Sie sind auf Seite 1von 8

Circulo de Orao o Senhor a Nossa Bandeira Conhecendo a Bblia

Toda Escritura divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justia; 2 Timteo 3.16 Introduo O que a Bblia? A palavra Bblia vem do grego "biblon" que significa "coleo de livros". Nela contm a histria da Salvao, desde a criao do mundo feita por Deus at as profecias da segunda vinda gloriosa de Jesus, o Filho de Deus. Podemos, para um melhor entendimento, caracteriz-la como uma "grande carta" enviada por Deus a todos os seus filhos. Nesta carta contm o plano que Deus preparou para cada um de ns. Como foi escrita? A Bblia foi escrita ao longo de 16 sculos, por cerca de 40 diferentes autores, nas mais diferentes condies e pocas. Cada escritor manifestou seu prprio estilo e caractersticas literrias. Entretanto, h na Bblia um s plano ou projeto, que de fato mostra a existncia de um s autor divino, guiando os escritores. Seu incio ocorreu antes da vinda de Cristo, com as chamadas "tradues orais", que vem a ser as histrias que uns contavam a outros. Por volta de muito tempo atrs, os chamados escribas decidiram "passar para o papel" essas histrias. Com isso, pouco a pouco, a Bblia foi sendo formada. Quando terminou de ser escrita a Bblia? A Bblia terminou de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o Apstolo Joo (que escreveu o Apocalipse). Quem escreveu a Bblia? A Bblia foi escrita por vrias pessoas, mas foi inspirada unicamente por Deus. O Pai usou de pessoas como instrumentos Seus para transmitir a Sua mensagem. Como a Bblia formada? A Bblia formada por livros sagrados. So 66 os livros contidos na Bblia. Desses 66 livros sagrados, 39 constituem o conjunto de livros do Antigo Testamento e 27 constituem o conjunto dos livros do Novo Testamento. Podemos afirmar ento, que a Bblia dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A palavra testamento significa aliana. Geovany e silva

Circulo de Orao o Senhor a Nossa Bandeira


O Velho Testamento dividido em cinco partes:

1. Pentateuco Livros da Lei ou Tor contm cinco livros:


Gnesis - Como a palavra bem indica, o livro dos princpios: do cu e da terra, das ilhas e dos mares, dos animais e do homem. Com Abrao, temos o comeo de uma raa, um povo, uma revelao divina particular, e finalmente uma igreja. xodo - Relata o povo de Deus escravizado no Egito e a grande libertao divina, usando a instrumentalidade de Moiss. Levtico - Leis acerca de moralidade, limpeza, alimento, sacrifcios, etc. Nmeros - Relata a peregrinao de Israel, quarenta anos pelo deserto. Deuteronmio - Repetio das leis.

2. Livros Histricos, doze livros:


Josu - Trata da conquista de Cana. O milagre da passagem do rio Jordo, a queda das muralhas de Jeric, a vitria sobre as sete naes Cananias, a diviso da terra prometida e, finalmente, a morte de Josu com cento e dez anos. Juzes - Vrias libertaes atravs dos quinze juzes. Rute - A linda histria de Rute, uma ascendente de Davi e de Jesus Cristo. I e II Samuel - Relatam a histria de Samuel, da implantao da monarquia, sendo Saul o primeiro rei ungido por Samuel. Samuel como o ltimo juiz e a histria de Davi. I e II Reis - Relatam a edificao do Templo de Jerusalm, a diviso do reino. Ministrio de Elias e Eliseu. Ainda em II Reis est relatado o cativeiro do Reino do Norte pelos exrcitos assrios, e do Sul com o poderio Caldeu de Nabucodonosor. I e II Crnicas - Registram os reinados de Davi, Salomo e dos reis de Jud at a poca do cativeiro babilnico. Esdras - Relata o retorno de Jud do cativeiro babilnico com Zorobabel e a reconstruo do templo de Jerusalm. Neemias - Relata historia da reedificao das muralhas de Jerusalm. Ester - Relata a libertao dos judeus por Ester e o estabelecimento da festa de Purim.

3. Livros Poticos, cinco livros:


J - Sofrimento, pacincia e libertao de J. Salmos - Cnticos espirituais, proclamaes, poemas e oraes. Provrbios - Dissertaes sobre sabedoria, temperana, justia, etc. Eclesiastes - Reflexes sobre a vida, deveres e obrigaes perante Deus. Cntico dos cnticos - Descreve o amor de Salomo pela jovem sulamita.

4. Profetas Maiores, cinco livros:


Isaas - Muitas profecias messinicas, considerado o profeta da redeno. O livro contm maldies pronunciadas sobre as naes pecadoras. Jeremias - Tem por tema a reincidncia, o cativeiro e a restaurao dos judeus. Jeremias considerado o profeta choro. Lamentaes - Clamores de Jeremias, lamentando as aflies de Israel.

Geovany e silva

Circulo de Orao o Senhor a Nossa Bandeira


Ezequiel - Um livro que contm muitas metforas para descrever a condio, exaltao e a glria futura do povo de Deus. Daniel - Vises apocalpticas.

