Sie sind auf Seite 1von 17

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 2 Vara Cvel da comarca de Curitiba PR. Autos n 134705/2010 Winnicios T. C.

Rocha, perito nomeado no auto supra numerado, vem com o devido respeito, presena da vossa Excelncia, expor e finalmente requerer o seguinte: Venho por meio deste apresentar o Laudo Tcnico em anexo, solicitar a sua juntada e o Alvar de Liberao do Honorrio. Termos em que, pede e espera, deferimento, Curitiba, 27/06/09. ______________________________ Perito CREA 100450-56

WINNICIOS T. C. ROCHA CPF 062.352.059-10 CREA-PR CA 112860/D

VAZAMENTO DE HIDROCARBONETOS DERIVADOS DO PETRLEO

LAUDO PERICIAL

JUSTIA ESTADUAL SEO JUDICIRIA DO PARAN


2 VARA CVIL DE CURITIBA

PROCESSO: 88.00.000-2 AO: DIAGNSTICO EXEQENTE: INSTITUTO AMBIENTAL DO PARAN EXECUTADO: POSTO PARIS LTDA.

DATA DE ENTREGA DO LAUDO: 25 de junho de 2010

SUMRIO

I - OBJETIVO................................................................................................................................................3 II - DESCRIO DO OBJETO.....................................................................................................................4 III - INFORMAES ADICIONAIS............................................................................................................6 IV - CRITRIOS ADOTADOS.....................................................................................................................7 V - RESPOSTAS DOS QUESITOS...............................................................................................................8 VI ENCERRAMENTO.............................................................................................................................12 ANEXO I......................................................................................................................................................14

I - OBJETIVO
O presente trabalho tem por objetivo responder aos quesitos, para dirimir os conflitos e dvidas que possam haver entre as partes e auxiliar a tomada da deciso da lide, constituindo-se do conjunto de procedimentos tcnicos necessrios destinados a levar instncia decisria elementos de prova necessrios soluo do litgio, na forma de Laudo Pericial, em conformidade com as normas aplicveis e a legislao especfica pertinente.

II - DESCRIO DO OBJETO
Do empreendimento: O empreendimento Posto Ltda. localiza-se na BR 373, Km 248, no municpio de Guamiranga / PR, sob coordenadas UTM E518.912m / N7214.304m da Zona 22 J do Datum SAD69 (Brazil), ocupando uma rea de, aproximadamente, 4.873 m2. De acordo com a Tabela de Classificao de Postos de Servios da ABNT NBR 13786:2005, a rea investigada, em um raio de 100 m, classificada como Classe 01, devido presena de rede de drenagem de guas pluviais, rede subterrnea de servios (gua, esgoto, etc.) e fossa em reas urbanas. Segundo informaes obtidas durante a realizao dos servios de campo, o empreendimento Posto Paris Ltda. est em atividade h aproximadamente 20 anos como revendedor. Foi observado um corpo de gua superficial ao Sudeste do empreendimento a, aproximadamente, 150m de distncia. O empreendimento recebe, armazena e distribui gasolina comum, lcool comum e leo diesel para o abastecimento de veculos. As reas de tancagem, abastecimento e troca de leo so pavimentadas em concreto em boas condies de conservao, apresentando canaletas de drenagem ligadas caixa separadora de gua e leo (SAO). As demais reas so pavimentadas por blocos de concreto. A caixa SAO sofre limpeza trimestralmente, sendo seus efluentes recolhidos por uma empresa credenciada pela Agencia Nacional de Petrleo. A troca de leo realizada nas valetas e o leo queimado armazenado em um tanque areo com capacidade de 500L. Geralmente, este leo reutilizado pelos proprietrios dos automveis, mas quando isso no ocorre, coletado por uma empresa competente.

