante, parte dessa corda tem a forma mostrada na figura a seguir. A direo de propagao da onda na corda tambm est indicada na figura. Assinale a alternativa em que esto representados CORRETAMENTE a direo e o sentido do deslocamento do ponto P da corda, no instante mostrado.

31. (Ufpe 2005) O intervalo de freqncias do som audvel de 20 Hz a 20 kHz. Considerando que a velocidade do som no ar aproximadamente 340 m/s, determine o intervalo correspondente de comprimentos de onda sonora no ar, em m. a) 2,5 x 10 a 2,5 b) 5,8 x 10 a 5,8 c) 8,5 x 10 a 8,5 d) 17 x 10 a 17 e) 37 x 10 a 37 32. (Ufrn 2005) Do alto do prdio onde mora, Anita observou que o caminho tanque, que irriga canteiros em algumas avenidas em Natal, deixava no asfalto, enquanto se deslocava, um rastro de gua, conforme representado na figura a seguir. Tal rastro era devido ao vazamento de uma mangueira que oscilava, pendurada na parte traseira do caminho.

Pingim

Se a rolha leva 1,0 s para sair do nvel zero e atingir, pela primeira vez, a altura mxima, a freqncia do movimento igual a a) 0,125 Hz b) 0,25 Hz c) 0,50 Hz d) 1,0 Hz e) 4,0 Hz

Considerando-se que a freqncia dessa oscilao constante no trecho mostrado na figura, pode-se afirmar que a velocidade do caminho a) permanece constante e o "comprimento de onda" resultante da oscilao da mangueira est aumentando. b) est aumentando e o perodo de oscilao da mangueira permanece constante. c) permanece constante e o "comprimento de onda" resultante da oscilao da mangueira est diminuindo. d) est diminuindo e o perodo de oscilao da mangueira

Ondulatria Lista nica - Pingim

pag.6

permanece constante. 33. (Fuvest 2005) Um grande aqurio, com paredes laterais de vidro, permite visualizar, na superfcie da gua, uma onda que se propaga. A figura representa o perfil de tal onda no instante T. Durante sua passagem, uma bia, em dada posio, oscila para cima e para baixo e seu deslocamento vertical (y), em funo do tempo, est representado no grfico.

Assinale a alternativa contendo a figura que melhor representa a perturbao aps 1s.

Com essas informaes, possvel concluir que a onda se propaga com uma velocidade, aproximadamente, de a) 2,0 m/s b) 2,5 m/s c) 5,0 m/s d) 10 m/s e) 20 m/s 34. (Puc-rio 2005) Um aparelho eletrnico emite uma onda eletromagntica de freqncia f = 900 MHz. A velocidade da onda a mesma da luz, ou seja, c=3,010m/s. O comprimento de onda vale: a) 140 mm b) 33 cm c) 140 cm d) 33 m e) 140 m 35. (Puccamp 2005) A cor do mar e do cu azul porque o ar atmosfrico difunde principalmente a componente azul da luz solar. O comprimento de onda de certa cor azul 4,5 . 10 m e ela se propaga no ar com velocidade de 3,0 . 10 m/s. A freqncia dessa radiao , em hertz, a) 6,7 . 10 b) 3,3 . 10 c) 1,5 . 10 d) 7,5 . 10 e) 2,3 . 10 36. (Ufes) A perturbao senoidal, representada na figura no instante t=0, propaga-se da esquerda para a direita em uma corda presa rigidamente uma sua extremidade direita. A velocidade de propagao da perturbao de 3m/s e no h dissipao de energia nesse processo.

37. (Fgv 2005) A tabela 1 associa valores de comprimento de onda em um meio menos refringente (o ar) e do ndice de refrao em um meio mais refringente (o vidro) para algumas cores do espectro. Desejando-se ampliar a tabela (ver tabela 2), sero anexadas mais trs colunas:

Pingim

Os valores registrados para as colunas 3, 4 e 5, obedecendo ordem de cima para baixo, sero nmeros respectivamente a) decrescentes, decrescentes e crescentes. b) decrescentes, crescentes e crescentes. c) decrescentes, decrescentes e decrescentes. d) crescentes, crescentes e crescentes. e) crescentes, crescentes e decrescentes. 38. (Pucrs 2004) A velocidade de uma onda sonora no ar 340m/s, e seu comprimento de onda 0,340m. Passando para outro meio, onde a velocidade do som o dobro (680m/s), os valores da freqncia e do comprimento de onda no novo meio sero, respectivamente, a) 400Hz e 0,340m b) 500Hz e 0,340m c) 1000Hz e 0,680m d) 1200Hz e 0,680m e) 1360Hz e 1,360m

