Sie sind auf Seite 1von 21

MDULO 1 TECNOLOGIAS APLICADAS E COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO

DESAFIO 1

TECNOLOGIAS APLICADAS
MATERIAIS TRATAMENTO LIO 1 MATERIAIS E TRATAMENT O TRMICO. LIO 2 PARAMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGO DE TA S. F E R R A M E N TA S . LIO 3 TCNICAS DE USINAGEM. LIO 4 UTILIZAO DE NORMAS TCNICAS.

TECNOLOGIAS APLICADAS

COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO DESAFIO 1

O BJETIVOS

O Desafio Tecnologias Aplicadas foi elaborado para apresentar contedos fundamentais para o decorrer dos seus estudos nas atividades e lies que sero propostas futuramente. Ou seja, primeiro voc dever entender o principal objetivo deste desafio: conhecer o bsico, para depois compreender o restante. Mas conhecer o que exatamente? Os tipos de materiais aplicados tecnologia de usinagem. Os tipos de ferramentas, sua geometria e respectivos parmetros de corte. As etapas do processo de usinagem. As normas tcnicas. Voc quer comear? Ento avance para a Lio 1!

11

PROGRAMA

DE

CAPACITAO

ATUALIZAO TECNOLGICA

DE

DOCENTES METAL MECNICA

LIO 1

M ATERIAIS

TRATAMENTO E TRATAMENT O TRMICO

M ATERIAIS
Preparamos esta lio pensando no embasamento necessrio que voc precisa ter para a compreenso das outras atividades. Inicialmente, voc dever estudar a classificao dos materiais slidos e as suas propriedades. A classificao dos materiais slidos se d em: metais; cermicos; polmeros.

TA M E TA I S

Esses materiais so bons condutores de eletricidade e calor devido s suas propriedades. Alm disso, os metais possuem grande resistncia e plasticidade (se deformam, porm no quebram), por isso so muito utilizados em aplicaes estruturais.

CERMICOS
Esse agrupamento se encaixa entre os elementos metlicos e nometlicos. Possui uma grande variedade de materiais. Pode-se citar compostos por minerais argilosos, cimento e vidro. Contrrios aos metais, os materiais cermicos so isolantes eletricidade e ao calor, so duros, porm quebradios.

12

TECNOLOGIAS APLICADAS

COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO DESAFIO 1

POLMEROS
Essa classe rene materiais comuns de plstico e borracha. Esses materiais so de baixa densidade, podendo ser muito flexveis.
Ateno!Alm da classe dos materiais Ateno! slidos, existem outros trs grupos adicionais e que fazem parte do processo de tratamento trmico: compsitos, semicondutores e biomateriais.

Agora que voc viu um conceito geral sobre os materiais, poder estudar as propriedades fsicas deles. As propriedades fsicas so divididas em: mecnicas; trmicas; e eltricas.

As propriedades mecnicas definem o comportamento do material quando esse submetido a esforos de natureza mecnica. Dentro desse grupo, a resistncia mecnica que se destaca, pois relata a resistncia de esforos impostos no material, como a trao e compresso. A elasticidade tambm entra nesse grupo, sendo que designada pela capacidade que o material tem de se deformar e voltar sua forma original quando o esforo submetido termina exemplo disso a borracha. Diferente da elasticidade, a plasticidade de um material quando esse sofre uma deformao e, no entanto, mantm essa forma aps o esforo desaparecer exemplo disso uma viga de metal. Na internet voc poder encontrar exemplos de deformao.

Veja a simulao compresso dctil/frgil acessando o endereo: <http:// www.cimm.com.br/ construtordepaginas/ htm/ 3_24_7621.htm>.

Veja a animao deformao plstica/elstica no endereo eletrnico <http:// www.cimm.com.br/ construtordepaginas/ htm/ 3_24_6898.htm>.

LIO 1

13

PROGRAMA

DE

CAPACITAO

ATUALIZAO TECNOLGICA

DE

DOCENTES METAL MECNICA

As propriedades trmicas definem a reao dos materiais quando submetidos a diferentes temperaturas. importante o conhecimento dessas propriedades para anlise das ferramentas de corte, que sero estudadas na prxima lio. Para este curso, separamos algumas propriedades trmicas que so importantes: fuso a propriedade que define a temperatura de um material quando esse passa do estado slido para o estado lquido. Define o ponto de fuso de um respectivo material; ebulio a propriedade que define a temperatura de um material quando esse passa do estado lquido para o estado gasoso. Define o ponto de ebulio; dilatao trmica a dilatao ocorre quando os materiais, em geral, aumentam de tamanho devido ao aumento da temperatura. Exemplo prtico disso so os espaos entre os trilhos de trem para que se encaixem nos dias de muito calor; condutividade trmica a propriedade de um material de conduzir calor; condutividade eltrica como voc viu anteriormente, os metais so bons condutores de eletricidade. A condutividade eltrica a propriedade que define o ponto de condutividade. Ao contrrio dessa propriedade, temos a resistividade, que a resistncia do material passagem de corrente eltrica (propriedade do material mau condutor de eletricidade). Aps a compreenso das propriedades fsicas dos materiais, preparamos a definio de outros materiais que voc ir precisar saber no decorrer deste curso.

