Sie sind auf Seite 1von 1

PROPOSTA DE CONSTRUO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAO DE DESEMPENHO DE TCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM

Fagner Alfredo Ardisson Cirino Campos (acadmico de enfermagem), Antonio de Magalhes Marinho(Mestre em enfermagem), Las Seixas Ayres(Mestre em cincia da sade)

INTRODUO
O desempenho humano o ato de executar ou cumprir determinada tarefa, atividade, misso ou meta previamente traada. O desempenho est vinculado a duas condies do ser humano: o desejo de querer fazer, que um impulso ou uma motivao interna; e o saber fazer, que est relacionado ao conhecimento, isto , a rea cognio, que possibilita ao indivduo realizar funes eficientes.

METODOLOGIA
Reviso de literatura com foco em gesto humana, competncia e administrao em enfermagem. Criao de um instrumento para avaliao do desempenho profissional. Moldado conforme Peres, Leite e Gonalves (2010). As competncias dos auxiliares e tcnicos de enfermagem foram fundamentadas na legislao brasileira vigente; e nos instrumentos validados por Marinho (2012). O instrumento possua 15 questes fechadas e graduada conforme a escala de Rensis Likert, com pontuao final e funo qualitativa.

OBJETIVOS
Apresentar um instrumento estruturado para avaliar colaboradores de enfermagem de nvel mdio em uma unidade clnica.

RESULTADOS E DISCUSSO
QUADRO 1: ITENS PRESENTES NO INSTRUMENTO PROPOSTO PARA CLNICA HOSPITALAR.
IDENTIFICAO Nome, registro, admisso, data de avaliao e nome do responsvel pela avaliao. CARACTERSTICAS AVALIADAS Conhecimentos tcnicos-cientificos. Senso crtico ao executar os cuidados de enfermagem. Organizao do setor ao realizar os procedimento de enfermagem. Assistncia de enfermagem conforme rotina e protocolos. Habilidades nos procedimentos tcnicos de enfermagem. Economia de material nos procedimentos. Execuo dos procedimentos de enfermagem conforme a padronizao. Biossegurana. Criatividade. Comunicao e relacionamento com o paciente e equipe. Aceitao da hierarquia na equipe de enfermagem. Princpios ticos de sua profisso. Assiduidade. Trabalho em equipe. Aceitao de crtica.

CONHECIMENTO

HABILIDADE TCNICA

COMPORTAMENTO

A literatura enfatiza a importncia da avaliao de desempenho no servio de sade e enfermagem; e que essa apresenta resultados positivos, quando no usada como ferramenta punitiva.

CONCLUSO
Dessa forma pode ser dizer que um instrumento produzido para ser aplicado na prtica do servio de enfermagem, desde que proporcione melhoria no processo de trabalho, empodera o enfermeiro na equipe de sade e principalmente entre os colaboradores de enfermagem.

REFERNCIAS
1-Costa CF, Rambo DA, Medeiros IBO, Corso KB. Avaliao de desempenho: um modelo adaptado para organizaes do terceiro setor; III SEGeT; Simpsio de Excelncia em gesto e tecnologia; 16 a 18 de outubro; Resende (RJ). Resende: AEDB; 2006. 2-Peres HHC, Leite MMJ e Gonalves VLM. Educao continuada: recrutamento e seleo, treinamento e desenvolvimento e avaliao de desempenho profissional. In: Kurcgant P et al. Gerenciamento em enfermagem. 2 Ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan; 2010. 3- Marinho AM. Sistema de Avaliao: apresentao do IDAM. Acesso em: www.professorantoniomarinho.com.br. Visitado em 18 de ago 2012. 4- Brahm MMT, Magalhes AMM. Opinio da equipe de enfermagem sobre o processo de avaliao de desempenho. Acta Paul Enferm. 2007; 20(4): 415-21.

Das könnte Ihnen auch gefallen