Ondulatria Lista nica - Pingim

pag.7

39. (Ufmg 2006) Rafael e Joana observam que, aps atravessar um aqurio cheio de gua, um feixe de luz do Sol se decompe em vrias cores, que so vistas num anteparo que intercepta o feixe. Tentando explicar esse fenmeno, cada um deles faz uma afirmativa: - Rafael: "Isso acontece porque, ao atravessar o aqurio, a freqncia da luz alterada." - Joana: "Isso acontece porque, na gua, a velocidade da luz depende da freqncia." Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que a) ambas as afirmativas esto certas. b) apenas a afirmativa de Rafael est certa. c) ambas as afirmativas esto erradas. d) apenas a afirmativa de Joana est certa. 40. (Ita 2005) So de 100 Hz e 125 Hz, respectivamente, as freqncias de duas harmnicas adjacentes de uma onda estacionria no trecho horizontal de um cabo esticado, de comprimento = 2 m e densidade linear de massa igual a 10 g/m (veja figura).

42. (Ufscar 2005) Com o carro parado no congestionamento sobre o centro de um viaduto, um motorista pde constatar que a estrutura deste estava oscilando intensa e uniformemente. Curioso, ps-se a contar o nmero de oscilaes que estavam ocorrendo. Conseguiu contar 75 sobes e desces da estrutura no tempo de meio minuto, quando teve que abandonar a contagem devido ao reincio lento do fluxo de carros.

Mesmo em movimento, observou que conforme percorria lentamente a outra metade a ser transposta do viaduto, a amplitude das oscilaes que havia inicialmente percebido gradativamente diminua, embora mantida a mesma relao com o tempo, at finalmente cessar na chegada em solo firme. Levando em conta essa medio, pode-se concluir que a prxima forma estacionria de oscilao desse viaduto deve ocorrer para a freqncia, em Hz, de a) 15,0. b) 9,0. c) 7,5. d) 5,0. e) 2,5. 43. (Ufu 2004) Uma corda de um violo emite uma freqncia fundamental de 440,0 Hz ao vibrar livremente, quando tocada na regio da boca, como mostra Figura 1.Pressiona-se ento a corda a L/3 de distncia da pestana, como mostra Figura 2.

Considerando a acelerao da gravidade g = 10 m/s, a massa do bloco suspenso deve ser de a) 10 kg b) 16 kg c) 60 kg d) 10 kg e) 10 kg 41. (Pucpr 2005) Numa certa guitarra, o comprimento das cordas (entre suas extremidades fixas) de 0,6 m. Ao ser dedilhada, uma das cordas emite um som de freqncia fundamental igual a 220 Hz. Marque a proposio verdadeira:a) Se somente a tenso aplicada na corda for alterada, a freqncia fundamental no se altera.b) A distncia entre dois ns consecutivos igual ao comprimento de onda.c) O comprimento de onda do primeiro harmnico de 0,6 m.d) A velocidade das ondas transversais na corda de 264 m/s.e) As ondas que se formam na corda no so ondas estacionrias.

A freqncia fundamental emitida pela corda pressionada, quando tocada na regio da boca, ser de: a) 660,0 Hz. b) 146,6 Hz. c) 880,0 Hz. d) 293,3 Hz. 44. (Ita 2004) Um tubo sonoro de comprimento , fechado numa das extremidades, entra em ressonncia, no seu modo fundamental, com o som emitido por um fio, fixado nos extremos, que tambm vibra no modo fundamental. Sendo L o comprimento do fio, m sua massa e c, a velocidade do som no ar, pode-se afirmar que a tenso submetida ao fio dada por: a) (c/2L) m. b) (c/2) mL. c) (c/) mL. d) (c/) m. e) n.d.a. 45. (Pucpr) Instrumentos musicais de sopro, como saxofone, obo e clarinete, empregam a idia de onda sonora estacionria em tubos, pois so emitidas ondas