14

TECNOLOGIAS APLICADAS

COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO DESAFIO 1

AO
A produo do ao depende da matria-prima que se utiliza aliada aos diferentes tipos de fornos, obtendo assim diferentes propriedades de aos. Como exemplo temos o ferro-gusa que colocado em fornos com injeo de ar (produz aos-carbono comuns). J a sucata utiliza fornos eltricos (produz aos de melhor qualidade). Alm disso, outros elementos podem ser acrescentados a esses aos a fim de melhorar as suas propriedades. Confira na tabela abaixo:

LIO 1

15

PROGRAMA

DE

CAPACITAO

ATUALIZAO TECNOLGICA

DE

DOCENTES METAL MECNICA

F ERRO

FUNDIDO

Para se obter o ferro fundido so utilizadas ligas de ferro e carbono com altos teores de silcio. O ferro fundido formado a partir do ferro-gusa. Com essas propriedades, o ferro fundido fica mais duro que o ao. Porm, como contm silcio, torna-se mais frgil. Assim como o ao, o ferro fundido tambm altera suas propriedades dependendo dos elementos que o compe e do tratamento trmico. Veja as possveis ligas e do que so compostas: ferro fundido cinzento apresenta um teor maior de silcio (at 2,8%) auxiliado de um resfriamento lento; ferro fundido branco possui baixo teor de carbono e silcio e sua velocidade de resfriamento deve ser maior; ferro fundido malevel esse produzido a partir do ferro fundido branco submetido a um tratamento trmico, tornando o material mais resistente ao choque e s deformaes; ferro fundido nodular obtido com a adio de elementos, como o magnsio, ainda com a massa lquida. Para ilustrar os seus estudos, confira a tabela abaixo:

16

TECNOLOGIAS APLICADAS

COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO DESAFIO 1

A LUMNIO
Depois do ao, o alumnio tornou-se o material metlico mais utilizado, sendo obtido em trs etapas: obteno do minrio (bauxita), da alumina e a seguir do alumnio. O alumnio puro apresenta baixas propriedades mecnicas, como baixa dureza e baixa resistncia trao. Por isso, utilizado na forma de liga na maioria dos casos. Verifique na tabela a seguir:

LIO 1

17

PROGRAMA

DE

CAPACITAO

ATUALIZAO TECNOLGICA

DE

DOCENTES METAL MECNICA

M ATERIAL

FERRAMENTA CORTE PARA FERRAMENTA DE COR TE

O material utilizado para compor uma ferramenta depende de onde vai ser empregado. Por isso, so produzidos materiais com diferentes compostos. Cada composto escolhido especificamente para determinado material que ser usinado. As ferramentas de corte so produzidas comumente com os mesmos compostos. Porm esses podem ter concentraes diferentes para a produo adequada de cada tipo de ferramenta. Os materiais mais empregados so: ao ferramenta, ao rpido, ligas fundidas, metal duro, cermet, cermica, nitreto de boro cbico cristalino e diamante. Voc deve saber quais so os requisitos mnimos de produo que uma ferramenta deve ter. So eles: 1 elevada dureza a frio e a quente; 2 tenacidade; 3 resistncia abraso; 4 estabilidade qumica; 5 custo para obteno.
RATAMENTO T RATAMENT O

TRMICO

Agora que voc viu os diferentes materiais e suas propriedades fsicas, podemos nos aprofundar um pouco sobre o tratamento trmico. Tratamento trmico a relao entre a temperatura e o tempo do resfriamento de um certo material para obter determinada microestrutura, normalmente associado com o aumento da