A gua utilizada para consumo humano e demais usos do empreendimento fornecida pela concessionria local SANEPAR, e tambm proveniente de poo artesiano com profundidade de, aproximadamente, 120 m. O controle de estoque realizado por meio de rgua graduada. O empreendimento opera com 03 tanques subterrneos de armazenamento de gasolina (TQ-01 / 5.000L), lcool (TQ-02 / 5.000L) e diesel (TQ-03 / 5.000L) e um tanque areo de armazenamento de leo queimado (TQ-OQ / 1.000L). Segundo o Relatrio de Teste de Estanquiedade, obtido com o rgo ambiental, as linhas e tanques testados em maro de 2008 encontravam-se estanques. O solo local predominantemente areio-siltoso de colorao marrom claro e presena de rocha alterada em pores superficiais. Das cercanias: A regio caracterizada morfologicamente como plana e classificada como zona urbana de ocupao residencial e comercial, no sendo verificada a existncia de empreendimentos potencialmente poluidores nas cercanias do Posto Paris Ltda. Com base na morfologia local, pode-se determinar que o sentido do fluxo regional das guas subterrneas de Nordeste para Sudoeste. A gua utilizada para consumo domstico nas cercanias fornecida pela concessionria local Companhia de Saneamento do Paran (SANEPAR). Da metodologia e execuo dos servios: O empreendimento possui 05 poos de monitoramento pr existentes, dos quais 02 possuem 4 de dimetro (PM-01, PM-02) e 03 possuem 2 de dimetro (PM-03, PM-04 e PM-05). Os poos encontram-se em boas condies de conservao e esto locados em reas potenciais de contaminao (a jusante da rea de tancagem, nas proximidades da caixa SAO, etc.). O nvel dgua (NA) mdio do local, verificado a partir do monitoramento dos poos, de 04,45m de profundidade.

No presente monitoramento foram coletadas amostras de gua subterrnea nos poos PM-03, PM-04 e PM-05, as quais foram enviadas para posterior anlise laboratorial dos parmetros BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos), HPA (Hidrocarbonetos Policclicos Aromticos) e HTP (Hidrocarbonetos Totais de Petrleo) no laboratrio FGG S.A. Os resultados obtidos nas anlises laboratoriais foram comparados com a lista de valores orientadores utilizados pelo IAP (Instituto Ambiental do Paran). Na inspeo realizada em campo, foi constatada a existncia de hidrocarbonetos em fase livre nos poos de monitoramento localizados a jusante dos tanques do empreendimento (PM-01 e PM-02), motivo pelo qual no foram coletadas amostras de gua subterrnea. A fase livre supracitada foi coletada e comparada com o produto da bomba de abastecimento de diesel, verificando assim que a similaridade entre as duas amostras. Pode-se ento afirmar que a contaminao presente na rea proveniente do tanque (TQ-03) ou linhas de leo diesel. Nos resultados obtidos na anlise laboratorial foi verificado que as concentraes do composto Benzeno na amostra coletada no PM-03 encontram-se acima do Nvel de Interveno dos valores orientadores do IAP. Vale ressaltar que durante a realizao do diagnstico ambiental descrito neste documento, foram constatados indcios ttil-visuais de contaminao por hidrocarbonetos em solo e gua subterrnea na poro Sudeste do empreendimento.

III - INFORMAES ADICIONAIS


A visita foi realizada no dia 20 de maio de 2009, das 8 h a 14 h, pelos consultores da ACP Consultoria Ltda. As tarefas foram divididas entre os consultores tomando como base a experincia de cada um, objetivando a eficincia e velocidade do servio. As tarefas foram divididas da seguinte forma: - Vistoria no empreendimento - Vistoria nas cercanias - Vistoria no rio contaminado

Durante todas as atividades o proprietrio do posto esteve presente oferecendo informaes valiosas sobre as caractersticas do empreendimento e cercanias analisadas. No dia da visita ao local, o tempo estava parcialmente nublado e, conforme informaes obtidas no rgo regional, no houve incidncia de chuvas nas 02 semanas anteriores visita.

IV - CRITRIOS ADOTADOS
Na realizao do trabalho, o planejamento envolveu o estudo prvio do processo, tomando cincia do contedo e das abordagens dadas pelos quesitos das partes, permitindo e facilitando o exame dos documentos necessrios. Foi realizada diligncia para solicitao de documentos e informaes em 14 de maio de 2009, dirigida INSTITUTO AMBIENTAL DO PARAN (IAP), solicitando documento de Avaliao do Impacto Ambiental do Empreendimento, Licena de Instalao e Operao do Empreendimento, Termo de Ajustamento de Conduta, Plano de Reduo de Impacto Ambiental, relatrios referentes a testes de estanquiedade e diagnsticos ambientais e outros documentos internos contendo informaes relevantes para o caso. Em resposta ao ato diligencial, obteve-se o Relatrio de Teste de Estanquiedade (maro de 2008) que resume os servios realizados pela empresa GAIA Ltda. E o Relatrio de Investigao Ambiental (dezembro de 2005) elaborado pela empresa HSOL Solues Ambientais. Adicional aos relatrios citados foi obtido, junto ao responsvel pelo empreendimento, um Parecer Tcnico referente ao monitoramento ambiental do empreendimento, apresentado em dezembro de 2008. Considerando as informaes constantes nos documentos obtidos, realizou-se uma anlise criteriosa dos fatos apresentados para elaborar um escopo de servios de campo. Assim, realizou-se o monitoramento da gua subterrnea (nos poos de monitoramento observados no local) que incluiu a coleta de amostras e a anlise laboratorial das mesmas para os compostos de interesse (BTEX, HPA e HTP) e a investigao geral do empreendimento, incluindo a verificao das condies da pavimentao, equipamentos e outros fatores de risco de vazamento e contaminao, assim como situaes que potencializem a migrao do produto para o corpo hdrico identificado na regio (a 150m de distncia do empreendimento).