Ondulatria Lista nica - Pingim

pag.8

sonoras de grande amplitude para as freqncias de ressonncia, ou harmnicos correspondentes.Sobre este assunto, indique a alternativa INCORRETA: a) O harmnico fundamental num tubo sonoro aberto em ambas as extremidades tem um n e um ventre. b) A extremidade fechada de um tubo sonoro fechado sempre corresponde a um n. c) O comprimento de onda do harmnico fundamental num tubo fechado igual ao qudruplo do comprimento do tubo. d) Em tubos abertos, todos os harmnicos podem existir; j em tubos fechados, apenas os harmnicos mpares existem. e) Para um tubo fechado, a freqncia do segundo harmnico maior do que a do primeiro harmnico. 46. (Pucrs 2005) Para a percepo inteligvel de dois sons consecutivos, o intervalo de tempo entre os mesmos deve ser igual ou maior que 0,100s. Portanto, num local onde a velocidade de propagao do som no ar de 350m/s, para que ocorra eco, a distncia mnima entre uma pessoa gritando seu nome na direo de uma parede alta e a referida parede deve ser de a) 17,5m b) 35,0m c) 175m d) 350m e) 700m 47. (Pucsp 2006) Observe na tabela a velocidade do som ao se propagar por diferentes meios.

48. (Ueg 2005) O mundo parou diante da fria da natureza. Em 2004, mais de 168 mil pessoas (nmero divulgado em janeiro de 2005) morreram depois que um violento tremor sob o mar perto do norte da Indonsia enviou enormes ondas (tsunamis) para as regies costeiras do sul e sudeste da sia. Os tsunamis so um tipo especial de onda ocenica, gerada por distrbios ssmicos. So ondas gigantescas com alto poder destrutivo quando chegam na regio costeira. So causadas por terremoto, deslizamento de terras ou vulco submarino em atividade. Normalmente, tm um comprimento de onda que varia de 130 a 160 quilmetros, podendo atingir at 1000 quilmetros, e deslocam-se em velocidades que podem chegar a 480 ns (aproximadamente 890 km/h). Em guas profundas, sua altura no atinge mais que um metro, no sendo portanto percebidas devido ao seu grande comprimento. "POCA", So Paulo, 3 jan 2005, Ed. 346, p. 6869 [Adaptado]. Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos de fsica, indique a alternativa INCORRETA: a) A velocidade de 1,0 (um) n equivale a aproximadamente 0,5 m/s. b) Ondas formadas no mar so bons exemplos de ondas mecnicas. c) Ondas formadas no mar so bons exemplos de ondas longitudinais bidimensionais. d) Um surfista fantico de 70 kg de massa, "pegando um tsunami" de 10 m de altura e deslocando-se a uma velocidade de 10 ns, ter uma energia cintica de aproximadamente 875 joules. e) Uma onda transfere energia de um ponto a outro, sem o transporte de matria entre os pontos. 49. (Uel)

Suponha uma onda sonora propagando-se no ar com freqncia de 300 Hz que, na seqncia, penetre em um desses meios. Com base nisso, analise as seguintes afirmaes: I - Ao passar do ar para a gua, o perodo da onda sonora diminuir. II - Ao passar do ar para a gua, a freqncia da onda aumentar na mesma proporo do aumento de sua velocidade. III - O comprimento da onda sonora propagando-se no ar ser menor do que quando ela se propagar por qualquer um dos outros meios apresentados na tabela. Somente est correto o que se l em a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

Pingim

O radar (Radio Detection and Ranging) empregado de vrias formas. Ora est presente, por exemplo, em complexas redes de defesa area, destinado ao controle de disparo de armas, ora usado como altmetro. Seu princpio de funcionamento baseia-se na emisso de ondas eletromagnticas, na reflexo pelo objeto a ser detectado e na posterior recepo da onda emitida. Sobre