18

TECNOLOGIAS APLICADAS

COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO DESAFIO 1

resistncia do material, mas tambm pode ser usado para melhorar a usinabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operao a frio. Logo, o tratamento trmico uma operao que pode auxiliar outros processos de manufatura, melhorando o desempenho de produtos, aumentando sua resistncia ou alterando outras caractersticas desejveis. Sendo assim, os diversos tipos de tratamentos trmicos so aplicados aos metais a fim de melhorar as propriedades do material, de acordo com sua utilizao. Podemos atribuir particularidades a um certo ao por meio de diferentes tratamentos trmicos:

recozimento tratamento trmico no qual o material submetido a uma elevada temperatura por certo tempo, logo aps sendo resfriado lentamente, gerando assim caractersticas de alvio de tenses sobre o material, tornando-o mais mole, ou seja, um material dctil e tenaz; cementao tratamento termoqumico em que promovido um enriquecimento superficial com carbono no material tratado. Geralmente utilizado em peas que necessitam de uma elevada dureza superficial e, dessa forma, gera caractersticas como alta resistncia fadiga e o material pode ser submetido a cargas superficiais elevadas. A cementao realizada em fornos de banho de sais e em fornos com atmosfera controlada; tmpera superficial a tmpera em certo metal consiste basicamente no endurecimento do material. Seu processo se d em submeter a pea a uma certa temperatura, mantida por determinado tempo, e em seguida realizado o resfriamento brusco da pea. Esse tratamento utilizado para peas que necessitam de endurecimento apenas nas regies de contorno, acompanhado sua geometria;

Veja a simulao recozimento acessando: <http:// construtor.cimm.com.br/ cgi-win/construt.cgi? configuradorresultado+1276>.

LIO 1

19

PROGRAMA

DE

CAPACITAO

ATUALIZAO TECNOLGICA

DE

DOCENTES METAL MECNICA

revenimento um tratamento trmico realizado aps o endurecimento por tmpera. Peas que sofreram tmpera tendem a ser muito quebradias, tornando-se assim uma pea frgil. Para evitar essa fragilidade utiliza-se o processo de revenimento, que consiste numa excelente combinao de dureza, ductilidade, tenacidade, resistncia e estabilidade estrutural. Essas propriedades obtidas aps o processo de revenimento dependem basicamente do ao tratado e da temperatura do processo de revenir; normalizao o processo de elevao de temperatura dentro do campo austentico, ou seja, 60C acima da linha de mudana de fase. O material deixado nessa temperatura at que toda a microestrutura esteja homogeneizada. Aps, removido do forno e resfriado em temperatura ambiente sob conveco natural.

arabns, Parabns voc venceu a primeira etapa deste desafio! Agora avance seus estudos, voc tem outras lies para explorar!

20

TECNOLOGIAS APLICADAS

COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO DESAFIO 1

LIO 2

P ARMETROS

DE CORTE , GEOMETRIA

FERRAMENTAS E CDIGOS DE FERRAMENTAS

Agora voc vai conhecer os parmetros de corte, geometria e cdigos de ferramentas, contedo fundamental para a produo eficaz do material!

Voc deseja continuar? V em frente no desafio!

Comece pelos parmetros de corte. Os dados ou parmetros de corte tm como base a velocidade de corte (Vc).

LIO 2

21

PROGRAMA

DE

CAPACITAO

ATUALIZAO TECNOLGICA

DE

DOCENTES METAL MECNICA

RPM a medida em voltas da placa ou eixo- rvore por minuto.

Essa medida de velocidade calculada com base em metros de remoo de cavaco por minuto (m/min) ou rotao da placa por minuto (RPM). A diferena entre a superfcie no-usinada e a j usinada est indicada na figura abaixo pelo: avano (fn).

Medido em milmetro por rotao da placa ou milmetro por minuto.

(Ap), na imagem acima, a profundidade de corte medida em mm. Agora, para haver o corte de um material, voc deve levar em considerao a geometria da ferramenta. Para isso, preciso analisar os quesitos em relao forma da ferramenta. Cada geometria desenvolvida e definida por diferentes parmetros e medidas de cortes (avanos, profundidades). Isso se deve ao fato de que cada ferramenta produzida especificamente para suprir uma determinada necessidade rea de aplicao. Para que a produo da geometria da ferramenta seja feita com preciso, alguns fatores so considerados: a usinagem intermitente e as tendncias a vibraes. Uma caracterstica importante o ngulo de cunha, que tem a funo de facilitar a penetrao da ferramenta no material. Para isso, voc dever utilizar dois tipos de pastilhas: a pastilha negativa e a pastilha positiva.