Com os resultados laboratoriais e o estudo do diagnstico realizado, elaboraram-se as concluses constantes neste documento, assim como responderam-se os quesitos levantados pelo exeqente e o executado. Os quesitos transcritos foram apresentados pelo exeqente s folhas 104 e 105 dos autos, em requerimento que apresenta a Senhora Cludia Maria Vargas de Souza como assistente tcnica para este processo, a qual informou que o atendimento ao procedimento diligencial seria realizado pelo setor de Avaliao de Impactos do INSTITUTO AMBIENTAL DO PARAN. Os quesitos apresentados pelo executado foram apresentados s folhas 106 e 107 dos autos.

V - RESPOSTAS DOS QUESITOS QUESITOS DA EXEQENTE


Pginas 104 a 105 dos autos. 1) Qual a distncia que existe do ponto de vazamento at o corpo hdrico? Resposta: O corpo hdrico superficial est localizado a uma distncia aproximada de 150m da origem do vazamento. 2) O empreendimento possui as licenas necessrias para sua operao? Resposta: Sim, as licenas de operao esto atualizadas. 3) Quais as caractersticas da circunvizinhana do empreendimento? Resposta: A regio classificada como zona urbana de ocupao residencial e comercial, no sendo verificada a existncia de empreendimentos potencialmente poluidores nas cercanias do Posto Paris Ltda. Foi tambm observada uma rea de mata ao Sudeste do empreendimento.

4) Existem documentos que comprovem a realizao de diagnsticos ambientais na rea? Resposta: Sim, o proprietrio do empreendimento possui diagnsticos ambientais onde foi realizado o monitoramento e analise das guas subterrneas provenientes dos poos de monitoramento para renovao da licena de operao do posto. 5) A partir das constataes realizadas no local, verificaram-se danos flora e fauna da regio? Resposta: No, este estudo preliminar no observou danos significativos flora. Quanto fauna do crrego, essa foi gravemente afetada sendo observados animais mortos (em geral peixes) flutuando em seu leito.

6) Os equipamentos de armazenamento e distribuio de combustvel do empreendimento apresentam defeitos que potencializem a contaminao? Resposta: A contaminao constatada na rea esta relacionada a leo diesel, conseqentemente possvel afirmar que o tanque de armazenamento deste produto e/ou as linhas esto no estanques. 7) O EXECUTADO j se envolveu em acidentes ambientais? Resposta: No, o executado no reponde, e nunca respondeu, a nenhum termo de ajustamento de conduta. Segundo o proprietrio esta a primeira vez que ocorre tal situao.

8) Qual a origem do vazamento de combustvel? Resposta: Atravs da anlise visual em campo foi possvel verificar a presena de fase livre (liquido sobrenadante) tanto no rio contaminado quanto nos poos de monitoramento existentes no posto. Essas foram comparadas com os combustveis das bombas do posto e, em seguida enviadas para analise qumica, com o objetivo de verificar o tipo de contaminante. Os resultados sugerem que a contaminao por gasolina proveniente do tanque TQ-03 ou/e das linhas de abastecimento do tanque e transmisso a bomba.

9) Existem documentos que comprovem que todos os tanques e linhas do empreendimento esto estanques? Resposta: O nico documento que comprova a estanquiedade dos tanques e linhas o Relatrio de Teste de Estanquiedade, realizado em maro de 2008 pela empresa GAIA Ltda.

10) Qual a freqncia de manuteno e monitoramento dos equipamentos? Resposta: Segundo o responsvel pelo empreendimento os equipamentos recebem manuteno semestralmente. O monitoramento dos equipamentos realizado mensalmente.