Ondulatria Lista nica - Pingim

pag.9

o radar no slo, mostrado na figura, correto afirmar:a) A freqncia da onda refletida pelos avies que voam de Israel para o Iraque maior que a freqncia da onda emitida pelo radar, pois esses avies, ao refletirem as ondas, so fontes que se afastam do radar.b) A freqncia da onda refletida pelos avies que voam de Israel para o Iraque menor que a freqncia da onda emitida pelo radar, pois esses avies, ao refletirem as ondas, so fontes que se afastam do radar.c) O radar identifica os avies que saem do Iraque para atacar Israel porque a freqncia da onda refletida por eles menor que a emitida pelo radar que os detectou.d) O radar no detecta o mssil Scud, pois este lanado com velocidade maior que a faixa de freqncia em que aquele opera.e) A freqncia de operao do radar tem que estar ajustada velocidade de lanamento do mssil; por isso o radar opera na faixa de Mach 8 - 10. 50. (Uel 2005) Uma alternativa para reduzir o consumo de energia eltrica, sem prejudicar o conforto do consumidor, a troca de lmpadas incandescentes por lmpadas fluorescentes. Isto se deve ao fato de que as lmpadas fluorescentes so chamadas tambm de lmpadas frias, emitindo luz com comprimentos de onda especficos na regio espectral da luz visvel, enquanto que as lmpadas incandescentes emitem um espectro largo e contnuo, que atinge comprimentos de onda bem acima dos da luz visvel. Considerando o exposto, correto afirmar que as lmpadas incandescentes consomem mais energia produzindo a mesma quantidade de luz visvel que uma fluorescente porque emitem: a) Muita radiao infravermelha. b) Muita radiao beta. c) Muita radiao azul. d) Muita radiao ultravioleta. e) Muita radiao gama. 51. (Ufpr 2004) Com relao aos fenmenos ondulatrios observados na natureza, correto afirmar: (01) Ondas mecnicas necessitam de um meio material para se propagarem. (02) Em uma onda estacionria, a distncia entre ventres consecutivos igual a um comprimento de onda. (04) O efeito Doppler consiste na variao da freqncia das ondas percebidas por um observador, devido ao movimento relativo entre este e a fonte geradora das ondas. (08) Em um tubo aberto, s podemos estabelecer harmnicos pares da freqncia fundamental. (16) A interferncia que determina a formao de um n denominada interferncia destrutiva. Soma ( )

52. (Ufrn 2005) Enquanto a nave Enterprise viajava pelo espao interestelar, foi danificado o sistema de determinao automtica da sua velocidade. O capito Picard decidiu estimar tal velocidade em relao estrela Vega, da constelao de Lira, atravs de medidas do espectro do hidrognio emitido pela estrela. A seguir, esto reproduzidas duas sries de freqncias registradas pelo espectrmetro da nave: as emitidas por tomos de hidrognio no laboratrio da nave e aquelas emitidas pelas mesmas transies atmicas do hidrognio na superfcie da estrela.

O princpio fsico que fundamenta essa determinao de velocidade a) o efeito Doppler da luz, que mostra que a Enterprise est se aproximando de Vega. b) o efeito de disperso da luz, que mostra que a Enterprise est se afastando de Vega. c) o efeito Doppler da luz, que mostra que a Enterprise est se afastando de Vega. d) o efeito de disperso da luz, que mostra que a Enterprise est se aproximando de Vega. 53. (Ufrs 2004) Considere as seguintes afirmaes sobre emisso de ondas eletromagnticas.I - Ela ocorre na transmisso de sinais pelas antenas das estaes de rdio, de televiso e de telefonia.II - Ela ocorre em corpos cuja temperatura muito alta, como o Sol, o ferro em estado lquido e os filamentos de lmpadas incandescentes.III - Ela ocorre nos corpos que se encontram temperatura ambiente.Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 54. (Ufrs 2004) Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que elas aparecem.Os estudos dos aspectos quantitativos referentes aos processos de propagao do calor por conduo foram iniciados no sculo XVIII. No entanto, somente a partir do sculo XIX foram desenvolvidos estudos sobre a propagao do calor por ........., justamente pelo carter ondulatrio dessa propagao. Isso se explica pelo fato de que, nesse sculo, vrias descobertas foram feitas sobre os fenmenos ondulatrios observados no caso ........., as quais levaram confirmao da teoria ondulatria de Huygens e ao abandono da teoria corpuscular de Newton. a) radiao - da luz b) conveco - da luz c) condensao - do som d) radiao - do som e) conveco - do som

Ondulatria Lista nica - Pingim

Pingim

pag.10

55. (Unifesp 2004) Quando adaptado claridade, o olho humano mais sensvel a certas cores de luz do que a outras. Na figura, apresentado um grfico da sensibilidade relativa do olho em funo dos comprimentos de onda do espectro visvel, dados em nm (1,0 nm = 10 m).