22

TECNOLOGIAS APLICADAS

COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO DESAFIO 1

A pastilha negativa possui um ngulo de cunha de 90 graus, essa deve ser montada inclinada negativamente no portaferramenta, a fim de obter um ngulo de folga tangencial pea. J a pastilha positiva no necessita desse processo, pois possui sua prpria folga incorporada. Assim que a pastilha posta no porta-ferramenta, sua geometria e inclinao no suporte decidiro o ngulo de corte que a aresta ir usinar. Outro conceito importante o ngulo de sada (), o qual define a medida da aresta em relao ao corte. Habitualmente utilizamos pastilhas planas (sem quebra de cavaco), ento seu ngulo de sada 0 grau.
Continue a prxima lio para concluir o seu raciocnio neste desafio. Caso esteja cansado, relaxe alguns minutos para retornar aos seus estudos.

LIO 2

23

PROGRAMA

DE

CAPACITAO

ATUALIZAO TECNOLGICA

DE

DOCENTES METAL MECNICA

LIO 3

T CNICAS

DE USINAGEM

Agora voc vai realizar a Lio 3! As tcnicas de usinagem merecem a sua ateno especial. Voc sabe o que so essas tcnicas? Os processos e as tcnicas, que devem ser aplicados no momento da produo, so os prprios movimentos entre a ferramenta e a pea durante a usinagem produzindo o cavaco. A funo desses movimentos obter uma pea com as formas e dimenses desejadas. Podemos descrever diferentes processos conforme seguem alguns exemplos abaixo.

Veja a simulao de cavaco acessando o link <http:// construtor.cimm.com.br/ cgi-win/construt.cgi? configuradorresultado+327>.


Veja a simulao de fresamento no endereo eletrnico <http:// construtor.cimm.com.br/ cgi-win/construt.cgi? configuradorresultado+299>.

Veja a simulao de furao acessando o link <http:// construtor.cimm.com.br/ cgi-win/construt.cgi? configuradorresultado+270>.


Veja a simulao de torneamento acessando o link <http:// construtor.cimm.com.br/ cgi-win/construt.cgi? configuradorresultado+271>.

Torneamento ao contrrio do processo de fresamento, o torneamento distingue-se por ter o movimento da pea em torno do seu eixo. Essa operao executa a usinagem de peas cilndricas com o movimento de rotao de um eixo. J o movimento de avano realizado pela ferramenta que se desloca ao longo da superfcie da pea.

24

Fresamento caracteriza-se por apresentar a ferramenta fresa, munida de arestas cortantes simtricas em volta de um eixo. O movimento do corte definido pela rotao da fresa em torno de seu eixo e o avano comumente feito pela pea a ser usinada, essa fixada na mesa da mquina, tendo assim movimentos que passam pela ferramenta dando a forma desejada. Furao essa operao tem a finalidade de obter um furo cilndrico na pea utilizando uma ferramenta que gira em torno de seu eixo penetrando na superfcie da pea por meio da sua ponta cortante.

TECNOLOGIAS APLICADAS

COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO DESAFIO 1

Baseados nos processos citados acima, podemos definir a usinagem em dois grupos: desbaste normalmente utilizado para a usinagem de uma pea bruta, afim de usinar todo o material excedente com elevados dados de corte. Com isso, a pea fica apenas com o material do produto final e uma ligeira camada de material, que ser retirada posteriormente, chamada de sobre-metal; acabamento consiste em deixar a pea nas dimenses finais, retirando o sobre-metal deixado pela etapa anterior. Para isso, utilizamos parmetros de corte reduzidos, com o objetivo de obter um excelente acabamento na superfcie da pea trabalhada.

E agora, para que voc produza as peas e as ferramentas de uma maneira adequada, tambm precisa saber das normas tcnicas e parametrizaes dos processos! Faa a prxima lio e complete o Desafio 1!

LIO 3

25

PROGRAMA

DE

CAPACITAO

ATUALIZAO TECNOLGICA

DE

DOCENTES METAL MECNICA

LIO 4

U TILIZAO

DE NORMAS TCNICAS

Esta a ltima lio deste desafio! Aprenda a utilizar as normas tcnicas nas mquinas CNC para parametrizar os componentes criados e evitar divergncias! A utilizao das normas tcnicas tem como objetivo orientar e reger todo e qualquer componente utilizado nas mquinas CNC. Mas que normas so essas? Essas normas conhecidas como ABNT so criadas e regularizadas pela Associao Brasileira de Quando voc puder, Normas Tcnicas. Elas tm a funo de faa uma visita ao site da ABNT: <http:// parametrizar os componentes e as ligas criadas, ou www.abnt.org.br>. seja, criar um padro de produo desses materiais. H normas que determinam regras referentes s ferramentas de corte para a usinagem. A norma, de certa forma, procura padronizar conceitos estabelecidos entre os movimentos de corte e a associao desses com a geometria das ferramentas de corte na usinagem dos metais. Assim como tambm existem normas construdas a partir da geometria da cunha de corte das ferramentas. Mas as normas no param por a. Podemos encontrar normas voltadas para caracterizao e configurao das mquinas CNC. Ou seja, normas que prescrevem mtodos e dados de calibrao desses equipamentos. Com isso, fornecem procedimentos para verificar o funcionamento das mquinas como: tolerncia de posicionamento, repetibilidade, vibraes e outras caractersticas dinmicas da mquina CNC.