QUESITOS DO EXECUTADO
Pginas 106 e 107 dos autos. 1) Qual a origem do vazamento de combustvel? Resposta: Atravs da anlise visual em campo foi possvel verificar a presena de fase livre (liquido sobrenadante) tanto no rio contaminado quanto nos poos de monitoramento existentes no posto. Essas foram comparadas com os combustveis das bombas do posto e, em seguida enviadas para analise qumica, com o objetivo de verificar o tipo de contaminante. Os resultados sugerem que a contaminao por gasolina proveniente do tanque TQ-03 ou/e das linhas de abastecimento do tanque e transmisso a bomba. 2) Quais as caractersticas bsicas hidrogeologias do local? Resposta: O local pertence as rochas sedimentares da Formao Botucatu, do idade mesozica. So constitudas por arenitos elicos avermelhados de granulao fina a mdia, com estratificaes cruzadas de mdio a grande porte. A geomorfologia plana, de natureza sedimentar fluvial quaternria, geradas por processos de agradao (deposio de sedimentos), que correspondem s reas sujeitas a inundaes peridicas. Quanto ao solo este apresenta uma predominncia de solos de mdia/argilosa,

10

constitudos por argilitos, siltitos, basaltos e subordinadamente arenitos que deram origem aos solos de textura arenosa/mdia. A precipitao mdia de 1.500 mm ao ano. 3) Qual a profundidade atingida pelo vazamento? Resposta: A profundidade do vazamento, de difcil estimativa, porm a partir de anlises de amostras do lenol fretico, constatou-se a contaminao do mesmo, to logo a percolao do vazamento ultrapassa 33 metros, considerando que a profundidade do lenol fretico 30 metros. 4) Qual a distncia que existe do ponto de vazamento at o corpo hdrico? Resposta: O corpo hdrico superficial est localizado a uma distncia aproximada de 150m da origem do vazamento. 5) Existem evidncias de defeitos nos equipamentos de armazenamento e distribuio de combustvel do empreendimento? Resposta: No foi evidenciado registros de manuteno preventiva ou corretiva nos equipamentos, as vlvulas e registros esto em boas condies de uso e conservao. Foi verificado o teste de estanquiedade, realizada em maro de 2007, aprovando a qualidade dos tanques, na poca. O mesmo no foi realizado posteriormente, conforme a periodicidade mnima 24 meses. 6) Qual o volume de combustvel anterior ao vazamento e posterior ao mesmo? Resposta: De acordo com os registros, o volume anterior ao vazamento era de 3.500 L e posteriormente 900 L.

11

VI CONCLUSO
Dado o estudo do processo e das diligncias realizadas, os Peritos participantes concluem que a contaminao identificada a jusante da rea do Posto Ltda. No corpo hdrico localizado a 150m de distncia do local proveniente do tanque de armazenamento de diesel (TQ-03) instalado no empreendimento em questo. Ainda informam os Peritos que no so necessrios esclarecimentos adicionais, uma vez que ficou claro que o vazamento ocorrido e a contaminao identificada so provenientes do tanque de armazenamento do empreendimento estudado.

VI ENCERRAMENTO
Tendo encerrado os trabalhos periciais, lavra-se o presente Laudo Pericial que contm 17 (dezessete) pginas, numeradas seqencialmente, impressas e rubricadas no anverso, com 01 (um) anexo abaixo relacionado, tambm devidamente rubricado em todas as pginas. anexo deste Laudo: Anexo I Fotografias do Posto Ltda. em visita realizada no dia 16 de junho de 2010. Firmam o presente, Curitiba, 25 de junho de 2010

12

______________________ ______
WINNICIOS T. C. ROCHA CPF 062.352.059-10 CREA-PR CA 112860/D

13

ANEXO I

Foto 1 Viso geral do empreendimento.

Foto 2 Viso geral da pista de abastecimento.

Foto 3 Valeta para troca de leo.

Foto 4 Viso geral da poro Sudeste do empreendimento.

Foto 5 rea de tancagem.

Foto 6 Filtros de leo diesel.

Foto 7 Tanque de armazenagem de queimado (TQ-03).

Foto 8 Poo artesiano e, ao fundo, no talude, localiza-se a caixa dgua.

Foto 9 Bomba de abastecimento.

Foto 10 Pista de abastecimento.

Foto 11 Fase livre identificada no PM-01.

Das könnte Ihnen auch gefallen