Considerando as cores correspondentes aos intervalos de freqncias a seguir Violeta - freqncia (hertz) 6,9 x 10 a 7,5 x 10 Azul - freqncia (hertz) 5,7 x 10 a 6,9 x 10 Verde - freqncia (hertz) 5,3 x 10 a 5,7 x 10 Amarelo - freqncia (hertz) 5,1 x 10 a 5,3 x 10 Laranja - freqncia (hertz) 4,8 x 10 a 5,1 x 10 Vermelho - freqncia (hertz) 4,3 x 10 a 4,8 x 10 assim como o valor de 3,0 x 10 m/s para a velocidade da luz e as informaes apresentadas no grfico, pode-se afirmar que a cor qual o olho humano mais sensvel o a) violeta. b) vermelho. c) azul. d) verde. e) amarelo. 56. (Fuvest 2006) Duas hastes, A e B, movendo-se verticalmente, produzem ondas em fase, que se propagam na superfcie da gua, com mesma freqncia f e perodo T, conforme a figura 1. No ponto P, ponto mdio do segmento AB, uma bia sente o efeito das duas ondas e se movimenta para cima e para baixo. O grfico que poderia representar o deslocamento vertical y da bia, em relao ao nvel mdio da gua, em funo do tempo t,

57. (Ufc 2004) Duas ondas ocupam a mesma regio no espao e tm amplitudes que variam com o tempo, conforme o grfico a seguir. Assinale a alternativa que contm o grfico resultante da soma dessas duas ondas.

Pingim

58. (Ufrn 2005) As fotografias 1 e 2, mostradas a seguir, foram tiradas da mesma cena. A fotografia 1 permite ver, alm dos objetos dentro da vitrine, outros objetos que esto fora dela (como, por exemplo, os automveis), que so vistos devido luz proveniente destes refletida pelo vidro comum da vitrine. Na fotografia 2, a luz refletida foi eliminada por um filtro polarizador colocado na frente da lente da cmera fotogrfica.

Comparando-se as duas fotos, pode-se afirmar que

Ondulatria Lista nica - Pingim

pag.11

a) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine no est polarizada e a luz refletida pelo vidro no est polarizada. b) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine est polarizada e a luz refletida pelo vidro no est polarizada. c) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine no est polarizada e a luz refletida pelo vidro est polarizada. d) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine est polarizada e a luz refletida pelo vidro est polarizada. 59. (Ufsc 2004) A figura representa dois pulsos de onda, inicialmente separados por 6,0 cm, propagando-se em um meio com velocidades iguais a 2,0 cm/s, em sentidos opostos.

a) h interferncia construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 5,0 m. b) h interferncia destrutiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 3,0 m. c) h interferncia construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 4,0 m. d) h interferncia construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 2,0 m. e) h interferncia destrutiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 2,0 m. 61. (Ufg 2005) Um funcionrio de um banco surpreendese ao ver a porta da caixa-forte entreaberta e, mesmo sem poder ver os assaltantes no seu interior, ouve a conversa deles. A escuta possvel graas combinao dos fenmenos fsicos da:a) interferncia e reflexo.b) refrao e disperso.c) difrao e reflexo.d) interferncia e disperso.e) difrao e refrao. 62. (Ufmg 2004) O muro de uma casa separa Laila de sua gatinha. Laila ouve o miado da gata, embora no consiga enxerg-la.Nessa situao, Laila pode ouvir, mas no pode ver sua gata, PORQUE a) a onda sonora uma onda longitudinal e a luz uma onda transversal. b) a velocidade da onda sonora menor que a velocidade da luz. c) a freqncia da onda sonora maior que a freqncia da luz visvel. d) o comprimento de onda do som maior que o comprimento de onda da luz visvel. 63. (Unesp 2004) A figura representa esquematicamente as frentes de onda de uma onda reta na superfcie da gua, propagando-se da regio 1 para a regio 2. Essas regies so idnticas e separadas por uma barreira com abertura.

Considerando a situao descrita, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S): (01) Inicialmente as amplitudes dos pulsos so idnticas e iguais a 2,0 cm. (02) Decorridos 8,0 segundos, os pulsos continuaro com a mesma velocidade e forma de onda, independentemente um do outro. (04) Decorridos 2,0 segundos, haver sobreposio dos pulsos e a amplitude ser nula nesse instante. (08) Decorridos 2,0 segundos, haver sobreposio dos pulsos e a amplitude ser mxima nesse instante e igual a 2,0 cm. (16) Quando os pulsos se encontrarem, haver interferncia de um sobre o outro e no mais haver propagao dos mesmos. 60. (Unifesp 2004) Duas fontes, F e F, separadas por uma distncia de 3,0 m, emitem, continuamente e em fase, ondas sonoras com comprimentos de onda iguais. Um detector de som colocado em um ponto P, a uma distncia de 4,0 m da fonte F, como ilustrado na figura.