5. Profetas Menores, doze livros:


Osias - Relata a apostasia de Israel caracterizada como adultrio espiritual. Contm muitas metforas que descrevem os pecados do povo. Joel - Descreve o arrependimento de Jud e as bnos. "O dia do Senhor" enfatizado como um dia de juzo e tambm de beno. Ams - Atravs de vises o profeta reformador denuncia o egosmo e o pecado. Obadias - A condenao de Edom e a libertao de Israel. Jonas - Relata a histria de Jonas, o missionrio que relutou para levar a mensagem de Deus cidade de Nnive. O mais bem sucedido dentre os profetas. Um dos profetas que pregou o arrependimento do povo. O povo arrependeu-se e o profeta ficou triste e desejou a morte. Miquias - Condio moral de Israel e Jud. Tambm prediz o estabelecimento do reino messinico. Naum- A destruio de Nnive e libertao de Jud da opresso Assria. Habacuque- O grande questionamento do profeta a Deus. Como pode Deus justo permitir que uma nao pecadora oprima Israel. Contm uma das mais belas oraes da Bblia. Sofonias - Ameaas e viso da gloria futura de Israel. Ageu - Repreende o povo por negligenciar a construo do segundo templo e promete a volta da gloria de Deus. Zacarias- Atravs de vises, profetiza o triunfo final do reino de Deus. Ageu ajudou a animar os judeus a reconstrurem o templo. Foi contemporneo de Ageu. Malaquias- Descries que mostram a necessidade de reformas antes da vinda do Messias. Quais foram os idiomas usados para escrever a Bblia? Foram usados trs idiomas: hebraico, aramaico e grego. O Antigo Testamento foi totalmente escrito em hebraico. J, o Novo Testamento, foi escrito a maior parte em grego e uma pequena parte em aramaico (que vem a ser um dialeto do hebraico). Por curiosidade, o idioma que Cristo falava era o aramaico.

Geovany e silva

Circulo de Orao o Senhor a Nossa Bandeira


Podemos interpretar a Bblia de qualquer modo? A interpretao da bblia algo muito importante, e NO devemos interpret-la de qualquer modo. Ao ler a Bblia, devemos orar para o Esprito Santo nos revelar as verdades nela contidas. O mundo repleto de seitas e religies que pregam a livre interpretao. Essa atitude desregrada causa o que vemos ao nosso redor: o nascimento de seitas e mais seitas que pregam aquilo que no correto. Como podemos manusear a Bblia? Para aprender a manusear a Bblia, devemos antes de tudo, saber o que so captulos e versculos. Os captulos so as divises que encontramos nos livros sagrados. Normalmente, os captulos aparecem em nmeros grandes. Os versculos so as divises que encontramos dentro dos captulos, sua funo de auxiliarmos na localizao das frases bblicas. Normalmente, os versculos aparecem em nmeros pequenos, que esto obrigatoriamente no meio do texto bblico. O que significa Pontuao Bblica? A Pontuao Bblia vem a ser a forma que encontramos para manusear a Bblia com maior facilidade. As principais pontuaes bblicas so as seguintes: (:) Os dois pontos separa captulo de versculo. Exemplo: Dn 3:5 (Livro de Daniel, captulo 3, versculo 5) (-) Hfen equivale ao "at". Exemplo: Dn 3:1-5 (Livro de Daniel, captulo 3, versculo de 1 at 5) (.) Ponto mostra versculos alternados. Exemplo: Dn 3:1.3.5 (Livro de Daniel, captulo 3, versculo 1, versculo 3 e o versculo 5) Essas so as principais pontuaes bblicas, que normalmente usamos para manusear mais facilmente a Bblia. O que so abreviaes bblicas? As abreviaes bblicas tem como finalidade, facilitar na hora de especificar o livro sagrado. A maioria das Bblias, para no dizer todas, possui uma pgina com todas as abreviaes bblicas, para a consulta de todos os leitores. So elas: Gn. Gnesis Ex. xodo Lv. Levtico Nm. Nmeros Dt. Deuteronmio Geovany e silva

Circulo de Orao o Senhor a Nossa Bandeira


Js. Josu Jz. Juses Rt. Rute ISm. I Samuel IISm. II Samuel IRs. I Reis IIRs. II Reis ICr. I Crnicas IICr. II Crnicas Ed. Esdras Ne. Neemias Et. Ester J J Sl. Salmos Pv. Provrbios Ec. Eclesiastes Ct. Cntico dos Canticos Is. Isaas Jr. Jeremias Lm. Lamentaes de Jeremias Ez. Ezequiel Dn. Daniel Os. Osias Jl. Joel Am. Ams Ob. Obadias Jn. Jonas Mq. Miquias Na. Naum Hc. Habacuque Sf. Sofonias Ag. Ageu Zc. Zacarias Ml. Malaquias Mt. Mateus Mc. Marcos Lc. Lucas Jo. Joo At. Atos dos Apstolos Rm. Romanos ICo. I Corntios IICo. II Corntios Gl. Glatas Geovany e silva