26

TECNOLOGIAS APLICADAS

COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO DESAFIO 1

Alm das normas da ABNT, necessrio tambm conhecer a norma ISO 9000 que rege os Sistemas de Qualidade foi elaborada, inicialmente, enfocando a necessidade de manejo de qualidade. Nessa norma, a qualidade entendida como todas as caractersticas de um produto ou servio que so exigidas pelo cliente. Portanto, define alguns requisitos em determinados procedimentos na busca pela avaliao da qualidade na especificao, do desenvolvimento, da produo, da instalao, dos servios de ps-vendas e dos ensaios finais. A norma ISO 9001 estabelece regras que assegurem a qualidade dos processos de produo, ou seja, estabelece critrios que possibilitem: agregar fator de confiabilidade ao produto; atender a demanda de cliente; atentar para a conformidade na produo; orientar o acompanhamento por processo relevante para a qualidade; ser aplicvel a processo ou a parte da organizao.

Para visualizar o site oficial da norma em ingls, visite o link: <http://www.iso.org>.

Agora que voc terminou todas as lies, verifique se realmente atingiu os objetivos deste Desafio 1. Para isso, responda as questes que elaboramos no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

LIO 4

27

PROGRAMA

DE

CAPACITAO

ATUALIZAO TECNOLGICA

DE

DOCENTES METAL MECNICA

D ESAFIE

O SEU CONHECIMENTO !

D uma espiada nas questes abaixo e depois v ao ambiente virtual para respond-las. Tratamento trmico, no qual o material submetido a uma elevada temperatura por certo tempo e resfriado lentamente, definido por . A funo de facilitar a penetrao da ferramenta no material uma caracterstica do

O movimento da pea em torno do seu eixo consiste na operao de . Os requisitos dos sistemas de qualidade estabelecidos por meio de procedimentos que buscam avaliar a qualidade na especificao, o desenvolvimento, a produo, a instalao, os servios de ps-vendas e os ensaios finais esto contemplados na norma .

28

TECNOLOGIAS APLICADAS

COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO DESAFIO 1

G LOSSRIO

Conformabilidade operao de modificaes de um corpo para outra forma definida. Dctil que pode ser batido, comprimido, estirado, sem se partir; malevel; forjvel; estirvel; flexvel; elstico. (Fonte: Dicionrio da UOL). Ductilidade propriedade ou qualidade de dctil. Liga metal, substncia composta de dois ou mais metais intimamente misturados e unidos geralmente por fuso (Fonte: Dicionrio da UOL). Microestrutura arranjo de tomos na escala de micrometros (10 -6 m). Operao a frio operao ou processo realizado em baixa temperatura. Parametrizao numa expresso ou equao pode ser a definio de uma letra distinta da varivel. A definio de um valor numrico que pode ser fixado como padro. Forma de padronizar as coisas, processos, etc. Tmpera ato ou efeito de temperar; temperamento. Consistncia ou endurecimento que se d aos metais ou ao ao, mergulhando-os em gua fria quando incandescentes. (Fonte: Dicionrio da UOL). Usinabilidade caracterstica relacionada com a maior ou menor facilidade de um metal ter uma parte removida pelos processos usuais de usinagem.

DESAFIE

SEU CONHECIMENTO!

29

PROGRAMA

DE

CAPACITAO

ATUALIZAO TECNOLGICA

DE

DOCENTES METAL MECNICA

B IBLIOGRAFIA

CENTRO de informao metal mecnica. Disponvel em: <http://www.cimm.com.br>. Acesso em: 12 de fevereiro de 2006. Processos de fabricao mecnica, Telecurso 2000. V II. So Paulo: Globo. DINIZ, A. E.; MARCONDES, F. C.; COPPINI, N. L. Tecnologia da usinagem de materiais. 2. ed. So Paulo: Artliber, 2000. Fundao Roberto Marinho. Materiais Mecnica, Telecurso 2000. Vol II. So Paulo: Globo. ISO 9000 Sistemas de qualidade. Disponvel em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/prod_int/ iso_9000.html>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2006. STEMMER, C. E. Ferramentas de corte I. 5. ed. Florianpolis: UFSC, 2001.

30 30

Das könnte Ihnen auch gefallen