A configurao das frentes de onda observada na regio 2, que mostra o que aconteceu com a onda incidente ao passar pela abertura, caracteriza o fenmeno daa) absoro.b) difrao.c) disperso.d) polarizao.e) refrao.

Embora o aparelho detector esteja funcionando bem, o sinal sonoro captado por ele em P, muito mais fraco do que aquele emitido por uma nica fonte. Pode-se dizer que

Ondulatria Lista nica - Pingim

pag.12

64. (Fuvest)

d) O ouvido humano s consegue distinguir dois sons quando o intervalo de tempo entre eles for no mnimo de 0,1 segundo. e) O som tem vrias propriedades ondulatrias. 68. (Uel 2005) No sculo XIX, o trabalho dos fisiologistas Ernest e Gustav Fechner levou quantificao da relao entre as sensaes percebidas pelos sentidos humanos e a intensidades dos estmulos fsicos que as produziram. Eles afirmaram que no existe uma relao linear entre elas, mas logartmica; o aumento da sensao S, produzido por um aumento de um estmulo I, proporcional ao logaritmo do estmulo, isto , S - S = K log (I/I), onde S a intensidade auditiva adotada como referncia, I a intensidade fsica adotada como referncia associada a S e K uma constante de proporcionalidade. Quando aplicada intensidade auditiva, ou sonoridade, a unidade de intensidade auditiva S, recebeu o nome de bel (1 decibel = 0,1 bel), em homenagem a Alexander Grahan-Bell, inventor do telefone, situao em que foi assumido que K=1. Com base nesta relao, correto afirmar que se um som 1000 vezes mais intenso que a intensidade I do menor estmulo perceptvel, a diferena de intensidade auditiva destes sons corresponde a: a) 1000 decibis b) 33,33 decibis c) 30 decibis d) 3 decibis e) 0,3 decibis 69. (Ufpr 2006) Quando uma pessoa fala, o que de fato ouvimos o som resultante da superposio de vrios sons de freqncias diferentes. Porm, a freqncia do som percebido igual do som de menor freqncia emitido. Em 1984, uma pesquisa realizada com uma populao de 90 pessoas, na cidade de So Paulo, apresentou os seguintes valores mdios para as freqncias mais baixas da voz falada: 100 Hz para homens, 200 Hz para mulheres e 240 Hz para crianas. (TAFNER, Malcon Anderson. "Reconhecimento de palavras faladas isoladas usando redes neurais artificiais". Dissertao de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina.) Segundo a teoria ondulatria, a intensidade I de uma onda mecnica se propagando num meio elstico diretamente proporcional ao quadrado de sua freqncia para uma mesma amplitude. Portanto, a razo IF / IM entre a intensidade da voz feminina e a intensidade da voz masculina : a) 4,00. b) 0,50. c) 2,00. d) 0,25. e) 1,50.

Uma onda sonora considerada plana, proveniente de uma sirene em repouso, propaga-se no ar parado, na direo horizontal, com velocidade V igual a 330m/s e comprimento de onda igual a 16,5cm. Na regio em que a onda est se propagando, um atleta corre, em uma pista horizontal, com velocidade U igual a 6,60m/s, formando um ngulo de 60 com a direo de propagao da onda. O som que o atleta ouve tem freqncia aproximada de a) 1960 Hz b) 1980 Hz c) 2000 Hz d) 2020 Hz e) 2040 Hz 65. (Ita) Quando em repouso, uma corneta eltrica emite um som de freqncia 512 Hz. Numa experincia acstica, um estudante deixa cair a corneta do alto de um edifcio. Qual a distncia percorrida pela corneta, durante a queda, at o instante em que o estudante detecta o som na freqncia de 485 Hz? (Despreze a resistncia do ar). a) 13,2 m b) 15,2 m c) 16,1 m d) 18,3 m e) 19,3 m 66. (Ita 2005) Uma banda de rock irradia uma certa potncia em um nvel de intensidade sonora igual a 70 decibis. Para elevar esse nvel a 120 decibis, a potncia irradiada dever ser elevada de a) 71% b) 171% c) 7.100% d) 9.999.900% e) 10.000.000% 67. (Ueg 2005) A rigor, todo o processo de ultrasonografia utiliza o eco. So as ondas ultra-snicas refletidas que mostram como est o feto no ventre da me ou detectam falhas internas em estruturas metlicas. No entanto, o equipamento que utiliza o eco na forma mais tradicional, com propagao de ondas sonoras na gua, o sonar. O funcionamento simples: o navio emite a onda sonora em direo ao fundo do mar e, a partir do eco dessa onda, obtm informaes ou mapeia o fundo do mar. O ramo da fsica que estuda os sons a acstica. GASPAR. A. "Fsica. Ondas, pticas e termologia", So Paulo: tica, p. 74. Com base em seus conhecimentos no campo da acstica, assinale a alternativa INCORRETA: a) O eco caracteriza-se pela percepo distinta do mesmo som emitido e refletido. b) O tempo em que o som permanece audvel no ambiente denominado de tempo de reverberao. c) A velocidade do som na gua de 340 km/s.