Circulo de Orao o Senhor a Nossa Bandeira


Ef. Efsios Fp. Filipenses Cl. Colossenses ITs. I Tessalonicenses IITs. II Tessalonicenses ITm. I Timteo IITm. II Timteo Tt. Tito Fm. Filemon Hb. Hebreus Tg. Tiago IPe. I Pedro IIPe. II Pedro IJo I Joo IIJo II Joo IIIJo III Joo Jd. Judas Ap. Apocalipse Qual o tema central da Bblia? Jesus o tema central da Bblia. Em Gnesis, Jesus o Cordeiro no altar de Abrao; em xodo, Ele o Cordeiro da Pscoa; em Levtico, Ele o sumo-sacerdote; em Nmeros, Ele a nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite; em Deuteronmio, Ele a cidade de nosso refgio; em Josu, Ele o tecido vermelho na janela de Raabe; em Juzes, Ele o nosso juiz; em Rute, Ele o nosso parente redentor; em I e II Samuel, Ele o nosso profeta confivel; nos livros de Reis e Crnicas, Ele o nosso soberano; em Esdras, Ele o nosso escriba fiel; em Neemias, Ele o reconstrutor de tudo que est destrudo; em Ester, Ele o Mordecai assentado fielmente no porto; em J Ele o nosso redentor que vive para sempre; em Salmos, Ele o meu pastor e nada me faltar; em Provrbios e Eclesiastes, Ele a nossa sabedoria; em Cantares, Ele o belo noivo; em Isaas, Ele o servo sofredor; em Jeremias e Lamentaes, Jesus o profeta que chora; em Ezequiel, Ele o maravilhoso homem de quatro faces; em Daniel, Ele o quarto homem na fornalha; em Osias, Ele o amor sempre fiel; Geovany e silva

Circulo de Orao o Senhor a Nossa Bandeira


em Joel, Ele nos batiza com o Esprito Santo; em Ams, Ele leva nossos fardos; em Obadias, nosso Salvador; em Jonas, Ele o grande missionrio que leva ao mundo a palavra de Deus; em Miquias, Ele o mensageiro dos ps formosos; em Naum, Ele o vingador; em Habacuque, Ele a sentinela orando pelo reavivamento; em Sofonias, Ele o Senhor poderoso para salvar; em Ageu, Ele o restaurador de nossa esperana perdida; em Zacarias, a nossa fonte; em Malaquias, Ele o Sol da justia com a cura em suas asas; Em Mateus, Ele o Cristo, o Filho do Deus vivo; em Marcos, Ele o operador de milagres; em Lucas, Ele o Filho do homem; em Joo, Ele a porta pela qual todos devem entrar; em Atos, Ele a luz brilhante que aparece a Saulo no caminho de Damasco; em Romanos, Ele o nosso justificador; em I Corntios, nossa ressurreio; em II Corntios, leva os nossos pecados; em Glatas, Ele nos redime da lei; em Efsios, Ele a nossa riqueza insondvel; em Filipenses, Ele super todas as nossas necessidades; em Colossenses, Ele plenitude do Deus encarnado; em I e II Tessalonicenses, Ele o nosso Rei que vir; em I e II Timteo, Ele o mediador entre Deus e o homem; em Tito, Ele a nossa bendita esperana; em Filemom, Ele o amigo mais chegado que um irmo; em Hebreus, Ele o sangue do pacto eterno; em Tiago, Ele o Senhor que cura o doente; em I e II Pedro, Ele o pastor principal; nos livros de Joo, Jesus que tem a ternura do amor; em Judas, Ele o Senhor que vem com milhares de seus santos; E em Apocalipse, a Igreja conclamada a levantar os olhos, pois chegada a sua redeno. Jesus o Rei dos reis e Senhor dos senhores! Como ler a Bblia Para um melhor entendimento e aproveitamento da leitura Bblica, recomendvel estudar um dos livros sagrados do comeo ao fim. 1) Primeira leitura livre do livro escolhidos; 2) Segunda leitura, fazendo anotaes prprias; Geovany e silva

Circulo de Orao o Senhor a Nossa Bandeira

3) Terceira leitura, consultando comentrios de outras pessoas. O Cristo que deseja crescer na f e se aproximar de Deus deve se alimentar diariamente de Sua Palavra. Ela um ingrediente imprescindvel que no pode faltar na vida de nenhum crente.

Curiosidades Bblicas A Bblia contm 31.000 versculos e 1.189 captulos. Para sua leitura completa, so necessrias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para l-la audivelmente, em velocidade normal de fala, so necessrias cerca de 71 horas. Se voc deseja l-la em 1 ano, deve ler apenas 4 captulos por dia.

Concluso Logo, chegamos ao conhecimento do que vem a ser a Bblia e a sua importncia para todos ns. Basta agora, desfrutarmos daquilo que Ela pode nos proporcionar, e principalmente, praticarmos os ensinamentos daquele cujo o seu centro: Jesus Cristo. "Portanto, quem ignora as Escrituras, ignora Cristo"

Geovany e silva

Das könnte Ihnen auch gefallen