Ondulatria Lista nica - Pingim

Pingim

pag.13

Gabarito
1. a) = 1,5m; = 0,5m e = 0,3m b) = 1,5m c) Observe o grfico a seguir 16. L 0,348 m = 34,8 cm 17. a) 0,06 N b) 3036 Hz 18. a) f = 24,3 Hz b) t = 27s 19. a) Mltiplas reflexes de sons do prprio ambiente. b) 550Hz 20. a) 5 Hz b) o tubo B deve afastar-se do observador com velocidade de 10 m/s 21. a) v(f) = 10,0 m/s. b) = 1,125 m. c) f = 7,4 Hz. d) f = 11,1 Hz. 22. zero 23. Nulas; pois no instante da interferncia destrutiva no h movimento dos pontos participantes. 24. a) 6,0m b) 56,7Hz e 113,3Hz ou 170/3 Hz e 340/3 Hz 25. a) 3402m/s b) 172m 26. [A] 27. [C] 28. [C] 29. [B] 30. [B] 31. [D] 32. [D] 33. [A] 34. [B] 35. [A] 36. [A] 37. [A] 38. [C] 39. [D] 40. [A] 41. [D] 42. [D] 43. [A] 44. [B] 45. [A] 46. [A] 47. [C] 48. [C] 49. [B] 50. [A] 51. 01 + 04 + 16 = 21 52. [A] 53. [E] 54. [A] 55. [D] 56. [E] 57. [C] 58. [C] 59. 01+02+04=07 60. [E] 61. [C] 62. [D] 63. [B] 64. [B] 65. [D] 66. [D] 67. [C] 68. [C] 69. [A]

2. 10 Hz 3. a) 10W/m b) 1,5m 4. 25 m/s. 5. = 6,0 m 6. a) 2,0 10 m e frao nula. b) 3,3 10s 7. a) = 750s b) V = 8,0 m/s c) A = 5,0m 8. t = 2L/v 9. O instante t = 6,0 10s 10. A situao proposta est esquematizada abaixo.
Pingim

Lei de Snell: V(Ar) . sen r = V(CO) sen i 340 . sen r = 280 . sen 60 sen r 0,71 Portanto: r 45 A freqncia do som no CO igual freqncia do som no ar. Isso ocorre porque, durante o fenmeno da refrao, a freqncia da onda no se altera. Logo: f(CO) = f(Ar) = 6,0kHz 11. a) f = 50 Hz, f = 50 Hz. b) v = 125 m/s. c) d = 2,5 m. d) n =1,6 n. 12. = 365 nm 13. a) = / 9 b) M = (8 f )/ 9g 14. a) RESSONNCIA b) I - Todo corpo tem suas freqncias naturais de vibrao (modos de vibrao). II - Quando o corpo submetido a estmulos externos peridicos com freqncia igual a uma de suas freqncias naturais, o corpo oscilar com maior amplitude, quando se diz que o mesmo est em ressonncia. III - No caso, Flavita ajustava a tenso na corda 4 para deix-la com as mesmas freqncias naturais das da corda 5, pressionada entre o 4 e o 5 traste. 15. a) = 0,24m b) f = 250Hz

Ondulatria Lista nica - Pingim

pag.14

Das könnte Ihnen auch gefallen